Page 1

brasilbest.com

Música

CULTURA

Boca do Rio Tour

Abril 2016

1


2

Abril 2017

Música

CULTURA

Boca do Rio Tour

brasilbest.com


brasilbest.com

Música

CULTURA

Boca do Rio Tour

Abril 2017

3


4

Serviço

Abril 201 7

EDITORIAL

Celso Braz

brasilbest.com

A falta de união na comunidade imigrante A chegada em um novo país revela grandes surpresas para o novo imigrante. É um momento que ficará eternamente marcado em sua vida. Novos sabores, paisagens, novas culturas e pessoas diferentes, são algumas das novidades que o novo país reserva para o imigrante. Mas falando especificamente dos diferentes entre comunidades imigrantes, uma das características que mais diferem o brasileiro de outros povos é a desunião do nosso povo. A maioria das comunidades de outros países quase sempre tem uma estrutura de suporte para o novo imigrante, como associaçõe ou clubes, para amparar quem acaba de está chegar. As igrejas brasileiras normalmente são quem oferecem algúm tipo de amparo ou ajuda para os novos imigrantes, mas de maneira informal e voluntária. O brasileiro, de uma forma geral, é desconfiado em relação a seu compatriota. O novo imigrante que não tem uma pessoa para ajuda-lo na chegada, poderá ver seu sonho virar pesadelo, muito rápido. Mas a desconfiança tem fundamento, pois existem relatos de imigrantes brasileiros que foram explorados por compatriotas. Mas somos um povo muito peculiar (estranho mesmo, eu diria!). Depois de duas cervejas, brasileiros desconhecidos podem virar grandes amigos, quase instantaneamente! Algumas características do brasileiro: - Brasileiro não gosta de receber ordens de ninguém. - Brasileiro não gosta de ter patrão. - Brasileiro é empreendedor e ter seu próprio negócio. Mas o brasileiro tem muita compaixão. Demonstrações de solidariedade são comuns em caso de doença ou falecimento.

Foto: Igor Capibaribe

O união do povo Latino serve de exemplo para nossa comunidade. A união do Latino deu a representatividade para sua comunidade nos Estados Unidos. Existem latinos Deputados, Senadores, Governadores e até Juízes na Suprema Corte. Unidos somos uma comunidade mais forte.

- Celso Braz

Abril 2017

Felicidade em tempos de crise

Fotografia: Graça Ramos

12

Cidadania ou Green Card?

7

650-204-9940 - ph I 415-259-5752 - fax contact@brasilbest.com I www.brasilbest.com 7 Surrey Lane, San Rafael, CA 94903

Música: Maria Gadú

8

16

Publisher/Executive Editor: Celso Braz Contributing Writers: Vina Schneider, Claudio Lemos, Bruno Seixas Gustavo Lino, Deborah Leite, Rosy Cavalcante, Roberto Lima, Alysson Antunes Translation: Jaqueline Jacques Contributing Photographers: Fred Pompermayer, Igor Capibaribe

BrasilBest, BrasilBest.com © 1999 Art Director/Designer: Celso Braz Designers: Lucianna Queiroz, Luciana Barbosa Wildt, Suzy Kieninger San Diego: Christine Portela I Los Angeles: Fabricio Nobre I Miami: Carlos Borges Hawaii: Nuremberg Santanna, Ricardo Taveira, Hilton Alves ALL RIGHTS RESERVED. No part of this publication may be reproduced, stored in a retrieval system, or transmitted in any form or by any means, eletronic, mechanical, photocopying, recording or otherwise without the prior written permission of the publisher and the author.


brasilbest.com

Serviço

IMIGRAÇÃO

Cidadania

Abril 2017

5

Posso viajar de avião dentro dos EUA se sou indocumentado?

Vai viajar indocumentado?

Foto: Michael Justice

Cuidado! M

Muitos imigrantes indocumentados viajam livremente pelo EUA sem terem contato com a imigração. Mas sejamos claro, imigrantes indocumentados podem ser detidos pela imigração a qualquer momento e por qualquer motivo - agora mais ainda, sob a administração de Donald Trump. Há dois meses, oficiais de imigração obrigaram passageiros desembarcando de um vôo domestico de São Francisco para Nova Iorque, a mostrarem documentos de identidade, pois procuravam um foragido condenado por crimes e com ordem de remoção. Locais onde existem riscos de segurança elevados, como aeroportos ou cidades perto da fronteira, têm maior risco de detenção. Para embarcar no avião, o passageiro precisa apresentar um documento de identidade válido. Seu

nome no documento de identidade têm que ser igual ao do seu cartão de embarque, e sua foto tem que corresponder ao seu rosto, e o documento não pode ser falso. Se você for interrogado por um oficial de imigração a respeito de seu status imigratório, você deve conhecer seus direitos. Se você já está em processo de remoção ou tiver uma permissão de trabalho válida, carregue este documento com você ao viajar. Se você for preso, pode pedir para ver um juiz de imigração, ligar para o consulado, ou para falar com um advogado de imigração. Antes de viajar, você deve consultar com um advogado de imigração sobre a sua situação ou viaje ao seu próprio risco.

por Erika Gonçalves immigrantdefense.com


6

Abril 2017

Serviço

IMIGRAÇÃO

Carteita de Matrícula Consular

brasilbest.com

Mercosul e União Européia N

ovamente o Mercosul volta aos holofotes. Os representantes do bloco exaltam os avanços feitos nas negociações entre Mercosul e União Europeia, em março deste ano, para constituição de um acordo comercial. Contudo, muita parcimônia é recomendada pois esta música já é conhecida.

Novas conversas e mesmos impasses

Criado em 1991, o Mercosul logo em seus primeiros anos se interessou por uma aproximação com o bloco europeu. Já em 1999 os representantes dos blocos foram para a mesa de negociação em busca de um acordo que travou em 2004 por um impasse: os sul-americanos queriam livre acesso para os seus produtos agrícolas na Europa, enquanto eles brigavam por mais controle de registros e patentes além de acesso a participar de licitações públicas na região. Seis anos depois, em 2010, é reaberta a comunicação entre eles para superar este dilema. Resultado: em 2012 fecharam suas pastas e voltaram aos seus países com o mesmo impasse em mãos.

ANUNCIE MELHOR, ANUNCIE BRASILBEST. 650-204-9940 I contact@brasilbest.com

Transcorridos outros 5 anos, Mercosul e União Europeia voltam a interagir, agora dentro de um novo cenário. Donald Trump e seu isolacionismo estimularam os europeus a buscarem novos acordos, além disso, a saída do Reino Unido do bloco europeu reforçou a necessidade de buscarem novos parceiros para manterem seu projeto em crescimento. Já andam a passos largos em suas tratativas com outros países,

sobretudo Japão. No lado do Mercosul, a grande mudança foi a suspensão do bloco à contestada Venezuela e o ingresso de um presidente na Argentina disposto a negociar, ao contrário do tango de uma só nota da família Kichner.

