Page 1


2

Agosto 2011

www.brasilbest.com


www.brasilbest.com

Agosto 2011

3


4

Agosto 2011

www.brasilbest.com


Imigração

Nova esperança para os indocumentados

O

governo de Barack Obama é o que mais tem deportado imigrantes do país em comparação aos seus antecessores, mesmo George W. Bush. Isto pode parecer uma incoerência, sobretudo para um presidente que, durante sua campanha eleitoral, elegeu a solução do problema imigratório como uma de suas prioridades em seu primeiro ano como hóspede da Casa Branca. A renhida luta para aprovar um plano de saúde pública mantido pelo governo, o envolvimento em duas guerras (Iraque e Afeganistão) e a crise econômica pela qual passava o país – e ainda está passando – com alto índice de desemprego, no entanto, impediram que a reforma imigratória ganhasse a importância merecida. Somese a isto a frágil maioria no Congresso e a má vontade de alguns parlamentares democratas, os chamados “Bluedogs”, com o assunto para que os imigrangtes indocumentados continuem a viver um pesadelo. Recentemente, Obama voltou à carga para aprovação de uma reforma que coloque os 11 milhões de indocumentados dentro da lei, desde que preencham certos requisitos como pagar multa por ter infringido a lei, ter bons antecedentes criminais e provar que se comunicam em inglês. Porém, hoje a situação no Legislativo está bem mais difícil do que em 2008. Após a derrota nas eleições intermediárias em 2010, os democratas perderam a maioria na Câmara Federal e tem uma frágil maioria no Senado. E como todos sabem os republicanos não se mostram dispostos a regularizar a situação destas pessoas. Para eles, e para seus eleitores, a única saída é a deportação de todos que aqui vivem ilegalmente.

detentos também se condoem com a situação destes pais de famílias, mas sabem que a lei deve ser cumprida. Diante desta nova determinação, é possível que eles tenham seus casos revistos e permaneçam nos EUA. Isto seria excelente para eles, por serem pobres e terem de voltar a seus países, onde as condições de cuidado com a saúde são bem piores em comparação às dos Estados Unidos. Osilene sabe que nem no interior de Minas Gerais nem em Rondônia encontraria clínicas e hospitais aparelhados para tratar de seus filhos.

Recentemente, Obama voltou à carga para aprovação de uma reforma que coloque os 11 milhões de indocumentados dentro da lei, desde que preencham certos requisitos como pagar multa por ter infringido a lei, ter bons antecedentes criminais e provar que se comunicam em inglês.

Como isto é inexequível, tanto economica como operacionalmente, o problema não se resolve. Agora, o ICE (a divisão do Serviço de Imigração dos EUA responsável pela captura de indocumentados) baixou um comunicado no qual seus agentes devem “pegar leve” contra indocumentados que tenham famílias para sustentar, filhos americanos, crianças, estudantes, idosos e mulheres grávidas. A ordem é capturar criminosos e não jardineiros e agricultores cujo crime é apenas trabalhar aqui de maneira ilegal. Isto pode ajudar até mesmo algumas pessoas já presas e com ordem de deportação, como é o caso do peruano Adolfo Tueros, casado com a hondurenha Karen Sanchez, com três filhos, um dos quais doente. Ou também o caso do mineiro Genario Vitória, casado com Osilene Teixeira, de Rondônia, com dois filhos menores nascidos nos EUA e com problemas de saúde e a mulher grávida do terceiro. A exemplo de Tueros, o brasileiro também está preso e com ordem de deportação. Agora os advogados dos dois casais tentam reabrir os casos nas cortes de imigração e apelar para o aspecto humano da situação, sobretudo por envolver menores de idade. Os agentes responsáveis pela guarda dos

www.brasilbest.com

Claro que os EUA não têm a obrigação de serem o porto seguro dos pobres de todas as nações do mundo e os cidadãos americanos se queixam, com razão, de pagarem impostos altos e verem pessoas que entraram aqui de maneira ilegal usufruírem dos benefícios oferecidos pelo país, tais como assistência médica (a lei do país impede que médicos ou hospitais recusem um paciente que preciso de cuidados médicos), educação básica e até mesmo auxílio alimentar. A fim de resolver este problema, o melhor mesmo seria a legalização de todos, porque eles passariam a integrar o sistema americano e, portanto, contribuir financeiramente para a manutenção da infraestrutura básica do país ao pagarem os impostos como os demais cidadãos e residentes legais. E, além disto, dotaria o caixa do governo com uma renda extra que poderia ser usada no aperfeiçoamento dos sistemas de vigilância para evitar (ou, pelo menos, diminuir) o contrabando de armas, drogas e de pessoas.

por Antonio Tozzi

www.diretodaredacao.com

Agosto 2011

5


Editorial

em tempos ciNZas, é preciso soNhar colorido

Nem mesmo as mentes talentosas de grandes novelistas poderiam imaginar (criar) um cenário mundial tão louco, caótico e apocalíptico quanto os dias trágicos que estamos vivendo na atualidade - terremoto, tsunami, matança racista, guerra, crise política, crise financeira, e por aí vai… Às vezes me pego saudoso, lembrando de dias mais tranquilos e nem tão distantes assim, no tempo. Quando o mundo, ainda que cheio de problemas, era um pouco mais tranquilo, feliz e humano. E é com uma ponta de tristeza e uma apreensão crescente, que vejo o aumento da violência (em suas variações modernas) trazer de volta os tempos da barbárie. Um tempo violento, sem respeito e onde a vida humana não tinha valor nenhum… Encontrar lógica e explicação para o que estamos vivendo no mundo de hoje é tarefa impossível. Então fazer o que? Ser do bem, plantar o bem, fazer o bem, amar e respeitar o próximo, e sobretudo orar por dias melhores, e mais tranquilos.

Fotografia: igor capibaribe

Boa Sorte pra todos nós!

- celso Braz

Índice

agosto 2011

RC

BUSINESS SERVICES www.rcbusiness-services.com

The Income Tax Specialist • Serviços Consulares

8

cinema: “rock Brasília”

Consular Services

• Procurações

Power of Attorney

• Reconhecimentos de Firma - Notary • Traduções

14 www.brazcreative.com

arte - graça ramos

17

califórnia aprova “dream act”

Jorge aragão em san Francisco

19

Translations

• Seguro Saúde

Health Insurance

8484 Wilshire Blvd. #745 Beverly Hills, CA 90211 rcbusiness@sbcglobal.net

323 - 651- 2185 (P) 323 - 651- 2730 (F)

AMERICAS TRAVEL A AGÊNCIA NÚMERO 1 PARA O BRASIL! WWW.AMERICASTRAVEL.NET CST # 2064111-40

ONDE VOCE ENCONTRA OS MELHORES PREÇOS PARA O BRASIL. A ÚNICA AGÊNCIA NA BAY AREA QUE TEM CONTRATOS COM TODAS AS COMPANHIAS AÉREAS

TARIFAS ESPECIAS AMERICAS TRAVEL RIO / SAO PAULO / BELO HORIZONTE / SALVADOR RECIFE / FORTALEZA E OUTRAS CIDADES

OS MELHORES PREÇOS PARA A AMÉRICA LATINA!

(415) 703-9955 / 888-703 9955 348 Hayes St, San Francisco, CA 94102

650-204-9940 - ph i 415-259-5752 - fax contact@brasilbest.com i www.brasilbest.com 7 surrey lane, san rafael, ca 94903

6

Agosto 2011

puBlisher/eXecutive editor: celso Braz coNtriButiNg Writers: vina schneider, claudio lemos, Bruno seixas gustavo lino, deborah leite, rosy cavalcante, roberto lima, alysson antunes traNslatioN: Jaqueline Jacques coNtriButiNg photographers: Fred pompermayer, igor capibaribe

Temos preços especias do Brasil para os EUA

www.brazcreative.com

TAM+ AMERICAN+ CONTINENTAL +UNITED + DELTA +KOREAN +LAN CHILE + ETC.

AMERICAS TRAVEL Número Um na America Latina

BrasilBest, BrasilBest.com © 1999 art director/desigNer: celso Braz desigNers: lucianna Queiroz, luciana Barbosa Wildt, suzy kieninger saN diego: christine portela i los aNgeles: Fabricio Nobre i miami: carlos Borges haWaii: Nuremberg santanna, ricardo taveira, hilton alves all rights reserved. No part of this publication may be reproduced, stored in a retrieval system, or transmitted in any form or by any means, eletronic, mechanical, photocopying, recording or otherwise without the prior written permission of the publisher and the author.

www.brasilbest.com


Futebol

M

privilégio coriNthiaNo?

