Page 1

brasilbest.com

Música

CULTURA

Boca do Rio Tour

Abril 2016

1


2

Março 2017

Música

CULTURA

Boca do Rio Tour

brasilbest.com


brasilbest.com

Música

CULTURA

Boca do Rio Tour

Março 2017

3


4

Serviço

Março 201 7

EDITORIAL

Celso Braz

brasilbest.com

Era Trump: um pesadêlo acordado Os momentos que precederam a vitória de Trump, deixou o mundo em estado de choque. Ansiedade e um mau pressentimento tomaram conta das pessoas e gerou pânico nas comunidades imigrantes. O início do pesadelo O dia 20 de janeiro de 2017, marca oficialmente o início da era Trump, e do pesadelo. Quem duvidou que Trump não iria cumprir suas promessas de campanha, errou feio. Uma chuva de ordens executivas foram disparadas quase imediatamente após a sua posse. Poder limitado Trump nunca foi político e não está acostumado a negociar ou fazer acordos. Sua arrogância, temperamento tipo “pavio curto” e comportanemto excêntrico, o caracterizam como um tipo impaciente e imaturo em suas reações. Sua precipitação levou-o a amargar sua primeira derrota, ao ter uma ordem executiva barrada pela justiça, duas vezes. Mentiras ou verdades alternativas? As constantes afirmações surreais de Trump, leva a pensar se ele fala sem base de informação ou se tem algum problema mental. Em seu primeiro mês de governo, Donald Trump teve o pior índice de aprovação entre todos os presidentes da história americana. Ainda faltam 3 anos e 11 meses para o fim do governo Trump: será que ele conseguirá completar seu mandato? Até quando e como poderemos aquentar tanta insanidade?

- Celso Braz

Março 2017

Compras baratas: Panamá

Fotografia: Humberto Ohana

12

Trappist-1: Novo sistema solar

7

650-204-9940 - ph I 415-259-5752 - fax contact@brasilbest.com I www.brasilbest.com 7 Surrey Lane, San Rafael, CA 94903

Foto: Igor Capibaribe

Que Deus proteja os imigrantes!

Internet das Coisas

13

8

Publisher/Executive Editor: Celso Braz Contributing Writers: Vina Schneider, Claudio Lemos, Bruno Seixas Gustavo Lino, Deborah Leite, Rosy Cavalcante, Roberto Lima, Alysson Antunes Translation: Jaqueline Jacques Contributing Photographers: Fred Pompermayer, Igor Capibaribe

BrasilBest, BrasilBest.com © 1999 Art Director/Designer: Celso Braz Designers: Lucianna Queiroz, Luciana Barbosa Wildt, Suzy Kieninger San Diego: Christine Portela I Los Angeles: Fabricio Nobre I Miami: Carlos Borges Hawaii: Nuremberg Santanna, Ricardo Taveira, Hilton Alves ALL RIGHTS RESERVED. No part of this publication may be reproduced, stored in a retrieval system, or transmitted in any form or by any means, eletronic, mechanical, photocopying, recording or otherwise without the prior written permission of the publisher and the author.


brasilbest.com

Serviço

IMIGRAÇÃO

Ordem de Remoção Acelerada

Março 2017

5

Como me proteger contra uma ordem de remoção acelerada (“Expedited Removal”)?

Foto: Charles Reed / Reuters

Perigo!

Trump O

Presidente Trump não pode mudar a lei, mas ele pode criar novas políticas que afetam imigrantes indocumentados. Em sua Ordem Executiva de 25 de janeiro de 2017, o Presidente Trump pediu um aumento do uso de “remoções aceleradas” para incluir qualquer pessoa que não consiga provar que vivem nos Estados Unidos há pelo menos 2 anos.

momento da apreensão. Imigrantes indocumentados devem levar consigo provas da sua presença física nos EUA durante os dois anos anteriores para se proteger contra a remoção acelerada. Imigrantes com pedidos pendentes de U-Visa, Asilo, Ajuste de Status (green card), etc, devem sempre carregar as confirmações de recebimento destes pedidos e o cartão do seu advogado.

A Remoção Acelerada (“Expedited Removal”) é uma ordem imediata sem qualquer audiência, revisão ou oportunidade de pedir a permanência nos Estados Unidos, a menos que a pessoa expresse um medo de “perseguição” ou “tortura”, ou medo de voltar ao seu país. Neste caso, a pessoa terá uma “entrevista de medo credível” para determinar se pode pedir asilo nos EUA.

Se o ICE iniciar o processo de remoção acelerada contra você, lembre-se do seu direito de pedir para conversar com seu advogado, de não assinar nada que não entenda, e se tiver medo de perseguição ou tortura no Brasil, de expressar o medo de voltar ao Brasil e exigir falar com um juiz sobre o seu medo.

Pessoas sujeitas a remoção acelerada geralmente não são informados de seu direito a um advogado e não têm oportunidade de entrar em contato com um advogado para ajudá-los a contestar as acusações ou apresentar provas, das quais não tem em posse no

A Dra. Erika Gonçalves é advogada de imigração no Law Office of Robert Lewis – “Immigrant Defense Group” – 510-834-1288. www.ImmigrantDefense.com

por Erika Gonçalves


6

Março 2017

Serviço

IMIGRAÇÃO

Carteita de Matrícula Consular

brasilbest.com

Matrícula Consular

Na edição de janeiro de 2017 foi publicada matéria sobre a Carteira de Matrícula Consular com algumas incorreções quanto aos procedimentos

A

lém de ser um documento importante de identificação do cidadão brasileiro, facilita a expedição de documentos brasileiros e permite, quando necessário, contatar com maior rapidez os brasileiros aqui residentes e seus familiares no Brasil. A Carteira de Matrícula Consular comprova que o portador é registrado em uma das repartições consulares brasileiras. Em alguns casos, a carteira consular pode servir como documento de identificação, prova de nacionalidade e comprovante de domicílio. Dependendo da cidade, condado ou Estado nos Estados Unidos, a Carteira de Matrícula Consular poderá ser aceita também para abertura e movimentação de conta em bancos, inclusive para transferência de dinheiro para o Brasil; e acesso a bibliotecas, escolas, hospitais e outros serviços públicos oferecidos por várias cidades, condados e Estados.

• Dois documentos brasileiros válidos (pelo menos um deles necessariamente com foto - documento original): passaporte válido, carteira de motorista válida, carteira de identidade (RG) emitida nos últimos 10 anos, carteira de trabalho, certidão de nascimento, certidão de casamento, título de eleitor, CPF ou certificado de alistamento militar.

Antes de utilizar a Carteira de Matrícula Consular para qualquer fim, recomenda-se que o portador pergunte se a Carteira de Matrícula Consular é aceita no estabelecimento.