Nesta nova incursão em busca de um acordo, sem dúvida o cenário se mostra mais favorável. Os impasses permanecem os mesmos de 18 anos atrás, a novidade é como o cenário atual influenciará o resultado. O que é fato concreto é a necessidade do Mercosul em fechar este acordo, sob risco de decretar sua extinção em caso de insucesso. Hoje se tem um bloco regional enfraquecido e a margem do comércio mundial. Os acordos comerciais do Mercosul representam menos de 8% dos mercados mundiais. Se compararmos com os 83% dos mercados mundiais cobertos pelos acordos firmados pelo Chile, a cronicidade do problema é clara!

por Rafael Melo e Silva


Serviço

brasilbest.com

IMIGRAÇÃO

Abril 201 7

Cidadania

7

Aplicar para a Cidadania ou seguir com o Green Card? O dilema do residente legal

Foto: Michael Justice

Cidadania ou

Green Card? E

m tempos difíceis, sentir-se seguro não tem preço. E para o imigrante que vive nos Estados Unidos, a forma mais definitiva de segurança sobre seu status imigratório é obter a cidadania Americana. Muitas pessoas se dão por contentes ao obter o Green Card, que é o cartão de residência permanente. Mas é importante entender que o Green Card pode ser revogado, e que nesse clima político que vivemos agora, a cidadania protege o imigrante mais do que qualquer outro documento. O Green Card pode ser revogado por várias razões, incluindo: ter certas condenações criminais, se envolver com drogas, qualquer fraude no processo de Green Card, votar nas eleições como Americano, entre outras. Quando o Green Card é revogado, o imigrante pode ser colocado em processo de deportação. Uma razão muito comum pela qual os Brasileiros são colocados em processo de revogação do Green Card é passar muito tempo no Brasil. O Green Card é um cartão de residência permanente, que requer residência e presença física nos Estados Unidos por um tempo determinado. Não é possível morar no

Brasil e visitar os Estados Unidos de vez em quando. As pessoas que ficam mais de seis meses fora do país estão brincando com a sorte. Passar muito tempo fora dos Estados Unidos não só complica o processo de cidadania, mas pode resultar em abandono do Green Card. Conduta criminal também afeta muito quem só tem Green Card. Conheçam a estória do Joãozinho, que tinha um Green Card por 25 anos e nunca aplicou para a cidadania. Um dia ele estava no lugar errado, na hora errada, acabou sendo condenado por um crime hediondo, e passou anos brigando pelo Green Card no tribunal de imigração. Não seja como o Joãozinho. Proteja seu status assim que se qualificar para a cidadania. Nunca sabemos o dia de amanhã, e o seguro morreu de velho.

por Fernanda Bueno fbueno.law@gmail.com

AMERICAS TRAVEL A AGÊNCIA NÚMERO 1 PARA O BRASIL! WWW.AMERICASTRAVEL.NET CST # 2064111-40

ONDE VOCE ENCONTRA OS mELHORES PREÇOS PARA O BRASIL. A ÚNICA AGÊNCIA NA BAY AREA QUE TEm CONTRATOS COm TODAS AS COmPANHIAS AÉREAS

TARIFAS ESPECIAS AmERICAS TRAVEL RIO / SAO PAULO / BELO HORIZONTE / SALVADOR RECIFE / FORTALEZA E OUTRAS CIDADES

OS MELHORES PREÇOS PARA A AMÉRICA LATINA!

(415) 703-9955 / 888-703 9955 348 Hayes St, San Francisco, CA 94102

Temos preços especias do Brasil para os EUA

AmERICAS TRAVEL Número Um na America Latina

www.brazcreative.com

AmERICAN + USAIR + UNITED + DELTA + LATAm + ETC.


8

Psicologia

Abril 2017

BEM ESTAR

Felicidade em tempos de crise

brasilbest.com

Não importa onde você mora. Ao despertar, escolha ser feliz hoje

D

istante de sua pátria e perto de muitas variáveis do cotidiano no país escolhido para viver, o imigrante busca a tão sonhada felicidade que, supostamente, está em terras estrangeiras. Desde os filósofos da Grécia Antiga, passando pelos gurus e conceitos religiosos, a felicidade está sempre na mira de cada ser humano.

em um estado de experiência máxima, em que atingimos assim nossa excelência e não vemos o tempo passar”. O que nada mais é do que estar vivendo por inteiro o aqui e agora; termos consciência, em nossa maneira de pensar, de que o passado terminou no segundo anterior a este e o futuro é uma promessa. A vida acontece agora.

Em uma sociedade permeada por descobertas tecnológicas e avançando cada vez mais na cura para doenças graves, o que supostamente facilitaria a vida, nós nos deparamos com a angústia e depressão cada vez mais sutilmente impedindo o bem viver e a tal felicidade.

Para mim, depois de 18 anos de prática em um consultório de psicologia clínica, após ouvir muitas pessoas e auxiliá-las em seus anseios, concluí que sanidade é o estado de equilíbrio pelo qual se torna possível ao indivíduo estar inteiro no AGORA, vivenciando o que for, com aceitação, com cuidado por si e pelos outros, com gratidão e sempre vencendo os fantasmas internos - isso é fundamental para uma vida plena.

Quando se vive distante das próprias raízes, torna-se muito mais complexa a busca por ser feliz. A distância dos entes queridos, a falta de amigos, os hábitos novos, a própria alimentação, a solidão, o choque cultural e a nova forma de se expressar em outro idioma tornam ainda maior a angústia do imigrante.

Felicidade

Costumo dizer em minhas palestras que, para onde você for, estará levando a si mesmo, portanto conheça quem está levando. Não adianta fugir de um lugar para outro buscando a felicidade. Ser feliz é um estado de alma, que nenhuma variável no exterior irá garantir, a não ser você com você. Não importa onde seja sua morada atual, o propósito de vida é o mais importante. Ao despertar todos os dias, escolha ser feliz hoje, apesar dos problemas externos ou internos.  As escolhas de hoje são as sementes que florescerão amanhã.

em tempos de crise

Neste momento, o imigrante que vive nos Estados Unidos sofre a insegurança e o impacto das novas leis imigratórias que, de alguma forma, geram desconforto, sentimento de menos valia e medo.

