10 minute read

Centro Social de Gião - IPSS

Advertisement

Centro Social de Gião

Instituição de Utilidade Pública

Rua D. Dinis, 536 4525-302 Gião - VFR Telefone: 22 761 45 17 Telemóvel: 962 480 370 NIPC: 503 315 176 http://csgiao.pt E-mail: centrosocialdegiao@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/centrosocialdegiao/ Carta Social: http://www.cartasocial.pt/resultados_pesquisade talhe.php?equip=26700

História

• O Centro Social de Gião, nasceu de um sonho muito acarinhado por alguns Gianenses: criar uma associação que colmatasse a ausência de respostas sociais na freguesia para a 1ª infância e idosos.

• Neste sentido, a 1 de março de 1994, a associação foi constituída como IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), sem fins lucrativos e de utilidade pública.

• Em 25 de maio de 2006, foi apresentada uma candidatura ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES I) que veio financiar em 60 % a construção do edifício sede da IPSS.

• Em 28 de janeiro de 2009 foi lançada a primeira pedra pelos membros do conselho de Administração, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e do Presidente do Centro Distrital da Segurança Social de Aveiro.

• A inauguração ocorreu a 26 de novembro de 2011, pelo Secretário de Estado da Solidariedade Social, Dr. Marco António Costa, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Alfredo Henriques.

Respostas Sociais

2011 – Creche 2011 – Centro de Dia

2012 – Serviço de Apoio Domiciliário

2

O Nosso Compromisso

Os nossos CUIDADOS com CRIANÇAS e IDOSOS fazem a DIFERENÇA

Missão - A instituição presta apoio à primeira infância (CRECHE) e à terceira idade (Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário) bem como à comunidade, apoiando pessoas debilitadas ou isoladas, sempre com os objetivos de promover o desenvolvimento humano e a qualidade de vida, no estrito respeito pela Lei e pelos acordos celebrados, nomeadamente com a Segurança Social.

Visão - Ser reconhecida como instituição de referência no apoio a crianças até aos 3 anos e a idosos, em qualquer situação de fragilidade, contribuindo para o desenvolvimento humano, inclusão e coesão sociais, bem como para a melhoria da qualidade de vida, baseando a sua intervenção na permanente procura da melhoria das suas práticas e na elevação dos serviços que presta.

Valores - No exercício diário das suas funções, o Centro Social de Gião valoriza e promove: A liberdade; A solidariedade; A responsabilidade; O respeito; A cidadania; A proximidade; A cooperação; O compromisso; A qualidade; e A excelência.

3

Desenvolvimento

2009 – Candidatura ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES)2011 – Abertura do Centro Social de Gião2011 - Acordos de cooperação com a Segurança Social – Creche e Centro de Dia2012 – Acordo de Cooperação com a Segurança Social – Serviço de Apoio Domiciliário2014 – Vencedores do Programa EDP Solidária – Abertura da Sala Snoezelen2014 – Aquisição de uma carrinha de transporte de 9 lugares2018 – Aquisição de carrinha adaptada para o Serviço de Apoio Domiciliário

2019 – Abertura de Cozinha própria - Apoio do Município através de cedência de alguns equipamentos de escolas encerradas (anteriormente as refeições eram servidas por fornecedores externos)

2020 – Candidatura ao NORTE-2020 - Requalificação de espaços da copa e sala de refeições da Creche2020 – Alargamento da capacidade da Creche de 25 para 40 utentes2020 – Alargamento da capacidade do Serviço de Apoio Domiciliário de 20 para 30 utentes2020 – Candidatura ao NORTE 2020 “Equipamentos Sociais - Área Metropolitana do Porto” | Criação de Serviços de Psicologia e Terapia Ocupacional2020 – Protocolo de Cooperação com o Município de Santa Maria da Feira – Abertura de Residência Partilhada – Para homens isolados2020 – Aquisição de kits para o transporte das refeições do Serviço de Apoio Domiciliário2021 – Candidatura ao Programa PARES 3.0 – Construção de Lar (40 lugares) - Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – 3.ª Geração2021 – Aquisição de Carrinha adaptada para cadeiras de rodas, de 9 lugares

2021 – Candidatura ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) - Apoio à Mobilidade Verde Social para aquisição de viaturas 100% elétricas – resposta social – Serviço de Apoio Domiciliário

2021 – Modalidade do IEFP – Contrato Emprego Inserção + - Integração de pessoa portadora de incapacidade4

