Page 1


2

Julho 2011

www.brasilbest.com


www.brasilbest.com

Julho 2011

3


4

Julho 2011

www.brasilbest.com


Imigração

s

ALABAMA , teRRA do AtRASo

ituado entre os estados mais pobres da nação, Alabama acabou promulgando a mais dura lei contra os imigrantes ilegais. Os legisladores estaduais tomaram como base a lei aprovada no estado do Novo México e conseguiram ser ainda mais draconianos. A lei, assinada pelo governador republicano Robert Bentley em 9 de junho e que entra em vigor em 1º de setembro, confere poder aos policiais para prender pessoas suspeitas, caso elas tenham sido paradas por alguma razão, exige que empresas verifiquem os documentos antes de contratar um novo funcionário e estipula severas multas para empresários que contratem ilegais.

Debitar os problemas econômicos nas costas dos indocumentados é injusto e inverídico. Como se sabe, Alabama, assim como a maioria dos estados do sul dos EUA, congrega uma população formada majoritariamente por negros, descendentes dos escravos, e por brancos, que pertenciam aos senhores de escravos e que não aceitaram a integração racial. Isto gerou inclusive uma aberração batizada de Ku Klux Klan (KKK), que infelizmente ainda está ativa no país, agindo subrepticiamente e pregando discursos de ódio contra negros, judeus e agora aos imigrantes, sobretudo os latinos que carregam nos rostos as feições indígenas.

Corte. O resultado final apenas o tempo dirá, mas este é mais um capítulo da necessidade de se aprovar uma lei de imigração que contemple os dois lados: os progressistas e os conservadores. Para se chegar a um consenso, no entanto, os conservadores precisam parar com argumentos inconsistentes. Sempre que são acusados de racistas, os republicanos enfatizam ser defensores dos imigrantes desde que eles sigam os procedimentos legais para vir aos EUA, mas reprovam a atitude daqueles que entraram pela fronteira com o México, por terem infringido as leis. Os progressistas, por sua vez, acusam os adversários de racistas e de se negarem a resolver a questão de maneira lógica.

“Extrapolando as leis promulgadas no Novo México e na Geórgia, a do Alabama exigirá que as escolas chequem o status legal dos estudantes antes de matriculá-los.”

Alabama pode ser a epítome deste discurso racista. Afinal Montgmorey, a capital do Estado, é famosa no país inteiro por seus ostensivos atos racistas e por abrigar alguns dos fundadores da odiosa KKK. E nem por isto o Estado goza de uma qualidade de vida invejável em comparação aos estados do norte dos EUA. Claro que os grupos de direitos humanos já estão armando-se juridicamente para enfrentar uma lei que eles qualificam como inconstitucional e racista. Inconstitucional porque o Estado quer legislar sobre uma matéria de âmbito federal e racista por claramente perseguir as pessoas que, por seus traços físicos, integram um grupo étnico.

Claro que os ilegais descumpriram as leis do país e merecem ser punidos. Todavia, uma pesada multa poderia colocá-los legalmente no sistema e eles ajudariam inclusive as finanças públicas ao injetar dinheiro no governo e ao reforçar o Social Security, sistema de previdência do governo que está à beira da falência. Outro argumento dos conservadores que não se sustenta é o de que o país não comporta mais 11 milhões de habitantes. Isto seria verdade se os EUA fossem abrir as fronteiras para entrar mais 11 milhões, mas o fato é que estas pessoas já vivem aqui e expulsá-los, como querem os mais radicais, somente desestruturaria o sistema produtivo do país, fortemente baseado nos imigrantes. Portanto, em vez de caça às bruxas, o que o país precisa é de uma lei de imigração abrangente e humana que insira na sociedade quem aqui já vive ao mesmo tempo em que reforça as fronteiras dos EUA para impedir que ilegais, armas e drogas continuem entrando no país de uma maneira, digamos, menos ortodoxa.

Os defensores da expulsão dos imigrantes ilegais do país acreditam, porém, que a lei prevalecerá na Suprema

por Antonio Tozzi

www.diretodaredacao.com

LAW OFFICES OF

PATRICK D. GOGGIN Advogado e Mediador • Acidentes e Morte por Ato Ilícito • Imperícia Médica • Aconselhamento Legal para Pequenos Negócios • Immigration Specialist Referrals

Atendimento em Português, Espanhol e Inglês www.brazcreative.com

Além disto, proíbe proprietários de imóveis de alugar casas ou apartamentos para quem não estiver devidamente autorizado a trabalhar no país. Extrapolando as leis promulgadas no Novo México e na Geórgia, a do Alabama exigirá que as escolas chequem o status legal dos estudantes antes de matriculá-los. E, finalmente, quem transportar ou abrigar indocumentados incorrerá em crime. Isto vale até mesmo para as igrejas.

Primeira consulta de 20 minutos

Grátis!

(415) 981-9290 870 Market St. Suite 1148, San Francisco CA, 94102 pgoggin7@pacbell.net

ANUNCIE MELHOR, ANUNCIE BRASILBEST! Aqui seu anúncio é mais bonito, pontual, e também sai na internet! Fale com a gente: Ligue 650-204-9940 I contact@brasilbest.com

AMERICAS TRAVEL A AGÊNCIA NÚMERO 1 PARA O BRASIL! WWW.AMERICASTRAVEL.NET CST # 2064111-40

ONDE VOCE ENCONTRA OS MELHORES PREÇOS PARA O BRASIL. A ÚNICA AGÊNCIA NA BAY AREA QUE TEM CONTRATOS COM TODAS AS COMPANHIAS AÉREAS

TARIFAS ESPECIAS AMERICAS TRAVEL RIO / SAO PAULO / BELO HORIZONTE / SALVADOR RECIFE / FORTALEZA E OUTRAS CIDADES

OS MELHORES PREÇOS PARA A AMÉRICA LATINA!

(415) 703-9955 / 888-703 9955 348 Hayes St, San Francisco, CA 94102

www.brasilbest.com

Temos preços especias do Brasil para os EUA

www.brazcreative.com

TAM+ AMERICAN+ CONTINENTAL +UNITED + DELTA +KOREAN +LAN CHILE + ETC.

AMERICAS TRAVEL Número Um na America Latina

Julho 2011

5


OBAMA ANUNCIA MAIS CORTES NO ORÇAMENTO

Editorial

Após intensa pressão do congresso americano, o presidente Obama acaba de anunciar a retirada de tropas do Afeganistão. O principal objetivo dessa decisão é cortar despesas no orçamento, para tentar reduzir o imenso débito na economia americana. Esse corte de despesas está afetando programas sociais por todo país, comprometendo a qualidade de vida, a educação da população e a competitividade dos Estados Unidos, à longo prazo. A economia americana continua “anêmica”, tentando se recuperar da crise de 2008. Ainda paira sobre povo americano o temor dos lobbystas e banqueiros inescrupulosos, que continuam agindo livremente (e impunes). Um exemplo recente - milhões de dólares do “stimulus” dado por Obama para os bancos, para que esses pudessem fazer refinanciamentos e atenuar a onda de foreclosures, nunca foi repassado aos cidadãos necessitados. Muitos cobram somente o governo por uma solução para a crise. Por outro lado, as corporações também deveriam cumprir seu papel para ajudar o país, investindo e criando oportunidades de trabalho nos Estados Unidos. Mas corporações não tem pátria, e cada vez mais transferem seus trabalhos para países que oferecem mão de obra mais barata, visando somente aumentar seus lucros.

Fotografia: Igor Capibaribe

Obama está atravessando a fase mais difícil desde que assumiu o governo, encarando enorme pressão de todos os lados. Muitos já começam a questionar se ele terá chance de de re-eleger. Enquanto isso, milhões de imigrantes ilegais esperam que em meio à toda essa confusão, algo de bom seja feito para melhorar sua situação.

- Celso Braz

Imigrante tem que ter muita paciência e nunca perder a esperança!

