Cadastramento para a educação infantil termina neste domingo
João Monlevade - As inscrições para o cadastra mento infantil da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2023 terminam neste domingo (30).
Os pais ou responsáveis podem ir diretamente esco las ou fazer o cadastro no site da Prefeitura de João Monlevade pelo link https://portais.pmjm.mg.gov.br Quem pode se cadastrar: Os pais ou responsáveis po dem cadastrar crianças de quatro meses a cinco anos completos até 31/03/2023.
Diferentemente dos anos anteriores, desta vez será necessário apresentar documentos comprobatórios para atender com maior equilíbrio as crianças filhas de pais que trabalham, deficientes ou em alguma si tuação de vulnerabilidade.
Documentos:
- Comprovante de efetivo exercício de atividade la boral (carteira de trabalho ou declaração para traba lhadores autônomos);
- Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência e comprovante de rendimento atualiza dos, dos pais e/ou responsáveis legais da criança;
- Certidão de nascimento da criança a ser cadastrada e dos demais filhos até a idade de 18 anos de idade;
- Laudo ou declaração médica, para a comprovação no caso de criança, pais e/ou responsáveis legais com deficiência e
- Folha resumo do CadÚnico, para a comprovação no caso de criança em situação de vulnerabilidade social.
Processo seletivo para contratar profissionais para a Educação
João
abre
deintérprete
libras,
professores de educação
e ensino fundamental dos anos ini ciais. Também há vagas para professores do funda mental de ensinos finais nas áreas de ciências, artes, geografia, história, inglês, matemática, língua portu guesa, educação física e ensino religioso.
Os interessados em participar deverão se inscrever entre os dias 7 e 13 de novembro exclusivamente pela internet no www.pmjm.mg.gov.br
Candeeiro
É hora de salvar o Brasil
Em quase 25 anos de jornalismo nunca me abstive de emitir minha opi nião, mesmo tendo a plena noção de que ela não é a mais importante e aguardada nem mesmo na minha rua. Mas a emito.
Sempre soube, felizmente, separar o joio do trigo entre informar e opinar. E há muito tempo faço as duas coisas, sem que uma interfira na outra. Bom, sendo assim, não seria no olho do furacão da eleição mais importan te da nossa história que vou me esconder no conforto das conveniências e não opinar.
Digo isso tudo para reforçar que temos dois caminhos a seguir no próxi mo dia 30. Depositar nossa confiança no ex-presidente Lula e devolver o Brasil aos brasileiros, principalmente aos que sofrem na pele as sequelas da desigualdade social, miséria, fragilidade e fome, ou escolher o atual presidente e acabar de mergulhar o país em uma crise econômica sem pre cedentes, desordem institucional e diplomática, desprezo à Constituição, apoio à milícias, completo despreparo técnico, qualificação e intelecto de equipe de governo e de seu gestor, tudo isso alimentado vorazmente pelo ódio impregnado apenas em nazifascistas e naqueles que os blindam e aplaudem. E ainda temos a corrupção latente, tão bradada como algo a ser consumido e, ao contrário, alimentada para o benefício da família do chefe da nação, que mais parece vinda de um seriado de gângsteres.
Me desculpem, mas só quem é extremamente alienado ou, pior ainda, dis simulado, pode apoiar, de forma séria e convicta, esse governo e seu líder. E só quem é obtuso ao extremo pode levar a sério uma discussão em que caibam fechamentos de igrejas, banheiros unissex, apologia ao aborto, des respeito à religião e à instituição família etc. A verdade é que a atual disputa eleitoral nos faz sentir saudades das travadas com o ex partido PSDB.
O brasileiro de bom senso não pode cair nessa. Nós temos uma missão e ela está pautada em ajudar a voltar a colocar comida no prato de milhões de pessoas. Em voltar a ofertar emprego e oportunidades a outras milhões. A voltar a falar de amor e alegria. Não de ódio e desprezo.