uito se fala da Copa do Mundo de Futebol/2014, a ser realizada no Brasil, da sua almejada abertura na cidade de São Paulo e do futuro estádio do Corinthians, que dará ensejo, como diria o saudoso locutor Fiori Gigliotti, “ao descerramento das cortinas” daquele evento, pondo à mostra o verde do gramado e o azul do firmamento. O Clube pleiteou e obteve, da Câmara Municipal de São Paulo, incentivo fiscal da ordem de 420 milhões de reais, para amenizar os elevados custos da obra. Alguns concordaram com essa “facilidade financeira”, enquanto outros discordaram, por acharem que dinheiro público não deve servir para subsidiar empreendimentos particulares. Mesmo sendo corinthiano, sempre situei-me entre os discordantes. Porém, agora, estou revendo meu ponto de vista. Embora entidade privada, o Corinthians, de certa forma, não deixa de ser um patrimônio da cidade de São Paulo, onde se encontra desde 1910, portanto, há 100 anos. Disparadamente, é o Clube de maior torcida local e a segunda do Brasil. A par disso, também disparadamente, é o Clube que mais vezes jogou no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, conhecido por Pacaembu, inaugurado em 27.04.1940. Pois bem. O fato de ser o Clube que mais jogos disputou no Pacaembu, o que tem a ver com a história ? Simples. Quando se joga no Pacaembu, paga-se um aluguel à Prefeitura de São Paulo. Ora, se o Corinthians é o Clube de maior torcida e o que mais jogou no Pacaembu, também é o que mais público levou àquele estádio e o que mais contribuiu, nessa atividade, com o erário municipal, ao longo de 71 anos ! Então, nada mais justo que, neste momento, receba um retorno da municipalidade, ou, se se preferir, uma deferência. Ademais, incentivo fiscal não significa isenção de impostos. Significa que os impostos, ou parte deles, que deveria ser recolhida aos cofres públicos, no curso da obra, a esta e ao seu entorno seja atribuída. Incentivo fiscal é um instrumento largamente usado, desde longa data, em empreendimentos das mais variadas naturezas, culturais, sociais e ambientais. É parte da política econômica. No caso do Itaquerão, viabilizará a disponibilização de capital, objetivando levar o progresso a uma populosa e importante área carente da Capital paulistana, conforme Lei Municipal nº. 13.833/04 (cria incentivos fiscais às empresas que queiram investir na Zona Leste) e suas modificações, através da nãocobrança de impostos. Exatamente nesse ponto é onde mais se enganam os ainda resistentes opositores da concessão de incentivo fiscal ao Corinthians. Não se trata de algo feito especialmente para beneficiar o Timão, como se fosse um precedente, mas sim de instituir uma lei específica, partindo de outra genérica, esta disponível para quem mais queira investir na Zona Leste da Capital paulista. Acresce notar que o benefício também se fez necessário, para atender à exigência da FIFA, no que se refere ao aumento da capacidade de público do Itaquerão. Outro item de suma relevância, pertinente ao Itaquerão, será a sua denominação. Sabidamente, grandes obras de cunho público não costumam levar o nome de

www.brasilbest.com

Novo estádio gera polÊmica

pessoas vivas. De algum modo, com o seu Centro de Treinamento, o Corinthians já rompeu essa tradição. Pode, assim, voltar a fazê-lo, denominando o Itaquerão de “Estádio Luis Inácio Lula da Silva”, na realidade, o grande responsável pela sua futura existência. No lugar de Itaquerão, os corinthianos poderão apelidar seu estádio, carinhosamente, de “Lulão”. Aproveito a ocasião para mandar um recado ao “zeloso” vereador paulistano Aurélio Miguel (PR), que ingressou com representação perante o MP, para apurar “irregularidades” na concessão desse benefício fiscal. V. Sa. ainda não tinha nascido quando o seu Clube, que o tem como conselheiro, inaugurou parcialmente (02.10.1960) o “Estádio Cícero Pompeu de Toledo”. Quando ocorreu a inauguração total (25.01.1970) do mesmo estádio, V. Sa. tinha apenas 6 anos de idade. Então, é provável que V. Sa. desconheça o forte “apoio” moral e material que os ex-Governadores de São Paulo, Ademar de Barros e Laudo Natel, parceiros políticos e valendo-se do cargo que ocupavam, deram para o início, prosseguimento e conclusão das obras daquela dependência esportiva. Sabia que a denominação do loteamento “Jardim Leonor”, onde está situado o Morumbi, foi uma homenagem do seu proprietário, Ademar de Barros, à sua esposa Leonor Mendes de Barros, numa “jogada” em que todo mundo saiu ganhando? Mais, prezado edil: leia a história que circula pela internet sobre a nebulosa formação do patrimônio do seu Clube, com lances dignos de cartão vermelho. Aliás, com o mesmo direito que V. Sa., agora, está usando para representar contra seus pares e o SCCP, estou enviando-lhe cópia daquela história. Não adianta V. Sa. dizer que, como integrante da Câmara Municipal de São Paulo, já se manifestou contra a outorga de favores a este ou àquele Clube. No caso da agremiação da sua preferência é tarde, muito tarde. Parece que Aurélio Miguel não vai ficar sozinho na parada. Juristas, tricolores (ah, dr. Ives Gandra!) como aquele político, certamente inconformados com as recentes e impiedosas goleadas sofridas, uma no campo, outra no plenário do Legislativo municipal, começaram a arregaçar as mangas. Considerando a concessão fiscal “inconstitucional”, passaram a sugerir até a propositura de ação popular, objetivando a invalidação do ato. Para tanto, contam com a simpatia de alguns integrantes do Ministério Público, cuja presença é obrigatória naquele tipo de demanda. Quanto aos juristas, como militante na mesma área, entendo que estão no seu papel, embora, no caso, mais pessoal que profissional. No que diz respeito ao Ministério Público, se dita ação vier a prosperar, vou ficar bastante atento à sua atuação, bem como à atuação do Poder Judiciário. Poderei voltar ao assunto, para comparar o desempenho de ambos em ações da mesma natureza (popular), já que numa, pendente de recurso, sob os meus cuidados, a Promotoria e a Justiça de Primeira Instância causaram péssima impressão.

por Romeu Prisco www.diretodaredacao.com

Agosto 2011

7


Cinema

O

Rock Brasília , Ninguém Segura Essa Utopia“

documentário Rock Brasília, ninguém segura essa utopia, do diretor Vladmir Carvalho será lançado no 43º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O longametragem intitulado “Rock Brasília, Ninguém Segura Essa Utopia“,é resultado de um trabalho que começou na década de oitenta, em plena explosão do rock nacional e surgimento das consagradas bandas formadas na cidade.

quais possui íntimo e valioso arquivo contendo oito horas de imagens nunca antes exibidas. “O filme costura largamente a história do rock brasiliense. Dos derradeiros resquícios de ditadura à democrática virada”, diz Carvalho. É documento para a posteridade dos 50 anos do Distrito Federal. Sua estreia será na 43.ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em novembro.

Os jovens universitários de classe média, alcunhados sob a nomenclatura de ‘Turma da Colina’ (ou ‘Geração Coca-Cola’), alojavam-se nos prédios-dormitórios da O filme é recheado de imagens raras e inéditas, como UnB. Destes, muitos atraíram as do último e fatídico concerto popularidade e fanatismo. da Legião no estádio Mané Vladimir conta que, há 22 “ Em 80 minutos, Rock Brasília Garrincha. Phillipe Seabra anos, havia um exército de 200 captura a insurgência de três das (vocalista da Plebe e um dos bandas alistadas pela cidade. consultores do filme) e Dinho fundamentais bandas ‘candangas’ Porém, não se sabe onde nem Ouro Preto estão presentes na surgidas ali: Legião Urbana, Plebe como viabilizavam espaços para película em cenas de shows e tantos shows ou se havia público Rude e Capital Inicial, das quais depoimentos. Outras tantas para tal. É dessa leva que surge possui íntimo e valioso arquivo surpresas e curiosidades o ‘trovador solitário’ Renato compõem o documentário que Manfredini Júnior, Renato Russo. contendo oito horas de imagens tem duração de 80 minutos, e O documentário trará outros nunca antes exibidas.” mesmo sem ter sido lançado já personagens da cena, como é considerado como o retrato Phillipe Seabra, da Plebe Rude, da juventude brasiliense dos e Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial, flagrados em últimos 20 anos. momentos cruciais de suas carreiras. As cenas de shows A ideia de filmar a cena roqueira na capital surgiu em 1988 quando Vladimir, na época professor da UnB, se deparou com a febre do rock´n roll que acometia os jovens da cidade. Enquanto o rock explodia pelos cantos de Brasília, a tensão da ditadura política e de uma época de censura era relatada em letras de músicas de bandas como Legião Urbana e Plebe Rude. Mas nem a ditadura conseguiu podar o crescimento do número de bandas, que na época já somavam mais de 200. Em 80 minutos, Rock Brasília captura a insurgência de três das fundamentais bandas ‘candangas’ surgidas ali: Legião Urbana, Plebe Rude e Capital Inicial, das

8

Agosto 2011

capturadas por Vladimir, às quais o Estado assistiu com exclusividade, são impressionantes. Uma delas mostra o pandemônio no qual se converteu o show da Legião Urbana no Estádio Mané Garrincha. No dia 18 de junho de 1988, fazia um ano que a banda não pisava na cidade. Antes de enfrentar a desvairada turba de 50 mil pessoas, Renato Russo - no auge de seu messianismo involuntário - concedeu a Carvalho uma entrevista que está no longa. Enquanto isso aguardamos anciosos para o lançamento desse documentário que deverá chegar aos cinemas brasileiros xno segundo semestre de 2011.

por Juca Matos

ANUNCIE MELHOR, ANUNCIE BRASILBEST! Aqui seu anúncio é mais bonito, pontual, e também sai na internet! Fale com a gente: Ligue 650-204-9940 I contact@brasilbest.com

www.brasilbest.com


O brasil aos olhos de uma Holandesa

O

s brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado.