ATENÇÃO: O formulário deve ser enviado previamente por e-mail para cmc.sf@itamaraty.gov. br, conforme instruções constantes no site.

O serviço será prestado somente por prévio agendamento online. Não são aceitos pedidos de emergência para carteiras de matrícula consular, porque a carteira não é documento relacionado a risco de vida ou necessidade de regresso imediato para o Brasil. As carteiras não são emitidas costumam demorar entre 2 semanas a 30 dias para ser entregues por correio no endereço informado. O serviço é gratuito.

http://saofrancisco.itamaraty.gov.br/pt-br/carteira_ de_matricula_consular.xml

Informações detalhadas sobre a carteira de matrícula consular estão disponíveis na página eletrônica do Consulado, no seguinte endereço:

As informações fornecidas pelo cidadão brasileiro para fins de Carteira Matrícula Consular são SIGILOSAS e em hipótese alguma serão fornecidas a terceiros.

Documentos necessários:

ANUNCIE MELHOR, ANUNCIE BRASILBEST. 650-204-9940 I contact@brasilbest.com

• Formulário de “Carteira de Matrícular Consular” (formulário CMC) preenchido. Menores de 18 anos: O formulário deve ser assinado pelos dois genitores (pai e mãe) ou pelo(s) responsável(eis) pela guarda do menor.

por Lucas Furquim Ribeiro


Astronomia

brasilbest.com

CIÊNCIA

Março 201 7

Novo Sistema Solar Trappist-1

7

Nasa anuncia descoberta de novo sistema solar com sete planetas

Trappist-1 Novo sistema solar está em zona habitável

A

agência espacial norte-americana, Nasa, anunciou a descoberta de um sistema solar com sete planetas de tamanhos semelhantes ao da Terra. Informações preliminares apontam que o sistema está localizado em zona habitável, apresenta condições climáticas adequadas, estruturas rochosas e a possibilidade de conservar água em estado líquido em sua superfície. Os resultados foram divulgados em entrevista coletiva na sede da agência, em Washington, e publicados na revista Nature. A descoberta estabelece um novo recorde no número de planetas, em zonas habitáveis, encontrados em torno de uma única estrela fora do nosso sistema solar. O sistema de planetas batizado de Trappist-1 está localizado a cerca de 40 anos-luz (378 trilhões de quilômetros) da Terra, na Constelação de Aquário. Por estarem fora do nosso sistema solar, são conhecidos cientificamente como exoplanetas. De acordo a Nasa, a revelação pode ser uma peça importante no quebra-cabeças da busca por lugares habitáveis no universo. “Nós temos descoberto muitos exoplanetas, que são planetas em outros sistemas solares, e a grande novidade dessa descoberta é que são planetas do tamanho da Terra, que estão orbitando uma estrela a 40 anos luz daqui. Pode ser que tenha água nesses planetas, e, se tiverem, sendo do tamanho da Terra, pode ser que sejam habitáveis, mas ainda há muito o que descobrir”, disse Rosaly Lopes, cientista no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa e gerente de Ciência Planetária, em Pasadena, Califórnia.

Estrela Ultrafria Os dados da descoberta foram coletados com o telescópio infravermelho Spitzer. A equipe da agência espacial norte-americana mediu os tamanhos dos sete planetas e desenvolveu as primeiras estimativas das massas de seis deles. Em contraste ao Sol, a estrela Trappist-1 foi classificada como ultrafria. Os planetas estão próximos uns aos outros e poderiam ser vistos a olho nu de seus vizinhos. Segundo a Nasa, poderiam parecer maiores do que a lua no céu da Terra. Os estudos apontaram que o mesmo lado dos planetas estão sempre voltados para a estrela, causando dias ou noites permanentes. Isso significa que os planetas têm padrões de tempo completamente diferentes da Terra, como fortes ventos soprando do dia para noite e mudanças extremas de temperatura. Segundo a Nasa, os primeiros indícios de existência dos exoplanetas foram detectados em maio de 2016, pelo telescópio espacial Hubble. Os estudos sobre o novo sistema planetário serão reforçados com o lançamento do novo telescópio espacial James Webb, previsto para ocorrer em 2018. Com sensibilidade muito maior, o Webb poderá detectar informações químicas de água, metano, oxigênio, ozônio e outros componentes da atmosfera dos planetas. O novo telescópio também analisará as temperaturas dos globos e as pressões de sua superfície, fatores-chave na avaliação de sua capacidade de habitação.

por Heloísa Cristaldo (com EBC)

AMERICAS TRAVEL A AGÊNCIA NÚMERO 1 PARA O BRASIL! WWW.AMERICASTRAVEL.NET CST # 2064111-40

ONDE VOCE ENCONTRA OS mELHORES PREÇOS PARA O BRASIL. A ÚNICA AGÊNCIA NA BAY AREA QUE TEm CONTRATOS COm TODAS AS COmPANHIAS AÉREAS

TARIFAS ESPECIAS AmERICAS TRAVEL RIO / SAO PAULO / BELO HORIZONTE / SALVADOR RECIFE / FORTALEZA E OUTRAS CIDADES

OS MELHORES PREÇOS PARA A AMÉRICA LATINA!

(415) 703-9955 / 888-703 9955 348 Hayes St, San Francisco, CA 94102

Temos preços especias do Brasil para os EUA

AmERICAS TRAVEL Número Um na America Latina

www.brazcreative.com

AmERICAN + USAIR + UNITED + DELTA + LATAm + ETC.


8

Março 2017

Atualidade

TECNOLOGIA

Internet das Coisas

brasilbest.com

Pesquisador defende urgência na regulamentação

A

lém de promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas, a regulamentação da internet das coisas precisa garantir a privacidade e a segurança dos usuários da rede. A opinião é do professor e pesquisador Eduardo Magrani, do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getulio Vargas - FGV Direito Rio.

A consulta começou em meados de dezembro e o prazo inicial para o envio de contribuições era 16 de janeiro, mas, segundo o ministério, houve pedido de diversos setores interessados em participar e que não conseguiram mandar as contribuições a tempo, por causa das festas de fim de ano, assim, o prazo foi prorrogado.

A consulta pública sobre o Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT) terminou à meia-noite de ontem (6).

De acordo com o pesquisador da FGV, especialistas na área contribuíram bastante para essa consulta pública, mas faltou engajamento maior da sociedade, com a participação de cidadãos “entendendo do que trata a internet das coisas e contribuindo com seu ponto de vista”.

