Avenida Isaac Cassimiro ganha nova iluminação com lâmpadas de LED
João Monlevade - Toda a iluminação da avenida Isaac Cassimiro, no bair ro Loanda, foi substituí da. A Prefeitura de João Monlevade trocou nes ta semana as lâmpadas a vapor de sódio pelas de LED. A tecnologia é mais moderna, econô mica e proporciona mais luminosidade.
Toda a extensão da ave nida e também a quadra de esportes do local re cebe a melhoria. Ao todo são cerca de 50 novas lâmpadas que se somam às outras 3.680 que já fo ram substituídas em ou tros 32 bairros, 14 praças e duas avenidas.
“Na Isaac Cassimiro, além das residências, há também muitos pontos comerciais. As lâmpadas de LED deixam as vias claras e inibe a ação de infratores, o que aumen ta a sensação de seguran ça tanto da população, quanto dos comercian tes”, afirma o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT).
Já o vice-prefeito e se cretário de Planejamento e Desenvolvimento Eco nômico, Fabrício Lopes (Avante) lembrou que a expectativa é que o ser viço de modernização na iluminação pública de João Monlevade possa al cançar mais bairros até o final do ano. “Na próxima semana vamos finalizar a instalação no bairro Santo Hipólito. A administração está empenhada em entre gar as benfeitorias de for ma rápida, segura e com qualidade”, destacou. Além da avenida Isaac Cassimiro, o trevo do bairro Cruzeiro Celeste
também teve a ilumina ção substituída por lâm padas de LED. Ainda no local, as luminárias da rotatória também rece
beram nova pintura. Lâmpadas queimadas A trocas de lâmpadas
queimadas devem ser solicitadas pela comuni dade por meio dos tele fones 0800 006 0690 ou 3859-2572. Se preferir,
o cidadão pode ainda fazer a solicitação pelo site www.iluminacaopu blica.net.br ou pelo apli cativo Ouvir Você.
CONSELHO CENTRAL SÃO BENTO DE JOÃO MONLEVADE
“DAI-LHES VÓS MESMOS DE COMER, E O MILAGRE VAI ACONTECER”. Comunidades Monlevadenses, estamos voltando às campanhas de quilo.
AntEs, dUrAntE E dEPoIs dA PAndEMIA:
AntEs: antes da pandemia as comunidades já realizavam esse milagre, sempre foram os benfeitores dos pobres, os Vicentinos apenas simples ajudantes.
dUrAntE: durante a pandemia, as comunidades, paroquias, Entidades, Empresas continu aram a realizar esse milagre em parceria com a ssVp a maioria dos Vicentinos (as) tiveram que se recolherem devido à idade. perdemos tantos companheiros e companheiras de cami nhada. mas, depois da tempestade vem a bonanza. dEPoIs: Vacinados e com certos cuidados, os Vicentinos (as), estão de volta para ajudar, para que esse milagre continue a acontecer. mas, são vocês, comunidades, paroquias, En tidades, Empresas, que fazem esse milagre acontecer. os Vicentinos(as) são apenas aju dantes, que voltarão a bater de porta em porta nas comunidades pedindo a campanHa do Quilo, para aquelas famílias mais necessitadas de alimento. Qualquer doação será sempre bem vinda. contAMos coM A colABorAÇÃo dE todos. VocÊs sEMPrE ForAM os BEnFEItorEs dos PoBrEs
BANHADOS EM CRISTO, SOMOS UMA NOVA CRIATURA, AS COISAS ANTIGAS JÁ SE PASSARAM SOMOS NASCIDOS DE NOVO. ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. – SSVP - JOÃO MONLEVADE.