Law Offices of

Patrick D. Goggin Advogado e Mediador • Acidentes e Morte por Ato Ilícito

Só existe uma companhia telefônica e pasmem!: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.   Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo – ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne. Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal – e tem fila na porta. Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador. Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de ‘Como conquistar o Cliente’. Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos. Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa.   Os brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc… Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais. Os dados são da Antropos Consulting: • O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial. • O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma. • Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária. • Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a

www.brasilbest.com

• Imperícia Médica • Aconselhamento Legal para Pequenos Negócios • Immigration Specialist Referrals

credibilidade do processo. • Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina. • No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma. • Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando. • O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês. Na telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas. • Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina. • O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.

Atendimento em Português, Espanhol e Inglês www.brazcreative.com

Opinião

Primeira consulta de 20 minutos

Grátis!

(415) 981-9290 870 Market St. Suite 1148, San Francisco CA, 94102 pgoggin7@pacbell.net

Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil? • Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano? • Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta? • Que suas agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais? • Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários? • Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo? • Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados? • Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem? Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando.   É! O Brasil é um país abençoado de fato.

Autora Desconhecida

ANUNCIE MELHOR, ANUNCIE BRASILBEST! Aqui seu anúncio é mais bonito, pontual, e também sai na internet! Fale com a gente: Ligue 650-204-9940 I contact@brasilbest.com

Agosto 2011

9


Atualidade

O

estados desunidos da américa

Enquanto o poder central do país continua dividido – Casa Branca e Senado sob controle dos Democratas e Câmara Federal com maioria do Partido Republicano -, os Estados vão governando de acordo com as orientações de quem está no comando. E nada pode ser mais contraditório do que as leis aprovadas recentemente nos Estados cujos governos são democratas ou republicanos. Os novaiorquinos celebram casamentos entre gays como mais uma forma de lei liberal aprovada por Andrew Cuomo, governador democrata de um estado liberal. Nova York junta-se a outros estados liberais no sentido de garantir os direitos desta minoria. Ao mesmo tempo, os Estados mais liberais instituíram o health care (programa de saúde pública), que provocou uma verdadeira batalha no Congresso Nacional, após a posse do presidente Barack Obama. O projeto de lei acabou aprovado, depois de uma luta encarniçada, mas continua a ser desafiado por seus opositores na justiça. Três Estados liberais pediram para sair do programa Comunidades Seguras, criado pelo governo federal, que permite a detenção por policiais dos estados e prefeituras de pessoas suspeitas de serem imigrantes indocumentados por acreditar que este tipo de ação afasta ainda mais as comunidades imigrantes das polícias locais. E ainda por cima estes três Estados optaram pela expansão de bolsas e estudos a filhos de imigrantes indocumentados para que eles possam estudar, antecipando assim o “Dream Act”, um projeto de lei que vem sendo debatido no Congresso Nacional. Por fim, eles defendem um controle mais severo sobre o porte de armas para os cidadãos comuns, argumentando que o excesso de armas pode provocar tragédias quando nas mãos de pessoas destemperadas ou desequilibradas mentalmente, como parece ser o caso do norueguês que, neste final de semana, foi autor de uma chacina que causou a morte de quase uma centena de pessoas na Noruega. Do outro lado, porém, as orientações são diametralmente opostas. Treze Estados governados por republicanos defendem restrições leves ao porte de armas, sob o argumento de que isto está na Constituição original dos Estados Unidos da América. É verdade, mas convém lembrar que em 1776 a sociedade não estava estruturada como está hoje, em termos de organizações de segurança, material bélico, tecnologia e forças policiais. Portanto, o conceito de que cada homem deve ter sua arma para defender sua família e sua propriedade é bastante questionável na atualidade. Nestes Estados, os sindicatos de funcionários públicos enfrentam mais restrições, enquanto o health care é visto com muita resistência. Evidentemente, a maioria destes estados posiciona-se contrária aos casamentos e uniões

10

Agosto 2011

civis entre pessoas do mesmo sexo e atuam ofensivamente no combate às leis que permitem o aborto. Suas leis estaduais limitam a cobertura do seguro médico para evitar que sejam usados pelas mulheres que desejam praticar aborto, cortam verbas de programas como Planejamento Familiar, exigem o ultra-som, banem aborto para fetos com 20 semanas e expandem o período de orientação e aconselhamento das mulheres que estão considerando abortar. No campo da imigração, os Estados “vermelhos” – vermelho é a cor que representa o Partido Republicano e azul o Partido Democrata – são mais radicais contra os imigrantes indocumentados. Pedem a aplicação mais abrangente do E-Verify (um programa do governo federal que coloca à disposição dos empresários um sistema para verificar se o futuro empregado possui autorização legal para trabalhar no país), exigem o cumprimento severo das leis e votam a favor de leis que conferem poderes aos policiais para deterem pessoas e, caso não possuam os documentos que comprovem sua permanência legal no país, levarem presas pais e mães de família, muitas vezes de crianças nascidas aqui mesmo nos EUA. Os defensores dos direitos dos cidadãos estão inundando os tribunais para contestar estas medidas. O pior é que isto não deve mudar tão cedo, porque o país tem a população dividida. Hoje, a Câmara Federal aprova leis ao gosto dos republicanos que são barradas no Senado e o mesmo ocorre no caminho inverso, com a maioria democrata no Senado enviando leis que a maioria conservadora na Câmara Federal derruba. Por isto, cada vez mais, o país está tornando-se fragmentado em vez de federado e fazendo jus ao codinome de Estados Desunidos da América.

por Antonio Tozzi

www.diretodaredacao.com

ANUNCIE MELHOR, ANUNCIE BRASILBEST! Aqui seu anúncio é mais bonito, pontual, e também sai na internet! Fale com a gente: Ligue 650-204-9940 I contact@brasilbest.com

www.brasilbest.com


Estrela

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM LUANA PIOVANI

L

uana Piovani nasceu em São Paulo, no dia 29 de agosto de 1976. À partir de 1990, Luana se dedicou à carreira de modelo – trabalhando pelas agências FORD e MEGA, até que em 1993 sua carreira de atriz teve início com sua participação como Angel, na minissérie Sex Appeal da Rede Globo, em 1993. Entre os anos de 1993 e 1994, Luana trabalhou como modelo em países como Japão, Alemanha, Suíça e outros. De volta ao Brasil, em 1994 Luana participou de um episódio do programa Você Decide na Rede Globo, assim como estrelou em 1995 a novela Quatro por Quatro como Eduarda e participou, no cinema, do longa metragem Super Colloso, de Luis Ferré. Em 1996, Luana estrelou a novela ViraLata, como Vânia, e apresentou vários quadros do programa Fantástico. Além disso, participou do Programa Terça Nobre – A Comédia da Vida Privada, repetindo a participação em 1997. Luana também estreou no teatro na produção Nó de Gravata, em 1996. Luana passou a fazer parte do elenco da novela Malhação em agosto de 1997 – participação que terminou em dezembro desse mesmo ano. Em 1998, ela participou do quadro A Vida como ela É, do Fantástico, ao lado de Luis Fernando Guimarães e Pedro Cardoso; além de ter se apresentado em

www.brasilbest.com

Junho desse mesmo ano no programa Sai de Baixo, no episódio “Namorada Virtual”. Também em 1998, estrelou no teatro a adaptação de D’Artagnan e os Três Mosqueteiros, até junho de 1999. BrasilBest: Quando você começou a se interessar pela carreira de atriz? Luana: Aos dezesseis anos. E aos dezenove estreei na primeira peça de teatro. BrasilBest: Mencione pessoas que tiveram uma influência importante no início de sua carreira? Luana: Irene Ravache, Maria Mariana e Otávio Augusto. BrasilBest: Quais são suas atividades favoritas? Luana: Fazer ballet e correr na praia. BrasilBest: Você já morou no exterior? Luana: Sim, já! Na Suiça, Paris, Japão e Nova York. Foto: TV Globo

BrasilBest: Qual são seus maiores ídolos?

Luana: Minha mãe, Vinícius de Moraes e Renato Russo. BrasilBest: Qual foi o momento mais marcante de sua carreira até agora? Luana: Difícil escolher um. Mas acho que foi, na minha estreia no teatro, foil lá que tudo começou, foi lá que me encontrei. Luana: Ser dona de um teatro, de uma creche e uma loja da L’occitane.

ANUNCIE MELHOR, ANUNCIE BRASILBEST! Aqui seu anúncio é mais bonito, pontual, e também sai na internet! Fale com a gente:

por Celso Braz

Ligue 650-204-9940 I contact@brasilbest.com

BrasilBest: Qual é o seu maior sonho?

Agosto 2011

11


12

Agosto 2011

www.brasilbest.com


www.brasilbest.com

Agosto 2011

13


ARTE I Graça Ramos Nasceu em Feira de Santana, Bahia. Graça Ramos desenvolve Caixas de Luz com temática abstrata em paralelo a uma extensa e significativa obra figurativa. Vem participando de Exposições através do mundo numa trajetória que inclui Bienais, Feiras, Exposições Individuais e Coletivas, com premiação em importantes salões. Artista e Pesquisadora - Doutora em Belas Artes pela Universidade de Sevilha - US/Espanha. Mestra na Universidade da Pensilvânia - USA. Professora Titular do Mestrado em Artes Visuais - MAV.Escola de Belas Artes - EBA/UFBA. BRASIL. http://gracaramos.blogspot.com/.com

14

Agosto 2011

www.brasilbest.com


Imigração

O

California

O governador da Califórnia, Jerry Brown, aprovou nesta segunda-feira a lei que permitirá que algúns universitários sem autorização para residir nos EUA se beneficiem com bolsas de estudos, financiadas por fundos privados. A Califórnia é o 13o estado a conceder o direito para que imigrantes indocumentados possam ingressar nas faculdades, em igualdade com cidadãos americanos.

Uma proposta similar já havia sido sugerida por Cedillo em 2006. Na época, o então governador Arnold Schwarzenegger vetou a lei que reivindicava pela legalização de imigrantes que haviam cursado nível superior no estado ou que haviam participado das forças armadas. Apesar de ter sido rejeitada também pelo Congresso, parlamentares simpatizantes da causa da imigração ilegal afirmam que vão apresentar de novo esta proposta. O presidente dos EUA, Barack Obama, fez seu primeiro discurso diante

www.brasilbest.com

esperança para ” Act

estudante ilegal

de uma organização hispânica desde que assumiu a Casa Branca, em 2009. Obama se mostrou compreensivo diante das mazelas dos imigrantes ilegais, afirmando que conhecia a dor causada pelas deportações. Durante a convenção anual do Conselho Nacional da Raça (NCLR, na sigla em inglês), Obama ainda assegurou que trabalha diariamente para “aplicar leis defeituosas da maneira mais o humana”.

A Califórnia é o 13 estado a conceder o direito para que imigrantes indocumentados possam ingressar nas faculdades, em igualdade com cidadãos americanos.

A proposta, chamada de “Dream Act”, vai valer apenas para aqueles imigrantes que possam se matricular como estudantes residentes do estado, ou seja, alunos que tenham cursado pelo menos três anos do Ensino Médio ou em escolas alternativas da Califórnia. A lei é uma iniciativa do parlamentar democrata de Los Angeles Gil Cedillo, que também reivindica ajuda financeira aos imigrantes ilegais com fundos estatais.

aprova “Dream

Opositores à nova lei afirmam que o “Dream Act da Califórnia” cria uma expectativa irreal nos imigrantes ilegais, pois segundo eles, após sua graduação eles não teriam condição legal para trabalhar no país.

Se consideramos que há dez anos nada de bom acontece para os imigrantes ilegais nos Estados Unidos, qualquer conquista é bem-vinda. Para o imigrante ilegal, manter o ânimo, a coragem e não desistir é o mais importante e essa significativa vitória deve ser muito comemorada.

por Celso Braz

ANUNCIE MELHOR, ANUNCIE BRASILBEST! Aqui seu anúncio é mais bonito, pontual, e também sai na internet! Fale com a gente: Ligue 650-204-9940 I contact@brasilbest.com

Agosto 2011

15


Conceicão ,

Comunidade

damasceno

A Cultura Brasileira na San Francisco Bay Area tem em Conceição, uma Baiana “retada” e equipada com um sorriso do tamanho do mundo, o seu maior alicerce. Ela fundou a Brasarte e mais recentemente a “Casa de Cultura”, um espaço dedicado à todas as formas de cultura. Conceição se destaca por sua dedicação integral e luta incansável, pela manifestação da nossa cultura nos Estados Unidos. Brasarte / Casa de Cultura 510-528-1958 1901 San Pablo Ave Berkeley, CA 94702 http://www.brasarte.com

DJ

KBLO Além de contar com grandes músicos, a música brasileira na San Francisco Bay Area conta também com um DJ de mão cheia - DJ KBLO “spins” os ritmos brasileiros como ninguém. Mais que um DJ, KBLO é um representante genuíno de nossa comunidade e possui uma legião de fãs que lotam seus eventos por toda a Bay Area. DJ KBLO 415-875-0776 http://www.djkblo.com

Foto: www.photovisionpro.com

Andrea HORTA

Andrea atua no mercado imobiliário desde 2005, já vendeu mais de 22 propriedades e recebeu o prêmio “President’s Award” da Allen Realtors (2010). Ela conhece e entende à fundo tudo referente a compra e venda de imóveis e já ajudou muitas pessoas da comunidade da San Francisco Bay Area. Andrea Horta 415-533-0590 andreadoesrealestate@yahoo.com

16

Agosto 2011

www.brasilbest.com


Futebol

A

PROMESSA DE TIME FORTE EM 2014

Copa do Mundo de 2014 é sem duvida o título mais esperado pelo torcedor brasileiro. A eliminação precoce da Seleção na Copa América aumentou a discussão sobre o futuro da Canarinho para 2014. Afinal, o resultado deixou a desejar. Foram dois empates, uma vitória, e uma derrota polêmica contra o Paraguai na disputa de pênalts. Episódio que jamais será esquecido pelo torcedor: o Brasil perdeu TODAS as quatro cobranças marcadas. O resultado fica ainda mais dramático considerando que a Seleção dominou o Paraguai durante os 120 minutos de jogo (tempo normal mais o tempo extra), desperdiçando várias oportunidades de gols. O que está faltando para a na Seleção Brasileira? Será que seremos capazes de conquistar o tão sonhado Hexa em 2014? São as perguntas da vez. “Na torcida são milhões de treinadores”, já dizia o famoso hino, que ressalta muito bem uma característica nacional: discutir a Seleção. Os comentaristas do programa Seleção SporTV, transmitido pelo PFC Internacional, partiram na frente com uma constatação que o torcedor já vinha percebendo: “O Brasil não tem a melhor seleção do mundo, desde 2008”. E mais, está atrás das seleções da Espanha, Holanda, Alemanha e Uruguai”. O comentarista Maurício Noriega destacou que a Canarinho está passando por um momento de mudança de geração. Ganso e Neymar ainda são os nomes do futuro. Mas precisam de tempo jogando com a Amarelinha. A dupla Santista não obteve o desempenho esperado, mas isso não quer dizer que não tenham se destacado. Neymar fez dois belissimos gols contra o Equador. Enquanto Ganso criou várias jogadas e seu talendo foi enaltecido até pelo treinador do Paraguai que elogiou o meia ao disparar: “não é qualquer um que joga assim”. Para os comentaristas do Seleção SporTV o time evoluiu muito pouco

www.brasilbest.com

durante a Copa América. É preciso resgatar a “alma da Seleção Brasileira”. Os jornalistas, no entanto, concordam que o time que jogou na Copa América foi bem escalado, “não ficou ninguém de fora”. Então qual é o problema? A verdade é que a Canarinho vem passando por um momento de transição. O último grande jogador foi Ronaldo Fenômeno, que brilhou com a Seleção logo após a despedida de um outro grande nome: Romário. Agora o torcedor vive a espera de um substituto à altura. Como destacou o comentarista Noriega, essa é a característica do futebol brasileiro: com jogadores decisivos e talentos individuais. A Copa América serviu de lição. Agora é corrigir os erros e amadurecer a talentosa geração que temos. Essa equipe tem tudo para conseguir conciliar vitórias com um futebol vistoso. Precisa de tempo para isso. MANO Mano segue à frente como treinador e já afirmou que “o Brasil não vai chegar a 2014 cambaleando, vai chegar firme”. O técnico disse ainda que haverá algumas mudanças na escalação já para o próximo amistoso, no dia 10 de Agosto, em Sttutgart, contra a Alemanha. Segundo ele, alguns dos atuais nomes estarão ausentes para não prejudicar os clubes de cada um no exterior, além de priorizar aqueles que poderão chegar ao Mundial de 2014. Além da Alemanha, o Brasil medirá forças contra os argentinos, em setembro, mas apenas jogadores que atuam no país serão chamados. Até o fim do ano, o calendário ainda prevê Espanha

e Itália. “Mesmo que aconteça o risco dos resultados, é preciso medir nossa capacidade na frente de fortes adversários. É preciso administrar também as pressões externas”, exemplificou o treinador. Em agosto, Mano viaja à Colômbia para observar o Brasil no Mundial Sub-20. Outra meta é analisar atentamente os garotos para a escalação do time olímpico que vai disputar as Olimpiadas de Londres em 2012. Na busca do título inédito no curriculum da Seleção Brasileira.

por Kennia Wiswesser

Agosto 2011

17


Música

U

Churrasco ao som de Seu Jorge E também um retorno a um som que iniciei com meu primeiro disco, “América Brasil”.

icanha, linguiça, coração de frango, asinha, farofa, pão com alho, cerveja e refrigerantes são por conta do freguês. Seu Jorge entra com “Músicas para churrasco vol. 1”, disco com o qual pretende animar qualquer festa com esses ingredientes e também dar um novo molho à sua carreira solo, depois da bem-sucedida experiência com o grupo Almaz.

Em clima de folhetim, o disco é repleto de divertidos personagens, que vão entrando em cena a cada música, como “Meu parceiro”, “Vizinha” e “Amiga da mulher”.

O próximo disco de Seu Jorge tem temática especial para o brasileiro que adora uma festa: churrasco. É isso mesmo. O novo álbum do cantor carioca, Músicas Para Churrasco Vol. I, foi pensado para aquele momento descontraído que a galera se une para saborear uma carne e tomar uma cervejinha - Esse disco tem um jeito carioca, essa coisa suburbana, de festa no meio da rua, de confraternização em torno de um churrasco - diz ele, que ironicamente mora em São Paulo há oito anos.

“Músicas para churrasco vol. 1” não tem muitos mistérios. Suas dez canções - feitas por Seu Jorge com antigos parceiros, como Gabriel Moura e Rogê - são simples, leves e diretas, recheadas por samba, sabores rock e o funk.”