Magrani explica que internet das coisas é um tema “guarda-chuva” que trata de objetos inteligentes interconectados, que vão desde carros automatizados até relógios inteligentes ou eletrodomésticos controlados via celular. Lembra que tudo isso gera muitos dados sobre os hábitos dos usuários. “Inclusive dados sensíveis, eles podem saber o que a gente come, quanto a gente gasta de calorias durante o dia e qual é o nosso percurso para o trabalho ou para qualquer lugar. Todos esses dados são informações pessoais que, se comercializadas ou transferidas a terceiros sem o nosso consentimento, podem vir a gerar algum dano nas nossas vidas. Então, a internet das coisas acaba impactando a todos nós por remeter a questões de privacidade”.

Internet

das Coisas por Akemi Nitahara (com EBC)

Além de questões de privacidade, o pesquisador destaca também problemas de segurança que objetos conectados podem gerar. “A gente já tem exemplo de rackeamento de carros automatizados, de câmeras de vigilância, o que fez cair o Netflix e o Pay Pal em dezembro do ano passado. Todos esses exemplos remetem a falhas de segurança em internet das coisas”, observa.

Há a preocupação, ainda, com mudanças no mercado de trabalho que a internet das coisas envolve.“A gente precisa, nas escolas, universidades e cursos técnicos, preparar, capacitando esses alunos para um novo mercado do século 21, da chamada quarta revolução industrial. Hoje, já há a expectativa de que várias profissões vão desaparecer do mercado em função da automação. Escritórios de advocacia hoje estão demitindo advogados recém-formados e substituindo por softwares, por robôs, que fazem um trabalho parecido. Então, como a gente capacita essas pessoas para esse novo mercado que é altamente impactado pela tecnologia?”, pergunta o professor.

Padrão tecnológico

Consulta Pública

Magrani questiona a falta de transparência no uso das informações, segundo ele, um dos principais pontos a serem resolvidos no Plano Nacional. “Você sabe para onde vão esses dados? Sabe para quem o Google transfere? Você sabe se ele transfere para o seu seguro de saúde cobrar mais caro? A gente não sabe, então, tem que haver mais transparência nessas coisas”.

Outra questão a ser tratada na regulamentação, de acordo com Magrani, é o padrão tecnológico. “Para o seu celular se comunicar com a sua geladeira, deve haver um padrão compatível de conexão entre eles. Então, esse é um problema na internet das coisas, como a gente criar padrões que permitam essa intercomunicação entre os objetos. Essa é uma questão altamente técnica que está presente na consulta”.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC), que desenvolve o plano em parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a consulta pública sobre o Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT) recebeu mais de 22 mil acessos, que geraram quase 2 mil contribuições por meio da plataforma Participa.br.

“Essa é a principal função de uma consulta pública pela internet, que o cidadão possa colocar a sua opinião. A gente viu muita participação de grupos específicos da sociedade civil e de empresas e pouco de cidadão individual. Isso significa que o Estado não fez um bom trabalho para capacitar as pessoas nesse tema, as pessoas continuam não conhecendo sobre os impactos da internet das coisas, achando que não têm nada a contribuir. E, na verdade, a internet das coisas trata de coisas que eles usam diariamente”. Debate é prejudicado

Magrani também critica o fato de a consulta ter sido aberta no período das festas de fim de ano, o que, para ele, prejudica o debate. “O Estado tem o dever de capacitar as pessoas para o debate. Foram dois meses, mas começou em meados de dezembro, quase natal, e iam fechar no início de janeiro, em meio a datas festivas e ainda voltando de férias. Com que intuito o Estado quis colocar essa consulta pública na calada da noite? Afastar as pessoas do debate? A ideia é incluir as pessoas. É um equívoco colocar uma consulta pública entre natal e réveillon”, disse ele. O MCTIC informou que o próximo passo é “consolidar as informações coletadas na Consulta Pública e juntá-las às demais informações produzidas pelo Estudo de IoT, realizado pelo consórcio contratado pelo BNDES que trabalha para a Cooperação Técnica entre o BNDES e o MCTIC para gerar o diagnóstico e propor ações para o desenvolvimento da utilização e da geração de valor que a Internet das Coisas pode gerar para o país”.


brasilbest.com

Cultura

LIVRO

O Recomeço

Histórias contos & poesias S

e depender dos livros da escritora Isa Colli, em breve teremos uma geração com ampla consciência ambiental, capaz de salvar o planeta, mais gentil e preparada para atos de generosidade que certamente farão diferença no mundo. A escritora é autora de vários livros infantis e todos eles abordam a sustentabilidade e a necessidade de proteção ao meio ambiente, do respeito pelo próximo, da tolerância às diferenças e da valorização do consumo de alimentos saudáveis e sem agrotóxicos, temas de fundamental importância numa sociedade que parece caminhar para o caos. Todos os livros possuem ilustrações primorosas, aliadas a textos que fluem e prendem a atenção. O novo livro infantil da escritora, A Fazendinha, foi lançado no dia nove de fevereiro, no Clube Literário Chiado, em Lisboa. Nesse mesmo dia também foi lançado o romance O Recomeço, que é baseado em fatos reais. Enquanto A Fazendinha conta a história de Felícia, uma menininha que ama as plantas e os animais, O Recomeço conta a história de João Carlos, um surfista que, com Maria Paula, protagoniza uma luta inglória

contra um inimigo poderoso. O despertar da força desta menina mimada, da cidade grande, e do jovem angrense na busca pela sobrevivência, humanizam as páginas deste livro. Isa Colli, autora também de poesias e contos, afirma que escrever para crianças é prazeroso exatamente porque é possível abordar assuntos sérios de forma lúdica, com a certeza de que as lições passadas através das fábulas serão aprendidas. Acima de tudo, porque as crianças são desprovidas de preconceitos e assimilam as lições, que carregam para a vida toda. “ Quem nunca foi advertido pelo filho pequeno para não deixar a torneira aberta ao escovar os dentes, porque senão vai acabar com a água do Planeta? As crianças não esquecem lições como essa”. Isa tem sete livros publicados. No ano passado lançou “O Pirulito das Abelhas” na 86ª Feira do Livro de Lisboa, com chancela da Chiado Editora, e participou da Bienal Internacional do Livro de São Paulo.  Mais informações em http://isacolli.com

por Isa Colli isacolli.com

Março 201 7

9

Novos livros da escritora brasileira são lançados na Europa


10

Março 2017

Imigração

SONHO DE IMIGRANTE

Richardosn Vilefort

brasilbest.com

Um sonho realizado com sucesso no mercado de venda de automóveis - Qual foi a sua motivação pra transferir sua vida e seus sonhos para os EUA? Eu vim para os EUA quando tinha 11 anos de idade com a minha mãe. Eu crecsi em Corte Madera, Califórnia. - Você teve uma pessoa que lhe deu apoio na chegada? Minha tia Angela, que já morava aqui, deu o suporte necessário em nossa chegada nos EUA. - Qual foi a sua maior dificuldade nos primeiros anos de América?

