Page 1


2

Julho 2010

www.brasilbest.com


Família

Soares

Comunidade

Trabalhar em família, atendendo com carinho a nossa comunidade! Além do alto astral, doces e salgados deliciosos, buffet variado e saboroso; o bom atendimento da Brazil Marin Store com certeza é sua marca registrada. Brazil Marin Store - 1435 4th St, Ste E San Rafael, CA 94901, 415-456-6132

Carmo ” “

Junin

Diz a sabedoria popular - “restaurante que tem comida boa, tem caminhão parado na frente”. Traduzindo para nossa realidade, diríamos - “restaurante que tem comida boa, tem taxi e limo parado na frente”. Ao saborear a gostosa comida caseira do Junin, também se desfruta do ambiente 100% brasileiro, que já virou pit-stop obrigatório de quem está perto do aeroporto de San Francisco. CafeDiCasa - 11165 Airport Blvd. So. San Francisco, CA 94080, 650-763-1025

Casal

Miller A união faz a força! Adelice e Daniel Miller são a prova viva de um casal que venceu trabalhando junto. Mais que uma união de talentos, o casal esbanja simpatia. Juntos ele fundaram o Salon DnA, que atende a comunidade brasileira na San Francisco Bay Area. Salon DnA - 760 Market Street, Ste 1038 San Francisco, (415) 956-1909

www.brasilbest.com

Ajuda ao imigrante - Telefones úteis Consulado SF - 415-981-8170 Consulado LA - 323-651-4911 Brazilian Alliance - 415-306-6174

Julho 2010

3


Futebol

a copa do paradoxo

O

ano era 1970. A seleção brasileira ia disputar a Copa no México. Em casa, estávamos fartos de ter que levantar para ajustar a imagem da tevê, que rolava a qualquer variação de voltagem. O botão do vertical era o inimigo público número um de todos. De repente, a Philips surge com uma novidade: a Stabilimatic, que acabava com a necessidade de ficar ajustando o vertical a cada dois, três minutos. A imagem continuava sendo em preto e branco, mas pelo menos se conseguia assistir à partida sem usar calça de Nycron, aquela que nunca perde o vinco depois do senta-levanta, senta-levanta.

dois times, ainda que exclusivamente na Copa do Mundo, tenham a oportunidade de, cada um, solicitar a revisão instantânea de lances que possam prejudicar seus times.

Em 1970, Pelé deu uma antológica cotovelada na cara de um jogador adversário, depois de se cansar de ser puxado e empurrado pelo féla. Ladino, cometeu o crime quando o juiz estava de costas. Não havia uma profusão de câmeras pelo estádio, e o lance só foi divulgado depois em filme. Estamos em 2010, na chamada Copa do Mundo das Imagens. O advento da alta definição – e, para os mais abonados, da terceira dimensão – deu um novo alento às transmissões, mesmo de partidas que, no gramado, deixam a desejar tecnicamente. É luxuriante o nível de detalhe, a riqueza das cores, o super slow motion, a spider cam que voa sobre o campo.

deixam a desejar tecnicamente. É luxuriante o nível de detalhe, a riqueza das cores, o super slow motion, a spider cam que voa sobre o campo.”

É a partir desse cenário que não é possível compreender, sob qualquer justificativa, a ausência de novas regras da Fifa destinadas a permitir que os treinadores dos

Julho 2010

conseqüentes imperfeições.

A justificativa de que o juiz em campo é a suprema e incontestável autoridade não se sustenta, já que existe o quarto árbitro e que diversas ocorrências rendem punições aos donos do apito. A rodada de sexta-feira foi particularmente emblemática para demonstrar essa Copa do Paradoxo, onde a quaseperfeição tecnológica foi alcançada, evidenciando cada vez mais a condição humana da arbitragem em campo e suas

No jogo da Alemanha contra a Sérvia, foi evidente o prejuízo causado pela expulsão de Klose. Pudesse o treinador solicitar uma revisão instantânea do lance (num limite de três para cada lado a cada tempo de jogo), seu time certamente não ficaria sem o principal jogador, permitindo que a partida tomasse outros rumos. No embate que se seguiu, entre Estados Unidos e Eslovênia, o gol de desempate “Estamos em 2010, na chamada Copa – absolutamente legítimo – foi do Mundo das Imagens. O advento invalidado por um juiz mal da alta definição – e, para os mais posicionado em campo. Uma rápida revisão instantânea abonados, da terceira dimensão – deu mostraria o erro cometido e um novo alento às transmissões, o gol seria validado, dando mesmo de partidas que, no gramado, vantagem aos norte-americanos.

Os narradores estão sempre lembrando a existência de pelo menos 32 (trinta e duas, você leu corretamente) câmeras pelo estádio ligadas a poderosos computadores que captam todo e qualquer lance, todo puxão, cama de gato, empurrão, tostão, impedimento. Os gols são registrados em inúmeros ângulos, e repetidos instantaneamente em velocidade normal, câmera lenta e em super slow motion. Para quem respirou aliviado quando a Stabilimatic surgiu dentro de casa, em 1970, assistir à Copa de 2010 é estar no paraíso.

4

tecnologia revoluciona a copa do mundo 2010

O que sobra dessas decisões equivocadas? O juiz estava mal posicionado ou estava mesmo mal intencionado, assim como o que se apressou em expulsar o alemão Klose? O que sobra é a sensação de uma corrupção silenciosa praticada pelos dirigentes da Fifa e seus asseclas distribuídos pelas federações dos vários países-membros. A manutenção do ignominioso espírito do “deixa xingar a mãe do juiz” ainda é uma enorme porta aberta para a roubalheira num esporte que deveria privilegiar os melhores, e não os mais bem conectados. E… de 100ml em 100ml a cada três horas, continuamos torcendo, rumo ao hexa.

por Claudio Lessa www.diretodaredacao.com

www.brasilbest.com


o Brilho da terCeira idade D

urante a Copa do Mundo, escrever sobre qualquer assunto que não seja relacionado ao futebol que se joga nos estádios da Africa do Sul é quase uma perda de tempo, já que todo mundo só quer falar de quem jogou bem ou de quem decepcionou, das seleções que foram bem ou mal na primeira rodada e qual delas tem mais chance de levar o caneco.

Televisão

novelas que há 40 anos ditam a moda em roupas, maquiagem, tendências esportivas e musicais, na dança e até mesmo no jeito de falar das pessoas na rua que incorporam ao seu vocabulário expressões inventadas pelos autores para marcarem a personalidade ou a nacionalidade de seus personagens. Mas é nessa última novela global, Passione, de Silvio de Abreu, que teve seu texto duramente criticado nos primeiros capítulos, por misturar italiano e português, deixando o telespectador muitas vezes confuso, que se pode observar algo que realmente deve ser comentado e elogiado. A valorização de artistas veteranos que estavam na geladeira, como Leonardo Villar, Cleyde Yáconis, Elias Gleiser, Deise Lucidi, Francisco Cuoco com destaque para as sempre atemporais Irene Ravache e Fernanda Montenegro.

