Page 1

Participação social O candidato do PSB à Prefeitura de Santos, Fábio Nunes, defende a ideia da criação de uma plataforma de Comunicação Social Digital com o objetivo de integrar os santistas no dia-a-dia da Cidade. Páginas 4 e 5

Santos, 25 a 31 de agosto de 2012 Nº 906 ANO XXVI

EXEMPLAR CORTESIA

NARA ASSUNÇÃO

Eleições 2012

Esforço à qualificação Santos vive o paradoxo de oferecer inúmeras vagas de trabalho que não conseguem ser preenchidas por falta de qualificação profissional, especialmente nas áreas de serviço, comércio e construção civil. Página 8

FOTOS DIVULGAÇÃO

etc CULTURA & VARIEDADES TEATRO

On Cô To? Quem Co Sô? Prom Co Vô? é atração do Sesi, neste domingo (26). Página 20

CINEMA

O musical Rock of Ages - o filme, estrelado por Tom Cruise, estreia nos cinemas da região. Página 21

MÚSICA

A banda Titãs celebra 30 anos de carreira, interpretando os sucessos de Cabeça Dinossauro na Capital Disco, na próxima sexta (31). Página 20


SERÁ NOTÍCIA Os documentos para a rescisão de contratos de trabalho deverão seguir um novo modelo a partir de novembro. O Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT) deverá especificar detalhadamente as verbas rescisórias devidas ao trabalhador e as deduções. Se o documento não estiver de acordo, não será autorizado o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O modelo vale também para a rescisão de contratos de trabalhadores domésticos. Os empregadores têm até 31 de outubro para se adequar à regra. O novo modelo está disponível na página do Ministério do Trabalho e pode ser usado.

Boqnews - 25 a 31 de agosto/2012 - 2

Diário de Campanha

18 A 24 DE AGOSTO NARA ASSUNÇÃO

FOTOS: DIVULGAÇÃO/ASSESSORIAS DOS CANDIDATOS

Visita - SÁB 18 Paulo Alexandre Barbosa, candidato do PSDB à Prefeitura de Santos realizou, no sábado, visita e caminhada pelo Jardim Castelo, na Zona Noroeste. Domingo, se reuniu com assessores. Participou de debates na segunda, na Santa Cecília TV; na terça, com estudantes, na Unisanta; na quintafeira, na TVB e na sexta, com alunos do colégio São José. Ainda nesta semana, na quarta, visitou a rodoviária e gravou programas de TV para o horário eleitoral gratuito.

Caminhada - SÁB 18 O candidato a prefeito pelo PP, Beto Mansur, fez, sábado à noite, caminhada pelo Gonzaga e pela Feir’Arte do Boqueirão. Segunda-feira, participou do debate realizado pela Santa Cecília TV. No dia seguinte, esteve novamente na Unisanta, e um debate com estudantes. Quarta, cumpriu compromissos em Brasília como deputado federal e, no dia seguinte, participou de debate na TVB. Na sexta, esteve em encontro com amigos na Casa da Madeira. Antes, participou de debate promovido por alunos do Colégio São José.

Visita II - DOM 19

Entrevista - TER 21

A semana do candidato do PRTB, José Antônio Marques de Almeida, o Jama, começou com a ida ao 7º aniversário da Turminha da Linha, igreja infantil de 1ª Igreja Presbiteriana de Santos. Na segunda, participou do debate na TV Santa Cecília. Na terça esteve em debate com estudantes na Unisanta. Foi a feiras livres. Na quinta, esteve no debate da TVB e, na sexta, no Colégio São José.

Debate - SEG 20 A agenda da candidata do Psol à prefeitura de Santos, Eneida Koury, começou com o debate na Santa Cecília TV, na segundafeira. Terça realizou visita ao bairro do Gonzaga e conversou com a população, além de se reunir com integrantes do partido e da executiva, na sede da sigla em Santos. Ainda, na quinta-feira, fez visita à categoria bancária, e participou de debate na TVB, afiliada da TV Bandeirantes. Sexta esteve em mais um debate, no Colégio São José.

Encontro - TER 21 A candidata do PT à Prefeitura, Telma de Souza, participou, no sábado, de reunião com assessoria de campanha, caminhada no Ilhéu Alto, confraternização nobairroJardim Castelo, na Zona Noroste, além de caminhada e da inauguração de comitês de campanha de três candidatos. Ainda realizou, durante a semana, caminhadas no Jardim São Manuel, Piratininga e da Vila dos Criadores. Esteve nos debates da Santa Cecília TV, TVB, e do Colégio São José, e com estudantes da Unisanta, na terça, além de participar de caminhadas.

A semana do professor Fabião, candidato do PSB a prefeito, começou domingo na Zona Noroeste, onde inaugurou comitês de candidatos a vereador. Na segunda-feira, participou de debate promovido pela Santa Cecília TV. Na terça, Fabião concedeu entrevista ao Boqnews e voltou à universidade para falar aos estudantes. Na quarta, entrevista no Jornal da Tribuna 2ª Edição e apresentação dos planos de governança na Assecob. Quinta, novo debate, na TVB. Já na sexta, foi a debate com alunos do Colégio São José.

Inauguração - QUA 22 O candidato do PMDB à prefeitura, Sérgio Aquino, participou, sábado, de caminhada pelo BNH (Aparecida). Ao longo da semana marcou presença em quatro debates entre prefeituráveis: na Santa Cecília TV; na Unisanta; na TVB e no Colégio São José. E na quartafeira, inaugurou seu comitê central, na companhia de correligionários.

Entrevista II - TER 21 Nelson Rodrigues, candidato do PSL à prefeitura, esteve, na segunda, no debate na Santa Cecília TV. Terça, gravou programa eleitoral e concedeu entrevista ao vivo no Jornal da Tribuna 2ª Edição. Em seguida, foi a encontro com estudantes na Unisanta. Quarta, foi a almoço no Centro de Santos e participou da abertura da Tarrafa Cultural. No dia seguinte, foi a debate na TVB. Sexta,almoçonoCentro,gravação de programa, e ida à Tarrafa Cultural no Coliseu.


PARTICIPAÇÃO POPULAR

Desde o início do mês, a Casa da Participação Comunitária atende em novo endereço (Av. Rei Alberto I, 119, Ponta da Praia), onde as pessoas podem esclarecer dúvidas ou apresentar propostas nas reuniões dos conselhos e comissões municipais, de segunda à sexta, das 8 às 18 horas. No local estão instalados os conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Políticas Públicas sobre Tabaco, Álcool e outras Drogas, dos Direitos da Mulher e da Juventude. E ainda: as comissões de Erradicação e Prevenção do Trabalho Infantil e de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil. Informações pelo telefone 3219-4864.

Boqnews - 25 a 31 de agosto/2012 - 3

CAMPANHA Candidatos preferem mostrar seus feitos e defender projetos nos dois primeiros programas eleitorais; ninguém cita pesquisas

Horário eleitoral começa morno

Detalhes O responsável por abrir os programas eleitorais foi José Antônio Marques de Almeida, o Jama, do PRTB. Em um programa simples, onde só ele aparece, fez um discurso inflamado defendendo suas duas bandeiras de campanha, principalmente a área portuária e o projeto "Porto-Indústria". Logo após Jama, foi a vez de Sérgio Aquino, do PMDB, que possui o maior tempo no horário eleitoral, 8'07''. O primeiro a falar foi o prefeito João Paulo Tavares Papa, que lançou o candidato na política. Após, Aquino apareceu com a família e, em seguida, falou de sua vida. A todo o momento, nos dois dias, foi reforçada a imagem dele junto a do prefeito. Também falou dos desafios da Cidade. Depois veio Telma de Souza, do PT, que gravou os primeiros programas em sua residência. "Da minha casa, no Embaré, peço licença para entrar na sua casa", disse, na abertura de sua

participação. Falou de projetos e da sua experiência como prefeita. Depois, foi a vez de Paulo Alexandre Barbosa, do PSDB. Nas duas primeiras aparições, apresentou a equipe de trabalho, e fez questão de reforçar sua imagem junto à família e ao pai, Paulo Gomes Barbosa, ex-prefeito da Cidade. Mostrou alguns de seus projetos. Beto Mansur (PP) mostrou em seus programas as ações que desenvolveu quando prefeito e tentou reforçar a imagem de que o atual momento de desenvolvimento começou em seu mandato. O Prof. Fabião (PSB)usou seus minutos para falar de seus projetos e explorou a ideia das linhas troncais de transporte que pretende instalar nas vias arteriais de Santos. Eneida Koury (PSOL) mostrou imagens de líderes nacionais do partido para reforçar a ideia de que a sigla tem histórico na luta popular. Além disso, criticou a postura atual daqueles que comandam a Prefeitura. Luiz Xavier (PSTU) gravou sua participação no Porto de Santos e criticou os candidatos que, segundo ele, não tem compromisso com o povo. Nelson Rodrigues (PSL) apresentou, como diferencial, um número de telefone que serve de contato direto com o candidato durante a eleição, além de defender projetos ambientais.

Telma de Souza (PT)

Falou dos motivos que a levam a concorrer à prefeitura e do futuro. Nelson Rodrigues (PSL)

Inovou divulgando uma "linha direta" com o candidato, por meio do telefone. Jama (PRTB)

Destacou o projeto Porto Indústria e afirmou: "vai jorrar dinheiro em Santos".

VALOR DA PUBLICAÇÃO: R$ 440,00

Mornos. Assim podem ser definidos os dois primeiros programas eleitorais dos candidatos à Prefeitura de Santos, veiculados nas últimas quarta e sextafeira, na TV aberta em dois horários (das 13 às 13h30 e das 20h30 às 21 horas); e no rádio (das 7 às 7h30 e das 12 às 12h30). Em todos os programas, discursos inflamados de alguns, o restrospecto da vida e trabalho de outros, além do reforço vindo do apoio de figuras importantes no cenário político santista. Em nenhum momento nestes dois primeiros programas algum dos nove candidatos mostrou gráficos ou citou as pesquisas eleitorais recentes. Expor estes dados, segundo especialistas em marketing político, é importante para motivar a militância e reforçar a imagem com o eleitor, que tente a optar por candidatos que estão bem posicionados nos levantamentos. Líder em todos eles, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), sequer os citou.

Paulo Alexandre (PSDB)

Mostrou as origens e reforçou a imagem do pai, ex-prefeito da cidade Sérgio Aquino (PMDB)

Eneida Koury (PSOL)

Mostrou figuras conhecidas do partido e reforçou a imagem da sigla. Prof Fabião (PSB)

Usou a imagem de Papa para mostrar Apresentou alguns projetos que pretende implantar se eleito. que é o candidato apoiado por ele. Beto Mansur (PP)

Expôs as obras e ações que realizou nos seus oito anos como prefeito.

Luiz Xavier (PSTU)

Atacou os concorrentes e disse que fará "uma cidade para os trabalhadores".


4

25 a 31 de agosto de 2012

Boqnews

Por queosr.querserprefeito?

Sou um cara movido a desafios. Comecei a lecionar aos 19 anos em uma escola pública de Cubatão. Mas, quando tive o sucesso eleitoral na eleição de 2000, saindo por aí com uma bicicleta, vi que as pessoas perceberam esse diferencial que quis trazer para a política. Sempre fiz campanhas simples porque acredito que temos que desconstruir a relação candidato-produto / eleitor consumidor. Fui eleito três vezes para vereador, fiz mais de 17 mil votos na eleição para deputado estadual em 2006 e agora, com 46 anos, estou em um momento muito zen na minha vida. Estou preparado para enfrentar os desafios que um gestor público tem que enfrentar. Primeiro, de montar a equipe e, depois, envolver, de fato, a sociedade na governança. A governança difere do governo justamente pelo nível de participação da sociedade. O santista tem um estilo, uma característica. Conheço cada canto da cidade, da favela até o setor da construção civil. Além dos meus alunos, que são mais de 27 mil só aqui na cidade. Se as pessoas souberem quem eu sou e não votarem em mim, eu entendo. O que não concebo é que não conheçam o Fabião e deixem de votar. A escolha do santista vai refletir o momento que vivemos: se vai ser alguém com perfil mais conservador ou arrojado.

CAFÉ DA MANHÃ COM... Fábio Nunes, candidato do PSB à Prefeitura de Santos

Comunicação e

justiça Após três mandatos concecutivos como vereador, Fábio Nunes, o professor Fabião, apresenta sua candidatura a prefeito pelo PSB levantando duas bandeiras. A primeira da igualdade e da justiça social; a segunda, a da comunicação plena, como ferramenta de integração entre o morador e o Poder Público DOUGLAS L UAN DA REDAÇÃO FOTOS NARA ASSUNÇÃO

Qualseráabandeiradacampanha?

A justiça social. Não existe felicidade se não for coletiva. Temos um nível de desigualdade gritante na sociedade, em uma cidade que já chegou aos 6% de nível de desemprego recentemente, algo muito bom. Essa multiplicação do emprego foi baseada na questão dos serviços, a qualificação do segundo setor foi importante, como as empresas que se fixaram aqui com atendimento de telemarketing, por exemplo. Além disso, defendo uma comunicação plena. É impossível conceber o formato de ouvidoria que a nossa cidade tem hoje em dia. Um lugar onde 78% de santistas têm acesso à internet e não haver um portal de comunicação entre os munícipes é muito triste. Para isso, a gente designou a Plataforma de Comunicação Social Digital no nosso governo.

Uma ação do Governo atual que será concluídanomandatodopróximoprefeitoéo funcionamentodoHospitaldosEstivadores. Oque osr.pensaparalá?

Foi uma aquisição acertada. A demanda que sinto da sociedade, e tenho ouvido muito as pessoas, é a implantação de um hospital de clínicas na cidade-polo, e também acho super justo e mais que necessário. O prédio foi concebido em termos arquitetônicos para ser um hospital e não se pode deixar transformá-lo em outro equipamento. O que me deixa triste é ver recentemente o diretor do ERSA (Escritório Regional de Saúde do Estado) vir às câmeras de TV e confirmar um déficit de 70 leitos na cidade. Eles (Governo do Estado) estão habituados com poder e perderam o frescor, o visco. Falta muito para termos um estado de excelência na saúde em São Paulo e há muita gente na sociedade descrente que isso pode melhorar. NasuaplataformadeGovernoconstaa criaçãodeumaUnidadedeSaúdeAmbiental. Oqueseria?

Ograndedesafioéaliaraexpansãoeconômicaàqualidadedevida?

Sem dúvida. Esse é o princípio do desenvolvimento sustentável. Mas, o que é qualidade de vida? Tem pessoas que são extremamente urbanas e não podem ficar cinco dias sem internet, sem ouvir um barulho de ambulância. As pessoas que optaram por viver na área urbana tem que ter um tom de percepção de qualidade de vida. Aqui já se viveu aquela crise: se Santos é uma grande cidade pequena ou uma pequena cidade grande. Hoje, decididamente, somos a segunda opção. Como debater transporte coletivo público, em uma cidade que tem o maior número de carros por habitante? Você tem que ter um transporte coletivo de excelência para que o proprietário de veículo particular abra mão deste deslocamento, que possa conviver com as pessoas. Quero que o cidadão santista ocupe as ruas. O conceito de qualidade de vida que acho que o santista tinha era esse: andar três ou

no serviço de saúde, está altamente fragilizado. Com uma suspeita de doença viral, dor intensa... O acolhimento deste cidadão tem que ser extremamente humanizado. Quando a gente fala de saúde, falamos da vigilância epidemiológica, sanitária e toda a parte de suporte prática. Sinto que hoje, a dificuldade de segurar o profissional dentro do sistema, por causa da diferença de salários, é o grande desafio de gestão. Você tem que garantir que este profissional tenha identidade com o serviço público.

quatro quadras e cumprimentar cinco, seis pessoas. Essa identidade do santista que precisamos saber. Comofazer osantistaviverestemomentode desenvolvimento enãoficaràmargem dele?Aplataformadecomunicaçãoajudaria?

Acho que sim. Hoje as pessoas guardam em baixo do tanque uma lata de tinta com dois dedos e deixam lá. Por que não aproveitar e pintar o poste em frente à sua casa? Fecharmos as ruas e fazermos atividades de lazer? Isso dá segurança. É uma questão postural, para quebrar esse conceito de cidade grande e fria. Essa plataforma não tem que ser policialesca e cerceadora de direitos. É um convite para que o santista se abra para a cidade. Vou editar um perfil falando quem eu sou. Para um

gestor público, aliado com especialistas na área de tecnologia da informação, poderemos, de acordo com o perfil, oferecer serviços para a população e fazer gestão destes dados. Perguntar: “sua calçada está em ordem”? Ele responderá sim ou não. “Você participaria de um mutirão para arrumar a calçada da sua esquina?”. E isso deixaria o morador mais integrado com a cidade. Por que isso não existe? Porque o governo tem que estar preparado para dar essa resposta à população. O desenho da cidade se dá quando se cria um ambiente diferenciado. Você pode fazer a restrição do estacionamento de automóveis no Centro, aí o cara vai pensar duas vezes em ir para lá de carro. Mas para dar certo, tem que haver um transporte

público de qualidade, o que não existe ainda. SegundopesquisadaEnfoque/Boqnews, para42%dossantistasaáreaquedeveser priorizadapelopróximoprefeitoéasaúde. Comoosr. analisaessedado?

Esse dado é interessante. A estimativa de pessoas que contratam serviços privados de saúde em Santos é de quase 60%. Se esta é uma das cidades onde as pessoas mais investem dinheiro na saúde privada e 19% do orçamento é destinado a esta área, estamos tendo um atendimento aquém da excelência. A luz vermelha está acesa. Não dá pra justificar que seja em função da falta de gestão. É uma retórica de todos os candidatos falarem em humanização, porque esse é o caminho real. O indivíduo, quando entra

Em Santos, há índices alarmantes de neoplasias de cânceres e isso mostra a fragilidade do nosso ambiente aqui na ilha. Estabelecer um escritório de gestão para buscar os dados é importante. A Cetesb tem duas unidades de monitoramento do ar e de material particulado na cidade, no Hospital Guilherme Álvaro e no Rebouças. Esses dados têm que ser tabulados. Ou seja: aparentemente o ar de Santos está bom, mas, em função do corredor de exportação, do aumento da frota de veículos e caminhões, tudo é extremamente agressivo para as pessoas. Creio que esta política diferenciada tem que ser feita aqui, uma das cidades mais conurbadas do Brasil. A cidade está totalmente impermeabilizada, concretada. Rearborizar Santos é um plano genial e começamos pelo canal 7, quando fui secretário de Meio Ambiente. Hoje,umdosprincipaisproblemasdaCidade é o trânsito. Na sua opinião, Santos caminhaparaorodízio?

Eu gosto do formato do rodízio, que chamo de rodízio ambiental com consequências logísticas. Algumas pessoas falam em cerceamentos de direitos, mas se você abrir mão de utilizar o seu veículo durante um dia da semana dará uma parcela de contribuição para uma cidade que está conurbada. Quem vai dizer se está no momento certo ou não são os técnicos e a própria sociedade. Vale muito mais a pena a gente apostar. Fiz essa provocação em 2007, para fazermos isso por três meses, no


25 a 31 de agosto de 2012

Boqnews período de inverno, quando o ar está seco. Mas tem muita coisa para fazer antes do rodízio. Hoje são, aproximadamente, 23 linhas que passam pela orla. Essa sobreposição de linhas me parece equivocada. Se você está no canal 6 e tem que pegar um ônibus para a Conselheiro (Nébias), vai esperar um ônibus que entre na avenida. No tempo que está lá passou o coletivo para diversos lugares e você não embarcou. A ideia das linhas troncais é boa e Santos não teve audácia gerencial para peitar a empresa permissionária e questionar: cadê o sistema? A lógica do processo é: quem está na praia, pegar o primeiro ônibus que passar, que fará o trajeto Ferry Boat-Divisa, ida e volta. Aí você desce na estação intermodal da Conselheiro e pega outro ônibus, integrado, que vai e volta até o Centro. Mesmo que tenha que fazer três ou quatro baldeações será mais rápido que embarcando em um circular. Oqueosr. pensaparaeliminarosgargalosqueestãoseformando naCidade?O túnel ajudaria?

Para os grandes gargalos de circulação de veículos há linhas optantes, esplanadas de pistas, como São Paulo faz na Radial Leste. Se o fluxo maior é de entrada, você abre as pistas e vai adaptando conforme o tráfego. Isso é simples de fazer. Agora, na área da entrada de Santos, onde está a avenida dos Bandeirantes, o elefante branco, é preciso fazer um mini-cebolão,onde você tenha viadutos para não ter interferência de semáforos ou cruzamentos de vias. Um estudante do terceiro ano de Engenharia saberia disso. Em 16 anos que tivemos prefeitos engenheiros em Santos, nós lembramos de alguma grande obra de infraestrutura feita na cidade? A perimetral? A ciclovia? Eu sinto, principalmente nestes últimos oito anos de governo, que grandes projetos audaciosos foram feitos, só que o simples não. Se eu fizer um túnel ligando Santos a Santos, a captação de dinheiro estadual será difícil. Agora, um túnel entre Santos-São Vicente será uma obra metropolitana, feita MarapéVila São Jorge, próxima à Linha Vermelha, que vai atender a Zona Noroeste. Essas integrações viárias são obras imediatas. Outraquestãoqueincomodaosantista éasegurança.Comoprefeito,quaismedidas preventivasadotará?

Um dos principais males da humanidade hoje é a Síndrome do Pânico. Todo mundo tem medo e ele vira pânico quando há um medo exacerbado. Nas grandes cidades, há um número elevado de indiví-

problemas. A cidade produz essas áreas por ausência do Estado.

Temos que abordar essa questão, que é um ponto de saúde coletivo. Esse indivíduo que, de alguma maneira, teve o gatilho para usar a droga. Em Santos, foi implantado o Consultório de Rua, com os moradores destas áreas de alta vulnerabilidade e é extremamente acertado, pois a abordagem precisa ser feita por alguém que conheça aquela realidade para dar segurança ao usuário. A cidade tem que ter isso tabulado. Esse caminho parece ser algo acolhedor para esse ser humano.

que existem pessoas que precisam. Uns acham que a pessoa vai abusar, deixar a criança lá 24 horas, mas issonãoexiste.Devehaverumacompanhamento. É um passo novo na cidade de Santos que deve ser dado. Um dos projetos mais ambiciosos de educação que gosto de comentar é o projeto de corporeidade e ambidesteridade, onde o indivíduo tem habilidade motora com as duas partes do corpo de maneira igual. Imagina se dentro do ambiente escolar isso fosse estimulado como política pública. Pode ser a ferramenta da construção de uma geração preparada para esse novo mundo. Essa familiarização com o mundo tecnológico aliada às habilidades motoras é uma forma genial.

Comoosr.vêarelaçãodacidadecomo porto?

Ospaistêmreclamadomuitodafaltade professores...

Asminicracolândiasseespalhampelacidade.Oquefazerparaaprevençãoetratamentodosusuários?

Em 16 anos que tivemos prefeitos engenheiros em Santos, nós lembramos de alguma grande obra de infraestrutura feita na cidade? A Perimetral? A ciclovia?

Eu acho que não está perfeita. Propagou-se muito isso de forma equivocada. É a mesma coisa que falar que em Santos não há problemas, sendo que existem muitas vulnerabilidades. Tudo que foi feito até agora foi feito com planejamento, compromisso público, mas tem muita coisa a se fazer. O ISPS Code acabou sendo uma ferramenta de segurança para o ambiente portuário, ajudando que conflitos não aconteçam, mas ajudou a segregar a área do restante da cidade. Se você sai por aí, pouquíssimas pessoas conhecem o ambiente portuário. O porto de Santos tem que mostrar o que está fazendo, ampliar a relação portuária com o resto do município. Eu aposto em um processo tecnológico do porto e um plano de zoneamento que está pra sair. Espero que o próximo prefeito reacenda essa discussão de relação portuária.

Os partidos que hoje fazem essas composições são de baixíssima representatividade. Muitos destes são micropartidos cartoriais, que negociam abertamente o tempo de TV. É preciso fazer um escárnio disso

,, ,,

duos com essa síndrome. Ter medo é uma forma instintiva de preservar a vida. Hoje a gente se surpreende com as imagens captadas por circuitos de segurança. Por que não criar um sistema que integre todas elas? O cidadão de bem não tem o que temer. As pessoas estão construindo bunkers com câmeras, biometria facial, digitais... Pode ser um discurso de um sonhador? Sim. Mas isso tem que ser dito. É numa cidade onde eles (bandidos) estão aí, você tem que ter postura. São Paulo peitou a ação delegada e acho que Santos poderia fazer isso. Que os policiais durante a folga trabalhem registrados, com banco de horas, pois isso vai fortalecer a Guarda Municipal, estabelecer uma relação bacana, cidadã. A criação da Secretaria de Segurança foi muito acertada. Temos 113 pontos crônicos de descarte de detritos, áreas onde há uma grande vulnerabilidade social. O cidadão passa por lá, não tem ninguém, não mora ninguém... O maior exemplo de desordem física e social da cidade é a Hospedaria dos Imigrantes, um local atrativo de

5

AprefeituraimplantouumnovoPlanode Cargos,CarreiraseVencimentos.Éobastante paramotivaroservidor?

Se é o bastante eu não sei. Mas acompanhei nos últimos 10, 12 anos essas discussões com bastante intensidade, pois tive vários planos na mão produzidos por sindicatos e empresas contratadas e sinto que foi um sucesso. Algumas categorias ficaram à margem do que se esperava, vieram até me procurar, como as área de educação e de serviços. O funcionário, quando se identifica com a equipe gestora e técnica, integra uma evolução do funcionalismo. O grande desafio do prefeito é estabelecer essa relação de cumplicidade entre a equipe gestora e a de trabalhadores públicos. Outra ação do atual Governo que será concluídanopróximomandatoseráoSantos NovosTempos.Comoosr.avaliaaexecução doprojeto?.

Que obras? (risos). Na realidade,

trata-se de um projeto de macrodrenagem que, quando construído, foi acoplado ao PAC Habitação. É bom falar que esse dinheiro que a prefeitura está pegando emprestado pelo BID vai ser pago em 20 anos. É uma obra com dinheiro da cidade de Santos, estratégica. Sinto que a nova equipe que vai trabalhar até 2015 vai ter que se debruçar nele. Grande parte dos técnicos que trabalharam neste projeto são funcionários de carreira da prefeitura. E uma das preocupações é a descontinuidade. O mais importante é que os moradores que vão se beneficiar deste projeto acham isso um mito. Oquefazerparasanaraquestãodadistribuiçãodasvagasnascreches?

Esse dimensionamento é interessante. Uma cidade turística que tem atividade laboral sábado e domingo tem que ter creches nos finais de semana. Se tivermos que construir quatro, cinco ou seis, esse dimensionamentoseráfeitopelaequipe técnica. Creches no final de semana e noturnas são prioridades, por-

Temos na cidade atualmente 80 Unidades Municipais de Ensino (UMEs), algumas tiveram o desempenho no Ideb muito aquém e outras não, como o Florestan Fernandes, que atingiu a meta que o Governo Federal previa para 2017. Essa garantia de fixação do professor, onde ele vai acompanhar a turma, me parece ser algo estratégico para a gestão da escola pública. E, de fato, hoje você deve reconhecer e valorizar a função do professorado. O número de faltas ocorre em função da carga de trabalho muito além da capacidade humana. Você deve criar uma dinâmica onde o professor tenha uma carga de 40 aulas semanais e não precise fazer essa carga extenuante. O PSB não consegiu fechar alianças paraoprimeiroturno.Comofazerumacampanhanum"voosolo"?

Mesmo não tendo um grande arco de alianças, nós temos 32 candidatos a vereador no partido e esse processo é de uma riqueza partidária muito grande. Essas pessoas são idealistas. Os partidos que hoje fazem essas composições são de baixíssima representatividade. Muitos são micropartidos cartoriais, que negociam abertamente o tempo de TV. É preciso fazer um escárnio disso. Esperava que quando o Brasil chegasse neste momento político já tivesse feito uma reforma para evitar que três deputados eleitos em 2010 (Telma de Souza, Beto Mansur e Paulo Alexandre) abrissem mão de continuar seus mandatos para oferecer o nome a prefeito. Uma chapa pura dá liberdade. Talvez, o futuro prefeito possa ter dificuldades de contemplar esse arco de alianças, assim como teve a Dilma (Rousseff), que mandou sete ministros embora. Leia mais no Boqnews.com


Boqnews

EDITOR FUNDADOR EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986

BOQNEWS É PUBLICADO PELA ENFOQUE JORNAL E EDITORA LTDA. Registrado no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica de Santos sob o nº 00000087946

Avenida Pedro Lessa, 3.076 - cj 81 Embaré - Santos - SP - CEP 11025-002

Boqnews - 25 a 31 de agosto/2012 - 6

Distribuição gratuita em bancas, residências, estabelecimentos e centros comerciais.

Jairo Sérgio de Abreu Campos (Mtb 12.514)

DIRETOR DE REDAÇÃO Humberto Iafullo Challoub (Mtb 17.645)

DIRETOR ADM./COMERCIAL Fernando De Maria dos Santos (Mtb 21.123)

IMPRESSÃO

FALE CONOSCO PABX (13) 3238.3380 REDAÇÃO: redacao@boqnews.com MARKETING E PUBLICIDADE: comercial@boqnews.com DEPTO. FINANCEIRO: financeiro@boqnews.com DEPTO. DE ARTE: arte@boqnews.com

INTERNET

WWW.BOQNEWS.COM @BOQNEWS

BOQNEWS

Mala

Limites à greve Havemos de reconhecer que, em Caracterizadas por excessos e muitas situações, as reivindicações ausência de responsabilidade com os A ausência de um do funcionalismo são justas, princípios que regem a atividade nos notadamente as que dizem respeito serviços públicos, as paralisações instrumento legal às defasagens salariais ocorridas em promovidas em vários setores do funrazão das limitações orçamentárias cionalismo federal evidenciam a nebalizador tem das administrações públicas. Porém, cessidade urgente de regulamentaestimulado não é aceitável que funções essencição do preceito constitucional que ais sejam interrompidas em prejuízo estabeleceu, desde a promulgação da Carta Magna, em 1988, a neces- entendimentos dúbios da população que, ao final, é quem a conta. sidade de normatização, por meio de sobre os limites das pagaRessalte-se também que a incalei específica, do direito à greve no pacidade governamental em oferecer âmbito das instituições, entidades e ações grevistas salários adequados aos servidores deautarquias públicas. riva da má gestão das máquinas adNegligenciada pelo Congresso Nacional por seis legislaturas, em razão do desinte- ministrativas, invariavelmente inchadas pelo número resse e temor dos congressistas em criar zonas de excessivo de funcionários, resultando na divisão, conflito com segmentos do funcionalismo, a criação em muitas partes, dos recursos destinados à quitade uma legislação estabelecendo os direitos e deveres ção das folhas de pagamento. Mais do que adequar dos servidores durante campanhas reivindicatórias as remunerações à realidade de mercado das respor melhores condições salariais e de trabalho há pectivas funções exercidas na esfera pública, immuito já deveria ter sido sancionada para evitar portante que se reveja as políticas de pessoal transtornos à população, especialmente em se tra- adotadas no funcionalismo, buscando a valorizatando de prestação de serviços essenciais, como ção dos bons servidores que, invariavelmente, são transporte, saúde e segurança. Da mesma forma, a preteridos nas vantagens e promoções em prol do ausência de um instrumento legal balizador tem es- atendimento a apaniguados políticos. Da mesma forma, é preciso condenar as prátitimulado entedimentos dúbios sobre os limites das ações grevistas, gerando controvérsias e inúmeras cas sindicalistas radicais e oportunistas, que camudemandas jurídicas, como as que deverão ocorrer flam interesses partidários utilizando teses ultrapascaso efetivada a decisão do Governo em descontar sadas e induzindo trabalhadores à prática de atos os dias que os servidores não compareceram ao tra- reacionários que não atendem aos interesses de qualquer das partes envolvidas. balho em razão da greve.

Campo Neutro

SEBASTIÃO MISIARA PRESIDENTE DA UNIÃO DOS VEREADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO (UVESP)

Novo olhar sobre o mandato municipal

As Câmaras Municipais sempre buscaram traduzir os anseios populares. Os tropeços de muitos legisladores, desviando-se de suas funções representativas, levaram o povo ao descrédito.

Cabe ao eleitor começar a escolher seus representantes para as Câmaras Municipais. Após essa escolha, caberá às instituições e aos movimentos organizados da sociedade civil contribuir na preparação dos escolhidos. A Uvesp é uma dessas entidades suprapartidárias que vai oferecer subsídios para que esses agentes políticos possam melhor exercer seu mandato. Sabemos que nenhum país consegue avançar na construção da justiça, do bem estar e da liberdade, sem um projeto nacional, apoiado pelas bases. É por isso que queremos, sejam os vereadores melhor preparados para essa missão. Queremos um Legislativo forte nos municípios. As nossas bases, sustentação de todo o poder maior, são os vereadores eleitos pelos votos da gente do interior, aguerrida, de onde vem nossa seiva, nossa riqueza. E são os mesmos que daqui a dois anos ajudarão na configuração das assembleias e Câmara Federal. Com essa força, com o apoio das lideranças responsáveis, é que vamos caminhar na construção de uma sociedade mais justa e uma Pátria da qual todos possam se orgulhar. Os vereadores, os agentes políticos do futuro, devem se preparar para dar os primeiros passos em suas comunidades. Que se lute por um modelo de desenvolvimento econômico amparado no desenvolvimento social. Todavia, o papel do vereador só ganhará um caráter mais social na medida em que os cidadãos, mais conscientes e engajados, cientes da importância do seu voto, passar a escolher e, cobrar, de maneira mais incisiva as atitudes do homem público. O cidadão é usuário

do serviço público, sustenta politicamente seus representantes com os tributos que recolhe, e, portanto, deve cobrar transparência, espírito público. As câmaras municipais surgiram no Brasil, de certa forma copiando o modelo dos “Conselhos de Portugal”, que cuidavam essencialmente dos assuntos locais. A reforma constitucional de 1926 incluiu a autonomia municipal, ampliada em 1934, dando aos municípios poderes, como o de tributar. O Estado Novo interrompeu o ciclo democrático da política local, mas dez anos depois os prefeitos e vereadores voltaram a ser eleitos diretamente pelo povo. Em 1967, com a reforma constitucional, aconteceu a inclusão da cassação dos direitos políticos. Na década de 70, as restrições impostas foram extirpadas e com o advento da Nova República, veio a Constituição Cidadã, os parlamentares ganharam mais autonomia, conferindo a importância que o legislativo tem desde a criação da primeira Câmara Municipal, em São Vicente (SP), em 1528. Em sua história, as Câmaras Municipais sempre buscaram traduzir os anseios populares. Os tropeços de muitos legisladores, desviando-se de suas funções representativas, levaram o povo ao descrédito, cujo resgate necessita ser um dever da própria consciência. Geraldo Alckmin que, de vereador chegou a governador do Estado de São Paulo, grifou uma frase que, copiada, faz o plano estratégico de cada postulante. “Governar é fazer a felicidade das pessoas”. O resultado disso será tirado das urnas.

FERNANDO D E MARIA

Panorama Regional

A sorte está lançada Sem novidades expressivas, o horário eleitoral gratuito volta a invadir os lares, sendo a principal aposta dos candidatos, especialmente para aqueles que estão atrás nas pesquisas eleitorais. E elas são capazes de alterar vitórias certas graças a vacilos apresentados ao longo da campanha, como o ocorrido com o então candidato à Presidência, Ciro Gomes, cuja infeliz frase de cunho machista proferida durante um debate e divulgada no horário eleitoral pela oposição foi suficiente para detonar suas pretensões em 2002. Em âmbito local, os moradores de Guarujá, Bertioga, Santos, São Vicente e Cubatão têm acesso ao horário eleitoral dos candidatos de suas cidades nas TVs. Aos candidatos de outros municípios, como Itanhaém e Peruíbe, restam apenas o rádio como meio de divulgação. As primeiras exibições - tanto dos candidatos a prefeito como vereadores - mostram uma notória disparidade de produção nas candidaturas. Além disso, dois debates em emissoras de TVs (Santa Cecília e Band) agitaram o início das discussões eleitorais. O tom inicial foi de amenidades, mas já fica claro como os candidatos ao Executivo irão agir. Líder em todas as pesquisas, o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) será o alvo principal das críticas em razão de atitudes e promessas não cumpridas pelo Governo do Estado, o que é, no mínimo, curioso, pois o foco central em questão - a Prefeitura e a avaliação da atual adfernando@boqnews.com

ministração - ficaram em segundo plano nas discussões. Barbosa conseguiu atrair vários colaboradores de outros candidatos, o que irá ajudá-lo em uma campanha eleitoral árdua como a santista. Por sua vez, enfrenta dois ex-prefeitos (Telma de Souza e Beto Mansur), que têm um histórico de realizações ao longo de seus mandatos, mas carregam elevados índices de rejeição por questões distintas. Mas, são nomes que terão um peso fundamental nesta campanha que, hoje poderia terminar no primeiro turno. Mas a história reserva surpresas eleitorais. O candidato do PMDB, Sérgio Aquino, vive uma situação típica de candidatos desconhecidos do eleitorado. Sua desvantagem: corre contra o tempo para se tornar conhecido e conseguir chegar ao segundo turno. Vantagem? É o candidato escolhido pelo prefeito Papa, que detém um substancial índice de popularidade, algo difícil após oito anos de mandato. Prof. Fabião (PSB) é inteligente, articulado e conquistará votos da sociedade interessada nas questões ambientais e qualidade de vida. Mas tem pouco tempo e recursos à disposição, situação que se assemelha aos demais postulantes que também terão sua contribuição nas discussões eleitorais. Portanto, a sorte está lançada. Resta saber como as peças do tabuleiro deste jogo eleitoral se movimentarão até outubro. @NandoDeMaria


SÃO PAULO INOVA

O Governo do Estado lançou programa de incentivo à inovação tecnológica, denominado São Paulo Inova, para apoiar empresas paulistas de base tecnológica e de perfil inovador em estágio inicial. O programa conta com três linhas de financiamento operadas pela Desenvolve SP, duas delas com juros subsidiados pelo Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcet), e um termo de cooperação para a constituição de um Fundo de Investimento para empresas de inovação tecnológica. O enquadramento da operação em determinada linha será realizado com base no projeto apresentado, no valor a ser financiado e na faixa de faturamento da empresa.

Boqnews - 25 a 31 de agosto/2012 - 7

JAIRO SÉRGIO & COLABORADORES jairo@boqnews.com

Mais que aguardada Uma nova rodada da pesquisa Enfoque/Jornal Boqnews será publicada na próxima edição, contendo números atualizados da intenção de voto para os candidatos a prefeito de Santos e vereadores. O levantamento está sendo aguardado com muita ansiedade pela equipe de assessores das campanhas.

@jairosacampos

Coluna3

humorado, adotou como slogan da campanha a frase afirmativa: “Esse vai servir você”. NARA ASSUNÇÃO

Vale a pena ver de novo? Apesar do valioso espaço gratuito cedido pelo rádio e pela TV para a propaganda eleitoral, alguns candidatos estão optando por repetir seus programas, desperdiçando a oportunidade de apresentar suas propostas. Ou está faltando conteúdo ou capacidade de produção diária.

Experiência de servir Candidato a vereador pelo PTB, Paulinho do Cooks, tradicional garçom do restaurante do Super Centro do Boqueirão, tem feito sua campanha de forma limpa, com bicicletas espalhadas pelo bairro e conta com a simpatia dos universitários que frequentam o bar. Bem

Apoio, aprovada por unanimidade em plenário, ao movimento organizado pelo Sindicato dos Práticos em Farmácia, Empregados em Farmácias de Manipulação e Drograrias (Sinprafarmas), entidade que representa mais de cinco mil trabalhadores na Baixada Santista.

Apoio aos farmacêuticos II

Mais que aguardada II O enorme interesse é mais do que explicado, afinal o levantamento já poderá traduzir os primeiros efeitos - positivos e negativos- resultantes dos debates realizados pelas emissoras de TV locais e pelas propagandas veiculadas no horário político, iniciado na última terça-feira (21).

“A honestidade pode ser a melhor política, mas é importante lembrar que aparentemente, por eliminação, a desonestidade é a segunda melhor politíca.”

Eufórico O presidente da Câmara de Santos, Manoel Constantino (PMDB), está eufórico com a possibilidade de finalmente a presidenta da República, Dilma Rousseff, encaminhar projeto ao Congresso para extinção da cobrança da taxa de laudêmio, que incide sobre os imóveis localizados em terrenos de marinha, como os da orla santista. O fim da cobrança sempre foi uma das principais bandeiras de Constantino.

Boas ideias A campanha do jovem Beto Bayard, que concorre a uma vaga na Câmara Municipal pelo PR, tem recebido muitos elogios, uma vez que destaca as ideias de projetos interessantes que ele pretende apresentar caso consiga ser eleito.

Apoio aos farmacêuticos I O vereador Braz (PPS) apresentou uma Moção de

A categoria reinvindica reposição da inflação, aumento real de 5% nas horas extras e 100% aos domingos e feriados, condições dignas de trabalho e vale-refeição de R$ 20,00. O presidente do Sinprafarmas, Jaime Porto, agradeceu Braz pelo apoio a sua categoria

Musa da campanha Bastou a campanha eleitoral chegar à TV que os meios políticos - e também os eleitores - já elegeram a musa da campanha municipal. Trata-se da candidata a vice na chapa do Prof. Fabião (PSB), a jovem e bela advogada Bruna Esteves, que tem arrancado suspiros nos eventos de que participa e dá sentido a uma célebre frase do poeta Vinicius de Moraes: “As feias que me descupem, mas a beleza é fundamental”...

Alô, alô...I Vários internautas se manifestaram nas redes sociais nesta quarta-feira por conta de uma abordagem diferente da equipe do candidato a prefeito de Santos, Paulo Alexandre

Barbosa (PSDB). Uma voz feminina se identificava como "do comitê de Paulo Alexandre" e pedia para a pessoa "assistir à propaganda eleitoral gratuita na TV”.

Alô, alô...II "Haverá propostas muito interessantes para os moradores do bairro", continuava a atendente. Antes de encerrar a ligação, uma lista de ações do Governo do Estado era passada à pessoa que estava do outro lado da linha.

Alô, alô...III Quem também fez uso do sistema de telemarketing durante esta semana foi prefeito João Paulo Papa, apresentando o candidato do seu partido (PMDB) Sergio Aquino. Na gravação, Papa ressaltou a importância de Aquino em seu mandato como secretário e finalizou com o mote da campanha do peemedebista: “Neste você pode confiar”.

Quem quer dinheiro? Após inovar em seu programa de TV mostrando em computação gráfica uma chuva de dinheiro em Santos (que já lhe rendeu o apelido de Silvio Santos da política santista), o candidato a prefeito do PRTB, Jama, foi além e anunciou que pretende transformar a Cidade em uma “mini China”, com uma consequente tempestade de dinheiro vinda do Porto! Tomara que ele consiga...

GEORGE CARLIN HUMORISTA NORTEAMERICANO

Impactos O vereador Reinaldo Martins (PT) propôs à Comissão Permanente de Assuntos Portuários e Marítimos da Câmara de Santos, uma audiência pública para discutir os impactos que o empreendimento da multinacional italiana Saipem, a ser instalado no Complexo Industrial Naval de Guarujá (CING), poderá causar.

Impactos II Reinaldo se diz alarmado com a hipótese de a empresa usar as vias públicas de Santos para o transporte de enormes tubulações vindas do interior, a fim de serem utilizadas em alto mar na extração de petróleo e gás.

Quem Responde? Será... que realmente o atual quadro de intenção de votos indicado pelas pesquisas será alterado em razão das campanhas no rádio e na TV?


25 a 31 de agosto de 2012

8

MARCUS V INICIUS B ATISTA

Boqnews

Ideias & Distrações

EMPREGO Um dos grandes desafios da Cidade e oferecer qualificação profissional NARA ASSUNÇÃO

A obra é só do Beto? Numa campanha eleitoral previsível e tediosa, o maior fenômeno da corrida à Prefeitura de Santos é o perfil no Facebook chamado “Obra do Beto”. O perfil é uma versão humorística dos cavaletes espalhados pela equipe do candidato do PP. Na versão virtual, Beto Mansur é responsabilizado pela construção das sete maravilhas do mundo, por ter cedido o jatinho a Neymar, pela criação do pastel de carne, da sextafeira e da Teoria da Relatividade, entre outras fantasias. Quase nove mil pessoas já comentaram sobre este assunto. Mais de três mil seguem a página no Facebook. Beto Mansur disse à imprensa que gostou do tom bem humorado. Mas que sua equipe de campanha estaria monitorando abusos. No velho estilo “bem ou mal, mas falem de mim”, o candidato adotou, de fato, uma reação esperada. Brigar com o humor em política significa, além de assinar embaixo nas contestações, aumentar o poder de fogo do riso e do escárnio. O candidato do PP tem evitado conflitos. Mesmo quando provocado em debates, adota o tom explicativo e conciliatório. Até porque as pesquisas indicam uma tendência de aproximação da candidatura de Telma de Souza, atual segunda colocada. Mas o fator principal é que Mansur possui o maior índice de rejeição entre os nove concorrentes. Em média, 40% dos entrevistados jamais votariam nele, índice que coloca em dúvida as chances de alcançar o segundo turno. O perfil “Obra do Beto”, mais do que provocar o candidato do PP, nos mostra dois pontos importantes nesta campanha eleitoral. O primeiro é a presença do humor. Rir dos políticos nos torna mais saudáveis para acompanhar os absurdos que prometem e fazem, ainda mais expostos gratuitamente no rádio e na TV. O humor também alcança degraus de crítica que outras linguagens – o jornalismo, por exemplo – não conseguem ou não

desejam atingir. O humor cultiva a capacidade de rirmos de nós mesmos, cientes de que os delírios da classe política encontram abrigo e legitimidade em boa parcela do eleitor, suposta e equivocadamente visto como ingênuo ou bondoso por princípios. Na campanha presidencial, dois anos atrás, houve uma tentativa de silenciar a turma do humor. O tiro desnudou a faceta autoritária de alguns candidatos, que se agarram na onda do politicamente correto. Esta onda, com o sorriso amarelo de turma do bem, patrulha, persegue e condena como inquisidores aqueles que pensam e agem fora do padrão. O segundo fator é que o perfil “Obra do Beto” não se restringe a Beto Mansur. Ele apenas exercitou, de maneira mais escandalosa, uma prática comum aos políticos. Candidatos, cedo ou tarde, cedem à tentação do personalismo. Abandonam suas siglas, se esquecem por conveniência de suas equipes, e adotam o discurso do “eu absoluto”. Eu fiz. Eu construi. Eu pensei. A megalomania é característica marcante dos narcisistas. E políticos são narcísicos por natureza. Adoram uma plateia. Têm orgasmos políticos com os holofotes. São viciados em bajuladores a sua volta. Em um dos debates na TV, o candidato do PSDB, Paulo Alexandre Barbosa, usou tantas vezes a palavra “eu”, que outro candidato – que não é exceção – advertiu o colega pelo comportamento egocêntrico. O perfil “Obra do Beto” acrescenta molho a uma campanha sem tempero, na qual ninguém se arrisca, na qual todos falam sobre os mesmos assuntos do mesmo jeito. A festa de frases feitas e gestos devidamente calculados nos aponta que, no fundo, todos desejam ser os pais da criança. Beto Mansur apenas pediu primeiro para fazer o teste de DNA.

marcus@boqnews.com

@casadomedo

Curtas Mobilidade Neste segunda-feira (27), das 10 às 13 horas, acontece a quarta edição do Fórum Estadual de Mobilidade da Pessoa com Deficiência no Transporte Público sobre Pneus e Trilhos. Promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com as secretarias dos Transportes Metropolitanos e de Desenvolvimento Metropolitano. O evento será realizado na Capital e reunirá autoridades e representantes da Baixada Santista, que irão discutir a implantação de cartão para transporte

público gratuito às pessoas com deficiência.

Orquidário O 2º Encontro de Agentes Educativos Multiplicadores do ECA acontece de segunda-feira (27) a sexta-feira (31), com aulas na Unip (Universidade Paulista), à av. Rangel Pestana, 147, e no Colégio Stella Maris (av. Conselheiro Nébias, 771), em dois horários: das 8 às 12 horas e das 18h30 às 22h30. Informações pelo telefone 32212034 ou no blog http:// ecanaescola.wordpress.com/.

Vagas em

aberto Oportunidade NARA A SSUNÇÃO DA REDAÇÃO

Santos passa por um momentos de transformação importante. Vagas de emprego estão se abrindo com novas e antigas funções. Os empregadores, porém, encontram dificuldades em achar pessoas com qualificação adequada. De acordo com a coordenadora do Centro Público de Emprego, Rosana Stinucci, falta mão de obra qualificada. Nos quatro anos de funcionamento do serviço, por exemplo, foram oferecidas mais de oito mil vagas, porém apenas 6.762 pessoas foram empregados. Segundo Rosana isso acontece por dois motivos: pelo número de vagas que às vezes é passada pela empresa de forma errada, e - principalmente pela falta de qualificação dos jovens. "E não falo em qualificação profissional, mas, sim, de uma má formação ainda na educação básica, no ensino fundamental e médio. Muitos jovens não conseguem resolver problemas básicos de matemática nem interpretar textos nas provas que as empresas aplicam", ressalta. O trabalho do Centro Público, segundo Rosana, ultrapassa apenas o fato de encaminhareste jovem para as empresas, mas também oferece treinamento para que o candidato chegue na entrevista mais preparado.

Outra questão observada é que faltam também pessoas para ocupar vagas mais simples. A explicação é que as pessoas estão buscando trabalhos cada vez melhores, devido principalmente ao aumento do poder aquisitivo de toda população. O fenômeno pode ser explicado pelo aquecimento do mercado, principalmente na construção civil e no aumento do poder aquisitivo das pessoas, permitindo, por exemplo, a contratação de uma empregada. Neste sentido, aumentou a demanda por estes profissionais. Além disso, as pessoas estão em busca de melhores funções, com mais direitos trabalhistas e salários, sem falar da qualidade de vida. Esta alta demanda, principalmente nas áreas de serviço, comércio e construção civil, aliada à falta de mãode-obra, faz com que estas funções sejam mais valorizadas. Funções como vigilante e porteito, segundo Rosana, são algumas das que mais possuem vagas. "Para vigilante ainda é mais difícil encontrar pessoas pois é necessário ter curso na área", explica.

Petróleo e Gás O boom do crescimento da Cidade começou com a vinda da Petróbras para a Cidade. De acordo com a previsão da empresa serão criados, nos próximos anos, 6 mil vagas de empre-

Marcos Alberto da Silva atua como porteiro há 13 anos. Uma das funções que mais oferecem vagas

go diretos com a construção da Unidade de Exploração e Produção de Gás e Petróleo, no Valongo. A grande questão é se os profiossinais da região estarão qualificados para atender esta demanda. Por outro lado, os serviços indiretos gerados pelo setor já podem ser sentidos, principalmente na construção civil. "A perspectiva da cidade é de crescimento, o que gerará muitos empregos e já sentidos isso na área da construção. Para as funções mais qualificadas, porém, que nem passrão pelo Centro de Emprego, é importante as pessoas estarem preparadas para que não haja a necessidade de se importar esta mão de obra", ressalta Rosana.

Setor hoteleiro A cidade retorna cada vez mais ao cenário nacional. Um dos exemplos é ter sido escolhida como subsede na Copa do Mundo. Os desafios são muitos e uma das áreas que serão diretamente afetada é o turismo. Para o setor, é importante que os santistas também se preparem. Neste sentido, o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista (SinHoRes) promove cursos no setor.


25 a 31 de agosto de 2012

Boqnews

Seu Direito

MIGUEL ROLLO

Esclarecendo dúvidas Tenho47anosdeidadee16anos decontribuiçãodoINSS(pareide contribuir em 2001). Estou desempregadadesde2002eem2010 foidiagnosticadoquetinhacâncere venho desde então me tratando, sendoinclusiveoperadaem2011. Gostariadesabersetenhodireitoao auxílio-doença ou outro tipo de benefício?Emcasopositivo,quaisos documentosnecessáriosparadar entradanoreferidopedido? MariaIvoneAlvesTourais–Boqueirão miguel@boqnews.com

Curtas Congresso Santos vai sediar o 21º Congresso Espírita PanAmericano, entre os dias 5 e 9 de setembro, na Unisanta (Universidade Santa Cecília). O evento, que tem como tema Perspectivas contemporâneas da teoria espírita da reencarnação, é promovido pela CEPA (Confederação Espírita PanAmericana), com apoio da Unisanta, Prefeitura de Santos e Região Convention Visitors & Bureau. Participam também da organização as entidades espíritas Allan Kardec, Amor Fraterno Universal, Angelo Prado, Fraternidade Espírita, Instituto Cultural Kardecista de Santos, Leon Denis, Missionários da Luz e Trabalho e Amor. As inscrições podem ser feitas no site www. congressocepa2012.com.br.

Poupatempo Nesta segunda-feira (27), o Poupatempo Santos vai contar com uma campanha de saúde gratuita para a população. Das 10 às 17 horas, um grupo de profissionais especializados vai realizar aferição da pressão arterial e testes de glicemia nos cidadãos. O Poupatempo Santos fica na Rua João Pessoa, 246, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 14 horas.

Café Conserto Projeto que visa à sustentabilidade será realizado pela primeira vez no país, neste sábado (25), em Santos. Trata-se do Café Conserto, pelo qual grupos se reúnem para reparar móveis, roupas e utensílios domésticos quebrados. Assim, garantem aos objetos mais tempo de utilidade, reduzem o consumo de matéria-prima e colaboram com o meio ambiente. O evento será realizado no Colégio Ecologia (rua Teixeira de Freitas, 150, Campo Grande), das 14 às 18 horas. A ideia surgiu na Holanda, e veio ao Brasil pela Agência Nacional de Desenvolvimento Eco-Social, ONG parceira da Semam (Secretaria de Meio Ambiente). Serão disponibilizadas ferramentas para os reparos. Mais informações em www.andesbrasil.org.br.

Prezada Maria Ivone, Para concessão de auxílio-doença é necessária a comprovação da incapacidade em exame realizado pela perícia médica da Previdência Social. Para ter direito ao benefício, o trabalhador tem de contribuir para a PrevidênciaSocialpor,nomínimo,12 meses (carência). Terá direito ao benefício sem a necessidade de cumprir o prazo mínimo de contribuição e desde que tenha qualidade de segurado quando

do início da incapacidade, o trabalhadoracometidodetuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante,nefropatiagrave,doença dePagetemestágioavançado(osteíte deformante), síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), contaminação por radiação (comprovada em laudo médico) ou

hepatopatia grave Nãotemdireitoaoauxílio-doença quem, ao se filiar à Previdência Social, já tiver doença ou lesão que geraria o benefício, a não ser quando a incapacidade resulta do agravamento da enfermidade. Quando o trabalhador perder a qualidade de segurado, as contribuições anteriores só serão consideradas para concessão doauxílio-doençase,apósnovafiliação à Previdência Social, houver pelo menos quatro contribuições que,

somadas às anteriores, totalizem, no mínimo,acarênciaexigida(12meses). Oauxílio-doençadeixadeserpago quando o segurado recupera a capacidade e retorna ao trabalho ou quando o benefício se transforma em aposentadoria por invalidez. No seu caso, você deverá agendar uma entrevista junto ao INSS, através da CentraldeAtendimento,telefone135 tendo em mãos o NIT ou PIS/Pasep. ColaboraçãodeRubensFariasJunior, especialistaemassuntosprevidenciários

9


ACADEMIA AO AR LIVRE

Oitava academia ao ar livre foi inaugurada pela Prefeitura na Quadra Esportiva Adalberto Mariani, no Embaré (avenida Pedro Lessa, 2.880), na última quinta-feira (23). Elas podem ser utilizadas gratuitamente, com acompanhamento de professor de educação física da Semes (Secretaria de Esportes). Os interessados, maiores de 16 anos, podem se inscrever no próprio local, das 8h às 12h e das 14h às 18h, mediante entrega de duas fotos 3x4, atestado médico e cópia do RG.

Boqnews - 25 a 31 de agosto/2012 -10

Saúde em Dia

BRUNO P OMPEU

FOBIA O medo extremo tem tratamento rápido e eficaz, afirma psicóloga NARA ASSUNÇÃO

Sinais e sintomas É milenar que a grande maioria dos diagnósticos na medicina geral seja feitos através de sinais e sintomas, aliados ao exame clínico. Prontuários bem preenchidos, com letra legível e sequência lógica de atendimento, tornam-se instrumentos de segurança para paciente e médico. É obrigação dele manter o prontuário, tanto no serviço público como no particular, bem confeccionado e em dia, até porque é a sua defesa em uma situação de litígio. Detalhes de uma febre arrastada com emagrecimento poderão levar a diagnósticos de doenças infecciosas muito sérias. Perda de apetite, peso, ou sono são detalhes que fazem a diferença. Qualificar uma dor, tipo cólica, sua irradiação e frequência são pontos cardiais para localizar a moléstia. Um desconforto respiratório, com ou sem febre, a necessidade de respirar ao ar livre, a presença, ou não, de escarro distinguem a doença pulmonar da cardíaca. Tornozelos inchados, com ou sem história de alguns medicamentos, e diminuição do volume urinário, com inchaço facial pelas manhãs, podem qualificar um problema renal. Ínguas ou gânglios, se

simétricos e dolorosos, menos mal. Quando grandes, indolores e irregulares, há sinal de doenças mais sérias e preocupantes. A simples observação diária das fezes é também de fundamental importância e pode ser crucial para um diagnóstico certeiro. A observação de sede é fato que implica o rastreamento de diabetes por aumento do açúcar, do cálcio ou problemas de hipófise. Ganho e perda anormal de peso são indicativos de doenças malignas, metabólicas ou psiquiátricas.Exame clínico minucioso dos olhos, mucosa oral, unhas e pelos são grandes informantes de patologias ocultas. O simples desaparecimento da meia-lua das unhas já é indicativo de doença crônica importante. Assim como a queda de pêlos na altura das canelas e pés sugere problemas cardiopulmonares. Saiba, leitor: o bom médico vasculha, investiga, rastreia. Ouvir o doente, examiná-lo pelo tato, percussão, ausculta e olfato ainda são instrumentos seguros - e fundamentais - no diagnóstico. Afinal, se Deus nos deu os sentidos da visão, audição, tato e olfato, que os utilizemos a favor da vida.

bruno@boqnews.com

CALHAU

Medo

excessivo CRIS CHALLOUB DA REDAÇÃO

Palpitação cardíaca, tremor e sudorese podem ser alguns sinais físicos de fobia. Segundo a psicóloga e practitioner em programação neurolinguística, Regina Vergara, fobia é o medo exagerado de alguns objetos, lugares, animais etc. Sentir medo é normal e ele serve para proteger os indivíduos de algumas situações que, de certa forma, foram traumatizantes no passado. "Quando é fobia, a pessoa tenta se controlar mas não consegue. Na situação, ela não consegue pensar, age por impulso", explica a psicóloga. "Às vezes, quem sofre desse mal acha o medo bobo e, posteriormente, sente-se envergonhada com sua reação momentânea".

A infância Diversas pessoas, mesmo depois de adultas, continuam com horror, principalmente, a dois símbolos infantis: palhaços e

Avião

Por mais que seja um meio de transporte seguro, a pessoa não entra em aviões.

Altura

As pessoas só conseguem ficar em lugares baixos.

Insetos Aves

O medo surge principalmente pelas baratas.

Papai Noel. Regina explica que isto é muito normal de acontecer em diversos casos. "Muitas vezes a própria mãe coloca medo para a criança não sair tocando nas coisas. Um exemplo: quando querem brincar com cachorro de rua e a mãe alerta que ele morde. A pessoa, quando cresce, fica com medo do animal". A estudante de engenharia química, Thais Moura, ficou com aversão a aranha aos 12 anos, quando ficou presa no banheiro, durante uma viagem, com o aracnídio. "Ela era muito grande e ameaçava a me atacar. Como não conseguia abrir a porta, comecei a gritar para alguém me escutar". Só depois de dez minutos abriram a porta para que Thais saísse do banheiro. Hoje, aos 20 anos, sempre que vê uma aranha, a primeira reação que a estudante tem é correr, e só de

Pombas, por serem populares, são as que mais dão medo.

ver algo parecido com aranhas, já fica arrepiada. "Nunca mais consegui cantar a música da dona aranha", brinca.

Tratamento Muitos que sofrem de fobias não imaginam a existência de tratamentos que revertem com eficiência a situação. "Os fóbicos precisam aprender novas respostas aos estímulos", ressalta Regina. "Qualquer comportamento que te limite pode ser mudado, ou seja, os comportamentos aprendidos". Na primeira consulta, a profissional diz que conversa com o paciente para aprofundar no seu medo e, aos poucos, procura novas respostas para substituir os medos exagerados que ficam gravados no cérebro.


CAMINHADA ROTARY

DIVULGAÇÃO/MARCELINO SILVA

Pelo quinto ano consecutivo, o Rotary Club de Santos Vila Belmiro irá realizar o “Dia da Caminhada Rotary”. Instituído por Lei Municipal, o evento neste domingo (26) e faz parte do calendário oficial de eventos de Santos. A concentração está prevista para 10 horas, na Praça das Bandeiras. De lá, irá percorrer cerca de três quilômetros pela orla da cidade, com chegada no Canal 6. O público estimado pela organização do evento é de aproximadamente mil pessoas. A caminhada é aberta ao público e a participação é livre.

Boqnews - 25 a 31 de agosto/2012 - 11

PROJETO PAR Iniciativa visa trabalhar aspectos psicológicos de atletas e treinadores, visando revolucinar a forma atual do futebol IVAN STORTI/DIVULGAÇÃO/SANTOS FC

ARMANDO GOMES

Dez do Manduca

. Óculos do Mano

1

Parabéns para a pessoa que trocou o óculos do técnico Mano Menezes. Finalmente Arouca chegou à Seleção Brasileira. Acho difícil ele sair agora se derem oportunidade pra ele.

.

2 Ganso fora

Mudança de

atitude DOUGLAS L UAN DA REDAÇÃO

O futebol precisa ser modernizado. A afirmação é de Mário Rodrigues, psicólogo e pedagogo, responsável por uma iniciativa ousada, que tem como objetivo mudar a cara atual do esporte bretão no País. É o projeto PAR (Psicologia de Alto Rendimento), iniciativa que começou a formular em 1987 e hoje, segundo o autor, pode ser o caminho para uma nova fase para atletas e treinadores. A ideia começou a ser formatada ainda quando pequeno, depois de Mário viver algumas experiências na área esportiva. “Joguei tênis de campo, e isso trabalhou muito com a minha previsibilidade. Atuei ainda na base do Santos FC na década de 1970 e, depois, no futsal. Aliei toda a dinâmica destas atividades ao futebol de campo, e apliquei métodos de psicologia e pedagogia”, explica ele. O autor conta que a principal característica do programa é desmistificar alguns mitos que estão instaurados atualmente. “O que comanda a técnica de um jogador são os recursos dos pensamentos. a par-

te do comportamento. Por mais que eles se orientem dentro do campo é difícil prever um comportamento indesejado”. Ele cita o exemplo: “Sempre acontecem as mesmas coisas: não pode discutir com o juiz, com o adversário. O atleta de qualquer esporte vê o oponente como inimigo, mas nós não vamos por este caminho. O oponente é um aliado”, diz. “O atleta deve prever o movimento do outro e o próprio. Quem está com a posse da bola prevê uma rota, por isso está à frente dos demais. Nenhum atleta está acima dos outros, nem abaixo. Alguns estão no mesmo nível, mas todos podem chegar através dos recursos do pensamento”, afirma.

Difícil aplicação Com um projeto como este, vários clubes deveriam estar interessados. Mas Mário Rodrigues ressalta a dificuldade de aplicar a ação nos grandes times do Brasil. “O projeto sempre fica barrado na área técnica. Geralmente os treinadores não gostam”. Ele observa que os treinadores brasileiros precisam passar por uma reciclagem. “Deram autonomia para eles (treinadores) deci-

Psicologia Neymar foi alvo de muitas polêmicas no último jogo contra o Corinthians: acompanhamento psicológico pode ajudar o desempenho

direm o que podem ou não fazer dentro do clube. Está errado”. Por fim, Rodrigues lança um desafio: qualquer atleta consegue parar Neymar. “Sei como neutralizá-lo. Ele tem muitas virtudes, mas também tem muitos defeitos. Um deles é não estabelecer uma relação de confiança com o adversário, se caracteriza pelo menosprezo. O status que tem hoje abafa tudo isso. Os atletas têm um padrão de movimento. Ele não é um astro. São movimentos óbvios”, opina. Com a psicologia, é possível estudar o leque de ações do garoto e trabalhar o marcador, mesmo que inferior tecnicamente, para tentar anulá-lo. Rodrigues garante que aplicará o projeto em clubes do Brasil e do Exterior. “Apresentei à diretoria do Santos FC, tive mais de 14 reuniões, mas eles não se interessaram, sempre parou na área técnica”. Para saber mais do projeto PAR, basta acessar o Facebook e digitar o nome do programa.

Concordo com a diretoria do Santos FC que se recusa a vender o Ganso. Se fossem um pouco espertos dariam um aumento ao rapaz. Talvez ai, sem chamar o atleta de mercenário, seja a motivação que falta para suas boas atuações voltarem. Afinal, todo mundo sabe que o salário do Ganso, injustamente, é um dos menores do elenco.

.

3 Craque também perde Com o pênalti perdido na final da Recopa Sul-Americana com a Universidad de Chile, o craque Neymar entra para um seleto grupo onde se destacam Zico, Sócrates, Raí, Márcio Santos entre tantos outros jogadores que perderam pênalti em momentos decisivos de seus times. É gente, craque também erra!

4.Recopa O Santos FC não ganha a Recopa Sul-Americano desde 1968. Diante disso, não entendo a decisão da Diretoria do Santos FC em mandar o jogo final da Recopa no Pacaembu. Na Vila Belmiro, a vitória seria mais fácil. É um risco! Além do desrespeito ao quadro associativo do clube proprietário de camarotes e cadeiras no estádio.

5. Davi Luca Davi Luca, filho de Neymar, fez aniversário essa semana. Um ano de vida. Parabéns ao menino. Desde que ele veio ao mundo, o pai dele ficou muito mais armando@boqnews.com

maduro. O torcedor do Santos FC deve muito ao menino.

.

6 Palmeiras Neste domingo (26), às 16 horas, no Pacaembu, o Santos FC enfrenta o Palmeiras de Felipão. Vamos ver como André, Neymar, Ganso e Patito se comportam juntos em campo.

.

7 Arquidecor A mostra de arquitetura Arquidecor deste ano homenageia o Centenário do Santos FC. Nesta edição, o evento também presta uma homenagem ao ex-presidente Marcelo Teixeira. Parabéns aos organizadores pela escolha e pela merecida homenagem.

.

8 Zé Love Zé Love no Milan. Realmente o futebol europeu está de cabeça pra baixo. O Zé Love é um bom jogador. Daí jogar no Milan, são outro quinhentos. Tem jogador que tem empresário mágico.

.

9 Profeta esquecido Minhas fontes dizem que teremos reviravoltas no caso do Proveta Provinciano. Vamos aguardar as notícias. E o PankekãoGate? Caiu no esquecimento o rombo nos transportes do Santos FC?

10. 25 anos do Pan 87 Nessa semana foi comemorado os 25 anos da medalha de ouro do Basquetebol Brasileiro nos Jogos Panamericanos de Indianópolis. A vitória de Oscar, Marcel, Guerrinha, Pipoca e cia sobre o imbatível time norte-americano mudou a história do basquetebol mundial. Parabéns! #DeusExiste! @armandogomes_


12

25 a 31 de agosto de 2012

Boqnews


Boqnews

25 a 31 de agosto de 2012

13


Papo com...

Canção CRIS CHALL OUB

Eunice Tomé

Mesmo que os cantores sejam falsos como eu Serão bonitas, não importa São bonitas as canções Mesmo miseráveis os poetas Os seus versos serão bons.. CHORO BANDIDO, EDU LOBO/CHICO BUARQUE

FOTOS DIVUL GAÇÃO

Jornalismo Fiz parte de uma das primeiras turmas da faculdade de comunicação de Santos, atual UniSantos. Trabalhei um pouco no jornal Cidade de Santos e depois fiz carreira no departamento de assessoria de comunicação da prefeitura de Cubatão,onde me aposentei. Nesse período também escrevi artigos e crônicas para jornais e sites. Professora universitária Fui professora do curso de jornalismo na Unisanta até 2005 na disciplina sobre assessoria de imprensa. Nesse período fiz uma pósgraduação e um mestrado. Foi no mestrado, na USP, que tomei contato com grandes escritores e mestres abrindo minha mente para a literatura. Alma feminina A alma e a sensualidade feminina sempre estiveram muito presentes na minha escrita. Minha tese de mestrado ,“ O corpo da Mulher na Mídia”, falava sobre a exploração da imagem do corpo da mulher, culminando com a Revista Playboy. Com esse tema, dei várias palestras em congressos de comunicação. Escritora O tempo que estudei na USP me permitiu ter contato mais profundo com a literatura. Fiz também vários cursos na Casa do Saber, em São Paulo; entre outros que foram me dando bagagem, além das viagens.Tudo contribuiu para que eu tomasse coragem de escrever. Primeiro livro Em 2003, meu filho estava morando em Portugal. Fiquei por lá uns dois meses. A partir daí nasceu meu primeiro livro Pequenos contos de Viagem, lançado em 2004, com relatos de outas viagens com personagens de cada local, como Freud, quando falo da Áustria. Segundo livro: Abrindo a Caixa Preta Vou lançar nesse sábado (25). São fragmentos que estão em um baú imaginário, em cima de tudo que já havia escrito sobre minha própria caixa preta e de outros anônimos. Grupo Mania de Ler É um grupo informal que gosta de ler, de trocar essa experiência. Nele, nos reunimos uma vez por mês para discutir sobre um escritor escolhido na reunião anterior. Os encontros acontecem sempre nas terceiras terçasfeiras do mês, no Sesc. É aberto ao público. Alguns escritores Drummond, poesia pura; Pablo Neruda, Mia Couto... Música O quarteto Caetano Veloso, Chico Buarque, Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Cinema Das artes, é a minha preferida. Gosto da tela do cinema. De preferência o cinema europeu. Alguns destinos Paris, Praga e Barcelona. Próximos projetos Escrever um conto sobre mulheres históricas em várias épocas e distintas áreas, como Clarice Lispector e Hilda Hist que já escrevi. Um trabalho que requer muita pesquisa e dedicação. Está previsto para 2013.

Santista, jornalista e escritora – lança nesse sábado (25), na Aliança Francesa, seu segundo livro autoral Abrindo a Caixa Preta. Aposentada da prefeitura de Cubatão - onde trabalhou 25 anos no departamento de assessoria de imprensa – dedica sua vida desde então à leitura, à escrita, às viagens, aos eventos literários e ao pedestrianismo. Divorciada, tem um casal de filhos. A filha, psicóloga residente em Londres, lhe deu seu primeiro neto com pouco mais de um ano, sua recente paixão. O filho, engenheiro, também reside fora de Santos. No ventre de sua mãe portuguesa cruzou o Atlântico rumo ao Brasil onde a família fincou raízes. Talvez venha daí seu espírito aventureiro. "Sempre as águas, o desejo de partir para voltar”, como diz Regina Alonso, no prefácio de Abrindo a Caixa Preta. Participou, também, de concursos literários, com alguns trabalhos publicados. Uma mulher intensa e vibrante.

E aí, beleza? Eu sou assim!, que ado com a colaboração de realiz o event lotou a Capital Disco, na última terça (21). O on Estética, Masano Fryss Gaia, ta Rena várias empresas como Gardênia Flores, teve toda sua renda revertida para a Eventos, Estúdio 58, Potenza, entre outras Ong TAM TAM.

Desfile Claudia Alonso e Renato Di Renzo, no desfile

Coworking Niva Silva e Santiago Carballo, idealizadores do projeto Coworking, uma espécie de escritório compartilhado por pessoas cujo objetivo é criar, dividir e realizar negócios. Ludmilla Rossi, da empresa MKT Virtual, um exemplo de empreendedora criativa – que também cede seu criativo espaço para os encontros. Excelente grupo!


vem por aí... o que

Denise Covas denisecovas@boqnews.com

Boqnews -

25 a 31 de agosto /2012

- 14-15

@denise_covas

Umas & outras Largada

Música

Desde a última segunda (20), estamos conhecendo um pouco melhor os candidatos a prefeito de Santos, assim como os postulantes a vereança. Segunda-feira, em função do 1º debate entre os prefeituráveis promovido pela Santa Cecília TV. Um “esquenta” como dizem.

Céu e Ana Cañas, duas das mais talentosas cantoras e compositoras da nova safra da MPB estarão juntas, no dia 27 de setembro, no Via Funchal, em São Paulo – dentro do projeto Mulheres do Brasil!

Largada II

Mem

orial Conceição Dante, do Proler, e Antônio Sérgio Lascane, gerente de marketing da Memorial Mecrópole Ecumênica , durante o coquetal de lançamento do Concurso de Redação Memorial, na última quinta-feira (23), no Memorial. Excelente iniciativa!

O presidente da Sociedade Visconde de São Leopoldo, Dom Jacyr Francisco Braido, convida para o ato de inauguração da placa comemorativa e encerramento das festividades doJubileu de Diamante da instituição.Napróxima terça (28),às20:30horas, na sede administrativa, situada à Rua Euclides da Cunha, 241.

Os candidatos que estão no poder, como Sergio Aquino (prefeitura) e Paulo Alexandre (governo do estado), foram os alvos preferidos dos outros postulantes a cadeira do Palácio José Bonifácio. De um lado, Aquino defende, claro, o governo Papa. Do outro, defendendo o governo Alckimin, que também sempre foi um bom aliado do prefeito Papa, está o candidato líder nas pesquisas até então, Paulo Alexandre.

Registro

Largada III

O espetáculo Dama da Noite, de Caio Fernando Abreu, com Luiz Fernando Almeida, realiza apresentação na próxima sexta (31), às 21 horas. Na Vila do Teatro (30 lugares), na Praça dos Andradas (Esquina com a Rua Visconde do Embaré). As pessoas pagam o que quiserem. Informações: 8161 8751

Claro, que para a oposição , a crítica é sempre mais confortável. Entretanto, seu papel quando acrescido de dados, de conteúdo e de lucidez, é fundamental nesse contraponto. Ainda temos 41 dias pela frente. Os programas de TV e rádio também tiveram início e outros debates virão. Devemos ficar atentos a tudo. No próximo fim de semana (1º e 2/9), publicaremos mais uma pesquisa com a credibilidade da Enfoque/ Boqnews!

Santos Criativa

Artesanato Lica Cruz, Maria Angélica Dias, Neide Caldas e Raquel Crepaldi Klepacz são integrantes do grupo Tempo Cerâmico. Com seus diferentes estilos, mas em comum a mesma paixão pela cerâmica, elas mostram suas obras de 29 de agosto a 6 de setembro, no espaço da Blue Gardênia, no Canal 3.

Placa Comemorativa

Na edição da semana passada do Boqnews escrevi um artigo publicado no Campo Neutro do jornal, onde falo da economia criativa transportando para a realidade santista. Reconhecida como uma das mais importantes áreas de desenvolvimento de uma cidade e de um país - fiquei muito feliz com o retorno e com o interesse das pessoas. Alguns grupos já têm se reunido na organização de polos criativos. Muito bom!

Prêmio Reconhecimento Senac 2012. Uma homenagem aos alunos que se destacaram no mercado de trabalho por meio do curso técnico na instituição, aconteceu na última quinta (23), com a presença do ex-atleta e presidente da Fundação Gol de Letra. Ótima iniciativa.

Inauguração Na última quinta (23), foi inaugurada no Embaré shopping o escritório de representação da EF Cursos no Exterior. Agradeço convite.

Teatro

Prêmio Segunda edição do Prêmio Elemidia Litoral (melhor vídeo) traz como convidado especial e palestrante, o ícone da publicidade brasileira, Washington Olivetto. Na próxima sexta (24), no Mendes Plaza Hotel.


TURISTA COM DEFICIÊNCIA

Boqnews -

O prazo para a apresentação de propostas para a realização do “Estudo de Demanda do Turista com Deficiência” termina no dia 10 de setembro no portal da Unesco (apps.unesco.org.br/edital/). A iniciativa faz parte de uma articulação entre o Ministério do Turismo (MTur) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) para estimular o desenvolvimento de ações conjuntas que fortaleçam o turismo acessível no Brasil. O objetivo do estudo é levantar informações que identifiquem as características, comportamentos de consumo e necessidades deste público.

25 a 31 de agosto de 2012 - 16

ESPECIAL OURO BRANCO Conheça alguns pontos turísticos da cidade que preserva a história por meio de suas belas construções PM OURO DIVULGAÇÃO/

Passeios em

Ouro Branco As paisagens de Ouro Branco proporcionam uma entrada gloriosa no Circuito do Ouro, do qual a cidade faz parte. Um dos principais roteiros do município é a Serra de Ouro Branco, tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha). Além de belos mirantes, o local está repleto de cachoeiras, algumas de difícil acesso. Foi passagem das antigas tropas que intercambiavam ouro e mercadorias pela região. Localizada ao pé da Serra de Ouro Branco, a Fazenda Pé do Morro é referência rural, histórica, arquitetônica e paisagística da região. O local possui a Capela de Santana do Pé do Morro, considerada por muitos como obra-prima do arquiteto Éolo Maia. A edificação tem perfis laminados, apoiados em muro de pedra. Possui piso em quartzito de Ouro Preto, cortado a mão, com exceção do altar, que tem arranjos em pedra de São Tomé. As laterais são em vidro blindex fumê com caibros envernizados. Uma estrutura em aço, da cor da terra, protege a ruína histórica transformada em altar. Esta ruína pode ter sido de uma senzala do século XVIII, da casa de algum agregado (muito comum na época) ou, ainda, de uma antiga capela anexa à sede, mas sem comprovação documental.

Igrejas A Matriz de Santo Antônio, uma das mais antigas instituições paroquiais de Minas, provavelmente

BRANCO

1

2

3 1. Altares Martiz de Santo Antônio - Centro 2. Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens 3. Capela de Sant'ana Fazenda Pé do Morro

construída em 1779, é umas das atrações imperdíveis da Cidade. O local, localizado no Centro da Cidade , foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. No interior, o arco-cruzeiro e a capela-mor formam um conjunto de talhas dos mais belos de Minas. O estilo barraco pode ser observado nos altares, que são recobertos de ouro. Localiza-se no centro da

cidade. Destaque também para as pinturas do mestre Ataíde. Já a Capela N. Sra. Mães dos Homens, localizada próximo ao acesso para Conselheiro Lafaiete (Estrada Real) , também foi tombada pelo municípo em 1997. Pequena e singela construção da segunda metade do séc. XIX, há registros de sua existência já em 1865.


25 a 31 de agosto de 2012

Boqnews

Check in Balanço Pronatec Copa

DIVULGAÇÃO

O programa de qualificação Pronatec Copa, coordenado pelo Ministério do Turismo, registra até o momento 60 mil pré-matrículas nos 117 municípios que participam da ação. O número de inscrições já superou a marca de 372 mil, segundo dados apresentados pela assessora especial do Ministério do Turismo, Suzana Dieckmann.

5° Aloha HoeE Acontece neste final de semana, na praia do Guaraú, o 5° Aloha Hoe - campeonato de canoas havaianas, em Peruíbe. O Evento acontece desde 2008, com organização do Centro de canoagem Eco Adventure e da Prefeitura Municipal de Peruíbe. Informações no site www.canoaoutrigger.com.br.

Garapa Filosófica As interferências políticas, econômicas, sociais e ambientais estão em discussão no Garapa Filosófica, evento realizado neste sábado (25), a partir das 15 horas, em suas instalações à Rua Alan Ciber Pinto, 96, Bairro São Jorge. Informações 3203-3901.

Paço Municipal Em função das obras de manutenção, as visitas monitoradas ao Paço Municipal de Santos neste sábado (25), ocorrerão das 12h às 17 horas.

Pantanal Reconhecido pela Unesco, em 2000, como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera Mundial, o pantanal é uma das maiores extensões (secas) contínuas do planeta e está localizado no centro da América do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai. Sua área é de 150 mil km2, com 65% de seu território no estado de Mato Grosso do Sul e 35% no Mato Grosso. O destino atrai turistas do mundo inteiro e abriga mais de 263 espécies de peixes, 122 de mamíferos, 93 espécies de répteis , 1.132 espécies de borboletas e 656 de aves. Agências de viagens oferecem os mais variados pacotes. Consulte a sua.

17


Entrevista

etc

LOBÃO, EM

CULTURA& VARIEDADES Boqnews - 25 a 31 de agosto/2012 -18

ritmo acelerado O músico e escritor abriu a 4ª Tarrafa Literária - Festival Internacional de Literatura com show eletrizante e continuou sua participação no bate-papo 50 a mil, com histórias da sua biografia MARCUS VINICIUS BATISTA DA REDAÇÃO

L

Sábado (25) 100 Anos, 775 Gols Pepe, 2º maior artilheiro do Santos e Coutinho, considerado o melhor parceiro de Pelé. Mediação: Vladir Lemos, autor de Dois Poetas Frente ao Espelho e Michel Laurence, um dos fundadores da revista Placar. Encontrpa será às 15 horas. A Crônica Nossa de Cada Dia Adriana Falcão, roteirista de O Auto da Compadecida e José Roberto Torero, vencedor Prêmio Jabuti por O Chalaça. Mediador: Roberto Muylaert, autor de 1943 – Roosevelt e Vargas em Natal. Debate acontece às 17 horas. Os Incorretos Luiz Felipe Pondé, autor do Guia Politicamente Incorreto da Filosofia e Leandro Narloch, autor do Guia Politicamente Incorreto História do Brasil. Mediador: João Gabriel de Lima, finalista do Prêmio José Saramago 2002 por O Burlador de Sevilha. Conversa será às 19 horas. Domingo (26) Minhas Histórias em Quadrinhos Lourenço Mutarelli, autor de O Cheiro do Ralo e Fernando Gonsales, criador de Níquel Náusea. Mediação: André Rittes, jornalista especialista em HQ e professor universitário. Conversa acontece às 15 horas. Divulgadores da Ciência Miguel Nicolelis, autor do livro Muito Além do Nosso Eu e Edson Amâncio, autor de Memórias de um Quase Suicida. Mediador: Gustavo Klein, editor de cultura do jornal A Tribuna. Encontro será às 17 horas. Se Não Me Falha a Memória José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, autor de O Livro do Boni e Ricardo Amaral empreendedor de casas noturnas em SJ, SP, NY e Paris. Mediador: Celso de Campos Junior, autor de Adoniran – Uma Biografia e São Marcos de Palestra Itália.Encontro acontece às 19 horas.

obão entrou no camarim como um corredor de cem metros rasos. Sorridente, simpático, porém agitado, ele cumprimentou a todos e emendou com a primeira história. Seus interlocutores mal respiravam entre uma risada e outra. Um episódio sobre o morro da Mangueira, o tráfico de drogas, o testemunho de uma execução em meados dos anos 80. Em pé, em performance teatral, Lobão segurava a plateia do camarim com doses intercaladas de tragédia e comédia, deixando sempre o melhor para o capítulo seguinte, como bom novelista. Enriquecia os detalhes com exemplos como: “Todo mundo passou a chamar o sujeito de defunto. Não entendi. Perguntei o porquê e me disseram: ele tá morto. Só que ainda não sabe.” Lobão se referia a um sujeito que usava um revólver 38 para controlar a bateria de uma escola de samba. Acabou executado depois do ensaio. Com direto à última oração. Lobão manteria o ritmo pelas três horas seguintes, no palco ou fora dele, no Theatro Guarany, em Santos. Como primeira atração da 4º Tarrafa Literária, festival internacional de literatura, o cantor algemou a atenção da plateia como um humorista em espetáculo solo. Durante uma hora e meia, enfileirou “causos” sobre o Rio de Janeiro da década de 80, a relação com as drogas, escola de samba e a vida na prisão. A velocidade com que costurava as histórias era apenas entremeada pelas rápidas intervenções do mediador Matthew Shirts, um espectador privilegiado, que compartilhava gargalhadas com o público.

Comando Vermelho Uma delas, por exemplo, envolveu a aquisição de uma carteira de motorista. Na verdade, Lobão ganhou a CNH de presente da liderança do Comando Vermelho. Parado pela polícia, pensou que seria preso mais uma vez. Os policiais checaram a carta e nada encontraram. Aí Lobão entendeu que o presente não era uma falsificação. “O Comando Vermelho me deu uma carteira quente.” Lobão veio lançar sua biografia “50 anos a mil”, escrita em parceria com o jornalista Cláudio Tognolli. O livro foi um sucesso editorial e revelou uma nova faceta do artista, também apresentador de TV. “Sempre fui escritor. Escrevo desde criança.” O cantor deve lançar o segundo livro em março de 2013. O título provisório é Manifesto do nada na terra do nunca. Será uma coletânea de textos provocativos, característica marcante em todas as áreas de atuação dele. Como Lobão não consegue fazer uma coisa por vez, ele prepara

um romance – de estreia – para lançar na sequência. Aos 54 anos, em plena forma física, Lobão se veste como alguém adepto da vida roqueira. Camiseta preta e tênis de cano alto. Poderia ser redundante se o próprio negasse com veemência o rótulo de “cantor de rock”. “Fiz um disco de MPB, em 95. Hoje, seria uma modernidade.”

Garoto classe média Naquele momento, Lobão brigou com a indústria fonográfica, lançou um selo próprio e foi um dos pilares de uma campanha pela numeração do CDs como forma de controle sobre o direito autoral. Os CDs de Lobão eram, na ocasião, vendidos em bancas de jornal. Isto numa época em que a pirataria ainda era elemento frágil da cultura nacional. Lobão repetiu, ao longo das conversas com o público, que sua biografia é a visão de um garoto de classe média. Passou a adolescência em conflito com a família, não completou o Ensino Médio e encontrou na música a veia para expor o que sentia. Neste sentido, ele se enxerga como roqueiro pela filosofia do gênero musical, e não pelas canções. Mais velho, Lobão não se vê como alguém que perdeu a vitalidade. Prefere escolher as batalhas. Prefere contar sobre as feridas de guerra. Em ritmo de show, independentemente do tamanho da plateia. Como o testemunho do motorista que o trouxe de São Paulo, no dia anterior. No camarim, logo após a entrada de Lobão no palco, o motorista comentou: “ele não parou de falar desde que entrou no carro.” E sorriu como quem dissesse: “será assim quando levá-lo de volta.” Sorte dele que a conversa tem todos os elementos de uma boa história.

Lobão O cantor e escritor participou da 4ª Tarrafa Literária na última quarta (22), com show de abertura do evento, e na quinta (23) ao participar da mesa literária

DIV

UL

GA

ÇÃ

O


25 a 31 de agosto de 2012

Boqnews

etc

MODA Neste verão, aproveite para colorir-se. Tons quentes como amarelo e laranja estão em alta para a próxima temporada

Tendência colorida CRIS CHALLOUB

Estilosa Dobrável e amarelo da Persol, R$ R$1.280,00. Victor Hugo com armação lisa, R$ 1.100,00. Oncinha Roberto Cavalli, R$ 1.480,00. Donna Ótica. Informação 3289.1638.

DA REDAÇÃO

Verão, tempo de usar muitas roupas coloridas e estampadas do jeito que as mulheres mais gostam. Neste ano, os desfiles mostraram que a estação estará para todos os gostos: desde looks mais básicos até os extremamente descolados. A gerente da Container, Rafaella Mendes Nuñez diz que as marcas apostaram em coleções nos tons de amarelo, laranja, neon e com muita transparência. “As camisas que tiveram grande destaque no inverno continuam, porém o tecido estará mais leve e transparente”. Os tons pastéis também são ótimas apostas às que adoram colorido mas que evitam ousar muito.

Sapatos Saltos altos, baixos, rasteiras e chinelos estarão em alta neste verão. Os sapatos não sofrerão restrições e os sneakers (tênis com salto) que tanto reinaram neste inverno continuam em destaque. Descontraída Calça coral, R$ 179,00. Blusa com detalhes na manga princesa, R$ 79,00. Maxi colar, R$ 69,00. Maria Pimenta. Informação 3349.0315.

Maxi bolsa Laranja combina com o dia e a noite, R$ 155,00. Pink, R$ 159,00. Azul Turquesa, R$ 215,00. Miró Malas. Informação 3273.7555.

Chinelo Com estampas variadas e marcantes, R$ 49,90. Container. Informação 3224.3755.

Noite Vestido acinturado laranja com toque dourado. R$ 149,00. Maria Pimenta. Informação 3349.0315.

Print Blusa com estampa de bicho, R$89,00. Short em tom pastel, R$ 179,00. Cinto azul, R$ 45,00. Container. Informação 3224.3755.

Salto Sapato aveludado com detalhes de zíper no salto.,R$ 350,00. Container. Informação 3224.3755.

Mulet Com estampa floral, o vestido é o it da estação, R$ 179,00. Maria Pimenta. Informação 3349.0315.

Minimalismo Camisa leve, R$220,00. Saia com estampa minimalista, R$ 230,00. Container. Informação 3224.3755.

19


20

etc

25 a 31 de agosto de 2012

Boqnews

agende-se

DIVERSÃO, CULTURA & LAZER

Teatro

Local: Teatro Municipal Braz Cubas- Sessões: Sex (31), às 21h. Ingresso: R$ 20,00. Informações: 3226.8000.

Dança

Infantil I Marinhar conta a história de Marina, uma menina que quer ser marinheira. Recomendação: Livre - Local: Sesc - Sessões: Dom (26) - 17h30. Ingresso: R$ 1,00 a R$ 4,00. Informações: 3278.9800.

Infantil II On Cô Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô? apresenta recursos de palhaços. Recomendação: Livre - Local: Sesi - Sessões: Dom (26) - 16h. Ingresso: Grátis (os ingressos serão distribuídos com 1 hora de antecedência do início da apresentação).Informações: 3209.8230.

Coreografias premiadas Apresentação da Escola Livre de Dança.

Mallu Magalhães A cantora apresenta o show de lançamento do disco Pitanga, o terceiro de sua carreira.

Recomendação: Livre - Local: Teatro Municipal Braz Cubas- Sessões: Sáb (25), às 20h. Ingresso: R$ 10,00 (venda na bilheteria do teatro no dia do espetáculo). Informações: 3221-1723 ou sweet_ricci@hotmail.com.

Recomendação: 14 anos - Local: Sesc - Sessões: Sex (31), às 21h. Ingresso: R$ 5,00 a R$ 20,00. Informações: 3278.9800.

Exposição

Infantil III Coco e Mitos é o teatro de bonecos e atores que conta as aventuras de Coquinho.

Obras do Orquidário O acervo de Stephen Taylor mostra seu amor pelos animais.

Recomendação: Livre - Local: Sesi - Sessões: Qui (30)- 10h30 e 15h. Ingresso: Grátis (os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência do início da apresentação). Informações: 3209.8230.

Recomendação: Livre - Local:Salão de Exposições do Orquidário (praça Washington s/nº, José Menino) - Sessões: Até Dom (26). Das 9h às 18h (ter a dom) - Ingresso: R$ 2,50 (meia-entrada) e R$ 5,00 .

Otra Frecuencia Otra Frecuencia é uma instalação performática. Nela, os atores são os próprios espectadores.

Curvas na Arquitetura Brasileira As imagens do arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris irão retratar projetos, concepções, reformas, interiores e registros de antes e depois dos trabalhos realizados.

Recomendação: 16 anos - Local: Sesc - Sessões: Sáb (25) e dom (26) - das 14h às 18h. Ingresso: Grátis. Informações: 3278.9800.

Bufonarias II Espetáculo circense, da Trupe Olho da Rua, no estilo do circo-teatro-popular. Recomendação: Livre - Local: Fonte do Sapo (Orla da Aparecida) - Sessões: Sáb (25) - 16h30. Ingresso: Grátis. Informações: 3226.8000.

Valsa n°6 Apresentação das peças teatrais Valsa nº 6 e Exercício em Nelson. Recomendação: 12 anos - Local: Sindicato dos Metalúrgicos (Av. Ana Costa, nº 55 - Vila Mathias Sessões: Sáb (25) e dom (26) - 20h. Ingresso:R$ 5,00 a R$ 10,00. Informações: 3226.3575.

Danilo Gentili O humorista constrói seus textos e apresentações em cima de críticas bemhumoradas do cotidiano. Recomendação: 12 anos - Local: Teatro Coliseu Sessões: Sáb (25)- 20h30. Ingresso:R$ 35,00 a 80,00. Informações: www.ingressorapido.com.br.

Cabaret do Judas Inspirado nos clássicos cabarés europeus, o espetáculo une música, malícia e muito

bom humor. Recomendação: 16 anos - Local: Tescom (Av. Rodrigues Alves, 195 - Macuco) - Sessões: Sáb (25) (1°)(15) - 21h. Ingresso:R$ 70,00 a R$ 80,00. Informações: 3233.6060.

Tomate, Puro Tomate Tomate é um palhaço que por momentos é cruel e em outros se torna inocente. Recomendação: Livre - Local: Sesi - Sessões: Sáb (25) - 21h. Ingresso:R$ 2,00 a R$ 8,00. Informações: 3278.9800.

Sereias de Salto Apresentação do tratalho de conclusão de curso da primeira turma de formando do Drag Queen Curso. Recomendação: Livre - Local: Teatro Municipal Braz Cubas - Sessões: Dom (26) e seg (27) - 20h. Ingresso:Grátis. Informações: 3226.8000.

Dama da Noite No palco, apenas o ator e toda a angústia de um ser humano que não se sente inserido no mundo que vê. Texto do escritor Caio Fernando Abreu.

Recomendação: Livre - Local: Vila do Teatro (Praça dos Andradas, esquina com a Rua Visconde do Embaré) - Sessões: Sex (31) - 21h. Ingresso: Pague quanto puder. Informações: 8161.8751.

Música

Erudita Japonesa (Waon). Recomendação: Livre - Local: Sesi - Sessões: Sáb (25), às 20h - Ingressos: Grátis (os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência do início da apresentação). Informações: 3226.8000.

Chorinho no Aquário A edição musical contará com Canto da Lua.

Baile na Praia Show da Banda Modullum para embalar quem gosta de ritmos dançantes em pista ao ar livre.

Recomendação: Livre - Local: Praça Vereador Luiz La Scala Jr. (ao lado do Aquário Municipal - Ponta da Praia - Sessões: Sáb (25), às 18h - Ingressos: Grátis.

Recomendação: Livre - Local: Fonte do Sapo (na orla da praia da Aparecida) - Sessões: Dom (26), às 18h Ingressos: Grátis.

Projeto Estradas A cantora Eliana Bañeza e o guitarrista Milton Medusa uniram seus talentos e experiências artísticas.

La Bohème Os espetáculos apresentados são baseados em óperas famosas, com dramaturgia adaptada.

Recomendação: Livre - Local: Sáb: FeirArte (Orla da praia - Av. Bartolomeu de Gusmão esquina com Av. Conselheiro Nébias). Dom: FeirArte (Praça em frente ao SESC - Rua Conselheiro Ribas s/nº) - Sessões: Sáb (25), às 18h - Ingressos: Grátis.

Recomendação: 14 anos - Local: Teatro Municipal Braz Cubas - Sessões: Qui (30), às 20h - Ingressos: Grátis. Informações: 3226.8000.

Nikkura Apresentação de Nikkura, a Música

Hits do Underground André Frateschi e Miranda Kassin juntaram-se para apresentar canções de compositores e grupos que marcaram a cena musical.

Recomendação: Livre - Local:Miramar Shopping (Rua Euclides da Cunha, 21, no Gonzaga) - Sessões: Até segunda (27). Das 10 às 22h (seg e sáb). Das 12 às 22h (dom) - Ingresso: Grátis - Informações: 3285.4400.

Mostra Itinerante Primeiro álbum de gravuras do Grupo Gravura Mariana Quito. Recomendação: Livre - Local:Galeria da Arte Braz Cubas (Av. Sen. Pinheiro Machado, 48 - Vila Mathias) - Sessões: Até 2 de setembro - todos os dias das 14 às 18 horas - Ingresso: Grátis. Informações: 3226.8000.

Nelson Rodrigues Exposição sobre o dramaturgo. Recomendação: Livre - Local:Biblioteca Municipal Alberto Sousa (Praça José Bonifácio, 59 - Centro Histórico) - Sessões: Até 6 de setembro - Das 8 às 18h (seg a sex) e das 8 às 14h (sáb) - Ingresso: Grátis. Informações: 3226.8000.

Memórias de Santos A mostra visa revelar as mudanças que aconteceram no cenário arquitetônico referente às grandes construções.

Recomendação: 16 anos - Local: Sesc - Sessões: Qui (30), às 21h - Ingressos: R$ 3,00 a R$ 12,00. Informações: 3278.9800.

Recomendação: Livre - Local:Hospital Ana Costa (Rua Pedro Américo, n°42) - Sessões: Até 13 de setembro - Das 7 às 21h. - Ingresso: Grátis. Informações: 3222.5167.

Sidney Magal O cantor apresenta o show Coração Latino.

Acervo de Arte Brasileira Mostra de pinturas, fotografias, entre outros conjuntos de obras de arte.

Recomendação: 12 anos - Local: Teatro Coliseu Rua Amador Bueno, 237 - Centro) - Sessões: Qui (30), às 21h. Ingresso: R$ 70,00 a R$ 100,00. Informações: 4062.0177.

Recomendação: Livre - Local:Sesc - Sessões: Até 31de dezembro - das 9h às 21h30 (ter a sex) e das 10h às 18h30 (sáb, dom e feriados)Ingresso: Grátis - Informações: 3278.9800.

Titãs Banda celebra 30 anos de carreira e reapresenta o emblemático Cabeça Dinossauro. Recomendação: 18 anos - Local: Capital Disco(Av. Gen. Francisco Glicério, 206) - Sessões: Sex (31), às 23h30. Ingresso: R$ 60,00 a R$ 200,00.

Desafio de cururu A arte folclórica do cururu é representada pelo Grupo de cururu de Sorocaba. Recomendação: Livre - Local: Sesi Sessões: Sex (31), às 20h. Ingresso: Grátis. Informações: 3209.8230.

Minhas raízes, minha história Uma das grandes intérpretes da música santista, a cantora S i m o n e Ancelmo destaca-se por s u a versatilidade. Recomendação: Livre -

Teatro Coliseu: Rua Amador Bueno, 237 - SESC: Rua Conselheiro Ribas, 136 - Teatro Municipal Braz Cubas: Avenida Pinheiro Machado, 48 - Teatro Guarany: Praça dos Andradas, 100 -Pinacoteca Benedicto Calixto - Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15 - Sesi Santos: Av. Nossa Senhora de Fátima, 366, Jd. Santa Maria - Biblioteca Municipal Mário Faria: Posto 6 – Orla da Aparecida - Teatro dos Metalúrgicos - Av. Ana Costa, 55 - Vila Mathias


25 a 31 de agosto de 2012

Boqnews

Cinema

etc

21

DE 25 A 30 DE AGOSTO

DIVULGAÇÃO

Rock Of Ages - O Filme Sherrie (Julianne Hough) é uma jovem que chega a Hollywood e se depara com um cenário musical em plena ebulição com muitas bandas de rock. Lá, ela conhece Drew (Diego Boneta), um aspirante a roqueiro, o arrogante rock star Stacce Jaxx (Tom Cruise) e acaba indo dançar num clube de striptease comandado por Justice (Mary J. Blidge0

CinemarkPraiamar 31 Minutos - 13h45, 16h. Livre. A Casa Silenciosa (leg) - 18h10, 20h10, 22h10. 14 anos. Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (dub) - 21h50. 12 anos. Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (leg) - 18h05, 21h30. Deus da Carnificina (leg) - 18h50 (3ª e 5ª). 14 anos. E Aí, Comeu? - 14h30, 16h50. 14 anos. Intocáveis (leg) - 19h20 (sáb). 14 anos. Katy Perry: Part Of Me 3D (leg) - 17h10. Livre. O Ditador (leg) - 11h50 (sáb e dom), 14h, 16h20, 18h40, 21h, 23h10 (sáb). 14 anos. O Diário de Tati - 13h40, 15h40, 17h40, 19h40. Livre. O Vingador do Futuro (dub) - 19h20 (exc sáb), 22h. 14 anos. O Vingador do Futuro (leg) - 12h (sáb e dom), 14h50, 20h50, 23h30 (sáb). Os Vingadores 3D (leg) - 19h30, 22h50 (sáb). 12 anos. Outback: Uma Galera Animal 3D (dub) - 11h (sáb), 13h (sáb e dom), 15. Livre. Paraísos Artificiais - 13h50, 15h50. 16 anos. Rock Of Ages (leg) - 12h50 (sáb e dom), 15h45, 18h30, 21h20,00h10(sáb).10anos. Soberano:AHeróica Conquista do Mundial - 14h05, 16h10, 18h20, 20h40, 23h (sáb). 12 anos. Um Divã Para Dois (leg)-12h(sábedom),14h(3ª,SessãoCinematerna), 14h10(exc3ª),16h30,18h50(exc3ªe5ª),21h10, 23h40(sáb).12anos.

Roxy-Santos Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (dub) - 14h45, 17h30, 19h, 22h. 12 anos. A Cada Silenciosa (leg) - 15h45, 20h30, 22h15. 14 anos. O Ditador (leg) - 14h, 17h30, 19h30, 21h30, 23h15 (sáb). 14 anos. Valente 3D (dub) - 14h30, 16h45. Livre. Um Divã Para Dois (leg)-15h15,17h15,19h15,21h15.12anos. Rock Of Ages (leg) - 23h30 (sáb). 14 anos. Outback

3D (dub) - 13h45 (sáb), 15h30. Livre. O Vingador do Futuro (dub) - 17h30, 20h. 14 anos. O Vingador do Futuro (leg) - 22h15.

Roxy-Brisamar Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (dub)-14h30,17h30,20h30,22h.12anos.ÀBeira do Caminho - 14h. 14 anos. O Ditador (dub) - 16h, 18h, 20h, 22h. 14 anos. O Vingador do Futuro (dub)-14h15,16h30,19h,21h30,22h15.14anos.A Era do Gelo 4 3D (dub) - 14h30, 19h. Livre. Valente 3D (dub) - 16h45, 21h15. Livre. O Diário deTati-14h30,16h15,18h15,20h15.Livre.Outback 3D (dub) - 14h, 15h45. Livre. Rock Of Ages (dub) - 17h45, 20h. 14 anos.

