
2 minute read
BRASIL ENGENHARIA I
REVISTA BRASIL ENGENHARIA Fundadores
Apparício Saraiva de Oliveira Mello (1929-1998)
Advertisement
Ivone Gouveia Pereira de Mello (1933-2007)
Rua Alice de Castro, 47 - Vila Mariana
CEP 04015 040 - São Paulo - SP - Brasil Tel. (55 11) 5575 8155 (55 11) 5575 1069
E-mails: brasilengenharia@terra.com.br engenho@uol.com.br
Número avulso: R$ 39,00 www.brasilengenharia.com
DIRETOR EDITORIAL
RICARDO PEREIRA DE MELLO DIRETORA EXECUTIVA
MARIA ADRIANA PEREIRA DE MELLO
MAIO - 2023 - ANO 4 - N.º 07
BRASIL ENGENHARIA. Diretor Editorial: Ricardo Pereira de Mello. Diretora Comercial: Maria Adriana Pereira de Mello. CON-
SELHO EDITORIAL: Álvaro Rodrigues dos Santos, Apparício de Mello Neto, Frederico Bussinger, Luís Antônio Seraphim, Marcus Frediane, Maria Adriana Pereira de Mello, Nestor Soares Tupinambá, Paulo Helene, Paulo Resende, Pedro Luis Dias Martins, Pedro Moreira, Peter Ludwig Alouche, Permínio Alves Maia de Amorim Neto, Ricardo Pereira de Mello.
ENGENHO EDITORA TÉCNICA. Diretor
Editorial: Ricardo Pereira de Mello. Diretora
Comercial: Maria Adriana Pereira de Mello.
Redação / Reportagem: Marcus Frediane.
Fotógrafo: Leonardo Moreira. Editoração: Adriana Piedade / ZAF - Ateliê de Publicidade e André Siqueira / Via Papel. Gerente Administrativo: Leonardo de Mello Moreira. Criação e Arte: André Siqueira / Via Papel. Impressão e Acabamento: Meltingcolor Gráfica.
REDAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E PUBLICI-
DADE: Engenho Editora Técnica Ltda. Rua Alice de Castro, 47 - Cep 04015 040 - São Paulo - SP - Brasil - Tels. (55 11) 5575 8155 - 5575 1069. Circulação nacional: A REVISTA BRASIL ENGENHARIA é distribuída a engenheiros brasileiros que desenvolvem atividades nas áreas de engenharia, projeto, construção e infraestrutura. A REVISTA BRASIL ENGENHARIA e a Engenho Editora Técnica não se responsabilizam por conceitos emitidos por seus colaboradores ou a precisão dos artigos publicados. Só os editores estão autorizados a comercializar as edições. Periodicidade: Trimestral.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. NENHUMA PARTE DESTA PUBLICAÇÃO (TEXTOS, DADOS OU IMAGENS) PODE SER REPRODUZIDA, ARMAZENADA OU TRANSMITIDA, EM NENHUM FORMATO OU POR QUALQUER MEIO, SEM O CONSENTIMENTO PRÉVIO DA EDITORA OU DO CONSELHO EDITORIAL DA BRASIL ENGENHARIA
WWW.BRASILENGENHARIA.COM
INSTAGRAM: @BRASILENGENHARIA
FACEBOOK: BRASIL ENGENHARIA
BRASIL ENGENHARIA / ENTREVISTA
Alceu Segamarchi Junior
Engenheiro Civil, ex-diretor da Sabesp
O engenheiro Alceu Segamarchi, ex-diretor da Sabesp, explica alguns dos inúmeros motivos de o projeto do “Novo Rio Pinheiros” ser um sucesso. Foram décadas de discussões técnicas e políticas, de tentativas cujos resultados ficaram aquém do esperado, além de toda a sorte de obstáculos relacionados à ocupação desordenada de áreas na região.
A proposta de vencer o desafio de despoluir o Rio Pinheiros era um sonho antigo não só da população que habita ao longo dos 25 km de extensão do rio, e que recolhe recursos hídricos de uma bacia de 271 km², em uma área onde vivem perto de 3,5 milhões de pessoas, como também de todos aqueles que queriam ver suas águas limpas e livres do mau odor característico imposto pela falta de cuidados e pelo descaso de muitas gerações, principalmente ao fazer o descarte irregular de lixo, resíduos e esgoto no labirinto de córregos que nele desembocavam.
BRASIL ENGENHARIA / LIDERANÇA EM FOCO
BENEDITO BRAGA

Engenheiro Civil - USP São Carlos, ex-presidente da Sabesp

O Leg Timo Esp Rito Da Lideran A
Graduado em engenharia civil na USP, mestre em Hidrologia pela Stanford University e em Hidráulica pela USP, além de PhD em Recursos Hídricos, também pela Stanford University. Benedito Braga foi alçado ao cargo de diretor-presidente da Sabesp em janeiro de 2019. Por conta disso, esteve no comando das operações da empresa ao longo de todo o período do programa de revitalização do Novo Rio Pinheiros, até passar o bastão no início de janeiro de 2023, para André Salcedo. Considerado por muitos o “Pai” do programa do Novo Rio Pinheiros, Braga se dedicou de corpo e alma à conclusão das obras, com honra e competência absolutas, incluindo até a ampliação do projeto original e a antecipação da entrega das obras.
Nesta entrevista exclusiva à revista BRASIL ENGENHARIA, ele dá as pistas do sucesso da gigantesca empreitada, que devolveu a São Paulo a vida de um de seus símbolos mais preciosos.