Mesmo assim vou ousar escrever sobre outra preferência de público: a novela. Apesar de estigmatizada por nove entre dez telespectadores como produto de pouco conteúdo intelectual, a novela continua sendo um dos maiores faturamentos das emissoras de TV com números expressivos no Ibope. Desde que apareceram os reality-shows, as novelas ficaram um tanto esquecidas pelo departamento comercial das emissoras porque o público ficou mais ligado em ver pessoas comuns representando-se a si mesmas do que ver atores em uma vida real criada nos estúdios e locações. Apesar da audiência, esses reality-shows jamais irão superar o reinado das novelas. São programas que mostram desconhecidos em atitudes pueris, formulando pensamentos como se fossem grandes autoridades. Mas não passam de modismo rídiculo que duram algum tempo e depois cairão no esquecimento, enquanto os folhetins televisivos têm fôlego pra dar e vender e continuarão dominando por muitos anos o horário nobre das TVs.

“São as novelas que há 40 anos ditam a moda em roupas, maquiagem, tendências esportivas e musicais, na dança e até mesmo no jeito de falar das pessoas na rua que incorporam ao seu vocabulário expressões inventadas pelos autores para marcarem a personalidade ou a nacionalidade de seus personagens”

Curioso é que muita gente tem preconceito em dizer que assiste novela, mas não nega que sai correndo do trabalho para acompanhar as baboseiras dos realityshows que, não tem nada melhor a mostrar do que papos sem nexo entre os participantes que viram celebridade da noite para o dia por exporem sua intimidade via satélite.

Esse exagero de talentos, misturado ao bom desempenho de atores e atrizes mais novos, e até de estreantes, transformou-se numa receita ideal para agradar a qualquer paladar.

É emocionante ver a atuação do núcleo da terceira idade. Memorável! Vai muitas vezes do divertido ao dramático e nos proporciona momentos inesquecíveis, garantindo-nos a certeza de que as novelas, que são as inspiradoras e precursoras dos realityshows, terão sempre espaço na preferência popular, principalmente quando artistas de verdade, brilhantes e talentosos nos tocam lá no fundo com atuações magistrais, como numa verdadeira peça de teatro em capítulos proporcionando ao telespectador momentos inesquecíveis.

O fato é que não há como evitar que o tradicional horário da novela das oito ainda seja referência no Brasil. São as

por Leila Cordeiro www.diretodaredacao.com

AjudA Ao imigrAnte - telefones úteis Consulado SF - 415-981-8170 Consulado LA - 323-651-4911 Brazilian Alliance - 415-306-6174

AMERICAS TRAVEL A AGÊNCIA NÚMERO 1 PARA O BRASIL! WWW.AMERICASTRAVEL.NET CST # 2064111-40

ONDE VOCE ENCONTRA OS MELHORES PREÇOS PARA O BRASIL. A ÚNICA AGÊNCIA NA BAY AREA QUE TEM CONTRATOS COM TODAS AS COMPANHIAS AÉREAS

TARIFAS ESPECIAS AMERICAS TRAVEL

APENAS

OS MELHORES PREÇOS PARA A AMÉRICA LATINA!

$600*

www.brasilbest.com

Temos preços especias do Brasil para os EUA

*Preços sujeitos a desponibilidade e mudanças sem aviso prévio. Taxas não incluidas no preço acima.

(415) 703-9955 / 888-703 9955 348 Hayes St, San Francisco, CA 94102

RIO / SAO PAULO / BELO HORIZONTE SALVADOR / RECIFE / FORTALEZA E OUTRAS CIDADES

www.brazcreative.com

TAM+ AMERICAN+ CONTINENTAL +UNITED + DELTA +KOREAN +LAN CHILE + ETC.

AMERICAS TRAVEL Número Um na America Latina

Julho 2010

5


Futebol, o esporte de todos.

A chegada da Copa do Mundo cria um momento mágico mundial, que além de encantar, conecta os povos em torno do futebol.

Law Offices of

Patrick D. Goggin

O senso de competição se rende ao belo espírito de confraternização que surge espontaneamente entre as pessoas de diferentes raças e culturas. A vida se torna mais alegre durante a Copa!

Advogado e Mediador

Que bom seria se as diferenças do mundo pudessem ser decididas em um jogo de futebol, acompanhado de umas cervejas geladas para selar a paz, logo após a partida! Mas existe um outro lado “cinza” nesse fantástico fenômeno coletivo.

• Acidentes e Morte por Ato Ilícito

“Pão e diversão para o povo”, esse era o lema usado pelo império romano, que desde a antiguidade usava o esporte para “distrair” e manipular seu povo.

• Imperícia Médica • Aconselhamento Legal para Pequenos Negócios

Muitos governos fazem jogadas políticas durante a Copa, aproveitando-se do estado de euforia de seu povo, para lograr objectivos duvidosos sem serem notados.

• Immigration Specialist Referrals

Atendimento em Português, Espanhol e Inglês

Mas o mais importante mesmo, é que o futebol traz alegria para toda gente, de qualquer raça. idade, e de qualquer parte do mundo. Fotografia: Igor Capibaribe

Hexa Brasil!

- Celso Braz

Índice

Seu Jorge e Almaz - novo CD e turnê.

650-204-9940 - ph I 415-259-5752 - fax contact@brasilbest.com I www.brasilbest.com 7 Surrey Lane, San Rafael, CA 94903

6

Julho 2010

Grátis!

(415) 981-9290 870 Market St. Suite 1148, San Francisco CA, 94102 pgoggin7@pacbell.net

Julho 2010

A Copa do paradoxo.

Primeira consulta de 20 minutos

www.brazcreative.com

Editorial

Ajuda mais accessível.

18

Fotografia - Fred Pompermeyer

10

4

14

Publisher/Executive Editor: Celso Braz Contributing Writers: Vina Schneider, Claudio Lemos, Bruno Seixas Gustavo Lino, Deborah Leite, Rosy Cavalcante, Roberto Lima, Alysson Antunes Translation: Jaqueline Jacques Contributing Photographers: Fred Pompermayer, Igor Capibaribe

BrasilBest, BrasilBest.com © 1999 Art Director/Designer: Celso Braz Designers: Lucianna Queiroz, Luciana Barbosa Wildt, Suzy Kieninger San Diego: Christine Portela I Los Angeles: Fabricio Nobre I Miami: Carlos Borges Hawaii: Nuremberg Santanna, Ricardo Taveira, Hilton Alves ALL RIGHTS RESERVED. No part of this publication may be reproduced, stored in a retrieval system, or transmitted in any form or by any means, eletronic, mechanical, photocopying, recording or otherwise without the prior written permission of the publisher and the author.