Richardson Vilefort decidi unir o útil ao agradável.

Como cheguei ainda criança, não tive muitas diculdades. Aprendi o ingles e me adaptei a cultura muito rápido. - Em algúm momento você teve mêdo, ou desanimou? Apesar das dificuldades que encontrei durante minha jornada de imigrante, não pensei em desistir. As dificuldaes me tornaram mais forte. - Como você se interessou pelo mercado de automóveis Sempre gostei de carros. Com o tempo descobri que vender carros é uma atividade onde pode se fazer muito dinheiro. Então

- Qual foi o momento mais marcante de sua carreira nos Estados Unidos até agora?

Quando fui reconhecido pela Ford pelo meu bom atendimento ao cliente. Recebi um prêmio por estar entre os 30 melhores vendedores em todo país. - Que conselho você daria para um imigrante que está acabando de chegar na América? Que acredite no seu sonho, porque neste país, tudo pode se realizar!


brasilbest.com

Cinema

CULTURA

Os Penetras 2

Dezembro 2016

11


12

Março 2 2017 20 01 7

Música

CULTURA

Boca do Rio Tour

Fotografia I Humberto Ohana

Humberto Ohana é Formado em Fotografia profissional pelo Lanny College of Oakland, Califórnia em 1997, Humberto ama futebol, arte, crianças, suas duas filhas, seus amigos e, principalmente, a natureza. De volta ao Brasil após 20 anos nos EUA, está focado em sua maior paixão: fotografar o mundo. Com workshop marcado para junho de 2016 em Paraty, Rio de Janeiro, na Mostra Internacional de Fotografia, com exposição e debate sobre fotografia. https://www.flickr.com/photos/122000334@N04/

brasilbest.com


Copa Airlines

brasilbest.com

VIAGEM

Compras baratas no Panamá

Compras Panamá baratas

no

de 3 praças de alimentação (com um grande carrossel no meio), cinemas e outras atrações. É de deixar qualquer consumista doido! Panamá Shopping Card (para estrangeiros)

Existe um cartão chamado “Panamá Shopping Card” exclusivo para visitantes e estrangeiros. Ele oferece até 50% de desconto em dois principais shoppings, o MetroMall e o Multiplaza Pacific. Para conseguir um desses, é só mostrar seu passaporte nos centros de informação desses dois shoppings ou no Aeroporto Internacional de Tocumén, gratuitamente. Sim, é simples mesmo!

A

pesar de o Panamá ser o paraíso das compras, o país possui lindas paisagens e hotéis luxuosos, então que tal unir o útil ao muito agradável? Comprar onde os panamenhos compram é a melhor alternativa para economizar; se é isso que você procura, afaste-se do centro e vá ao Metromall e a Los Pueblos, que têm bons preços. MetroMall Pertinho do Aeroporto Internacional de Tucumém, está o MetroMall, que pode ser sua primeira parada para as comprinhas, já que o shopping oferece transporte gratuito de ida e volta que sai a cada 45 minutos. O shopping tem algumas lojas diferentes como Multimax, Audi Foto, Mac Store, que vendem eletrônicos; loja de departamentos como Stevens, Machetazo, El Costo e as de roupas e perfumaria (Tommy Hilfiger, La Riviera, Calvin Klein). Albrook Mall Lá você encontra de TUDO a preços baixos, e se der sorte, pode pegar uma promoção e garantir 50% de desconto ou mais em suas compras no Panamá. O shopping reúne lojas como L’Occitane, Tommy Hilfiger, Calvin Klein, Puma, BlackBerry, Levi’s, além

Dica importante Se o objetivo da sua viagem for unicamente COMPRAS, programe-a para julho ou dezembro. O motivo é que no Panamá o 13° é pago em duas parcelas no ano aos panamenhos, quando “propositalmente” todos os shoppings entram em promoção, e você aproveita, claro!. Boa Viagem, pela Copa Airlines!

VOOS São Paulo - Panamá

Rio de Janeiro - Panamá

CM 801 GRUPTY 130A 624A CM 758 GRUPTY 135A 634A CM 702 GRUPTY 325A 824A CM 724 GRUPTY 520A 1019A CM 700 GRUPTY 1215P 523P

CM 872 GIGPTY 235A 645A CM 215 GIGPTY 1245P 507P

Brasilia - Panamá CM 204 BSBPTY 215A 628A

Belo Horizonte - Panamá CM 764 CNFPTY 130A 629A

Março 2017

13

Além de ótimos preços, Brasileiros não precisam de visto para entrar no Panamá


14

Março 2017

Arte

CULTURA

Hilton Alves

brasilbest.com

Muralista das ondas perfeitas lançou sua nova coleção Surf Street Art

E

sta coleção é composta por 25 pinturas originais com temas baseados em suas experiências com outros artistas do movimento street art e suas próprias experiências como embaixador do surf art mundial. Considerado um dos maiores talentos da atualidade em matéria de pinturas que retratam as ondas, o mundo do surf e seus personagens, tal como animais marinhos em geral, tanto nas telas como em grandes murais, Hilton levou dez meses para criar esta nova coleção, onde se baseou em suas experiências participando de festivais e estudos sobre o universo do street art.

Em dezembro de 2016, Hilton foi convidado para pintar um de seus murais do projeto 101 Perfect Waves em Miami, durante a semana do Art Basel, evento anual que reune os maiores nomes do street art mundial como Shepard Fairey (Obey), London Police, Pez Barcelona, os brasileiros Eduardo Kobra, Fabio FLOP, Os Gêmeos, entre outros e foi durante este período que Hilton concluiu duas pinturas da coleção. Ao retornar ao Havaí, onde reside desde 2007, o artista pode finalizar as artes finais e como previsto, lançou oficialmente a coleção Surf Street Art em fevereiro.

Hilton Alves

Pintando quadros profissionalmente desde 2000, o artista começou a pintar grandes murais em 2004, em Guarujá-SP e a partir de 2016 começou a participar de festivais de street art nos Estados Unidos, pintando ao lado de grandes nomes do gênero. Desde então, Hilton vem se dedicando a esta nova série de pinturas que une o surf e street art, uma combinação que o próprio artista acredita que tem tudo a ver.

