Entrevista com Luís Marques

Page 1

www.briefing.pt

Entrevista

Jorge Fiel jornalista jf@briefing.pt

“A perda de audiências para o cabo vai continuar. Não sabemos ainda onde vai estabilizar, mas sabemos que vai estabilizar. Nos EUA, os quatro grandes estabilizaram nos 60 por cento, já há sete ou oito anos. Na Europa, tem acontecido mais ou menos o mesmo. O que significa que em Portugal, onde temos 75 por cento, há ainda uma margem de queda”, afirma Luís Marques, 58 anos, dos quais os dois últimos como primeiro executivo da SIC

Luís Marques, administrador e director-geral da SIC

Ramon de Melo

Perda de audiências para o cabo vai estabilizar

Briefing I Qual é a explicação para o súbito e forte investimento que a SIC está a fazer? Luís Marques I Há dois anos, quando assumi a direcção-geral, tinha pela frente um problema de gestão muito complexo. Em 2008, a SIC registou prejuízos bastante avultados. E sabíamos que 2009 ia ser um ano muito difícil. Dai que o principal O agregador do marketing.

enfoque tenha sido dado à questão financeira. Desinvestimos em áreas que não eram o nosso core business e tivemos de gerir um stock de programas de que perderíamos os direitos se não os consumíssemos. Briefing I A primeira grande preocupação não foram as audiências mas as contas. É isso?

LM I Sim. A minha primeira grande preocupação foi estabilizar a empresa e reduzir os custos. Logo no primeiro ano, conseguimos reduzir em 25 por cento os custos do grupo, o que implicou uma redução de cerca de 70 pessoas, por mútuo acordo. Com o emagrecimento, a redução do pessoal e dos custos da grelha, logo em 2009, voltamos >>>

Janeiro de 2011

25


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.