www.brasilbest.com


www.brasilbest.com

Julho 2010

7


8

Julho 2010

www.brasilbest.com


www.brasilbest.com

Julho 2010

9


FOTOGRAFIA I Fred Pompermeyer

FRED POMPERMEYER - Fred Pompermeyer é um artísta da fotografia. Apaixonado por surf desde a infância, Fred buscou na Faculdade de Arquitetura no Brasil, aprimorar sua técnica para desenvolver novos ângulos e caminhos para a fotografia de surf e “extreme” sports. Optando por Los Angeles como base , Fred foi construindo passo a passo um estreito relacionamento com as ondas gigantes. Aproveitando o posicionamento estratégico da Costa Oeste Americana, ele passou a frequentar as maiores ondulações do planeta, sejam elas na América do Norte, Hawaii ou Polinésia Francesa. Fred é dono de um talento ímpar e tem um olhar totalmente artístico para a fotografia de surf. Com tamanho talento somado a diciplina e a coragem, o brasileiro meteoricamente adentrou o hall dos maiores nomes da fotografia de surf mundial. No ano de 2010, Fred foi pela quarta vez indicado para o Maior Prêmio de Ondas Grandes do Mundo o Billabong XXL, uma espécie de Oscar das Ondas Gigantes surfadas em todo mundo. www.theshot.com.br I pomperfred@yahoo.com

10

Julho 2010

www.brasilbest.com


Copa 2010

M

Juizes e Massagistas

inha paixão pelo futebol desvaneceu-se depois que meu time de coração, outrora uma das maiores potências do futebol brasileiro, virou apenas um time de porte médio a caminho de tornar-se mais um pequeno. Uma pena, porque o Vasco tem a mais bela história entre os clubes do Rio, desde o tempo em que comprou uma briga com os grandes da época pelo direito de permitir que atletas negros praticassem o futebol, na época um privilégio dos rapazes grã-finos da zona sul do Rio, onde Flamengo e Fluminense ditavam as regras. Mas isso é passado e quem se lembra do passado em um pais de memória curta onde o imediatismo e os quinze minutos de fama valem mais que qualquer história? Enfim, essa introdução foi só para melhor situar o leitor em relação aos meus conhecimentos futebolísticos, os quais, acredito, me permitem fazer uma crítica às arbitragens da atual Copa do Mundo, das piores de todos os tempos.

os jogos com grande sucesso de audiência, a ponto de reprisarem alguns jogos à noite. Devido a esse sucesso, Bill Clinton está na África do Sul batalhando para levar a Copa de 2018 para os EUA e até o presidente Obama prometera ir pessoalmente assistir a final se a equipe da casa chegasse até lá. Mas ao mesmo tempo em que se interessam pelo jogo, a mídia e público norte-americanos não aceitam um esporte onde erros de arbitragem podem mudar o destino das partidas. Com os modernos recursos tecnológicos existentes, erros como o de hoje no jogo entre Alemanha e Inglaterra não prevaleceriam. Câmeras colocadas em posições estratégicas no campo poderiam tirar qualquer dúvida sobre lances duvidosos e impediriam injustiças, como acontece normalmente nos jogos de basquete da liga americana onde os árbitros se valem do vídeoteipe para tomarem decisões.

“Vale destacar que nunca se viu nos EUA um interesse popular e uma cobertura midiática tão grandes como nessa Copa. Pela primeira vez uma rede de TV, a ESPN, está transmtindo todos os jogos com grande sucesso de audiência, a ponto de reprisarem alguns jogos à noite.”

O lance do gol inglês, não validado pelo bandeirinha e pelo juiz no jogo entre Alemanha e Inglaterra, pode ser inscrito no rol das maiores vergonhas do futebol. O estádio inteiro viu a bola ultrapassar a linha do gol, a TV mostrou abundamente e até o goleiro alemão, envergonhado, repôs a bola rapidamente em jogo para disfarçar um erro indisfarçável. Tá certo que a Alemanha mostrou que possui uma equipe superior, mas o gol britânico naquele momento poderia ter mudado a sorte do jogo. Foi um duro golpe contra um esporte que teima em não modernizar-se. Um duro golpe, por exemplo, contra os que lutam para tornar o futebol um esporte popular nos Estados Unidos, cuja equipe foi uma das mais prejudicadas pelas arbitragens, o que não aconteceu no jogo contra Ghana, diga-se a bem da verdade. Vale destacar que nunca se viu nos EUA um interesse popular e uma cobertura midiática tão grandes como nessa Copa. Pela primeira vez uma rede de TV, a ESPN, está transmtindo todos

www.brasilbest.com

ControvÉrSiaS ao vivo e a CoreS na tv

Mas quem vai convencer os velhinhos da FIFA e os torcedores mais conservadores de que essa medida é uma boa? Mas no país onde o futebol busca um lugar ao sol, quem está metido numa embrulhada é o ex vice-presidente Al Gore, o homem que luta contra o aquecimento global. Ele voltou com toda força à mídia por problemas com outro tipo de aquecimento que teria acontecido no quarto de um hotel no Oregon, no final de 2006.

Um promotor daquele Estado revelou que há uma denúncia contra ele feita por uma massagista que foi chamada para atender um hóspede com problemas abdominais. Segundo o promotor, a moça (ou senhora, não se sabe ao certo) fazia seu trabalho quando percebeu que o cliente começou a gemer, e não era de dor. Em seguida, Al Gore teria pedido a ela que descesse as mãos até a região do pubis. Como ela não o atendesse, ele segurou a mão dela empurrando-a até o penis. As revelações continuam e já se sabe que o famoso ambientalista pagou 540 dólares pelo serviço. Parece muito para uma simples massagem terapêutica. Em todo caso, resta aguardar o que dirá

Al Gore (62), que recentemente anunciou o fim de seu casamento de 40 anos com Tipper Gore. Quanto à massagista, quem sabe ela não aparece qualquer dia desses na capa de uma revista masculina.

por Eliakim Araújo

www.diretodaredacao.com

Julho 2010

11


Cultura

mandrêique e colguêite

N

o que foi talvez o primeiro domingo preguiçoso depois de mais ou menos oito meses trabalhando sete dias por semana, sem descanso, liguei a tevê ainda deitado na cama e vi as últimas quatro voltas de um GP de moto. No pódio, em terceiro lugar, estava o americano Nicky Hayden, insistentemente chamado pelo simpático narrador da SporTV de “ráiden”, em vez de “rêiden”. A pronúncia conscientemente equivocada até pode ser explicada, mas no mundo globalizado de 2010 não mais se justifica. A explicação está, claro, na mais básica das posturas: nenhum brasileiro nasceu sabendo falar inglês e na língua portuguesa a letra “a” não tem som de “ê”. Além do mais, diria o advogado do Diabo, uma parcela dos jovens (e acrescentaria eu, ignorantes) fãs de Nicky Hayden no Brasil o chamam de “ráiden”. Então, pergunta retoricamente o defensor do Coisa Ruim, por que deveria o narrador desagradar sua platéia?

a metamorfose dos idiomas

hoje qualquer pessoa de modestas posses pode fazer uma prestação e desembarcar nos Estados Unidos para bater pernas em Nova York. E é aí que está o problema. Quando essa modesta pessoa põe os pés em Nova York, se dá conta de que o inglês que ela imaginava ouvir ou reproduzir (por meio de algumas expressões, ou de nomes de pessoas famosas) é, na realidade, um idioma, digamos, muito especial. É uma língua inglesa criada por brasileiros para brasileiros, sem conexão com o mundo exterior. Se a pessoa gosta de motos, vai querer comprar um souvenir de Nicky Hayden, perguntando por “ráiden”, sem sucesso. Se precisar tirar uma cópia de algum documento, vai perguntar onde há uma “xérox” e vai receber um arregalado “what?” como resposta. A partir daí, é ladeira abaixo.

