Page 1

Canal de Áudio Boqnews EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986

Baixe o aplicativo na Google Play Store e mantenha-se bem informado

Santos, 14 a 20 de julho de 2018 | Nº 1213 | ANO XXXIII

LUCAS FREIRE

Som retrô MÚSICA

etc

FOTOS DIVULGAÇÃO

CULTURA & VARIEDADES CINEMA

Hotel Transilvânia 3 estreia nas telas para alegria da garotada. Página 8

MÚSICA

O cantor Luan Santana apresenta seus sucessos no Mendes Center Convention. Página 6


Boqnews

EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986

BOQNEWS É EDITADO PELA ENFOQUE JORNAL E EDITORA LTDA

Avenida Pedro Lessa, 3.076 - cj 81 - Embaré Santos - SP - CEP 11025-002

Boqnews -

Distribuição gratuita em residências, estabelecimentos, bancas e centros comerciais, além de shoppings de Santos. Acesso digital na íntegra pelo www.boqnews.com e Facebook (jornalBoqnews)

14 a 20 de julho /2018 - 2

FUNDADOR

Jairo Sérgio de Abreu Campos (Mtb 12.514)

DIRETOR DE REDAÇÃO

Humberto Iafullo Challoub (Mtb 17.645)

DIRETOR ADM./COMERCIAL

Fernando De Maria dos Santos (Mtb 21.123)

IMPRESSÃO Folhagraf - Empresa Folha da Manhã (Folha de S. Paulo)

FALE CONOSCO

PABX (13) 3326.0509/3326.0639 REDAÇÃO:

redacao@boqnews.com

MARKETING E PUBLICIDADE: comercial@boqnews.com DEPTO. FINANCEIRO:

financeiro@boqnews.com

DEPTO. DE ARTE: arte@boqnews.com

INTERNET

WWW.BOQNEWS.COM @BOQNEWS

Vocação para o agronegócio

JAIRO SÉRGIO & COLABORADORES jairo@boqnews.com

Tô nem aí I

Como de costume, a maioria dos deputados federais ainda age de olho nos interesses particulares na votação em projetos de lei que garantem benefícios a pequenos grupos em detrimento da população como um todo.

Tô nem aí II

Antes do recesso parlamentar do primeiro semestre - que será emendado com as campanhas eleitorais pela maioria deles - os nobres edis aprovaram um pacote de maldades contra a população brasileira, que agora depende do Senado e depois da sanção presidencial. Se tudo for aprovado, o rombo vai superar a casa dos R$ 100 bilhões - sem contar o déficit orçamentário previsto para 2019, superior a R$ 130 bilhões.

Tô nem aí III

Entre as emendas alteradas na legislação em vigor estão as autorizações de aumento ao funcionalismo, para inserção e criação de novos cargos públicos e a prorrogação por mais cinco anos do prazo para concessão de incentivos fiscais. Sem contar no repasse dos custos à sociedade dos valores do furto de energia no Norte e Nordeste e a isenção plena da tarifa a famílias de baixa renda.

Tô nem aí IV

De olho nas eleições de outubro, boa parte dos parlamentares quer fazer média com chapéu alheio,

@jairosacampos

pois amplia as despesas públicas sem a devida receita. Tudo para garantir votos junto às bases. Mas, adivinhem quem pagará a conta?

Aproximação

Pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, tenta se aproximar do governador de São Paulo, Márcio França, para garantir o apoio do atual governador paulista à sua candidatura e, de quebra, abrir as portas ao PSB nacional em uma eventual dobrada. Gomes é amigo de França. Assim, não seria surpresa se esta tentativa de namoro virar casamento...

Polêmico outdoor I

Um polêmico outdoor de dupla face instalado há semanas em frente a um imóvel na praia do José Menino está provocando frisson. A denúncia, aliás, já chegou ao Ministério Público Federal, que ainda não se pronunciou.

Polêmico outdoor II

Nas imagens, o ex-vereador vicentino e pré-candidato a deputado federal pelo PSL, Jr. Bozzella, estampa apoio à chegada ao partido dos pré-candidatos à Presidência, Jair Bolsonaro, e ao Senado, Major Olímpio.

Não foi consultada

Em nota, a Executiva Municipal do PSL de Santos informa que não possui qualquer responsabilidade sobre o outdoor. E informa ainda “que

“Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, mas uma consequência.”

Leia mais em www.boqnews.com/blognews

a propaganda foi feita sem o conhecimento dos dirigentes municipais. A responsabilidade sobre tal ação é unicamente do précandidato que a realizou, pois este em momento algum - consultou os dirigentes do partido sobre o ato”, enfatiza os diretores da agremiação na Cidade, presidida por Victor Panchorra, vice, Leonardo Perez, e 1º secretário, Marcelo Farias.

Acelerando I

O presidente do PSDB em Santos, Flávio Jordão, está convicto que o ex-governador paulista, Geraldo Alckmin, que hoje patina nas pesquisas, vai crescer no momento certo. Para ele, com o fim da Copa, a população vai se interessar mais pelo pleito e descobrir a candidatura de Alckmin, “que irá figurar nas primeiras colocações nas pesquisas, atropelando os que figuram hoje na frente”.

Acelerando II

Jordão enfatiza que a população sabe que dirigir o país é coisa séria. “Alckmin é o único candidato com equilíbrio para conduzir o país no ritmo certo do desenvolvimento, equacionando a economia e gerando empregos”.

Quem Responde?

Será...

que se não tivesse ocorrido a agressão a um jovem em uma casa noturna no Embaré, a Prefeitura fecharia o estabelecimento? LEON TOLSTÓI

ESCRITOR RUSSO

Mala chargesdomala.blogspot.com.br

A demonstração de força do agrodo agronegócio, no entanto, ainda não negócio brasileiro, que no ano passado O País tem evoluído representou a melhoria das condições respondeu por 44% das exportações nade vida das populações do campo, que cionais, torna evidente a necessidade de nas pesquisa e no enfrentam os conflitos resultantes da diso setor figurar com destaque nas políticas puta pela terra. Nesse sentido, é de se esde desenvolvimento que o País prepara emprego de novas perar que o setor, que se revela cada vez para as próximas décadas. Mesmo não mais essencial para o desenvolvimento tecnologias no obtendo valores maiores na venda de econômico e social do País, mereça por produtos ao exterior, especialmente em parte dos candidatos à Presidência a razão da crise financeira internacional, campo, o que permite atenção devida e propostas consistentes são cada vez maiores as quantidades de a criação de uma política de apoio ampliar demandas para produtos brasileiros embarcadas, o que aos produtores, estímulos aos pequenos denota a consolidação e conquista de rurais e às cooperativas de pelas mercadorias proprietários novos mercados consumidores. trabalhadores, de forma a criar novos Mesmo enfrentando as restrições paradigmas à produção nacional. nacionais em alguns continentes, a maioria de Mais do que gerar divisas ao ordem sanitária e fitossanitária, o Brasil País, lucros aos grandes fazendeiros já fornece produtos alimentícios a mais de180 países, um e saldos favoráveis à balança comercial, o setor de mercado que ainda pode ser ampliado e que nos últimos agropecuária é, sem dúvida, a via de acesso mais anos garantiu resultados positivos à balança comercial viável para servir como instrumento para geração brasileira. A China segue como principal destino das de empregos e de inclusão social. Assim, o projeto exportações dos produtos do agronegócio brasileiro de reforma agrária, que até hoje serviu apenas para e tem aumentado sua participação nos últimos anos, enriquecer retóricas eleitorais e à promoção de pseudo assegurando boas perspectivas para o futuro. Ressalte- lideranças e sindicatos de caráter duvidoso, deveria -se que, além da evidente melhoria dos processos de fazer parte das políticas de fomento ao aumento da produção e qualidade dos produtos ofertados, o País tem produção nacional, com a integração dos empresários evoluído nas pesquisas e no emprego de novas tecnolo- do setor, cooperativas e entidades de trabalhadores gias no campo, o que permite ampliar demandas pelas interessadas em transformar a realidade do campo mercadorias nacionais, especialmente carnes bovinas e por meio do trabalho efetivo. Afinal, se já sabemos suínas, soja, produtos lácteos e frutas. produzir riquezas, agora é hora de aprendermos a Impulsionado pela mecanização, o crescimento melhor distribuí-las.

BOQNEWS

FERNANDO DE MARIA

Panorama Regional

O tempo dirá Há 33 anos, o mundo assistia ao concerto Live Aid, que mobilizou milhares de músicos e público para alertar sobre fome e a pobreza na Etiópia e, por consequência, na própria África. O tempo passou, mas os problemas permanecem no continente africano. E, infelizmente, sem solução. Mas não precisamos ir tão longe para verificarmos que diversos locais da Baixada Santista também podem ser comparados com indicadores africanos de extrema pobreza. Isso graças a uma expansão indiscriminada, com invasão de áreas, alimentada pela manipulação política ao longo de décadas, que registramos indicadores vergonhosos. Levantamento do IPEA Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada traz números desconcertantes. O órgão mede o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) levando em consideração 16 indicadores, divididos por itens como mortalidade, renda e escolaridade, por exemplo, que se abrigam em três tópicos: Capital Humano, Dimensão Renda e Trabalho e Infraestrutura Urbana. Os dados podem ser conferidos neste site (http://ivs.ipea.gov.br) O IPEA dividiu os resultados em indicadores, variando de menos de 0,20 (muito baixo) até acima de 0,50 (muito alto). Ou seja, quanto maior o número, maior a vulnerabilidade social. Santos tem o melhor índice (0,17), quase o dobro de Praia Grande (0,319) e São Vicente (0,311), ambas classificadas com o IVS ‘médio’, Ou seja, ambas as cidades enfrentam problemas sociais que tendem a crescer se não houver atenção e fernando@boqnews.com

investimentos urgentes em áreas sociais. Não bastasse, Cubatão (0,291) e Guarujá (0,285) batem na trave. Sinal de alerta. Alguns números refletem melhor estes conceitos. Segundo dados do IPEA, 52.650 jovens entre 15 a 24 anos vivem em condições consideradas vulneráveis, ou seja, sem emprego, estudo e facilmente cooptados pelo tráfico. O número supera a população de Mongaguá. Só São Vicente, Guarujá e Praia Grande respondem, juntas, por 60% destes casos. Coincidência ou não, são as cidades onde os índices de violência têm se destacado em âmbito regional e estampam com frequência os noticiários policiais. Portanto, há uma relação clara entre o IVS e a segurança. Outro dado preocupante é que, excluindo Santos, com 8,08% da sua população (cerca de 34 mil pessoas), e São Vicente, com 18,56% nesta condição, os outros sete municípios da Baixada têm mais de 20% de sua população com renda per capita igual ou menor a 1/2 salário mínimo (R$ 477 - R$ 15,90/dia). Assim, os indicadores revelam claramente que há a necessidade urgente de ações metropolitanas, com apoio de outras esferas governamentais, para criar alternativas de geração de renda, emprego, e investimentos em habitação, saneamento, saúde e educação para enfrentar esta situação. Se nada for feito, a realidade atual vai cobrar a fatura, especialmente no tocante ao aumento da violência. Ignorar esta situação é atear álcool na fogueira chamada insegurança, cujos efeitos são cada vez sentidos pela população. O tempo dirá.


Boqnews

14 a 20 de julho/ 2018

3

GOTA DE LEITE Mobilização da comunidade ajuda a manter tradicional entidade de assistência social de portas abertas ao público FOTOS NARA ASSUNÇÃO E FELIPE REY

Felipe Rey COLABORADOR

Após um início de ano conturbado e com riscos de fechamento, a população santista se mobilizou e, assim, a Assistência à Infância Gota de Leite se mantém firme e forte. Quem garante é a coordenadora de Captação de Recursos da entidade, Marise Hashimoto. "No começo do ano a situação era mais difícil. Então foram feitas várias campanhas em prol da Gota. Conseguimos mais doadores e com isso diminuímos algumas despesas que tivemos aqui", disse. A Gota de Leite é uma instituição privada, filantrópica e sem fins lucrativos. Atende crianças de 11 meses a seis anos na creche e educação infantil, recebe doações de alimentos para se manter aberta. Ainda recebe doações de roupas em bom estado para o brechó. "Enquanto nós conseguirmos receber as doações, isso nos ajudará a manter a entidade. Então, o risco de fechamento só ocorrerá se não recebermos mais", enfatiza. Ainda segundo Marise, neste ano não ocorrerá a tradicional Festa da Tainha, devido a falta de rentabilidade que o evento proporciona. Recentemente, a entidade também não realizou sua tradicional quermesse. Dinheiro Uma parte das verbas que mantêm a entidade é proveniente da

Boas notícias

Apesar dos problemas financeiros ocorridos no primeiro semestre, a instituição Gota de Leite continua de portas abertas para atender crianças

Esperança renovada

Secretaria Municipal da Educação (Seduc). Ao todo são 59 instituições que demonstraram interesse em realizar o convênio com o município. A entidade Gota de Leite irá receber o valor de R$1.096.021,26 ao longo de 2018, referente a 220 matrículas (44 berçário, 88 maternal, 44 jardim e 44 préescola). "Vale destacar que ainda é repassado o valor mensal de R$ 22.960,00 referente ao aluguel do imóvel", afirmou a Seduc. O montante refere-se às instalações da UME Gota de Leite e também ao Fundo Social de Solidariedade, que funciona em um prédio locado pela entidade.

Portanto, mensalmente a entidade recebe de subvenções R$ 87.337,36. "A conta que eles fazem é referente ao quanto de despesa cada criança gasta", relata a coordenadora administrativa, Adriana Oliveira. O valor total mensal é dividido entre berçário, maternal e jardim e pré, cujos valores pagos individualmente são de R$ 494,25, R$ 410,60 e R$ 334,75, respectivamente. "Nós recebemos a subvenção que nos ajuda e muito. Recebemos os aluguéis, mas isso não dá para suprir todos os gastos, principalmente por causa dos projetos sociais", afirma Adriana. Na prática, a manutenção de cada

criança custa, em média, cerca de R$ 700 por mês à entidade equivalente a R$ 154 mil mensais pelas 220 crianças. Projetos Como as subvenções ajudam

a manter o local aberto, os projetos abrem a possibilidade da participação de qualquer pessoa. A Gota conta com projetos voltados para mulheres, crianças e adolescentes, como, por exemplo, Gota + Verde, voltado ao desenvolvimento ambiental e cultivo de horta orgânica; Gota Rosa, voltada para a mulher, por meio de oficinas de corte e costura. Além da Musicalidade na Gota, cujo propósito é educar e disciplinar crianças e adolescentes de 8 a 17 anos. Há ainda o Dente de Leite, que atua na prevenção e tratamento da saúde bucal, Programa Nutrir, promovendo alimentação saudável aos estudantes e Gotas no Judô com aulas gratuitas para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. Segundo Marise, para conseguir a manutenção dos projetos, a entidade busca ajuda em patrocinadores. "Todos os cursos são gratuitos. Então, para se fazer esse serviço, precisamos de profissionais envolvidos no atendimento. E eles precisam ser remunerados", salienta.


4

Boqn

14 a 20 de julho/2018 FOTOS: ARQUIVO PESSOAL

CD E VINIL Apesar do avanço da era digital, onde músicas podem ser facilmente acess

Sons do bom e v Lucas Freire COLABORADOR

Laços

A relação de Victor e Marcello é permeada de conversas sobre a cultura musical

Nas décadas de 1960 e 70 eram anos quando a tecnologia digital ainda era utópica, somente imaginada. Os tempos mudaram, mas algumas pessoas ainda preferem ouvir música à moda antiga. Hoje, é possível encontrar

pessoas que buscam por CDs e vinis dos artistas favoritos. Sem contar também que existem raridades musicais e capas artísticas, incomuns na mídia digital. Dependendo da pessoa, ter uma prateleira com diversos discos pode ser um simples hobbie ou até mesmo um ato de colecionador. E isso independente da idade. O estudante de Direito, Bruno Romiti, de 21 anos, - e músico nas horas vagas - tem uma coleção de CDs e vinis que alcança aproximadamente de 60 a 80 itens. Ele disse que devido à praticidade do alcance da música em forma digital, acaba buscando por discos e CD’s mais clássicos. Antes, ele tinha o hábito de comprar músicas pelo ITunes , plataforma digital direcionada para IOS. Hoje além de assinar o plano digital do Spotify não abre mão do consumo das mídias físicas. Dentro de sua coleção, os prediletos são Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, Thriller , de Michael Jackson, e Dark Side of the Moon, do Pink Floyd. No âmbito nacional, além das clássicas canções de Chico Buarque, como Construção, ele curte grupos mais atuais, como a banda carioca Baleia, os paulistas de O Terno, entre outros. Valorização artística Para Romiti, comprar os CDs é muito mais do que apenas tê-los em mãos, mas também o desejo de cultuar e de valorizar o trabalho dos artistas e musicistas. “A arte criada por eles é uma forma de se comunicarem com a gente, que é o público. Trata-se de uma conversa quase que remota e para mim isso é um dos aspectos mais importantes da arte”, afirma o jovem. Ele acredita que o público consegue se sensibilizar por intermédio do trabalho artístico. “Mesmo sendo feita por alguém que viveu uma vida e passou por experiências muitas vezes tão diferentes das nossas, e mesmo assim, aquilo ressoa tão fortemente conosco”, reflete o jovem. Romiti entende que o gosto e a afinidade por itens materiais é uma relação curiosa para pessoas que nasceram a partir dos anos 90. Ele disse que pelo fato de crescer em uma época de transição, quando surgiram tecnologias como MP3, IPod, ao mesmo tempo ele cresceu cercado de discos de vinil e fitas cassetes, além dos CDs, é claro. Consumo O universitário acredita num equilíbrio entre as formas de consumir a arte musical. “Ao mesmo tempo em que gostamos da praticidade de descobrir uma música ou banda nova no Spotify

ou YouTube, é muito bom poder ver bem de perto a capa de um vinil ou CD, abrir um encarte, fazer quase que aquele ritual, sabe?’’. Bruno Romiti explica que como músico, o contato com a música ultrapassa o da admiração e alcança a prática. Em sua casa, é possível encontrar guitarras e violões. Além disso, ele é membro de uma banda de tributo ao memorável Pink Floyd, de nome InPulse, um trocadilho com o clássico disco Pulse Neste final de semana, junto de sua banda, ele encerrará o evento do Dia do Rock promovido pela Prefeitura. Será neste sábado (14) na Praça dos Andradas. O evento começa a partir das 12h e é aberto ao público. O músico comenta que guarda com carinho as lembranças daqueles que o presentearam em algum momento com um disco de vinil ou CD.

De pai para filho O músico Marcello Oliveira, de 56 anos, e seu filho, o estudante Victor Persico, 25 anos, compartilham uma paixão além de seus laços familiares: o amor e entusiasmo pela música! A princípio, Victor era muito ligado aos Beatles e Elton John. Até o momento quando seu pai apresentou-lhe a banda Deep Purple. “Abriu a minha cabeça para o rock. Depois, vieram Ozzy (Osbourne), Led Zeppelin, Rush, entre outros. Com o passar do tempo vieram o samba, mpb, jazz, blues”, conta Persico. Ambos colaboram para cultura do Rock N' Roll em Santos. Marcello proliferou o rock, tocando em bares, clubes, bandas de baile e de garagem, boates e até em cruzeiros marítimos. Já Persico, estudante de Jornalismo, escreve para o Blog n' Roll, e divulga o trabalho das “BOAS FOR novas bandas da região e do BraSURPRESAS sil, por meio da DE VINIL OU sua coluna Som UM AMIGO Na Vitrola. O universiALGUÉM -tário não para por aí! Quando BRUN


news

14 a 20 de julho/ 2018

5 LUCAS FREIRE

sadas em qualquer celular ou computador, fãs ainda preferem a tradicional mídia física

velho toca-disco há evento de rock na Cidade, ele está presente e vestindo a camisa de alguma banda. Persico acredita que isso é uma forma para que a chama do Rock N' Roll não se apague em Santos. Marcello acredita que atualmente o conhecimento de Persico no âmbito musical é maior que o dele. “Por abraçar a carreira de músico profissional, fui obrigado a tocar aquilo que o povo gostava e gosta de ouvir, não me especializando puramente no rock”, explicou. De acordo com Persico, não apenas pelo fato de Marcello ser seu pai, mas também por ser um profissional talentoso, ele o considera uma grande inspiração. Procura O ambiente é nostálgico. Rafael Paulino, dono da Blaster, uma das lojas sobreviventes de CDs em Santos, é um dos que mantêm a chama viva do amor às mídias tradicionais. De acordo com o lojista, a procura começou a cair a partir do começo dos anos 2000. “Daí em diante, as buscas e compras pelos CDs eram feitas apenas pelos interessados. E com o tempo as lojas acabaram encerrando suas atividades, o que trouxe um equilíbrio para o mercado”, explicou o proprietário. Rafael explica que a loja foi uma das sobreviventes, pois trata-se de um local de venda segmentada, ou seja, o público-alvo aficionado por Rock N' Roll ainda consome produtos do ramo musical.

ORAM AQUELAS S DE UM DISCO U CD GANHO DE O, FAMILIAR OU M PRÓXIMO”.

NO ROMITI

Desafio A grande maioria das pessoas que constituem as gerações mais recentes não têm o hábito de consumir a mídia física. Afinal, desde que nasceram possuem uma facilidade e intimidade com as plataformas digitais. Pelo o dia-a-dia, Paulino observa que a faixa de idade que mais costuma comprar em sua loja tem em torno de 30 anos. De acordo com ele, nas demais faixas etárias acabam variando, alguns

mais velhos deixaram de frequentar a loja, enquanto jovens começaram a procurar pelos produtos. “Uma parte do pessoal mais antigo ainda compra. Os demais se desligarem de vez. Já a garotada mais nova está entrando no Metal, Punk, Metalcore”, relata o comerciante. Paulino explica que os fatores que levam à pessoa a consumir a mídia física são variados. Existem aqueles que gostam de ter a sensação de abrir o plástico, poder pegar na mão o CD e visualizar o encarte. E também há os colecionadores, que acabam investindo em itens para enriquecer suas prateleiras musicais. Vinil Não se trata apenas de colocar o vinil para tocar no toca-disco. Há a questão de um ritual, uma afinidade com o som tocado pela agulha que sai nas caixas. A coleção de Marcello e Victor já alcança cerca de 1000 bolachões. Essa paixão de coleciona-los passou de geração em geração. “Isso veio do meu bisavô que colecionava e deve ter sido uma das primeiras pessoas a terem uma conta n'A Musical, no Centro de Santos. A diferença é gritante. Existem faixas do Pink Floyd em um disco, pequenos detalhes que você ouve em disco, mas no digital não, mesmo com toda a tecnologia”, relata Persico. De acordo com o jovem, o seu grande achado foi o primeiro álbum do Joelho de Porco, de 1974, com o selo da gravadora Crazy, de São Paulo. E também o primeiro álbum do Barão Vermelho, com o Cazuza, de 1982. O proprietário da Blaster conta que hoje o grande problema é que há uma determinada demanda em buscas dos bolachões. No entanto, todos os produtos novos precisam ser importados. E isso acrescenta no custo final, se tornando menos atrativo ao público. Por outro lado, existem os produtos usados, que ainda se mantém em bom estado de conservação, mas pelo fato de serem mais antigos acabam sendo mais finitos. Crise e Fechamento A Blaster existe desde o final de 1989 e passou por algumas mudanças, mas ainda se encontra na Galeria Ipiranga. Antes se encontrava nos fundos da galeria e só a partir de 2002 entrou para o corredor principal. Hoje, muitos que passam em frente à loja se encantam com a vitrine, rica em diversidade de CDs de todos os tipos de bandas. Por exemplo, os jovens direcionam os olhares para grupos como Arctic Monkeys, Gorillaz, que são mais atuais e populares entre eles. Há dois anos, a renomada Ferrs fechou as portas no Shopping Balneário. A loja que durou mais de 40 anos fez parte da vida de muitos santistas. Rafael Paulino contou que desde

criança frequentava a loja dentro do shopping, e no seu ponto vista, aquele comércio não resistiu as mudanças por não ser segmentada. “Lá não vendiam apenas discos, mas todo tipo de produto, esse padrão de loja começou a sofrer no começo dos anos 2000”, contou o comerciante que está no mercado Tradição no ramo há 29 anos. Rafael está há 29 anos no ramo segmentado voltado à comercialização de CDs e LPs


6

etc

Boqnews

14 a 20 de julho/ 2018

DIVULGAÇÃO

BLUMENAU Cidade catarinense se prepara para abrigar mais uma Oktoberfast

Oktoberfast

O segundo maior evento de cerveja do mundo acontece durante os dias 3 a 21 de outubro, em Blumenau

Diversão e folia

Os amantes da Europa, mais precisamente da Alemanha, podem relaxar e aproveitar a cidade de 300 mil habitantes de Blumenau, Santa Catarina. A herança dos imigrantes alemães se espalha na cidade por todos os lados. Desde da arquitetura até as cervejas artesanais. Por sinal, há diversas espalhadas na região. Para conhecer toda o local, os turistas não podem ter preguiça de caminhar.

belquintal@hotmail.com

Bel Quintal

Principalmente, porque a cidade detêm de um trânsito intenso. Esta é a melhor forma de conhecer as sagas dos colonizadores por todo o território. Tudo isso na tradicional XV de Novembro. Para aproveitar melhor o turismo na região, o ideal é a criação de um pequeno roteiro, iniciando na ponte da Estrada de Ferro e terminando no Museu da Família Colonial. Além dos históricos prédios na Rua XV de Novembro, ela abriga

Horóscopo

também, o Oktoberfast, a segunda maior festa da cerveja do mundo. Nela, acontecem os mais tradicionais desfiles, além de bandas e fanfarras com carros alegóricos. Tudo isso distribuindo cerveja de graça. Durante à noite, a festa se transfere para o Parque Vila Germânica, onde cerca de 600 mil pessoas se espalham durante o evento em busca de cervejas e comidas típicas. Como, por exemplo, eisbein (joelho de porco) e do kassler (bisteca de porco

levemente defumada), além do Germânica, que, mesmo fora do período do evento, vale a pena marreco recheado. visitar. Para quem ficar por uma semana, vale conhecer as cidades Dicas para roteiro Para quem ficar apenas por próximas como Brusque, Jaraguá do dois dias, o ideal é visitar as Sul e Pomerode. E um lembrete: construções da área central e as visitar tais cidades pode ocorrer em fábricas de roupas. Quem ficar qualquer época do ano, pois atrativos mais tempo pode conhecer a Vila não faltam. Divirta-se.

agende-se

DIVERSÃO, CULTURA & LAZER DIVULGAÇÃO

ÁRIES (21/3 a 20/4)

TOURO (21/4 a 20/5)

GÊMEOS (21/5 a 20/6)

Um novo dia te abre portas para tantas possibilidades e que você tem a oportunidade de optar, só você. O ontem já faz parte do passado. No hoje, você já possui outros caminhos. Não deixe nada te aprisionar, o mundo tem uma constância e nada vale se deixar levar pelo apego de momentos que não serão relevantes na sua vida. Deixe fluir. Demonstrações de afeto são sempre bem vindas principalmente quando o Universo confabula a seu favor. Deixe-se levar pelo momento mais amoroso e intimista, até para estreitar seu relacionamento.

CÂNCER (21/6 a 21/7)

Você pode utilizar essa semana para expressar mais seus sentimentos. Afinal, de que vale deixá-los guardados em segredo?! Mesmo que estejam em segredo não significam que não existam.

LEÃO (22/7 a 22/8)

Tenha em si que a prosperidade não é apenas uma questão de sorte e sim um merecimento que é proporcionado para aquele que luta todos os dias para chegar aos seus objetivos. Foco, força e fé!

VIRGEM (23/8 a 22/9)

Melhor momento para estar ao lado de quem ama. Amigos e aproveitar o romance que está no ar. Jantares mais íntimos pode surgir, junto com uma nova paixão.

LIBRA (23/9 a 22/10)

Comece a liberta-se de estigmas antes criados como um mecanismo defensivo. Nós só atacamos quando sentimos coagidos. O medo nem sempre é real. Muitas vezes ele só existe no seu mundo.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)

Novas possibilidades garantem mais e mais caminhos antes nunca percorridos. Tudo parece de última hora e o destino parece brincar com seus sonhos dizendo: Eis aqui a sua realidade!

Tenha mais paciência consigo. Pare de se culpar por situações das quais não saíram como você esperava. Você fez o que podia fazer, SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) com as ferramentas que tinha. Aceite, liberte-se! Ter momentos em família pode ser mais valioso do que imaginava. Aproveite essa semana para estar unida com suas raízes, origem da CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/1) sua história e estrutura, base para seu caminhar.

AQUÁRIO (21/1 a 19/2)

Tenha em mente que você não precisa ter sempre um roteiro perfeito para noites perfeitas com pessoas perfeitas. Quanto mais exigir isso de você cairá na frustração de ver que o belo está no acaso.

PEIXES (20/2 a 20/3)

A vida caminha nos pequenos passos. Ontem erámos crianças que necessitavam do outro para poder dar os primeiros passos. Hoje, somos nós que decidimos quem poderemos auxiliar a se reerguer.

Luan Santana O s h o w, q u e t e m atraído multidões pelas cidades onde passa, traz os novos e velhos sucessos do cantor. O evento acontece em comemoração aos 20 anos da Della Cosméticos.

Recomendação: 16 anos- Local: Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136, Aparecida) - Sessão: Sábado (21), das 11h às 13h. Ingresso: Gratuito. Informações: sescsp.org.br.

Diversos

Recomedação: 18 anos - Local: Mendes Convention Center (Av. Gen. Francisco Glicério, 206 Gonzaga) - Sessão: Sexta (20), às 23h59. Ingresso: Podem ser adquiridos no Mendes, comprando produtos Della Cosméticos ou no ingressosnet.com. Informações: dellacosmeticos.com.br

Música

Soul, Pop e Blues Maurício Martins se apresenta ao violão na Pinacoteca, dessa vez, tendo como convidada a cantora Gab Veneziani. Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136, Aparecida) - Sessão: Domingo (15), às 17h. Ingresso: Gratuito. Informações: pinacotecadesantos.org.br

Tocando Santos A Orquestra Municipal de Guarujá é a atração do terceiro concerto da edição 2018 do projeto ´Tocando Santos Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136, Aparecida) - Sessão: Domingo (15), às 18h. Ingresso: R$ 8,50 a R$ 17 - associados não pagam. Informações: 3278-9800

Carne Doce Revelação musical brasileira, o quinteto de Goiânia faz show de lançamento do terceiro álbum, Tônus. O grupo mescla referências de rock e MPB em canções com pendor pop. Recomendação: 14 anos - Local: Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136, Aparecida) - Sessão: Quinta (19), às 18h. Ingresso: R$ 6 a R$ 20. Informações: sescsp.org.br

Teatro

Enquanto Chão Usando a técnica do teatro

Contemporânea tem a intenção de habilitar o corpo que dança a ser mantenedor de alguns códigos e signos presentes em partes das Manifestações Negras da diáspora africana.

Festa inverno 2018 - 22ª edição O evento, organizado pelo Fundo Social de Solidariedade de Santos (FSS), terá música ao vivo com bandas da região, espaço para exposição e venda de artesanato, barracas de jogos típicos. documentário, a peça discute as consequências para a cultura da busca pelo progresso. Com o grupo teatral A Próxima Companhia.

Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida) - Sessão: Sábado (14), às 20h. Ingresso: De R$ 6 a R$ 20. Informações: sescsp.org.br

La Izquierda Jamás Será Derecha Dirigido por Luiz Thomas, a peça retrata A Ilha de Carambolas, que comemora os 20 anos da revolução socialista e democrática. Recomendação: 14 anos - Local: Teatro Municipal Brás Cubas (Av. Sen. Pinheiro Machado, 48 - Vila Mathias) - Sessão: Quarta (18) e Quinta (19), às 21h. Ingresso: De R$ 10 a R$ 20. Informações: compreingressos.com

Humor de Férias A apresentação de stand up comedy reúne Rodrigo Marques (A Culpa é do Cabral, do Comedy Central), Diogo Portugal (Risadaria) e Marcelo Marrom (Prêmio Multishow de Humor) em show que mistura parte de suas performances solos. Recomendação: 14 anos - Local: Teatro Coliseu (Rua Amador Bueno, 237 - Centro Histórico) Sessão: Sábado (21), às 21h. Ingresso: R$ 80. Informações: diverteingressos.com

Dança

Dança Negra Contemporânea O curso de Dança Negra

Recomendação: Livre - Local: Arena Santos (Av. Rangel Pestana, 184 - Vila Matias) - Sessão: Quinta a domingo (até 26 de julho), das 18h às 0h. Ingresso: Gratuito. Informações: 3222-8050.

Aquarelas da montanha ao mar A Associação Brasileira da Aquarela e das Artes sobre Papel - ABA traz para a exposição uma coleção de trabalhos de diversos artistas reconhecidos pelo talento e domínio da técnica.

Recomendação: Livre - Local: Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão) -Sessão: Terça a domingo (até 26 de agosto), das 9h às 18h. Ingresso: Gratuito. Informações: pinacotecadesantos.org.br ou 3288-2260.

Projeto 4ª no Cinema O filme O Sorriso de Monalisa é o destaque do projeto, com entrada franca e aberta ao público. Recomendação: Livre - Local: Sindserv (Av. Campos Sales, 106) Sessão: Quarta (18), às 18h. Ingresso: Gratuito. Informações: 3228-7400.

Menina detetive Uma menina detetive e a máfia italiana, de Tatá Bloom, será lançado em dois locais distintos. Com ilustrações de Andrea Aly. Haverá contação de histórias e desafios de lógica para a garotada de 10 a 12 anos.

Recomendação: Livre - Local: Biblioteca Mário Faria (Posto 6) no sábado (21), das 15 às 17 horas e no domingo (22), no mesmo horário, no Ferry Boat's Plaza, em Guarujá. Preço de capa: R$ 35. Informações: http://trejuli.com.br/ umameninadetetive/.


"Nada ficou no lugar Eu quero quebrar essas xícaras Eu vou enganar o diabo..." denisecovas@boqnews.com

MENTIRAS, ADRIANA CALCANHOTO

@denise_covas

Boqnews - 14 a 20 de julho/2018 - 7

o qpuoreaí...

DIVULGAÇÃO

vem

REPRODUÇÃO

7º Santos Jazz Festival De 26 a 29 de julho, com abertura no teatro do Sesc e os outros shows no Palco do Arcos do Valongo - acontece a 7ª edição do conceituado e aguardado festival que traz grandes nomes da música brasileira e internacional. Serão 18 shows, além de atração musical para as crianças, aula de dança lindy hop - dança que surgiu entre 1920 e 1930, no Harlem, em New York, como uma mistura de outras danças: o Breakaway, o Charleston e o sapateado. Ele é dançado ao som principalmente de swing das Big Bands.O festival conta com praça de alimentação, espaço kids, bazar criativo (Encontro de Criadores), exposição de cartazes e atração musical no Bonde Arte. A programação completa pode ser consultada no site santosjazzfestival.com. br. O 7º Santos Jazz Festival conta com a chancela da Lei Rouanet, e o patrocínio do Porto de Santos, da Transbrasa Transitária Brasileira e G. Pierotti. Correalização da Prefeitura de Santos. Apoio Cultural do Sesc Santos. Apoio institucional dos 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos/Unesco. Festas Juninas Várias festas juninas estão sendo realizadas na Cidade, com o propósito de arrecadar fundos para as obras assistenciais realizadas por entidades que atuam na região em prol dos mais necessitados. Quem puder comparecer, divirta-se, saboreie gostosuras e contribua para ajudar esse importante trabalho social realizadas pelas instituições locais.

Imperdível

Horta, O talentosíssimo músico mineiro consagrado no mundo todo,Toninho ntando aprese se l, Festiva Jazz Santos 7º do s será uma das grandes atraçõe com a Jazz Big Band, composta por muitos músicos locais. Seu show o! acontecerá no domingo (29), às 17 horas, no Palco do Arcos do Valong

DIVULGAÇÃO

Blues e Soul Music

sch viveu cercado pelo Blues e Nascido em Dallas-Texas, Darrell Nuli ton e se apresenta pelos Estados Soul Music. Atualmente, ele vive em Bos se eira vez no Brasil. O músico e banda Unidos e Europa e estará pela prim 7º no ngo, 30, no Palco do Arcos do Valo apresentam no sábado (28), às 21h Santos Jazz Festival!


8

etc

Boqnews

14 a 20 de julho/2018

Cinema

DE 14 A 18 DE JULHO DIVULGAÇÃO

Hotel Transilvânia 3 Drac está muito feliz que seu netinho Dennis também se tornou um vampiro. Tudo vai bem no hotel da família até que um milionário planeja destruir o lugar para dar lugar à uma ilha. É o que basta para Drac e companhia armarem um plano para impedir que isso aconteça. Cinemark Praiamar

Arranha-Céu Coragem Sem Limites 3D XD (dub) - 12h (sáb e dom), 14h30. 12 anos. Arranha-Céu Coragem Sem Limites 3D XD (leg) - 17h05, 19h30, 22h. Arranha-Céu Coragem Sem Limites (dub) - 13h15, 15h50, 18h20 Arranha-Céu Coragem Sem Limites (leg) - 21h10 Homem-Formiga e a Vespa 3D (dub) - 12h20, 15h. 12 anos HomemFormiga e a Vespa 3D (leg) - 17h40, 20h50. Homem-Formiga e a Vespa (dub) - 13h20, 16h05, 18h50. Homem-Formiga e a Vespa (leg) - 21h40,

BoqNegócios

Roxy 5 Gonzaga

22h40. Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas 3D (dub) - 13h50, 16h20, 18h40, 21h. Livre. Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas (dub) - 11h30 (sáb), 12h30, 13h10, 15h30, 17h50, 19h30 (dom), 20h10, 21h30 (exc dom). Jurassic World: Reino Ameaçado (dub) - 16h15, 19h10. Jurassic World: Reino Ameaçado (leg) 22h20. 12 anos. Mulheres Alteradas - 14h (exc dom). 12 anos. Oito Mulheres e Um Segredo (leg) - 23h15 (14 anos). Os Incríveis 2 3D (dub) - 12h50, 16h, 19h, 21h45. Livre. Os Incríveis

Arranha-Céu Coragem Sem Limites 3D (dub) - 17h30. 12 anos. Arranha-Céu Coragem Sem Limites (dub) - 15h15, 20h, 21h15, 22h15. Homem-Formiga e a Vespa (dub) - 19h, 21h30. 12 anos. Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas (dub) - 14h30, 15h, 16h30, 17h15, 19h15. Livre. Jurassic World - O Reino Está Ameaçado (dub) - 22h. 12 anos. Os Incríveis 2 (dub) - 14h30, 15h30, 17h, 18h, 19h30, 20h30. Livre.

Roxy Iporanga 4

Hereditário (leg) - 22h15. 12 anos. HomemFormiga e a Vespa 3D (leg) - 17h, 22h. 12 anos. Homem-Formiga e a Vespa 3D (dub) - 19h30. Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas (dub) - 14h15, 16h15, 18h15, 20h15. Livre. Jurassic World - O Reino Está Ameaçado (leg) - 14h15, 21h45. Jurassic World - O Reino Está Ameaçado (dub) - 16h45, 19h15. Oito Mulheres e Um Segredo (leg) - 14h30. Os Incríveis 2 (dub) - 14h, 16h30, 19h, 21h30.

_____________________

EXECUTIVOS - LINDO FLAT DUPLEX ... ESTILO LOFT Completo, com ar central, mobiliado, luxuoso armários. Com serviço de arrumadeira diariamente. 14 kilos de roupa lavada por semana O flat possui: academia, piscina, salão de festas. O aluguel inclui o Condomínio e impostos Fica no bairro do Gonzaga, em Santos Tratar com a proprietária D. PURITA. O preço do aluguel é R$ 3.000.00 Tr (13) 3289.8868 e 13 99164.8879 ( Whats)

caderno de oportunidades

_____________________

_____________________

R$20,00

2 (Dub) - 11h50, 14h40, 17h30, 18h30 (dub), 20h30, 22h15 (dom). Sicário: Dia do Soldado (leg) - 23h20 (sáb). 16 anos. Todo Dia (leg) - 16h10 (exc dom), 16h40 (dom). 12 anos.

VENDO APTO 3 QUARTOS 2 wc's, garagem,1ºand., R$ 290mil. Tr (13) 3231.4649 - c/ proprietário

DISK MARMITA / MARMITEX Comida caseira Seg. a Sáb. Valor Marmita/Quinzena: 1ps. = R$160,00; 2ps. = R$180,00; 3 ps. = R$250,00. Marmitex = R$8,00. Ligar cedo - Vera. 3227-0014 / 99757-2790

_____________________ _____________________

OURO Joias, brilhantes, relógios, prata, platina, cautelas. Antiguidades em geral. Cobrimos qualquer oferta! Rua Othon Feliciano, 2 cj. 24 . Boulevard Gonzaga - 3284-9152

SOBRADO TRIPLEX NOVO 520 MIL - TIPO VILLAGIO com 2 suites - sala ampla lavabo - wc de empregada. 2 garagens fechada - ótimo acabamento em porcelanato - aceita imóvel c/ parte de pagto ou financiamento vazio Tr (13) 99714-7228 creci 33 906

_____________________

OPORTUNIDADE 565 MIL 3 DORMS + SUITE + DEP EMPR Gonzaga 117 m2 a. util otimo 3 dorms c/ aes - suite - sl2 ambs de fte c/ varanda c/ linda vista - cozinha planejada - dep. empregada - garagem demarcada - elevador - Tr (13) 99714-7228 creci 33 906

_____________________

TERREO VILA BELMIRO ÓTIMO - 2 DORMS. com wc de empregada - todo reformado - sala e cozinha amplas - hidráulica e elétrica novas - quintal lateral e garagem, vazio - 290 mil Tr (13) 99714-7228 creci 33 906

_____________________

CONJ. COMERCIAL AV. ANA COSTA - 250 MIL Ótimo conj. comercial na av. ana costa - 44 m2 uteis- andar alto - 3 salas - recepção -2 wcs - garagem - em Ótimo estado - localização privilegiada Tr (13) 99714-7228 creci 33 906

Boqnews de 14 a 20.07.18  
Boqnews de 14 a 20.07.18  
Advertisement