Participação comunitária

CLAS – Concelho Local de Ação Social Fórum Social de Freguesias Município de Santa Maria da Feira (ex.: reinventar o traje das Fogaceiras, Mosaico Social, carnaval, entre outros) Integração em projetos interinstitucionais (Lar de Infância e Juventude – Obra do Frei Gil, Centro de Atendimento Familiar e

Aconselhamento Parental – CAFAP, Centro Social e Paroquial de Fornos, entre outros) Unidades de Saúde Familiar e Hospital S. Sebastião Dr.ª Sara Sousa - Nutricionista

Adicione um rodapé 5

Serviço de Apoio Domiciliário

Serviços prestados:

· Alimentação;

· Cuidados de higiene pessoal;

· Cuidados do lar;

· Tratamento de roupas;

· Administração de medicação;

· Compras;

· Pequenas reparações no domicílio;

· Acompanhamento a consultas médicas.

· Cuidados de conforto e bem estar;

· Atividades sócio culturais.

Modelos de Funcionamento: Modelo A—de 2ª a 6ª feira

Modelo B— de 2ª a Domingo/Feriados

Centro de Dia

Serviços prestados:

· Alojamento durante o dia;

· Apoio psicossocial;

Serviços

· Atividades ocupacionais e de desenvolvimento pessoal;

· Cuidados de higiene pessoal;

· Cuidados de conforto pessoal;

· Deslocações para atividades institucionais;

· Fornecimento de refeições(pequeno-almoço; almoço; jantar) e acompanhamento das mesmas;

· Saúde (medição de indicadores; administração de medicação – receita médica);

· Tratamento de roupa (de uso pessoal e da habitação do utente);

· Acompanhamento ao exterior (compras, consultas e exames médicos).

Creche

•Berçário (4 aos 12 meses)

· Sala de descanso;

· Sala parque;

· Copa de leites;

· Fraldário;

· Cantinho da Amamentação.•Este último foi criado para que as mães possam, durante o dia, dar continuidade ao projeto de amamentarem os seus filhos.•Sala 1 (12 aos 24 meses)

· Sala de atividades;

· Copa de leites;

· Refeitório;

· Fraldário;

· Espaço exterior;

· Polivalente:

· Sala Isolamento.•Todos os espaços estão equipados com ar condicionado e sistema de domótica•Sala 2 (24 aos 36 meses)

· Sala de atividades;

· Refeitório;

· Fraldário;

· Espaço exterior;

· Polivalente;

· Sala Isolamento.

6

Serviços - Continuação

Terapia Ocupacional

O terapeuta ocupacional atuará de forma a promover a saúde e o bem-estar dos nossos utentes de Centro de Dia e Serviço de Apoio ao Domicílio, com o objetivo de otimizar a sua atividade e a participação, nomeadamente:

- Voltar a comer de forma autónoma,- Tomar banho, pentear-se, vestir-se, etc.- Participar nas atividades de lazer,- Fazer as atividades em casa,- Movimentar-se em comunidade,- Exercitar a memória,- Terapia Snoezelen.

Promoverá a capacidade dos nossos utentes de escolher, organizar e desempenhar, de forma satisfatória, ocupações consideradas significativas. Observará o seu desempenho em qualquer atividade que esteja a ser difícil de praticar e a partir disso, elaborará um plano de intervenção para que a pessoa seja capaz de desempenhar a mesma atividade de forma mais fácil, com maior atribuição de significado e/ou menos dolorosa e com menos probabilidade de lesão.

Psicologia

O Psicólogo atuará na busca de entender os comportamentos e as

funções mentais dos utentes, aplicando métodos científicospara compreender a psique humana e atuar no tratamento eprevenção de doenças mentais e melhorar a sua qualidade de vida,

através de planos de acompanhamento, consultas atividades de grupo.Com o Apoio:

Sala Snoezelen

(Com apoio da Fundação EDP – 2014)

Esta é caracterizada por um ambiente multissensorial que contém equipamentodiversificado com o qual se pretende, através do relaxamento e conforto,estimular os sentidos primários (visão, audição, olfato, tato) de forma controladae de acordo com as necessidades das pessoas.Esta terapia é usada para proporcionar qualidade de vida e bem estar e é vistacomo um complemento no tratamento de depressões, perturbações daansiedade, doenças mentais e ou degenerativas, como por exemplo o Alzheimer.Ajuda ainda no desconforto físico e alívio da dor e da tensão emocional.

Adicione um rodapé 7

Avaliação das necessidades

A estratégia do Centro Social de Gião foca-se na criação de valor social para os seus clientes | utentes | colaboradores | associados e, só há criação de valor se existir a dinamização de serviços correspondentes à procura, concomitantemente a evolução e personalização dos mesmos.