Já aos escudeiros do capitão do mal, peço apenas um simples favor: Apon tem um (apenas um, não dois, três ou cinco) feito positivo e de significân cia do atual governo. Já fiz esse pedido a vários e ainda estou sem resposta. Faço a mesma pergunta aos recrutas locais, dos espiritualistas-capitalistas especialistas em enriquecer e defender político inelegível aos comunica dores top models deformadores de opinião de três curtidas por semana. A esses peço decência, pois chegou a hora de deixar o umbigo e o ridículo de lado e salvar o Brasil.
Em suma, chegou a hora de salvar o Brasil e as futuras gerações!
3.cidade
Obras no Distrito Industrial fortalecem parceria entre administração municipal e empresas
João Monlevade - As ruas do Distrito Indus trial de João Monlevade recebem obras de infra estrutura com asfalto, drenagem e outras inter venções em atendimento a reivindicações antigas de trabalhadores e em presários do local. Os serviços, que imprimem mais trafegabilidade são supervisionados de perto pela Secretaria Munici pal de Obras. “O Distrito Industrial há tempos pre cisava de uma interven ção. O asfalto é essencial para fortalecer a con dição produtiva do lo cal, pois oferece melhor acesso aos veículos”, afirmou o secretário de Obras Eduardo Bastos.
O prefeito de João
Monlevade, Dr. Laér cio Ribeiro (PT), e o vice-prefeito e secretário municipal de Planeja mento, Fabrício Lopes (Avante), recentemente estiveram no Distrito Industrial onde conver saram com os empreen dedores e trabalhadores que atuam no local. Na ocasião, o vice-prefeito
reforçou que a parceria entre a administração municipal e empresários tem sido fundamental para o andamento das obras. “O avanço dos serviços permite uma melhor estruturação do Distrito Industrial e é um marco para a João Monlevade, que está ca minhando para a diversi
ficação de sua economia. Além disso, temos que agradecer a todos do Distrito pela colabora ção e paciência. Em bre ve serão dias muito me lhores para trabalhar”, ressaltou Fabrício.
O empresário Vanilton Dornelas do Nascimento, da Angélya Móveis, que está no Distrito Industrial
desde 2008, elogia as obras. “O asfalto já me lhorou o processo para carga e descarga, viabili zando acesso de clientes. Além de dar outro visual ao Distrito, desfazendo a imagem de precarieda de do local”. Já Carlos Alexandre Barçante, da VMA Caldeiraria Ltda, diz estar ansioso para que o asfalto chegue até o seu empreendimento. “É uma obra importan tíssima viabilizada pela Prefeitura, pois auxilia muito na infraestrutura”, apontou o empresário que completa 21 anos instalado no Distrito In dustrial.
O prefeito Dr. Laércio reafirmou que a admi nistração municipal está
pronta para somar e ajudar a cidade a atrair novas empresas e in vestimentos ao Distrito Industrial. “É importan te frisar que as obras de infraestrutura ajudam também na geração de emprego e desenvolvi mento, além de colo car João Monlevade no lugar de destaque que a cidade merece. Esse esforço conjunto entre o governo e os empresá rios vai fazer uma gran de diferença na rotina comercial dos empreen dimentos do Distrito In dustrial, além de garantir mais conforto para os profissionais que per correm essas vias diaria mente para chegar e sair do trabalho”, concluiu.
Prefeitura moderniza móveis e equipamentos
João Monlevade - Nesta semana, nas repartições públicas da Prefeitura de João Monlevade, come çaram a ser instalados móveis e computadores novos. Alguns equipa mentos substituídos ti nham mais de 30 anos de uso e outros nunca haviam sido trocados. A aquisição é mais uma ação da admi nistração municipal para valorização do funciona lismo público, garantindo melhor condição de traba lho aos servidores. Foram substituídos 81 equipa mentos entre mesas e es tações de trabalho e ainda 132 computadores. Todos os setores da administra ção municipal estão con templados.
