Jornal Boqnews ed1512 de 6 a 12.04.24

Page 1

EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986

Domingo decisivo Boqnews

FUTEBOL DAS PRAIAS

Operação encerrada

A Operação Verão realizada pela Polícia Militar na Baixada Santista, encerrada esta semana, resultou na prisão de mais de mil suspeitos e na apreensão de armas e drogas. Página 5

&

Uma Prova de estreia nos cinemas da região e conta a aventura de cão de rua chamado Arthur, que acompanha seu tutor em uma corrida épica de resistência. Página 7

TEATRO

Na peça Não Aprendi Dizer Adeus, em cartaz no teatro Sesc Santos, narra a história de uma mulher que está entre a vida e a morte e tenta de maneira atrapalhada e divertida evitar o desfecho trágico. Página 7

ARTE MALA
CAIO OVIEDO/DIVULGAÇÃO etc
CULTURA
VARIEDADES Santos, 6 a 12 de abril de 2024 Nº 1512 ANO XXXIX
DIVULGAÇÃO

Rever o sistema político

Aintensamovimentaçãoparatroca departidospolíticosocorridadurante asemana,motivadapelofimdoprazo estabelecidopelocalendárioeleitoral paraamudançadelegendaporparte decandidatosquepretendemconcorrer às eleições municipais previstas para outubro próximo, evidenciou maisumavezanecessidadederevisão dosistemapolíticovigente.Criadosob apremissadevalorizarospartidos,de formaaqueelesrepresentassemideais e princípios programáticos, o que se vê na prática são apenas legendas de ocasião, utilizadas para legitimar candidaturasjuntoàJustiçaEleitoral, apartirdeconveniênciasparticulares oudeacordocominteressesestratégicosbaseadose potenciaisdevotosdecandidatosedisponibilidade deespaçosgratuitosparapropagandanorádioenaTV.

Se faz necessário iniciar o debate sobre a urgência de realização de uma ampla reforma política, com a criação de normas mais rígidas à formação e manutenção dos partidos

nistrativos e atos de corrupção, geraram descrença e ampliaram o grau de desinteresse dos eleitores. Da mesma forma, a infidelidade partidária e as muitasincoerênciaspresentesnasnormas reguladoras da atividade política, especialmente as que estabelecem os critérios de proporcionalidade e representatividade,tornaraminsignificantes osvaloresatribuídosaosprincípiosideológicoseprogramáticosquedeveriam orientar as candidaturas e coligações partidárias.

Da mesma forma, a possibilidade de acesso a volumososrecursospúblicosedebarganharespaços nasesferaspúblicasemtrocadeapoiosnegociados motivouosurgimentodelegendasdebaixarepresentatividade. Até o ano passado, 29 partidos políticos estavamlegalizadosnoTribunalSuperiorEleitoral (TSE),amaioriacom“donos”ouexecutivastotalitáriasinteressadasnaperpetuaçãodopoder.

Ésabidoqueasmuitasexperiênciasnegativas abstraídas do cenário político ao longo da história recente, com a proliferação de desmandos admi-

JAIRO SÉRGIO & COLABORADORES @jairosacampos

redacao@boqnews.com

Tensão até o último minuto

A entrada do PSD na chapa de apoio ao candidato do governo ‘bagunçou’ o meio político. Até o fechamento desta coluna, alguns vereadores e pré-candidatos não sabiam se ficariam ou deixariam sua legenda.

Balanço das horas

Afinal, sexta-feira (5) encerra o prazo da desfiliação partidária. Já a filiação acaba neste sábado (6). No entanto, como diz a letra da música

Tudo pode Mudar, da banda Metrô, surpresas podem ocorrer. ‘Que no balanço das horas, tudo pode mudar’. E como!

Fiel da balança

Na quinta, uma costura política envolvendo o deputado Paulo Alexandre e a direção do PSD, ou seja, presidente Gilberto Kassab, garantiu a vinda do PSD à base governista, totalizando, portanto, oito legendas de apoio à reeleição do prefeito Rogério Santos (ou do deputado Paulo Alexandre)

Partidos aglutinados I O arco de alianças governista inclui Republicanos, PP, União, Podemos, PSDB, PSD, Novo e PSB. Por sua vez, a deputada Rosana Valle contará com o apoio e tempo de rádio e TV do PL, MDB e Mobiliza.

Partidos aglutinados II

Já a esquerda apostará na vereadora

Maisdoquenuncasefaznecessário iniciarodebatesobreaurgênciaderealizaçãodeumaamplareformapolítica, com a criação de normas mais rígidas à formação e manutenção dos partidos, bem como arevisãodoscritériosquedefinamaproporcionalidade e representatividade dos colégios eleitorais a partir do número de eleitores e não mais por áreas geográficas, com a adoção do voto distrital. Nesse contexto, a participação do eleitor no processo de escolhaefiscalizaçãodotrabalhodesenvolvidopelos partidospolíticosreveste-sedeextremaimportância, porquerepresentaumadaspoucasmedidascapazes de impedir a continuidade de atos lesivos ao erário eaosistemaeleitoral.Alémdeexigirofielcumprimentodeleisenormas,devemoscobrarcomvigora práticacotidianadaética,honestidadeecaráterdas legendasquesepropõemanosrepresentar.

Mais notinhas em www.boqnews.com/blognews

Telma de Souza, que terá a federação (PT, PCdoB e PV), além do PDT, Rede e PSOL. Também anunciou pré-candidatura o professor universitário e advogado, Renato de Jesus (PRD), fusão do PTB com Patriota.

Jogo de xadrez

O Boqnewsapurou, porém, que a ida do PSD não significa que o deputado Paulo Alexandre Barbosa sairá do PSDB. Pelo menos, neste momento. O próprio vice-governador Felício Ramuth chegou a anunciar que a legenda abriria as portas para a candidatura a prefeito de Barbosa.

Jogo duro

A informação é que o PSDB prometeu ‘jogar duro’, caso Barbosa deixe a legenda, o que poderia representar perda de mandato. Diante deste cenário, o impasse foi criado para ver onde cada candidato teria mais chances de sucesso nas eleições, especialmente envolvendo o PSD, Republicanos, PSDB e até o PP. Chegadas e ... No entanto, já confirmadas várias mudanças partidárias. O PL perdeu Lincoln Reis (Podemos) e ganhou Rui de Rosis e Fábio Duarte. O União Brasil acertou com João Nery (ex-PSD) e Augusto Duarte (ex-PSDB). Já o Republicanos filiou Marcos

“Há muitos homens de princípios nos partidos políticos, mas não há nenhum partido de princípios.”

Libório (PSB) e o ex-vereador Antonio Carlos Banha Joaquim, que deixou o MDB após 40 anos. A vereadora Audrey Kleys deixou o PP e entrou no Novo.

... partidas

Aliás, a entrada do Novo no arco de alianças ao governo fez com que o empresário João Villela, candidato a prefeito pelo partido na eleição passada, deixasse a legenda.

MDB

O ex-vereador Sadao Nakai entrou no MDB. Já Marcelo Del Bosco permanece na legenda, mas não deve concorrer.

Herdeiro

O advogado Thiago Papa seguirá os passos do pai na política, o exprefeito e deputado federal João Paulo Tavares Papa. É pré-candidato à Câmara de Santos pelo PSD.