A pergunta que surge é: como superar as crises e passar por esses momentos tão difíceis sem se deixar vencer pelo desânimo? A psicologia nos traz recursos para alcançar o equilíbrio e fortalecê-lo para encarar as diversas demandas que a vida nos impõe. O processo de autoconhecimento, a busca por superar traumas do passado e aprender a estar inteiro no presente são propostas bastante sólidas, que cada indivíduo deveria almejar. Cada um tem, dentro da complexidade do universo, seu próprio universo interior, e é esse o caminho para encontrar força e se posicionar de forma a viver a vida com a leveza que esta flui.  O mais importante nesses momentos de crise é buscar metas, prioridades, e focar o que realmente importa. As pessoas tendem a dar atenção ao problema, fazendo-o se tornar o centro de seu universo. Seja qual for o problema, o mais apropriado é prestar atenção no que se tem, no que pode ser feito, e não deixar que isso vire a sua vida; não falar o tempo todo disso, pensar só nisso. Tudo aquilo que focamos expande - por exemplo, se você vai tirar foto de uma formiga e coloca o zoom, ela se torna gigante. Assim é a crise, o problema em questão: quanto mais foco, maior se torna. O terapeuta quântico Diogo Beltrame segue a linha da espiritualidade popular best-seller O Segredo, de Rhonda Byrne, de 2006. Para esses gurus, se vibramos em uma frequência baixa, atraímos o que vibra na mesma frequência baixa. Ou seja, onde está nosso pensamento, está nossa energia.

Como manter esse nível vibratório alto? Pelo processo de terapia com um psicólogo ou psicanalista que o auxilie a vivenciar o autoconhecimento, a vencer os medos, angústias e ansiedades que lhe impedem de estar em equilíbrio. Se tudo começa no pensamento – e o pensamento gera as emoções, que por sua vez atuam nas ações –, tomar as rédeas do mental, limpar traumas e aprender maneiras de controlar a ansiedade é, sem sombra de dúvida, a melhor maneira de lidar com as crises, com as dificuldades de nosso existir. A paz de espírito, a mente serena e o coração tranquilo fazem toda a diferença para quem vai superar de forma efetiva os momentos de crise e quem não vai conseguir. Não há sanidade ou normalidade no sentido exato da palavra – o que parece normal para uns, pode ser anormal para outros. O mais importante é cada um buscar se conhecer para encontrar seu ponto de equilíbrio.

*Psicóloga formada pela Miami Dade College e pela Pontífice Universidade Católica de Minas Gerais, Irma de Mello acumula mais de 15 anos de experiência em atendimento clínico, além de ser professora de inglês. Natural de Belo Horizonte, divide a rotina entre Brasil e Estados Unidos (Miami), onde planeja estabelecer-se nos próximos dois anos. Ao longo da carreira, aprimorou-se ainda em Hipnoterapia, técnica baseada no hipnotismo utilizada por diversos psicoterapeutas.

Para o psiquiatra suíço contemporâneo de Freud, Carl Jung, “o objetivo final do homem é a transformação espiritual”. Jung se referia a isso como autorrealização. Já o psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi desenvolveu o conceito ‘flow’, que consiste em “estar

por Irma de Melo*


Cultura

brasilbest.com

LIVRO

Papoulas de Kandahar

Abril 201 7

9

Papoulas de Kandahar O

escritor mineiro Roberto Lima costuma dizer que não é poeta, mas seus textos são ponteados de lirismo e isto faz com que seja reverenciado pela prosa poética, estilo não muito comum nos dias de hoje. “Poesia é assunto de gente graduada e eu, certamente, não me encaixo neste perfil”, diz modestamente o co-autor de Meninos de São Raimundo (com o poeta mineiro Bispo Filho), vencedor do Press Awards de 2014. Natural de Pedra Corrida, no Vale do Rio Doce, o poeta que não se assume assim, prepara-se para uma maratona de lançamentos, começando por Newark-NJ, cidade que o acolheu em 1984, naquela célebre onda de imigração em que milhares de brasileiros aportavam todos os dias nos EUA.

alma humana, laços afetivos e recordações de infância, nada passa despercebido ao olho do autor, que cita Rubem Braga e Luís Fernando Verissimo como suas maiores influências. “Quando sou lírico, bebo na fonte de Braga. Quando tento escrever algo mais leve e divertido, é em Verissimo que penso”, conta. Quase todos os textos do livros são dedicados a pessoas que fazem, ou fizeram parte da vida do autor.

Roberto Lima lança livro em quatro continentes

“Começarei por Newark, mas poderia ter começado por Governador Valadares. Ambas as cidades são emblemáticas, significam o início de alguma coisa em minha vida. O lançamento em New Jersey é também uma espécie de celebração, pois desembarquei aqui em um distante mês de abril”, diz o escritor, que chegou aos Estados Unidos em 1984. Antes de trabalhar como jornalista, Roberto foi lavapratos, garçom e, segundo suas próprias palavras, o “pior servente de pedreiro” da história da construção civil do país. “Emigrei disposto a batalhar em qualquer coisa e dei sorte de, posteriormente, trabalhar com jornalismo”, diz. A atividade de escritor ele desenvolveu ainda no início da juventude, quando lançou, também em parceria com o Bispo Filho, o livro Colosso Ciclone, obra icônica que acabaria por ajudar a deflagrar um movimento que marcou época no interior mineiro, atraindo artistas de todo o Brasil. Papoulas de Kandahar é uma reunião de crônicas recentes e traz, à exceção de um texto de 2001 em homenagem à sua filha recém-nascida, textos produzidos ao longo dos últimos três anos.  O título é uma alusão a flor, de cujo bulbo é extraída uma resina, matéria-prima do ópio e da heroína. “É a dualidade das coisas, a eterna batalha do bem contra o mal”, diz. Cenas do cotidianas, pequenas e grandes aflições da

“Eu escolho o nome de meus livros muito antes de ter material para eles. Aconteceu em todos os livros e com este não foi diferente. Em 2016 senti imensa vontade de homenagear pessoas que são importantes em minha vida, numa espécie de declaração de amor a elas, pela importância que tem na minha história, desde o início das coisas até o dia de hoje”, conta o escritor que começou a escrever dentro de um presídio, durante uma visita a um homem condenado a mais de 300 anos de reclusão.

Roberto Lima

“Aconteceu em Juiz de Fora-MG, em 1981, quando fui visitar um ex-policial que se tornara um dos mais temidos pistoleiros de aluguel do interior mineiro. Fiquei impressionado com aqueles livros empilhados dentro da cela e a paixão com que ele falava de literatura. Os livros o mantinham livre, fora da cela. Na saída, ele recitou Versos Íntimos, de Augusto dos Anjos, e o fez com tanta fúria, que senti, ali, uma grande transformação. Nunca mais fui a mesma pessoa”, lembra. QUATRO CONTINENTES - Papoulas de Kandahar terá noite de autógrafos em quatro estados norte-americanos e seguirá um intenso roteiro, que tem paradas agendadas em várias cidades do Brasil e do mundo.  Funchal, na Ilha da Madeira é a primeira parada, marcando a primeira vez que Roberto visita o continente africano. Na sequência, ele segue para Ponta Delgada, nos Açores. A parada seguinte será em Braga (Portugal) e Santiago de Compostela, na Espanha. Também estão confirmadas datas de lançamento em Londres (Inglaterra) e Tóquio, no Japão. A programação será concluída em novembro, quando participará da FliAraxá, considerada uma das feiras do livo mais importantes do Brasil.