Em meio ao panorama desolador da educação formal, há esperança? Claro que sim. Quando voltei dos Estados Unidos, uma goma de mascar vendida por aqui há pouco tempo era chamada de “tridente”. Os conhecidos me gozavam e me chamavam de pedante porque eu gostava de mascar a “tráident”. Não se passaram dois anos “A pronúncia conscientemente É evidente que o experiente e o fabricante invadiu narrador da SporTV tem os canais de tevê com equivocada até pode ser explicada, capacidade de entender e/ou anúncios de “tráident”. mas no mundo globalizado de 2010 de se comunicar em outros Os gozadores sumiram. idiomas, além de estar ligado O McDonalds ensinou não mais se justifica. A explicação na narração original de quem seus clientes a passarem está, claro, na mais básica das fornece a imagem dessas pelo “drive through” provas automobilísticas e pronunciando corretamente posturas: nenhum brasileiro nasceu motociclísticas repassadas a, convenhamos, complicada sabendo falar inglês e na língua pela emissora ao público expressão, de tradução curta brasileiro. Então, a única praticamente impossível. portuguesa a letra “a” não tem explicação plausível seria a Já o Burger King não fez som de “ê”.” tradição de se aportuguesar o trabalho de casa: seus o nome das pessoas e coisas empregados chamam o – uma tradição que vem do carro-chefe da lanchonete de tempo dos nossos bisavós, pelo menos. “uôper”, com o “o” fechado. Entretanto, o Brasil de 2010 convive com a globalização, com a internet, com o intercâmbio internacional de experiências em tempo real, coisa com que nossos bisavós jamais sonharam. Seus filhos, nossos avós, aprenderam a gostar das aventuras de Mandrake chamando-o de “mandráque” e escovaram seus dentes com Colgate (“colgáte”) exatamente porque não havia o necessário e imediato intercâmbio de informações que permitiriam a pronúncia correta dessas palavras, respectivamente “mandrêique” e “colguêite”. Em outras palavras, se ontem uma viagem ao exterior era privilégio de uma elite,

12

Julho 2010

Tirar o Brasil do atraso, fazendo com que ele deixe de ser o fazendão que é para se tornar uma nação plenamente inserida no contexto internacional é uma briga insana. Mata-se um leão em cada canal de tevê, em cada programa, em cada bate-papo com os amigos. Se o narrador da SporTV resolver ajudar e passar a chamar o piloto de “rêiden”, certamente ajudará muito. Afinal de contas, o poder formador de quem está com o microfone diante de si é imenso.

por Claudio Lessa www.diretodaredacao.com

www.brasilbest.com


Empadão de Frango

Receita I Horóscopo

Recheio: Cozinhe o peito de frango, desfie e reserve. Numa panela coloque o azeite e frite a cebola, não deixe dourar. Coloque o alho e frite mais um pouco. Acrescente o frango. Dissolva os cubinhos de caldo de galinha em 1/2 xícara de água quente, junte ao refogado. Coloque o trigo e mexa sem parar vigorosamente até ficar com uma aparência cremosa. Junte os outros ingredientes, mexa bem e está pronto. Utilize o recheio já frio para a massa do empadão não embatumar. Massa: Misture o trigo e a manteiga até que vire uma farofa. Acrescente os outros ingredientes e amasse bem até que fique uma massa lisinha. Embrulhe em papel filme e leve a geladeira por aproximadamente 30 minutos. Use metade da massa para forrar a assadeira e a outra para cobrir o recheio, pincele o empadão com a gema. Leve ao forno médio pré - aquecido e asse até dourar, aproximadamente 40 minutos.

Filling: Cook the chicken breast, shred and reserve. Put the oil in a pan and fry the onion, do not let it brown. Place the garlic and fry a little longer. Add the chicken. Dissolve the chicken bouillon cubes in 1/2 cup hot water, add to stew. Place the corn and stir constantly until it reaches a creamy appearance. Add the other ingredients, stir well and its ready. Wait until the filling cools down before you put it in the dough. Dough: Mix the flour and butter until the dough gets a thin texture. Add the other ingredients and knead well until a dough smooth. Wrap in plastic film and refrigerate for about 30 minutes. Use half the dough to line the pan and one to cover the filling, brush the pie with egg yolk. Bake a pre - heated and bake until golden, about 40 minutes.

INGREDIENTES: Recheio:

Chicken Pie

INGREDIENTES: Massa:

1 Kg de peito de frango desossado 400 g de farinha de trigo 1 cebola média picadina 200 g de manteiga gelada 2 dentes de alho picados e amassados 1 ovo e 1 gema de ovo batidos 1 tomate picado sem pele sal a gosto 1 colher de sopa de azeite 6 colheres de sopa de leite cheiro verde picado 1 gema de ovo 1 lata de milho verde 1 lata de extrato de tomate 1 colher de sopa cheia de farinha de trigo 3 cubos de caldo de galinha azeitonas picadas

peixes - 19/02 à 19/03

aquário - 20/01 à 18/02

Reciclagem mental e curiosidade sobre novos temas, assuntos emergem e eletrizam a sua atenção. Fique atento para eventos que podem ajudar você a se libertar de um padrão de vida desgastado e sem graça.

Concentração em assuntos íntimos - privados, domésticos e familiares - ganha a cena dos primeiros dias do mês. É preciso fazer alterações urgentes, para que sua vida íntima se torne mais estável e confiável.

câncer - 21/06 à 22/07

gêmeos - 21/05 à 20/06 Envolvimento com grupos e entidades a partir da segunda semana do mês ajudará você a se tornar mais entusiasta e participante. Pode ser uma atividade esportiva, como entrar para um grupo do clube.

Julho é mês de mudanças importantes. O cenário astral traz decisões inadiáveis que terão de ser tomadas na primeira quinzena. Alguns cancerianos terão um estalo mental perceberão que basta ocupar um espaço vazio para iniciar algo estimulante.

libra - 23/09 à 23/10

escorpião - 24/10 à 22/11

Período de mais vitalidade, ajuda externa, foco e interesses diversificados. Você também pode contar com uma intuição mais clara este mês. Conectado com o que possa ampliar seu raio de ação e melhorar a vida cotidiana.