Índice

Julho 2011

Arte - Silvia Poloto

12

Tabela da Copa América

14

Imigração

Globo Notícias América

11

Alabama, terra do atraso

5

Jornalista revela: sou um ilegal

A noticia explodiu esta semana na mídia estadunidense: um premiado jornalista,  que ganhou o Pulitzer,  principal prêmio do jornalismo americano, pela cobertura do massacre na Universidade Virginia Tech, veio a público e revelou um segredo guardado há quase quinze anos:   “Sou um imigrante ilegal”.

Mas voltando ao nosso herói, Vargas não se intimidou com o risco que correu no departamento que emite carteiras de motorista. Bom aluno, ele concluiu o ensino médio e foi aceito na San Francisco State University com bolsa de estudos.

Jose Antonio Vargas (parece nome hispânico, mas ele é de origem filipina) declarou que é igual aos milhões de imigrantes que vivem nos EUA sem documentos. E desabafou:  “Estou cansado, não quero mais essa vida”.  Aproveitou para pedir perdão a seus antigos empregadores por mentir todos esses anos permanecendo e trabalhando no país ilegalmente.

Depois de formado, Vargas passou por situações difíceis na busca de estágios e empregos. Ora era aceito, ora recusado, por falta de documentos. Mas acabou chegando a um dos templos do jornalismo estadunidense, o Washington Post, aquele que denunciou o escândalo de Watergate, que redundou na renúncia do presidente Nixon. E foi lá que Vargas conquistou o cobiçado prêmio Pulitzer.

A história de Vargas (30 anos) tem lances comoventes. Quando tinha 12 anos, sua mãe o enviou para a Califórnia para viver com os avós. Ele não sabia nada sobre imigração e só veio a saber quando chegou aos 16 anos e foi requerer a carteira de motorista. O funcionário que o atendeu, depois de examinar seu greencard (cartão de residência para estrangeiros), disse: “isso é falso, não volte aqui novamente”.  Até que o funcionário foi bonzinho com ele. Outro poderia tê-lo entregue à polícia. Só então Vargas soube que seu avô, pensando ajudá-lo, comprou documentos falsos. Naquele momento ele se perguntou como poderia conviver com uma situação como essa, de alto risco?  Aqui cabe uma explicação. Usar número de documento falso nos Estados Unidos é crime muito grave, punido com extremo rigor. Apesar disso, sempre se ouviu falar que é difícil,  mas não impossível,  conseguir-se um falso número de Social Security,  documento sem o qual você não existe para o governo americano. Não se sabe se eles ainda atuam, mas no passado recente existiam os “papeleiros”, gente especializada em fraudar documentos para legalizar imigrantes.

650-204-9940 - ph I 415-259-5752 - fax contact@brasilbest.com I www.brasilbest.com 7 Surrey Lane, San Rafael, CA 94903

6

Julho 2011

Graças ao seu talento e à sua determinação, Vargas chegou ao spot light do mercado de trabalho, ao contrário de milhões de outros imigrantes indocumentados, inclusive filipinos, que vivem à sombra da sociedade estadunidense, explorados por patrões inescrupulosos, muitas vezes seus próprios compatriotas.

Publisher/Executive Editor: Celso Braz Contributing Writers: Vina Schneider, Claudio Lemos, Bruno Seixas Gustavo Lino, Deborah Leite, Rosy Cavalcante, Roberto Lima, Alysson Antunes Translation: Jaqueline Jacques Contributing Photographers: Fred Pompermayer, Igor Capibaribe

O que se questiona agora é o que vai acontecer com Vargas, o homem que simplesmente desmoralizou e mostrou como é vulnerável o sistema migratório do país. Ao pé da letra, ele teria que ser preso e processado pelo uso de documentos falsos, mas quem terá peito para fazer isso num país onde os políticos usam a questão migratória para conseguir votos? Além disso,  para punir Vargas, as autoridades teriam que punir toda a cadeia de seus benfeitores, pessoas e empresas jornalisticas,  que lhe deram a oportunidade de trabalhar e mostrar que ele é bom  no que faz. Por sua vez, Vargas declarou que tirou um peso das costas e agora vai pressionar  o Congresso pela aprovação do Dream Act (Development, Relief and Education for Alien Minors), que dará a milhares de jovens que chegaram cedo aos EUA, como ele,  o direito de se tornarem cidadãos, desde que se formem em universidades americanas ou servam nas forças armadas. Mas o projeto empacou no Capitólio, por conta das divergências entre os partidos políticos. A bela história de Vargas pode ser o ponto de partida para a prometida reforma migratória, prioridade de Obama quando candidato.

por Eliakim Araújo

www.diretodaredacao.com

BrasilBest, BrasilBest.com © 1999 Art Director/Designer: Celso Braz Designers: Lucianna Queiroz, Luciana Barbosa Wildt, Suzy Kieninger San Diego: Christine Portela I Los Angeles: Fabricio Nobre I Miami: Carlos Borges Hawaii: Nuremberg Santanna, Ricardo Taveira, Hilton Alves ALL RIGHTS RESERVED. No part of this publication may be reproduced, stored in a retrieval system, or transmitted in any form or by any means, eletronic, mechanical, photocopying, recording or otherwise without the prior written permission of the publisher and the author.

www.brasilbest.com


T

odos sabem que o Brasil vive um enorme – e até agora quase insolúvel – problema de infraestrutura. O governo, apesar de arrecadar muito com os impostos escorchantes cobrados da população brasileira, sempre alega que faltam verbas para aplicar na reforma e construção de aeroportos, portos, estradas, sistemas de transportes intermodais, terminais etc.

As Voltas que o Mundo dá business RC services

Fácil entender porque faltam verbas. O dinheiro arrecadado com os impostos, que representa quase cinco meses de salário de cada trabalhador brasileiro, é usado para manuten­ção da “máquina pública”, que pode ser traduzida por pagamentos do funcionalismo, dos benefícios a aposentados e pensionistas, e com a malversação do dinheiro público, gasto com corrupção e desvio de verbas, e com as ações de “coronelismo de esquerda”, que é o programa de distribuição de dinheiro e comida aos mais necessitados. Algo que, em princípio, é louvável e humano, mas que na verdade representa uma moeda de troca eleitoral importante para manter o statu quo político do país. E ainda pregam o terrorismo eleitoral: Ou votam nos candidatos que eu indico, ou o programa será suspenso. Agora, diante de dois eventos de envergadura mundial – a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos de Verão no Rio de Janeiro em 2016 -, a infraestrutura brasileira ficou desnudada. Não dá mais para tapar o sol com a peneira e dizer que “estamos estudando como fazer as obras”. A hora é já, e cada dia que passa sem nada ser feito representa uma eternidade nos planos para dotar o país da infraestrutura necessária para atender os eventos programados.

The Income Tax Specialist • Serviços Consulares Consular Services

• Procurações

Power of Attorney

do órgão, eles receberão propostas atraentes do parceiro privado e não terão problema algum de mudar de lado. Pior ainda é o comportamento diante de tanta corrupção detectada em todas esferas de poder. Alguns justificam que os “cumpanhêro” só estão sendo pegos porque este governo tem atuado no combate à corrupção ao contrário dos antecessores. Ledo engano. Somente estão sendo pegos porque hoje a tecnologia é bem mais avançada e está bem mais fácil documentar as falcatruas.

Agora, diante de dois eventos de envergadura mundial – a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos de Verão no Rio de Janeiro em 2016 -, a infraestrutura brasileira ficou desnudada. Não dá mais para tapar o sol com a peneira e dizer que “estamos estudando como fazer as obras”. A hora é já, e cada dia que passa sem nada ser feito representa uma eternidade nos planos para dotar o país da infraestrutura necessária para atender os eventos programados.

