Page 1


2

Agosto 2012

www.brasilbest.com


www.brasilbest.com

Agosto 2012

3


editorial

Brasil,o “paraíso” dos políticos curruptos.

Em qualquer sociedade civilizada, sabe-se que cometer crimes é contra a lei e é passível de punição. Será que essa lógica também vale para o Brasil? Infelizmente a realidade prova o contrário… A combinação de um Código Penal arcaico com a corrupção do sistema policial e judiciário, criou um “Paraíso de Ladrões” que é o Brasil de hoje. Os escândalos divulgados diariamente nos noticiários são revoltantes. É um insulto para o cidadão decente ter que “digerir” tanta pouca-vergonha em horário nobre. Mas o pior mesmo é saber que tudo irá acabar em pizza e impunidade, como sempre, pois rico no Brail não vai para a cadeia. Mas um favelado pobre que rouba um saco de feijão para alimentar seus filhos, pode pegar até quatro anos de prisão. A cada quatro anos se elegem mais políticos… mas para que? Para aumentar o número de ladrões do povo? Para aumentar o já altíssimo custo da máquina governamental? Aliás, por que não demitir parte dos políticos atuais, que só trabalham quatro dias por semana e que pouco ou quase nada fazem pelo povo que o elegou? O Brasil precisa mesmo é de hospitais decentes, educação de qualidade, segurança e respeito para seus cidadãos… e não de mais políticos. Qual seriam as soluções? Com certeza um novo Código Penal e acabar com a corrupção nas instituições. Fotografia: Igor Capibaribe

Como eliminar os políticos corruptos e ladrões de colarinho branco? Aí então eu pergunto - O crime não compensa? Será que isso também vale para o Brasil?

- Celso Braz

índice

Agosto 2012

Música - ”O Rappa“

16

TAXAS (Income Tax) Fala-se Português

Taxas nos EUA (Income Tax) e Brasil (Imposto de Renda) Arte - Ricardo Geyer

Bookeeping / Payrol

12

(Contabilidade / Folha de pagamento)

Varella - 415-937-7980

Ligue para uma CONSULTA GRÁTIS 4820 Bissell Ave Richmond CA 94805

Imigração - Supremo anula partes da Lei 1070 5

650-204-9940 - ph I 415-259-5752 - fax contact@brasilbest.com I www.brasilbest.com 7 Surrey Lane, San Rafael, CA 94903

4

Agosto 2012

Televisão - ”Gabriela“

21

Publisher/Executive Editor: Celso Braz Contributing Writers: Vina Schneider, Claudio Lemos, Bruno Seixas Gustavo Lino, Deborah Leite, Rosy Cavalcante, Roberto Lima, Alysson Antunes Translation: Jaqueline Jacques Contributing Photographers: Fred Pompermayer, Igor Capibaribe

BrasilBest, BrasilBest.com © 1999 Art Director/Designer: Celso Braz Designers: Lucianna Queiroz, Luciana Barbosa Wildt, Suzy Kieninger San Diego: Christine Portela I Los Angeles: Fabricio Nobre I Miami: Carlos Borges Hawaii: Nuremberg Santanna, Ricardo Taveira, Hilton Alves ALL RIGHTS RESERVED. No part of this publication may be reproduced, stored in a retrieval system, or transmitted in any form or by any means, eletronic, mechanical, photocopying, recording or otherwise without the prior written permission of the publisher and the author.

www.brasilbest.com


Imigração

C

Supremo anula lei racista

No dia 25 de Junho, a Suprema Corte dos Estados Unidos emitiu uma decisão sobre a constitucionalidade da polêmica lei do Arizona 2010 anti-imigrante. O Tribunal de Justiça anulou a maioria das cláusulas ofensivas da lei do Arizona, mas confirmou a capacidade do Estado do Arizona de efectuar discriminação racial sob estado de direito.

do arizona, em sua maioria

• a cláusula que exigiria a imigrantes carregar prova de sua situação imigratória ou seriam sujeitos a seis meses de prisão e multas; • a cláusula que tornaria um crime estadual que uma pessoa indocumentada tenha um trabalho ou procure um emprego, e • termos da lei que permitiriam certas buscas sem mandado e detenções de pessoas suspeitas de serem indocumentadas.

A lei foi contestada pela Administração Obama no tribunal e, de fato, tanto o Tribunal Distrital e o Tribunal de Apelações concordaram que a lei viola a Constituição. Porém, para a surpresa de muitos especialistas, na audiência da Suprema Corte em abril, a maioria dos juízes discordaram com a Administração e decidiram apoiar a lei. O aspecto mais controversial da lei do Arizona, conhecida como SB 1070, dá à policiais estaduais e locais a autoridade de exigir prova do status de imigração de pessoas baseado exclusivamente em “suspeita razoável” de que estão em situação illegal.

A decisão da Suprema Corte nunca discutiu se a lei discrimina a pessoas de cor e, portanto, violou a Cláusula de Proteção Igualitária, que é a razão central que a lei é inconstitucional e repugnante. Provavelmente, a cláusula da lei que obriga aos funcionários públicos exigir os documentos de imigração de pessoas que eles suspeitam poderia ser indocumentadas estará sujeita a novos desafios nos tribunais, uma vez que entra em vigor. Pode-se esperar a discriminação racial generalizada por agentes da lei, e isso vai resultar em ações judiciais que reivindicam que a lei é discriminatória como realizada. A mesma Suprema Corte poderia, no futuro, derrubar esta cláusula da lei como inconstitucional quando aplicada.

Pode-se esperar a discriminação racial generalizada por agentes da lei.

O projeto de lei não inclui nenhuma orientação sobre a forma como os agentes da lei irão determinar

quando existe uma “suspeita razoável” de que uma pessoa não está aqui legalmente. Muitos acreditam que não há maneira de aplicar esta lei, exceto através de discriminação racial contra imigrantes , especialmente, os latinos. Esta cláusula foi confirmada pela Suprema Corte como constitucional, pelo menos por enquanto que a lei ainda não tenha sido aplicada. A Administração Obama desafiou a lei apenas pelos motivos que interferia com a soberania federal sobre a política de imigração. As outras cláusulas principais da lei foram abatidas, incluindo:

Vamos esperar que assim seja!

CHRISTOPHER A. KEROSKY do escritório de advocacia KEROSKY PURVES & BOGUE é advogado militante desde 1984 e tem sido reconhecido como um dos melhores advogados de imigração no Norte da Califórnia durante os últimos cinco anos pela revista de San Francisco “Super Lawyers” edição (2006-2010). É graduado na Universidade da Califórnia, Faculdade de Direito de Berkeley, e é ex Conselheiro para o Departamento de Justiça dos Estados Unidos em Washington D.C. Ele tem escritórios em San Francisco e Santa Rosa. ATENÇÃO: O artigo acima é um artigo que discute questões jurídicas. Não se pretende ser um substituto para o aconselhamento jurídico. Recomendamos que você obtenha assessoria jurídica competente específicas para seu caso. Se você gostaria de aconselhamento do nosso escritório, ligue para (415) 777-4445 (San Francisco), (916) 349-2900 (Sacramento) ou (707) 433-2060 (Santa Rosa).