ANUNCIE MELHOR, ANUNCIE BRASILBEST. 650-204-9940 I contact@brasilbest.com


10

Abril 2017

Imigração

SONHO DE IMIGRANTE

Bruno Bessa

brasilbest.com

Sonho realizado: abriu sua empresa de computadores na Califórnia

Bruno Bessa

- Qual foi a sua motivação pra transferir sua vida e seus sonhos para os EUA?

Desde os meus dias de juventude, já me encontrava muito tempo com computadores e trabalhando em TI. Então descobri a dura realidade do Brasil, que infelizmente não valoriza o trabalhador, portanto transferi meus sonhos a um pais de oportunidades. - Você teve uma pessoa que lhe deu apoio na chegada? Meus tios me deram todo o apoio que um ser humano poderia ter na America, portanto sou muito grato a eles. - Em algúm momento você teve mêdo, ou desanimou? Mesmo com todo o apoio que recebi da minha familia, houveram muitos momentos que me fizeram pensar não apenas em desistir mas abandonar tudo, quanto mais as dificuldades apareciam. - Como você se interessou pela informática e por computadores? Sempre estive em meio a tecnologia desde meus dias de infância, portanto aos meu 8 anos comecei a fazer cursos na area, desenvolvendo um amor pela profissão. - Qual foi o momento mais marcante de sua carreira nos Estados Unidos até agora?

Foi muito prazerozo o fato de ter montado minha empresa de computadores e comecar a Ganhar clientes, foi definitivamente um marco na minha vida professional. - Que conselho você daria para um imigrante que está acabando de chegar na América? Não há um segredo para o sucesso na América, ou seja, o único conselho seria trabalhar duro e acima de tudo ter um objetivo, um sonho, pois são esses pensamentos que lhe vão dar forças para continuar lutando.


brasilbest.com

Cinema

CULTURA

Os Penetras 2

Dezembro 2016

11


12

Abril 2 2017 20 01 7

Música

CULTURA

Boca do Rio Tour

Arte I Graça Ramos

Nasceu em Feira de Santana, Bahia. Graça Ramos desenvolve Caixas de Luz com temática abstrata em paralelo a uma extensa e significativa obra figurativa. Vem participando de Exposições através do mundo numa trajetória que inclui Bienais, Feiras, Exposições Individuais e Coletivas, com premiação em importantes salões. Artista e Pesquisadora - Doutora em Belas Artes pela Universidade de Sevilha - US/Espanha. Mestra na Universidade da Pensilvânia - USA. Professora Titular do Mestrado em Artes Visuais - MAV.Escola de Belas Artes - EBA/UFBA. BRASIL. http://gracaramos.blogspot.com/.com

brasilbest.com


Copa Airlines

VIAGEM

Colombia

Abril 201 7

13

Colômbia brasilbest.com

Um país repleto de cultura e encantos conferir uma das maiores praças de toda a América do Sul, a Plaza Mayor. Visite também a Casa Quintera e seus bares e restaurantes com cozinhas de várias partes do mundo.

Foto: Igvir Ramirez

A

Colômbia é um destino que reserva grandes surpresas aos turistas. Bogotá Para quem deseja ter uma visão privilegiada de toda a cidade, a dica é subir os 3.200 metros do Cerro Monserrate. É possível chegar até lá por meio de teleférico ou por trem (funicular). É possível encontrar vários museus que contam a história do país, como o Museo Nacional de Colombia. As heranças do período exploratório espanhol podem ser contempladas no Museo del Oro e no Museo de la Esmeralda.

Foto: Iván Erre Jota

Outro ponto que vale a pena visitar é a Catedral de Sal em Zipaquirá, localizada a 50 km de Bogotá, onde é possível encontrar paredes esculpidas, altares e até passagens da Via Crucis em cerâmicas de sal. Cartagena Uma viagem até a Colômbia não estaria completa sem uma passagem por Cartagena de Índias, no Caribe colombiano. Passar uma tarde lá é voltar no tempo graças às ruas cercadas por casarões com sacadas coloridas, igrejas belíssimas e praças. Para quem gosta de cidades históricas, Villa de Leyva parece ter parado no tempo. Os casarões em estilo colonial espanhol e as ruas de pedras dão um charme todo especial ao lugar. Chegando lá, não deixe de

Medellin Comece com uma visita a Pueblito Paisa. É o ponto mais conhecido da cidade. Lá você pode desfrutar da fantástica panorâmica que se vê da cidade. Continuamos com Jardim Botânico Joaquín Antonio Uribe, no coração da cidade, um canto para viver a natureza da cidade. Uma parada cultural na Cidade Botero é fundamental. O mestre Fernando Botero cedeu muito da sua coleção Foto: Pedro Szekely pessoal para impulsar a criação de um espaço para a pintura e escultura colombianas, e agora é um patrimônio. Depois dos jogos Centro-americanos de 1978, decidiram ampliar a Unidade Desportiva Atanasio Girardot. Hoje é também uma atração de Medellin. É o único centro de esportes na Colômbia que conta com instalações para mais de 50 esportes. Boa Viagem, pela Copa Airlines! VOOS DO PANAMA Panamá - Bogotá

Panamá - Medellin

CM 535* PTYBOG 7:50A 9:29A CM 627* PTYBOG 9:28A 11:03A CM 659* PTYBOG 11:52A 1:29P CM 633* PTYBOG 3:26P 5:07P CM 517* PTYBOG 3:45P 5:26P

CM 533* PTYMDE 7:23A 8:41A CM 647* PTYMDE 9:30A 10:54A CM 613* PTYMDE 11:58A 1:23P CM 531* PTYMDE 4:02P 5:28P CM 679* PTYMDE 6:37P 8:00P CM 643* PTYMDE 9:16P 10:34P