Diante do inevitável, o que faz o atual governo? Admite que irá privatizar os dois aeroportos de São Paulo e de Brasília. Mais ainda, admite também privatizar os do Rio de Janeiro e de outras cidades. Medida evidentemente sensata. O problema, porém, é como explicar ao eleitorado que agora a privatização é algo sério e lógico quando o partido que hoje está no poder passou o tempo todo criticando os opositores por privatizar “e dar de graça os bens do povo para capitalistas aproveitadores”. Ah, vão alegar os incautos. Mas existe a obrigatoriedade de a Infraero ser sócia em 49% e os diretores do órgão terão poder de decisão. Todo mundo sabe que isso não passa de cortina de fumaça porque sócio minoritário pouco manda e, em pouco tempo, o sócio majoritário vai comprando mais participação na companhia até eliminar a presença do parceiro indesejável. Quanto aos técnicos

www.brasilbest.com

www.rcbusiness-services.com

www.brazcreative.com

Atualidade

8484 Wilshire Blvd. #745 Beverly Hills, CA 90211 rcbusiness@sbcglobal.net

• Reconhecimentos de Firma - Notary • Traduções Translations

• Seguro Saúde

Health Insurance

323 - 651- 2185 (P) 323 - 651- 2730 (F)

Outros são ainda piores: “Ora, todo mundo fica indignado porque algum integrante da base aliada ou do governo foi flagrado como corrupto, sendo que isto sempre ocorreu nos outros governos, em grau ainda maior? Isso é perseguição aoPT!”.É fato. Corrupção sempre existiu mesmo, mas os eleitores teoricamente voltaram num partido que se arvorou como “diferente” e, portanto, imune à corrupção. Ou mesmo ao enriquecimento ilícito mediante ações legais porém imorais, como é o caso do (ainda) ministro da Casa Civil, Antonio Palocci. O duro mesmo é admitir que provavelmente os aeroportos deverão funcionar melhor depois de privatizados porque as empresas sabem que apenas uma boa administração pode fazer com que eles tenham mais lucros e consequentemente ganhem respeitabilidade para conquistar novos contratos, tanto no Brasil como no Exterior. Fica, então, a sugestão de um slogan para a próxima campanha eleitoral: “As nossas privatizações são melhores do que as deles”.

por Antonio Tozzi

www.diretodaredacao.com

Julho 2011

7


Esporte

Sai o povo, entram as elites

A

“SUDERJ informa: substituição no Brasil: sai Tostão, entra Rivelino ! ”. Quem frequentou o sessentão Maracanã se acostumou, entre outras coisas, àquela voz tonitruante que, de tempos em tempos, fornecia informações sobre o jogo.      

iniquidade. E casos como esse do Maracanã acabam nem sendo percebidos como possíveis exemplos da segregação que o contexto revela. Até porque, para muitos, o futebol seria fonte de alienação e, portanto, desconsiderável no plano cultural do país.

Mas nem tudo é assim disfarçado. Quando meia dúzia de gatos pingados moradores de um bairro nobre de São Paulo (já houve isso no Rio também), enxergandose como melhores que os outros ,  atrevem-se a defender a tese de que uma estação de metrô – que serve ao deslocamento de multidões populares – não deve existir no seu bairro, porque a ele levará “pessoas indesejáveis” (rotuladas como “diferenciadas”), ou tirará a tranquilidade reinante;  quando mandatários políticos Penso que, ao final desse processo  - que, diga-se de como o ex-governadores do Paraná ousam defender para passagem, envolve a sangria de cofres públicos para si mesmos, como seres “escolhidos” que se consideram, atender às exigências megalomaníacas da FIFA -, há, aposentadorias vergonhosamente exclusivas,  à custa do paradoxalmente,  o risco de virem a ser extintos os dinheiro do povo; quando vereadores do Rio de Janeiro grandes espaços populares do futebol, como o Maracanã. – representantes populares – atribuem-se uma posição Em nome da modernidade, estão sendo criados estádios social que exigiria a compra de carros de luxo para o   elitizados, onde, ao que tudo indica, não haveria lugar exercício de suas funções; quando aquele desembargador para aqueles torcedores de menor poder aquisitivo. Em do Piauí  acha que deve diminuir o seu horário do síntese, pode estar em curso  um dissimulado processo de trabalho por causa do calor que torna suas atividades exclusão de grandes massas populares como espectadores “impraticáveis”; quando ainda vivemos em uma no campo de futebol, com a criação dos espaços “vip” e a sociedade que contempla  pessoas nada excelentes  com proliferação de preços inacessíveis. E para afastar de vez títulos do tipo “Vossa Excelência”, “Vossa Magnificência” tais suposições, nada melhor que o pronunciamento das e outras do gênero; quando, enfim, exemplos como esse autoridades envolvidas, que, até agora, pouco falaram se multiplicam, só o mais a respeito. empedernido dos alienados O que se vê, por exemplo, em é que se pode imaginar São Paulo, é a promiscuidade vivendo em um espaço de entre o poder público e os democracia. interesses particulares. VaiE a sociedade vai, assim, se construir um estádio de fincando suas bases futebol para o Coríntians e, contemporâneas: status e em nome do atendimento dos celebridade constituem os interesses da FIFA, o dinheiro maiores (às vezes únicos) do povo vai ser colocado objetivos pessoais a serem no projeto, ainda que sob a alcançados, ainda que à custa de práticas pouco éticas, forma de isenções fiscais. Tudo para, depois, o estádio nada saudáveis. ser gerido por particulares que, esses sim, lucrarão com Convido-os a analisar o verdadeiro bombardeio que o empreendimento. sofremos diuturnamente com as campanhas publicitárias Mas quero voltar ao foco inicial. Uma sociedade que que exaltam a importância de ser “o melhor”. Creio que é se pretenda democrática tem que, necessariamente, matéria para um artigo inteiro... É aquela do cara que não avaliar permanentemente as perspectivas inclusivas é ninguém porque não é um “ligador” (leia-se, não gasta que possam ser  oferecidas, de modo sempre crescente,  dinheiro com as baboseiras que os celulares impõem); aos deserdados, aos menos favorecidos. É por isso, por ou aquela, da mesma linha, do sujeito que bota fogo no exemplo, que eu considero antidemocrático o descaso próprio carro porque inveja o modelo mais novo com a nossa educação pública , porque o que faz é do outro... perpetuar as diferenças e manter os níveis de exclusão Vivemos, mais do que sempre, a sedução do “ter” como que interessam às elites que sempre  mandaram no país. superior ao “ser”. Somos as marcas que ostentamos. A escola pública será democrática apenas  quando O  caso do Maracanã, a que eu retorno para fechar essas puder ser o móvel  que anule essas diferenças de berço considerações, parece não ter nada a ver com isso, mas e permita, realmente, a igualdade de oportunidades. acho que tem. Talvez se esteja criando – e com dinheiro A palavra “privilégio” é, etimologicamente, metonímia público mal gasto - um novo tipo de privilegiados, algo para a negação da democracia. Todos os que almejam inconcebível  há alguns anos: uma minoria de felizes para si ou se deixam beneficiar, direta ou indiretamente, cidadãos que vão poder levar seus filhos a um estádio de por hipotéticas “leis privativas”, são, ingênua ou futebol... E talvez, nesse futuro não tão longínquo,   conscientemente, contribuintes diretos da discriminação os alto-falantes do estádio  venham a anunciar, em som e da desigualdade. cristalino : “A SUDERJ informa: sai o povo, entram É claro que essa desigualdade não aparece, em muitos as elites...”. casos, de forma perceptível. Não percebemos que vivemos em uma sociedade antidemocrática – e a nossa o é, apesar dos que deliberadamente confundem capitalismo ou liberalismo econômico com democracia -, porque www.diretodaredacao.com estão vulgarizadas no cotidiano da nação a injustiça e a Inicio com essa recordação para voltar a um assunto sobre o qual já falei aqui no DR. Considero, cada vez mais, a importância de refletirmos sobre ele, em nome dos valores da cidadania.  Trata-se dos  caminhos que estariam sendo trilhados nos diversos projetos que irão redundar na construção/reconstrução de novos estádios de futebol no país, com vistas à Copa do Mundo que se dará entre nós.

por Rodolpho Motta Lima

8

Julho 2011

ANUNCIE MELHOR, ANUNCIE BRASILBEST! Aqui seu anúncio é mais bonito, pontual, e também sai na internet! Fale com a gente: Ligue 650-204-9940 I contact@brasilbest.com

www.brasilbest.com


www.brasilbest.com

Julho 2011

9


14 o P r e s s A w a r d

10

Julho 2011

www.brasilbest.com


Televisão

A

Globo Notícia américas

partir do dia 05 de junho os assinantes da TV Globo Internacional nos Estados Unidos poderão assistir a mais um programa exclusivo. Todos os domingos, após o futebol, Mila Burns apresentará ‘Globo Notícia Américas’ - um telejornal que mostrará os fatos mais importantes que aconteceram durante a semana, com foco nas notícias locais e temas de interesse dos brasileiros que moram fora nos EUA. O programa terá informações sobre

estrÉia na TV Globo Internacional

temas diversos como saúde, educação, cultura, esporte, tecnologia, medicina, economia, legislação local e serviço. “O objetivo do ‘Globo Notícia Américas’ é oferecer ao assinante informações que impactarão no seu dia a dia nos EUA. Por exemplo, para um brasileiro, vivendo no Brasil, não é tão importante saber as datas da declaração de imposto de renda nos Estados Unidos. Para nós, que moramos aqui, é um dos fatos mais importantes do ano que exige programação e planejamento”, contou Mila.