por Christopher A. Kerosky ckerosky@youradvocate.net

www.brasilbest.com

Agosto 2012

5


reflexão

A

O mundo exterior é reflexo do mundo interior

O nosso desempenho pessoal e profissional nunca será maior do que a nossa autoestima e nossa autoimagem. Autoimagem é o modo como nos vemos. Já autoestima, é o modo como nos sentimos. Mas, como podemos melhorálas? Por não conhecermos como o cérebro funciona, com frequência temos que lidar no dia-a-dia com pessoas difíceis, que ao invés de resolverem seus modos negativos de ver a vida e as outras pessoas, fazem compensações comportamentais, que segundo o renomado Dr. Alfred Adler levam a deformações. O nosso potencial é muito maior do que a gente pensa. Criei-me desde a infância ouvindo palestrantes e professores afirmarem que não usamos mais do que 5% da capacidade de nossos cérebros. Isso porque o nosso poderoso computador cerebral é como um iceberg, formado por uma pequena parte visível e por outra grande parte invisível. Estudiosos do cérebro humano afirmam que o cérebro é formado por 1% de consciente e por 99% de inconsciente. A nossa autoestima e autoimagem são construídas linguisticamente. Um dos pressupostos da Neurolinguística é que “o mapa não é o território”. O que temos no cérebro são os registros de imagens, sons, sentimentos e emoções. Os acontecimentos reais ou imaginários são registrados pelo cérebro da mesma maneira. O fenômeno neurofisiológico é o mesmo. No momento que nós compreendemos isso, temos nas mãos o poder que precisamos para fazer uma revolução positiva no nosso modo de pensar e viver.

acreditaram, para na sequência realizar. Ou seja, o sucesso é primeiro interno, depois é que ele se manifesta no mundo físico. A porta de entrada para o nosso subconsciente é o lado direito do cérebro. Por isso para poder acioná-lo precisamos estar relaxados. O poder do subconsciente está aí ao nosso dispor, obedecendo às ordens do consciente, para o nosso bem ou para o nosso mal. Nós que o bloqueamos desde cedo com sentimentos de baixa autoestima e impotência. Desbloqueá-lo fica mais fácil quando entendemos como o cérebro funciona. Aí reside a importância de intercalar o trabalho com horas de descanso, lazer e relaxamento para sermos mais produtivos e criativos. Outras duas restrições que nos impedem de viver plenamente a nossa vida e utilizar todo o nosso potencial são os sentimentos de culpa e as preocupações. Perdoar antes de ser um ato de amor é um ato de inteligência. O sentimento de culpa é um sentimento do passado. Só que é um sentimento inútil, porque é sobre coisas que já aconteceram e que não podemos fazer nada para modificar. Muitos vivem como se estivessem nadando correnteza acima com uma pedra amarrada no pescoço, cheios de sentimentos de culpa.  O que primeiro temos que fazer é perdoar a nós mesmos. Estamos aqui para evoluir e para crescer. Ninguém é perfeito. A vida é uma escola. A segunda coisa a fazer é perdoar os nossos ofensores. O fato de você não perdoar, só prejudica uma pessoa, você mesmo. Não querer perdoar assemelha-se a tomar veneno e querer que a outra pessoa morra envenenada.

Toda a realidade é criada duas vezes. Primeiro a gente cria as coisas na mente para depois se manifestar no universo físico.

Percepção é realidade. Nós atuamos conforme as nossas percepções da realidade. Mudando nossas percepções, muda-se a realidade. Toda a realidade é criada duas vezes. Primeiro a gente cria as coisas na mente para depois se manifestar no universo físico. Os grandes realizadores que abençoaram a humanidade com suas invenções e realizações não foram como o discípulo São Tomé, que precisou ver para crer. Foram homens e mulheres de visão – primeiro sonharam acordados,

6

Agosto 2012

Preocupar-se é sofrer por antecipação. As “préocupações” – o ocupar-se com as coisas que ainda não aconteceram – é sofrer por antecipação, pois é sabido que 99% das coisas que nos preocupam jamais acontecerão.

O nosso passado é conhecido e imutável. O nosso futuro é desconhecido e mutável. Podemos decidir em que direção seguir e onde queremos chegar. A única maneira de nos prepararmos para o futuro, o lugar onde vamos passar o resto de nossa vida, é viver o aqui e agora com toda intensidade.

por Soeli de Oliveira

soeli@sinos.net

www.brasilbest.com


FInAnçAS

G

“Credit

ostaria de desmistificar algumas afirmações que tenho visto na Internet. Vejo muitas companhias oferecendo-se para eliminar de sua história de crédito tudo o que estiver negativo, como atrasos, “collections”, bankruptcy, e “charge off ”. Isto é tão falso quanto as pessoas que te ligam dizendo que você ganhou um milhão de dólares num sorteio que você nem se lembra de haver entrado. Tive uma oferta deste tipo outro dia e fui dando as informações pedidas para saber até onde eles iriam. Para simplificar - me pediram $1,600.00 para aumentar o meu “credit score”.

Score”, porque é tão importante? (3) Falando ainda sobre ser enganado, algumas companhias te pedem somente um dólar para lhe mandar algum produto e depois tornam o cancelamento difícil e tentam até aumentar muito o preço do produto, como forma abusiva de punição. Este tipo de companhia às vezes lhe reporta negativamente e você perde pontos no seu “score”. Não se preocupe, existe esperança. Você pode escrever para as companhias de crédito contanto seu problema e muitas vêzes conseguir excluir de vez informações negativas de sua, história de crédito. Não é uma certeza, mas vale a tentativa.

Você pode escrever para as companhias de crédito contanto seu problema e muitas vêzes conseguir excluir de vez, informações negativas de sua história de crédito.

Quando perguntei de que maneira iriam tirar as informações negativas do meu “credit score”, responderam que não poderiam contar o “segredo” mas que em menos de um mês meu “score” teria um acréscimo de pelo menos 100 pontos. Isto é como acreditar que se mandarem emails para mil pessoas, a Microsoft irá doar um milhão de dólares para alguma instituição de caridade, ou, que irão passar a lhe cobrar uma mensalidade para acessar o Orkut ou Facebook. Infelizmente as informações negativas irão permanecer no seu “score” pelos próximos 5 a 7 anos. Somente após alguns anos, essas infomações não terão mais tanto impacto no seu “score”; mas estarão lá.

Fatores que compõe a “história de crédito” de indivíduos: 35% - Histórico dos Pagamentos Efetuados 15% - Montante que você deve 30% - Tempo de Crédito 10% - Novos Créditos Abertos 10% - Tipos de Crédito Usados Leve em consideração que o conjunto dos fatores abaixo são usados para montar sua história de crédito, e nunca ítens individuais. Recapitulando, pague pelo menos 50% do seu crédito disponível, pague sempre em dia, mesmo que somente $10 dólares. Não saia abrindo ou melhor aplicando para crédito; lembre-se que essa prática abaixa o seu “score”. Nunca perca a esperança! Se seu crédito não está bom hoje, poderá estar melhor amanhã.

Credit Scores Bureaus - Equifax: 1-800-525 6285 equifax.com

Se quiser fazer perguntas específicas, escreva para: aguinaldovarella@hotmail.com

- Experian: 1-888-397-3742) experian.com - TransUnion: 1-800-680-7289 transunion.com

por Aguinaldo Varella

AMERICAS TRAVEL A AGÊNCIA NÚMERO 1 PARA O BRASIL! WWW.AMERICASTRAVEL.NET CST # 2064111-40

ONDE VOCE ENCONTRA OS MELHORES PREÇOS PARA O BRASIL. A ÚNICA AGÊNCIA NA BAY AREA QUE TEM CONTRATOS COM TODAS AS COMPANHIAS AÉREAS

TARIFAS ESPECIAS AMERICAS TRAVEL RIO / SAO PAULO / BELO HORIZONTE / SALVADOR RECIFE / FORTALEZA E OUTRAS CIDADES

OS MELHORES PREÇOS PARA A AMÉRICA LATINA!

(415) 703-9955 / 888-703 9955 348 Hayes St, San Francisco, CA 94102

www.brasilbest.com

Temos preços especias do Brasil para os EUA

www.brazcreative.com

TAM+ AMERICAN+ USAIR +UNITED + DELTA +KOREAN +LAN CHILE + ETC.