Diferente das hipnóticas e delicadas atmosferas criadas com o Almaz - projeto de Jorge com integrantes do Nação Zumbi e o multiinstrumentista Antonio Pinto - “Músicas para churrasco vol. 1” não tem muitos mistérios. Suas dez canções - feitas por Seu Jorge com antigos parceiros, como Gabriel Moura e Rogê - são simples, leves e diretas, recheadas por samba, sabores rock e o funk.

- No Almaz, a gente estava trabalhando em cima de músicas dos outros - conta Seu Jorge. - Nesse disco, a história é outra. São músicas inéditas, feitas com parceiros de longa data. Tenho mais controle e posso me expressar de forma mais natural. É música popular, na cara.

18

Agosto 2011

- São personagens inventados, mas que deixam uma sensação familiar, de que você os conhece de algum lugar - diz Jorge, ele mesmo intérprete de diferentes personagens em filmes como “Cidade de Deus” e “Tropa de elite 2”. - Não sei dizer se a experiência no cinema me fez escrever letras assim. Mas gosto de inventar personagens, em cima de coisas que vi em filmes e novelas. Por isso, o disco tem esse jeito de crônica. Se o disco do Almaz, novamente ele, tinha um tom cosmopolita e começou sua carreira no exterior, para só depois chegar ao Brasil, “Músicas para churrasco vol. 1”, com tantas referências locais, não deve seguir a mesma rota.

- Esse é um disco para o Brasil. Tudo nele remete ao país, diferente do sotaque universal do disco do Almaz. A música que encerra o disco, o suave r&b “Quem não quer sou eu”, aponta os possíveis caminhos para os outros dois discos da trilogia planejada por Seu Jorge. - Tenho essa ideia de uma trilogia e já estou até trabalhando nessas novas canções, talvez numa levada mais r&b, mais charme. São sons de subúrbio também.

por Kiko Castro

ANUNCIE MELHOR, ANUNCIE BRASILBEST! Ligue 650-204-9940 I contact@brasilbest.com

www.brasilbest.com


San Francisco

aula de dança: “Forró WorkShop Dance Class”. Todas as quartas. Local: Zambaleta, 2929 19th St., San Francisco, CA. Horário: À partir das 8pm. Maiores informações www.zambaleta.org

música: “Jorge Aragão, o poeta do samba”. Abertura com Antônio Guedes e DJ Eder. Sexta, 26 de agosto Local: Roccapulco, 3140 Mission St., San Francisco. Horário: 8pm. Maiores informações www.nativaproductions.net

Cursos: “Ponto de Cultura”. cursos grátis para jovens: Capoeira, dança afro-brasileira, percussão, produção musical e lingua portuguesa. Local: 3221 22nd St., San Francisco. Maiores informações www. abada.org

música: “Forró Brazuca” a banda de forró da Bay Area. Quinta-feira, 4 de agosto Local: Stanford Shopping Center, Palo Alto, CA Horário: 6pm Sábado, 27 de agosto, Local: Cafe Du Nord 2170 Market Street, San Francisco, CA Horário: 9pm. Maiores informações www.myspace.com/ forrobrazuca

Los Angeles Música: “Viva Sundays” com Leopold Nunan e Morena Santos, muita música e dança brasileirapara esquentar os domingos de verão. Todos os Domingos. Local: The Standard Hotel, 8300 Sunset Boulevard, West Hollywood, CA.

nightclub: “Ultra Flight to Rio”. participação de DJ’s Kblo, Jazz-E, David Q e J-Trip. Sábado, 13 de agosto Local: Roe Boutique & Lounge, 651 Howard St., San Francisco. Horário: 10pm. Maiores informações www.djkblo.com nightclub: “Epic Sunday”. participação de DJ’s G-Stav, Vahid, Nima-G, Kblo, David Paul e Dev E. Domingo, 21 de agosto Local: Sens Restaurant, 4 Embarcadero Center, San Francisco Horário: 10pm. Maiores informações www.djkblo.com Lavagem anual/brasarte: “Celebração da Independência do Brasil e Anual Lavagem”. Festa de rua, roda de samba, Djs e música ao vivo, comidas e bebidas típicas. Domingo, 4 de setembro Local: Casa de Cultura, 1901 San Pablo Ave., Berkeley Horário: 11am - 7pm. Maiores informações www.brasarte.com música: “Cantora Lau Paiva”, canta o melhor da bossa nova. Voz e violão, Quinta-feira 4 de agosto Local: Seahorse Restaurant, 305 Harbor Drive, Sausalito, CA. Horário: 7:30pm-10:30pm. Sexta-feira 12 de agosto, Lau & Brian Byrnes Local: Room (Interior Art Gallery)1320 4th St., San Rafael, CA. Horário: 5pm-8pm. Domingo 14 de agosto, “BR 3” Local: DiVino Osteria, 37 Caledonia Street, Sausalito, CA. Horário: 7:30pm-10:30pm. Quintas-feiras 18 e 25 de agosto, voz e violão. Local: Cleo’s Steak House, 446 San Mateo Ave., San Bruno, CA. Horário: 6pm-9pm. Sexta-feira 26 de agosto, Voz e Violão. Local: Piccolo Cafe, 660 Bridgeway, Sausalito, CA.

TRADUÇÕES Jaqueline Jacques UC Berkeley Certified Translator/Interpreter English - Portuguese

415-577 9811

jaquelinejacques@comcast.net

Horário: 7pm-10pm. Terça-feira 13 de setembro Local: Le Colonial, 20 Cosmo Place, Sausalito, CA. Horário: 12:30pm-3:30pm.

aula de pertuguês: “Brasil Sorria” Para filhos de brasileiros, aprenda a se comunicar em Português brincando. Todo primeiro e terceiro domingo do mês. $5 por criança/ adolescente entre 2 - 17 anos. Local: Natureba, 2415 Artesia Blvd., Redondo Beach, CA.

música: “SaravaZamba and Orquestra Salsa Dura”. Sábado, 6 de agosto Local: La Peña, 3105 Shattuck Ave., Berkeley, CA. Horário: 8pm-11pm. Maiores informações www.lapena. org

arte: “A galeria de artes do Consulado Brasileiro de L.A. apresenta as obras de Jamile Abdallah”. Local: 8484 Wilshire Blvd., Ste 711 & 730, Beverly Hills, CA. Maiores informações www.brazilian-consulate.org

nightclub: “Bon Voyage”. 3rd annual Sunset Booze Cruise. Domingo, 4 de setembro Local: Pier 40 Embarcadero, San Francisco, CA. Horário: 3pm - 9pm. Maiores informações www.djkblo.com

aula de dança: “Rio Style”, Dance Instructors Patricia Prata and Sydney Maria. Todas as segundas e quartas. Local: 6755 Hollywood Blvd. 2nd Fl, Hollywood, CA 90028. Maiores informações 323.646.7731 ou www.superstardancers.com

Festa da independência: “Brazil in The Park”. celebração da indepêndencia do Brasil, músicas, comidas, danças, etc... Domingo, 11 de setembro Local: Golden Gate Park’s Hall of Flowers, 9th Ave &Lincoln Way, San Francisco, CA. Horário: 12pm - 7pm. Maiores informações www.FriendsofBrazil.org música: “Bruno e Marrone”. Abertura com DJ Kblo e Banda Sotaque Baiano. Quinta-feira, 29 de setembro Local: Roccapulco, 3140 Mission St., San Francisco. Horário: 8pm. Maiores informações 415.425.7242 ou 415.412.0760

Música: “Brazilian Nites”, música brasileira ao vivo e DJ Spinnig. Todos os sábados. Local: 19540 Ventura Blvd., Tarzana, CA. Horário: a partir das 9:30pm até as 2am. Maiores informações 818.566.1111 ou www.braziliannites.com música: “Brazilian Music & Entertainment”, sambistas, percussionistas, música ao vivo e capoeira. Todas as quintas e domingos. Local: 10250 Santa Monica Blvd, Los Angeles, CA. Maiores informações 310.552.2014

San Diego Brazilian day: The largest Brazilian Festival on the West Coast. Comidas típicas, música, dança e muito mais. Domingo 18 de setembro. Local: Garnet Ave., San Diego, CA., Horário: 11am to 7pm, Free Admission. Maiores informações www.braziliandaysandiego.com música: Batucada brasileira ao vivo. Todas as sextas-feiras. Local: Brazil By The Bay Restaurant, 3770 Hancock St., Ste G, San Diego, CA. Maiores informações 619.692.1919 ou www.brazilbythebay.com Nightclub: Brazilian Nights. Todas as quintas-feiras. Local: Tango Del Rey, 3567 Del Rey St, San Diego, CA. Maiores informações 858.794.9044 ou www.tangodelrey.com

Portland samba: “Samba Samba Mondays”, with The Lions of Batucada Dancers, Aulas de samba. Todas segundas-feiras no mês de agosto. Local: Bahia Brazil Art Center, 2512 Gladstone St., ste 200, Portland, OR. Horário: 7:45pm to 8:45pm. $ Free. Maiores informações www. capoeiraportland.com nightclub: “Z’Bumba Brazilian Forró Dance Music”, Forró brasileiro (para maiores de 21). Todo segundo sábado do mês. Local: Mississipi Pizza Pub, 3552 N Mississipi Ave., Portland, OR. Horário: 9pm to midnight. $7. Maiores informações 503.288.3231

Seattle música: “Show Brazil”. Consagrada Banda de Carnaval com sambistas, passistas e muito rítmo brasileiro dirigido por Eduardo mendonça. Quinta-feira 18 de agosto Local: City Hall Plaza, 600 Fourth Ave., Seattle, WA. Horário: 12pm 1:30pm. Maiores informações www.seattle.gov

Hawaii art: First Friday Block Party. Every first Friday of the month, There’s about 25 art galleries to visit as well as live music, great food, and nearby bars. Local: China Town, Nuuanu Ave., Honolulu, HI. Horário: 5pm to 9pm. Maiores informações www.firstfridayhawaii.com

PRECISA-SE: COZINHEIRO CULINÁRIA BRASILEIRA - MARIN Restaurante em fase de expansão em Marin County, Califórnia procura cozinheiro experiente em Culinária Brasileira. O candidato ideal - organizado, apto a trabalhar em equipe, motivado e disponível para trabalhar dia ou noite. Salário compatível com experiência.