“ O programa terá informações sobre temas diversos como saúde, educação, cultura, esporte, tecnologia, medicina, economia, legislação local e serviço. “O objetivo do ‘Globo Notícia Américas’ é oferecer ao assinante informações que impactarão no seu dia a dia nos EUA.”

Além dos EUA o programa também terá uma versão para os assinantes que vivem na Europa. Será o ‘Globo Notícia Europa’ que será apresentado pela jornalista Ana Carolina Abar e tratará de temas interessantes para o imigrante que está no continente europeu. “O objetivo do programa é ser uma prestação de serviço aos brasileiros que estão fora do Brasil. Deixá-los mais próximo da realidade em que estão inseridos”, destacou Ricardo Scalamandré, diretor da Central Globo de Negócios Internacionais. Mila Burns: Formada em Jornalismo pela UFRJ e mestre em Antropologia pela UFRJ. Trabalhou na TV Globo do Rio de Janeiro por dez anos como repórter. Foi apresentadora dos programas: ‘Via Brasil’, ‘Cidadão Global’ e ‘Planeta Brasil’. É autora do livro “Nasci para sonhar e cantar. Dona Ivone Lara: a mulher no samba”.

ANUNCIE MELHOR, ANUNCIE BRASILBEST! Aqui seu anúncio é mais bonito, pontual, e também sai na internet! Fale com a gente: Ligue 650-204-9940 I contact@brasilbest.com

por Thalita Pascual

www.brasilbest.com

Julho 2011

11


ARTE i silvia Poloto Brazilian-born Silvia Poloto is an accomplished artist working in a range of visual disciplines. She is known for her lively abstract canvases and mixed-media sculptures. Recognized for her dynamic compositions and color sensibility, Poloto exploits a vibrant visual vocabulary of boldness and subtlety. Her deftly handled juxtapositions unfold in rich, textured hues and expressive gesture. Poloto’s work has been acquired by more than 80 institutional and corporate collections around the US and by more than 900 private collectors around the world. www.poloto.com

12

Julho 2011

www.brasilbest.com


Adriana

Comunidade

palmeira

Fundadora da Brazilian Alliance, uma non-profit que presta serviços à comunidade brasileira na San Francisco Bay Area. Com sua inesgotável energia e motivação, Adriana é hoje uma das pessoas mais atuantes, influentes e presente em nossa comunidade. Brazilian Alliance apalmeira@brazilianalliance.org http://www.brazilianalliance.org

Taylor maia

Um dos empresários brasileiros mais bem sucedidos da Bay Area. Taylor é visionário, perfeccionista e um cidadão do mundo. Sua criatividade está presente em cada detalhe em sua cadeia de restaurantes “Pizza Orgasmica” (que agora também é cervejaria). Desde os nomes “provocantes” das pizzas no menu, até a decoração do ambiente, repleto de fotos e objetos de artesanato, fruto de suas viagens pelo mundo. Pizza Orgasmica 812 4th Street, San Rafael, CA 94901 http://www.pizzaorgasmica.com

Lau

PAIVA Talento, carisma e dedicação. Essa é a fórmula do sucesso de Lau, que com simplicidade e consistência está conquistando seu espaço no cenário musical da North Bay Area. Seu repertório (Bossa Nova e MPB), mata a saudade dos brasileiros e encanta os estrangeiros. Lau Paiva 415-637-8067 http://www.lauciapaiva.com

www.brasilbest.com

Julho 2011

13


Futebol

Tabela DOS JOGOS DA COPA AMÉRICA

JOGADORES da Nova Seleção Brasileira Goleiros: Julio César (Inter de Milão), Victor (Grêmio) Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Maicon (Inter de Milão), André Santos (Fenerbahçe), Adriano (Barcelona) Zagueiros: Lúcio (Inter de Milão), David Luiz (Chelsea), Luisão (Benfica), Thiago Silva (Milan) Volantes: Ramires (Chelsea), Lucas Leiva (Liverpool), Sandro (Tottenham) Meias: Elano (Santos), Elias (Atlético de Madri), Paulo Henrique Ganso (Santos), Jadson (Shakhtar Donetsk), Lucas (São Paulo) Atacantes: Neymar (Santos), Robinho (Milan), Fred (Fluminense), Alexandre Pato (Milan)

14

Julho 2011

www.brasilbest.com


Futebol

A

De Olho no Brasileirão 2011 a vontade de buscar outro rumo. Já o Ceará, anunciou mais quatro reforços para a temporada. São o ex- lateral da Seleção Brasileira Belletti, o lateral-direito Patrick, ex-Brasiliense-DF, o volante Rudnei, e o meio-campo Diquinho. Rudnei jogou em 2010 pelo Avaí e depois de ter feito boa campanha pelo Leão da Ilha foi contratado pelo Ventforet Kofu, do Japão. Já Diguinho estava no América/RJ e já vestiu as camisas de Botafogo/RJ e Atlético/GO.

Competição tem líder absoluto com marca inédita, surpresas e o primeiro placar 0x0. O Campeonato avança para a sexta rodada com troca-troca de técnicos e novos reforços.

O São Paulo segue como líder incontestável e bate recorde no Brasileirão. A vitória sobre o Ceará por 2x0 fez a equipe do Morumbi disparar na liderança, se tornando o primeiro clube a vencer os cinco primeiros jogos, marca inédita no sistema de pontos corridos, adotado no torneio em 2003. A última rodada marcou também a maior goleada do campeonato até aqui, nos 5x0 do Palmeiras sobre o Avaí. Por outro lado, Flamengo e Botafogo produziram o primeiro placar 0x0 da competição. Na parte debaixo da tabela, os únicos três times que ainda não venceram ocupam as três últimas posições: Cruzeiro, Atlético-PR e Avaí. A má fase do Cruzeiro, que iniciou a competição como um dos favoritos, resultou no pedido de demissão do técnico Cuca. À frente da equipe Celeste, Cuca conquistou o Campeonato Mineiro, e o vicecampeonato brasileiro. Joel Santana, que liderou o Botafogo entre 2010 e 2011, é o novo técnico do clube. Joel, que também foi o comandante da seleção da África do Sul na preparação para a Copa de 2010, tem um grande desafio pela frente. O Cruzeiro tem apenas três pontos na tabela e está a 12 pontos do líder São Paulo. Para enfrentar os novos desafios da competição os Clubes contam com algumas novidades. O Atlético-MG, quinto colocado no Campeonato Brasileiro, ganhou um reforço já aguardado pela equipe. O atacante Guilherme, que se recuperava de um estiramento muscular na coxa direita, voltou aos trabalhos com a bola e estará à disposição do

www.brasilbest.com

O Flamengo, por sua vez, espera quebrar uma rotina que anda incomodando o time: a do empate. Em cinco rodadas do brasileirão foram apenas uma vitória e quatro empates.