Panamá - Cartagena CM 686* PTYCTG 11:32A 12:39P CM 155 PTYCTG 9:25P 10:33P

Foto: Iván Erre Jota


14

Abril 201 7

Novela

TELEVISÃO

A Força do Querer

brasilbest.com

A nova novela da Globo foi escrita por Glória Peres

S

e existe algo comum a todo ser humano é que temos sonhos, desejos, quereres. Pode ser relacionado a amor, dinheiro, sucesso, identidade, poder, realização profissional. Enfim, os quereres são múltiplos e interagem entre si nesse grande painel da convivência humana, harmonizandose ou chocando-se uns com os outros. Movidos pelo querer, somos o tempo todo desafiados a fazer escolhas. Escolhas que nos fazem bem ou que se voltam contra nós. São questões que nos unem em um mundo em ebulição, no qual as certezas e os valores estão em pleno questionamento. Num tempo em que as distâncias são relativas, a vida de todos é arrebatada por uma enxurrada de informações e surgem novas linguagens, novos modelos e novos códigos. Na próxima novela do canal internacional da Globo, ‘A Força do Querer’, de Gloria Perez, com direção artística de Rogério Gomes, os caminhos de diferentes personagens se cruzam quando suas trajetórias pessoais os levam ao limite, fazendo-os ultrapassar seus horizontes, desafiar barreiras e vencer conflitos. Nesse percurso, a força do querer de um afeta a força do querer do outro, determinando, assim, os rumos inesperados desta história. “Estamos vivendo um tempo em que os quereres são mais fortes. Com o avanço da tecnologia, as pessoas se expressam por conta própria, impõem sua personalidade, sua presença. A novela vai mostrar que quereres são esses e como eles se organizam”, define Gloria Perez. Como é comum em seus

Foto: Estevam Avellar

trabalhos, a autora vai falar de diversidade, de tolerância e das dificuldades de compreender e aceitar o que é diferente de nós. E através da saga de seus personagens, irá levantar discussões muito presentes no mundo contemporâneo, como a identidade de gênero. “Escrever novela é uma maneira de conversar sobre o que acontece em torno de nós. Quero abordar a dificuldade que as pessoas têm de conviver com a diferença. Tolerância é a palavra-chave deste trabalho”, ressalta. E, para contar as histórias com uma boa dose de encantamento e magia, ‘A Força do Querer’ traz a riqueza da cultura paraense, a lenda dos botos e das sereias e até a sabedoria da tribo indígena Ashaninka, que vive na fronteira do Acre com o Peru. A novela foi gravada durante um mês na região Norte do país, a maior parte do tempo em Vila de Acajatuba, cenário da fictícia Parazinho, que fica a cerca de uma hora de barco de Manaus. O clima da região Norte estará na novela até o final, já que os personagens do Pará se mudam para Portugal Pequeno, em Niterói, levando sua cultura”, explica o diretor artístico Rogério Gomes.

A Força do querer

por Mariana Castro


brasilbest.com

Trabalho

OPORTUNIDADE

Dinneer.com

Abril 201 7

15

As inscrições se encerram no dia 11 de julho através do link dinneer.com/jobs

O melhor emprego do mundo

O

Dinneer.com, uma empresa de jantares compartilhados, anunciou que está buscando duas pessoas para “O melhor emprego do mundo” os contratados viajaram pelo mundo com todas despesas pagas. O Dinneer faz parte do novo

anfitrião, gostar de escrever, ter espírito aventureiro, estar em redes sociais e ser muito sociável. Cozinheiros participarão de documentário Além de atuar no Brasil, a plataforma também atua

Empresa vai contratar dupla para viajar o mundo comendo na casa de pessoas desconhecidas setor de empresas de economia compartilhada, como Uber e Airbnb. A ideia é conectar pessoas que amam cozinhar em casa (anfitriões) com visitantes, pessoas que querem uma experiência gastronômica nova que fuja do tradicional restaurante. Inicialmente, os novos funcionários deverão visitar os países em que o site atua, de acordo com o roteiro de cada continente, avaliar os jantares dos anfitriões que são cadastrados na plataforma. O candidato deve gostar de cozinhar, comer qualquer tipo de comida além de ter disponibilidade para cumprir o roteiro de viagens de alguns meses. Entre as características que eles citam para a dupla estão se dar bem na frente das câmeras, ser um bom

em mais 42 países. Grandes centros como Londres, Toronto, Lisboa e Buenos Aires retratam a principal fonte de interessados na plataforma, os expatriados. Brasileiros que moram fora e que sentem saudade da comida brasileira. Ou que cozinham e desejam conhecer outros brasileiros que moram em sua cidade. Durante a viagem a dupla irá produzir um documentário sobre comida brasileira pelo mundo e as particularidades de cada cultura. O documentário será exibido em um canal de TV. As inscrições se encerram no dia 11 de julho através do link www.dinneer.com/jobs


16

Abril 2017

Cultura

MÚSICA

Maria Gadú

Maria Gadu

brasilbest.com

por Juca Matos

M

aria Gadú sempre foi precoce. Paulistana da Vila Mariana criada por uma mãe atenta e dedicada ao talento da filha, preferia a companhia dos adultos da casa. Na companhia da mãe e da avó, Maria conhecia o repertório de cantores e cantoras que a influenciariam: Carmem Miranda, Dolores Duran, Adoniran Barbosa, Maria Bethânia, Caetano, Chico Buarque, Gal Costa. Aos 4 anos ela não titubeou quando viu um músico, em um shopping, largar o piano e descansar para o intervalo. Sentou-se no banquinho como se tivesse chegado sua vez e tocou um trecho de Chopin. Estupefata, a platéia da praça de alimentação perguntou a ela o que era aquilo. Maria respondeu: “a música do gás”. Já aos 8, tocava piano e violão e chamava a prima para a fazer a segunda voz nas canções que queria gravar. A outra criança não entendia o que fazer e seguia a voz de Maria, que chorava de raiva, dizendo: “Não me imite, canta diferente.!”. Com 12 anos, na paradisíaca Ilha Grande compôs “Shimbalaiê”, MPB de levada afro, uma das músicas mais populares de seus shows. Após a adolescência e a longa passagem pela formação da escola que é tocar em barzinhos, resolveu ir para a Europa com um amigo percussionista para se apresentar em festivais de música independente. Após passagem, de agosto a outubro, pela Itália e Irlanda tocando em festivais, casas e shows e até na rua, Maria Gadú retornou ao Brasil para festas de fim de ano, com o objetivo de rever a família e rapidamente se organizar para voltar a Europa. Resolveu passar a virada do ano no Rio, para rever alguns amigos, e não saiu mais.