As lâmpadas de LED deixam as vias claras e inibe a ação de infratores, o que aumenta a sensação de segurançaPacientes de Monlevade elogiam Casa de Apoio
sErViÇo disponibilizado pEla prEfEitura comEÇou a funcionar no último dia 26
João Monlevade - Os pacientes de João Mon levade que viajaram para Belo Horizonte esta semana já tiveram a ex periência de serem aco lhidos na Casa de Apoio Maria Bunita Convi vência, contratada pela Prefeitura para receber os usuários do SUS que fazem Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Vários deles falaram so bre como foi acolhedo ra a estadia no local. É o caso da dona de casa Maria Martins Miran da, 71 anos, que viajou acompanhada do esposo, o aposentado Valdivino Miranda, 78. Ela expli cou que o tratamento recebido foi diferencia do. “Fomos muito bem acolhidos. Além disso, não nos faltou nada. Não tivemos gasto algum nessa viagem”, afirmou. Valdivino Miranda des tacou o translado na ca pital. “Disponibilizaram vans para o nosso trans porte. Achei isso impor tante, principalmente porque estava chovendo em BH, na terça-feira (27)”, pontuou.
A diarista, Samara de Freitas Silva, 35, acom panhou o filho, Davi Lucas de Freitas, de 9 anos, que foi à capital
para exames. “Gostamos bastante. É um lugar bem estruturado, com pessoas que nos trataram muito bem. Tudo organi zado”, destacou.
Compromisso
A contratação da casa de apoio foi formalizada no dia 16, pelo prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT), que esteve na capital, juntamente com o vice -prefeito e secretário mu nicipal de Planejamento e Desenvolvimento Eco nômico, Fabrício Lopes (Avante).
Na ocasião também es tavam presentes a pri meira dama e presidente do Conselho Curador da Fundação Crê-Ser, Rosângela Guimarães Ribeiro, a secretária mu
nicipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Dru mond, e os vereadores Rael Alves (PSDB), Fer nando Linhares (DEM) e o líder do governo na Câmara, Belmar Diniz (PT).
A Maria Bunita Convi vência começou a pres tar o serviço na segunda -feira (26). Localizada na rua Jacuí, 260, bairro Floresta, região hospi talar de BH, a Casa de Apoio é o ponto para os usuários do TFD.
Além de refeição e transporte, o espaço pos sui quartos, banheiros, camas, cozinha e todo conforto necessário para receber os monlevaden ses de forma humaniza da, antes e depois deles fazerem os procedimen tos médicos.
Cobertura de ESF quase dobra em João Monlevade
João Monlevade - O governo do prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT) e seu vice-prefei to, o secretário muni cipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), quase dobrou a cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) em João Monlevade. Quando a atual administração assumiu, a cidade ti nha 39% de cobertura. Com apenas um ano e nove meses de gover no, o número subiu para 73,3%. O percentual é um marco para o municí pio, resultado de ex celência em gestão de Saúde e investimento na Atenção Básica. Dr. Laércio Ribeiro e Fabrício Lopes encon traram a cidade com 13 equipes de ESF, das quais apenas nove eram credenciadas no Ministério da Saúde e somente uma estava completa com médi co, enfermeiro, técni cos de enfermagem e
Agente Comunitário de Saúde (ACS). Hoje, o município pos sui 17 equipes de ESF, sendo que 16 estão cre denciadas no Ministério da Saúde e uma está em fase de credenciamento. Além disso, 13 equipes de ESF estão comple tas. A cidade ainda con ta com uma equipe de Atenção Primária que auxilia na cobertura. Para isso, desde 2021, somente para o ESF, foram contratados 37 Agentes Comunitários de Saúde, seis técnicos em enfermagem, dez en fermeiros e dez médicos.
Prioridade
Dr. Laércio comemorou o percentual histórico. “Encontramos a cidade com uma cobertura de ESF muito baixa, muito aquém do que um mu nicípio do porte de João Monlevade deveria ter.
Elegemos como priori dade aumentar essa co bertura. É um trabalho que exigiu dedicação dos servidores da Saúde
e que estamos colhen do os primeiros frutos”, afirmou.