Para o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), a valoriza ção do servidor público é
fator predominante para a prestação de um bom serviço à população. “A troca e modernização dos equipamentos de in formática e do mobiliá rio nos prédios públicos municipais é mais um fator de valorização ao servidor, que celebra seu dia nessa sexta-feira, 28. Além disso, ofertar con forto, adequada ergo nomia e equipamentos de qualidade é de suma
importância para o bom desenvolvimento dos se tores públicos”.
Servidores elogiam
Os servidores municipais elogiam a troca dos equi pamentos de trabalho e destacam que a moderni dade das máquinas tende a agilizar os serviços pres tados aos contribuintes e também o trabalho inter no. O Chefe de Setor do
Recursos Humanos, Ri cher Augusto de Oliveira, é um deles. “Desde quan do entrei na Prefeitura, há nove anos, trabalho com o mesmo equipamento, que sempre dava problemas. O nosso setor armazena dados importantes e os novos computadores vão ajudar a cumprir prazos nos cálculos de férias, folha de pagamento e ou tros”, destacou.
A assessora de Controle Interno, Simone Torres Martins, efetiva há 16 anos, afirma que essa é a primeira vez que vê uma troca tão robusta. “Nos so setor recebeu quatro novos computadores. Em todos esses anos na Prefeitura nunca vi algo assim e com certeza os novos equipamentos vão ajudar bastante no servi ço”, ponderou. Já a asses
sora de secretaria no ISS QN, Juliana Aparecida dos Santos, falou sobre a importância do mobiliá rio novo. Com 15 anos de serviço público, ela afir ma que a administração tem oferecido mais con dições de trabalho com os móveis novos. “Isso demonstra a valorização do servidor público e nos propicia atender melhor o cidadão”, disse.
4.são gonçalo
Saúde reúne dezenas de pessoas em caminhada pela vida
São Gonçalo do Rio Abaixo - A Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Rio Abaixo reuniu deze nas de pessoas no último sábado, 22, na caminha da Laços Unidos Pela Vida. A Praça Central foi palco da concentração onde os participantes re ceberam água e fruta que garantiram energia para se exercitarem. A equipe de fisioterapia municipal também atuou no alon gamento e aquecimento dos participantes, funda mental para o início de qualquer atividade física. Adultos, jovens, crianças e idosos participaram de
todo o trajeto com muita descontração. A secretária de Saúde, Re nata Guzzo Fonseca res saltou o empenho de toda a equipe de saúde para promover a ação conjun ta de conscientização das doenças que têm atingido grande parte da popula ção, o câncer de mama e próstata. A campanha está em andamento nos postos de saúde durante o mês de outubro e novembro.
O prefeito Raimun do Nonato de Barcelos agradeceu o empenho da equipe de saúde pela mo bilização e falou da im portância da prevenção
dessas doenças como ati vidades físicas e boa ali mentação. “Esses são um dos motivos do empenho da prefeitura em oferecer à população locais para práticas de atividades esportivas que garantem uma melhor qualidade de vida”, explicou.
Informações sobre a pre venção à doença foram repassadas pela médica do PSF3 (Recreio), Tha lita Mota Moreira. Boa alimentação e atividades físicas foram alguns dos hábitos sugeridos, além de ações preventivas como a mamografia anu al a partir dos 40 anos.
4º Encontro de Bandas de São Gonçalo reuniu corporações com muitas histórias
EDITAL PARA ELEIÇÕES NA APAE DE JOÃO MONLEVADE EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA, CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E CONSELHO FISCAL DA APAE DE JOÃO MONLEVADE
São Gonçalo do Rio Abaixo - Uma tradição que reúne gerações e for mam músicos a décadas, assim podemos resumir a história das corporações musicais presentes no 4º Encontro de Bandas de São Gonçalo do Rio Abaixo. Os integrantes das bandas se reuniram na manhã do domingo, 23, na Escola Municipal Manoel Gonçalves.