Ligar para 415-850-3317 para marcar entrevista.

AMERICANO PROCURA AMERICANO, 59 anos, gostaria de conhecer uma mulher brasileira. Gosto de esportes, viagens, jantar fora e shows. Falo inglês somente. 650-757-1946 / 415-517-5977 (c)

TRADUTOR JURAMENTADO Traduções -Interpretações Roberto Lima Phone/Fax 415-587-4990 robertolima99@hotmail.com State certified since 1981

www.brasilbest.com

Agosto 2011

19


passatempo

Piadas

Em uma agência de viagens em Copacabana, uma cliente loira pede informações, querendo viajar para os EUA. A consultora pergunta: - Você tem visto americano? A cliente responde: - Às vezes eu vejo uns na praia de Copacabana. _____________________________________ Nomes em Inglês da Seleção Brasileira na copa de 2006: 1 - Did are 2 - Car full 3 - Look see you 4 - Who one 5 - When mear son 6 - Who bear to car loss 7 - Add dream an no 8 - Car car 9 - Who now do ( Few now mem no ) 10 - Who now dream you gay you show 11 - Zero bear to 12 - Who jerry scene 13 - See seen you 14 - Crisis 15 - Lowis on 16 - G you bear to 17 - June in you 18 - Mean arrow 19 - G you bear to silver 20 - Rich are dream you 21 - Fried 22 - July seissor 23 - Who bean You Coach : Car loss All beer to pair here a _____________________________________ Dois advogados, sócios de uma consultoria, estão almoçando, quando de repente um deles salta da cadeira e diz: - Puxa vida, esquecemos de trancar o escritório! - Não faz mal - responde o outro. - Estamos os dois aqui! _____________________________________ - O que o advogado do frango foi fazer na delegacia? - Foi soltar a franga. _____________________________________ - O que são 4 pontinhos no jardim ? - FourMigas

- Por que a loira ficou toda orgulhosa quando resolveu um quebra-cabeça em 8 meses ? - Porque na caixa estava escrito “de 4 a 6 anos” _____________________________________

Sonic Super Mario Lara Croft Donkey Kong Pac Man Link Max Payne Pikachu Niko Belic Blanka Solid Snake Master Chief

- Por que o português não molha a cabeça quando toma banho ? - Porque ele usa xampu para cabelo seco _____________________________________ - Qual é a comida que liga e desliga? - É o Strog ON OFF _____________________________________ - Qual é a diferença entre o gato e coca-cola? - O gato mia e a coca light _____________________________________ - Por que o Batman entrou na igreja? - Para participar de um bat-zado _____________________________________

Jogos

Jogo dos 7 erros

Porque o elefante não dança Twist ? Porque ele não consegue estalar os dedinhos _____________________________________ De repente, a música começa a tocar, o bêbado se levanta, dirige-se a uma senhora de preto e pergunta: - A senhora me dá o prazer desta dança? E recebe a seguinte resposta: - Não, por 3 motivos: Primeiro: Isto é um velório! Segundo: Senhora o cacete, eu sou o padre! Terceiro: Não se dança o Hino Nacional! _____________________________________ - Qual é a música do anão ? - Aí eu me afogo num copo de cerveja... _____________________________________ Duas freirinhas se despedem no corredor daquele convento: - Durma com Deus, irmã! E a outra, desconsolada: - É o jeito, irmã, é o jeito! _____________________________________ - Por que as mulheres tem 4 milhões de neurônios a menos ? - É para que possam gostar dos homens. _____________________________________ - Como se faz para ganhar um Chokito ? - É só colocar o dedito na tomadita

Cruzadas Horizontais

Respostas

Verticais

20

Agosto 2011

www.brasilbest.com


www.brasilbest.com

Agosto 2011

21


ERROS E ACERTOS Na vida

Comportamento

A

eles acabaram errando, sem querer, porque alguém muito mau achou certo sequestrar o garoto, matá-lo e esquartejálo. Completamente errado e abominável, mas o monstro destruidor achou que estava certo.

Se não vejamos. Antigamente, falar de casamento de pessoas do mesmo sexo era errado. Agora é certo. Quem poderia imaginar que passeatas pedindo a descriminalização da maconha pudessem acontecer? Era errado? Era. Agora, é certo.

O atirador Anders Behring Breivik, que matou 76 pessoas na Noruega, admitiu que trabalhava com “duas outras células” para combater a “dominação muçulmana”. A polícia agora investiga quem seriam os cúmplices de Anders. Insensível, monstruoso e inescrupuloso, Anders estava completamente errado ao cometer o crime . Mas para ele, este foi o caminho certo a seguir.

pesar de dizerem por aí que nascemos com vários caminhos a seguir, existem apenas dois na nossa vida : o certo e o errado. Difícil é determinar a atribuição de cada um, porque a concepção de um e de outro muda de acordo com a vivência e as necessidades de todos nós.

E o que era certo antigamente ficou completamente errado, em algumas situações. Por exemplo, mulher não ter o mesmo espaço que o homem no mercado de trabalho era certo. Hoje, é errado, pois muitas estão até em melhores condições e ganhando muito mais que seus parceiros masculinos. Mas não dá pra ficar aqui observando regras do que é certo ou errado. Nem pensar. Afinal, somos todos diferentes e por isso temos particularidades que nos parecem certas e são erradas , ou vice-versa. Depende da visão de cada um. O que me fez divagar sobre essa dualidade são os próprios acontecimentos dessa vida tão conturbada da humanidade. Infelizmente, o peso do errado tem sido muito maior que o certo nas questões universais, aquelas que abrangem um espaço que não podemos atingir individualmente, e ai temos que aceitar e lamentar o pior erro de alguém sem que se possa fazer nada para consertá-lo. Não sei o que pode levar um filho a matar a própria mãe adotiva com a qual vivia há doze anos, esconder o corpo e ao ser descoberto não revelar

Amy Winehouse, que deixou o mundo órfão de seu talento, é o exemplo típico de ter seguido o caminho errado na vida. Talvez ela tenha achado que estava certa em suas escolhas, mas quem pode julgar isso? Por outro lado, talvez ela soubesse que fez a escolha errada na hora de seguir sua trilha de vida. Mas faltou um atalho para que ela pudesse sentar numa pedra e refletir direito. os motivos para um comportamento tão brutal. O que dizer do outro filho que matou os pais a marteladas, só porque eles não queriam que ele desse uma festa em casa. Eles acharam certa a proibição. O filho achou errado e erradamente resolveu o problema , matando-os (dois casos acontecidos na Flórida na semana que passou).

O certo é que, o errado tem nos feito surpresas tão desagradáveis que nos fazem sentir que seria certo começar a colocar o mundo num caminho menos errado. Naquele em que as pessoas possam ser humildes suficientes para reconhecer o erro e dispostas a acertar, porque ninguém nasceu errado, a vida é que, muitas vezes, erra em não nos ensinar o caminho certo a seguir.

Os pais do menino judeu acharam certo que ele saísse, pela primeira vez, sozinho, de um curso de férias para encontrá-los numa livraria no centro do Brooklin. Mas

por Leila Cordeiro

www.diretodaredacao.com

Receita Chicken Gratin

Gratinado de Frango Coloque a água numa panela e derreta o os cubinhos de caldo galinha, Adicione o molho de tomates, o frango, mexa até começar a ferver, Acrescente a farinha de trigo e mexa até engrossar. Coloque o creme de leite, misture bem, Ponha tudo em uma travessa e espalhe por cima a manteiga e o queijo ralado, Leve ao forno para gratinar por mais ou menos 20 minutos.

Put water in a saucepan and melt the cubes of chicken broth, Place the tomato sauce, chicken, stir until it begins to boil, Add the flour and stir until thickened. Place the cream, mix well, Put everything on a platter and sprinkle with butter and grated cheese, Bake gratin for about 20 minutes.

INGREDIENTES:

INGREDIENTS:

2 libras de peito de frango desfiado 1 lata de molho de tomates 2 cubinhos de caldo de frango 1 copo de água 1 colher de sopa de farinha de trigo 1 lata de creme de leite queijo ralado 100 g de manteiga derretida

2 pounds chicken breasts, shredded 1 can tomato sauce 2 chicken bouillon cubes 1 cup water 1 tablespoon flour 1 can heavy cream grated cheese 100 g butter, melted

Horóscopo aquário - 20/01 à 18/02

A hora é propícia a viagens de pequeno curso, o que poderá ajuda-lo, a mostrar o seu potencial. Os encargos financeiros estarão encaminhados e não deverá preocupar-se com despesas extras.

peixes - 19/02 à 19/03 O mês chega cheio de força e vontade de realizar tudo o que quer, o vai levar a que não tenha mãos a medir para conseguir aquilo que tanto ambiciona. Estará centrado nos seus objetivos.