Roxy-Pátio Iporanga O Diário de Tati - 14h30, 16h30, 20h30. Livre. O Que Esperar Quando Você Está Esperando (leg) - 22h15 (sáb). 12 anos. Intocáveis (leg) - 22h15. (sáb). Corações Sujos - 14h, 18h. 14 anos. 360 (leg) - 16h, 22h. 16 anos. Lola (leg) - 20h. 14 anos. Rock Of Ages (leg) 14h15, 16h30, 18h45, 21h. 14 anos. A Era do Gelo 4 (dub) - 13h30 (sáb), 15h30. Livre. Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (leg) - 21h30. 12 anos.

CinemasMiramar A Arte da Conquista - 15h, 17h, 19h, 21h. 12 anos. O Diário de Tati - 14h20, 16h30, 18h40, 20h50 (exc sáb). Livre. Elles - 20h50 (sáb). 16 anos. 360 (leg) - 13h30, 21h (exc sáb). 16 anos. Intocáveis (leg) - 21h (sáb). 14 anos. Aqui é o Meu Lugar (leg) - 16h, 18h30. 12 anos.

Cinesystem-PraiaGrande Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (dub) - 18h15, 21h20. 14 anos. Batman: O Cava-

Programação sujeita a alterações. Informações: Roxy - 3289-8336, Cinemark - 3231-2889, Cine Posto 4 - 3288-4009, Espaço Unibanco - 3284-4044, Ferry Boat Plaza (Gjá) - 3348-4482, Cinesystem (Litoral Plaza- PG) - 3476-2000.

leiro das Trevas Ressurge (leg) - 21h35. Valente 3D (dub) - 15h, 19h10. Livre.Outback: Uma Galera Animal 3D (dub) - 17h10. Livre. O Vingador do Futuro (dub) - 14h, 16h30, 19h, 21h30. 14 anos. O Ditador (dub) - 14h20, 16h40, 19h20, 21h40. 14 anos. O Diário de Tati - 14h15, 16h35, 19h40, 21h50. Livre. A Era do Gelo 4 14h10,16h10.Livre.RockOfAges - 14h30, 17h, 19h30,22h.14anos.

Ferry Boat Plaza - Guarujá

A Era do Gelo 4 (dub) - 16h20 (3ª e 5ª). Livre. À Beira do Caminho - 16h20, 18h20. 12 anos. Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (dub) - 19h40, 22h35. 12 anos. O que Esperar Quando Você Está Esperando (leg) - 20h15, 22h20. 12 anos. O Vingador do Futuro (dub) - 16h (sáb,dome2ª),18h10,20h20,22h30.14anos.Valente (dub) - 15h50, 17h50. Livre.

CinePosto4 A Se paração - 16h, 18h30h, 21h. 12 anos.


etc

25 a 31 de agosto de 2012

Boqnews

SoL Nascente

JOSÉ A DELSON DE SOUZA

BERILLO FACCIO berillofaccio@gmail.com

Horóscopo

22

25 a 31 de julho

ARQUIVO

As forças da natureza dentro de nós são as curadoras da doença.

Santos pede paz Cidade entra na luta pelo desarmamento nuclear Vista da cidade japonesa de Nagasaki após destruição causada pelo impacto da bomba atômica, em 1945

Notícias da Comunidade Os alunos da Associação já contam com novo espaço para os estudos. A entidade inaugurou no dia 4 , o espaço cultural Hiroshi Endo, local que abrigará a Escola de Língua Japonesa. Ao lado, a professora Sonia Arashiro e seus alunos do Japão.

O novo gerente da Kosei Home, sr. Massayoshi Ibusuki (a esq.) ao lado de Mario Takeda

Mariko Nakahira, cantora japonesa, esteve em Santos no Kosei Home cantando músicas japonesas e canções brasileiras para um público de idosos. Uma linda apresentação.

No ano em que a cidade de Santos celebra 40 anos de um convênio de Irmandade com Nagasaki - segunda cidade atingida pela bomba atômica no dia 9 de agosto de 1945 -, no parque Roberto Mario Santini mais um ato da Associação Japonesa de Santos pedindo paz, emitindo uma mensagem a todas as nações, trazendo uma reflexão para toda a humanidade nas próximas gerações sobre o que o ser humano é capaz de fazer, como destaca Sergio Doi, presidente da Associação. Para celebrar os 40 anos de convênio da irmandade entre as cidades, o prefeito de Nagasaki, Tomihisa Taue, virá a Santos na próxima terça-feira (28). Na oportunidade, a Câmara Municipal de Santos entregará uma medalha de honra ao mérito através do vereador e vicepresidente da Associação Japonesa, Sadao Nakai, pelo empenho na busca da reativação deste convênio de Irmandade. Nagasaki Nagasaki é a capital da província de Nagasaki que tem o maior porto da região e encontra-se localizada no Japão, Conhecida mundialmente, esta metrópole desempenhou um papel vital e histórico como janela para o Ocidente. Em 9 de agosto do ano de 1945, ela foi totalmente destruída por uma bomba atômica provocando a morte de 70 mil japoneses e milhares de feridos, além dos terríveis efeitos da radiação que permanecem até nossos dias. Santos e Nagasaki são cidades irmãs há 40 anos. Por isso deixo minhas congratulações e o desejo de que fato como este nunca mais se repita, e como cidadão amigo de Nagasaki, aqui vão os meus sinceros votos de paz: bomba atômica nunca mais! Parabéns, Brasil! Parabéns, Japão!

Hipócrates

ÁRIES

Seu Regente em Escorpião aumenta sua perspicácia. O trabalho, a saúde, as condições de vida são as áreas onde poderá se concentrar este mês, com bons resultados. Conseguirá investigar as causas e sanar seus problemas de saúde.

TOURO

O Sol em bom aspecto com Plutão e Netuno favorece a frutificação de suas novas maneiras de ver a vida, produzindo muitas idéias para projetos criativos novos e antigos. Anote tudo para não perder. Vênus inspira a comunicação das emoções.

GÊMEOS

As relações com irmãos, parentes e vizinhos ocupam sua atenção e possibilitam a formação de novas parcerias. O momento é bom para as atividades domésticas, para estar mais com a família e para trabalhos de reforma no lar e no patrimônio.

CÂNCER

Mudanças na carreira. Divulgar suas idéias e seus serviços frutificará em novas relações e parcerias duradouras que causarão importantes mudanças em sua vida. Muita energia para os jogos e atividades físicas, cuidado para não se ferir.

(21/3 a 20/4)

(21/4 a 20/5)

(21/5 a 20/6)

(21/6 a 21/7)

LEÃO

(22/7 a 22/8)

VIRGEM (23/8 a 22/9)

LIBRA

(23/9 a 22/10)

Cuide das finanças, mas não conte com os parceiros para ajudar, pois poderá ser enganado. Trate de ganhar autonomia. Mudanças em suas condições de vida farão mudar sua perspectiva. Seus sonhos e projetos começam a evoluir de novo. O Sol em seu signo dá início ao seu Ano Novo pessoal. A energia aumenta e você quer avançar, mas não tem ainda um quadro claro diante de si. Ainda pensa no passado, olhando pelo retrovisor. A carreira encontra facilidades para progredir. Recolha-se e dedique-se à faxina interior. Continue finalizando os projetos e fazendo seus planejamentos. Suas parcerias estão desmoronando. Não segure nada, deixe ir o que tiver que acabar. Só, conseguirá ver claramente o caminho.

Seu Regente Marte em seu signo enche você de energia e o bom aspecto com Netuno estimula sua criatividade garantindo ESCORPIÃO boa frutificação de seus projetos. Sua saúde continua exigindo (23/10 a 21/11) sua atenção. No seu trabalho terá muitas surpresas. Concentre-se no trabalho e aproveite as oportunidades que estão surgindo para progredir na carreira. Está começando a ser SAGITÁRIO notado(a) e poderá receber convites. Muitos encontros continu(22/11 a 21/12) am ampliando seu círculo de relações. Expresse-se. Idéias inspiradas que devem ser comunicadas, para não ficar só no devaneio. Ao se permitir falar, perceberá que sua própria CAPRICÓRNIO consciência se amplia. Seu trabalho e suas condições de vida (22/12 a 20/1) encontram muita facilidade para o crescimento. Cresça!

AQUÁRIO

Comece a aproveitar os recursos financeiros que estão sendo colocados a sua disposição, com planejamento e segurança. Está sujeito(a) a enganos por excesso de confiança, então baixe a bola e permaneça com os pés plantados na realidade.

PEIXES

Novas parcerias oferecerão apoio e condições para o seu crescimento. Livre de maus aspectos seu Regente Júpiter cria condições para a ampliação de sua base e crescimento de seu patrimônio. Seus investimentos darão bons frutos no futuro.

(21/1 a 19/2)

(20/2 a 20/3)

Tempo

climatempo.com

Poupança Depósitos até 3.5.2012

redacao@boqnews.com

Min 16ºC

Sab 25 Max 30ºC Sol com nuvens durante o dia. À noite o céu fica com muitas nuvens, mas não chove.

Dom 26

Min 15ºC Max 24ºC

Sol com muitas nuvens durante o dia e à noite, com períodos de céu nublado.

Previdência

AGOSTO

Contribuição Trabalhador Assalariado e Doméstica Salário base (R$) Alíquota Até 1.174,86 8% De 1.174,87 a 1.958,10 9% De 1.958,11 até 3.916,20 11% Empregador 12% Trabalhador Autônomo De 622,00 a 3.916,20 20%

Dólar Turismo

24.08

Compra: R$ 1,95 Venda: R$ 2,09

25 - 0,5233 26 - 0,5000 27 - 0,5000 28 - 0,5000 01 - 0,5124 02 - 0,5000 03 - 0,5000

Inflação

Julho: 1,34%

AGO/SET Depósitos após 4.5.2012

25 - 0,4784 26 - 0,4551 27 - 0,4551 28 - 0,4551 01 - 0,4675 02 - 0,4551 03 - 0,4551 IGPM/FGV 12 meses: 6,67%

Salário Mínimo Brasil: R$ 622,00

IR Fonte Base (R$)

Até 1.637,11 De 1.637,12 a 2.453,50 De 2.453,51 a 3.271,38 De 3.271,39 a 4.087,65 Acima de 4.087,65

AGOSTO

São Paulo: R$ 690,00

AGOSTO Alíquota (%)

Deduzir (R$)

7,5 15 22,5 27,50

Isento 122,78 306,80 552,15 756,53


25 a 31 de agosto/2012

Boqnews

BoqNegócios 23

BoqNegócios caderno de oportunidades _________________________ FAÇA SEU PEDIDO Encomenda de bolos e salgados congelados. Tratar c/ Lúcia ou Vanessa.  3061-5757 / 9155-5403

_________________________ BANCA SÃO DOMINGOS COMPRO E AVALIO

_________________________ PASSO VHS PARA DVD Vinil para CD. (13) 9107-8414 / 9167-0450

Moedas, selos antigos, ouro, prata, cédulas nacionais e estrangeiras, gibis, livros, canetas, brinquedos e postais antigos. Rua Oswaldo Cruz, esquina com a praia.  3236-1661/9137-1223

_____________________

BUZIOS E TARÔ Atendimentos Espirituais dakalikabali.com c.urutu@gmail.com 3227-5426 / 3235-7638 ______________________________ REVENDEDORAS Avon esta cadastrando novas revendedoras em Santos. Mais informações: 0800 7082866 / 9201.4451 www.venderavon.com.br _____________________

ENFERMEIRA FORMADA Avaliação de feridas e curativos. Coren: 205441  9773-5329 / 9740-6869 _____________________

DISK MARMITA / MARMITEX Comida caseira Segunda a Sábado.Valor Marmitas p/ quinzena: 1 pess. R$125,00; 2 pess. R$150,00; 3 pessoas R$180,00. Marmitex R$6,99. Ligar cedo. Falar c/ Vera. 3227-0014 / 9757-2790

_____________________

_________________________ DEPILAÇÃO DEFINITIVA A LASER Depilação Definitiva a partir de R$ 49,00. Temos outros tratamentos.  3022.2688 / Simone

ROMA JÓIAS COMPRA-SE OURO Relógios Suíços, Platina, Brilhantes, Jóias em Geral. Resgatamos Cautela da Caixa Econômica. Pago o melhor preço! Atendo em Domicílio. Rua Mal. Floriano Peixoto, 04, sala 22. Pça. Independência.  (13) 3028-5467 _________________________ OURO Jóias, brilhantes, relógios, prata, platina, cautelas. Antiguidades em geral. Cobrimos qualquer oferta! Rua Othon Feliciano, 2 cj. 24 . Boulevard Gonzaga - 3284-9152

NAS BANCAS DA CIDADE

Distribuição Treelog Logística


24

BoqNegócios

25 a 31 de agosto/2012

Boqnews ______________________________ APARECIDA - BNH PLANO 4 Prédio 3 andares – 1º andar 3 Dormts., sala p/ 2 ambientes, Frente área de serviço – s/ garagem – R$ 240 MIL  3021-3491 – Cr.65.518 www.amaimoveis.net _____________________

APARTAMENTO EXCELENTE LOCALIZAÇÃO no Gonzaga, com suíte, garagem, de frente, todo reformado, condomínio baixo. 259 mil aceita financiamento. www.consultareimoveis.com.br

ref. g867 ______________________________

SALA LIVING - DIVISA SANTOS /SÃO VICENTE Reformado, vazio, doc. perfeita para financiamento - SÓ R$ 120 MIL REAIS. Fotos - Ref. sl 019. www.felizlar.com.br  3011.0917 - creci 52.944 ______________________________ EMBARÉ – GAR DEMARC. Préd. 5 and. - 4º and.- Fte., 97 mts á. útil, 2 Dormt., sala p/ 2 amb., c/ var. mobiliada, dep. empreg. completa - R$ 320 MIL  3021-3491 – Cr.65.518 www.amaimoveis.net

______________________________

GONZAGA/NOVO Vendo apto. alto padrão, todo equipado e 4 dorms, 2 suítes, 3 vagas,175 m² a.u., 800 m² de área de lazer. R$ 1.100.000,00  3289-6027

______________________________

BOQUEIRÃO/ FRENTE - VAZIO Ed. Torre Magiore, r. Oswaldo Cruz, ampla sl, 2 dorms, ste, banh. social, á. serviço, qto. emp., gar. privativa, pisc. etc R$ 1.100,00 mais encargos  3273-5148

______________________________

EMBARÉ - FRENTE Sala-living, fte, mobiliada, já dividido em qto., sala e coz., gar. Pacote R$ 1.000,00 3273-5148

______________________________

PONTA DA PRAIA - VAZIO Sala-living, coz., banh., gar. Preço pacote R$ 900,00 - Ao lado do Aquário Municipal. 3273-5148

Boqnews ed 906 de 25 a 31 08 12  

Boqnews ed 906 de 25 a 31 08 12

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you