As corporações de Barão de Cocais, Itabira e São
José da Lapa foram re cepcionadas pela Corpo ração musical Santa Ce cília de São Gonçalo que como boa anfitriã levou os convidados ao encon tro dos fiéis que saíam da matriz e acompanharam o cortejo musical até a Praça Central.
No ponto de encontro executaram em conjunto o hino Nacional, marcan do a abertura oficial do evento. A apresentação dos músicos são-gonça
lenses Aulus Rodrigues
e Keles Ferreira deram o tom inicial do repertório das bandas que interpre taram canções clássicas e populares.
O prefeito Raimundo Nonato de Barcelos res saltou a importância de manter a tradição das bandas de músicas e suas participações em mo mentos de destaque para a cidade, reforçando que um povo sem cultura é um povo sem história.
A APAE de João Monlevade,com sede nesta cidade, na rua Palmas, nº 234, bairro Baú,através de sua Diretoria Executiva,devidamente representada por sua Presidente Srª. Mércia Ferreira Pires Cardoso, CONVOCA, através do presente Edital, todos os associados contribuintes e associados especiais, para Assembleia Geral Ordinária, que será realizada na sede da APAE, às 15:00 horas, do dia 24 de novembro de 2022, com a seguinte ordem do dia: 1 - Apreciação e aprovação do relatório de atividades da gestão 2020/2022. 2 -Apreciação e aprovação das contas dos exercícios 2020/2022, mediante parecer do Conselho Fiscal. 3 - Eleição da Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal da APAE de João Monlevade, em cumprimento ao disposto no artigo 25, inciso III e 26 do Estatuto da APAE de João Monlevade. 4- A inscrição das chapas candidatas deverá ocorrer na Secretaria da Apae até 20 (vinte) dias antes da eleição, que se realizará dentre as chapas devidamente inscritas e homologadas pela comissão eleitoral. (art. 58, II, do Estatuto padrão das APAEs). 5 -Somente poderão integrar as chapas os associados especiais que comprovem a matrícula e a frequência regular há pelo menos 01 (um) ano nos programas de atendimento da APAE, e os associados contribuintes, exigindo-se destes serem associados da APAE há no mínimo 01 ano, estarem quites com suas obrigações sociais e financeiras e terem preferencialmente, experiência diretiva no Movimen to Apaeano (art. 58, II, do novo Estatuto padrão das APAEs).6 - E vedada a participação de funcionários da APAE na Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal, ainda que cedidos ou com vínculo empregatício direto ou indireto. (art. 58, VI, do Estatuto) 7- A Assembleia Geral instalar-se-á em primeira convocação às 15 horas, com a presença da maioria dos associados e, em segunda convocação, com qualquer número, meia hora depois, não exigindo a lei quórum especial (art.24, §2º, do Estatuto). 8 - Os candidatos a Presidente, Vice-Presidente, 1º e 2º Diretores Financeiros e 1º Diretor Secretário deverão obrigatoriamente participar do Curso de Formação de Novos Dirigentes, ofertado pela Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais. Para os demais cargos a participação é facultativa. O certificado/ declaração de participação deverá ser apresentado no prazo arrolado no ( art. 58, I do Estatuto das Apaes) (20 dias antes da eleição).9 — O Curso de Formação de Novos Dirigentes será ofertado no formato EAD. As inscrições estão abertas a partir do mês de julho de 2022, e deve ser realizado pelo site http://www.uniapaemg.org.br/. João Monlevade, 28 de Outubro de 2022. Mércia Ferreira Pires Cardoso – Presidente da APAE de João Monlevade.
Mércia Ferreira Pires Cardoso Presidente da Apae5.cultura
Festival Baobá – Pretas Tradições celebra o Mês da Consciência Negra em João Monlevade
BANDA OLODuM E GAStRONOMIA AFRO SERãO ALGuMAS DAS AtRAçõESJoão Monlevade - Pla nejado para se tornar referência regional, o Festival Baobá – Pretas Tradições reunirá uma série de atrações para marcar o Mês da Cons ciência Negra em João Monlevade.