áries - 20/03 à 19/04

Mês de colocar as cartas na mesa. Todas as questões serão resolvidas, sejam elas de caráter emocional ou profissional. A sua capacidade de lidar com certos assuntos poderá surpreendê-lo.

gêmeos - 21/05 à 20/06

câncer - 21/06 à 22/07

leão - 23/07 à 22/08

Para o nativo de Gemeos, este mês é de reflexão. Vai sentir que está na hora de analisar tudo aquilo pelo que tem passado, inclusive as atitudes que tem tido, quer para consigo, quer com os outros.

Mês de vitalidade e cheio de energia, o que vai permitir a que sinta vontade de iniciar coisas novas.Durante esta fase vai querer cuidar mais de si do que o habitual, podendo esquecer-se um pouco daqueles que o rodeiam.

O mês chega cheio de desafios, alguns dos quais exigirão mais de si mesmo. Algumas atividades começadas há já algum tempo, podem começar a dar os primeiros frutos, o que será muito importante.

libra - 23/09 à 23/10 Mês com uma grande força e vitalidade, o ajudará a levar adiante todos os seus projetos. A sua capacidade de compreensão para com os outros, será meio caminho andado para conseguir que estes o apoiem no que necessitar.

22

Agosto 2011

escorpião - 24/10 à 22/11 Este mês será um mês de esforço, isto se quiserem atingir todos os seus objetivos nas diversas áreas da sua vida. Será um mês bastante positivo para apostar em coisas novas. Uma fase também ligada ao início de alguma atividade.

sagitário - 23/11 à 20/12 O seu magnetismo fará com que nunca esteja sozinho. No entanto, isto poderá desgastá-lo um pouco, uma vez que terá necessidade de ter tempo também para si, para organizar as suas ideias.

touro - 20/04 à 20/05

Estará muito empenhado em conseguir levar a cabo tudo aquilo a que de alguma forma se propôs. A família será uma grande ajuda, o fará sintir uma grande estabilidade emocional.

virgem - 23/08 à 22/09 Estará mais centrado em si, o que pode levar a que crie nos outros uma ideia de egocentrismo. Deverá tomar cuidado com os julgamentos que faz, pois estes podem não ser os mais corretos.

capricórnio - 21/12 à 19/01 O seu lado lutador e otimista vai fazer com que perceba que tudo o que fez até agora não foi em vão e que apenas está a colher aquilo que semeou. Tenha atenção na hora de decidir o que é melhor para si.

www.brasilbest.com


EUA já vivem clima de campanha

A

eleição para presidente dos EUA está distante, mas o clima de campanha já começou – para os dois lados. Enquanto os democratas têm seu candidato natural e trabalharão pela reeleição de Barack Obama, os republicanos começam a esquentar os motores para ver quem será o ungido do partido para desafiar o atual ocupante da Casa Branca. Os candidatos são de vários matizes. Desde aqueles mais preocupados em enfatizar as questões econômicas como Mitt Romney e Tim Pawlenty até um sujeito totalmente anárquico como Ron Paul, passando pelo polêmico Newt Gingrich e chegando aos ultraconservadores Rick Santorum e Michelle Bachmann. Recentemente, uma passagem contida num blog mantido por um grupo conservador de Iowa provocou muita controvérsia no feudo republicano. Os autores sugeriram que os filhos de negros nascidos nos EUA na época da escravidão estariam em melhores condições no país do que aqueles que nasceram sob o governo de um presidente negro. Desnecessário dizer que isto foi motivo de forte reação da comunidade negra americana e exigiu a retirada deste trecho da manifestação do grupo conservador. Mais ainda, a ex-deputada por Minnesota, Michelle Bachmann, e o ex-senador pela Pensilvânia, Rick Santorum, negaram veementemente terem endossado estas declarações, como haviam acusado grupos liberais.

• Criminal & Civil (Including DUI) • Direito de Família (Divórcio, Pacto Antenupcial & Pós Nupcial) • Contratos (Contracts) • Testamentos (Will & Trusts) • Constituições de empresas

impostos e é extremamente xenófobo, pregando a deportação de imigrantes indocumentados, além mais protecionismo às empresas americanas. Muita gente duvida que ela consiga vencer as primárias do Partido Republicano e seja ratificada como a candidata oficial do partido para a eleição presidencial do próximo ano. Porque, com esta plataforma, ela afasta os eleitores conservadores mais inteligentes que jamais endossariam uma insensatez desta. Desta forma, a chance de Obama se reeleger aumenta significativamente. E o Tea Party não possui votos suficientes para suprir a ausência desta fatia do eleitorado conservador. Sem contar que muitas empresas relutariam em financiar a campanha de uma pessoa com uma plataforma tão radical quanto irreal. Apesar de tudo, Michelle Bachmann vem transformandose no novo fator da política conservadora americana, ocupando o lugar que era até então de Sarah Palin. A ex-governadora do Alasca, porém, parece bem mais disposta a faturar com venda de livros e palestras do que se lançar em uma aventura política. Ela foi seduzida pela mídia, assim como Mike Huckabee, ex-governador de Arkansas e preferido do eleitorado evangélico do interior dos EUA. Hoje, ele tem um programa na rede Fox News, cujo slogan é “fair and balanced” - algo que definitivamente não condiz com a verdade.

(Corporations & LLC’s)

Liliana Gallelli

Atendimento em Português

NOVIDADE: Fazemos também Homologação de divórcios no Brasil.

Jean Pierre Gallelli

Law Offices Of

Gallelli & Gallelli A Professional Law corporation Tel: 323-782-3877 / Fax: 323-651-2730 jeanpierre@gallellilaw.com 8484 Wilshire Blvd., Suite 745, Beverly Hills CA 90211

“ Michelle Bachmann vem surgindo como uma forte candidata, sobretudo por ter o apoio explícito do Tea Party, movimento conservador que luta pelo fim dos impostos e é extremamente xenófobo, pregando a deportação de imigrantes indocumentados, além mais protecionismo às empresas americanas.”

Ambos enfatizaram que defendem e lutam pelos “votos do matrimônio”, ou seja, combatem o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o aborto, a infidelidade e a pornografia e são a favor da indissolubilildade do casamento entre um homem e uma mulher. A própria Michelle Bachmann é casada com o mesmo homem por 32 anos. Aliás, ela pode ser a grande surpresa das próximas eleições. Com este discurso conservador que tem forte apelo junto a um eleitorado com visão mais retrógrada, Michelle Bachmann vem surgindo como uma forte candidata, sobretudo por ter o apoio explícito do Tea Party, movimento conservador que luta pelo fim dos

www.brasilbest.com

• Imigração em Geral

www.brazcreative.com

Política

Intramuros, comenta-se que os coordenadores do Partido Democrata torcem pela vitória de Michelle Bachmann, a quem consideram fácil de ser batida numa eleição e uma pessoa sem carisma para enfrentar Barack Obama em debates. No entanto, antes de mais nada, é preciso o atual governo fazer a parte dele porque as últimas notícias não têm sido animadoras, com os indicadores apontando um mercado imobiliário quase parado e a taxa de desemprego em alta.

por Antonio Tozzi

www.diretodaredacao.com

ANUNCIE MELHOR, ANUNCIE BRASILBEST! Aqui seu anúncio é mais bonito, pontual, e também sai na internet! Fale com a gente: Ligue 650-204-9940 I contact@brasilbest.com

Agosto 2011

23


Atualidade

Não sorria nunca de um preconceito

O

Se alguém algum dia disser que Karl Marx roubou o socialismo dos nazistas, creio que diante de tamanho absurdo a maioria de nós não conseguiria conter um sorriso, ou mesmo a mais ruidosa gargalhada. E se esse mesmo alguém dissesse que haveria uma escala, uma hierarquia entre as raças, de tal modo que lá num pódio de muitos níveis, em primeiríssimo lugar estivesse a raça, vale dizer, a ariana, e lá no fim, no último dos últimos, estivessem os ciganos, os negros e os judeus, creio que talvez olhássemos o profundo ignorante à procura de um sinal de loucura. Antes, é claro, da mais estrepitosa risada. No entanto, os motivos cômicos logo sofreriam um abalo se um mais avisado nos lembrasse que tais “piadas” foram ditas por Hitler e pelos nazistas. Ah, diante da lembrança do genocídio, do sofrimento e infâmia que tais cômicos impuseram ao mundo, toda a sua sangrenta palhaçada deixaria de ser motivo de riso. Pois o cômico, assim como a felicidade, a raiva, o amor, o ódio, toda manifestação legítima de humanidade, sempre se dá em um contexto de vidas e significados. E deles, um dos que merecem mais cuidado talvez seja o do preconceito, por mais cômico, absurdo e de irresistível comicidade pareça. Pois as caveiras também mostram os dentes, mas nunca são dignas de um sorriso. Essas curtas reflexões nos vêm quando lemos as notícias do terrorista de extrema-direita na Noruega. Notem que ele, ou melhor, eles, porque o bravo rapaz não agiu só nem é uma exceção de loucura em um mar de sanidade, notem que à sua maneira ele atualiza – se é possível atualizá-las, em vez de retirá-las das tumbas - as ideias nazistas. Excertos de um seu comunicado dizem: “Nós, a livre população nativa da Europa, por este meio