AMERICAS TRAVEL Número Um na America Latina

Agosto 2012

7


atrasos nas obras?

cinema

Assalto ao Banco Central

M

O filme “Assalto ao Banco Central” é uma obra de ficção, inspirada no maior roubo a banco do século. Envolvendo desde a preparação da quadrilha aos bastidores da investigação da polícia federal. Em Agosto de 2005 164.7 milhões de reais foram roubados do Banco Central em Fortaleza, Ceará. Sem dar um único tiro, sem disparar um alarme, os bandidos entraram e saíram por um túnel de 84 metros cavado sob o cofre, carregando 3 toneladas de dinheiro. Foram mais de três meses de operação. Milhares de reais foram gastos no planejamento. Foi um dos crimes mais sofisticados e bem planejados de que já se teve notícia no Brasil. Quem eram essas pessoas? E o que aconteceu com elas depois? São as perguntas que todo o Brasil se faz desde então.. Direção: Marcos Paulo Elenco: Milhem Cortaz Eriberto Leão Hermila Guedes Lima Duarte (Delegado Amorim) Giulia Gam Cassio Gabus Mendes Antonio Abujamra Milton Gonçalves Tonico Pereira

por Barbara Oliveira

Cineasta Brasileira ganha dois prêmios nos EUA N a noite deste domingo (22), a cineasta brasileira Gabby Egito subiu ao mesmo palco onde o lendário Elvis Presley costumava se apresentar para receber o prêmio de Melhor Curta Estrangeiro do Las Vegas Film Festival por seu “Coisado” (Stuffed). Era a segunda vez que a diretora subia ao pódio nos últimos três dias. Na quinta-feira, ela havia levado o prêmio de Melhor Curta de LA no Los Angeles Brazilian Film Festival. “Estou nas nuvens, é um privilégio muito grande representar o meu país”, diz a diretora, que também assina roteiro, produção e montagem do curta, que foi rodado em Los Angeles e é totalmente falado em inglês. “Meu elenco e equipe foi composto por pessoas de 14 diferentes países, não dá pra ser mais internacional do que isso, né?”, ressalta Gabby.

O Los Angeles Brazilian Film Festival foi notícia nas principais publicações do cinema mundial, como o Hollywood Reporter. “É uma vitrine fantástica para mostrar o potencial do talento brasileiro, estou felicíssima”, diz Gabby, que mora em LA e estava acompanhada na cerimônia de um dos atores principais do seu filme, o americano Steve Bartlett. O longa-metragem “Capitães da Areia”, dirigido por Cecília Amado, neta de Jorge Amado, foi o grande premiado da noite como Melhor Filme. O prêmio de Melhor Atriz foi para Alessandra Negrini, por sua atuação em “Dois Coelhos”, de Afonso Poyart, que levou o prêmio de Melhor Direção.

“Estou nas nuvens, é um privilégio muito grande representar o meu país”, diz a diretora,”

Em Las Vegas, o prêmio máximo do festival foi para o longa-metragem “The Trouble with the Truth”, estrelado por Lea Thompson, mundialmente conhecida por interpretar a mãe de Michael J. Fox na trilogia “De Volta Para o Futuro”. Ela foi homenageada com o prêmio de Ícone Feminino do Cinema Independente.

O curta -- que já conquistou o prêmio de Melhor Curta de Drama no Atlantic City Cinefest -- é uma homenagem ao cinema noir americano livremente inspirada no personagem Hermógenes do romance “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa. O filme conta a história de um misterioso investigador particular contratado por um arrogante publicitário para investigar se o sócio dele está cometendo desfalques na agência -- desencadeando consequências nefastas. O título do cuta significa “transformado em coisa” -- numa alusão ao estilo genial de Guimarães Rosa de inventar palavras.

por Egito Productions

ANUNCIE MELHOR, ANUNCIE BRASILBEST! Aqui seu anúncio é mais bonito, pontual e também sai na internet! Ligue 650-204-9940 I contact@brasilbest.com 8

Agosto 2012

www.brasilbest.com


educação

A

A necessidade de conexão com o Mundo

s universidades, centros dos saberes superiores de todos os países, são os locais onde se constroem novas ideias, novas teorias e onde se modifica o pré-estabelecido. Nas universidades, as ciências colaboram umas com as outras em busca de um denominador comum: o desenvolvimento pleno. As grandes ideias de todas as disciplinas, inclusive na área de educação, ali nasceram e ali, todo dia, são desenvolvidas. Portanto, é um profundo engano a nãocolaboração entre academias e essa é a atitude de muitos acadêmicos no Brasil e do Brasil, que assim perdem a conexão com o resto do mundo. Em encontros acadêmicos dos mais váriados níveis no exterior, a ausência de acadêmicos brasileiros e, mais ainda, a ausência de ideias brasileiras, se faz notar. Vários podem estar nas plateias, assistindo e, normalmente, esses já estão lecionando ou pesquisando em alguma universidade no exterior ou já estão viajando há tempos. Esses são generosos com seus conhecimentos e gentis com as pessoas, são pessoas que têm prazer no que fazem, especial nota para os da área de educação e línguas, extremamente acolhedores aos colegas de todos os níveis. Nos encontros dos quais participam, oferecem sempre muito mais do que lhes foi pedido e já têm vários trabalhos publicados no exterior. Quase sempre têm um séquito de fãs e seguidores. Muitos de seus colegas no Brasil, porém, não têm esse comportamento ou interesse. São pessoas que publicam apenas em língua portuguesa, em veículos que não são amplamente acessíveis ou divulgados. Apesar do interesse de vários alunos brasileiros no exterior em mostrar o conhecimento científico do Brasil em seus trabalhos e teses, é quase impossível encontrar artigos ou livros acadêmicos publicados em inglês. Algumas vezes, encontra-se um bom artigo, mas não há tempo para um bom processo de tradução. Não importa o que pensam: a publicação em inglês é e ainda será por um bom tempo, o único modo de se fazer conhecer na academia fora do Brasil. E os brasileiros devem fazêlo o quanto antes. Estão perdendo o bonde, olhando somente para dentro.

ampliação de horizontes. O acadêmico, no Brasil, deve começar já a olhar o comportamento e as novidades dos colegas fora do Brasil, para que estejam alinhados com as modernas práticas e ideias todo o tempo. A iniciativa privada, a fundações e o governo brasileiro devem se unir rapidamente para enviar esses profissionais para cursos e especializações no exterior, com bolsas generosas, nem que sejam parciais. Não há como escrever sobre telemarketing em São Paulo sem conhecer o papel da Índia nesse mercado. No mínimo, para se ter persepctivas para comparação e análise. No máximo, para se ter uma visão ampla das implicações e consequências desse processo global. Os acadêmicos brasileiros devem também deixar a vaidade de lado e abraçar seus colegas no exterior. Claro que há e sempre haverá competição no mundo acadêmico, mas aqueles que estão no início de suas vidas não são competidores ainda e, se forem mais tarde, ambos têm a ganhar com outras ideias e desafios, afinal é com contestação e dúvida que o conhecimento humano avança. Os universitários brasileiros devem buscar cooperação e contato com colegas de outras nacionalidades e não somente aprender assuntos de suas áreas, mas também aprender comportamentos, práticas e competências outras que possam ser fundamentais no desenrolar de suas carreiras. Além disso, os acadêmicos brasileiros devem ser gentis, bem-humorados e bem-educados, devem tratar sua audiência com respeito, devem ser generosos com seus conhecimentos e com seus alunos, devem criar nos ouvintes a sensação de que aquele assunto é o mais fascinante do mundo. Mais ainda com a audiência leiga. É bastante comum professores doutores de outras nacionalidades, no exterior, criarem esse sentimento na plateia.

Encontra-se um bom artigo, mas não há tempo para um bom processo de tradução. Não importa o que pensam: a publicação em inglês é e ainda será por um bom tempo, o único modo de se fazer conhecer na academia fora do Brasil.

Outra razão para olhar para fora do Brasil é busca pela

www.brasilbest.com

Obviamente, que as opiniões acima não se aplicam à vários acadêmicos brasileiros, que já são assim, mas os que não o são ainda, devem acordar e mudar a mentalidade imediatamente, sob pena de continuar atrás e à sombra de outros países na busca do conhecimento.

por Valéria Sasser

Agosto 2012

9


10

Agosto 2012

www.brasilbest.com


COMUNIDADE

N

Brazilian Day Japão reúne 30 mil

este domingo, dia 22, Tóquio encerrou com o Brazilian Day Japan a série de eventos dedicados à comunidade brasileira no Japão. A festa, que tem patrocínio da TV Globo Internacional, reuniu mais de 30 mil pessoas no parque Yoyogi, onde a alegria dos brasileiros tomou conta.

19 de julho. A premiação tem o objetivo de homenagear personalidades, instituições e iniciativas comprometidas com a promoção da cultura e a imagem positiva do Brasil. O Brazilian Press Awards contou com apresentação dos músicos Leila Pinheiro e Roberto Menescal, que receberam tributo pela promoção da MPB no exterior, especialmente no Japão. Na mesma noite o apresentador Serginho Groisman ganhou prêmio por seus 30 anos na televisão brasileira. E o correspondente da Rede Globo no Japão, Roberto Kovalick, recebeu o “Prêmio Especial” por seu trabalho jornalístico no país.

A abertura do circuito Brazilian Day 2012 que passará ainda por Nova York, Toronto, Londres, Lisboa e Luanda - começou sábado, 21 de julho, com a eleição da Garota Brazilian Day Japan 2012. No dia seguinte, Serginho Groisman comandou o evento. “Toda vez que venho aqui é uma alegria muito, muito grande. E neste ano não foi diferente, as pessoas estão abertas à essa emoção”, disse o apresentador. No domingo teve show da cantora Preta Gil, convidada especial, que animou o público com seus sucessos. “É comovente ver o amor que os japoneses têm pelo Brasil. Nós temos muito a aprender com os japoneses, assim como eles já aprendem muito com o nosso país”, disse a cantora, emocionada. “Era um sonho conhecer o Japão. Você sai daqui modificado”.

Após a cerimônia de premiação, Preta Gil retornou ao palco onde encerrou o evento com um pocket show para os convidados presentes. Entre os dias 18 e 20 de julho também aconteceu mais uma edição do Focus-Brazil Asia, o mais relevante fórum cultural brasileiro realizado no exterior. Com a presença do diretor de Distribuição Internacional da TV Globo, Marcelo Spinola, a TV Globo Internacional e sua afiliada, IPCTV, lançaram o programa “Aprendendo Português”. O projeto tem como objetivo fazer com que a cultura do Brasil, assim como a língua portuguesa, esteja cada vez mais presente na vida de crianças descendentes direta ou indiretamente de brasileiros.

A abertura do circuito Brazilian Day 2012, que passará ainda por Nova York, Toronto, Londres, Lisboa e Luanda

Essa foi a primeira vez que Preta Gil se apresentou no Japão. Em sua estadia, a cantora recebeu o prêmio de revelação na música popular brasileira durante o Brazilian Press Awards, que aconteceu no dia

www.brasilbest.com

por Fernanda Vio

fernanda.vio@tvglobo.com.br

Agosto 2012

11


ARTE I Ricardo Geyer Resido em San Diego, California hà 20 anos. Estou lançando minha nova coleção “Mulheres de Ferro”. A inspiração nasceu da observação e admiração pela minha mulher; figura forte, conquistadora, mãe, educadora, amante e companheira. Em minhas peças procuro refletir o dia dia dessas guerreiras, que assim como os homens, são responsaveis pela criação da vida. Consegui com o ferro, mostrar a garra, suavidade sensualidade e a forca das mulheres. geyer.ricardo@gmail.com

Fotos: Rosana Rosa

12

Agosto 2012

www.brasilbest.com


opinião

Que sonho você quer realizar nos EUA? Beatriz

carvalho

leandro

Meu sonho na América é agarrar todas as oportunidades e com o suor do meu trabalho construir o meu sucesso.

Realizei meu sonho. Aprendi Auto-mecânica a fundo, abri meu próprio negócio e melhorei minha qualidade de vida.

Estudante

Empresário (Auto Leandro)

João

Marilia

Abrir meu próprio business, melhorar de vida e ajudar minha família no Brasil.

Estudar Artes Plásticas no Instituto de Artes de San Francisco e ver mais união na comunidade Brasileira.

Silva

Trabalhador (Café DiCasa)

peres

Hair Stylist (Delli Gatti)

Val

Soraia

Meu sonho é contruir uma vida nova nos Estados Unidos, com sucesso profissional e uma família.

O meu sonho é cruzar os Estados Unidos de costa a costa de carro, conhecendo as cidades, sua gente e cultura.

Empresária (Mercado Brasil)

Empresária (Mercado Brasil)

Rafael

Cida

Já realizei meu sonho! Abri meu próprio negócio e conquistei minha independência financeira.

Aprender a língua e a cultura dos Estados Unidos, para me integrar mais e viver melhor neste país.

Empresário (Mr. Pizza Man, South San Francisco)

Empresária

phelan

castro

www.brasilbest.com

Ismar

swink

barreto

Agosto 2012

13


futebol

A

Corinthians, o maior rival

tual Campeão do Campeonato Brasileiro e da Taça Libertadores da América, detentor da segunda maior torcida do Brasil e disparado o mais odiado do país... faz sentido? Quase uma semana após a conquista da Libertadores, números de uma pesquisa mostram o tamanho dessa torcida contra. Afinal, o Timão foi apontado como o principal rival no futebol brasileiro. O levantamento feito pela empresa Stochos e considerou entrevistas com 8.291 torcedores, com representantes das classes A, B, C e D a partir de 16

no futebol nacional diz pesquisa

expressivo: 85,3%. Tricolores (com 69,0%) e botafoguenses (com 67,5%) também citaram os rubro-negros, que aparecem em terceiro lugar no ranking geral, graças também a 5,1% de corintianos. Saiba mais: Corinthians aparece entre os mais odiados por jogadores de futebol Seguindo a lista, vêm na ordem: Palmeiras, São Paulo, AtléticoMG, Santos, Inter, Grêmio, Cruzeiro, Fluminense e Botafogo. As pesquisas por estado mostram algumas curiosidades. No Paraná, 91,1% dos atleticanos

anos. A margem de erro é de 1,1% para mais ou para menos.

apontaram o Coritiba como maior rival, mas um número bem inferior de coxas-brancas (75,0%) citaram o Furacão. Em Pernambuco, o Náutico não aparece na lista dos O Corinthians foi apontado como principal rival por torcedores do Santa Cruz, que tem quase a totalidade torcedores de Palmeiras, Santos e São Paulo - e figurou (94,0%) indicando o Sport. Fique por dentro de tudo também na lista de Flamengo, Fluminense e Vasco, sobre o Futebol Brasileiro pelo PFC. Por ano, são mais de aparecendo inclusive na frente do Botafogo (veja tabela 600 jogos dos principais torneios transmitidos ao vivo, ao final do texto). Ficou com 20,2% das citações de além de reprises na íntegra das partidas mais importantes todos os entrevistados. de oito competições disputadas no país. Além Em segundo lugar, das partidas ao vivo, o ficou o Vasco. CLUBE É A PRIMEIRA OPÇÃO DE SÃO-PAULINOS, assinante tem acesso Os números não a telejornais, mesasdeixam dúvida sobre SANTISTAS E PALMEIRENSES. E AINDA APARECE NA redondas, aos melhores a influência que momentos do esporte e LISTA DE TORCEDORES DE FLAMENGO, FLUMINENSE tiveram as indicações os mais bonitos gols. de rubro-negros, E VASCO. que formam a maior torcida do país: 60,8% apontaram o clube de São Januário como principal rival. Entre os vascaínos, a votação para o Flamengo como maior rival alcançou um número ainda mais