Novos nomes

Pelo menos três das cinco secretarias tem novos substitutos em razão da saída dos antigos tutelares. Assumiram Dênis Valejo (Saúde), Marcus Neves Fernandes (Meio Ambiente) e Humberto Martinez de Souza (Desenvolvimento Social). Restam preencher as pastas da Mulher e Assuntos Portuários.

Quem Responde? Quais... mudanças partidárias de última hora ainda vão ocorrer?

GAUDÊNCIO TORQUATO twitter@gaudtorquato

Ponto de Vista

Uma visita ao passado

No Brasil, o passado é sempre revisitado. E com direito a reviver hábitos,mesmoospérfidos.Éocasodo coronelismodosanos30,docicloagrícola,quecastigavaolivreexercíciodos direitos políticos. Os velhos coronéis da Primeira República (1889-1930) consideravam os eleitores como súditos, não como cidadãos. Criavam feudosdentrodoEstado.

A autoridade constituída esbarrava na porteira das fazendas. Hoje, em nosso país urbano, as autoridades precisampedirlicençaparasubiraosmorros.Oimpériocoronelistadoprincípio doséculopassadofincaraízesnoroçadodoRiodeJaneiro.Hádécadasque opoderpúblicotentaatacaropoderdo submundo das milícias, que acaba de mostrar seus domínios, com a revelação dos mandantes do assassinato da ex-vereadora Marielle Franco. Extinguiroimpériodocrimetemsidotarefa fracassada. Entra um governante, sai outro,eosgrupos,“donosdevotosde cabresto”, dão as cartas. Nesse ano, a polarização política deve incrementar essamodalidadeeleitoral.

As denúncias afloram: comunidades de muitas cidades do segundo maior colégio eleitoral do País, dominadas por milícias, quadrilhas comandadas por ex-policiais, são cercadas pelos“novoscoronéis”,queameaçam aqueles que não consagram nas urnas os nomes de seus candidatos. E por mais que forças policiais entrem em ação, os “guerrilheiros” posam com seus fuzis, desafiando o poder constituído. O assassinato de Marielle passou seis anos escondido nas malhas intestinasdopoderinvisível.

Em plena segunda década do século XXI, o novo coronelismo desafia abertamente as forças do Estado, resgatando velhos costumes. Para recordar,ovotodecabresto,práticafraudulenta dos tempos da velha República, transfere-se ao domínio de chefes das milícias.Oscurraiseleitoraissãocomunidades miseráveis, comprimidas em morros, favelas e bairros degradados, ondeopoderbandidomontaaparato.

As mudanças na geografia nacionalpoucotêmcontribuídoparaaalteraçãodomapapolítico.Nosúltimos80

anos, a população urbana cresceu, no País,de30%para80%,agigantandocidades,expandindodemandas,epropiciandoacontinuaçãodevícios,dentre elesovotoporencomenda.(...)

A concentração de forças permanece sob a égide do Estado todo-poderoso,duronafunçãodecobrador de impostos, distribuidor de favores e com poder de definir os destinos da sociedade. O brasileiro continua a ser umcidadãocomdireitoscomprimidos. Multiplicam-se as moitas que escondemosquadrilheirosurbanos.

Esse “cidadão precário” integra o maior contingente nacional, sendo a grande maioria dos cerca de 160 milhões de eleitores aptos a votar em outubro. São os aglomerados que se aboletam nas periferias congestionadasdoSudeste,regiãocomquase50% dapopulação,eosbolsõescarentesdo Nordeste, onde vivem 27% dos brasileiros. A vassalagem de ontem muda depatrão,masnãodeatitude.

Os coronéis de idos tempos entregavam o voto fechado no envelope para o eleitor depositar na urna. “O voto é secreto”, respondiam ao súdito que queria saber em quem estava votando. Hoje, os chefes das milícias conferem votos dados a seus candidatos. Só falta mesmo fazerem como o coronel Lucas Pinto, de Apodi (RN). Quando o Tribunal Eleitoral exigiu quetítuloseleitoraisfossemdocumentados com a foto do eleitor, mandou um fotógrafo “tirar a chapa” do rebanho. Levou as urnas de Apodi para o Juiz,emMossoró,15diasapósaseleições.Tomouumabronca.

–Coronel,issonãosefaz.Aseleiçõesocorreramhá15dias.

–Podedeixar,seuJuiz.Napróxima, vou trazer bem cedo. Na eleição seguinte,3diasantesdopleito,ocoronelLucaschegoucomumcomboiode burroscarregandoasurnas.

Surpreendeuojuiz:

–Taqui,seujuiz,urnasdeApodi.

– Mas coronel, as eleições serão daquiatrêsdias.

– Ah, seu juiz, não quero levar maisbronca.Tátudodireitinho.Todos oseleitoresvotaram.Trouxeantespara nãoterproblema.

EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986 Mala Boqnews FUNDADOR Jairo Sérgio de Abreu Campos (Mtb 12.514) DIRETOR DE REDAÇÃO Humberto Iafullo Challoub (Mtb 17.645) DIRETOR ADM./COMERCIAL Fernando De Maria dos Santos (Mtb 21.123) FALE CONOSCO PABX (13) 3326.0509/3326.0639 REDAÇÃO: redacao@boqnews.com PUBLICIDADE: comercial@boqnews.com FINANCEIRO: financeiroboqnews@gmail.com DEPTO. DE ARTE: arteboqnews@gmail.com EDITADO PELA ENFOQUE JORNAL E EDITORA LTDA Avenida Pedro Lessa, 3.076 - cj 81 - EmbaréSantos - SP - CEP 11025-002
- 6 a 12 de abril/2024 - 2
Boqnews
ALEXIS DE TOCQUEVILLE PENSADOR E HISTORIADOR FRANCÊS
WHATSAPP - (13) 99123-2141
chargesdomala.blogspot.com.br Acesso ao conteúdo digital: BOQNEWS.COM

BAIXADA

SANTISTA Dadosmostramcrescimentodonúmerodeempregosnaregião

na região

Santos lidera em número de empregos

Praticamente um em cada dois empregos existentes com carteira assinada na Baixada Santista estão em Santos. Os dados estão disponíveis no Caged, do Ministério do Emprego e Trabalho, com dados de fevereiro.

A Cidade oferece 181.505 vagas de um total de 383.693 disponíveis na região. Dessa forma, um em cada cinco moradores da Baixada Santista está empregado – com carteira assinada – atuando pela iniciativa privada.

Se levar em consideração o total de eleitores (acima de 18 anos, com exceções entre aqueles entre 16 a 18 anos, cuja representatividade é pequena), o índice sobe para 26,7%. Depois de Santos, Praia Grande surge em segundo lugar – mas com uma ampla distância. São 51.831 vagas, o equivalente a 13,5% das oportunidades na região.

Projeto

O fato de concentrar boa parte dos empregos na região deve-se às

SANTOS

empresas ligadas ao setor portuário. “Um em cada cinco empregos está diretamente atrelada às atividades portuárias”, explica o secretário de Portos e Emprego, Bruno Orlandi, que deixou a pasta desde a última quinta (4).

