PREFEITURA INSTALA
BRINQUEDOS ADAPTADOS PARA CRIANÇAS

BRINQUEDOS ADAPTADOS PARA CRIANÇAS
DEFICIÊNCIAS Página 3
MODERNIDADE
Limpeza da cidade recebe reforço inovador com capina elétrica
Página 3
Inscrição para Transporte Universitário vai até dia 1º
Página 2
Vacinas contra a Covid-19 somente em quatro postos
Página 5
A Prefeitura de João Monlevade abriu inscrições para o Programa de Transporte Social Universitário.
São 100 vagas para estudantes que residem em João Monlevade e desejam estudar em cidades como
Itabira e região do Vale do Aço (Timóteo, Coronel Fabriciano e Ipatinga), durante o período noturno de segunda a sexta-feira.
As inscrições estarão abertas de 27 de fevereiro a 2 de março, das 7h30 às 10h30
e das 13h30 às 16h, na Secretaria de Educação. Os interessados devem acessar o site da Prefeitura (www. pmjm.mg.gov.br) para conferir o edital completo e os documentos necessários para o processo seletivo.
As vagas são destinadas a universitários que ainda não possuem formação de nível superior. O programa visa proporcionar acesso à educação e incentivar o desenvolvimento profissional dos estudantes.
O setor do Cadastro Único (CadÚnico) da Secretaria de Assistência Social de João Monlevade atende, até o dia 10 de março, vestibulandos inscritos na modalidade de reserva de vagas no Sisu, Prouni e Fies.
A Fundação Casa de Cultura está com inscrições abertas de 27 de fevereiro a 7 de março para cursos gratuitos de arte, incluindo violão, bateria, pintura, dança e capoeira. Os interessados devem se dirigir à Casa de Cultura
ou Biblioteca Pública Municipal com documentos pessoais e comprovante de endereço.
As vagas são limitadas e as aulas começam em 13 de março, com três opções de turno. A idade mínima para inscrição é de 8 anos.
O objetivo é garantir que os estudantes possam preencher as vagas no ensino superior reservadas para candidatos com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.
Os interessados devem agendar o horário previamente e levar os documentos necessários. O atendimento é das 7h às 10h30 e das 13h às 16h, na Secretaria de Assistência Social.
A inclusão de crianças com deficiência é uma das preocupações da Prefeitura de João Monlevade. Recentemente, a Secretaria de Esporte e Lazer instalou brinquedos adaptados em quatro locais da cidade para que as elas possam se divertir e interagir com outras crianças. Os brinquedos foram instalados nos bairros República (Estádio Li Guerra), Vila Tanque (praça da Paz), Loanda (avenida Isaac Cassi-
miro) e Teresópolis (praça Rodrigo Cota Bastieri). Um dos brinquedos possui uma rampa para a introdução da cadeira de rodas, enquanto o outro é um balanço adaptado e um gira-disco especial com pouco mais de três metros de diâmetro.
O objetivo da iniciativa é promover a inclusão e estimular o convívio entre as crianças, além de proporcionar atividades físicas e contato com a luz solar.
A Prefeitura de João Monlevade implementou um novo serviço de capina elétrica para limpar ruas com calçamento de pedra.
A capina elétrica usa um trator que emite descargas elétricas controladas e de alta tensão para remover ervas daninhas, mato e outras plantas invasoras com mais rapidez e precisão. Além de melhorar a aparência da cidade, a capina
elétrica também é uma opção mais sustentável, pois não utiliza produtos químicos prejudiciais à saúde. A capina elétrica está sendo realizada por uma empresa contratada pelo Consmepi, do qual João Monlevade faz parte. A prefeitura pede aos moradores que retirem seus carros da rua e mantenham uma distância segura da máquina ao verem o serviço sendo realizado.
A estrada do Jacuí está interditada por motivos de segurança, devido à instabilidade do talude e ao risco de deslizamento de pedras. A Prefeitura de João Monlevade e a ArcelorMittal estão trabalhando juntas para liberar o tráfego de veículos e pedestres, mas a recuperação não pode ser feita de imediato devido ao grande volume de chuvas, que deixa o solo encharcado. A empresa está constantemente avaliando as condições do local e a retomada das obras dependerá da estabilidade do tempo. A administração municipal está priorizando a segurança humana e espera liberar a estrada o mais rápido possível, junto com a ArcelorMittal.
O Esquenta Monlé deve entrar de vez no calendário de eventos da cidade. O pré-carnaval foi realizado no último dia 11 de feve-
reiro, depois de mais de 10 anos. A festa, cheia de cores, diversidade, animação e muita batucada, reuniu grande público na avenida
Wilson Alvarenga, região central da cidade de João Monlevade.
O evento contou com matinê para as crianças e cortejo dos blocos Sapeca Iaiá; Tineca, com participação do bloco do Sujo, de São
Domingos do Prata; Parei de Beber e o Bloco Fúnebre, de Belo Horizonte. O evento foi seguro, sem registro de ocorrência no local. A festa foi considerada um sucesso pelos organizadores e pela população.
A Administração Municipal, por meio do decreto 40/2023, criou o Comitê Operacional de Emergência Geral Municipal (COE Geral JM). O órgão tem como objetivo fortalecer a vigilância de desastres naturais e organizar a atuação dos setores envolvidos. O comitê terá encontros periódicos para definir ações de emergência, atenção, vigilância em saúde e comunicação. O COE conta com representantes de diversas instituições, como a Defesa Civil Municipal, DAE, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Civil, Câmara Municipal e CDL.
A portaria número 89 de 2023 estabelece ponto facultativo nas repartições públicas municipais na segunda-feira de Carnaval (20/02) e na Quarta-feira de Cinzas (22/02).
A publicação leva em consideração o Acordo Coletivo firmado entre a Prefeitura e o Sintramon, conforme a Lei Municipal número 2.439 de 2022. Conforme a portaria, ficam excluídos do ponto facultativo os funcionários responsáveis pela manutenção dos serviços essenciais à população.
A partir do dia 23 de fevereiro, a vacinação contra Covid-19 em João Monlevade será concentrada em quatro unidades de saúde, atendendo adolescentes e adultos a partir dos 12 anos. As Unidades Básicas de Saúde Novo Cruzeiro, Dr. José Nelson Fagundes, Centro Social Urbano (CSU Loanda) e Policlínica serão as únicas a aplicar as doses, devido à baixa procura nos
demais postos de saúde. As quatro unidades disponibilizarão todas as doses disponíveis na cidade, incluindo a 1ª, 2ª e 3ª doses para adolescentes e adultos a partir dos 12 anos, a 4ª dose para imunossuprimidos a partir dos 12 anos, trabalhadores da saúde e adultos a partir de 40 anos, e a 5ª dose para imunossuprimidos a partir dos 12 anos.
Na noite do dia 14, moradores da Regional 2 de João Monlevade participaram de uma reunião no auditório Leonardo Diniz para contribuir com a revisão do Plano Diretor da cidade. O encontro teve como objetivo ouvir as demandas dos moradores e
discutir ações para a região central da cidade.
A próxima será no dia 9 de março para ouvir os moradores dos bairros Planalto, Nova Monlevade, Estrela Dalva, Santa Cecília e Novo Cruzeiro. O encontro será na Escola Municipal Cicinha Moura, às 19h.
Professores da rede municipal de ensino de João Monlevade participaram esta semana da primeira formação do ano letivo. Com o tema “Educação para as relações étnico-raciais”, o seminário foi promovido pelo Grupo de Trabalho para as Relações Étnico Raciais, no anfiteatro do Centro Educacional. Instituído pela Secretaria de Educação em setembro de 2022, o Grupo de Trabalho para as Relações Étnico Raciais é composto por professores, assistentes sociais e psicólogos da rede e objetiva promover uma educação com equidade racial e apresentar propostas pedagógicas que valorizem a diversidade e as diferentes culturas.