O evento, que é uma re alização da Prefeitura por meio da Fundação Casa de Cultura, se es tende por quatro dias de novembro, tendo como um de seus pontos altos a banda baiana Olodum e ainda contará com gas tronomia afro, culturas tradicionais e expressões contemporâneas.
No primeiro dia da pro gramação (16), o grupo Teatro Negro e Atitu de, de Belo Horizonte, apresenta um espetá culo cênico a partir das 19h no Teatro Antônio Gonçalves, no Centro Educacional. Logo de pois, no mesmo local, a dançarina Gabriela Isa bel mostra a coreografia de “Tudo que Nós tem é Nóis” e, encerrando a noite, acontece a apre sentação da Associação Monlevadense de Afro descendentes (Amad).
Nos outros três dias, o Baobá se desloca para a Praça do Povo. Lá, às 19 horas da sexta-feira (18), o Tambores do Morro sobe ao palco com sua
arte. Às 21h será a vez do samba-reggae do Olodum, de grandes su cessos como “Faraó”, “Avisa Lá” e “Várias Queixas”, agitar o públi co. Neste dia, a praça já estará tomada pelas bar racas de comida de ori gem africana (feijoada, vatapá, acarajé e muito mais), um dos grandes atrativos da festa até do mingo (20).
No sábado (19), às 14h, tem capoeira e, por vol ta de 15h, um cortejo de grupos de congado e ma rujos de João Monlevade.
Em seguida, será a vez do “Conexões Pretas”, bate -papo com representantes negros do meio acadêmi
co, das artes e de saberes tradicionais. Trata-se de mais uma edição do pro jeto “Conexões Monle vadenses” (lançado em abril, no aniversário da cidade). Trancistas e ma quiadoras negras também estarão no local com ser viços de beleza, que se re pete no dia seguinte. Ainda no sábado, o duo Doi Neguim, de Pouso Alegre, leva ao palco da Praça do Povo, às 17h, o show “Sons de Lá”, um repertório marcado pela cultura Bantu. Já as 19h, a Família Alcântara Co ral apresenta sua música que já transitou pelo país e pelo exterior. Às 21h, o grupo belo-horizontino
outras referências. O lo cal contará também com a participação de trancis
tas e maquiadoras negras, que atuarão por dois dias. No domingo (20) Dia de Zumbi e Dia da Consciên cia Negra, os monlevaden ses do Deixa se Envolver, de axé music, se apresen tam às 13h e, às 15h, ha verá show de Rômulo Rás e os Afilhados do Sereno, seguido, logo depois, por batalha de MCs. O dia de verá se encerrar com um bloco de rua.
Além do Festival Baobá, outros eventos deverão marcar a celebração da cultura negra ao longo do mês, envolvendo articu lação da Fundação Casa de Cultura com outras entidades, como a Pasto ral Afro da Paróquia São Luís Maria de Montfort, Associação Monlevaden se de Afrodescendentes (AMAD) e instituições de ensino superior de João Monlevade.
6.saúde
Câmara de João Monlevade sedia 1º Fórum Outubro Rosa
João Monlevade - Uma tarde de discussões e aprendizados. Assim foi a primeira edição do Fórum Outubro Rosa, ocorrido na última sexta-feira, 21/10.
O evento é uma realiza ção da Câmara Municipal de João Monlevade por meio da Procuradoria da Mulher, Prefeitura, Asso ciação Mulheres em Ação (AMA) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Monlevadense (CODEMM) e com apoio da OAB João Monlevade.
O Fórum tem como ob jetivo a conscientização acerca da saúde, além da valorização e proteção da mulher. A atividade atende à Lei Municipal nº 2.429/2021, proposta pelo vereador Doró da Saúde (PSD) e aprovada por todos os vereadores.
O público, que lotou o plenário da Câmara, foi recebido por profissio nais que fizeram teste rápido de HIV, sífilis e Hepatite B e C. As par ticipantes também pude ram participar de um cur so de automaquiagem.