Sua exoneração do cargo para desincompatibilização foi publicada na quarta (3), conforme determina a Justiça Eleitoral para quem pretende disputar as eleições. Desde quinta, Orlandi retornou ao Legislativo – ao lado dos ex-secretários e também vereadores Audrey Kleys e Marcos Libório. Aliás, os três buscam a reeleição – ao lado de outros nomes que também deixaram os cargos.

Ainda como secretário, ele participou do Jornal Enfoque de terça (2), onde fez uma avaliação da atuação na pasta, iniciada em janeiro do ano passado. Durante o programa, ele falou da sua gestão destacando o fortalecimento da relação Porto-Cidade, implementando medidas para promover o desenvolvimento econômico, a empregabilidade e o diálogo com o setor portuário.

Além disso, ações para melhorias na Alemoa, especialmente em relação à pavimentação – a despeito dos problemas de drenagem do local. Não bastasse, ele citou também o início da construção do Parque Valongo, parceria com a Autoridade Portuária e iniciativa privada.

Além disso, a assinatura do projeto Porto à Vista, a parceria com a Guarda Portuária para o compartilhamento de câmeras de monitoramento, o convênio estabelecido com a Marinha do Brasil, além das Caravanas do Emprego.

Baixada Santista

Confira a quantidade de empregos com carteira assinada por cidade na Baixada Santista:

Santos – 181.505, Praia Grande –51.831, Guarujá – 47.323, São Vicente – 31.894, Cubatão – 26.770, Bertioga – 14.526, Itanhaém – 12.088, Peruíbe – 9.473, Mongaguá – 8.283. Total – 383.693.

Dados Caged - referentes fevereiro/24 – Ministério do Trabalho e Emprego.

Clínica-Escola do Autista

amplia atendimento

DA REDAÇÃO ta. O trabalho começou em março e a ideia é que a Clínica-Escola se torne um campo de pesquisa científico para esta metodologia para ampliar as evidências de contribuição terapêutica.

A Clínica-Escola do Autista de Santos vai ampliar o atendimento para 50 novos pacientes, no horário noturno. O anúncio ocorreu na terça-feira (2), quando se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Outra novidade é a terapia realizada no local com os cães da Guarda Civil Municipal (GCM), a cinoterapia, que ajuda no desenvolvimento das interações sociais a partir da interação com o animal, os colegas e o terapeu-

O aumento do atendimento foi possível pela ampliação do horário do local, que passa a receber pacientes também das 17h às 21h. O serviço, o primeiro no Brasil a ser oferecido totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em funcionamento desde 2020, não cuida apenas das pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), mas dá suporte às famílias, que participam

de grupos para trocar experiências e receber orientação parental sobre o acompanhamento das atividades desenvolvidas em casa, que possibilitam a autonomia do paciente, dando continuidade ao tratamento além do período em que permanecem na unidade.

A assistência às famílias também ganha o reforço de um curso de educação a distância (EAD), que dará suporte a essas 50 famílias iniciando as intervenções na unidade, além de outras 70, que aguardam vaga na Clínica-Escola e que podem iniciar as estimulações em casa.

EDUCAÇÃO Aplicativo visa garantir segurança nas escolas

DA REDAÇÃO

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) lançou recentemente o Aplicativo Conviva, a nova versão da Plataforma Conviva (Placon). O aplicativo, que já funcionava em fase de teste em algumas escolas, é utilizado para registro de ocorrências no ambiente escolar, incluindo agressão, bullying, racismo, porte de arma de fogo, dano ao patrimônio, tentativa contra a vida e questões disciplinares, e faz parte do Conviva (Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar).

As novas funcionalidades da iniciativa garantem o acompanhamento de episódios de violência e agilizam a sistematização dos dados pelas Diretorias Regionais de Ensino e a própria Seduc-SP. O sistema elenca até oito tipos de ocorrências, que são registradas e acessadas por um grupo capacitado de profissionais formados pelo professor orientador de convivência, professor especialista em currículo, diretor e vice-diretor.

Além do espaço para descrição detalhada sobre os casos, o aplicativo permite às unidades de ensino fazer o registro dos envolvidos, agressores e vítimas (seja estudante ou membro da equipe escolar) e a gravidade de cada episódio.

Na “tela de chamados”, é possível fazer a consulta do histórico — do mais recente ao mais antigo —, e status de cada incidente por unidade de ensino e diretoria. Já na “tela de

envolvidos”, caso o incidente tenha desdobramentos, o site está aberto à consulta de qual encaminhamento foi adotado: medidas disciplinares, atendimento psicológico, rede de proteção ou sistema de saúde.

Outra opção da ferramenta é o registro diário de não ocorrências. As anotações de ausência de episódios de violência, inclusive em dias não letivos, são importantes para o monitoramento e a construção de políticas protetivas pelas equipes do Conviva nas Diretorias de Ensino e da Seduc-SP. Com ajuda do novo aplicativo — acessível pelo computador e dispositivos móveis —, as equipes também podem exportar as informações em arquivos pdf e Excel.

Psicológos

Em 2023, o Conviva SP implantou uma série de iniciativas na rede estadual de ensino. Entre elas está a contratação de 550 psicólogos para atuar nas escolas e regionais. O objetivo é melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e construir ambientes escolares com climas cada vez mais harmônicos.

Outra medida adotada pela Seduc-SP no último ano foi a contratação de 1.000 vigilantes para prestação de serviços nas escolas da capital paulista, região metropolitana, interior e litoral. As unidades foram definidas com base em critérios como vulnerabilidade da comunidade e convivência no ambiente escolar.

Soluções Aplicativo Conviva facilita acompanhar episódios de violência e a sistematização de dados nas escolas

Boqnews 3
AGÊNCIA BRASÍLIA 6 a 12 de abril/2024
REDAÇÃO
DA
DIVULGAÇÃO/GOVERNO DO ESTADO DE SP
Caged Santos possui 181.505 empregos, quase a metade do total de oportunidades com carteira assinada

Dia de importantes decisões

DA REDAÇÃO

A cidade de Santos vai respirar futebol neste domingo (7). Isso porque, Santos FC pode se tornar campeão paulista contra o seu rival Palmeiras e levantar uma taça após 8 anos. Já a Portuguesa Santista enfrenta o Noroeste e basta uma vitória que garantirá o acesso para o Paulistão Série A1 após 18 anos.

No último domingo (31), o Santos FC venceu o Palmeiras pelo placar de 1 a 0 e saiu na frente na final do Campeonato Paulista. O gol foi marcado por Otero. O jogo ocorreu na Vila Belmiro, que por sinal estava lotada para acompanhar a decisão. Além disso, o confronto ficou marcado por presenças ilustres. Antes do início da partida, o craque Neymar Jr, que já vestiu a camisa do Alvinegro Praiano, trouxe a taça do Paulistão até o meio do campo se reunindo com os ídolos do Peixe, Clodoaldo e Pepe.

Clássico da Saudade Santos e Palmeiras receberam o apelido de Clássico da Saudade. Isso ocorreu pois na década de 1960, depois dos times conseguirem montar elencos fortes na epóca, tendo vivenciado seu auge, com os principais ídolos dos clubes, Ademir da Guia, do Palmeiras e o Rei Pelé, do Santos FC. Na época, o Palmeiras teve Djalma Santos, Julinho Botelho e Servilho. E o Peixe teve craques como Coutinho, Pepe, Dorval. Falar de Santos e Palmeiras é abordar também confrontos históricos entre esses dois gigantes. Sobre o campeonato paulista, o Verdão possui 25 títulos, aliás, bicampeão paulista, o último no ano pasado contra o Água Santa. Já o Peixe tem 22 taças, a última foi em 2016 contra o Audax. Sobre os duelos no Paulistão, Palmeiras venceu 97 vezes, Santos 55 e ocorreram 45 empates.

Ambos disputam uma final de campeonato pela 8ª vez na história. A vantagem é do alviverde com quatro títulos contra três do Peixe.

O Santos FC foi campeão do Torneio Início Extra de 1926, no Torneio Início de 1937 e Campeonato Paulista de 2015. Já o Palmeiras venceu o Torneio Início de 1942, Campeonato Paulista de 1959, a Copa do Brasil de 2015 e a Libertadores de 2020.

Últimos duelos

Pelo Brasileirão de 2023, ambos viveram momentos distintos. Enquanto Peixe caiu para a segunda divisão, o Palmeiras venceu o campeonato. No primeiro turno, o Santos empatou em 0 a 0 com Palmeiras na Vila Belmiro. Já no segundo turno, em mando de campo do Palmeiras na Arena Barueri, o Santos venceu pelo placar de 2 a 1. Por falar em Campeonato Brasileiro, o Santos venceu o Palmeiras 29 vezes, enquanto o rival possui 25 vitórias e ocorreram 27 empates. Já pelo Paulistão desse ano, eles se enfrentaram na fase de grupos no Allianz Parque e a vitória foi do Palmeiras por 2 a 1.

Importância

Segundo o jornalista Alex Sabino, autor do livro O time que Nunca Seria Campeão, normalmente entre os torneios que o Santos jogaria na temporada normal, o Paulista seria o menos importante se comparado com o Brasileiro ou Copa do Brasil. Porém, diante das circunstâncias que o Peixe vive hoje, esse título se tornou de suma importância. “É o único torneio de primeira divisão que o Santos FC pode ganhar esse ano e a principal missão é subir para a Série A do Brasileiro. É mais importante que ganhar o Paulista".

Além disso, quebraria o jejum que desde 2016, o Santos não ganha um título de expressão. "Um jejum que incomoda bastante a torcida e também tem a questão da auto estima. Santos vem de um rebaixamento traumático e se no primeiro torneio que disputa for campeão contra o Palmeiras, que é o principal clube brasileiro ao lado do Flamengo, e quebrar um tabu, fará muito

bem para a autoestima do torcedor e muito bem para o clube”.

Retrospecto geral

Os dois times já se enfrentaram 351 vezes, com 108 vitórias do Santos, 151 vitórias do Palmeiras e 92 empates. O que deixa os santistas mais ansiosos e nervosos pelo jogo é que a decisão ocorre no Allianz Parque, casa do Palmeiras. Em casa, o Verdão possui 10 vitórias e o Peixe venceu apenas uma vez pelo Campeonato Brasileiro de 2017.

Portuguesa Santista

O primeiro jogo da semifinal do Campeonato Paulista A2 entre Noroeste e Portuguesa Santista foi 0 a 0 no Estádio Alfredo de Castilho, em Bauru. Para a Briosa avançar para a final, basta uma vitória. Caso do empate, a decisão será nos penâltis. Além disso, na quarta-feira (3), a Portuguesa Santista informou por meio da sua conta oficial no Instagram que todos os ingressos foram esgotados para o duelo do domingo (7). Os dois times já se enfrentaram esse ano na 8° rodada da primeira fase da A2 e o jogo também terminou empatado, porém com gols, sendo 1 a 1 no Estádio Alfredo de Castilho.

Além disso, nas quartas de final da Copa Paulista de 2023, a Portuguesa Santista também encarou o Noroeste. O primeiro jogo em Bauru foi 1 a 0 para o Norusca e a volta 1 a 0 para a Briosa. Com isso, a decisão foi para os penâltis e a Portuguesa Santista venceu pelo placar de 5 a 3. Sobre o retrospecto geral desse confronto, o Noroeste leva a melhor com 14 vitórias, 9 empates e 7 derrotas para a Briosa.

Idas e vindas

Conforme o radialista e jornalista esportivo Walter Dias, a Portuguesa Santista teve seu primeiro acesso para A1 em 1996 na gestão do presidente Carlos Alberto, sendo a vice-campeã quando dois clubes subiam. Já em 2006, a Briosa caiu para a A2 após péssima campanha,

na época, na gestão de João Carlos Vieira.

Desse modo, na gestão de Avelino dos Santos de 2009 a 2011, a Briosa caiu duas vezes ou seja da A2 para a A3 e da A3 para a Segunda Divisão. Contudo, em 2016 subiu da Segunda para a A3, gestão de Lupércio Conde, sendo campeã. Em 2018, gestão de Emerson Coelho que hoje é vice-presidente e diretor de futebol, subiu para A2, sendo vice-campeã.

“Quanto ao time que foi campeão da Copa Paulista e agora com alguns reforços, acho do mesmo nível que disputaram essa competição. Merecem aplausos todos os responsáveis que se dedicaram à instituição da Associação Atlética Portuguesa", diz.

"Ressalte-se o trabalho do comandante Sérgio Guedes que montou o elenco na Copa Paulista e na A2 e formou uma grande família. Ele tem muitos méritos. A diretoria pegou o clube com dívidas de ex-presidentes e teve e tem que se virar. Uma tarefa árdua”, explica Dias.

Briosa e Peixe

Lembrando que no ano de 2004, ambos times passaram por momentos importantes. Portuguesa Santista fez sua primeira estreia na Copa do Brasil, mas acabou sendo eliminada na primeira fase pelo XV de Novembro de Campo Bom após dois empates. O primeiro jogo no Rio Grande do Sul foi 1 a 1 e a volta em Ulrico Mursa foi 2 a 2. A equipe gaúcha se classificou, pois marcou mais gols fora de casa do que a Briosa. Já o Santos tornou-se campeão brasileiro daquele ano com grandes craques como Elano, Léo e Robinho. O último jogo quando garantiu o título foi a vitória contra o Vasco da Gama por 2 a 1.

A curiosidade é que o mando de campo era do Santos no Estádio Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto. Isso ocorreu porque o Santos recebeu uma punição do STJD pelos objetos jogados no gramado do Urbano Caldeira. Assim, o alvinegro

praiano foi proibido de mandar seus jogos na Vila Belmiro e em qualquer estádio que estivesse a menos de 150 quilômetros de sua sede. O Peixe terminou o Brasileirão com 89 pontos, 27 vitórias, 8 empates e 11 derrotas. Além disso, marcou 103 gols. Nesse período, a Série A e B tinha 24 equipes, portanto eram 46 jogos no total.

Torcedores

De acordo com torcedor da Briosa, Diego Dantas, a expectativa está alta pelo fato do clube estar 18 anos longe da elite do paulista. “Em 2016, estávamos comemorando o acesso da B para terceira divisão, o tempo passou e a gente tem oportunidade novamente de subir à primeira divisão de novo, assim como ocorreu em 1996 ”.

O torcedor santista Matheus Gerlach acredita em um recomeço para o Peixe. “É um misto de esperança em uma renovação rápida, mas a gente se superou muito mais rápido do que esperávamos. Também tem aquele misto de frustração de falar esse é o Santos, é simples, é só fazer o jeito Santos de ser as coisas que a gente não passa o que passou nos últimos três anos e vai passar nesse ano querendo ou não. Até o santista mais otimista não está plenamente feliz. Essa final já é um ganho de esperança”.

Treino aberto

Neste sábado (6), a partir de 9h, os portões do estádio Ulrico Mursa estarão abertos para o último treino da Briosa antes da decisão contra o Noroeste. Assim como, o Santos FC também decidiu fazer um treino aberto no sábado, às 16h30, na Vila Belmiro. O acesso será gratuito aos torcedores que desejam empurrar o time na véspera do confronto. A expectativa é de que a Vila Belmiro esteja lotada no sábado para mandar um recado positivo aos jogadores. Os portões do estádio do Santos serão abertos duas horas antes do início da atividade em campo.

FUTEBOL PeixeprecisaapenasdeumempateparasercampeãopaulistaeBriosavaiembuscadeumavitóriaparasubirdedivisão Boqnews 4 6 a 12 de abril/2024
FOTOS: FELIPY BRANDÃO E RAUL BARETTA/SANTOS FC
Na torcida
Os torcedores santistas vivem a expectativa da conquista, neste domingo, de mais um título paulista contra o rival Palmeiras; á a Portuguesa Santista entra em campo em busca de uma vitória para garantir o acesso para o Paulistão Série A1

CENTRO HISTÓRICO

Poluição visual

Além de sujos e inoperantes, equipamentos contribuem para a poluição visual, como ocorre nos modelos localizados na Av.Conselheiro Nébias

Depredação atinge orelhões inativos

DA REDAÇÃO

Eles fizeram parte de campanha publicitária premiada nos anos 70. Afinal, suas fichas rendiam dinheiro e facilitavam o furto. Depois, veio o cartão com os devidos créditos. Até centrais de telefonia existiam para que as pessoas pudessem fazer ligações, especialmente para outros estados e países. Como no Campo Grande, Centro e no Gonzaga, em Santos, no litoral paulista.

Com a chegada da telefonia celular e o devido avanço junto à população – são mais de 250 milhões de aparelhos, número superior à própria população brasileira – os TUPs – Telefones de Uso Público (os populares orelhões) caíram em declínio.

Não é à toa que a própria Anatel já revê seu funcionamento e existência em grandes cidades. Em janeiro, lançou uma consulta pública. Assim, a Anatel sugere que os Telefones de Uso Público (TUP), popularmente conhecidos como “orelhões” devido ao formato, operem apenas para chamadas locais.

Uma análise feita pela autarquia revela que 6.668 localidades solicitaram retirada dos telefones públicos. Por sua vez, apenas 236 solicitaram instalação do TUP. Assim, entre as localidades que solicitaram a retirada de TUP, 3.851 são sedes de municípios (58%) e 2.817 são localidades não sede (42%) – ou seja em áreas de movimento de pessoas em locais fechados, como faculdades, escolas e terminais de passageiros.

Em Santos, existem 387 telefones públicos ativos, segundo a operadora Vivo. A empresa ficou

responsável pelos equipamentos públicos com a extinção da Telesp.

Desuso

Conforme a empresa, no período de março de 2023 a março de 2024, os telefones de uso público do Estado de São Paulo tiveram, em média, utilização de 0,7 créditos por mês. Por sua vez, mais da metade não teve utilização alguma. Neste sentido, no último ano o uso caiu aproximadamente 50%, mostrando o desinteresse pelo serviço. No entanto, sem uso, a depredação é inevitável nos equipamentos espalhados pelas vias públicas. Caso das unidades espalhadas na Avenida Conselheiro Nébias, em frente da antiga Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santos, no Boqueirão. Sem funcionamento, ambos estão depredados, sujos e pichados. Outro local sem uso está na calçada da avenida Bartolomeu de Gusmão, em frente ao colégio Escolástica Rosa, na Aparecida. Sem funcionar – o que é comum na ampla maioria dos equipamentos espalhados pelas vias públicas – eles se tornam objetos de poluição visual, sem finalidade.

Em nota, a Vivo informa que possui um sistema que detecta defeitos nos aparelhos para manutenção, além de realizar vistorias periódicas na planta de TUPs.

“Esclarecemos ainda que todos os meses, um volume expressivo de cúpulas, postes e aparelhos sofrem atos de vandalismo, exigindo reparos para que os orelhões estejam à disposição do público”.

“Para solicitar reparos, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento 103 15 (ligação gratuita) disponível 24 horas nos sete dias da semana”.

Assim, a empresa informa que

visitará os TUPs (orelhões) nos locais mencionados pela Reportagem e no bairro de Boqueirão, “onde faremos higienização/conservação de TUPs possivelmente vandalizados”.

Prefeitura

Em nota, a Secretaria de Prefeituras Regionais informa que, em relação aos orelhões citados pela reportagem, a pasta já notificou a empresa para que seja feita a devida manutenção e higienização nos equipamentos.

Para denúncias dessa natureza os munícipes podem ligar para a Ouvidoria – tel 162 – de segunda a sexta, das 7h às 19h, pela internet (www.santos.sp.gov.br/ouvidoria) ou presencialmente no Paço Municipal (Praça Visconde de Mauá s/ nº – térreo), das 10h às 16h. A prefeitura não possui o mapeamento dos orelhões da cidade.

Nota da Vivo

A Vivo informa que a distribuição de telefones públicos (TUPs) segue a determinação legal (Ministério das Comunicações) e regulatória (Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL).

Com as novas tecnologias de comunicação, em especial o massivo uso serviço móvel e a crescente demanda por uso de dados e expansão da rede 4G, 4,5G e 5G, a utilização dos orelhões está em acentuado declínio. Atualmente, temos 387 telefones públicos ativos em Santos. No período de março de 2023 a março de 2024, os telefones de uso público do Estado de São Paulo tiveram, em média, utilização de 0,7 créditos por mês, sendo que mais da metade não teve utilização alguma. Confira a matéria completa em boqnews.com

Obras de recuperação avançam no Mercado

DA REDAÇÃO

As obras do Novo Mercado Municipal seguem a todo vapor, com entrega do espaço prevista para fevereiro de 2025. No momento, uma equipe de 80 operários trabalha no restauro e remodelação interna do edifício histórico. A transformação do local é estratégica para impulsionar a revitalização e o desenvolvimento do Centro Histórico de Santos.

O prefeito Rogério Santos explica que a Cidade trabalha com ações integradas para promover a revitalização da região do Centro Histórico. “A obra do Mercado Municipal, além de recuperar o prédio que faz parte da tradição santista, promoverá a ocupação desse espaço com os comércios tradicionais, que tanto caracterizaram esse equipamento, e com novas iniciativas voltadas ao setor da economia criativa, da tecnologia, da gastronomia e do entretenimento”, diz.

“Já temos ali uma cervejaria artesanal e muitas outras novidades estão previstas, integrando um circuito comercial e turístico que também engloba o Parque Valongo, a Rua Tuyuti e a Rua República Portuguesa, entre outros espaços importantes do Centro”, completa Rogério Santos.

Frentes de trabalho

Os serviços são divididos por frentes de trabalho. Um grupo cuida da instalação de estruturas metálicas e dos revestimentos, outra equipe faz o tratamento da estrutura existente, e as demais executam as adequações de infraestrutura elétrica e hidráulica e atuam na finalização da cobertura do prédio da administração, informa o fiscal da obra, engenheiro Márcio Fioroni. Antes disso foram realizadas as demolições das estruturas dos boxes existentes.

As obras de modernização do Mercado Municipal são gerenciadas pela Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi). Trata-se de um investimento total de R$ 5,3

milhões no restauro das fachadas e telhado, e mais R$ 18,8 milhões no interior do edifício, recursos de convênio com o governo do Estado, por meio do Dadetur, do Fundurb (Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município de Santos) e do Município.

Visual moderno e arrojado

O espaço ganhará visual moderno e arrojado para abrigar todos os negócios voltados ao comércio tradicional e para a economia criativa. Para tanto está em andamento uma reforma geral. O edifício ganhará nova infraestrutura elétrica e hidráulica. Serão substituídos os revestimentos e haverá uma alteração de layout, que inclui a implantação de uma padaria e espaço para eventos, além de área para coworking no mezanino existente. Será também construído um novo mezanino em estrutura metálica que abrigará espaços gastronômicos.

O Novo Mercado Municipal contará com uma cervejaria, restaurantes e 18 boxes com peixaria, hortifrúti, açougue, temperos, bebidas, laticínios e padaria no térreo. O mezanino será ocupado por um café, uma varanda e 18 boxes com exposições, salão de beleza, venda de joias e artesanato, estúdios de tatuagem e piercing, além de espaços para coworking, ateliê, antiquário e suvenires.

Iluminação cenográfica

O restauro das fachadas e dos telhados está na fase de arremates. Já a Iluminação cenográfica prevista para a fachada, a partir do piso, só poderá ser instalada no final das obras da parte interna, que incluem a calçada no entorno e as rampas de acessibilidade.

Integração com VLT

A modernização do entorno e a integração com a Estação Mercado do VLT e com a Nova Estação Catraias contará com recursos do Fundurb e seu projeto foi aprovado nos conselhos de defesa do patrimônio histórico.

Em andamento Obras no local prosseguem com previsão de entrega do equipamento em fevereiro de 2025

SANTOS EquipamentosnãofuncionamnamaioriadoslocaisdaCidade Boqnews 5 6 a 12 de abril/2024
NANDO SANTOS
DOUG FERNANDES/DIVULGAÇÃO-PMS

TURISMO

Assunção, cultura e história do Paraguai

DA REDAÇÃO

Assunção é a capital do Paraguai com um clima bem parecido com o do Brasil. Uma das cidades mais antigas da América do Sul, Assunção tem como costume preservar as tradições e cultura do povo guarani, naturais do Paraguai, tanto no idioma, quanto nos costumes e cultura.

Calle Palma

A rua mais conhecida e visitada fica no centro de Assunção, capital do Paraguai. Também é conhecida por ser uma das principais áreas comerciais e culturais da cidade. Ao longo da Calle Palma, as pessoas vão encontrar uma variedade de lojas, restaurantes, bares, galerias de arte e prédios históricos. É um ótimo lugar para visitar, fazer compras e apreciar o clima vibrante da capital paraguaia.

Casa da Independência

Situado em Assunção, é um

marco histórico importante que preserva a memória da independência do Paraguai. Assim, a casa foi originalmente construída no século XVIII e serviu como residência de personagens respeitáveis durante a luta pela independência do país. Portanto, o museu expõe uma coleção de artefatos, documentos e exposições catalogadas a história do Paraguai.

Centro Cultural da República

Representa um espaço cultural de destaque na capital do Paraguai. Esse lugar é dedicado à diversas atividades culturais, exposições, eventos entre outras atividades. Dessa forma, valoriza a arte e a cultura regional.

Catedral de Assunção

Destacada como uma das mais importantes da cidade e um ponto histórico de grande referência no Paraguai. Localizada no centro de Assunção, a Catedral tem um destaque com a sua bela arquitetura e importância religiosa.

Facilidades

Assunção é um ótimo destino para quem gosta de conhecer pontos com fácil locomoção

BAIXADA SANTISTA

TerceirafasedaaçãofoideflagradaapósmortededoisPMs

Reforço

Ação contou com reforço de policiais para combater a criminalidade e reduziu em 25% os roubos na Baixada Santista

Operação Verão termina com mais de mil presos

DA REDAÇÃO

O reforço de policiais do interior e da capital na Baixada Santista terminou na última segunda-feira (1) com o encerramento da terceira fase da Operação Verão. A estratégia da Secretaria da Segurança Pública para combater o crime organizado por meio da asfixia financeira do tráfico de drogas, agora dá lugar à ampliação de efetivo de 341 PMs que passam a atuar de maneira permanente nas cidades da região.

O anúncio foi feito pelo secretário da pasta, Guilherme Derrite. “A operação cumpriu os seus objetivos, seja capturar alvos identificados por um trabalho de inteligência conjunto entre as polícias como reduzir os índices criminais na Baixada Santista. Agora, com a ampliação do efetivo, podemos dar continuidade a esse combate, que será constante”, ressaltou o secretário, ao analisar a região como uma das mais desafiadoras no combate ao tráfico de drogas por conta de sua localização e escoamento de drogas para Europa. Desde dezembro, no início do reforço na segurança na Baixada com as férias de fim de ano, 1.025 infratores foram presos, sendo quase a metade

(438) procurada pela Justiça, além de 47 menores apreendidos. As Polícias Civil e Militar retiraram das ruas 2,6 toneladas de drogas e apreenderam 119 armas de fogo ilegais. Esse trabalho resultou na redução de roubos em 25,8% em Santos, São Vicente e Guarujá no primeiro bimestre do ano, quando comparado ao do ano anterior. Em toda a Baixada Santista, fevereiro de 2024 foi o mês com a menor taxa de roubos da série histórica, iniciada em 2001.

As ações da Operação Verão vão dar espaço para a ampliação no efetivo policial promovida pelo Governo do Estado nas principais cidades da Baixada. No final de fevereiro, 341 PMs, entre soldados, cabos e sargentos, passaram a atuar na região. Além disso, há previsão no aumento de policiais civis com a formação de novos agentes neste ano. No mês passado, a gestão paulista também anunciou uma série de investimentos para fortalecer a segurança na Baixada. Há previsão de aplicar R$ 70 milhões para reformar e concluir obras de unidades policiais e aquisição de equipamentos, como viaturas, barcos blindados e novas armas. “Tudo isso para continuar o combate ao crime na região, elencada como prioritária por conta da

grande quantidade de drogas encontrada e de procurados pela Justiça e outros criminosos que foram presos utilizando o território para cometer seus crimes”, destacou o secretário.

Combate ao crime organizado

Durante a intensificação do policiamento, que contou com unidades das forças de segurança de São Paulo, houve prisões de peças-chaves para o crime organizado que atuavam a partir da Baixada. Uma delas foi presa no último dia 8 de fevereiro. Karen de Moura Tanaka Mori, a Japa, é suspeita de comandar a lavagem de dinheiro de uma facção criminosa em Santos, Cubatão e Guarujá, além da capital. Os policiais também prenderam Caio Vinicius, apelidado de “Nego Boy”, acusado de liderar o tráfico de drogas em uma das comunidades de Santos.

Ainda dentro da operação, a polícia identificou a atuação de Rodrigo Pires dos Santos, conhecido como “Danone”, outra liderança de alto escalão de uma facção. Na ação, em 16 de fevereiro, o suspeito trocou tiros com policiais e foi morto. Ao todo, 56 criminosos entraram em confronto com as forças policiais e morreram.

Apreensões em áreas de mangue e imóveis demonstraram a atuação de facções criminosas na Baixada para o escoamento de drogas, inclusive para fora do país. Na última semana, 1,2 tonelada de cocaína que seria levada para fora do Brasil a partir do litoral paulista foi apreendida por investigadores do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Além disso, dezenas de imóveis usados por traficantes como “casas bomba” para armazenar drogas e armas foram desativados pelos policiais na Baixada. No último dia 14 de março, dez construções em área de mata foram destruídas por equipes do policiamento ambiental, com apoio do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate).

Boqnews 6 6 a 12 de abril/2024
DIVULGAÇÃO/SSP
SITE PREFEITURA DE ASSUNÇÃO

agende-se

Não aprendi dizer adeus

Leila simplesmente está entre a vida e a morte. De maneira atrapalhada e divertida, ela tenta de mil formas escapar do inevitável.

Recomendação: 16 anos. Local: Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136 - Santos). Dia e horário: sábado (6), às 20h. Ingresso: R$ 40 (inteira), vendas em sescsp.org.br.

Teatro

Cor que ninguém conhecia Licurgo, governante de um mundo sem cores, fez valer a Ordem do Preto e Branco. Segundo tal sistema, e os livros utilizados nas escolas, as cores não existem, são apenas lendas que servem para promover a desordem. Nosso protagonista sente seu poder ameaçado quando, na casa da cientista Belarmina, nasce uma rosa colorida.

Recomendação: Livre. Local: Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida - Santos). Dia e Horário: domingo (7), às 17h30. Ingresso: R$ 30 (inteira), vendas em sescsp.org.br. Obs: Grátis para crianças de até 12 anos.

Literatura

Mulher que casou com Iauaretê Conto homônimo de Kaká Werá é inspirado em histórias de origem Kamayurá. É nesse espírito que o

Grupo Manuí resgata e ressignifica a arte ancestral de contar histórias indígenas.

Recomendação: Livre. Local: Comedoria Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136Aparecida - Santos). Dia e Horário: sábado (6), às 17h. Ingresso: gratuito.

Leia Santos

A equipe do projeto Leia Santos estará, na quinta (11), na Zona Noroeste, para a tradicional distribuição gratuita de livros e gibis.

Recomendação: Livre. Local: Av. Afonso Schmidt, na altura do nº 630, no CasteloSantos. Dia e Horário: quinta (11), das 10h às 14h. Ingresso: gratuito.

Música

Choro Negro

O show, em formato de “concerto”, apresenta a obra atemporal do compositor e cantor Paulinho da Viola, que completou 80 anos, considerado um dos maiores mestres do samba brasileiro, ao lado de Cartola, Jair do Cavaquinho, Zé

Keti e outros grandes nomes.

Recomendação: Livre. Local: Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida - Santos). Dia e Horário: sexta (12), às 20h. Ingresso: R$ 40 (inteira), vendas em sescsp. org.br.

Chorinho no Aquário

O grupo Amigos da Música sobe ao palco para celebrar os grandes compositores da música popular brasileira, como Chico Buarque, João Nogueira e Tom Jobim.

Recomendação: Livre. Local: Aquário Municipal de Santos (Praça Vereador Luiz La Scala, Ponta da Praia - Santos). Dia e Horário: sábado (6), às 18h. Ingresso: gratuito.

Exposição

Exposição 'A arte da natureza' A mostra, que traz obras de seis renomados artistas visuais contemporâneos - José Roberto Aguilar, Jaider Esbell, Mário Ishikawa, Hélio Melo, Gilberto Salvador e Claudio Tozzi - explora a relação intrínseca entre o homem e a natureza.

Recomendação: Livre. Local: Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartholomeu de Gusmão, 15 - Boqueirão - Santos). Dia e Horário: de terça a domingo, das 9h às 18h. Ingresso: gratuito.

Oficina

Postais e a Cidade

Explore as peculiaridades do seu bairro e expresse sua perspectiva por meio da arte dos postais. Capturando a essência da sua vizinhança em uma única imagem, você terá a oportunidade de transmitir suas experiências, memórias e visões para os outros membros da comunidade. Com o objetivo de fortalecer os laços comunitários, destacando as características distintivas que tornam cada bairro especial.

Recomendação: Livre. Local: Espaço de Tecnologias e Artes (R. Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida - Santos). Dia e Horário: domingo (7), às 11h. Ingresso: gratuito.

Cinema DE 6 A 9 DE ABRIL

Cine Arte Posto 4 - Santos

‘Samsara - A Jornada da Alma’ (leg) – Horário: às 16h, 18h30 e 21h (até qua). Ingresso: R$ 3 (inteira). Classificação: Livre.

Cineflix - Miramar - Santos

Kung Fu Panda 4 (dub) – 14h50, 16h50, 18h50. 10 anos. Godzilla e Kong - O Novo Império (leg) –15h55, 21h. 12 anos. Uma Família Feliz (nac) – 20h20. 16 anos. Saudosa Maloca (nac) – 18h35. 14 anos. Licença para Enlouquecer (nac) – 20h50. 16 anos. Instinto Materno (leg) – 16h, 18h10. 14 anos.

Cinemark - Praiamar - Santos

A Primeira Profecia (dub) – Sáb – 13h. Dom – 12h, 13h40, 15h15, 19h10. Exceto dom –14h40, 16h15, 20h10 (leg) – Dom – 17h50, 20h30. Exceto dom – 18h50, 21h30. 16 anos Dois é Demais em Orlando (dub) – Sáb – 12h20. Dom – 11h20. Livre. Dona Lurdes - O Filme (dub) – Sáb – 13h20. Dom – 13h40. Seg e ter -14h40. 12 anos. Duna: Parte II (leg) – Dom –13h50, 19h50. Exceto dom – 14h50, 20h50. 14 anos. Godzilla e Kong - O Novo Império (3D-dub) – Sáb – 12h20. Dom – 19h20. Exceto dom – 15h, 20h20 (dub) – Dom – 11h20, 12h45, 14h, 15h20, 18h. Exceto dom – 13h45, 16h20, 19h (leg) – Dom – 16h40, 20h45, Exceto dom - 17h40, 21h45. 12 anos. Instinto Materno (leg) – Dom – 16h30. Exceto dom – 17h30. Todos os dias – 21h40. 14 anos. Kung Fu Panda 4 (3D-dub) – Dom – 15h10, 17h30. Exceto dom – 16h10, 18h30 (dub) –Exceto

dom -14h, 15h10, 17h20, 19h30, 20h40. Dom -12h, 14h10, 16h20, 18h30, 19h40. Todos os dias – 13h. 10 anos. Os Farofeiros 2 (nac) – Sáb – 15h30, 18h, 20h20. Dom – 15h50, 18h20, 20h50. Seg e ter – 16h50, 19h20, 21h50. 12 anos. The Chosen: Os Escolhidos (dub) –Sáb – 11h50. Dom – 13h50, 16h50. Exceto dom – 14h50, 17h50. 12 anos. Uma Família Feliz (nac) – Sáb – 12h10. Dom – 11h10, 17h20, 20h10. Exceto dom – 18h20, 21h10. 16 anos. Uma Prova de Coragem (leg) – Sáb – 13h10. Dom – 12h10, 14h50, 17h40, 20h20. Exceto dom – 15h50, 18h40, 21h20. 12 anos.