Mês para questionar profundamente seu presente, junho costuma mexer com certos medos que o escorpionino tem. Medo de mudar, em primeiro lugar, de acordo com o ritmo alheio e não o próprio.

Filling: 1 kg boneless chicken breast 1 medium chopped onion 2 cloves garlic, minced and mashed 1 peeled chopped tomatoes 1 tablespoon olive oil chopped parsley 1 can of corn 1 can tomato paste 1 full tablespoon of flour 3 chicken bouillon cubes chopped olives

áries - 20/03 à 19/04

É de se esperar que você seja bastante requisitado por seus amigos e tenha muitos eventos sociais na agenda deste mês. O mês começa sob a vibração sociável de uma Lua cheia, que será o toque saboroso de um período rico em desafios.

leão - 23/07 à 22/08 Empolgação em projetos que ultrapassem interesses individuais, em que você possa somar e compartilhar sua experiência. Chegou a hora de sentir a empolgação de uma convivência mais produtiva com o mundo.

sagitário - 23/11 à 20/12 Trabalhe a qualidade de suas relações com o mundo e com as pessoas. Mercúrio, em destaque também na primeira semana, envia ideias engenhosas de como fazer isso, sem abrir mão de sua integridade.

Dough: 400 g of flour 200 g cold butter 1 whole egg and 1 egg yolk mixed salt to taste 6 tablespoons of milk 1 egg yolk

touro - 20/04 à 20/05

Tire os primeiros dez dias no mês para planejar seus próximos meses. Num cenário astral para lá de bom, além de inspiração e clareza, você conta com um sentido de tempo e pode se apoiar na sua experiência e criatividade.

virgem - 23/08 à 22/09 Foco em seu sucesso e realização pessoal. Assim, saberá captar os caminhos para exercer todo o seu potencial. Será preciso não se criticar tanto, nem exigir demais de si, neutralizar os medos de não ser perfeito quanto gostaria.

capricórnio - 21/12 à 19/01 Prepare o seu coração para absorver as surpresas que vem por aí. A vida ganha mais ritmo e dinamismo. Daí em diante, as perspectivas são de várias mudanças, ampliações, ajustes e modificações no âmbito doméstico, privado e familiar.

Qualidade com Segurança Com 30 anos de experiência, Dr. Kahn criou a reputação de ser o cirurgião plástico que obtém resultados tão naturais, parecendo até que os pacientes nunca fizeram cirurgia alguma.

www.brazcreative.com

Depois

Antes

Equipe altamente qualificada, com profissionais brasileiros.

PREÇOS E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO Muitas vezes melhores que no Brasil! FALA-SE PORTUGUÊS

• Prótese de Mamas • Lipoaspiração • Abdômen • Blefaroplastia (Pálpebras) • Rinoplastia (Nariz)

• Face Lift • Ginecomastia (Mama masculino) • Otoplastia (Orelha) • Mamoplastia (Reposicionamento ou Redução)

PROMOÇÃO

CONSULTA

GRÁTIS COM ESTE ANÚNCIO

1 Daniel Burnham Ct, Suite 340, San Francisco, CA 94109 • 415-567-6673 info@kahncosmeticcenter.com • www.kahncosmeticcenter.com www.brasilbest.com

Julho 2010

13


Música

Seu Jorge e alMaZ

diSCo novo e turnê noS eStadoS unidoS e Canada

A

lmaz é o projeto paralelo do Nação Zumbi com Seu Jorge. Um projeto que tem sido comentado há um tempo e finalmente agora tem um lançamento oficial. Seu Jorge solta sua voz acompanhado de Lúcio Maia e Pupilo, respectivamente guitarrista e baterista de uma das maiores bandas em atividade no mundo que é a Nação Zumbi. No baixo está Antônio Pinto, compositor de trilhas sonoras com prestígio internacional. Eles se reuniram para participar da trilha sonora de um filme de Walter Salles e gostaram tanto da experiência que acabaram gravando um disco inteiro com canções famosas da MPB e clássicos do soul estadunidense e europeu com a levada única do nosso samba. Sem dúvida nenhuma um dos melhores projetos desenvolvidos paralelamente pelos

integrantes da banda Nação Zumbi.

“Eles (Nação Zumbí e Seu Jorge) se reuniram para participar da trilha sonora de um filme de Walter Salles e gostaram tanto da experiência que acabaram gravando um disco inteiro com canções famosas da MPB e clássicos do soul estadunidense e europeu com a levada única do nosso samba.”

Seu Jorge And Almaz estão fazendo uma turnê nesse mês de julho e agosto aqui nos Estados Unidos e no Canadá. O disco é uma coleção de verdadeiros clássicos da música contemporânea, abrangendo de Jorge Ben a Kraftwerk, passando por Martinho da Vila, Michael Jackson e Nelson Cavaquinho. Umas das faixas que vão fazer parte do álbum são: Errare Humanum Est (de Jorge Ben), Cirandar (Martinho da Vila), Everybody Loves The Sunshine (Roy Ayers), e Rock With You (Michael Jackson). O projeto também conta com a colaboração do produtor Mario Caldato Jr., que já trabalhou com os Beastie Boys, Jack Johnson, Bebel Gilberto, Marcelo D2, Zack De La Rocha entre outros artistas. O single está sendo lançado pela Stones Throw Records e o disco está previsto para 27 de julho. Confira nossa agenda cultural e se ligue nas datas dos shows dessa turnê em San Francisco, Los Angeles e Portland.

por Juca Matos

14

Julho 2010

AjudA Ao imigrAnte - telefones úteis Consulado SF - 415-981-8170 Consulado LA - 323-651-4911 Brazilian Alliance - 415-306-6174

www.brasilbest.com


San Francisco

música: “Seu Jorge and Almaz”, An Evening With Seu Jorge and Almaz. Sábado, 14 de agosto. Local: Club Nokia, 800 West Olympic Blvd Suite A335, Los Angeles, CA. Horário: 7:30pm. $16-$36. Maiores informações www. ticketmaster.com

nightclub:“White Party”, DJ Kblo’s Birthday Bash, Featuring two levels of music, dance and pure entertainment. Sabado, 10 de julho. Local: 5A5 Steak Lounge, 244 Jackson St. San Francisco, CA. Horário: À partir das 10pm. Maiores informações www.djkblo.com

música: “Grand Performances, Brazilian Beat” join us for a magical evening of brazilian food and music, featuring AfroReggae, Sabado, 17 de julho. Local: Grand Performances, 300350 S. Grand Ave., Los Angeles, CA. Horário: 5:30pm. $150- $200. Maiores informações www.grandperformances.org

aula de dança: “Forró WorkShop Dance Class”. Todas as quartas. Local: Zambaleta, 2929 19th St., San Francisco, CA. Horário: À partir das 8pm. Maiores informações www.zambaleta.org

Cinema:“A Mulher Invisível”, Um filme de Claudio Torres, Quarta, 7 de julho. Local: James Bridges Theater UCLA - Latin American Institute, Melnitz Hall 1409, Los Angeles, CA 90095. Horário: 7:30pm $ Free. Maiores informações www.brazilian-consulate.org

Música: “Lau Paiva e Fabio Reis” tocam bossa nova, enquanto você aprecia o por-do-sol na Baía de San Francisco, com a cidade ao fundo, todas as sextas-feiras. Local: Piccolo Cafe, 660 Bridgeway, Sausalito, CA. Horário: das 6pm às 9pm. Maiores informações www. lauciapaiva.com Música: “Lau Paiva” toca o melhor da bossa nova. Segunda, 5 de julho. Local: Cafe DiVino, 37 Caledonia St., Sausalito, CA. Horário: das 7:30pm às 10:30pm. Maiores informações www.lauciapaiva.com Música: “Lau Paiva” toca o melhor da bossa nova. Segunda, 7 de julho. Local: No Name Bar, 757 Bridgeway, Sausalito, CA. Horário: das 8:30pm às 11:30pm. Maiores informações www.lauciapaiva.com camp: “California Brazil Camp” texperience Brazilian music and dance culture firsthand, dias 22 de agosto a 28 de agosto (sessão 1) e 29 de agosto a 4 de setembro (sessão 2). Local: Cazadero, CA. Maiores informações www.calbrazilcamp.com música: “Seu Jorge and Almaz”, An Evening With Seu Jorge and Almaz. Terça, 10 de agosto. Local: The Regency Ballroom, 1300 Van Ness, San Francisco, CA. Horário: 8pm. $33. Maiores informações www.ticketmaster.com JOGOS DO BRASIL: Assista todos os jogos do Brasil com direito a música brasileira ao vivo. Local: Tropicali, 1568 Haight St., San Francisco, CA. $Free. Maiores informações www. reverbnation.com/tropicali

Los Angeles Música: “Brazilian Nites”, música brasileira ao vivo e DJ Spinnig. Todos os sábados. Local: 19540 Ventura Blvd., Tarzana, CA. Horário: Das 9:30pm as 2am. Maiores informações 818.566.1111 ou www.braziliannites.com música: “Brazilian Music & Entertainment”, sambistas, percussionistas, música ao vivo e capoeira. Todas as quintas e domingos. Local: 10250 Santa Monica Blvd, Los Angeles, CA. Maiores informações 310.552.2014 nightclub: “Samba A Holic”, Electro Percussion, DJ Lui Mixagem, styles and beats. Todas as terças-feiras. Local: 1775 N. Ivar St., Hollywood, CA. Maiores informações 323.465.3677 ou info@djluimixagem.com aula de dança: “Rio Style”, Dance Instructors Patricia Prata and Sydney Maria. Todas as segundas e quartas. Local: 6755 Hollywood Blvd. 2nd Fl, Hollywood, CA 90028. Maiores informações 323.646.7731 ou www. superstardancers.com

Dança:“Viver Brasil”, passionate dance, performed in costumes crafted by devotees of Afro-Brazilian sacred practice, blends seamlessly with Portuguese and African vocals and the rhythms of drums and percussion, Sabado, 31 de julho. Local: Ford Amphitheater, 2580 Cahuenga Blvd, E. Hollywood, CA. Horário: 8:30pm $12 - $35. Maiores informações www.fordamphitheater.org

Division Street, Portland, OR. Horário: 9:30pm to midnight. $ Free. Maiores informações 503.235.0630 ou www.sckavones.com nightclub: “Z’Bumba Brazilian Forró Dance Music”, Forró brasileiro (para maiores de 21). Todo segundo sábado do mês. Local: Mississipi Pizza Pub, 3552 N Mississipi Ave., Portland, OR. Horário: 9pm to midnight. $7. Maiores informações 503.288.3231 música: “Seu Jorge and Almaz”, An Evening With Seu Jorge and Almaz. Domingo, 8 de agosto. Local: McMenamin’s Crystal Ballroom, 1332 W. Burnside Street, Portland, OR. Horário: 7:30pm. $25. Maiores informações www. ticketmaster.com música: “32nd Annual Summer Concert Series” The Oregonian and Portland Monthly, will feature more than 15 shows from June through August., 25 de junho a 1 de setembro. Local: Oregon Zoo, 4001 SW Canyon Rd., Portland, OR. Maiores informações www. oregonzoo.org/Concerts

Seattle

música: “Seattle International BeerFest” Celebrating the world’s most legendary brewing styles and the nations that made them famous. Come taste over 130 world-class beers from more than 15 countries. 2 de junho a 4 de julho. San Diego Local: Seattle Center, 305 Harrison Street, Seattle WA. Maiores informações (206) 684Cinema: “San Diego International Children’s Film Festival” features short films 30 minutes or 7200 ou www.seattle-downtown.com/events música: “27th Summer Festival” he main less, made for children and/or teens and their Summer Season consists of Twelve Concerts families. Dia 25 de julho a 15 de agosto. Para maiores informações de local, tickets e horários each Monday, Wednesday, and Friday evenings, 5 de junho a 30 de julho. Local: Benaroya Hall, visite www.sdchildrensfilm.org 200 University Street., Seattle, WA. Maiores informações www.seattle-downtown.com/ Portland events música: “Roda de Choro”, Traga o seu instrumento para tocar o choro e venha curtir esse ritmo brasileiro com a gente. Todas as sextas. Local: 721 NW 9th Avenue, Portland, OR. Horário: 7pm as 9pm. $ Free. Maiores informações www.futurepower.net/brazil música: “Brazilian Music at Sckavone’s”, samba e pagode o vivo, (open mic to play or sing). Todas as quintas. Local: 4100 SE

Hawaii Música:“Tuesday Jam”, featuring local artists and musicians performing their favorite and original songs, poetry, art, and beats. 1 de junho e 8 de junho. Local: Don Ho’s Restaurant, Aloha Tower Marketplace, Honolulu, HI. Horário: 8:00pm a 11:00pm. Maiores informações www.donhos.net

AMERICANO PROCURA AMERICANO, 57 anos, gostaria de conhecer uma mulher brasileira. Gosto de esportes, viagens, jantar fora e shows. Falo inglês somente. 650-757-1946 / 415-517-5977 (c)

TRADUÇÕES Jaqueline Jacques UC Berkeley (certified translator) English - Portuguese 510-748-0203 Notary Public jaquelinejacques@comcast.net

TRADUTOR JURAMENTADO Traduções -Interpretações Roberto Lima Phone/Fax 415-587-4990 robertolima99@hotmail.com State certified since 1981

Marta Donayre Tradutora/Intérprete

Inglês/Português/Espanhol

Tradução de documentos Entrevistas oficiais marta_donayre@yahoo.com 408-899-9453 sigilo e confidencialidade National Association of Judiciary Translators and Interpreters

www.brasilbest.com

Northern California Translators Association

American Translators Association

Julho 2010

15


passatempo

Como seriam títulos de filme, se o tradutor fosse baiano: Uma Linda Mulher? Piriguete Bonita Como A Zorra. Riquinho? Barãozinho Velocidade Máxima? O Buzú Avionado O Paizão? O Grande Painho Ghost? O Encosto O Poderoso Chefão 1? ACM O Poderoso Chefão 2? ACM Júnior O Poderoso Chefão 3? ACM Neto O Exorcista? O Lá Ele Corra Que A Policia Vem Aí ? Se Pique Que Os Meganha Tão Descendo O Senhor dos Anéis? O Coroa Dos Balangandans Esqueceram de Mim? Me Crocodilaram O Cavaleiro das Trevas? O Jagunço do Brêu Mamma Mia? O Paí Ó _____________________________________ Por que o galo canta de olhos fechados? Porque ele já sabe a letra da música decor ______________________________________ Para que serve óculos vermelho? Para vermelhor... ______________________________________ Para que serve óculos marrom? Para ver marromenos ______________________________________ Como as enzimas se reproduzem? Fica uma enzima da outra. ______________________________________ Uma senhora vaidosa pergunta a um senhor sincero que passava: - Que idade o senhor me dá? - Bem, pelos cabelos dou-lhe 20 anos, pelo olhar 19, pela sua pele 18, e pelo seu corpo 17 anos! - Hum, mas como o senhor é lisonjeador! - Nada disso, sou sincero! agora espere que vou fazer a soma.”

- Você é o ovo que faltava na minha marmita. - Eu beberia o mar se Você fosse o sal. - Com essa muié e mais um saco de bolacha, eu passo um mês. - Ah se eu pudesse e meu dinheiro desse! - Suspende as fritas, o filé já chegou! - O que que esse bombonzinho está fazendo fora da caixa?? -Você é a lua de um luau.... Quando te vejo só digo - uau uau! ______________________________________ Um argentino, um brasileiro e um nigeriano aguardavam na maternidade o nascimento de seus filhos quando a enfermeira traz o aviso de que houve uma confusão e as crianças foram trocadas, não se sabia quem era quem, só que tinham dois brancos e um negro. O nigeriano então sugere um sorteio e assim cada um escolheria qual filho seria o seu. A primeira escolha coube ao brasileiro que saiu do berçário com bebê negro nos braços. O nigeriano então reclamou: - Ma bwana! este obviamente é o meu filho! eu e minha esposa somos negros, me dá este bebê, volta lá e escolha um dos brancos. O brasileiro respondeu: - Tá maluco? e se eu pego o argentino? ______________________________________ Por que não é bom guardar o quibe no freezer? Porque lá dentro ele esfirra.

business services

The Income Tax Specialist • Serviços Consulares Consular Services

• Procurações

Power of Attorney

www.brazcreative.com

• Reconhecimentos de Firma - Notary • Traduções Translations

• Seguro Saúde

Health Insurance

8484 Wilshire Blvd. #745 Beverly Hills, CA 90211 r.coutinho@gte.net

Ano 11 No 125

16

Julho 2010

Julho 2010

Jogo dos 7 erros

Cantadas de pedreiro:

323 - 651- 2185 (P) 323 - 651- 2730 (F)

• Imigração em Geral • Criminal & Civil (Including DUI) • Direito de Família (Divórcio, Pacto Antenupcial & Pós Nupcial)

AJUDAMOS VOCE A PROMOVER O SEU BUSINESS

• Contratos (Contracts) • Testamentos (Will & Trusts) • Constituições de empresas (Corporations & LLC’s)

Liliana Gallelli

Atendimento em Português

NOVIDADE: Fazemos também Homologação de divórcios no Brasil.

Jean Pierre Gallelli

Law Offices Of

Gallelli & Gallelli

Business cards Flyers Brochures Posters Graphic Design

A Professional Law corporation Tel: 323-782-3877 / Fax: 323-651-2730 jeanpierre@gallellilaw.com

8484 Wilshire Blvd., Suite 745, Beverly Hills CA 90211

650-204-9940 www.brazcreative.com

2010 © Celso Braz

RC

Jogos

Um policial federal vai a uma fazenda e diz que precisa inspecionar sua fazenda. - Ok, mas não vá naquele campo ali, diz o fazendeiro, e aponta para uma certa área. O policial tira do bolso um crachá e diz: - O senhor sabe que tenho o poder do governo federal comigo? este crachá me dá autoridade de entrar em qualquer propriedade. Está claro? O fazendeiro pede desculpas e volta para o que estava fazendo. Poucos minutos depois, o fazendeiro ouve uma gritaria e vê o policial federal correndo para salvar sua própria vida, perseguido pelo maior touro da fazenda! O fazendeiro larga suas ferramentas, corre para a cerca e grita com todas as forças de seus pulmões: - Seu crachá, mostra o seu crachá!! ______________________________________

www.brazcreative.com

Piadas

www.brasilbest.com


Copa 2010

O Mundo gira, apesar da Copa

E

nquanto nós, mortais, estamos com os olhos e corações voltados para a Copa do Mundo na África do Sul, a situação no Oriente Médio vai se deteriorando, com os meios de comunicação conservadores sonegando informações. São poucas as agências internacionais que informam, por exemplo, que navios de guerra dos Estados Unidos, com foguetes e submarinos nucleares e a colaboração militar israelense, estão navegando através do Canal de Suez rumo ao litoral do Irã. É possível que essa movimentação seja manobra intimidatória contra o Irã, mas não é impossível que essas forças belicosas decidam agir de alguma forma ou, quem sabe, orquestrar uma ação interna contra o regime dos aiatolás e desestabilizar o governo de Mahmoud Ahmadinejad. O Irã se declarou em estado de guerra para fazer frente a qualquer eventualidade.

Outro fato marcante envolvendo o Oriente Médio está a ocorrer na Suécia e nos Estados Unidos. Em protesto contra as agressões de Israel em Gaza, o sindicato de trabalhadores portuários suecos deu início, no último dia 23 de junho, a um bloqueio de uma semana de mercadorias procedentes de Israel. No porto estadunidense de Oakland, a carga de um navio israelense foi impedida de desembarcar. Mas as TVs brasileiras não deram uma linha a respeito, preferindo informar com destaque o lançamento de um satélite israelense destinado, segundo o noticiário, a espionar as usinas nucleares do Irã. Mas tudo bem, a Copa está aí mesmo para absorver diariamente quatro bilhões de telespectadores espalhados pelo mundo com as partidas de futebol, algumas delas parecendo uma grande mutreta armada pela Fifa. Mas aí cabe aos cronistas esportivos analisarem os fatos.

Concomitante ao deslocamento, a Câmara de Representantes Em meio a tudo isso, os telespectadores que acompanham dos Estados Unidos, também informações alternativas à seguindo a trilha do grande mídia ficam sabendo que por Senado, aprovava mais detrás da contenda Rede Globo x “Mas tudo bem, a Copa está aí mesmo sanções contra o Irã, além Dunga estão altos interesses em jogo, daquelas decididas pelo que o senhor Ricardo Teixeira tentou para absorver diariamente quatro Conselho de Segurança das intermediar entrevistas exclusivas com Nações Unidas. alguns jogadores da seleção e tudo isso bilhões de telespectadores espalhados tendo em vista a corrida atrás do lucro Ou seja, os tambores da pelo mundo com as partidas de futebol, fácil para a Vênus Platinada. Como guerra estão ressoando Dunga cortou o esquema da Globo, o com mais força na região algumas delas parecendo uma grande resto da história já é conhecida. Como mais conflagrada do mutreta armada pela Fifa. Mas aí cabe disse o Eliakim em sua coluna do Direto Planeta. O jogo de interesse da Redação, o treinador brasileiro virou do complexo industrial aos cronistas esportivos analisarem o Brizola de 2010. militar estadunidense não

os fatos.” se contenta apenas em escoar a sua produção no Afeganistão e Iraque, quer ainda mais, sempre mais. O Irã, que não é o Iraque, não se intimidará assim tão facilmente e se ocorrer alguma precipitação dos acontecimentos reagirá em sua defesa. Em havendo algum confronto, as consequências serão sentidas em todo o planeta.

Brasil e a Turquia quando procuravam resolver a “crise” nuclear através de um acordo com o Irã tentavam exatamente conseguir o relaxamento da tensão. A resposta veio imediatamente com a aprovação das sanções contra o Irã pelo Conselho de Segurança e segue agora com o deslocamento das forças militares dos EUA e Israel.

www.brasilbest.com

O que aconteceu é a repetição de fatos relacionados com a informação diária, manipulada e obedecendo não a padrões jornalísticos mas a interesses de empresas da área de comunicação, como a Globo e outras.

E, para finalizar, a Senadora Katia Abreu, do Demo, também presidente da Confederação Nacional da Agricultura, uma lídima representante do agronegócio, escreveu artigo assustadoramente favorável ao deputado Aldo Rebelo, do Partido Comunista do Brasil (PC do B). Sabem o motivo? A Senadora e seus pares estão levantando as mãos para o céu por encontrarem no deputado comunista, relator do projeto do novo Código Florestal Brasileiro, um defensor incondicional de seus interesses. E quem perde em toda essa brincadeira de mau gosto, segundo

o Greenpeace, é exatamente o meio ambiente, pois se prevalecer o que quer impor Rebelo serão ampliadas as áreas de degradação das terras. Segundo cálculo do Ministério do Meio Ambiente, se prevalecer o relatório de Rebelo serão autorizados para desmatamento 80 milhões de hectares de vegetação nativa, o que equivale a 138 territórios equivalentes ao Distrito Federal, segundo o jornal Correio Brasiliense. Em suma: já não se fazem comunistas como antigamente, como demonstra concretamente o relator do Código Florestal, que está fazendo exatamente o jogo do setor do agronegócio. Não é à toa que a senadora Katia Abreu está exultante.

por Augusto Jakobskind www.diretodaredacao.com

Julho 2010

17


Imigração

I

migração é sempre um assunto delicado. A ajuda é limitada, e quase sempre é buscada para apagar incêndios. Pouca educação sobre o assunto está disponível aos não-advogados, e os rumores se espalham rapidamente pelas comunidades de imigrantes. Encontrar advogados que trabalhem nos casos pro bono (de graça), ou encontrar clínicas comunitárias de imigração que não estejam abarrotadas de casos é também outro problema. Existe também a barreira linguística, impedindo muitas vezes que o imigrante entenda seu caso e/ou consiga ajuda por si mesmo, necessitando de intérpretes ou amigos. A solução pode estar em clínicas de imigração associadas às universidades na área que tenham Law School (Escola de Direito), à exemplo da University of Houston Immigration Clinic, que amealhou uma vitória interessante recentemente, em um caso complicado em que o imigrante legal estava sendo ameaçado de deportação por ter sido pego com drogas duas vezes, sendo que na segunda vez era Xanax, um remédio anti-depressivo, vendido com receita médica. Eles também trabalham com casos de asilo, reunião familiar e com vítimas de crimes que qualifiquem para vistos permanentes. A clínica funciona como mini-escritório de advocacia, onde os estudantes têm a chance de praticar o que aprenderam, recebendo de 5 a 7 casos por semestre. O caso mencionado acima foi defendido pro bono na Suprema Corte por uma grande firma de Washignton, D.C. em parceria com a clínica.

Ajuda mais accessível para todos ✁ ASSINE/SUBSCRIBE BRASILBEST Nome/Name: Data/Date: Endereço/Adress: Cidade/City: Tel./Phone:

Email:

For one year subscription, fill out this coupon and send along with $40 to 7 Surrey Lane, San Rafel CA 94903 or subscribe online at our web site www.brasilbest.com

Uma clínica de direito imigratório nesses termos seria o ideal para as comunidades brasileiras em geral. Outra opção seria que clínicas de imigração já existentes em centros comunitários criassem parcerias com as universidades e escritórios de advocacia...

Enquanto isso não acontece, a realização de palestras e reuniões para educação comunitária sobre leis imigratórias básicas, o que deve e o que não deve ser feito, esclarecimentos de rumores comuns nas comunidades é a chave para uma comunidade com menos medo, mais unida e saudável em torno de um tema que diz respeito à todos.

Julho 2010

Zip:

Para assinatura anual, envie este cupom preenchido juntamente com $40 para 7 Surrey Lane, San Rafel CA 94903. Ou faça sua assinatura diretamente no site www.brasilbest.com

Uma clínica de direito imigratório nesses termos seria o ideal para as comunidades brasileiras em geral. Outra opção seria que clínicas de imigração já existentes em centros comunitários criassem parcerias com as universidades e escritórios de advocacia locais para mão de obra voluntária (dos alunos de direito) e pro bono (no caso dos escritórios), baixando, assim, os custos e permitindo um atendimento de qualidade para os brasileiros.

18

Estado/State:

por Valéria Sasser

Ajuda ao imigrante - Telefones úteis Consulado SF - 415-981-8170 Consulado LA - 323-651-4911 Brazilian Alliance - 415-306-6174

www.brasilbest.com


www.brasilbest.com

Julho 2010

19


BRASILBEST 125 - July 2010  

BrasilBest is a 10 year old, Award Winning Brazilian culture magazine and web site (www.brasilbest.com). The objective of BRASILBEST is to p...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you