Além do seu talento, o seu carisma atraiu muita gente, o que foi primordial para que ela chegasse até a uma gravadora como a Som Livre. Maria conheceu Jaime Monjardim de onde surgiu o convite para fazer a pequena participação na minissérie Maysa, cantando. A passagem na TV foi pequena, mas a sua apresentação na festa de lançamento do programa rendeu o encontro com a Som Livre e o interesse da gravadora. O álbum Maria Gadú contém as autorais mpbs: Shimbalaiê , Dona Cila ( que a cantora fez para a avó) e Tudo Diferente (pop de André Carvalho, filho de Dadi). Entre as releituras estão as assinaturas pessoais, recriações de Maria em A História de Lily Braun (Chico Buarque e Edu Lobo) e uma levada blues deliciosa de Baba Baby, isso mesmo, Baba Baby, de Kelly Key. Chega ao mercado como a nova aposta do selo SLAP (Som Livre Apresenta), que recentemente lançou o grupo Little Joy no Brasil. Gadú é diferente de tudo o que já viram. Quando Gadú sobe ao palco, qualquer desavisado pode achar que ela faz parte de uma nova onda rock´n´roll, meio punk, meio indie, que atinge uma boa leva da nova safra de músicos jovens. Ousada, ela aparece mesmo que vai chegar na marra, cheia de atitude, mas basta abrir a boca, para a cantora mostrar suavidade em forma de MPB, com tudo muito próprio: letra, música e voz. A contradição surpreende e seduz a todos. Talvez isso explique um pouco Maria Gadú. Mas ninguém quer saber de entender. Ela “pega” de um jeito já de primeira. Melhor prestar atenção e deixar acontecer.

ANUNCIE MELHOR, ANUNCIE BRASILBEST. 650-204-9940 I contact@brasilbest.com


brasilbest.com

Serviço

AGENDA CULTURAL

Marta Tavares

Abril 2017

17

Los Angeles

San Francisco

Sacramento

Corporate Venture Investing in Latin America Corporations continue to play an increasingly active role in entrepreneurial ecosystems around the world. According to CB Insights Corporate Venture Capital Report, the number of new CVC firms making first-time investments reached record levels in 2016 Data: Tue, May 2 Horário: 6pm-8:30pm. Local: Silicon Valley Bank, 2400 Hanover Street, Palo Alto. Pre-registration baybrazil.org

aulaS de forró: “PORRETA”. Aulas GRÁTIS em todos os eventos! Para se informar sobre datas e locais, visite o nosso website www.forroinsf.com ZUMBA classes with Rebecca Data: Mondays and Wednesday 6p - 7p Local: Brazilian Center for Cultural Exchange

CONTADORES DE ESTÓRIAS: Todo primeiro domingo do mês (Horário: 2p a 6p. Local: Capoeira Mandinga 4137 Piedmont Ave.

COMPRO ROTAS DE

LIMPEZA DE CASAS Fale com Steve

925-765-4915 AMERICANO PROCURA AMERICANO, 63 anos, gostaria de conhecer uma mulher brasileira (qualquer idade, acima de 21 anos). Gosto de tenis, dança, viagens, spas, passeios, jantar fora, shows, etc. Falo inglês somente. Ligar no 415-517-5977 (dia ou noite)

A Culinária Brasileira e Portuguesa no programa

ESPAÇO DA CULINÁRIA com Luis Lourenço todas as Quarta-Feiras à 1:30 pm, nas Rádios KLBS 1330 AM (Los Banos) KSQQ 96.1 FM (San Jose).

CAPOEIRA with Mestre Samuka Data: Saturdays, from 1:30-3:00pm Local: Brazilian Center for Cultural Exchange BELLY DANCE classes with ADRIANA Data: Wednesday: 7-8 pm / 8-9:30 pm Local: Brazilian Center for Cultural Exchange


18

Abril 2017

Entretenimento

PASSATEMPO

O que o pneu da frente da bicicleta falou para o pneu de trás? - Cuidado, olha a tachinha! - Que tachissssssss......

Qual a diferença entre o pôquer e a lei? R. No pôquer, se você é pego roubando, você fica de fora.

-----------------------------------------------------

Qual a roupa que o genro lembra quando vê sua sogra em cima do muro? R: Tomara que caia!

O Joãozinho fala para a mãe: - Mamãe o Juquinha disse que ele tem um tata-ta-taravô. E a mãe falou: - Nossa como ele é mentiroso! E o joãozinho: - Não, mãe! Ele é gago. ----------------------------------------------------A velha no consultório do gastro: - Doutor, vim aqui para que o senhor me tire os dentes. - Mas minha senhora, não sou dentista, sou gastro. E vejo que a senhora não tem nenhum dente na boca. - Eu engoli todos! ----------------------------------------------------História da medicina 2000 AC - Aqui, coma esta raiz. 1000 DC - Esta raiz é coisa pagã. Aqui, recite esta oração. 1850 DC - Reza é superstição. Aqui, beba esta poção. 1940 DC - Esta poção é óleo de cobra. Aqui, tome este comprimido. 1985 DC - Este comprimido é ineficaz. Aqui, tome este antibiótico. 2000 DC - Este antibiótico não funciona. Aqui, coma esta raiz. -----------------------------------------------------

Piadas e Jogos

brasilbest.com

CAÇA PALAVRAS

-----------------------------------------------------

----------------------------------------------------- Bobobobommmm dididiaaaa... popopde meme ininfofoormar oonde ffifica a escococola de gagagago? - Mas para que? Você gagueja tão bem! ----------------------------------------------------por que a loira jogou o computador no mar? R: pra navegar na internet ----------------------------------------------------Qual a diferença entre o Ronaldo Fenômeno e o goleiro Bruno? R: O que não mata engorda!

7 ERROS

----------------------------------------------------Uma mulher estava andando pela rua e uma bebado a assustou, ainda meio assustada ela disse: - Maldito se vc fosse meu marido colocava veneno no seu cafe.. - Hic... se eu fosse seu marido eu o tomaria com todo prazer!... hic ----------------------------------------------------Porque o porquinho anda de cabeça baixa? R: Por que sua mãe é uma porca.

O que o galo foi fazer na delegacia? R: Soltar a franga.

CRUZADAS

Verticais

Horizontais


brasilbest.com

Imigração

SONHO DE IMIGRANTE

Carolina Inoue

Abril 201 7

19

Carolina Inoue por Stephen Thompson

Designer Brasileira entrou na restrita indústria do cinema de Hollywood.

NBC, Warner Bros, CBS e hoje possui sua própria produtora a Dark Static (“Torn”, “The Meet”, “Reverie”). E grandes astros Hollywoodiano como Drew Berrymore, Keanu Reeves, Dylan Minnette e Cloris Leachman. Carolina é uma das designers mais requisitadas de Hollywood, tendo projetos agendados para os próximos quatro anos.