Compromisso
A coordenadora do ESF, Lilian Silva de Sá Bor ges, enfatizou a dedica ção e o trabalho constan te para garantir acesso à Saúde para toda popula ção de João Monlevade.
“Com o apoio do gover no, mesmo no período da pandemia da Covid-19, conseguimos aumentar as equipes de ESF e as de Atenção Primária com a contratação de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde”, reforçou.
Já a coordenadora da Atenção Primária à Saú de, Renata Caroline Bráu lio de Moura, ressaltou os compromissos da atual administração. “O aumento da cobertura de ESF mostra o compro metimento da gestão com a Saúde e, consequen temente, com a vida do cidadão monlevadense”, finalizou.
para mais informações, acesse o endereço eletrônico: http://www.sestsenat.org.br/vagas, durante o período de inscrições, que será de 04/10 a 11/10/2022.
O processo seletivo terá as seguintes etapas: avaliação de conhecimentos específicos, avaliação documental e entrevista.
Pacientes elogiaram o tratamento recebido na casa de apoioProjeto de robótica da Emip é premiado em I Jornada Itajubense e Itabirana de Tecnologia
Cadastramento para a educação infantil começa em outubro
Itabira - O projeto de robótica da Escola Muni cipal Governador Israel Pinheiro (Emip) foi pre miado durante a I Jorna da Itajubense e Itabirana de Ciência, Tecnologia e Educação em Itabira. Os alunos do sétimo ano da escola, Maria Fernanda Silva Dias e Arthur Go mes Araújo, apresenta ram o projeto durante o evento sob a coordena ção do professor de ma temática e idealizador da robótica na escola, Hai lisson Rodrigo Ferreira. De acordo com o pro fessor, a participação na Jornada Científica foi uma grande oportunida de para apresentar o pro jeto para outras pessoas, escolas, empresas e para
a Universidade. Segun do ele, essa premiação é uma recompensa por um trabalho de dois anos juntamente com a di reção da Emip, alunos, pais e responsáveis.
Como metodologia ativa de aprendizagem, a ro bótica educacional tem como objetivo formar alunos mais proativos que assumam a responsabili dade por seu processo de aprendizado. Sobre isso, Hailisson comenta que o intuito do projeto é fazer a diferença na vida dos alunos e da comunidade.
“Sempre buscamos co locar os estudantes como protagonistas da aprendi zagem”, destaca.
A aluna Maria Fernan da é a prova do quanto
o projeto pode agregar mais conhecimento além das matérias do dia a dia da escola. Ela é uma das mais empolgadas com a robótica e participa de to das as aulas, inclusive aos sábados. “Desde que co nheci a robótica, aprendi inúmeras coisas e não somente eu, mas outros alunos também. Muitas coisas que eu achava que não conseguiria fazer, hoje eu consigo. As aulas são incríveis e divertidas e aprendemos demais”, comenta.
Robótica na escola
Durante as aulas de robó tica, os alunos aprendem noções básicas e montam peças dos componentes
de um robô, fazendo com que ele execute missões pré-determinadas.
O projeto deu seu pon ta pé inicial em abril de 2021e tem levado os alu nos a participarem de tor neios, mostras e olimpía das sobre programação e robótica. No ano passado, eles foram a única equipe monlevadense e a única de uma escola municipal brasileira a integrar a ex posição durante a Mostra Nacional de Robótica.
As atividades dessa tec nologia na escola tam bém contam com o apoio do projeto de extensão do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea) da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), pelo grupo Locobots.
João Monlevade - A Prefeitura de João Monle vade, por meio da Secretaria Municipal de Edu cação, abre a partir do dia 1º de outubro as ins crições do cadastramento escolar da educação infantil para o ano letivo de 2023. As inscrições vão até o dia 30 de outubro, pelo site da Prefei tura de João Monlevade (www.pmjm.mg.gov.br) ou diretamente nas unidades municipais de edu cação infantil do município.
Quem pode se cadastrar:
Os pais ou responsáveis podem cadastrar crian ças de quatro meses a cinco anos completos até 31/03/2023. O link para efetivação do cadastramen to será liberado no período das inscrições. Quem não tiver acesso à internet, deve se dirigir às uni dades escolares de educação infantil no município. Diferentemente dos anos anteriores, desta vez será necessário apresentar documentos compro batórios para atender com maior equilíbrio as crianças filhas de pais que trabalham, deficientes ou em alguma situação de vulnerabilidade.
Os alunos do sétimo ano da escola apresentaram o projeto durante o evento sob a coordenação do professor Hailisson As inscrições abrem a partir do dia 1º de outubroFeira da Agricultura Familiar e da Economia Popular Solidária traz edição especial em outubro
João Monlevade - A Fei ra da Agricultura Familiar e da Economia Popular Solidária terá mais uma edição nos dias 7 e 8 de outubro. E dessa vez con tará com atrações espe ciais em homenagem aos
professores e ao Dia das Crianças, celebrado no dia 12. A feira será realizada na sexta-feira (7), das 15h às 22h e no sábado (8), das 7h às 15h, em frente à Igreja Sagrado Coração de Jesus, próximo ao Hiper. Nesta próxima edição, a Feira contará com o show especial Marqui nhos Canta Fábio Jr., em
homenagem aos profes sores, que acontece na sexta-feira, às 19h. Já no sábado, às 10h, será a vez da criançada se di vertir com o espetáculo infantil “Companhia O Salto – Pequenos Núme ros, Grandes Cenas”. O espaço também conta rá com brinquedos para crianças, pintura facial,
pipoca e algodão doce.
A Feira da Agricultura Familiar e da Economia Popular Solidária é uma realização da Solidariarte e da Cáritas Diocesana, com o apoio da Prefei tura de João Monleva de, através da Secretaria Municipal de Assistên cia Municipal, Fundação Casa de Cultura e Ufop.
Serviços que ainda funcionam na UBS Carneirinhos em novo endereço
Técnicos de enfermagem da Prefeitura de João Monlevade recebem capacitação sobre sífilis
funcionar na rua do An drade, número 645, no bairro José Elói, a partir desta quinta-feira (29).
No local também será ins talada a equipe de Estraté gia em Saúde da Família (ESF) do José Elói, que faz a cobertura dos bairros José Elói, São Geraldo,
São João e São Benedito. Parte do atendimento já foi transferido para a rua Armando Batista, número 246, no bairro Rosário, onde funciona a ESF do Rosário, responsável pela cobertura dos bairros Cas telo, Mangabeiras, Rosá rio e Vale do Sol.
João Monlevade - Téc nicos de enfermagem da rede municipal de Saúde de João Monlevade rece beram capacitação sobre a sífilis, nessa terça-feira (27). Com o tema “Sífi lis da prevenção ao tra tamento”, o curso foi mi nistrado no auditório da Prefeitura, nos períodos da manhã e da tarde. Participaram 47 técnicos no período da manhã e 38 no período da tarde, incluindo profissionais
de cidades vizinhas que compõem a microrregião de saúde. O treinamento é uma iniciativa do Co mitê Municipal de Com bate a Sífilis Congenita e foi ministrado pela gine cologista Valéria Maria Moreno Jacintho, que é integrante do comitê, e pela enfermeira Driele Pereira da Silva Alves, referência do Serviço de Atendimento Especiali zado - Centro de Testa gem e Aconselhamento
(SAE/CTA) da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo principal foi ressaltar a importância do técnico de enferma gem no tratamento da sí filis na atenção primária à Saúde. Ao fim do trei namento, Driele Pereira Alves considerou que a atividade foi muito pro veitosa. “Os profissio nais interagiram bastan te, o que nos faz crer que o treinamento atingiu o objetivo”, concluiu.