“O surf é sinônimo de liberdade assim como a arte de rua e esta nova coleção transporta as pessoas para um mundo de imaginação sem limites, em cores, formas e mensagens positivas” - relata o artista.  Miami Art Basel

Ao criar as 25 pinturas, Hilton utilizou em suas telas variadas técnicas de airbrush, colagem de imagens, tinta spray, além de técnicas desenvolvidas durante o processo de criação das obras. Algumas destas pinturas estarão disponíveis em edições limitadas em breve. Para maiores detalhes sobre a coleção Surf Street Art visite o site www.101perfectwaves.com 

por Fábio Boturão


brasilbest.com

Imigração

SONHO DE IMIGRANTE

Aparecido Bill

Março 2017

15

Lutador dos tatames, mestre da vida e imigrante vencedor

Aparecido S Bill

e tivéssemos que escolher entre 3 palavras para lançar o profissionalismo de Aparecido Bill estes seriam “Constância, Esforço e Entrega”. Professor Bill, natural do Rio de Janeiro Brasil começou a treinar a Nobre Arte do Jiu-Jitsu na idade de 6 anos, devido ao bulling de seus companheiros. Ao longo dos anos ele teve muitos desafios, mas sua perseverança levou-o a se tornar 2X Campeão Mundial e 5X Campeão Nacional no Brazilian Jiu-Jitsu. Em 1996, ele foi para os Estados Unidos para cumprir um dos seus maiores sonhos: compartilhar e transmitir seus conhecimentos para tantas pessoas quanto fosse possível. Em sua turnê pelo país

das grandes oportunidades, foi dos pioneiros do jiu jitsu em Jacksonville, Florida. Compartilhou seus ensinamentos para os que buscavam aprender esta Arte. Nesse ano o Jiu-Jitsu não era tão citado como hoje, e as oportunidades da vida levaram-no a diferentes cidades como New Orleans e Los Angeles. Depois de viajar por diferentes cidades americanas, ele se estabeleceu em Sonoma County, CA, onde se tornou parte de uma franquia de prestígio, que dirigiu durante 9 anos com sucesso. Empreendedor nato e apaixonado por artes marciais, Bill decidiu

formar sua própria empresa de tecnologia, a “Mobile Black Belt” que já produziu vídeos de grandes nomes da indústria do Jiu-Jitsu.

Já em seu 4 Grau Faixa Preta e com sua mente empreendedora, em meados de 2015 decidiu voltar para a Flórida, Jacksonville. Lá começou a transmitir seus ensinamentos, dirigindo sua própria associação chamado Bill Jiu Jitsu que foi fundada em Maio de 2016. Bill acredita e sempre acreditou que trabalhando com dedicação, amor e eficácia, qualquer pessoa consegue chegar onde deseja. Bill ajuda na formação de novos líderes, atletas ou pessoas que buscam através da arte do Brazilian JiuJitsu, estar em shape ou simplesmente uma melhor qualidade de vida no seu dia a dia.

Missão da Bill Jiu-Jitsu Association: Educar, incentivar e contribuir para a formação integral dos alunos praticando com um nível de consciência que lhes permite aprender a assumir as responsabilidades em executar as várias disciplinas de artes marciais, a aquisição de conhecimentos técnicos suficiente para auto-defesa, auto-confiança e o engrandecimento da sua auto-estima. Bill Jiu-Jitsu Association 11570 San Jose Blvd. #8 Jacksonville, FL, contact@billjiujitsu.com Tel.904-666-7036 - www.billjiujitsu.com.


16

Cultura

Março 2017

MÚSICA

Gabriel Santiago

brasilbest.com

Gabriel Santiago por Paulo Passos Paiva

Connections, Gabriel prioriza o lado instrumentista/arranjador e apresenta releituras diferenciadas e pinceladas de compositores Brasileiros como Edu Lobo, Milton Nascimento, Baden Powell e renomados jazzistas como John Coltrane.

G

abriel Santiago é um compositor, arranjador e multi-instrumentista brasileiro, nascido em Ilhéus na Bahia. A influência e incentivo do pai, Délio Santiago, também músico fez Gabriel voar alto na sua formação musical. Nos Estados Unidos tornou-se doutor em Composição pela University of Texas at Austin em Austin, onde recebeu o prêmio “2013 Outstanding Dissertation Award”. Em 2010, Gabriel já havia sido premiado com o “Eleanor A. Stribling Award for Excellence in Jazz Studies” e no mesmo ano premiado nacionalmente (EUA) com o “ASCAP Young Jazz Composer Award” (sendo o primeiro compositor brasileiro a receber o prêmio). Além do doutorado, Gabriel foi aluno de monstros sagrados do Jazz americano como os guitarristas Pat Metheny e Adam Rogers, e da compositora Maria Schneider. Aos 36 anos, Gabriel Santiago vem trilhando uma sólida carreira e uma obra que já inclui nove álbuns e dois DVD´s. Trata-se de um músico bastante versátil, que tem atuado desde a formação de Orquestra Sinfônica à música da câmara, Big Band e pequenos grupos de jazz. Em quarteto trabalhou com Justin Vasquez (nos saxofones Alto e Soprano,) Sidiel Vieira (nos contrabaixos Acústico e Elétrico) e Thiago “Big” Rabello na bateria. Outro recente projeto, o grupo METROPOLE, formado junto a Thiago Rabello, Sidiel Veira e Zé Godoy, teve o álbum de estreia lançado no Japão pelo selo Rambling Records. O jazz e a música brasileira são os principais focos de sua obra. Em um de seus novos trabalhos,

Gabriel tem impressionado os críticos. Em recente artigo, a revista americana JazzTimes Magazine o definiu como “um jovem mestre do violão e da guitarra” e suas composições, “encantadoras”. Na sua trajetória tem colaborado com artistas de peso como Esperanza Spalding, Chris Potter, Stefon Harris, John Clayton, Terrence Blanchard, Janek Gwizdala, Carmen Bradford, André Mehmari, Odair Assad e Gilson Peranzzetta, e contribuiu com mestres da engenharia de gravação, como o lendário Rupert Neve, quando foi convidado a ser o primeiro artista a testar e gravar com a primeira linha de microfones desenhada por Mr. Neve. Gabriel também participou como artista convidado de diversos grupos sinfônicos, universidades e salas de concerto americanas como Dallas Wind Symphony, The University of Wisconsin Stevens Point, University of Texas at Austin, entre outras. Com o grupo “Gabriel Santiago Quintet” abriu shows de artistas como Pat Metheny e com “Gabriel Santiago Orchestra”, o show de Robert Glasper Experience. Seu mais recente trabalho, o duplo DVD/ CD ALIVE foi eleito pelo blog japonês “Big Band News” como o melhor álbum de big band de 2012, dentre 250 álbuns selecionados no mundo inteiro. Para a finalização de seu novo álbum e turnê, TRAVELLER, Gabriel Santiago criou uma campanha de financiamento coletivo com a PledgeMusic, onde oferece a pré-venda especial do disco e vários presentes para os colaboradores. No site da campanha, Gabriel conclama a todos: “O disco já está incrível nessa etapa, mas eu quero que você seja parte disso tudo!” Discografia: Samambaia – Mosaico (2002), Gabriel Santiago (2007), Momentum, The Blue Rock Sessions (2010), Gabriel Santiago Quintet (2011), Gabriel Santiago Orchestra (2012), Alive (2012), Symphonic (2013), Metrópole (2014) e Connections (2014). Participe: www.pledgemusic.com/projects/gstraveler