14

Agosto 2012

por Kennia Wiswesser

www.brasilbest.com


AJUDAMOS VOCĂŠ A PROMOVER O SEU BUSINESS Business cards Flyers Brochures Posters Graphic Design

650-204-9940 www.brazcreative.com

www.brasilbest.com

Agosto 2012

15


música

E

O Rappa USA Tour 2012

m 1993, Marcelo Lobato (teclado), Xandão (guitarra), Nelson Meirelles (baixo) e Marcelo Yuka (bateria) uniram-se para acompanhar a turnê do cantor Pappa Winnie pelo Brasil. Logo, porém, criariam seu próprio som: estavam cheios de energia para movimentar muita gente e dizer algumas verdades sobre as injustiças sociais que existem no Brasil. Só faltava um vocalista, que pouco tempo depois seria escolhido: chegava Marcelo Falcão para completar a banda. O primeiro trabalho d’O Rappa foi lançado no ano seguinte, já mostrando a cara da banda e a pegada social que seguiria a partir daí: afinal, noBrixton, Bronx ou Baixada Fluminense a injustiça é igual – aqui ou lá, Todo Camburão tem um Pouco de Navio Negreiro... Esse seria o único disco com Meirelles no baixo: logo ele daria lugar ao Lauro Farias. Em 1996, Rappa Mundi trouxe o sucesso para a banda. Foi um golaço que fez O Rappa explodir no Brasil. Nesse disco estão várias músicas que agitam os shows até hoje: Pescador de Ilusões, A Feira, Miséria S.A., O Homem Bomba e Eu Quero Ver Gol; além dos covers Ilê Ayê (Paulinho Camafeu), Vapor Barato (Waly Salomão e Jards Macalé) e de uma versão de Hey Joe, do Jimi Hendrix. Três anos depois, foi a vez de Lado B Lado A, disco que veio com ainda mais pressão na consciência dos brasileiros. Minha Alma (a paz que eu não quero), O Que Sobrou do Céu, Me deixa, Lado B Lado A e Tribunal de Rua, desse disco, ainda hoje estão entre as favoritas do público. Além da música, nessa época surgiu a oportunidade de criar o projeto “Na Palma da Mão”, com o grupo AfroReggae: com o apoio da FASE(Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional), uma parte das vendas dos discos foi doada para programas educacionais para jovens carentes. Lado B Lado A trouxe também os primeiros prêmios da carreira. No ano 2000, o clipe de A Minha Alma... foi o grande vencedor do VMB com seis prêmios – Melhor Direção, Edição, Fotografia, Clipe de Rock, Clipe do Ano e Escolha da Audiência. No ano seguinte, O Que Sobrou do Céuvenceu nas categorias Clipe do Ano, Melhor Direção e Fotografia. No final do ano, Marcelo Yuka se tornou mais uma vítima da violência no Brasil: ao tentar impedir um

16

Agosto 2012

assalto, acabou baleado e ficou paraplégico. Afastado dos palcos para tratamento médico e sem poder tocar bateria, ele seguiu compondo e trabalhando no estúdio com a banda em outros projetos paralelos. Lançado em 2001, Instinto Coletivo foi o primeiro disco ao vivo da banda – e ainda trouxe 5 músicas inéditas. O público gostou do trabalho e o clipe da música que deu nome ao disco ganhou mais 2 VMB em 2002 (Melhor Direção e Direção de Arte). No final de 2001, o Yuka sai da banda para tocar sua carreira solo. O Rappa se transforma então em um quarteto formado por Marcelo Lobato (bateria), Lauro Farias (baixo), Xandão (guitarra) e Falcão (voz), além de Marcos Lobato como tecladista de apoio. É essa galera que grava O Silêncio Q Precede o Esporro, que em 2003 trouxe faixas como Reza Vela, O Salto, Rodo Cotidiano e Papo de Surdo e Mudo. O ano de 2005 ficou marcado na história d’O Rappa pelo lançamento do Acústico MTV, que além das músicas já conhecidas trouxe também duas inéditas: Na Frente do Reto e Não Perca as Crianças de Vista. No mesmo ano, eles levaram dois Prêmios Multishow: Melhor Grupo e Melhor Show. Em 2006, o DVD do Acústico levou o Prêmio Multishow deMelhor DVD e foi indicado como Melhor Disco de Rock Brasileiro e Melhor Performance em Vídeo Longo no Grammy Latino.

CHIGAGO MIAMI

✁ ASSINE/SUBSCRIBE BRASILBEST Nome/Name: Data/Date: Endereço/Adress: Cidade/City: Tel./Phone:

Estado/State:

Zip:

Email:

Para assinatura anual, envie este cupom preenchido juntamente com $40 para 7 Surrey Lane, San Rafel CA 94903. Ou faça sua assinatura diretamente no site www.brasilbest.com For one year subscription, fill out this coupon and send along with $40 to 7 Surrey Lane, San Rafel CA 94903 or subscribe online at our web site www.brasilbest.com

Depois da turnê acústica, o quarteto voltou ao estúdio para criar o álbum 7 vezes, o mais recente de inéditas, lançado em 2008. Com ele vieramMeu Santo Tá Cansado, Meu Mundo é o Barro, Em Busca do Porrão ou Monstro Invisível. Finalmente, em agosto de 2009, a banda foi até uma garagem desativada na Rocinha para gravar seu DVD mais recente, O Rappa Ao Vivo, lançado em 2010. É o repertório desse show histórico que volta em 2011, depois de um tempo de descanso, para a turnê pelo Brasil. E começa também a preparação do próximo disco, que deve sair em 2012!

Calendário de shows: - 3 de Agosto - Chicago/IL - EUA / Lollapalooza - 5 de Agosto Miami/IL - Fillmore Miami Beach at the Jackie Gleason Theater.

por Marcos Braga

www.brasilbest.com


San Francisco

Los Angeles

música: “WET ESPUMA = BRAZILIAN FOAM PARTY”@ SUPPERCLUB SUNDAY AUGUST 26TH ,2012. Local: 657 HARRISON ST. SAN FRANCISCO. Horário: 10pm. FEATURING THE BRAZILIAN IMAGE MODELS, DJS KBLO, CHUCKY BROWN, ROBERTO MARTINS AND EDER. SWIMWEAR AVAILABLE AT THE DOOR. MORE INFO AT 415-425-7242

San Diego música: Batucada brasileira ao vivo. Todas as sextas-feiras. Local: Brazil By The Bay Restaurant, 3770 Hancock St., Ste G, San Diego, CA. Maiores informações 619.692.1919 ou www.brazilbythebay.com Nightclub: Brazilian Nights. Todas as quintas-feiras. Local: Tango Del Rey, 3567 Del Rey St, San Diego, CA. Maiores informações 858.794.9044 ou www.tangodelrey.com