João Monlevade - Os serviços de saúde que ainda funcionam na Uni dade Básica de Saúde (UBS) Carneirinhos (an tiga Policlínica) passam a A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a pesagem do programa Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família. Os beneficiários do progra ma, têm até o dia 18 de novembro para realizar o acompanhamento de saúde obrigatório. Precisam fazer a pesagem crianças de até 5 anos, mulheres de 14 a 44 anos e gestantes de todas as idades. Todas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) fazem a pesagem de 7h30 as 10h30 e de 13h as 16h30. Os beneficiários devem procurar a sua UBS de referência e levar o cartão de vacina. No local também será instalada a equipe de Estratégia em Saúde da Família (ESF) O objetivo foi ressaltar a importância do técnico de enfermagem no tratamento da sífilis no daAudiência Pública discute sobre descarte e armazenamento do Lixo em João Monlevade
João Monlevade - Nes sa terça-feira, 27, ocor reu na Câmara Munici pal de João Monlevade Audiência Pública para tratar sobre o descarte e armazenamento do lixo no município, bem como alternativas para reduzir os resíduos e as respon sabilidades a serem com partilhadas. A reunião é em atendimento ao re querimento do vereador Revetrie Teixeira (MDB) e também visa incentivar e discutir a destinação correta dos resíduos gerados para minimizar os danos am bientais e à saúde humana. Participaram da reunião os vereadores Belmar Diniz (PT), Bruno Ca beção (Avante), Pastor Lieberth (União), Fer nando Linhares (União) e Marquinho Dornelas (PDT), o Secretário de Meio Ambiente, Samuel Domingues, Secretário de Serviços Urbanos, Marco Antônio Penido Simas (Marcão), Coor denadora da ATLIMAR
JOM - Associação dos Trabalhadores de Lim peza e Materiais Reci cláveis, Valdete Firmino Rosa, representante da empresa Liarth, Fabia no Júnior Barbosa, fiscal do serviço de Limpeza, Wellington Martins Nu nes, e representante da Pontes de Minas, Maria Emília Dias da Silva. Marcão explicou que an teriormente a Secretaria de Serviços Urbanos era responsável apenas pelo contrato da empresa Pontes de Minas, porém como a pasta já cuida da limpeza urbana, a partir deste ano, a secretaria
também passou a admi nistrar outros contratos como da coleta de lixo comum que é feita pela empresa Liarth, lixo hospitalar feita pela Pro hetel e coleta seletiva em parceria com a Atlimar jon, além disso, o contra to da empresa Pontes de Minas responsável pela limpeza pública, como capina, roçada e varri ção. O lixo proveniente deste serviço é recolhido pela empresa Liarth.
O secretário explicou que o único dia que não é feita a coleta do lixo no município é no domingo.
Ele lamentou que neste
dia, a população deixa o lixo nas calçadas e vân dalos mexem e espalham os resíduos. Marcão des tacou que é importante a conscientização da popu lação em relação ao ar mazenamento e a coloca ção do lixo nas calçadas nos dias e em horários em que os caminhões das coletas circulam.
Por sua vez, o verea dor Revetrie Teixeira sugeriu que sejam esti pulados horários mais específicos para que os caminhões façam a co leta. Segundo ele, esta medida iria contribuir para que os resíduos não fiquem expostos durante muito tempo evitando assim que animais ou pessoas mexam nos li xos. Ainda em sua fala, Revetrie cobrou maior fiscalização, com obje tivo de coibir ações de vândalos. Ele também sugeriu que o tema seja trabalhado nas escolas.
O secretário de Meio Ambiente, Samuel Do
mingues destacou que todos os resíduos podem ser aproveitados, sejam os de materiais reciclá veis ou os orgânicos, que podem ser usados em compostagem, por exemplo. Ele informou que o município também estuda a ampliação da coleta seletiva na cidade. Samuel também falou das ações que tem sido realizadas, como exem plo o espaço disponível na Secretaria para a cole ta de lixo eletrônico, bem como a coleta de lâmpa das, pilhas e baterias.
Ainda segundo Samuel, a Prefeitura está insta lando lixeiras em diver sos pontos na cidade e que também o executivo já está em processo de aquisição de containers para serem colocados em pontos críticos onde apresentam maior acú mulo de lixo. Samuel explicou que a ideia é que o container seja ins talado ainda este ano na avenida Castelo Branco,
Estudantes participam da etapa
Estadual do Parlamento Jovem
como modelo, e pos teriormente em outros pontos na cidade.
A representante da Atli marjon, Valdete Roza, informou que é muito im portante que a população conheça os resíduos que são recolhidos pela asso ciação. Segundo ela, algu mas pessoas deixam mate riais na Atlimarjon, como exemplo mobiliário, e a Associação não consegue dar a destinação correta. Valdete também endossou a sugestão de trabalhar junto à população a edu cação ambiental. Segundo ela, muitos materiais che gam à Associação mistu rados em sem condição de serem reciclados.
Valdete ainda infor mou que a Associação já dispõe de um novo caminhão para ampliar a coleta. Atualmente, segundo ela, apenas 23 bairros são atendidos e outros cerca de 50 ain da estão desassistidos. “Ainda este ano a coleta será ampliada”, garantiu.
levade estiveram na As sembleia Legislativa de
Minas Gerais em Belo Horizonte para presti giar a votação das pro postas do Parlamento Jovem 2022. Na ocasião, foi realizada a Plenária Estadual do projeto, que contou este ano com a participação de 121 câ maras municipais, di vididas em 18 polos re gionais. João Monlevade integra o Polo Médio Piracicaba, composto também pelas cidades de Itabira, Dionísio e São Gonçalo do Rio Abaixo.
Nesta edição, o tema em discussão foi “Saú de mental do jovem”.
A etapa estadual teve início na última quarta, (21), quando 6 alunos do polo Médio Piracicaba foram escolhidos para representar a região.
Eles ficaram na capital e participaram, na quar ta e quinta-feira, das discussões e análise das propostas enviadas por todas as cidades. Na sex ta-feira, foi realizada a votação das matérias que
compuseram o docu mento final do projeto.
As propostas foram divi didas em três subtemas: políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; estra tégias da comunidade para promoção da saúde mental; e uso saudável das novas tecnologias.
O documento final foi entregue para a deputa da Ana Paula Siqueira, que irá encaminhar as propostas à Comissão de Participação Popu
lar. Por sua vez, a Co missão se encarregará de analisar as sugestões e transformá-las em re querimentos, projetos de lei ou outras iniciativas. Duas alunas de João Monlevade foram esco lhidas para defender as propostas durante a Ple nária Estadual em Belo Horizonte. Pela primei ra vez, participando do Parlamento Jovem, a aluna Camile Magalhães Reis, da Escola CERP, falou da experiência.
A reunião é em atendimento ao vereador Revetrie Teixeira Seis alunos do polo Médio Piracicaba foram escolhidosUPSTREET
O enlace de Bárbara e Luís Felipe
Realizou-se no dia 23 de setembro, na Catedral de São Pedro Alcântara, na cidade de Petrópolis/RJ. O jovem casal disse sim um ao outro, unindo as famílias Waldênia Lutfala e Luis Carlos Moreira Pessoa, e Rosângela Ribeiro e Laércio Ribeiro. Após a linda cerimônia, os convidados foram recepcionados no Espaço Cervejaria Bohemia. Já no sábado, 24, uma nova cerimônia, linda e emocionante, foi realizada no Castelo de Itaipava, onde também ocorreu uma belíssima e elegante recepção. Além de requintado buffet, destaque para a animação do Bloco Cordão Bola Preta, uma das principais atrações do carnaval cario ca. Muitos amigos e familiares presentes selaram a importante data do casal Barbara Lutfala Pes soa e Luis Felipe Ribeiro, que viajam em lua de mel por um dos roteiros mais encantadores: Du bai, Abu Dhabi e Maldivas.