• Para o melhorar os serviços foi feito uma análise das necessidades, tendo em consideração a sustentabilidade, o reconhecimento e a qualidade dos serviços prestados.

• As necessidades imediatas são: um Grelhador; três bancadas para a cozinha, um armário para guardar as box das refeições, máquina industrial de lavar e secar roupa.

Adicione um rodapé 8

Necessidades Cozinha - 2021

Grelhador a Gás com sistema de água – PGLA;

Grelhador gás de sistema de água Freibol PGLA (gás Natural/Propano) Valor = 3000.00€ (já com IVA incluído)

Ano

n. de refeições servidasSeniores

Creche2017 18 152018 20 152019 45 152020 60 202021 87 23

A promoção da saúde nestas instituições de apoio à população idosa e primeira infância é determinante, nomeadamente através do fornecimento de uma alimentação adequada. Assim, as ementas são, não só, fundamentais na gestão destas instituições, mas também um aliado para o nutricionista e médicos de família.

9

A importância do GrelhadorDignificar os cuidados através de uma alimentação personalizada

As refeições dos seniores e para a primeira infância devem ser adaptadas às suas necessidades, nomeadamente, dificuldades ou não de mastigação, deglutição e digestibilidade, e para isso é, muitas vezes, necessária a alteração da consistência dos alimentos.

O crescimento e o envelhecimento são um processo natural e progressivo caracterizado por modificações morfológicas, psicológicas, funcionais e bioquímicas que influenciam a nutrição e alimentação. Todo este processo leva ao aumento do risco de défices nutricionais.

A grande verdade é que a preparação grelhada é sempre a alternativa menos calórica para os alimentos que se pretende consumir – e isso não significa que fiquem menos saborosos.

Com a ajuda de um pequeno fio de óleo – ou de azeite – consegue-se valorizar o sabor da carne e do peixe e seus nutrientes, que são preservados durante a preparação (ao contrário do que acontece no processo de fritura, em que muitos micronutrientes podem ser saturados e perdidos).

10

A responsabilidade social ocupa cada vez mais espaço na agenda das empresas e, neste sentido o Centro Social de Gião vem solicitar a V/ Excelências um apoio para a aquisição de um grelhador que muito contribuirá para a melhoria da saúde dos nossos utentes através de uma alimentação ainda mais saudável.

Caso queira contribuir financeiramente para a prossecução das atividades do Centro Social de Gião, pode fazê-lo através do Mecenato Social oferecendo um Donativo. O Estatuto dos benefícios fiscais estabelece uma majoração de 30% do valor doado às IPSS em sede de IRS (Um valor de donativo de 100€ pode ser inscrito na declaração de IRS por 130€).

Para nos conhecerem melhor poderão acompanhar as nossas atividades através de: http://csgiao.pt | https://www.facebook.com/centrosociald

egiao/ Local onde teremos todo o gosto em

publicitar o vosso apoio se assim o autorizarem.

Como contribuir com um donativo: Pode utilizar 3 vias para nos fazer chegar o seu donativo: 1) Transferir o montante desejado para a Conta Donativo: NIB: 2) Entregar o donativo em dinheiro na secretaria do Centro Social de Gião (quantias inferiores a 200,00€)

No caso de optar por 1) deve posteriormente informar-nos da operação, nome, morada e número fiscal, de modo a podermos emitir o respetivo recibo. Rua D. Dinis, 536 4525-302 Gião - VFR Telefone 22 761 45 17 E-mail: centrosocialdegiao@gmail.com

IRS - Nos termos do n.º 6 do art.º 32º da Lei n.16/2001, de 22 de junho, a consignação de IRS é uma possibilidade que todos os contribuintes têm ao seu dispor para ajudar uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), e consiste em decidir atribuir 0,5% da coleta de imposto para outra entidade, em vez de reverter para os cofres do Estado. Este gesto não comporta nenhum custo acrescido para o contribuinte, pois o imposto a pagar e o montante a ser reembolsado nunca será alterado. Ser solidário e contribuir é um ato de responsabilidade social.

Para ajudar o Centro Social de Gião, basta preencher no Anexo H da sua declaração de IRS, no campo 901, o número de identificação fiscal da Instituição – 503315176. Esta simples ação fará reverter 0,5% do imposto liquidado para a n/instituição.

Obrigado

Presidente da Administração: M. Joaquim Cardoso

Direção Técnica: Bruno Ramalho

centrosocialdegiao@gmail.com 227614517 / 962480370 / http://csgiao.pt /

11

This article is from: