Page 1

Forte São João

Conhecer os pontos turísticos espalhados pelo litoral, como o Forte São João (foto), em Bertioga, é descobrir a riqueza histórica da Baixada Santista.

EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986

NA INTERNET

WWW.BOQNEWS.COM

Página 6

Santos, 10 a 16 de fevereiro de 2018 | Nº 1191 | ANO XXXII

RAIMUNDO ROSA/SECOM-PMS- DIVULGAÇÃO

DESFILE DAS ESCOLAS

Carnaval da superação para o próximo ano, como o fim da antecipação dos desfiles, em vigor desde 2016.

etc

AFONSO BASTOS/DIVULGAÇÃO

Página 6

CINEMA

Página 5

PAGLIACCI

Duas oportunidades para conhecer a adaptação circense da ópera I Pagliacci, com ingressos a preços populares

CULTURA & VARIEDADES

Cinquenta Tons de Liberdade encerra a trilogia do lucrativo enredo.

ágina 3

KIN-BALL

Sesc traz modalidade nascida em Quebec, no Canadá. Página 6


Boqnews

EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986

BOQNEWS É EDITADO PELA ENFOQUE JORNAL E EDITORA LTDA

Avenida Pedro Lessa, 3.076 - cj 81 - Embaré Santos - SP - CEP 11025-002

Boqnews -

Distribuição gratuita em residências, estabelecimentos, bancas e centros comerciais, além de shoppings de Santos. Acesso digital na íntegra pelo www.boqnews.com e Facebook (jornalBoqnews)

10 a 16 de fevereiro/2018 - 2

FUNDADOR Jairo Sérgio de Abreu Campos (Mtb 12.514)

DIRETOR DE REDAÇÃO Humberto Iafullo Challoub (Mtb 17.645)

DIRETOR ADM./COMERCIAL Fernando De Maria dos Santos (Mtb 21.123)

IMPRESSÃO Folhagraf - Empresa Folha da Manhã (Folha de S. Paulo)

FALE CONOSCO

PABX (13) 3326.0509/3326.0639 REDAÇÃO:

redacao@boqnews.com

MARKETING E PUBLICIDADE: comercial@boqnews.com DEPTO. FINANCEIRO:

financeiro@boqnews.com

DEPTO. DE ARTE: arte@boqnews.com

INTERNET

WWW.BOQNEWS.COM @BOQNEWS

BOQNEWS

Legal, mas imoral

A revelação em torno das vantagens do debate sobre a implementação apuradas pelos magistrados do Poder Aos que julgam cabe de órgãos de fiscalização externa Judiciário, especialmente no que diz do Judiciário, assim como já ocorre respeito à concessão de auxílio-moradia o dever de preservar em setores do poderes Executivo e e outras benesses a juízes que, em muiLegislativo. O processo endêmico os valores éticos de corrupção e clientelismo que está tos casos, são proprietários de imóveis na comarca onde atuam, trouxe à tona entre as principais mazelas que afetam e morais, sem os o serviço público brasileiro, ao que se a discussão sobre a validade desses benefícios, especialmente diante do quais não se poderá sabe, não exclui os sistemas jurídicos momento de dificuldades sociais e que, em muitas situações, se valem das econômicas que o Brasil vive. Admi- exigir o respeito que égides da inviolabilidade e imunidade tidas como sendo um subterfúgio para para acobertar decisões orientadas por recomposição de“defasagens salariais”, a Justiça merece e interesses econômicos e políticos. as vantagens obtidas de forma maquiaÉ importante rever os sistemas de enseja da lançam dúvidas sobre a credibilidade acesso aos principais cargos do Judiciádos juízes encarregados de dar o vererio, a partir de critérios que valorizem, dicto aos processos em tramitação no País. além da base de conhecimento pessoal, a postura ética Contrariando os princípios de discrição e neutra- e o histórico de realizações profissionais na área. Reculidade, o Judiciário há muito passou a ganhar maior perar a credibilidade do sistema jurídico é fundamental notoriedade em razão dos posicionamentos políticos de para a manutenção de um estado que se almeja livre e seus membros e pela tomada de decisões em descom- democrático, por isso é uma tarefa urgente e prioritária. passo com a opinião pública nacional. Ao extrapolar Mais do que dedicar tempos generosos ao fomento sua área de atuação, as repetidas intromissões de de polêmicas e debates verborrágicos por meio da míseus representantes motivam controvérsias e realçam dia, seria de maior valia que os magistrados dedicassem suas fragilidades, tornando-se assim também alvo da igual atenção ao trabalho de tornar o sistema mais ágil, desconfiança da sociedade. Afinal, como dar crédito a menos burocrático e preocupado em democratizar o uma instituição que cria regras próprias de autofavo- acesso a milhares de brasileiros hoje subtraídos de recimento a seus integrantes de acordo com interesses seus direitos fundamentais. Aos que julgam, cabe o próprios e de costas para a realidade de dificuldades dever de preservar os valores éticos e morais, sem os enfrentadas pela grande maioria da população? quais não se poderá exigir o respeito que a Justiça Neste sentido, o momento favorece o retorno merece e enseja. JAIRO SÉRGIO & COLABORADORES jairo@boqnews.com

Substituições no time I

Confirmando o que este colunista havia anunciado há semanas, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa não esperou o Carnaval chegar para anunciar as mudanças no secretariado municipal. Segundo ele, trata-se de um ajuste às necessidades do dia a dia e de enxugamento da máquina pública.

Substituições no time II

Coincidência ou não, as mudanças foram divulgadas duas semanas após à publicação da pesquisa Enfoque/Boqnews sobre a avaliação do governo, que mostrou uma sensível queda de popularidade em tão pouco tempo após a reeleição do prefeito, ocorrida em outubro de 2016. Nos bastidores, os números deixaram preocupados membros da alta cúpula municipal.

Substituições no time III

Portanto, com a proposta de agilizar a máquina, o secretário de Turismo, Rafael Leal, substituirá Fábio Nunes, o prof. Fabião. Este deixará o governo para tentar uma vaga na Assembleia Legislativa. No lugar vago por Leal, entrará Odair Gonzalez, ex-Prodesan.

Substituições no time IV

Na Secretaria de Serviços Públicos, sai Carlos Alberto Tavares Russo, que virou assessor, e entra a engenheira Fabiana Ramos Garcia Pires, funcionária de carreira. Braço direito do prefeito, Flávio Jordão será o supersecretário social, com a fusão das

@jairosacampos

secretarias de Cidadania e Assistência Social, agora denominada Desenvolvimento Social.

Quinhão garantido

Uma curiosidade é que o Departamento de Eventos, outrora atrelado à Cultura e que fora deslocado para o Turismo na reforma administrativa divulgada há pouco mais de um ano, acompanhando Rafael Leal, retornará à antiga pasta.

Me dá um dinheiro aí...

Não foram só as escolas de samba que fizeram milagres para honrar suas camisas e tradições na Passarela do Samba Dráusio da Cruz durante os desfiles na semana passada. Muitos fornecedores simplesmente desistiram de participar das licitações em razão dos atrasos nos pagamentos por parte da Prefeitura em relação ao Carnaval do ano passado.

Não me abandones

Passada a folia de Momo, representantes da Prefeitura de Santos, CET, Polícia Militar, Guarda Municipal e Ministério Público voltam a se reunir para discutir alterações para o Carnabanda do próximo ano. Os episódios envolvendo arruaceiros infiltrados nas bandas Dragões do Saboó e Vila Belmiro colocarem em alerta as autoridades, que querem evitar as lamentáveis ocorrências.

Olhar local

A pedido do ministro do STF Edson Fachin, o Conselho

Leia mais em www.boqnews.com/blognews

Superior do Ministério Público Federal aprovou a ampliação da força-tarefa do Ministério Público Federal em São Paulo, que atua em casos relacionados à Operação Lava-Jato. O grupo agora é formado por 11 procuradores, que farão as investigações no Estado envolvendo políticos e empresários paulistas citados no esquema, alguns inclusive da Baixada Santista.

Olhar local II

Dois procuradores já tiveram atuação na unidade santista do MPF: Luis Eduardo Marrocos de Araújo atuou em Santos entre 2006 a 2017, quando coordenou a unidade local entre 2015/16. Por aqui, atuou para impedir obras de grande porte em áreas protegidas, como Porto Brasil, Terminal Portuário Brites e área na Riviera de São Lourenço.

Olhar local III

Já Thiago Lacerda Nobre, atual procurador-chefe da Procuradoria da República em São Paulo, coordenou em Santos as operações Monte Polino e Overseas contra o tráfico de drogas. Além de eventuais crimes de sonegação na transferência do jogador Neymar, do Santos FC, para o Barcelona.

Quem Responde?

Será...

que o Governo Federal vai colocar mesmo em votação a Reforma da Previdência logo após o Carnaval?

“Se a única coisa que de o homem terá certeza é a morte; a única certeza do brasileiro é o carnaval no próximo ano.”

GRACILIANO RAMOS ESCRITOR

chargesdomala.blogspot.com.br

Mala

FERNANDO DE MARIA

Panorama Regional

Lições do passado Olhar para o passado pode servir de lições para o futuro. Dizer que o antigo é bom e o novo é ruim é uma frase de efeito, porém, às vezes, distante da realidade. Nem sempre o que é bom no passado é ruim na atualidade. E vice-versa. O Carnaval, realizado de forma espontânea e até pueril pela população até meados do século passado, era repleto de simbologia, onde o mais importante era se divertir. E quem aprontasse, ia direto para o xilindró, com fantasia e tudo, e só saia às ruas na Quarta-Feira de Cinzas. Era o castigo de não poder curtir a folia de Momo. Na cadeia, tinham tempo para refletir sobre as bobagens feitas para não perder a festa no ano seguinte. Esta é uma das curiosidadesque podem ser conferidas até a sexta (16), das 10 às 18 horas, no Centro de Cultura Patrícia Galvão (exceto no final de semana) na mostra em homenagem ao eterno Rei Momo Waldemar Esteves da Cunha, falecido em 2013, cujo símbolo se confunde com o Carnaval santista, além dos corsos aos desfiles que marcaram época. Troféus, vestimentas, fotos e painéis que retratam a própria história do Carnaval no século passado estão lá para quem quiser conhecer ou relembrar uma parte da nossa cultura e história. Ao lado desta exposição, o Memorial e Museu do Carnaval também apresenta a mostra Ciatas de Santos - Mulheres que no Samba Resistem, com 10 representantes símbolos da paixão por suas escolas, cujas vidas se entrelaçam com a própria história das agremiações. Tais exposições sintetizam o que representa o Carnaval santisfernando@boqnews.com

ta, rico em detalhes, histórias, graças à comunidade do samba, carnavalescos, dirigentes e jornalistas que dedicaram parte de suas vidas para manter a chama acesa. Não é à toa que Santos já ostentou o segundo maior Carnaval do Brasil nos anos 80. Passados quase 30 anos, a festa santista vive uma verdadeira montanha-russa, com altos e baixos, cuja tradição permanece - e muito - em razão da abnegação de centenas de pessoas que vivem e respiram as cores de suas respectivas escolas - e também as bandas, manifestação popular em ascensão. Passado o período áureo, começamos a sentir na década seguinte o declínio da folia, primeiro com os desfiles das cordinhas (que separavam o público do desfile) - sob alegação que a festa era democrática e todos poderiam assistir. Visão míope. Depois veio a tragédia maior: sob alegação de insegurança, o fim dos desfiles. Isso foi uma facada no coração das escolas. Algumas não conseguiram resistir. Perderam barracões e até troféus. Em meados da década passada, a Prefeitura criou um espaço digno: a Passarela do Samba Dráusio da Cruz. Aos poucos, a chama voltou a acender. Agora, novo baque: a sensível redução de recursos, fim das arquibancadas (uma versão atualizada das cordinhas) e discutível antecipação das datas dos desfiles (pelo menos neste ano teremos as tendas para lembrar que estamos no Carnaval, algo cortado na edição passada). Enfim, quem sabe as imagens das exposições sirvam de inspiração aos que lidam com o segmento para recuperar uma parte do brilho do Carnaval de outrora.


Boqnews

10 a 16 de fevereiro/ 2018

3

CARNAVAL Com diminuição de recursos e aumento de obrigações, escolas de samba superam obstáculos para manter a tradição santista NANDO SANTOS

Fernando de Maria EDITOR

Carnaval da superação. Assim resume o presidente da Liga Independente Cultural das Escolas de Samba - Licess, Benedito Fernandes, o Ditinho, em relação aos desfiles realizados - pelo terceiro ano consecutivo de forma antecipada - na Passarela do Samba Dráusio da Cruz nos dias 2 e 3 de fevereiro. Para Fernandes, que também preside a escola X-9, vice-campeã do Carnaval santista deste ano, atrás da União Imperial, as dificuldades financeiras - com a redução no repasse de verbas por parte da Prefeitura - não apagaram o brilho e a alegria na passarela do samba. “Foi uma organização sem incidentes, com pontualidade, mesmo com a redução do período de desfiles de três para dois dias”, ressaltou. O dirigente enfatiza que todas as escolas superaram as adversidades. Apesar da diminuição no repasse de verbas (veja quadro), algumas obrigações passaram para responsabilidade das escolas e da Liga (o pagamento pelos jurados e laudos dos carros já estavam em vigor desde o ano passado e neste ano foram acrescidas as despesas com o mucks (espécie de guindaste), guinchos e caminhões-baú. Na prática, segundo o presidente da Liga, estas despesas representaram 20% do valor total destinado às agremiações do Grupo Especial, por exemplo, cujo montante já havia sido reduzido para pouco mais da metade em relação a 2017.

Na torcida

Apesar da apuração ter ocorrido em dia útil, o público, ainda que de forma reduzida em relação aos anos anteriores, compareceu para torcer pelas escolas

Superando obstáculos Assim, a criatividade foi fundamental para garantir a tradição dos desfiles das escolas de samba de Santos, que chegou a ostentar nos anos 80 o título de segundo melhor Carnaval do Brasil (atrás do Rio de Janeiro). O secretário de Turismo, Rafael Leal, reconheceu as dificuldades enfrentadas pelas agremiações em razão da diminuição das verbas destinadas pelo Poder Público e elogiou a qualidade dos desfiles apresentados na passarela. “Foi uma grata surpresa”. Para 2019 Se o Carnaval de 2018 foi de

superação, o de 2019 será de evolução. É o que espera o presidente da Liga, que planeja para março um encontro com o secretário (agora na pasta de Cultura) e o prefeito Paulo Alexandre. Na pauta, a possibilidade da Licess administrar o Carnaval,

MENOS DINHEIRO Repasse da Prefeitura às escolas do grupo Especial (por agremiação)

2016 - R$ 181 mil 2017 - R$ 90 mil 2018 - R$ 54,5 mil FONTE: LICESS

de forma que a entidade e as escolas captem recursos para fortalecer o setor. “Queremos trabalhar para fazer um belo Carnaval para 2019, administrando-o de ponta a ponta”, explica o dirigente. “Buscaremos um relacionamento maior com o setor turístico, com promoção de eventos e atração de segmentos da Cidade para fortalecer as escolas”. Apesar de achar a proposta louvável, Leal entende que algumas etapas precisam ser cumpridas, como a criação de corpos jurídico e técnico para a profissionalização. “Estamos em um processo de ama-

durecimento, que requer profissionalismo e maturidade para crescer”, enfatiza. Ele reconhece, porém, que a festa ainda não é um produto turístico. “Hoje, o Carnaval santista é uma manifestação cultural e de desenvolvimento econômico”, reconhece. A geração de empregos é um dos argumentos do dirigente da Liga para fomentar a economia local e destacar a potencialidade do Carnaval. Somente a X-9 investiu R$ 122 mil em mão de obra gerando 84 empregos durante 4 meses. Antecipação Outro ponto polêmico em pauta é a antecipação dos desfiles das escolas de samba, conforme solicitação da Liga. Desde 2016, eles ocorrem uma semana antes da data oficial. O presidente da entidade, por exemplo, se opõe. “Não está sendo benéfico às escolas”, crê. A opinião é compartilhada pelo secretário-geral da Licess, Heldir Lopes Penha, o Aldinho, também diretor-geral de Carnaval da União Imperial. “Isso precisa ser revisto”. A expectativa é que haja mudança em 2019, quando a festa ocorrerá de 2 a 5 de março. Leal explica que a decisão foi da Liga, cuja maioria dos dirigentes optou pela mudança. Para ele, a iniciativa foi uma “decisão inteligente”. Ele enumera profissionais do samba que puderam participar dos desfiles das escolas de São Paulo e Rio em razão da antecipação. “O intercâmbio cultural é fantástico”.


4

Boqnews

10 a 16 de fevereiro/ 2018 RAFAEL NEDDERMEYER / DIVULGAÇÃO

Ibirapuera O parque possui uma área de 1,58km², sendo 15,7 mil metros quadrados apenas com seus três lagos

SÃO PAULO A Capital é alternativa para conhecer pontos turísticos e culturais

Diversão garantida Para quem não curte Carnaval, conhecer São Paulo e seus pontos turísticos é uma boa oportunidade. Isso porque os hotéis costumam ficar vazios e as promoções se multiplicam. Dentre as inúmeras opções de passeio pela capital, o Parque Ibirapuera é um local agradável para se passar o dia. No seu interior, há o Museu Afro, que funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, com o valor de entrada de R$3 (meia) a R$6 (inteira). O Ibirapuera é local de referência para os jovens, pois tem estrutura para todo tipo de gosto. É comum grupos de adolescentes se reunirem, com bicicletas, skates e patins. O parque do Ceret também é

uma boa opção para quem busca lazer. O centro recreativo conta com uma vasta estrutura, com quadras de várias modalidades esportivas, abertas ao público. São três campos de futebol, quatro quadras de vôlei, duas quadras de basquete, três quadras poliesportivas, e seis de tênis. Além disso, há espaço dedicado aos idosos, que consiste em um salão de jogos, bosque de leitura, e academia ao ar livre. A Liberdade é outro local que merece ser visto. O bairro é conhecido pela essência da cultura japonesa, onde é possível encontrar produtos e alimentos importados do Japão. Apesar de se tratar da cultura nipônica, apreciadores da cultura coreana, como os k-popers ,costumam se reunir no local. O Masp é um dos ícones da capital paulista. O museu sempre possui exposições. Até esta quarta-feira (14), duas exposições podem ser conferidas Guerrilla Girl, e Histórias Da Sexualidade. As entradas também podem ser adquiridas na internet. O ingresso custa R$30 (mais R$ 6 de taxa da plataforma digital). Carnaval Até domingo (18), serão mais de 300 blocos nas ruas. No site blocosderua.com, é possível consultar todos participantes, inclusive as vias interrompidas.


denisecovas@boqnews.com

'' Manhã, tão bonita manhã. Na vida, uma nova canção. Cantando só teus olhos. Teu riso, tuas mãos. Pois há de haver um dia. Em que virás ...''

@denise_covas

MANHÃ DE CARNAVAL, TOM JOBIM

Boqnews - 10 a 16 de fevereiro/2018 - 5 Campeã com louvor

CARLA NASCIM ENTO

Levando à Passarela Dráusio da Cruz o enredo Nkisi Samba Kalunga – A saga do meu batuque, contando a história do samba desde os primórdios, a União Imperial sagrou-se, com méritos, a grande campeã do Carnaval 2018. Parabéns à diretoria da escola e à comunidade do Marapé, que fez um desfile à altura das tradições da verde e rosa santista! ISABELA CARRARI/SEC OM-PMS

Aniversário do Porto

O show em comemoração aos 126 anos do Porto de Santos, com os Titãs, arras ou. Uma ótima escolha, parabéns a todos!!

Cinema

Leia a programação completa em www.boqnews.com/etc DIVULGAÇÃO

Cinemark Praiamar

A Forma da Água (leg) - 12h30, 15h20, 18h20, 19h35, 21h, 23h50 (sáb). 16 anos. AsAventuras de Paddington 2 (dub) - 12h05, 14h30, 17h05. Livre. Cinquenta Tons de Liberdade XD (leg) - 11h10 (exc seg e qua), 13h40, 16h20, 19h, 21h30 (qua), 21h40 (exc qua). 16 anos. Cinquenta Tons de Liberdade (leg) - 17h10 (exc qua), 17h20 (qua), 17h40, 19h50, 20h20, 22h50 (sáb). Cinquenta Tons de Liberdade (dub) 12h50, 15h. Extraordinário (leg) - 22h35. 10 anos. Fala Sério, Mãe! - 13h20, 18h05 (qua), 20h40 (exc qua), 23h (sáb). 10 anos. Jumanji: Bem Vindo à Selva 3D (dub) - 12h40 (qua), 13h10 (exc qua), 18h40 (exc qua), 18h50 (qua). 12 anos. Maze Runner:ACura Mortal 3D (dub) - 13h,

Cinquenta Tons de Liberdade Superados os principais problemas, Anastasia e Christian agora tem um relacionamento estável e um promissor futuro. A vida, no entanto, ainda reserva surpresas para os dois, impedindo a paz do casal

16h10. Maze Runner: A Cura Mortal 3D (leg) 19h20, 22h30. 12 anos. Meu Amigo Vampiro 3D (dub) - 12h, 14h10, 16h30. Livre. O Destino de Uma Nação - 20h40 (qua), 22h20 (exc qua). 12 anos. O Touro Ferdinando (dub) - 11h30 (sáb e dom), 15h25, 18h (exc qua). Livre. Peixonauta O Filme - 12h40 (exc seg e qua), 13h05 (qua), 14h50 (exc qua), 15h05 (qua). Livre. The Post - A Guerra Secreta (leg) - 15h40 (qua), 15h50 (exc qua), 21h30 (exc qua), 21h50 (qua). 12 anos. Todo o Dinheiro do Mundo (leg) - 22h. 16 anos. Viva - A Vida É Uma Festa (dub) - 14h, 16h40. Livre.

Roxy 5

Cinquenta Tons de Liberdade (dub) - 14h30,

DE 10 A 14 DE FEVEREIRO

16h45, 19h, 21h15. 16 anos. Cinquenta Tons de Liberdade (leg) - 15h15, 17h30, 19h45, 22h. Jumanji - Bem Vindo À Selva (dub) - 19h, 21h30. 12 anos. Maze Runner: A Cura Mortal (dub) - 19h15, 21h45. 12 anos. Meu Amigo Vampiro (dub) - 14h, 15h45, 17h30. Livre. O Touro Ferdinando (dub) - 14h15, 16h30. Livre. Sobrenatural: A Última Chave (dub) - 20h, 22h15.

Roxy Pátio Iporanga

A Forma da Água (leg) - 14h30, 17h, 19h30, 22h. 16 anos. Cinquenta Tons de Liberdade (leg) - 14h30, 16h30, 18h30, 20h30. 16 anos Extraordinário (dub) - 16h45. Paddington 2 (dub) - 16h45, 19h. Livre. The Post: A Guerra Secreta (leg) - 14h15, 19h15, 21h45. 12 anos. Todo Dinheiro do Mundo (leg) - 14h, 21h. 16 anos.

Cine Arte Posto 4

Invisível (leg) - 16h, 18h30, 21h. 16 anos.

Cinespaço Miramar

A Forma da Água (leg) - 13h20, 15h50, 18h20, 20h40. 16 anos. Com Amor, Van Gogh (leg) 13h40, 15h40. 12 anos. Lou (leg) - 13h20. Me Chame Pelo Seu Nome (leg) - 17h40, 20h20. 14 anos. O Sacrifício do Cervo Sagrado (leg) - 15h40, 18h10, 20h40. 14 anos.

o que vem por aí... Mostra: Ciatas de Santos – Mulheres que no samba resistem A exposição fotográfica estará disponível até sexta-feira (16). A mostra é em homenagem ao centenário do samba, reverenciando personalidades femininas do samba de Santos. Localizada no Teatro Municipal Brás Cubas, na Av. Sen. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias - 2o andar. A entrada é gratuita, com funcionamento das 10h às 18h. Informações: 3226-8000


6

etc

Boqnews

10 a 16 de fevereiro/ 2018

Roteiros de passeios

Santos a Bertioga

Nossa Senhora de Lourdes / Jardim das Lendas - Itanhaém Desembarque: Orquidário de Santos (17h45), Aquário de Santos (18h15).

(terça a domingo)

Conheça a Baixada

Uma alternativa para conhecer a região, o Roda SP funcionará durante todo o Carnaval A sétima edição do Roda SP permanece até o mês de março. Durante o Carnaval, o serviço não para. Apenas na quarta (14) não haverá operação. É possível conhecer diversos locais das cidades que compõem a Baixada Santista. Nos roteiros de viagem, as para-

Embarque: Orquidário de Santos (9h), Aquário de Santos (9h25) • Forte São João - Bertioga • Almoço - Bertioga (opcional: Passeio de Escuna) • Praia da Enseada - Bertioga • Riviera de São Lourenço - Bertioga Desembarque: Aquário de Santos (17h45), Orquidário de Santos (18h15).

das ocorrem em pontos turisticos. Durante o percurso estão presentes guias de turismo, o que torna a viagem uma oportunidade para conhecer a história de cada local. Partindo de Santos podem-se escolher trajetos variados, tendo opções como Bertioga, onde há o Forte São João, a primeira fortaleza no Brasil, com entrada gratuita. A caminho de Itanhaém se destaca o Convento Nossa Senhora Conceição, um templo religioso que permanece há quase cinco séculos. Entrada: R$5,00. Para quem procura algo que envolva natureza em Mongaguá há o Parque Turistico Ecológico. O valor da entrada é de R$3,00. As passagens do Roda SP custam R$10. Informações www.rodasp.com.br.

agenda & etc

Embarque: Aquário de Santos (9h), Orquidário de Santos (9h20). • Lamário / Aquário - Peruíbe 12h30 - 13h30 - Almoço: Centro de Peruíbe • Ruínas do Abarebebê - Peruíbe • Cama de Anchieta / Gruta

CARLO GUELLER / DIVULGAÇÃO

Recomendação: Livre - Local: Teatro Coliseu (R. Conselheiro Ribas, 136, Aparecida) - Sessão: Sáb (24), às 21h / Dom (25), às 20h. Ingresso: R$35 a R$100. Informações: compreingressos.com

Música

GA

Recomendação: Livre - Local: Praça Mauá Sessão: Sábado (10), das 11h às 15h. Ingresso: Gratuito. Informações: 3201-8000

1ª Matinê de Carnaval Beneficente da Gota de Leite Animado baile dedicado às famílias, em especial às crianças. Durante os dois dias de evento, haverá o sorteio de uma bicicleta.

Recomendação: Livre - Local: Av. Conselheiro Nébias, 388,Encruzilhada- Sessão: Sábado (17), e Domingo (18) das 13h às 18h. Ingresso: R$5 a R$10. Informações: gotadeleite.org.br

Recomendação: Livre - Local: Teatro Municipal Braz Cubas (Av.Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.) Sessão: Sábado (17), às 19h30, e 21h. Ingresso: R$10 . Informações: 3201-8000

Se Esse Jardim Fosse Meu Sessão de contação de história sobre o casarão e brincadeiras que incentivam as artes e com atividades de desenho comandada pela atriz Rosaura Tucci. Recomendação: Livre - Local: Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu d e Gusmão, 15, Boqueirão) - Sessão: Domingo (11), às 15h30. Ingresso: Gratuito. Informações: pinacotecadesantos.org.br.

Master Class A atriz Christiane

Humor

Bullying Arte O comediante Leo Lins se apresenta com amplo repertório de Stand Up Comedy.

Recomendação: 16 anos - Local: Teatro Municipal de Santos - Sessão: Sábado (24), às 21h30. Ingresso: R$25 a R$60 - Informações: ingressonanet.com.

Dança Relation X Espetáculo de Dança Contemporânea desenvolve suas temáticas com base no foco de investigação e pesquisa, fazendo uso da improvisação e contato dos envolvidos como elemento fundamental da estética dramatúrgica, realçando a beleza da dança.

Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136, Aparecida) - Sessão: Sexta (16), às 21h. Ingresso: R$6 a R$20. Informações: sescsp.org.br

O

Carnabonde 2018 Vários carnavalescos se reúnem na Praça Mauá e seguem o bonde escocês (prefixo 32), decorado para homenagear Turistas no Bairro Chinês, durante 4 horas. Com a participação da banda Zago Art Show. E no trajeto do bonde, a orquestra de Oscar Guzella.

Raves, Balas e Doces Mostra a realidade polêmica das festas raves, com o uso de substâncias ilícitas e as consequências desta prática na vida de jovens usuários. Traz o relato de um rapaz dependente de drogas sintéticas,

AÇÃ

Carnaval

Teatro

DIVULGAÇÃO

Sonata de Outono Uma pianista visita a filha, no interior da Noruega. Enquanto a mãe é uma artista de renome internacional, a filha é tímida e deprimida.

O

Recomendação: 12 anos - Local: Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136, Aparecida) - Sessão: Sábado (24), às 16h. Ingresso: Gratuito. Informações: sescsp.org.br

ULG

Recomendação: 10 anos - Local: Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136, Aparecida) - Sessão: Domingo (18), às 16h. Ingresso: Gratuito. Informações: sescsp.org.br

ÇÃ

Kin-Ball Três times ao mesmo tempo usam uma bola gigante com peso de apenas 1 quilo. O objetivo é não deixar a bola tocar no chão.

Recomendação: Livre - Local: Universo Palace Sessão: Domingo (11) às 19h. Ingresso: R$10. Informações: 3018-7308.

DIV

Morangos Silvestres Isak Borg, respeitado professor de Medicina, é convidado por sua universidade de formação, na cidade sueca de Lund, para a cerimônia de comemoração pelos seus 50 anos de carreira

Atividade

Baile de Oscar Guzella Junto com a sua orquestra, o baile já virou referência dominical.

Cinema

Recomendação: 12 anos - Local: Cinemateca de Santos (Rua Ministro Xavier de Toledo, 42, Campo Grande) - Sessão: Sábado (10), às 20h. Ingresso: Gratuito. Informações: 3251-1613.

ANDRE PEREIRA /DIVULGAÇÃO

Torloni se apresenta na comédia dramática escrita pelo premiado autor norte americano Terrence MacNally.

Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136, Aparecida) - Sessão: Sábado (17), às 20h, Domingo (18), às 18h. Ingresso: R$6 a R$20. Informações: sescsp.org.br

UL

Embarque: Orquidário de Santos (9h), Aquário de Santos (9h25) • Convento Nossa Senhora da • Conceição - Itanhaém • Igreja Matriz de Sant'Anna /Museu Conceição - Itanhaém • Casa das Bananadas - Itanhaém • Almoço: Praia do Sonho e Praia dos Pescadores - Itanhaém • Parque Ecológico A Tribuna - Mongaguá • Plataforma de Pesca Amadora Mongaguá Desembarque: Orquidário de Santos (17h45), Aquário de Santos (18h15).

(quartas, sextas e domingos)

Pagliacci Adaptação circense do entrecho básico da ópera I Pagliacci , de Ruggero Leoncavallo, e foi criada especialmente para comemorar os 20 anos do Grupo LaMínima

DIV

(terças, quintas e sábados)

Santos a Peruíbe e Itanhaém

Circo

Glauber o filme, labirinto do Brasil Retrata a vida e a morte do polêmico cineasta baiano, Glauber Rocha, que revolucionou o cinema e contribuiu para uma r a d i c a l revisão na cultura brasileira.

Santos a Itanhaém e Mongaguá

Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136, Aparecida) - Sessão: Segunda (12) e Terça (13), das 15 às 18h. Ingresso: Gratuito. Informações: sescsp.org.br

Exposição

Rei Momo e Ciatas de Santos Exposição Homenagem ao Eterno Rei Momo do Carnaval Santista – Waldemar Esteves da Cunha, o Magnânimo reúne as fantasias, fotos, placas e troféus conquistados por Waldemar e mostra a história do Carnaval santista. No mesmo local, o público pode conferir a exposição fotográfica Ciatas de Santos - Mulheres que no Samba Resistem , com 10 imagens de sambistas santistas (as ciatas, revelando suas paixões pelas escolas do coração. Recomendação: Livre - Local: Centro de Cultura Patrícia Galvão (Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias). - Sessão: Segunda a sexta-feira (até 16 de fevereiro), das 10h às 18h. Ingresso: Gratuito. Informações: 3233-6086


Boqnews

10 a 16 de fevereiro/2018

BoqNegócios 7

_____________________

DISK MARMITA / MARMITEX Comida caseira Seg. a Sáb. Valor Marmita/Quinzena: 1ps. = R$160,00; 2ps. = R$180,00; 3 ps. = R$250,00. Marmitex = R$8,00. Ligar cedo - Vera. (3227-0014 / 99757-2790

_____________________

OURO Joias, brilhantes, relógios, prata, platina, cautelas. Antiguidades em geral. Cobrimos qualquer oferta! Rua Othon Feliciano, 2 cj. 24 . Boulevard Gonzaga - (3284-9152

_____________________

GONZAGA 1 QUADRA DA PRAIA Próx. ao Shop. Balneário ótimo 2 dorms c/ suíte sala 2 ambientes + quarto e wc de empregada - rico em armários, elevador e garagem. Tr ((13) 99714-7228 creci 33 906

_____________________

ED. ROBERTA VIRTUOSO 2 dorm, 2 wcs, piscina, salão de festas, gar, reformado, 70mts, R$ 300mil. Tr ((13) 3231.4649

_____________________

URGENTE 290 LINDO 2 DORMS VAZIO c/ aes-suite + qto e wc empregada de frente c/ sacada, elevador- andar alto-sl2 ambientes- coz,planejada- gar. demarcada- predio c/ lazer Tr ((13) 99714-7228 creci 33 906

_____________________

CONJ. COMERCIAL AV. ANA COSTA - 250 MIL Ótimo conj. comercial na av. ana costa - 44 m2 uteis- andar alto - 3 salas - recepção -2 wcs - garagem - em Ótimo estado - localização privilegiada Tr (13) 99714-7228 creci 33 906

_____________________

OPORTUNIDADE GONZAGA PRAIA 600 MIL Ótimo apt. de frente com varanda com 3 dorms. suite, aes, sala 2 ambs, copa/cozinha planejada, dep. empreg. 145 m2 uteis, elev e gar. demarcada. Tr ((13) 99714-7228 creci 33 906


8

BoqNegรณcios

10 a 16 de fevereiro/2018

Boqnews

Ed1191  

Boqnews 10 a 16 02 18

Ed1191  

Boqnews 10 a 16 02 18

Advertisement