ANUNCIE MELHOR, ANUNCIE BRASILBEST. 650-204-9940 I contact@brasilbest.com


brasilbest.com

Serviço

AGENDA CULTURAL

Marta Tavares

Março 2017

17

Los Angeles

San Francisco

Sacramento ZUMBA classes with Rebecca Data: Mondays and Wednesday 6p - 7p Local: Brazilian Center for Cultural Exchange CAPOEIRA with Mestre Samuka Data: Saturdays, from 1:30-3:00pm Local: Brazilian Center for Cultural Exchange BELLY DANCE classes with ADRIANA Data: Wednesday: 7-8 pm / 8-9:30 pm Local: Brazilian Center for Cultural Exchange CONTADORES DE ESTÓRIAS: Todo primeiro domingo do mês (Horário: 2p a 6p. Local: Capoeira Mandinga 4137 Piedmont Ave.

Portland música: “Roda de Choro”, Traga o seu instrumento para tocar o choro e venha curtir esse ritmo brasileiro com a gente. Todas as sextas. Local: 721 NW 9th Avenue, Portland, OR. Horário: 7pm as 9pm. $ Free. Maiores informações www.futurepower.net/brazil música: “Brazilian Music at Sckavone’s”, samba e pagode o vivo, (open mic to play or sing). Todas as quintas. Local: 4100 SE Division Street, Portland, OR. Horário: 9:30pm to midnight. $ Free. Maiores informações 503.235.0630 ou www.sckavones.com

COMPRO ROTAS DE

LIMPEZA DE CASAS Fale com Steve

925-765-4915 AMERICANO PROCURA AMERICANO, 63 anos, gostaria de conhecer uma mulher brasileira (qualquer idade, acima de 21 anos). Gosto de tenis, dança, viagens, spas, passeios, jantar fora, shows, etc. Falo inglês somente. Ligar no 415-517-5977 (dia ou noite)

A Culinária Brasileira e Portuguesa no programa

ESPAÇO DA CULINÁRIA com Luis Lourenço todas as Quarta-Feiras à 1:30 pm, nas Rádios KLBS 1330 AM (Los Banos) KSQQ 96.1 FM (San Jose).


18

Março 2017

Entretenimento

PASSATEMPO

O governo de Cuba vai tomar providências para que nenhum cubano vá para a cama sem comer. - Vai recolher todas as camas.

Qual e a semelhança entre um argentino humilde e o Super-Homem? R: Nenhum dos dois existe.

-----------------------------------------------------

Por que quando uma loira morre o cérebro dela fica do tamanho de uma azeitona? R: Porque incha.

Como saber se tem computador na padaria? R: Vê se o português tá com o mouse atrás da orelha. -----------------------------------------------------

-----------------------------------------------------

-----------------------------------------------------

O pai judeu falou: - Isaac já fez? - Sim, babai. - Jacob já fez? - Sim, babai. - Sarah já fez? - Sim, babai. - Raquel já fez? - Sim, babai. - Então bode dar a descarga...

Viu a última câmera fotográfica japonesa? R: É tão rápida que pode fotografar uma mulher com a boca fechada.

----------------------------------------------------Qual a diferença entre o Argentino e a pilha? R: A pilha tem um lado positivo. ----------------------------------------------------Qual é a melhor marca de aspirador de pó na Argentina? R: Maradona.

CAÇA PALAVRAS

-----------------------------------------------------

Como se diz “cabelos sujos” em chinês? R: Chin Chan Pu

Como é restaurante self-service de português? R: O cliente é pesado, na entrada e na saída.

brasilbest.com

-----------------------------------------------------

- Querida, o que você prefere? Um homem bonito ou inteligente? - Nem um, nem outro. Você sabe que eu só gosto de você.

-----------------------------------------------------

Piadas e Jogos

-----------------------------------------------------

7 ERROS

007 vai num programa de entrevistas na Televisão Portuguesa e se apresenta: - My name is Bond, James Bond. E o entrevistador: - E o meu nome é Quim, Joaquim! ----------------------------------------------------Melô do Surdo: “Eu presto atenção no que eles dizem, mas eles não dizem nada!” - (Engenheiros do Hawaii) ----------------------------------------------------Melô do Pão Duro: “Amanhã de manhã, vou pedir UM café pra nós DOIS!” - (Roberto Carlos)

CRUZADAS

Verticais

Horizontais


brasilbest.com

Cultura

CINEMA

Gui Pereira

Março 201 7

Gui Pereira por Stephen Thompson

M

úsicas excelentes e inovadoras foram criadas por muitas gerações no Brasil. Nos anos 60 até Frank Sinatra gravou a versão de A Garota de Ipanema. Logo após, foi a vez de Sergio Mendes trazer a música brasileira para os palcos internacionais. Hoje em dia, o Brasil se tornou cenário da música sertaneja. Como reflexo de inspiração, o diretor Gui Pereira acabou de completar as filmagens do longa metragem Coração de Cowboy, um projeto que envolveu dedicação e paixão desde os tempos de colégio. “A idéia de Coração de Cowboy veio à tona quando eu estava assistindo Crazy Heart com Jeff Bridges. Ocorreu-me então que não existiam filmes no Brasil que se tratassem sobre a música sertaneja, mesmo sendo o gênero musical mais popular desde os anos 70. Eu sempre amei música sertaneja brasileira e sempre fiquei surpreso com a semelhança com a música country dos Estados Unidos. Uma das coisas que mais me incomodaram foi o fato de que as pessoas tendem a tratar a música sertaneja como algo “caipira”, e eles não vêem a riqueza presente na honestidade das letras. Eu fui capaz de colocar junto um elenco top formado por celebridades pois todos se envolveram emocionalmente com o autêntico roteiro e a narração envolvida. Fazer este filme foi a melhor experiência da minha vida.” Gui Pereira tem uma lista impressionate de vinte e cinco filmes creditados no IMDb, e mais de setenta e cinco créditos em direção na televisão! Em 2011, Gui Pereira dirigiu um clipe que teve um

19

Cowboy Director está trazendo a música sertaneja para os E.U.A ótimo acolhimento por uma das duplas mais populares da música sertaneja, Chitãozinho & Xororó. Finalmente, em 2013, ele dirigiu The Adventures of Sheriff Kid McLain, que conta com Chris Devlin (Criminal Minds) como protagonista. Além de ter sido premiado em muitos festivais, o curta-metragem de faroeste foi filmado no icônico Melody Ranch Studios – uma vez pertencido ao cantor e caubói Gene Autry, locação do filme premiado ao Oscar Django Unchained dentre outros inúmeros filmes de faroeste. The Adventures of Sheriff Kid McLain ganhou o prêmio de Melhor Curta-Metragem de Ação no festival de 2013 ISFF, Hollywood, e ganhou Gold Chinh Award no festival de Chinh India International Childrenís Film Festival, além de muitos outros prêmios.

“Nós temos um acordo de distribuição no Brasil paro o filme Coração de Cowboy e está agendado para ir aos cinemas no fim deste ano. Eu tenho alguns outros filmes que eu gostaria de dirigir neste gênero específico. Não só faroestes, mas filmes que tratam da música sertaneja. Eu espero fazer um filme biográfico sobre Chitãozinho & Xororó em um futúro próximo e também tenho algumas histórias sobre a música country americana que estão em fase de desenvolvimento.” Gui se estabeleceu como um dos maiores nomes na indústria cinematográfica brasileira. Mesmo sendo jovem, ele já trabalhou com grandes nomes no Brasil como Tom Cavalcante, Chitãozinho & Xororó, Jackson Antunes, Françoise Furton e muitos outros. Ele coordena seu trabalho entre Los Angeles e Brasil. Contato: Steve Thompson / Thompson Communications 856-942-4434 steve@thomcomm.net


20

Março 2017

Culinária

RECEITA

Bia Flores

brasilbest.com

Ricotta Pudding with Almonds

Pudim de Ricota com Amêndoas Ingredientes: 6 - 8 porções

Ingredients: 6 - 8 servings

Para o pudim - 1 kg de ricota pastosa - 3 xícaras (130 g) de farelo de pão fresco, feito com 5 a 6 fatias de pão de forma sem a casca e passadas no liquídificador ou processador - ½ xícara (100 g) de açúcar - 1 colher (chá) de água de rosas ou 1 colher (sopa) de casca de laranja ralada fina - ½ colher (chá) de extrato de amêndoas (opcional) - 4 bagas de cardamomo verde ou ½ colher (chá) de cardamomo em pó (veja a dica) - 1 pitada de sal - 100 g de manteiga derretida - ½ xícara de amêndoas descascadas, picadas grosseiramente ou cortadas em lâminas Para a calda de morangos - ½ kg de morangos cortados em fatias grossas - 5 colheres (sopa) de açúcar - 2 colheres (chá) de casca de laranja ralada fina - 2 colheres (sopa) de creme de cassis ou licor de frutas

por Bia Flores

For the pudding - 1 kg of ricotta ricotta - 3 cups (130 g) fresh bread bran, made with 5 to 6 slices of bread form without the shell and passed in the liquidiser or processor - ½ cup (100 g) sugar - 1 teaspoon rose water or 1 tablespoon finely grated orange peel - ½ teaspoon almond extract (optional) - 4 berries of green cardamom or ½ teaspoon of cardamom powder (see tip) - 1 pinch of salt - 100 g of melted butter - ½ cup peeled almonds, coarsely chopped or cut into slices For the strawberry syrup - ½ kg of strawberries cut into thick slices - 5 tablespoons of sugar - 2 teaspoons finely grated orange peel - 2 tablespoons of cassis cream or fruit liqueur

anabiaf79@aol.com

Method of preparation:

Modo de preparo: Pudim: preaqueça o forno a 325°F (165°C). Unte com manteiga uma assadeira alta de 21 x 28 cm. Em uma tigela grande, coloque a ricota, o farelo de pão, o açúcar, a água de rosas (ou a casca de laranja ralada), o extrato de amêndoas (caso esteja usando), o cardamomo, o sal e a manteiga derretida. Misture tudo delicadamente, somente até os ingredientes se incorporarem. Espalhe a mistura na forma preparada e alise a superfície. Por cima, espalhe as amêndoas. Leve para assar por 50 a 60 minutos, até dourar ligeiramente. Retire do forno e deixe esfriar. Leve à geladeira até o momento de servir. Calda: coloque os morangos e o açúcar em uma panela média, misture e deixe repousar por 15 a 20 minutos para os morangos liberarem o próprio suco. Leve a panela ao fogo moderado por 5 a 6 minutos, até ferver. Retire do fogo, adicione a casca de laranja, o creme de cassis ou licor e misture. Deixe esfriar e sirva junto com o pudim cortado em quadrados ou fatias. Sugestão: caso você não encontre a ricota pastosa , use ricota talhada (curdle) para substituir e adicione mais 2 fatias de pão. A massa ficará mais líquida e precisará de um pouco mais de tempo para assar.

Pudding: Preheat the oven to 325 ° F (165 ° C). Grease a 21 x 28 cm high baking dish. In a large bowl, put the ricotta, bread bran, sugar, rose water (or grated orange peel), almond extract (if you are using it), cardamom, salt and melted butter. Mix everything delicately until the ingredients are incorporated. Spread the mixture into the prepared form and smooth the surface. Above, spread the almonds. Bake for 50 to 60 minutes, until golden brown. Remove from the oven and let cool. Refrigerate until ready to serve. Saute: Place the strawberries and sugar in a medium saucepan, mix and let stand for 15 to 20 minutes for the strawberries to release the juice itself. Bring the pan to the moderate heat for 5 to 6 minutes, until boiling. Remove from the heat, add the orange peel, the cream of cassis or liquor and mix. Let it cool and serve along with the pudding cut into squares or slices. Tip: If you can not find the pasty ricotta, use ricotta to substitute and add two more slices of bread. The dough will be more liquid and will need a little more time to bake.

HORÓSCOPO aquário - 20/01 à 18/02 Vão surgir oportunidades boas para você conseguir o que quer. Pondere bem para não cometer erros já cometidos no passado, agindo assim terá crescimento. Sucesso no amor.

gêmeos - 21/05 à 20/06 Terá um mês sereno em que poderá contar com respostas favoráveis. Terá oportunidade de resolver alguns de seus problemas, não desista de objetivos mais antigos, pois tudo continua a ser possível.

libra - 23/09 à 23/10 Vai alcançar pequenas vitórias ao longo do mês, que irá deixa-lo cheio de confiança para enfrentar os próximos tempos. Estabeleça novas metas de acordo com o que é possível.

peixes - 19/02 à 19/03 Viverá momentos agradáveis com o seu parceiro apesar de ter pouco tempo para a sua relação, aproveite intensamente. Se está sozinho poderá voltar a se apaixonar!

câncer - 21/06 à 22/07 Terá um mês cheio de energia e conseguirá aproveitar tudo o que surgir para melhorar a sua vida. Há que ser positivo e não temer mudanças, tudo será para melhor e força de vontade não irá faltar!

escorpião - 24/10 à 22/11 Pode contar com novidades positivas ao longo do mês, o que dará mais força para dar o melhor de si em tudo o que se propor a fazer.