24

Agosto 2011

declaramos uma guerra preventiva contra todas as elites marxistas/ multiculturalistas da Europa Ocidental... Sabemos quem vocês são, onde moram e vamos atrás de vocês. Estamos no processo de apontar cada traidor multiculturalista na Europa Ocidental. Vocês serão punidos por cada ato de traição contra a Europa e os europeus. Com o objetivo de romper com sucesso a censura da mídia marxista/ multiculturalista, somos forçados a empregar operações mais brutais e de tirar o fôlego, que resultarão em baixas.”

que não mereciam o mínimo esforço para uma rápida contestação. Aquela coisa antiga de raça, “população nativa da Europa”... mas que raça pura?, nos perguntávamos. Risos, com muitos risos respondíamos. Aquela coisa absurda de “elites marxistas/ multiculturalistas da Europa Ocidental”. Putz, que é que é isso? Elite marxista, paradoxo, e multicultural, como se o mundo não fosse em si uma multicultura. Quá-quá-quá, esse cara é um humorista. E este “sabemos quem vocês são, onde moram e vamos atrás de vocês. Estamos no processo de apontar cada traidor multiculturalista na Europa Ocidental. Vocês serão punidos por cada ato de traição contra a Europa e os europeus”? Por favor, pelamordedeus, esse viking estaria mais para Hagar, o horrível.

Qual de nós, se visse essas linhas E no entanto, vimos depois em um texto ou que o piadista devia ter em um vídeo, qual sido tomado a sério e de nós as acharia recebido de volta contra ele dignas de uma e assemelhados uma luta resposta fundada, encarniçada, sem quartel, fundamentada sem hora nem descanso. De e, mais que isso, todas as maneiras, modos e responderia a elas pensamentos, pela escrita, com as armas da pelo verbo, por atos e ações. razão, e da artilharia Da desgraça fica um alerta. para melhor defesa? Se continuarmos a julgar Poucos, nenhum, ninguém, a como piada os mais bobos preconceitos contra sexos, raças, julgar pelas medidas e reações em resumo, contra gentes, depois não seremos dignos sequer tomadas quando o criminoso de pena. A nova e profunda depressão econômica, que não as tornou públicas na web. E se aproxima lá, pois já começou, deveria redobrar a nossos vem muito ao caso dizer que cuidados. Uma primeira providência, de um ponto de vista tais “ideias” na Noruega, na intelectual, creio, seria não sorrir nunca mais de todo, do mais Europa hoje, e até no Brasil, ridículo e risível preconceito. Pois preconceitos são muito com a devida tradução, não são graves. Eles sempre matam pessoas. incomuns nem, pior, expressam uma louca exceção. Há um certo tempo aqui e ali na Noruega, Inglaterra, e noutros mais puros, www.diretodaredacao.com olhares atravessados e comentários resmungados falam algo parecido dos imigrantes não-brancos. Mas uma coisa é um olhar, dizemo-nos, uma coisa é um ANUNCIE MELHOR, ANUNCIE BRASILBEST! murmúrio, completamos, outra bem distinta é um massacre com bala dundum. Dessa última vez Aqui seu anúncio é mais bonito, pontual, contra iguais em raça, porque estariam maculados pelo pensamento de aceitação para os diferentes. e também sai na internet! Fale com a gente:

E vem muito ao caso dizer que tais “idéias” na Noruega, na Europa hoje, e até no Brasil, com a devida tradução, não são incomuns nem, pior, expressam uma louca exceção.

por Urariano Motta

No comunicado antes dos crimes o porta-voz dos seus iguais à direita falou as mais velhas piadas,

Ligue 650-204-9940 I contact@brasilbest.com

www.brasilbest.com


Cinema

paulo josé, o homem biônico

O

A produtora Paranoid Filmes divulgou imagens do documentário “Paulo José - Na medida do impossível”, que conta parte da história da vida do ator brasileiro. Dirigido por Pedro Freire, o filme tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2012.

“Após a cirurgia, Paulo apresentou uma recuperação inacreditável. Ele diz que se tornou um `homem biônico`. É isso que vamos mostrar. Já tenho mais de 40 horas de material captado. Quero chegar a 100 horas antes de começar a edição”, contou o diretor Pedro Freire.

Segundo o portal Terra, Paulo José acumula dez trabalhos intensos nos últimos dois anos, após sair de uma vida sedentária, decorrente do Mal de Parkinson. Em 2008, após uma década menos produtiva do que a de costume, por conta do avanço da doença, ele decidiu ser “cobaia” para uma cirurgia inovadora, em fase de testes na época. Os médicos instalaram um marca-passo no seu coração, conectado a um fio elétrico que sobe pelo pescoço até entrar na massa escura do cérebro, estimulando sua parte motora, que o Parkinson vai desligando com o tempo.

Após Freire ter dirigido um curta-metragem com Paulo José em 2009, ele fez filmagens esparsas e conversou com o ator até ele finalmente topar fazer o documentário. As horas já captadas pelo diretor trazem cenas do ator na intimidade: em aulas de preparação vocal, que faz religiosamente três vezes por semana; dirigindo seu novo espetáculo, Murro em Ponta de Faca, de Augusto Boal; no camarim da peça Ana Cristina César, onde atuou com sua filha Ana; no seu aniversário de 74 anos, conversando com amigos, bebendo e se divertindo.

www.brasilbest.com

Divulgadas imagens do documentário

por Luiz Antonio Mello www.diretodaredacao.com

Agosto 2011

25


Televisão

Agora É TARDE - nOVO PROGRAMA DA BAND

N

ova atração da Band conta com Marcelo Mansfield, Murilo Couto, Léo Lins e a banda Ultraje a Rigor O seu fim de noite nunca mais será o mesmo. Conhecido pelas piadas debochadas e provocadoras, Danilo Gentili estreou o late night Agora é Tarde. O nome é proposital, de duplo sentido – por ser “tarde” da noite e por ser “tarde” demais para endireitar o apresentador. Na nova atração, Danilo Gentili garante que vai mostrar outro lado de sua personalidade. “Eu serei mais natural, relaxado. É um programa descontraído, de entrevistas e batepapo”. O apresentador aponta algumas diferenças entre o CQC, do qual continuará participando, e o novo programa: “Lá eu aguço o meu lado ácido e incisivo, por ter uma abordagem política; já aqui faço piadas numa roda de amigos”. O formato é inspirado no tradicional late night americano, adaptado pela produtora Eyeworks Cuatro Cabezas para o público brasileiro. “Eu sempre me identifiquei com o formato porque durmo tarde e acho que a este tipo de entretenimento tem lugar garantido”, conta Danilo, que abre todas as edições com um monólogo. O objetivo é abordar as notícias que estão em alta no Brasil e no mundo, promovendo um mini-stand up com recursos de fotos e vídeos para ilustrar os comentários.

emplacados. É a banda oficial do Agora é Tarde, sempre acompanhando o clima e complementando o conteúdo. Todo o elenco do programa tem origem no stand-up, sucesso de público nos últimos anos. Marcelo Mansfield faz o papel do locutor - interage com o apresentador e faz intervenções inusitadas ao longo do programa. Murilo Couto e Léo Lins fazem as reportagens, e também têm lugar cativo no palco. Além de participar de quadros do programa, eles cobrirão eventos que a mídia tradicional não divulga, como a Feira Internacional da Borracha e o Encontro de Observadores de Aves.

“ O formato é inspirado no tradicional late night americano, adaptado pela produtora Eyeworks Cuatro Cabezas para o público brasileiro.”

Convidados de diversos segmentos, como teatro, TV e esporte, são recebidos no palco. Roteiro existe – mas apresentador e colaboradores têm liberdade para improvisar. E esses colaboradores são os humoristas Marcelo Mansfield, Murilo Couto e Léo Lins, craques em stand up comedy, e participam do programa utilizando sua experiência para soltar “pérolas” e divertir o público.

A plateia também interage - alguns integrantes são chamados para dar sua opinião e participar das brincadeiras. SOBRE DANILO GENTILI: Danilo Gentili é comediante, escritor, compositor, cartunista, repórter e apresentador.

Em 2005 foi convidado para fazer parte do Clube da Comédia Stand-Up – o primeiro grupo do gênero em São Paulo. Foi durante uma das apresentações do Clube que surgiu o convite para participar do CQC. Danilo chamou a atenção por seu desempenho como repórter inexperiente. No quadro, seu personagem constrangia os entrevistados com um comportamento - digamos assim - fora do usual. Ainda no programa, suas entrevistas com os congressistas em Brasília tiraram muitos parlamentares do sério. Ele também comandou quadros como “Proteste Já”, “CQC Investiga” e “Identidade Nacional”.

Já a música fica por conta do Ultraje a Rigor, que tem quase 30 anos de estrada e inúmeros sucessos

por Silvia Jafet

26

Agosto 2011

www.brasilbest.com


www.brasilbest.com

Agosto 2011

27


BRASILBEST 138 - Agosto I August 2011  

BrasilBest is a 12 year old, Award Winning Brazilian culture magazine and web site (www.brasilbest.com). The objective of BRASILBEST is to p...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you