técnico Dorival Júnior para as próximas partidas. Guilherme ficou de fora das partidas contra São Paulo e Bahia. Já o Fluminense, após quase três semanas de espera, finalmente conta com o atacante Ciro no reforço do time tricolor. Comprado por um grupo de investimentos por R$ 4,5 milhões junto ao Sport, para ser repassado por empréstimo de dois anos ao clube das Laranjeiras. Após a contratação de Alisson para a lateral direita, o Inter emprestou Daniel para o Avaí, pelo período de um ano. Daniel atuou nas duas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro pelo Colorado, quando Nei estava lesionado. Não convenceu e acabou perdendo espaço para Falcão. Em relação ao goleiro Lauro, não chegaram ofertas ao Inter. O goleiro segue trabalhando no Beira-Rio. Como reserva, o jogador já expôs

O Campeonato Brasileiro, nas séries A e B, é transmitido pelo canal PFC Internacional, produzido pela Globosat. Por ano, são mais de 600 jogos dos principais campeonatos transmitidos ao vivo, além de reprises na íntegra das partidas mais importantes de oito competições disputadas no país. Além das partidas ao vivo, o assinante tem acesso a telejornais, mesas-redondas, os melhores momentos do esporte e os mais bonitos gols. A programação também exibe o “Programa do Sócio PFC” e quatro programas do canal brasileiro SporTV, privilegiando o conteúdo relativo ao futebol do país, como o “Troca de Passes”, “Redação SporTV” e o “SporTV News”, além de pílulas do programa “É Gol!” nos intervalos da programação. Outro destaque é o “Resumo PFC”. Em poucos minutos, o assinante assiste aos melhores momentos e entrevistas da rodada e tem um resumo do que aconteceu de mais importante em seu campeonato preferido.

por Kennia Wiswesser

Julho 2011

15


Música

JORGE ARAGão em san francisco!

U

m dos maiores nomes da música brasileira e com mais de 30 anos de estrada, o cantor, compositor e músico Jorge Aragão, desembarca no próximo mês de agosto para uma turnê nos Estados Unidos. Com realização da Nativa Productions, o “poeta do samba” fará apresentação em San Francisco, para a comunidade brasileira da Bay Area. O show será realizado na casa de shows Roccapulco (3140 Mission St.) dia 26 de agosto às 9 da noite, trazendo na bagagem os grandes sucessos de sua carreira. Jorge Aragão explodiu faz tempo nas vozes dos maiores intérpretes da MPB e é gravado por nove entre dez estrelas; entre eles, Elza Soares, Beth Carvalho, Alcione, Leci Brandão, Ney Matogrosso, Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara, Elba Ramalho e Jair Rodrigues. O cantor e compositor, que teve sua canção “Coisinha do Pai” tocada além das fronteiras terrestres para “acordar” o robô da NASA em Marte, apresentará em seu show este e outros grandes sucessos como “Malandro”, “Vou Festejar”, “Enredo do Meu Samba” e sua versão para “Ave Maria”. O sambista só seguiu o caminho

“Jorge Aragão explodiu faz tempo nas vozes dos maiores intérpretes da MPB e é gravado por nove entre dez estrelas; entre eles, Elza Soares, Beth Carvalho, Alcione, Leci Brandão, Ney Matogrosso, Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara, Elba Ramalho e Jair Rodrigues. ” solo nos anos 90, com o CD de estréia “Sambista a bordo”. Desde então, Jorge Aragão se tornou um dos artistas mais vendidos no Brasil, atingindo a marca de 2 milhões de discos vendidos somente entre os anos 2001 e 2002. Faz parte do currículo de Jorge Aragão ser um dos fundadores do Grupo Fundo de Quintal, um dos compositores do tema musical da campanha Globeleza, o prêmio “Troféu Imprensa de Melhor Cantor do Ano em 2001” (concedido pela emissora de TV SBT) e a indicação ao Grammy Latino pelo álbum “E aí”. Os ingressos do show de San Francisco já estão à venda nas lojas brasileiras por toda Bay Area (Mercado Brasil, Cafe di Casa, Brazil Marin, Bossa Nova Brazil e

16

Julho 2011

Pamonhas), não perca essa grande atração da nossa música e garanta já o seu ingresso. Para maiores informações ligue para 650-426-8630 e fale com Dinize.

Show de Jorge Aragão: Sexta-feira, 26 de Agosto Horário: 9:00 pm Local: Roccapulco, 3140 Mission Street San Francisco, CA Produção - Nativa Productions.

por Kiko Castro

www.brasilbest.com


San Francisco

percussão, produção musical e lingua portuguesa. Local: 3221 22nd St., San Francisco. Maiores informações www. abada.org

música: “Jorge Aragão, o poeta do samba”. Abertura com Antônio Guedes e DJ Eder. Sexta, 26 de agosto Local: Roccapulco, 3140 Mission St., San Francisco. Horário: 8pm. Maiores informações www.nativaproductions.net

Los Angeles cinema: “Brazilian Film Series at UCLA” exibição do fime ‘Bróder’. Quarta-feira, 6 de julho. Local: James Bridges Theatre, 1409 Melnitz Hall, UCLA, Los Angeles, CA.

música: “Diogo Nogueira faz show para brasileiros da bay area”. Abertura com Antônio Guedes e DJ Fausto Sousa. Sábado, 9 de julho Local: Mezzanine, 444 Jessie St., San Francisco. Horário: 9pm. Maiores informações www.nativaproductions.net música: “Forró Brazuca” a banda de forró da Bay Area. Domingo, 3 de julho Local: The Ramp, 855 Terry Francois St., San Francisco, CA Horário: 5:30pm - 8:30pm Sexta-feira, 29 de junho, Local: 19 Broadway Niteclub, 17 Broadway Blvd, Fairfax, CA Horário: 10pm. Maiores informações www. myspace.com/forrobrazuca música: “The 8th Annual White Party”. participação de DJ’s Kblo e Enzomaniac. Sábado, 9 de julho Local: Roe Boutique & Lounge, 651 Howard St., San Francisco. Horário: 9pm. Maiores informações www. djkblo.com música: “Cantora Lau Paiva”, canta o melhor da bossa nova. Voz e violão, Sábados, 2, 9, 16, 23 e 30 de julho Local: Seahorse Restaurant, 305 Harbor Drive, Sausalito, CA. Horário: 12:30pm-3:30pm. Quinta-feira 14 de julho, Lau Paiva’s Quartet Local: Seahorse Restaurant, 305 Harbor Drive, Sausalito, CA. Horário: 7:30pm-10:30pm. Domingo 17 de junho, Lau Paiva’s Trio. Local: DiVino Osteria, 37 Caledonia Street, Sausalito, CA. Horário: 7:30pm-10:30pm. Sexta-feiras 1, 15 e 29 de julho, Guitar & Percussion. Local: Piccolo Cafe, 660 Bridgeway, Sausalito, CA. Horário: 7pm-10pm. Terça-feira 5 de julho, Lau Paiva’s Quartet Local: Le Colonial, 20 Cosmo Place, San Francisco, CA. Horário: 7pm-10pm. Sexta-feira 8 de julho, Voz e violão Local: Art Walk, 1337 4th St., San Rafael, CA. Horário: 5pm-8pm. Sábado 9 de julho, com Saravazamba Local: Birdland Jazz and BBQ, 1733 Sacramento St., Berkeley, CA. Horário:

TRADUÇÕES Jaqueline Jacques UC Berkeley Certified Translator/Interpreter English - Portuguese

415-577 9811

jaquelinejacques@comcast.net

Brazilian Summer Festival: “18th Annual Fesival” com a participação de Diogo Nogueira. Sexta-feira, 8 de julho Local: The Roxy Theater, 9009 W. Sunset Blvd., West Hollywood, CA. Horário: 8pm - 2am. Maiores informações www.BrazilianNites.com

11pm-2am. Maiores informações www. lauciapaiva.com

arte: “Super 8” uma exibição em vídeo com obras de quarenta artistas contemporâneos internacionais.. Local: The Christopher Grimes Gallery, 916 Colorado Avenue, Santa Mônica, CA. Maiores informações www.cgrimes.com