Portland ARTE: “Brazilian Roots” by Rose Lobo. From June 22 - Sep 14, Mon-Fri, 9am @ Brazilian Consulate Gallery. 8484 Wilshire Blvd. Suite 300, Beverly Hills, CA 90211 EVENTO: “BRAZILIAN DAY LA”. Sept 8. Local: Hancock Park, Los Angeles. Horário: 12p - 6p. Música: “Brazilian Nites”, música brasileira ao vivo e DJ Spinnig. Todos os sábados. Local: 19540 Ventura Blvd., Tarzana, CA. Horário: a partir das 9:30pm até as 2am. Maiores informações 818.566.1111 ou www.braziliannites.com

música: “BRAZILIAN BIKINI FASHION SHOW”@ Temple, 08/17/2012. Local: 540 HOWARD STREET, SAN FRANCISCO. Horário: 10pm. MAIN FLOOR: LUCAS MED (Temple Music Group) DJ REGGIE SOARES, CATACOMBS, DEEJAY TONE + VON, 21 AND OVER - 415-425-7242 BRAZILIANEVENTS.COM aula de forró: “WorkShop Dance Class”. Todas as quartas. Local: Zambaleta, 2929 19th St., San Francisco, CA. Horário: À partir das 8pm. Maiores informações www.zambaleta.org música: “Lau Paiva”, Cantora de Bossa Nova da Bay Area, canta e toca o melhor da nossa música. Anote a agenda: Toda Segunda Local: Tunnel Top Bar, 601 Bush St. San Francisco, CA. Horário: 8pm-11pm. Todo Domingo Local: Bossa Nova Restaurant, Local: 139 8th St. San Francisco, CA 94103 Horário: 7pm-10pm. música: Samba Dance Night FREE, Saturday Aug 11 at 8:00pm / Sun, Jul 15, 2012 at 12:30 am. Calatayud Brothers & Little Brazil, Mistura Brasileira, Samba Dance Company, Zumba e Bellydance Local: Brazilian Center, 3313 Julliard Dr, suite C Sacramento CA 95826. Maiores informações Brazilian Center of Sacramento, 916.387.7344 www.braziliancentersac.org

AMERICANO PROCURA AMERICANO, 59 anos, gostaria de conhecer uma mulher brasileira. Gosto de esportes, viagens, jantar fora e shows. Falo inglês somente. 650-757-1946 / 415-517-5977 (c)

EVENTO: BRAZILIAN INDEPENDENCE DAY CELEBRATION 2012, 09/08/2012 Local: Waterfront Rooftop Daytime Party Sens Embarcadero 4 Horário: 4pm to 2am. Live Bands, Samba Dancers, Zumba dancers, Capoeira, Djs, Brazilian Bikini Fashion Show, Food and Drinks. - Support of the Consulate General of Brazil in San Francisco - Special Brazilian Indepedence day Celebration Event, enjoy the Brazilian appertizers, drinks, music and Social scene. If you are all about something new and exciting then this party is for you. Unlike any nightclub event SENS offers the best waterfront and Spectacular View of Embarcadero, SF Bay & Bay Bridge! This festival type event at rooftop location that without any doubt has the best view of Bay Bridge .. Enjoy the great music, vibe, drink special and delicious food this Saturday at the ALL DAY party @ SENS. This will be to celebrate the Brazilian Independence Day!

música: “Roda de Choro”, Traga o seu instrumento para tocar o choro e venha curtir esse ritmo brasileiro com a gente. Todas as sextas. Local: 721 NW 9th Avenue, Portland, OR. Horário: 7pm as 9pm. $ Free. Maiores informações www.futurepower.net/brazil música: “Brazilian Music at Sckavone’s”, samba e pagode o vivo, (open mic to play or sing). Todas as quintas. Local: 4100 SE Division Street, Portland, OR. Horário: 9:30pm to midnight. $ Free. Maiores informações 503.235.0630 ou www.sckavones.com nightclub: “Z’Bumba Brazilian Forró Dance Music”, Forró brasileiro (para maiores de 21). Todo segundo sábado do mês. Local: Mississipi Pizza Pub, 3552 N Mississipi Ave., Portland, OR. Horário: 9pm to midnight. $7. Maiores informações 503.288.3231

Hawaii música: Tuesdays - Live music with Rachel Gonzales, 7p - 10 p. Wednesdays Salsa nights with DJ Ron, 9:30p - 1:00 am, Thursdays Happy Hour Special drinks, Fridays Live music with Brazilian Beat from 9:30 p to 12 am. DJ Trigo after. Saturdays, Duet Sonny Silva & Band, 7p to 10p. Sundays Live Bossa Nova w/ Sandy Tsukiyama, 7p to 10p.Local: Adega Portuguesa 1138 smith st Honolulu HI 96817,808-497-6004 Música: “Choro e Gafieira Dance Emsemble”, at La Vida Music Festival, Sun September 2 @ Local: FORD THEATRES 2580 Cahuenga Blvd, East, Hollywood, CA 9006. Horário: 7:30pm Box Office: 323-461-3673, boxoffice@arts. lacounty.gov

EVENT: BRAZILIAN DAY, Friday, September 7:00pm (location to be announced soon). 2012 SERGIO GOES BRAZILIAN NATIONALS AWARDS AND SPECIAL DINNER FUND RAISE TO SUPPORT THE RECENT FORMATION OF THE BRAZIL-HAWAII CHAMBER OF COMMERCE andd friends of Brazil.

TAXAS (Income Tax) Fala-se Português

Fazemos Taxas Americanas (Income Tax) e também do Brasil (Imposto de Renda).

Varella - 415-937-7980 Ligue para uma CONSULTA GRÁTIS 4820 Bissell Ave Richmond CA 94805

TRADUÇÕES Jaqueline Jacques UC Berkeley Certified Translator/Interpreter English - Portuguese

415-577 9811

jaquelinejacques@comcast.net

TRADUTOR JURAMENTADO Traduções -Interpretações Roberto Lima Phone/Fax 415-587-4990 robertolima99@hotmail.com State certified since 1981

www.brasilbest.com

Agosto 2012

17


Abóbora com Laranja e Gergelim

receita I Bia Flores anabiaf79@aol.com

Butter Squash with Orange-Sesame

INGREDIENTES: Serve 4 porções

INGREDIENTS: Serves 4

- 1 abóbora de 700 a 750 g aproximadamente - Sal e pimenta preta moída na hora - 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal, derretida - 1 colher (sopa) de casca de laranja, ralada - ⅓ de xícara de suco de laranja - ¼ de xícara de água - 1 colher (sopa) de mel - 1 colher (chá) de gengibre fresco ralado - 1 colher (chá) de sementes de gergelim, torradas - 1 colher (sopa) de salsinha picada

- 1 butternut squash - Salt and freshly ground black pepper - 4 tbsp unsalted butter, melted -1 tbsp grated orange peel - ⅓ cup orange juice - ¼ cup water - 1 tbsp honey - 1 tsp grated fresh ginger - 1 tsp toasted sesame seeds, - 1 tbsp chopped parsleyt

MODO DE PREPARO:

HOW TO PREPARE:

Com uma escovinha, esfregue a abóbora sob água corrente fria para retirar qualquer resíduo de sujeira e não descasque. Abra ao meio com faca amolada e retire as sementes com uma colher. Corte a abóbora em fatias de aproximadamente 1 cm, fazendo semi-círculos. Coloque-as numa tigela grande e tempere a gosto com sal e pimenta preta. Acrescente a manteiga derretida e misture até as fatias ficarem bem envolvidas com a manteiga. Transfira para uma panela grande (que possa ir ao forno). Deixe de lado.

With a brush, scrub the squash under cold running water to remove any residual dirt. Do not peel it. Open it in half and remove seeds with a spoon. Cut it into small slices, making semi-circles. Put them in a large bowl and season to taste with salt and black pepper. Add melted butter and stir it. Transfer to a large ovenproof saucepan. Put it aside.

Preaqueça o forno a 400°F (200°C). Numa tigela pequena, junte a casca de laranja ralada, o suco de laranja, a água, o mel e o gengibre. Misture e despeje sobre as fatias de abóbora. Leve a panela ao fogo moderado, tampe e deixe cozinhar por 8 a 10 minutos, até que as fatias estejam cozidas, mas ainda levemente crespas. Retire a tampe e transfira a panela para o forno preaquecido a 400°F (200°C). Deixe assar por 8 a 10 minutos ou até que espetando com um garfo, as fatias estejam macias. Retire do forno, salpique as sementes de gergelim e a salsinha verde picada sobre a abóbora e sirva logo. Sugestão: acrescente uvas passas à mistura de suco de laranja e substitua as sementes de gergelim por castanha de cajú picada, levemente torrada e sirva com uma boa salada de folhas verdes. Dica: Estudos indicam que o gergelim atua como ativador do reflexo cerebral e fortalecedor da pele. As sementes de abóbora podem e devem ser aproveitadas, elas são ricas em ferro e fibras e podem ser torradas e consumidas como petiscos.

Preheat oven to 400 ° F In a small bowl, combine grated orange peel, orange juice, water, honey and ginger. Mix the ingredients and pour them over the sliced squash. Bring the pan to medium heat, cover and simmer for 8-10 minutes until the slices are cooked but still slightly crisp. Remove the cover and put saucepan in oven at 400 ° F. Bake it for 8-10 minutes, or until the slices are soft. Remove it from oven, sprinkle with sesame seeds and parsley, and serve immediately. Tip: Add raisins to the mixture of orange juice and replace the sesame seeds for cashew nuts, chopped, lightly roasted and serve it with green salad. Tip: Research shows that sesame acts as a brain tonic reflecting and skin moisturizer. Squash seeds are rich in iron and fiber and can be roasted and eaten as snacks.

Horóscopo aquário - 20/01 à 18/02

Se está num relacionamento, faça um esforço para controlar um pouco mais o seu ciúme e a sua insegurança, pois não tem motivos para isso.

gêmeos - 21/05 à 20/06 Muito embora esta fase seja positiva, no meio do mês poderá sentir necessidade de abraçar novamente as suas rotinas, e entrar assim numa fase mais calma e de reflexão interior.

libra - 23/09 à 23/10 Vai sentir um grande equilíbrio e bem-estar na sua família. É provável que surja uma grande necessidade de estar com a sua família e mimar quem mais precisa.

18

Agosto 2012

peixes - 19/02 à 19/03 Se está num relacionamento, a sintonia e cumplicidade para com o seu parceiro serão evidentes. Os que estão sós vão sentir uma enorme necessidade de viver uma grande paixão.

câncer - 21/06 à 22/07 Se está num relacionamento é provável que entre em conflito com o seu parceiro, derivado a algumas atitudes mais infantis da parte deste.

escorpião - 24/10 à 22/11

A nível profissional, esta fase é a ideal para pôr em andamento tudo aquilo que ambicionou e que de alguma forma tem vindo a idealizar na sua cabeça.

áries - 20/03 à 19/04

As emoções estarão à flor da pele, a sua ajuda será preciosa na vida das pessoas que o rodeiam o que vai fazer com que sinta grande necessidade de ajudar.

leão - 23/07 à 22/08 Para o nativo de Leão, o mês de Julho vai ser bastante propício para o diálogo com aqueles que o rodeiam, pelo fato de necessitar de alguns conselhos e até proteção.

sagitário - 23/11 à 20/12 Se está num relacionamento, vai ter uma enorme necessidade de demonstrar todos os seus sentimentos pelo seu parceiro. É provável que tome uma decisão mais séria na sua relação.

touro - 20/04 à 20/05

Se está num relacionamento, Junho será marcado por grandes decisões em que muita coisa será posta à prova, chegou a hora de fazer mudanças. Para os que estão sós, alguém do seu passado poderá agora reaparecer.

virgem - 23/08 à 22/09 A nível profissional vai sentir que chegou a hora de pôr todos os projetos em andamento, pois todos aqueles medos sem fundamento já não existem.

capricórnio - 21/12 à 19/01 Embora esteja passando por uma fase de transformação, esta não criará em você qualquer tipo de desconforto, até pelo contrário.

www.brasilbest.com


www.brasilbest.com

Agosto 2012

19


Piadas

passatempo

O psiquiatra pergunta para a loira: - Costuma escutar vozes, sem saber quem está falando ou de onde vêm? - Sim... costumo! - E quando isso acontece? - Quando atendo o telefone! _____________________________________ O bêbado está andando pela rua quando se depara com uma multidão de curiosos. Sem conseguir ver nada, ele resolve perguntar pra alguém o que aconteceu. - Foi batida - diz um dos curiosos. - Batida?! Tá vendo só... é por isso que eu só bebo pinga pura! _____________________________________ Um português sequestra uma criança e manda uma carta de ameaça aos pais dizendo: ESTA ORELHA È MINHA! A PRÓXIMA SERÁ A DO TEU FILHO! _____________________________________ O marido faz um telefonema: - Alô? A minha sogra quer atirar-se pela janela... - Espera aí amigo, você ligou errado! Aqui é da carpintaria... - Eu sei! É que a janela não abre! _____________________________________ O Joãozinho fala pra mãe dele: - Mamãe porque que o papai nao tem cabelo? - Ah meu filho é porque ele pensa muito. - E porque você tem tanto? _____________________________________ O bêbado entra num boteco e pede: - Coloca aí dez pinga pra mim! O dono obedeceu e colocou dez pingas para o bêbado que as bebeu todas. - Coloca agora cinco pinga! O dono colocou-as, o bêbado bebeu todas e disse: - Agora coloca só três, viu? O bêbado bebeu as três e pediu: - Só uma agora! Só mais uma! O bêbado bebeu aquela, deu uma cambaleada e concluiu:

Jogos

No guichê da Rodoviária de São Paulo, ele presta atenção no jeito do rapaz que estava na sua frente pedindo a passagem ao vendedor: — Aparecida, ida. Ao chegar a sua vez: — Ubatuba, uba. _____________________________________ O bêbado chega na missa e vai entrando rumo ao padre, e o padre continua a missa dizendo: - Meus irmãos esse mundo é uma bola. E o bêbado diz: - É por isso que eu nao consigo ficar em pé! _____________________________________ O caipira estava andando de carro e viu uma praca escrito: DEVAGAR QUEBRA MOLAS! Entonces u cumpadre acelero u carro ... Imagina! Quebro tudu as mola du carro... daí o caipira veiu cum um spray e iscreveu em baxu da praca: - RÁPIDO TAMEN!

Jogo dos 7 Erros

_____________________________________ Um maluco estava escrevendo uma carta para ele mesmo. O outro maluco pergunta: - O que diz na carta? - Não sei, ainda não recebi! _____________________________________ Sua sogra chegou para ficar com as crianças enquanto você pega um cineminha com a patroa? Há malas que vem para o bem. _____________________________________ Um bêbado entrou no ônibus e, só pra chatear, ficou de pé, sem segurar em nada. O motorista arrancou, ele foi parar lá no fundo. Freou, e ele foi bater na frente. Arrancou, lá se abalou ele para o fundão; parou no sinal vermelho, e ele aos trambolhões rumo à frente, e assim foi até chegar ao ponto final. - Ei, você tem que pagar a passagem - disse o cobrador para o bêbado. E o bêbado: - Como pagar?! Eu vim andando até aqui! Hic!

Cruzadas Verticais

20

Agosto 2012

Horizontais

www.brasilbest.com


televisÃO

A

Gabriela a nova novela da Globo

terra vermelha reflete o sol escaldante do sertão nordestino. Entre as árvores retorcidas, espinhos violentos, animais indesejáveis a qualquer ser humano, o que mais mata é a sede. Seco, o clima é extremamente ingrato, infrutífero. A saliva demora a descer pela garganta rascante. As nuvens brancas não trazem sinal de água, nem uma gota. E a pele resseca e racha como o solo infértil dessa terra. É de lá que vem Gabriela (Juliana Paes). Com cheiro de cravo e cor de canela, seu corpo parece esculpido por mãos nada modestas. Traz a força da natureza no olhar e o balanço do vento no caminhar. É intima daquele lugar, mas não há mais porque cantar. A seca assola a caatinga e Gabriela precisa se retirar. Perpassa nuvens de poeira, dias e noites marchando pelo sertão. Sem comida, sem bebida, sem acalanto. Na bagagem, um sorriso fácil de quem tem a imensa esperança de uma vida melhor. Seu canto é triste e ainda doce. Guarda na alma o seu amor pela vida. Carrega seu fardo e cuida do seu destino. Ele é seu, de mais ninguém! E assim, Gabriela abraça com coragem o intento de ser feliz. Sua árdua travessia é bem sucedida e, ao chegar a Ilhéus, conhece seu acaso, Nacib (Humberto Martins), o “moço bonito” por quem irá viver uma abrasadora paixão de encontros e desencontros tão profundos quanto o amor de um pelo outro. Todavia, Gabriela é assim. Está com fome, come. Está com sede, bebe. Não entende porque alguém faz o que não quer. Ela respeita o querer, o do outro e o dela também. É assim, uma força da natureza, meio bicho, meio gente, meio fêmea e totalmente mulher. E o que atrai também afasta. E Nacib não sabe o que fazer com seu amor por Bié, como chama carinhosamente Gabriela. Ele é um homem da sociedade Ilheense. Ela, uma cozinheira retirante. A flor no cabelo é só para enfeitar, mas quando ela passa, a cidade para para olhar. Ela não tem culpa, mas ele não aguenta. É tanta cobiça...! Tantos convites de coronéis. Vai que um dia ela aceita. Não pode! Vai então casar-se com Gabriela, fazer dela uma dama respeitada na sociedade. Que desencontro! O que Nacib não atina é que “certas flores são belas e perfumadas enquanto estão nos galhos, nos jardins. Levadas pros jarros, mesmo os de prata, ficam murchas e morrem”. Em outras palavras, ao prender um passarinho selvagem existe um risco iminente: um dia, quando você se distrair, ele pode ver a porta aberta e voar. Essa história de amor se passa no começo do século XX, no interior da Bahia. Nesses tempos, moça boa era moça de família, com destino certo traçado pelo pai. E Gabriela não se enquadra na premissa. Mas é ela, alheia aos costumes da época, que provoca e põe à prova tudo quanto é sentimento humano e questionamento moral: o desejo, o amor, o preconceito, a traição, o ódio, o rancor, o perdão. Inspirada na obra de Jorge Amado, ‘Gabriela’, escrita por Walcyr Carrasco, com direção de núcleo de Roberto Talma e direção geral de Mauro Mendonça Filho tem estreia prevista na TV Globo Internacional para o dia 16 de julho nas Américas, e 23 de julho na Europa, África e Japão.

www.brasilbest.com

A HISTÓRIA DE ILHÉUS NO APOGEU DO CACAU Ilhéus, 1925. Os coronéis são os grandes mandantes do lugar. Ninguém ousa dar um passo em falso sem ter aprovação de algum deles, mais especificamente, de um deles: Coronel Ramiro Bastos (Antonio Fagundes). Dono de arrobas e arrobas de cacau é o intendente da cidade, mais conhecido como Ramiro Bastos, o jardineiro. A democracia já está em vigor no Brasil, contudo, em Ilhéus, nenhuma pessoa tem coragem de dizer não ao voto para o coronel. O respeito foi conquistado à força, sem dó. Todos acatam o que ele diz , caso contrário, sabe-se que não terá futuro por ali. Ao lado dele, cuidando da moral de Ilhéus, mais coronéis compartilham de seu poder. Um deles é Melk Tavares (Chico Diaz), seu fiel escudeiro, desde o dia da batalha final pela conquista de Ilhéus,

até os dias de hoje. Outros como Jesuíno (José Wilker), Amâncio (Genézio de Barros), Coriolano (Ary Fontoura), Altino (Nelson Xavier), Manuel das Onças (Mauro Mendonça), Eustáquio (Lúcio Mauro) e Ribeirinho (Harildo Deda) também compartilham, não só da violência dos mandos, como na opinião irredutível: está bom como está, não tem precisão de mudar. Mas o tempo altera o rumo das coisas, e mesmo a mais dura rocha, um dia sofre com a erosão. Os ventos trazem transformações, e com Ilhéus não será diferente. E, se é pelo mar que as tempestades costumam chegar por lá, é um navio que aporta em Ilhéus que traz a carga mais perigosa contra o conservadorismo que impera na região: Mundinho Falcão (Mateus Solano). Jovem descendente de uma forte família política em São Paulo, empreendedor milionário, chega do Rio de Janeiro com um propósito malquisto na cidade dos coronéis: o progresso. Ganha rapidamente o posto de maior exportador de cacau da região e, tão veloz quanto sua fama, se torna o mais gigante oponente que Ramiro Bastos já teve em vida. Um ardiloso comerciante, orador nato, bonito por natureza, dono de elegância que vem de berço. E solteiro. Até as sinhazinhas já prometidas suspiram quando ele caminha com seus passos cuidadosos. A

época das grandes emboscadas está por um fio com a presença galante de Mundinho. Ramiro terá que usar de outras armas para ganhar essa batalha contra a “imoralidade” trazida por esse “um” da capital. Mas não será fácil. Mundinho é um sedutor nato. O símbolo mais emblemático da luta entre o conservadorismo de Coronel Ramiro Bastos e o progresso de Mundinho Falcão é a promessa da grande obra no porto de Ilhéus. Lá, os navios encalham, o que faz com que a exportação do cacau esteja totalmente nas mãos dos governantes da Bahia, a capital hoje conhecida por Salvador. Mundinho quer ver a economia de Ilhéus livre, e Ramiro, como intendente da cidade, deve muito ao governo baiano, e se opõe veementemente contra mais essa “liberdade”. Mundinho então decide não negar seu sangue e entra de vez para política. Será “a” oposição ao forte coronelismo local. Um briga de foice, instigada ainda mais pelo nascer de seu amor por Jerusa (Luiza Valdetaro), a neta preciosa de Ramiro Bastos. ROMEU E JULIETA DOS TEMPOS QUASE MODERNOS Foi uma ideia e nada mais. Um dos coronéis, Altino Brandão (Nelson Xavier), o primeiro a virar casaca e se aliar a Mundinho Falcão, é quem, numa conversa falsamente despretensiosa, planta a semente de uma poderosa união: “Não precisa brigar com o coronel, é só unirse a ele. Ele tem uma neta, chama-se Jerusa. Conheça a moça”. E assim, como quem não sabe das coisas, é que Mundinho vai se aproximar de Jerusa. Mas não contava com as artimanhas do destino. Um coração fisgado, dois apaixonados. Jerusa é filha de Alfredo Bastos (Bertrand Duarte), filho de Ramiro Bastos, um médico de pouca expressão, do qual o pai fez deputado; e de Conceição (Vera Zimmermann), a típica sinhazinha do cacau, altiva e orgulha. Entretanto, vem de seu avô a proteção maior. Já tem futuro pronto para Jerusa, sua joia preciosa. A neta herdeira dos Bastos já está prometida para Juvenal (Marco Pigossi), filho de Coronel Amâncio (Genézio de Barros), um de seus melhores amigos. Saber disso é o que mais lhe aperta o peito quando conhece Mundinho e vislumbra seu destino. Os dois sabem: Mesmo que a bela Jerusa já não tivesse sua mão prometida, Mundinho Falcão, de todos os homens do mundo, seria o último que Ramiro aprovaria para sua neta predileta. Ele sabe. Ela sabe. Nasce então, um amor proibido, encontros às ocultas e muito romantismo.

por Gardênia Vargas

Agosto 2012

21


22

Agosto 2012

www.brasilbest.com


www.brasilbest.com

Agosto 2012

23


BRASILBEST 150 - Agosto I August 2012  

BrasilBest is a 13 year old, Award Winning Brazilian culture publication and web site (www.brasilbest.com). The objective of BRASILBEST is t...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you