A

Figurinista e Designer de Produção Carolina Inoue, natural de São Paulo, começou sua carreira de figurinista ainda no Brasil. Mas foi o sonho de trabalhar com cinema em Hollywood que a levou para Los Angeles, nos Estados Unidos, onde mora desde 2012. Com apenas 27 anos, a designer tem em seu currículo diversos prêmios em festivais como California Film Competition, HIMPFF e DFIFF e mais de 60 filmes, além de programas de tv, webseries, comerciais e videoclipes. Já trabalhou com as maiores produtoras e estúdios americanos como Netflix, Disney, Universal

Chegou sozinha e sem conhecer ninguém e foi na cara e coragem oferecer seus serviços. “Levei muitos nãos, mas a cada sim, me dedicava muito para ter meu trabalho notado. Quando eles gostam do seu trabalho, eles te chamam novamente para outros

projetos. Aqui é tudo uma questão de conhecer as pessoas certas. Hollywood parece enorme, mas na verdade é muito pequena. São as mesmas pessoas que estão sempre trabalhando.”

Atualmente gravando um longa com o renomado diretor japonês Ryuhei Kitamura, também concilia a pré-produção de uma nova série do Netflix e um longa que será gravado no Alasca. “Sou muito grata por todas as oportunidades que tive e tenho. Eu sou uma das poucas profissionais da indústria que começou como líder de departamento. A maioria começa de baixo para cima, como assistente. Mas tudo que conquistei até hoje é resultado de muitas horas de trabalho, longas reuniões, noites sem dormir. Trabalhar com cinema é muito mais difícil do que as pessoas pensam. Ficar de pé no set por mais de dez horas por dia, as vezes de madrugada, as vezes na neve, as vezes no calor do deserto. Somos expostos às mais extremas condições, tudo para conseguir aquele resultado lindo que se vê na sala de cinema.” Parece um trabalho muito desgastante? “Mas tudo fica mais fácil quando você ama o que faz”, completa Carolina.


20

Abril 2017

RECEITA

Culinária

Bia Flores

Pork Tenderloin with Caramel Onion Sauce

Lombo de Porco Picante com Molho de Cebola Caramelada Ingredientes: 6 - 8 porções

Ingredients: 6 - 8 servings

por Bia Flores

Para o lombo - 1 lombinho de porco com 500 a 600 g - 1 limão grande cortado ao meio - 2 colheres (sopa) de azeite de oliva - 3 colheres (chá) de sal - 2 colheres (chá) de ervas secas (uso tomilho, alecrim e óregano) - ½ colher (chá) de pimenta-do-reino-moída - Pimenta calabresa em flocos, a gosto Para o molho - 2 colheres (sopa) de azeite de oliva - 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo - 4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico - 2 cebolas grandes, cortadas em fatias finas - ⅓ de xícara de uva passa - 10 – 15 tomates cereja ou 4 tomates médios cortados em fatias grossas - 80 a 100 g de queijo feta cortado cortado em cubinhos (opcional) - 1 colher (chá) de pimenta calabresa ou a gosto - Sal e pimenta-do-reino moída

brasilbest.com

For the pork - 1 pork loin with 500 to 600 g - 1 large lemon cut in half - 2 tablespoons olive oil - 3 teaspoons of salt - 2 teaspoons dried herbs (use thyme, rosemary and oregano) - ½ teaspoon ground black pepper - Calabrian pepper in flakes, to taste For the sauce - 2 tablespoons olive oil - 2 tablespoons brown sugar - 4 tablespoons balsamic vinegar - 2 large onions, thinly sliced - ⅓ cup of raisins - 10 - 15 cherry tomatoes or 4 medium tomatoes cut into thick slices - 80 to 100 g diced feta cheese cut into cubes (optional) - 1 teaspoon of chilli pepper or to taste - Salt and ground pepper

anabiaf79@aol.com

Modo de preparo:

Method of preparation:

Lombo: Limpe o lombinho, retirando o excesso da gordura. Lave-o rapidamente sob água corrente. Esfregue-o com o limão e enxugue-o com papel toalha. Coloque os ingredientes restantes em uma tigelinha e misture-os bem até se obter uma pasta. Passe por toda a carne. Deixe-a repousar enquanto você prepara os ingredientes do molho.

Lombo: Clean the tenderloin, removing excess fat. Wash it quickly under running water. Rub it with the lemon and wipe it with paper towel. Put the remaining ingredients in a bowl and mix well until a paste is obtained. Go through all the meat. Let it stand while you prepare the sauce ingredients.

Molho: Preaqueça o forno a 375°F (180°C). Em um refratário grande – com tamanho suficiente para acomodar o lombinho confortavelmente, coloque os ingredientes do molho e misture bem. Espalhe no refratário, formando uma camada uniforme. Por cima, coloque o lombinho. Leve para assar por 40 a 45 minutos, até a carne ficar macia e a cebola se caramelizar. Retire do forno, cubra com papel alumínio e deixe repousar alguns minutos antes de servir.

Sauce: Preheat oven to 375 ° F (180 ° C). In a large refractory - large enough to accommodate the tenderloin comfortably, place the ingredients in the sauce and mix well. Spread in the refractory, forming a uniform layer. Put the tenderloin on top. Bake for 40 to 45 minutes until the meat is tender and the onion is caramelized. Remove from the oven, cover with foil and let stand a few minutes before serving.

Sugestão: Não use assadeira de alumímio para preparar esta receita. Ela conduz mais calor e poderá queimar a cebola antes de que a carne fique assada. Se o molho começar a secar antes da carne atingir o ponto desejado, adicione um pouco de água no fundo do refratário. Dica: Para testar o cozimento da carne, tire uma fatia para vericar se está assada ou use um termômetro (ele garante um cozimento perfeito). Insira-o na parte mais grossa da carne. 150°F/65°C, é o ponto ideal para o meu paladar.

Tip: Do not use aluminum baking sheet to prepare this recipe. It carries more heat and can burn the onion before the meat is roasted. If the sauce begins to dry before the meat reaches the desired point, add some water to the bottom of the refractory. Tip: To test the cooking of the meat, take a slice to see if it is baked or use a thermometer (it guarantees a perfect cooking). Insert it into the thickest part of the meat. 150 ° F / 65 ° C, is the ideal spot for my palate.

HORÓSCOPO aquário - 20/01 à 18/02 Começa o mês um pouco cansado das rotinas, mas deve aguardar mudanças sem ansiedade nem pressa. É uma boa hora para pensar em novos projetos e programar o seu futuro.

gêmeos - 21/05 à 20/06 Terá um mês favorável em que terá crescimento, todos os recursos estarão disponíveis para conduzir e organizar a sua vida da melhor maneira possível. O setor profissional trará recompensas.

libra - 23/09 à 23/10 Terá de resolver alguns problemas que inicialmente vão parecer complicados. Deve estar preparado para lidar com interferências de terceiras pessoas. Na saúde tente praticar natação.

peixes - 19/02 à 19/03 Terá alguns problemas e malentendidos levando por vezes a que a sua paciência se esgote. Alguns dos projetos planejados vão sofrer alterações inesperadas e terá de refazer tudo de novo.

câncer - 21/06 à 22/07 No setor sentimental desfrutará de momentos de alegria e prazer, terá ajudas e receberá bons conselhos da parte de alguns dos seus amigos. Podem surgir novas e promissoras conexões no futuro.

escorpião - 24/10 à 22/11 No setor sentimental tudo tende a correr bem, terá triunfo e segurança nos relacionamentos. Deve ter alguma atenção com o orgulho excessivo. Economicamente evite gastos excessivos.

áries - 20/03 à 19/04 Vai entrar numa fase mais otimista, em que poderá obter sucessos nos campos afetivo e profissional, superará os obstáculos e vai sentir-se feliz. Os seus projetos serão concretizados rapidamente.

leão - 23/07 à 22/08 Novidades e acontecimentos rápidos irão trazer novos desafios e estabilidade a vários níveis. É um mês favorável para os que gostam de correr riscos, mas deverá escolher com cautela.

sagitário - 23/11 à 20/12 Mês marcado por algum cansaço psicológico, pode ter de fazer uma escolha, em que será necessário agir rápido e pedir ajuda a pessoas experientes para dar os passos mais acertados.

tour0 - 20/04 à 20/05 Terá de ter prudência ao defender os seus pontos de vista e interesses já que vai entrar em desacordo com o parceiro. Tenha algum cuidado com revelações feitas a pessoas que não são dignas de confiança.

virgem - 23/08 à 22/09 Pode contar com novas e boas oportunidades que estão para chegar, as expectativas são muito positivas para o futuro. Entra um período positivo para desligar-se do passado e focar no futuro.

capricórnio 21/12 à 19/01 Passará por situações em que as suas qualidades serão reconhecidas, o seu esforço vai dar bons resultados. Estão favorecidas alianças comerciais com a família. Uma questão pendente será resolvida.


brasilbest.com

Imigração

EDUCAÇÃO

Bolsa de Esatdo nos EUA

Março 201 7

21

Press Award Votos do Colégio Eleitoral definem ganhadores de 2017

O

Colégio Eleitoral, composto de representantes das mídias, entidades e lideranças culturais e comunitárias brasileiras nos Estados Unidos - depois que os cinco finalistas foram indicados por mais de 76.000 votos da votação popular, definiu a lista de vencedores das categorias de Cultura & Comunidade, da 20ª edição anual do Brazilian International PRESS AWARD.

GRUPOS MUSICAIS & BANDAS - A Cor do Brasil (IL) INSTRUMENTISTA - Cézar Santana (FL) CD BRASILEIRO LANÇADO NOS EUA - “URB ANA” - Ana Gazzola (CA) SHOW DE ARTISTA BRASILEIRO LOCAL - “Made in Brazil” / Fernanda Noronha (GA) SHOW BRASILEIRO EM TURNÊ - Guilherme Arantes “On Tour USA 2016” DJ - Kabrini Halls (MA)

Seis estados norte-americanos dividiram as 22 premiações. Foram anunciados também os quatro Prêmios Especiais do Board, 2017. A noite de premiação de Cultura & Comunidade acontece dia 13 de maio no Amaturo Theater do Broward Center for the Performing Arts, em Fort Lauderdale. No mesmo evento serão premiados os “Lifetime Achievement Awards”, conferidos à cantora MARGARETH MENEZES (celebrando 30 anos de carreira interna-cional), JOÃO DONATO (músico, cantor e compositor, ícone da Bossa Nova) e pelo legendário ícone da TV brasileira, José Bonifácio “BONI” de Oliveira Sobrinho. O Brazilian International PRESS AWARD é apresentado pela LATAM AIRLINES, com patrocínio da TV GLOBO INTERNACIONAL e BANCO DO BRASIL AMERICAS, com apoio do BROWARD CENTER FOR THE PERFORMING ARTS, MUST UNIVERSITY, CANAL PFC e Consulado Geral do Brasil em Miami. O evento tem parcerias com a ABI-Inter (Brazilian International Press Association), BBG (Brazilian Business Group) e AOTP (American Organization of Teachers of Portuguese). Saiba mais sobre os eventos de premiação da temporada 2016 visitando o site oficial pressaward. com ou no facebook.com/pressawards

EVENTO CULTURAL - ArtBrazil at ArtServe EVENTO COMUNITÁRIO - Boca Brazilian Beat (FL) PRODUTORES DE SHOWS & EVENTOS - BIS Entertainment (FL) AÇÃO SOCIAL-COMUNITÁRIA - Global Assistance Foundation (FL) Confira os vencedores dos Prêmios de Cultura & Comunidade: ESPORTES - Gustavo Brasil (Treinador, Soccer) - FL

INSTITUIÇÃO BRASILEIRA EM DESTAQUE - Fundação Vamos Falar Português (FL) INSTITUIÇÃO NORTE-AMERICANA EM DESTAQUE - Miami City Ballet (FL)

DANÇA & FOLCLORE - BrazzDance (FL)

PERSONALIDADE DO ANO - Susan Haynie, Mayor de Boca Raton, FL

LITERATURA - “Turma da Mônica Educacional” / Yara Maura Silva (NY)

PRÊMIOS ESPECIAIS DO BOARD: - Centro Cultural Brasil-USA - Brazilian Voices Foundation - Brazilian Film Festival of Miami - Carnaval da Miami Beach Senior High School

CINEMA & VIDEO - “Francisco de Assis, Uma Lição de Vida” / Yves Goulart (NY) TEATRO-ESPETÁCULO - “O Menino Maluquinho” / Edel Holz (MA) ATOR - Caic Ramalho / “Menino Maluquinho” (MA) ATRIZ - Andressa Furletti / “Dentro do Coração Selvagem” (NY)

LIFETIME AWARDS - João Donato - Margareth Menezes - José Bonifácio “BONI” de Oliveira Sobrinho

TEATRO BRASILEIRO EM TURNÊ - “Lente de Aumento” / Leandro Hassum CANTOR - Nanny Assis (NY) CANTORA - Beatriz Malnic (FL)

por Carlos Borges


22

Abril 2017

Música

CULTURA

Boca do Rio Tour

AJUDAMOS VOCÊ A PROMOVER O SEU BUSINESS Business cards Flyers Brochures Posters Graphic Design

650-204-9940

www.brazcreative.com

brasilbest.com


brasilbest.com

Música

CULTURA

Boca do Rio Tour

Abril 2017

23


Música

24

Abril 2017

CULTURA

Boca do Rio Tour

brasilbest.com

A FALTA DE UNIÃO NA COMUNIDADE IMIGRANTE - Jornal BrasilBest Mídia edição 206, Abril 2017 - brasilbe  

• Imigração: Vai viajar indocumentado? Cuidado! • Imigração: Cidadania ou Green Card? • Oportunidade: O melhor emprego do mundo! • Sonho...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you