FESTIVAL DE VERÃO: Com participação de Pedro Paulo & Banda, Amigos do Samba e Dj Léo. Domingo, 17 de julho Local: Veterans Club of El Sobrante, 5218 Sobrante Ave., El Sobrante. Horário: 12pm-6pm. nightclub: “BWAX presents: Carnaval Fat Tuesday” com a participação de DJ Bambino e P-Shot. terça-feira, 19 de julho Local: Elbo Room, 647 Valencia Street, San Francisco. Horário: 9pm-12am. Maiores informações www.elbo.com Comunidade: “Clínica Legal Itinerante” Organizado pela Brazilian Alliance, consultas com advogados abordando assuntos de imigracao. Sábado 23 de julho Local: Casa de Cultura, 1901 San Pablo Ave, Berkeley, CA. Maiores informações www.brazilianalliance.org aula de dança: “Forró WorkShop Dance Class”. Todas as quartas. Local: Zambaleta, 2929 19th St., San Francisco, CA. Horário: À partir das 8pm. Maiores informações www.zambaleta.org Cursos: “Ponto de Cultura”. cursos grátis para jovens: Capoeira, dança afro-brasileira,

San Diego música: Batucada brasileira ao vivo. Todas as sextas-feiras. Local: Brazil By The Bay Restaurant, 3770 Hancock St., Ste G, San Diego, CA. Maiores informações 619.692.1919 ou www.brazilbythebay.com Nightclub: Brazilian Nights. Todas as quintasfeiras. Local: Tango Del Rey, 3567 Del Rey St, San Diego, CA. Maiores informações 858.794.9044 ou www.tangodelrey.com

Portland música: “Roda de Choro”, Traga o seu instrumento para tocar o choro e venha curtir esse ritmo brasileiro com a gente. Todas as sextas. Local: 721 NW 9th Avenue, Portland, OR. Horário: 7pm as 9pm. $ Free. Maiores informações www.futurepower.net/brazil música: “Brazilian Music at Sckavone’s”, samba e pagode o vivo, (open mic to play or sing). Todas as quintas. Local: 4100 SE Division Street, Portland, OR. Horário: 9:30pm to midnight. $ Free. Maiores informações 503.235.0630 ou www.sckavones.com nightclub: “Z’Bumba Brazilian Forró Dance Music”, Forró brasileiro (para maiores de 21). Todo segundo sábado do mês. Local: Mississipi Pizza Pub, 3552 N Mississipi Ave., Portland, OR. Horário: 9pm to midnight. $7. Maiores informações 503.288.3231

Seattle música: Live brazilian music. Todo primeiro domingo do mês. Local: Tempero do Brasil Restaurant, 5628 University Way, Seattle, WA. Horário: 12pm. Maiores informações 206.523.6229

Hawaii art: First Friday Block Party. Every first Friday of the month, There’s about 25 art galleries to visit as well as live music, great food, and nearby bars. Local: China Town, Nuuanu Ave., Honolulu, HI. Horário: 5pm to 9pm. Maiores informações www.firstfridayhawaii.com

PRECISA-SE: COZINHEIRO CULINÁRIA BRASILEIRA - MARIN Restaurante em fase de expansão em Marin County, Califórnia procura cozinheiro experiente em Culinária Brasileira. O candidato ideal - organizado, apto a trabalhar em equipe, motivado e disponível para trabalhar dia ou noite. Salário compatível com experiência.

Ligar para 415-850-3317 para marcar entrevista.

AMERICANO PROCURA AMERICANO, 59 anos, gostaria de conhecer uma mulher brasileira. Gosto de esportes, viagens, jantar fora e shows. Falo inglês somente. 650-757-1946 / 415-517-5977 (c)

TRADUTOR JURAMENTADO Traduções -Interpretações Roberto Lima Phone/Fax 415-587-4990 robertolima99@hotmail.com State certified since 1981

www.brasilbest.com

Julho 2011

17


A politização da economia

O

modelo neoliberal colocou a economia acima da política, condicionando os países às regras do mercado e buscando eliminar suas soberanias. As discussões políticas, assunto de botequim, que sempre entusiasmaram os cidadãos em todos os tempos, se transformaram em debates técnicos, fora do alcance da maioria, com efeito desmobilizador estratégico. A economia sempre teve e terá papel determinante na política, mas não pode ser o único elemento a direcionar as ações dos governos, que precisam ter um olho no crescimento e outro no bem estar das populações. Se a política se “economizou”, digamos assim, a economia se politizou, principalmente nas páginas dos jornais. O que não seria uma contradição, já que são atividades complementares, torna-se maléfico pelos objetivos que esconde. A “economização” da política afasta o cidadão do que o atinge diretamente, e a politização da economia o impede de ver o país real. O noticiário econômico é, frequentemente, dominado por questões do interesse do mercado, como o aumento da taxa de juros, o que leva o tema da inflação a se perpetuar nas páginas, mesmo quando os indicadores já mostram o arrefecimento da alta momentânea. A leitura dos jornais passa uma idéia de que o Brasil se debate com uma inflação preocupante e está à beira da paralisação, quando a realidade é bem diferente.

• Imigração em Geral • Criminal & Civil (Including DUI) • Direito de Família (Divórcio, Pacto Antenupcial & Pós Nupcial)

www.brazcreative.com

Economia

• Contratos (Contracts) • Testamentos (Will & Trusts) • Constituições de empresas (Corporations & LLC’s)

Liliana Gallelli

Atendimento em Português

NOVIDADE: Fazemos também Homologação de divórcios no Brasil.

Jean Pierre Gallelli

Law Offices Of

Gallelli & Gallelli A Professional Law corporation

Mundo e a Olimpíada que se aproximam. A realidade que o país vive é de expansão e não de recessão ou temores. O noticiário econômico poderia estar recheado de boas notícias se fosse do interesse dos grandes meios destacá-las. As novidades estão aí e é impossível evitá-las. Não ocupam as manchetes, mas têm alto impacto mesmo que não priorizadas. A busca por engenheiros por parte das empresas é incessante para projetos nas áreas de mineração, do petróleo, da construção civil e de infraestrutura. E os projetos são todos de longo prazo, o que permite enxergar um ciclo virtuoso para o país.

Tel: 323-782-3877 / Fax: 323-651-2730 jeanpierre@gallellilaw.com 8484 Wilshire Blvd., Suite 745, Beverly Hills CA 90211

O pré-sal, que muitos trataram como fictício, eleva os investimentos da Petrobras e atrai conhecimento para o país. Por meio de notícia que também não foi manchete, sabe-se que já não existe mais espaço para empresas se instalarem no centro de pesquisa da UFRJ, no Rio de Janeiro. E não se trata de internacionalização das nossas riquezas. Todas atuam como parceiras da Petrobras e são obrigadas por lei a destinar 1% da receita bruta obtida com a exploração de petróleo a atividades de pesquisa.

“ Enquanto isso, o Brasil, um dos primeiros países a sair da crise financeira global, justamente por enfrentar politicamente a questão econômica, projeta seu futuro com entusiasmo diante de elementos concretos, como a exploração do pré-sal, as políticas públicas desenvolvimentistas e a necessidade de melhorar a infraestrutura para o crescimento e para a Copa do Mundo e a Olimpíada que se aproximam.”

Basta dar uma olhada no cenário internacional para ver como o país se posiciona. A dívida dos Estados Unidos já atingiu o limite legal de US$ 14,3 trilhões, e o governo pede a elevação do teto sob pena de sérios prejuízos aos títulos do Tesouro. A Europa enfrenta uma crise séria nos países mais pobres da zona do euro, com o os conflitos nas ruas da Grécia avisando Espanha, Irlanda e Portugal o que as espera amanhã.