Roxy 5 - Gonzaga - Santos

Uma Prova de Coragem (dub) – 14h30, 19h (leg) – 16h45, 21h15. 12 anos. Godzilla e Kong - O Novo Império (dub) – 15h, 17h15, 19h30, 21h, 22h. 12 anos. Kung Fu Panda 4

Frango cremoso com batata e queijo

INGREDIENTES

500g de peito de frango em cubos

4 batatas picadas

1 colher (chá) de paprica defumada

1 colher (chá) de curry

1 colher (chá) de pimenta do reino

2 bastões de Meu Segredo 7

Vegetais

1 lata de creme de leite

1 xicara (chá) de queijo parmesão ralado

150g de muçarela fatiada

Azeite para grelhar

MODO DE PREPARO

Em um recipiente, tempere o frango e as batatas separadamente com a páprica defumada, o curry, a pimentado-reino e o Meu Segredo 7 Vegetais. Em uma frigideira grande, aqueça um pouco de

azeite e doure os cubos de frango por cerca de 10 minutos, até que fiquem dourados e cozidos por completo. Adicione o creme de leite ao frango na frigideira, misture bem e reserve. Em outra frigideira, aqueça um pouco mais de azeite e doure as batatas picadas até que fiquem douradas e macias. Junte as batatas douradas ao frango na primeira frigideira. Acrescente o queijo parmesão ralado e misture bem para incorporar todos os sabores. Cubra a mistura na frigideira com as fatias de queijo muçarela e tampe a frigideira por alguns minutos para que o queijo derreta completamente. Quando o queijo estiver derretido, retire do fogo e sirva imediatamente.

FONTE: RECEITAS NESTLÉ

Uma Prova de Coragem

Um corredor de aventura, estrelado por Mark Wahlberg, adota um cão de rua chamado Arthur para acompanhá-lo em uma corrida épica de resistência.

(dub) – 15h, 17h, 19h. 10 anos. Os Farofeiros 2 (nac) – 14h30, 16h45, 19h, 21h15. 12 anos. The Chosen: Os Escolhidos (dub) –14h30, 17h30, 20h30. 12 anos.

Roxy 6 - Brisamar - São Vicente

Godzilla e Kong - O Novo Império (dub) –15h, 17h15, 19h30, 21h, 22h. 12 anos. Kung Fu Panda 4 (dub) – 15h, 16h05, 17h, 19h, 20h05. 10 anos. Os Farofeiros 2 (nac) – 14h30, 16h45, 19h, 21h15. 12 anos. The Chosen: Os Escolhidos (dub) – 14h30, 17h30, 20h30. 12 anos. Uma Prova de Coragem (dub) – 14h, 18h, 22h. 12 anos.

Roxy 2 - Pq Anilinas - Cubatão

Godzilla e Kong - O Novo Império (dub) – Exceto seg – 14h30, 16h45, 19h, 21h15. 12 anos.Kung Fu Panda 4 (dub) – Exceto seg - 14h, 16h, 18h, 20h. 10 anos.

Boqnews 7 etc
6 a 12 de abril/2024
DIVERSÃO, CULTURA & LAZER
DIVULGAÇÃO
Paraumarefeiçãoleveemuitosaborosa DIVULGAÇÃO
RECEITA
CAIO OVIEDO

BoqNegócios

caderno de oportunidades

VENDO 2 DORMS AMPLO (AC. PERMUTA 1 DORM.) Na av. Bernardino de Campos, em Santos, 10 mins da praia, 93 m² c/ 2 entrs, 2 qtos, 1 banh, fte e gar. dem., interfone, cams, 3º andar, prédio 3 ands e vista livre! Super arejado! Ac. permuta, R$360 mil. Contato Tr. tel / whatsapp 13 99115.5531

COBERTURA DUPLEX NO GONZAGA - VISTA 360 Charmosa e aconchegante. R$ 1.700.000. Metro quadrado abaixo do mercado! Contato: 13 991 15 55 31

OPORTUNIDADE! LÍNDÍSSIMA E MODERNA COBERTURA DUPLEX no Gonzaga.Vista Mar! R$ 3.700.000. Sem uso! Contato: 13 991 15 55 31 R$20,00

VENDO 1 DORM. LINDÍSSIMO - STOS. A 500M DA PRAIA

Piscina, squash, salão de festa, gar. demarcada. Portaria 24hs, câmeras. Vendo R$350 mil. Ac. veículo. Tratar c/ prop. Tr. tel / whatsapp 13 99115.5531

GONZAGA / SANTOS Apto c/ 2 dorms, suíte, lavabo, sala 2 ambs. coz plan, dispensa e área de serviço. Com lazer completo. Só 680 mil (13) 99701-2399 - Mara

MACUCO/1 QUADRA DA AV AFONSO PENA E CANAL 5 Sobrado, geminado de um lado com 2 dorms, 1 suíte, WC social com box blindex, sala 2 ambes c/ sacada, coz. ampla, A/Serviço independente com WC de empr., piso porcelanato, garagem fech. p/ 2 carros com WC, área gourmet. 125m² de área construída.

Preço: R$ 600 mil. Aceita 50% entrada + financiamento. (Não aceito corretores). TELEFONE e WHATSAPP p/ CONTATO: 13 99123-9085

Boqnews 8 6 a 12 de abril/2024 BoqNegócios
Boqnews 9 BoqNegócios 6 a 12 de abril/2024

BoqNegócios

caderno de oportunidades

Boqnews BoqNegócios 10 6 a 12 de abril/2024
Boqnews 11 BoqNegócios 6 a 12 de abril/2024
Boqnews BoqNegócios 12 6 a 12 de abril/2024
OURO Joias, brilhantes, relógios, prata, platina, cautelas. Antiguidades em geral. Cobrimos qualquer oferta! Rua Othon Feliciano, 2 cj. 24 Boulevard Gonzaga - 3284-9152 DISK MARMITA / MARMITEX Comida caseira Seg. a Sáb. Valor Marmita/Quinzena: 1ps. = R$200,00; 2ps. = R$250,00; 3 ps. = R$300,00. Marmitex = R$10,00. Ligar cedo - Vera. 3227-0014 / 99184-9743 R$20,00
BoqNegócios caderno de oportunidades
Boqnews 13 BoqNegócios 6 a 12 de abril/2024
Boqnews BoqNegócios 14 6 a 12 de abril/2024
Boqnews 15 BoqNegócios 6 a 12 de abril/2024
Boqnews BoqNegócios 16 6 a 12 de abril/2024
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.