áries - 20/03 à 19/04 Andará muito distraído e todo o cuidado será pouco. Estará mais sensível a pequenos acidentes e complicações que vão gerar aborrecimentos. Tente ganhar tempo antes de tomar decisões.

leão - 23/07 à 22/08 Muitos assuntos podem passar pela sua mão e tudo terá um desfecho favorável aos seus interesses. Os seus amigos serão importantes ao longo deste mês, portanto quando for necessário dê o seu apoio.

sagitário - 23/11 à 20/12 Novidades positivas ao longo do mês irão motiva-lo a dar o melhor de si em tudo o que se propor a fazer. Dedique algum tempo para si próprio e para organizar o seu lar.

tour0 - 20/04 à 20/05 Será muito prático durante o mês de Fevereiro, tem uma conjuntura muito auspiciosa que dá força suficiente para conduzir a sua vida de acordo com o que é melhor para si. Esteja aberto a novos desafios.

virgem - 23/08 à 22/09 Não deve tomar decisões rápidas, tudo deve ser ponderado antes de avançar, agindo assim vai conseguir alcançar o que deseja. Tudo aconterá no tempo certo. Mantenha a confiança.

capricórnio 21/12 à 19/01 Terá alguns contratempos no início do mês, mas não desanime. Tudo irá melhorar com o tempo. Existe a possibilidade do surgimento de novas despesas, quando menos esperar.


Imigração

brasilbest.com

EDUCAÇÃO

Bolsa de Esatdo nos EUA

Bolsa de Estudo Nos Estados Unidos

C

onseguir uma bolsa de estudo nos EUA é um sonho muitos estudantes brasileiros. E o motivo é muito simples: este país é conhecido mundialmente pela alta qualidade de seu ensino superior.

Dica um bom site para pesquisar faculdades oferecendo bolsa nos EUA intuitiva: http://www. hotcourses.com.br/usa/ Documentos necessários A lista é um pouco longa e, as vezes, difícil de providenciar: • Comprovantes de todos os cursos que fez. Isto é: diplomas, históricos escolares e certificados de conclusão. • Cartas de recomendação de professores universitários mostrando porque acreditam que você pode ser um bom candidato a uma bolsa de estudos nos EUA.

Você terá que fazer provas, algo semelhante ao nosso vestibular. Pesquise informações sobre as provas mais usadas pelas universidades dos EUA: SAT e ACT Você precisará provar que fala e escreve em inglês para ter chance de estudar com bolsa nos EUA. Os testes mais comuns são: IELTS e TOEFL

O mais provável é que tudo aconteça online. Você entra no site das faculdades as quais deseja se candidatar a bolsas de estudos, se cadastra, preenche corretamente, envia os documentos digitalizados, etc. Muitas universidades dos EUA que oferecem bolsa de estudos, utilizam um site em comum, para facilitar a vida dos candidatos: www. commonapp.org Matrículas Se você recebeu um carta de Admissão na faculdade que queria, parabéns! O próximo passo será conseguir seu visto de estudante americanos.

Um bom conselho é melhorar o domínio do inglês. Antes de pensar em uma bolsa de estudos nos EUA, é importante que você já tenha escolhido uma faculdade preferida e uma lista de outras, para se candidatar a todas. Já tem isso em mente? Pesquise na internet as melhores universidades da sua área, baixe catálogos e, se puder, pergunte para pessoas que estudaram por lá.

21

Como se inscrever

São mais 5 mil instituições acadêmicas espalhadas nos 50 estados americanos. No ranking das 500 melhores universidades do mundo, os Estados Unidos aparecem na liderança disparada como o país com mais universidades entre as 500 melhores.

Bolsas de estudos nos EUA

Março 201 7

• Carta pessoal declarando porque você merece receber a bolsa de estudos nos Estados Unidos, porque escolheu aquela faculdade, dentro daquela universidade, e como você e a instituição poderão trabalhar em conjunto com ganhos mútuos. • Declaração de capacidade financeira, demonstrado que você tem total condição de se manter nos EUA como estudante. • Identificações pessoais: cópias de passaporte, habilitação para dirigir e outras, se necessário. • É evidente que tudo isso deverá estar traduzido corretamente por um tradutor juramentado. E fique atento: o mais importante destes documentos é a declaração pessoal de porque quer estudar naquela universidade. Capriche muito nela, com inglês perfeito! Testes obrigatórios Apesar de você ter que enviar seu diploma de conclusão do ensino médio, ele não é reconhecido pelo governo americano como suficiente para conseguir uma bolsa de estudos nos EUA.

As inscrições costumam ser em janeiro, mesmo os cursos se iniciando muitas vezes em setembro! O segundo semestre de aulas começa em janeiro ou fevereiro e a resposta sobre sua inscrição chegará em julho do ano anterior. Escolhendo que matérias estudar Diferentemente do Brasil, onde as grades de aulas são muito engessadas, com poucas matérias eletivas para se escolher, nos EUA é o aluno que escolhe as matérias que quer cursar. É claro que isso deve obedecer certos critérios e depende da orientação de professores. O importante é não deixar tudo para a última hora e escolher algumas matérias a mais, caso você não seja aceito em alguma ou a classe esteja lotada. É muito importante que você atente para o fato de que as universidades americanas são muito exigentes em seus processos seletivos, principalmente se envolve conceder bolsas de estudos para extrangeiros EUA. Fique atento a cada detalhe, não perca nenhum prazo, consiga as melhores cartas de recomendação que puder e, principalmente, escreva a melhor declaração pessoal de sua vida! Siga estas dicas e sua possibilidade de ser aceito numa bolsa nos EUA será muito grande. Boa sorte!

por Sergio Cardoso


22

Março 2017

Música

CULTURA

Boca do Rio Tour

AJUDAMOS VOCÊ A PROMOVER O SEU BUSINESS Business cards Flyers Brochures Posters Graphic Design

650-204-9940

www.brazcreative.com

brasilbest.com


brasilbest.com

Música

CULTURA

Boca do Rio Tour

Março 2017

23


Música

24

Novembro 2016

CULTURA

Boca do Rio Tour

brasilbest.com

ERA TRUMP: UM PESADÊLO ACORDADO - Jornal BrasilBest Mídia edição 205, Março 2017 - brasilbest.com  

• Imigração: Como se proteger da “Expedited Removal Order” • Imigração: Mattícula Consular (atualizado) • Imigração: Bolsa de Estado nos E...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you