Em seguida, foi dado início aos painéis de dis cussão. O primeiro deles abordou o tema “A par ticipação da Mulher na política”. O bate papo foi mediado pelo vereador Gustavo Prandini (PTB) e contou com a presença da vice-prefeita de Bela Vista de Minas, Rosilane Taveira Basílio (Rode).
O assunto “Saúde da Mulher” foi apresentado pela Ginecologista, Dra. Valéria Maria Moreno Jacintho, da psicóloga Ronise Araújo e da ex -presidente da Associa ção por Amor, Concei
ção Couto e foi mediado pela Secretária de Saúde, Raquel Drumond.
Por fim, o último painel abordou o tema “Direitos dos pacientes oncológi cos”, com a advogada Lo rena Correia e foi mediado pela presidente da Ama, e vice-presidente da OAB, Elivânia Felício Braz.
Ao final do evento, foi re alizada uma apresentação cultural com os músicos Nadja Lírio e Dan Soares.
Autoridades presentes
O fórum contou com a participação do presiden te da Casa, Gustavo Ma ciel (Podemos), vice-pre sidente, Revetrie Teixeira (MDB) e dos vereadores Belmar Diniz (PT), Doró da Saúde, Leles Pontes (PR), Gustavo Prandi ni, Marquinho Dorne las (PDT) e Thiago Titó (PDT). Também presti giaram o evento o prefeito Dr. Laércio Ribeiro, vice -prefeito Fabrício Lopes, a Secretária Municipal de Saúde, Raquel Drumond e o presidente do Conse lho Municipal de Saúde, Luiz Amaral, bem como servidores e profissionais de diversas secretarias. Em discurso, os vereado
res foram unânimes em dizer da importância do evento e da abordagem dos temas e pediram para que as participantes pro paguem as informações para outras mulheres em relação aos exames e à prevenção da saúde. O vereador Doró da Saúde, autor do projeto que cul minou com a lei que insti
tui o Fórum, falou da ale gria em ver a Casa cheia. Ele enfatizou que eventos como este “contribuem para enaltecer o papel da mulher na sociedade”. Doró ainda falou da inten ção em ampliar o Fórum no ano que vem para que mais mulheres participem, bem como mais temas se jam abordados.
A secretaria de Saúde, Raquel Drumond, infor mou que uma das me tas do setor é ampliar o número de mamografias e exames preventivos. Segundo ela, este ano já foram realizadas quase 2 mil mamografias.
O vice-prefeito, Fabrício Lopes, lembrou que a administração tem feito investimentos significa tivos na área da saúde. “Iniciamos o mandato com 3 equipes de Estra tégia da Saúde da Famí lia e hoje já chegamos a 17. Essas equipes ajudam muito nos resultados e na Atenção Primária”.
Sobre a saúde da mulher, o prefeito Dr. Laércio Ribei ro, enfatizou a importância dos exames e do diagnós tico precoce. Ainda em sua fala, Laércio destacou que
CONSELHO CENTRAL SÃO BENTO DE JOÃO MONLEVADE
o Executivo tem trabalho com objetivo de “cuidar da população”, com inves timentos em vários setores como Cultura, esporte, de senvolvimento econômi co, entre outros, que im pactam positivamente na saúde de todos.
Por fim, o presidente da Casa, Gustavo Maciel, agradeceu a participação de todos na organização do evento e falou da sa tisfação em ver o plenário cheio. Ele lembrou que a Casa tem a preocupação em colocar em prática todos os projetos aprova dos, dentre eles os vol tados para as mulheres, como a Procuradoria da Mulher, o Fórum Outu bro Rosa e o evento Laço Branco, realizado em de zembro e que aborda a violência contra a mulher.
ANTES, DURANTE E DEPOIS DA PANDEMIA:
ANTES: Antes da Pandemia as comunidades já realizavam esse milagre, sempre foram os benfeitores dos pobres, os Vicentinos apenas simples ajudantes.