Enquanto isso, o Brasil, um dos primeiros países a sair da crise financeira global, justamente por enfrentar politicamente a questão econômica, projeta seu futuro com entusiasmo diante de elementos concretos, como a exploração do pré-sal, as políticas públicas desenvolvimentistas e a necessidade de melhorar a infraestrutura para o crescimento e para a Copa do

18

Julho 2011

As perspectivas brasileiras são as melhores possíveis. E se olharmos o país um pouco além das previsões das aves de mau agouro, é possível vislumbrar um cenário positivo de crescimento econômico de longo prazo, que o país não experimenta desde os anos gloriosos de 1930 a 1980.

por Mair Pena Neto www.diretodaredacao.com

ANUNCIE MELHOR, ANUNCIE BRASILBEST! Aqui seu anúncio é mais bonito, pontual, e também sai na internet! Fale com a gente: Ligue 650-204-9940 I contact@brasilbest.com

www.brasilbest.com


Comportamento

um verdadeiro show da vida

Ao lado da crise econômica, vilã do desemprego, do preço da gasolina nas nuvens e do valor das casas debaixo d’água, e das recentes tragédias causadas pelos tornados,  o povo americano vem acompanhando de maneira apaixonada  uma tragédia da vida real.  Há treze dias, ao vivo e a cores, a TV vem transmitindo o julgamento de uma jovem mãe, Casey Anthony, acusada de matar e esconder o corpo da filha de apenas dois anos, na cidade de Orlando, Flórida, há exatos três anos,  em junho de 2008.  Uma história que tem todos os ingredientes para virar uma futura produção hollywoodiana. Pra quem não se lembra, ou não conhece a história, em 16 de julho de 2008, Casey admitiu que a filha Caylee estava desaparecida há 31 dias. Os pais dela e avós da criança, Cindy e George Anthony,  só souberam do sumiço da neta depois que a filha lhes disse que a menina desaparecera levada pela babá.  Hoje já se sabe com certeza que essa babá não existe, foi um nome inventado pela mãe para justificar o sumiço de Caylee. Somente depois de 31 dias, no dia 16 de julho, o desaparecimento da menina foi comunicado à polícia.  O falso sequestro mobilizou a familia, as autoridades e a mídia na busca da babá com quem estaria a criança.  Seis meses depois de inciadas as buscas, o corpo decomposto de Caylee foi encontrado dentro de um saco de lixo, em um charco, a quinze casas de distância de onde ela morava com a mãe e os avós. Por esse pequeno resumo, o leitor já observou que a história é intrincada, embora todas as evidências nos levem à concluir  que a mãe, Casey, é a grande culpada pelo desaparecimento e, provavelmente,  morte da filha. Mas no tribunal, com a presença das câmeras de TV e os depoimentos de 43 testemunhas, até esta quarta-feira, a história ganhou nova dimensão, especialmente depois que o advogado da acusada, logo no primeiro dia,  criou uma história fantástica, atribuindo alguma culpa ao avô de

Caylee, um policial aposentado. Segundo o advogado, ele teria abusado da filha desde os oito anos de idade. Por esse motivo, teria assumido a responsabilidade de desaparecer com o corpo da neta, após um “tragico acidente” na pisicina de casa, que resultou em seu afogamento.

indica que o povão está antenado em um drama verdadeiro, sem truques ou roteiro combinado, inteiramente oposto a essas invenções da televisão moderna que convoca meia dúzia de figurinhas escolhidas a dedo, pelo seu comportamento ousado ou bizarro ou ridículo, que acabam virando “heróis”, na expressão do apresentador de uma dessas  baboseiras da TV brasileira.

Verdade ou mentira, a teoria de conspiração aparentemente inventada pelo advogado incendiou a história. Os depoimentos que se seguiram, entretanto, principalmente de policiais e peritos, que examinaram a casa, o carro e o corpo da criança, levaram o julgamento para outros caminhos.

Na realidade de Casey e sua trajetória de vida conturbada, podemos ver um ser humano em toda a sua dimensão, com suas virtudes e defeitos, sentado no banco dos réus, aguardando que um corpo de jurados decida seu destino, que tanto pode ser a prisão pelo resto da vida como a pena de morte, diante de todas as evidências contra ela. Só falta mesmo, Casey,  absolvida,  ser convidada para participar de um BBB ou de uma Fazenda,  essas monstruosidades criadas pela mída brasileira para enganar e distrair a atenção do povão de seus verdadeiros problemas. * Na foto, a pequena Caylee e a mãe, Casey.

Enfim, o que quero destacar mesmo é que o julgamento da jovem mãe transformou-se, esse sim, num verdadeiro show de realidade, transmitido ao vivo por duas emissoras nacionais, uma delas a CNN, que à noite faz um balanço do dia no tribunal, ouvindo especialistas e a opinião dos telespectadores que paticipam pelo telefone.

por Leila Cordeiro

Os índices de audiência têm sido impressionantes, o que

www.diretodaredacao.com

Receita Cheesy Bread in the Blender

Pão de Queijo de Liquidificador Pré-aqueça o forno Unte com óleo mais ou menos umas 50 forminhas Bata no liquidificador primeiro os ovos, depois coloque os outros ingredientes Por último coloque o queijo parmesão ralado Encha as forminhas, deixando as bordas livres, não encher até a boca Coloque as forminhas em uma assadeira e asse no forno já aquecido Deixar dourar ligeiramente Servir quente

Preheat the oven Brush with oil usually about 50 pans Beat eggs in blender first, then place the other ingredients Finally top with grated parmesan cheese Fill the cups, leaving the edges free, do not fill to the brim Place the cups in a baking dish and bake in the oven already heated Let it brown slightly Serve hot

INGREDIENTES:

INGREDIENTS: 1 cup oil 1 cup cold milk 3 eggs 3 cups flour sweet 150 g grated cheese Oil for greasing the cupcake pan

1 copo de óleo 1 copo de leite frio 3 ovos 3 copos de polvilho doce 150 g de queijo ralado Óleo para untar as forminhas

Horóscopo aquário - 20/01 à 18/02

O seu magnetismo pode, levá-lo a que as pessoas tenham uma maior necessidade de travar conhecimento consigo. Deverá ter em conta algumas situações de dualidade pelas quais poderá passar.

gêmeos - 21/05 à 20/06 A sua impulsividade poderá não ser muito bem vista e aconselha-se a que pense muito bem antes de fazer, seja qual for o assunto. Evite entrar em diálogos que, de alguma forma, podem causar discussões.

libra - 23/09 à 23/10 Algumas pessoas novas podem, agora, ser muito importantes para você, pois irão ajudá-lo a ver o outro lado da vida. Viverá experiências bastante marcantes que causarão uma grande satisfação.

www.brasilbest.com

peixes - 19/02 à 19/03 Embora tenha uma vida ativa socialmente, vai sentir-se desapoiado, podendo, pensar que o mundo está contra você. Uma conversa com pessoas mais velhas, o fará entender o que não está bem.

áries - 20/03 à 19/04

Mês ideal para se organizar. Chegou a hora de pôr as suas ideias em prática. As suas ideias serão bem aceitas por quem o rodeia, seu empenho e dedicação serão reconhecidos.

câncer - 21/06 à 22/07

leão - 23/07 à 22/08

Mês crucial para resolver algumas situações do passado. Vai sentir uma necessidade enorme de ser protegido por quem o rodeia. Alguns mal-entendidos poderão, agora se clarificar.

A sua energia irá contagiar quem está à sua volta. Vai querer divertir-se mais do que o habitual. No entanto, não deverá esquecer as responsabilidades. A tendência é para dedicar o máximo de tempo a toda a sua família.

escorpião - 24/10 à 22/11 Tomará algumas decisões que, até hoje, tinha dificuldades. As pessoas que o rodeiam serão fundamentais durante este período para o aconselhar. A sua intuição estará mais apurada e não deverá subestimá-la.

sagitário - 23/11 à 20/12 Idéias, começam a ganhar cores, o que também ajudará a colocá-las em prática. Alguns atritos com pessoas perto de você podem deixá-lo para baixo. Resolva de forma clara. Não cometa erros do passado!

touro - 20/04 à 20/05

A sua vontade de lidar com coisas novas fará com que procure a motivação através de tudo que está relacionado com a sua mente. Este mês, a sua intuição estará mais apurada.

virgem - 23/08 à 22/09 Algumas ajudas inesperadas podem agora deixá-lo admirado. Como estará numa fase de apoios e com grande estabilidade, vai conseguir iniciar novos projetos.

capricórnio - 21/12 à 19/01 O seu lado protetor vai criar segurança à sua volta. Será procurado para dar conselhos. Como está numa fase calma, deverá aproveitar para desenvolver o seu lado espiritual e interior.

Julho 2011

19


Piadas

passatempo

Por que a água foi presa? Porque foi acusada de matar a sede. _____________________________________

- Porque o cachorro tem horror à febre? - Porque tem medo de virar cachorro quente. _____________________________________

Uma senhora pergunta a um camarada, tipo gozador: - Que idade você me dá? - Bem, pela sua pele, eu dou vinte anos. Por seus cabelos, dezenove. Pelo seu corpo, eu dou dezoito anos! - Oh! Mas, que galanteador! - Calma aí! Eu ainda não fiz a soma. _____________________________________

PIADINHAS COM NOMES:

O bebado entra no ônibus e pergunta: - Quanto custa essa porcaria aqui? o cobrador imediatamente responde: - Custa R$1,35. e o bêbado esclama: - Então manda todo mundo descer que eu vou comprar! _____________________________________

- Quem é o irmão do Mussum? - O Mussu “mano”. _____________________________________

Um baixinho, entra num bar, indignado, e diz: - Quem foi o engraçadinho que pintou meu cavalo de verde? Entao, levanta um negão, com 2m de altura e com dois 38 na cintura e diz: - Fui eu, por que? O baixinho fala: - Se o senhor quiser passar a segunda mão, a primeira já está seca! _____________________________________

- Qual é o nome do peixe que caiu do 12º andar de um prédio? - Aaaaaaaaaaaa...Tum! _____________________________________

Jogo dos 7 erros

- Qual o nome da mulher do Garfield? - Culherfield. _____________________________________

A professora pergunta: - Por que você está coçando tanto a cabeça, Joãozinho? O garoto responde: - É por causa de um piolho morto, “fessora”! - Tudo isso por causa de um piolho morto?! Ele responde: - É que os parentes dele vieram para o velório! _____________________________________ Os anos de casamento. No primeiro ano, o homem fala e a mulher ouve. No segundo ano, a mulher fala e o homem ouve. No terceiro, ambos falam e os vizinhos ouvem. _____________________________________

• O pai da Malu Mader é o Malu Fader. • Você não tem, mas o Frasnkstein. • Fulano afirma, mas o Arnold Schuaznega. • Eu não vou furar, o Juca Kfouri. • Aquilo todo mundo viu. Até o Clodovil. • Eu pulo do barranco, o Luciano do Valle. • Você faria papel de trouxa? A Betty Faria. • Eu gosto de Churrasco e o Felipe Massa. • Eu acordo mais tarde e o Edir Macedo. • Meu sítio tem cavalos, no do Mick Jagger. • O Pateta usa o teclado. O Mikey Mouse. • Eu pinto paredes. O Jânio Quadros. • Eu gosto de chá gelado, o Clark Kent. _____________________________________

Jogos

O cara foi no médico e ja estava bem ruim o seu estado e ele tinha recebido a notícia que tinha mais 5 minutos de vida e chega no médico e pergunta: - Seu dotô, o que ocê pode fazer por mim? - Analisando as circunstâncias, um miojo! _____________________________________ - Por que a vaca dá leite? - Porque ela ainda não aprendeu a vender. _____________________________________ - Mamãe, mamãe, na escola me chamaram de dentuço! - Nao ligue pra eles, meu filho. E feche a boca que esta riscando o chão. _____________________________________ A esposa liga para o marido, que estava no meio de uma reunião, e fala: - Oi amor, tenho uma notícia boa e uma ruim. Qual você quer ouvir? O marido responde: - Me diga só a boa. - A boa é que o air-bag do carro funciona! _____________________________________

Cruzadas Horizontais Verticais

Respostas

20

Julho 2011

www.brasilbest.com


www.brasilbest.com

Julho 2011

21


Saúde

Drogas não tão legais

maior controle na emissão de receitas

O

caso mais ilustrativo é o Dr. Conrad Murray, médico de Michael Jackson, que enfrentou um verdadeiro pesadelo após a morte do ídolo da música pop, quando a necrópsia indicou que MJ havia inserido uma quantidade excessiva de remédios, demonstrando claramente que o cantor não estava tomando pílulas para se tratar de alguma doença, mas sim consumindo-as como se fossem drogas “legalizadas”, até porque ele as comprava sob prescrição médica. Parece, no entanto, que o comportamento do Dr. Murray não é tão incomum no meio médico norte-americano. Em busca de dinheiro fácil, muitos profissionais abrem as chamadas clínicas de Care Pain Management, cujo objetivo, em princípio, seria fornecer medicamentos para aliviar as dores insuportáveis que os pacientes estariam sofrendo. No entanto, as tais clínicas não passam mesmo de centros de fornecimento de drogas para pessoas viciadas em consumo excessivo de remédios, um hipocondríaco cujo organismo está viciado em receber altas doses de anfetaminas, barbitúricos, psicotrópicos e afins. Por serem medicamentos com venda restrita, os órgãos regulamentadores da Saúde autorizam apenas profissionais médicos a prescrever as receitas. O problema é exatamente controlar quem está agindo de maneira realmente profissional e consciente e quem está usando seus conhecimentos para ganhar dinheiro de maneira ilícita e, pior ainda, colocando em risco as vidas dos pacientes, mesmo aqueles viciados em medicamentos que são ao mesmo tempo vítimas e cúmplices destes procedimentos. Depois do governador da Flórida, Rick Scott, ter assinado este mês uma lei que entrará em vigor em 1º de julho, os policiais estão agindo com mais efetividade para descobrir quais clínicas estão adotando estas práticas ilegais e prendendo os médicos que estão violando a lei.

“A lei proíbe médicos de vender pílulas em suas clínicas ou consultórios, e aqueles que prescreverem receitas acima do normal serão suspensos. A lei alcança também as farmácias e as distribuidoras de medicamentos que podem ser punidas, caso não comuniquem às autoridades as prescrições de receitas suspeitas. Ou seja, é um verdadeiro cerco para tentar diminuir este tipo de droga.”

A lei proíbe médicos de vender pílulas em suas clínicas ou consultórios, e aqueles que prescreverem receitas acima do normal serão suspensos. A lei alcança também as farmácias e as distribuidoras de medicamentos que podem ser punidas, caso não comuniquem às autoridades as prescrições de receitas suspeitas. Ou seja, é um verdadeiro cerco para tentar diminuir este tipo de droga. Não tem sido tão difícil para os policiais encontrar os contraventores. Num caso recente, policiais disfarçados de clientes obtiveram as tais pílulas proibidas sem maiores problemas. A única preocupação da clínica era

22

Julho 2011

exatamente cair na armadilha de um policial disfarçado, o que ironicamente veio a ocorrer. Neste caso, em particular, o médico que prescrevia as receitas para aquisição de pílulas para aliviar as dores dos, digamos, pacientes é (ou era, possivelmente terá sua licença cassada) um ofttalmologista, especialidade médica pouco condizente para ministrar medicamentos para combater as dores, a não ser, é claro, se o paciente for fizer uma cirurgia nos olhos.

Esse é mais um exemplo de como a ganância do ser humano supera a ética e o profissionalismo em troca de mais dinheiro. Agora, a casa e os carros luxuosos não terão muita utilidade ou apenas servirão de moeda de troca para pagar advogados. Realmente, o crime não compensa. Pelo menos, aqui.

por Antonio Tozzi

www.diretodaredacao.com

Distribuidora de Eletrônicos

CONTRATA URGENTE VENDEDOR BILINGUE Inglês e Português com experiência Local: Van Nuys, CA Contato: nataliag@ireachu.com

www.brasilbest.com


www.brasilbest.com

Julho 2011

23


BRASILBEST 137 - Julho I July 2011  

BrasilBest is a 12 year old, Award Winning Brazilian culture magazine and web site (www.brasilbest.com). The objective of BRASILBEST is to p...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you