DURANTE: Durante a Pandemia, as Comunidades, Paroquias, Entidades, Empresas continu aram a realizar esse milagre em parceria com a SSVP. A maioria dos Vicentinos (as) tiveram que se recolherem devido à idade. Perdemos tantos companheiros e companheiras de cami nhada. Mas, depois da tempestade vem a bonanza.
DEPOIS: Vacinados e com certos cuidados, os Vicentinos (as), estão de volta para ajudar, para que esse milagre continue a acontecer. Mas, são vocês, Comunidades, Paroquias, En tidades, Empresas, que fazem esse milagre acontecer. Os Vicentinos(as) são apenas aju dantes, que voltarão a bater de porta em porta nas comunidades pedindo a CAMPANHA DO QuILO, para aquelas famílias mais necessitadas de alimento. Qualquer doação será sempre bem vinda. CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO DE TODOS. VOCÊS SEMPRE FORAM OS BENFEITORES DOS POBRES.
BANHADOS EM CRISTO, SOMOS UMA NOVA CRIATURA, AS COISAS ANTIGAS JÁ SE PASSARAM SOMOS NASCIDOS DE NOVO. ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. – SSVP - JOÃO MONLEVADE.
“DAI-LHES VÓS MESMOS DE COMER, E O MILAGRE VAI ACONTECER”. Comunidades Monlevadenses, estamos voltando às campanhas de quilo.O bate papo foi mediado pelo vereador Gustavo Prandini (PTB)
7.cidade
Prefeitura de João Monlevade elabora Plano de Ação para período chuvoso
João Monlevade - A Prefeitura de João Mon levade já planeja suas ações para a chegada do período de chuvas fortes e intensas que vem por aí.
A Casa da Cidadania, no bairro Belmonte, recebeu na manhã dessa terça-fei ra (25) uma reunião com representantes de vários setores e secretarias do Executivo para debater o assunto, apresentar pro postas e discutir planos de ações para a resolução de possíveis problemas advindos das chuvas.
A reunião contou com representantes das secre tarias municipais de As sistência Social, Educa ção e Serviços Urbanos, Assessoria de Governo,
Defesa Civil, Centro de Referência Especializa do de Assistência Social (Creas) e Centro de Refe rência da Assistência So cial (Cras). O grupo foi denominado de Comis são de Sistematização e Orientações Normativas. Na ocasião, foi apresen tado um Modelo de Plano de Ação, com 16 iniciati
vas envolvendo diversos setores da Prefeitura. Também foram constitu ídos e organizados três subgrupos, separados em áreas, sendo elas: Abri gamento, Operacional e de Sistematização Legal. Também foram sugeri dos e discutidos vários locais que podem servir de abrigos para famílias
que possam ficar desa brigadas em virtude das chuvas e de possíveis enchentes do rio Piraci caba, além das formas de distribuição de alimentos e donativos.
De acordo com a secre tária municipal de Assis tência Social, Marinete Morais, organizadora do encontro, o objetivo foi
planejar para que sejam tomadas decisões acerta das em relação ao apoio, auxílio e assistência ade quada às famílias. “A ideia é iniciar e apresen tar o nosso plano de ações para o período de chuvas, em que muitas famílias podem precisar do poder público. Temos que estar preparados para dar todo o suporte, com respostas rápidas e eficazes. Vamos realizar reuniões sistemá ticas, elaborar escalas de plantão e planos de traba lho”, destacou.
Já o coordenador da De fesa Civil Municipal, Edemir Alves da Silva, alertou que há previsão de chuvas intensas a partir do dia 15 de no vembro, inclusive, com índices históricos, os maiores dos últimos 30 anos. “Posso afirmar que
o poder público nunca esteve tão presente jun to à população para a resolução de problemas acarretados por chuvas e enchentes. Não faltaram empenho humano, de dicação e equipamentos no ano passado. Porém, temos que aprofundar nossas discussões para corrigirmos os erros, reparar e evitar algumas falhas e estarmos bem preparados”, afirmou Edemir.
Na reunião ficou defini do que serão realizadas reuniões com as comu nidades mais afetadas pelas chuvas, como as dos bairros Santa Cruz e Centro Industrial, no iní cio do mês de novembro. A próxima reunião do grupo de discussões será realizada no dia 4 de no vembro (sexta-feira).
Equipe da Defesa Civil
por capacitação
A Prefeitura de João Monlevade está preparando os cemitérios municipais para o dia de Finados, celebrado no próximo 2 de novembro. Servidores da Secretaria de Serviços Urbanos realizam um mutirão de limpeza e manutenção dos locais. Os trabalhos devem sem finalizados na próxima semana.
As equipes estão realizando serviços de limpeza, capina, varrição e recolhimento de ga lhas. “Os trabalhos deixam os locais ainda mais limpos e organizados para receber da melhor forma a comunidade. É uma ação de suma importância e por isso estamos fazen do essa força tarefa com as equipes de limpeza”, disse o secretário de Serviços Urbanos, Marco Antônio Penido Simas.
Os cemitérios do bairro Baú e o de Carneirinhos estarão abertos no Dia de Finados das 7h30 às 17h.
João Monlevade - A Defesa Civil da Prefei tura de João Monlevade participou nessa quarta -feira (26) de treinamen to e capacitação com temáticas relacionadas ao período chuvoso. O treinamento foi dire cionado aos órgãos dos municípios que integram a Associação dos Muni cípios da Microrregião do Médio Rio Piracica ba (Amepi) e ocorreu na sede da entidade, em parceria com a empresa Solveri Solutions. Segundo o coordenador da Defesa Civil Munici pal, Edemir Alves da Sil va, “a capacitação é essen
cial para o planejamento de ações, como os planos de preparação e resposta ao período chuvoso”. Ele lembrou também que em João Monlevade diversos setores da administra
ção municipal já estão se mobilizando e preparan do ações para resolução de possíveis problemas advindos das chuvas. O primeiro encontro setorial ocorreu nesta semana.
SUZUKI uPSTREET
Excalibur
No final de semana uma noite especial para o Baile de Gala dos Bacharéis em Engenharia Ambiental e dos Bacharéis em Engenharia Civil da UEMG Monlevade, no Real Esporte Clu be, que recebeu uma linda decoração com assinatura do Rafa el Absoluto/Buffet Barenze.
A organização de todo evento ficou por conta da Comissão de Formatura (Tamires, Camila e Gislene) e Gala Cerimonial (Carlos Augusto Gugu).
A banda Aga Plus Banda Show, com produção própria de som e iluminação foi a atração convidada para animar a festa, o que fez com louvor.
Formandos e convidados se divertiram com a Cabine de Foto Maycon e Zoom 360, com plataforma para gravação de vídeos. Ambientação floral com assinatura da Floricultura São José. Para receber os formandos, seus familiares e convidados, um cardápio elaborado especialmente por Elizete Vidal com deli ciosas novidades escolhidas junto a comissão de formatura. Tudo muito delicioso e com primoroso serviço. Agradecimentos à equipe da Kello, responsável pelas fotos oficiais e que nos cederam estas imagens que ilustram a coluna de hoje.
Time de Vôlei do Sicoob/Credimepi vence a etapa realizada em João Monlevade. A edição da Taça Valadares de Vôlei reunirá todos os vencedores em dezembro próximo na cidade de Go vernador Valadares.
Em Vitória, no Espírito Santo, aconteceu o even
Excalibur, realizado pela Muscle Contest In ternacional.
atleta Gerson Ferreira mais uma
e consagrou-se campeão da cate goria
Physique - Top 1, Master.
campeão, também, do Overall, que
vencedor da noite, ou seja, o campeão dos campeões! Parabéns!
E
parabéns só multiplicam. Resumindo sua
participação, em apenas um campeonato
campeão cinco vezes: