Página 5
Nos dias 24 e 25 de setembro, João Monlevade estará sedian do a Mostra da Diversidade cultural, com a apresentação de vários artistas em diversas áreas culturais, através de uma iniciativa da ONG FAVELA ÉISSOAÍ, em parceria com a ArcelorMittal e com apoio da Fundação Casa de Cultura. A coluna MIrANtE entrevistou a Coordenadora, Gestora Cul tural, Antropóloga e Professora Clarice Libânio.
Mais de 29 mil atendimentos médicos foram realizados nas UBSs em seis meses
BOM DIA SEXTA-FEIRA 16 DE SETEMBRO DE 2022 | R$ 1,00 Edição: 4.419 - Ano XXIII - www.bomdiaonline.com Página 4 Página 2
Investimentos atraem mais empresas para o Distrito Industrial Página 5
ENTREVISTA
Nos dias 24 e 25 de se tembro, João Monleva de, estará sediando a I Mostra da Diversida de cultural, através da apresentação de vários artistas em diversas áre as culturais, através de uma iniciativa da MittalparceriaFAVELAÉIS-SOAÍ!,ONGemcomaArcelorecomapoioda
EXPEDIENTE
Clarice Libânio: A Mostra nasceu inicial mente com outro perfil... Perfil de Festival Au
de Patrimônio Históri-co Artístico de Minas Ge rais). César Maurício é artista plástico, músico, compositor, e dentro da ONG FAVELA É ISSO AÍ ele é o Diretor artís tico das Mostras, desde a fundação da entidade.
Sheila Malta: Quais os desafios e dificuldades encontradas pela Ong nestes 18(dezoito) anos de atuação?
BOM DIA
sustentabilidade finan ceira dos trabalhos, é sem dúvida, o maior de safio. Por mais que nós, da Diretoria da ONG, possamos trabalhar e já fazemos isso há longos anos, sem Governo,queinternapresassabemosparatoMostras,niosprecisamosremuneração,depatrocíparacus-teiodasparapagamendecachêdeartistas,todaaestrutu-ra.EquehojeasemtêmumaPolíticadePatrocí-niosdependetambémdopoisdepen
M IRANTE Sheila Malta
Clarice Libânio: Do ponto de vista de ter ritórios, começamos a atua-ção nas favelas de Belo Horizonte, sendo que à época eram 232 fave-las(quando da pu blicação do Guia), hoje são mais...Depois nossa demanda de atuação se expandiu a outros mu nicípios de Minas Ge rais, por exemplo, fomos trabalhar em favelas de Governador Valadares,
de da isenção fiscal. No caso específico da ONG FAVELA É ISSO AÍ, nós temos tido dificuldades, por exemplo, em apro vações, em algumas ins tâncias governamentais, em es-pecial Governo Federal, no qual a con tinuidade, a sustentabi lidade, fica prejudicada.
Clarice Libânio: Atua mos sim em outros esta dos. No momento, esta -mos, com a Mostra da Diversidade Cultural na Bahia, em Feira de Santa na e estamos também no Espírito Santo, com outro projeto, focado mais na área do Patrimônio Cul tural e do Meio ambiente, que não é do tipo Mostra, mas sim um projeto de conhecer o patrimônio, a cultura local, e valorizá-la através de produtos de di fusão cultural.
I MOSTRA DE DIVERSIDADE CULTURAL ONG FAVELAÉISSOAÍ!
Sheila Malta: Quem são Clarice Libânio e César Maurício ?
outros locais de Mi-nas. Posteriormente criamos um outro projeto, cha mado PERIFERIAS EM REDE, que começou a trabalhar as 33(trinta e três) cidades da região me-tropolitana de Belo Horizonte. Ficamos um bom período trabalhan do e ainda hoje continu amos trabalhando com várias cidades da região metro-politana. No caso específico do trabalho da Mostra, hoje com o patrocínio da da Arce lorMittal, nós estamos trabalhando em 11 cida des, sendo 10(dez) cida des localizadas aqui em Minas Gerais e 01(uma) fora, em Feira de Santa na, Bahia/BA.
Sheila Malta: Atua em outros estados?
sexta-feira, 16 de setembro de 2022 2.cultura BOM DIA • Administrativo: Luiz Gonazaga de Castro • Editor Luiz Gonazaga de Castro • Comercial: comercial@bomdiaonline.com31.975208093 • Impressão: Gráfica BOM DIA • Colaboradores: Márcio Naoto Suzuki (Up Street) Marcos Martino (Cenários) Sheila Malta (Mirante) Lorena Gabrielle (Minuto com a Nutri) • Representante Comercial: Super Mídia Brasil - BH Central de Comunicação - SC . Redação e Administração Av Getúlio Vargas 4232, Carneirinhos, sala 106, CEP 35930.002 João Monlevade / MG / Brasil • BOM DIA online: www.bomdiaonline.com FUNDADO EM JULHO DE 1998 BOM DIALtdaComunicação-ME CNPJ.: 24538633/0001-16 Todos os Direitos Reservados redacao@bomdiaonline.combomdia@bomdiaonline.com Os colunistas do jornal BOM DIA escrevem de forma colaborativa e não têm qualquer vínculo empregatício com o jornal, sendo responsáveis cível e criminalmente pelo que escrevem e pelas imagens que publicam.
je-tos desse tipo, enfren tam dificuldades, sendo a maior delas a conti nuidade dessa ações... Como são ações pon tuais e que desuporte,deto,dasempreinvestimentos,demandamvocêestánadependênciaaprovaçãodoprojeatravésdeumaLeiIncentivoquedêessedacaptaçãorecursos.Defato,a
LA É IS-SO AÍ, desde 2004, ano de fundação da ONG. Trabalho com elaboração de projetos, diagnósticos e mapea mento cultural, e fui por 02(dois) anos, Dire-tora de Promoção do IEPHA/ MG (Instituto Estadual
Fundação Casa de Cul tura e Prefeitura de Joao Monlevade. Tais projetos tiveram dotações especí ficas e foram escolhidos atráves de um Edital com apoio da Lei Esta-dual de Incentivo à Cultura MG. Na oportunidade, segue a entrevista com a Gestora Cultural, Antropóloga e Profa. Clarice Libânio e César Maurício, respecti vamente Coordenadora e Diretor artístico da ONG FAVELAISSOAÍ, para contar um pouco mais de quem são eles, do que é a entidade e desse projeto maravilhoso de abran gência regional e estadu al (inclusive fora de Mi nas Gerais):
Sheila Malta: Quando surgiu a ONG FAVELA É ISSO AÍ?
diovisual. Desde 2007 o projeto começou a ser re alizado, fo-cado na sele ção e exibição de filmes, feitos por moradores de periferias, ou sobre os moradores da própria periferia. Tivemos, salvo engano, 03(tres) edições, com esse formato(só au diovisual) com filmes de todo o país, e de-pois ele se expandiu, tendo o Festival se transforma do em Mostra, para que pudessem as outras ar tes serem “abraçadas”. Então além do Festival, co-meçamos a produção e promoção de shows, palestras, seminários, então, já são 15 anos de Mostra com outro perfil. Com o perfil atual (Que será o de Joao Monle vade), realizamos desde 2018, qual seja, edital com premia-ção para fins de seleção de artis tas e grupos (pessoas fí sicas e jurídicas), pa-ra se apresentarem, enfim, mostrarem suas diversi dades e talentos.
Clarice Libânio: Foi fundada oficialmente em 2004, mas desde 2002, nós já estávamos reali zando trabalho de mape amento cultural das fa velas de Belo Horizonte, que deu origem à ONG. Então, começamos o tra balho de campo (foram dois anos em campo), fizemos o Guia Cultural das Vilas e Favelas, e, a partir da publicação do guia, decidimos fundar a ONG, que agora com pleta 18 anos, atingindo sua maioridade e matu ridade.
Sheila Malta: Quan do foi feita a I Mostra e onde?
Clarice Libânio: Creio que não somente nós, mas a maioria dos pro
Sheila Malta: Quais e quantas são as áreas urba nas compreendidas pelo projeto Favela isso aí?
Clarice Libânio: Sou antropóloga, coordena dora da ONG FAVE
sexta-feira, 16 de setembro de 2022 3.política BOM DIA 38515067 99843684138515067 / 998436841
Almeida Souza é edu cadora e empreende dora. Concluiu o curso de magistério no ano de 1995. Aos 16 anos, iniciou a sua carreira como professora, de senvolvendo projetos em escolas infantis da cidade. Em 1997, como empreendedora, fundou o Centro Educacional Pedacinho do Céu. Ain da em 1997 iniciou suas atividades como educa dora na APAE de João Monlevade. Nessa insti tuição, Rosiléia prestou relevantes serviços edu cacionais, na modalida de da educação especial. Em 2002, graduou em pedagogia pela Funcec. Em seguida, concluiu a pós-graduação em psi cologia clínica compor tamental. Atualmente é coordenadora pedagógi ca na instituição de en sino Pedacinho do Céu.
“Esta homenagem nos faz mais orgulhosos e mais Osresponsáveis”.vereadores, membros
Eles destacaram o em penho e dedicação dos agraciados por ofertar ensino de qualidade aos alunos do município. Os parlamentares tam bém ressaltaram a ale gria em ver a Casa cheia para prestigiar a entrega das Medalhas. Por fim, o presidente Gustavo Maciel, endossou a sa tisfação em participar do evento. Ele lembrou do empenho dos edu cadores no período da pandemia, o que contri buiu para minimizar os impactos. “Aproveito a oportunidade para agra decer e parabenizar a toda equipe pedagógica pelo trabalho competen te e que contribui para a formação das nossas crianças e jovens.”
Educadores e instituição de ensino que se destacaram no município
pal Cônego José Higino de Freitas”. Atuou como “Secretário Municipal de Educação” do município na Administração 20092012. É autor do livro “Por que a escola não muda? – Um olhar de dentro”.
Os agraciados foram a Escola Estadual Dr. Ge raldo Parreiras, o mestre em Educação, Fabrício Nereu Brandão, a mes tre em Educação Infantil, Jamile Maria Cota, edu cadora e empreendedora, Rosiléia Espindola de Souza e Silva e a profes sora e diretora da Doctum João Monlevade, Yolan da Carla Lima Coelho. Eles foram escolhidos por meio de uma Comissão Especial formada pelos vereadores Belmar Diniz (PT), Fernando Linhares (União) e Leles Pontes (PR) e as representantes da Secretaria Munici pal de Educação, Josefa Vieira de Morais e Maria de Fátima Silva Souza.
- Fabrício Nereu Bran dão é Mestre em Educa ção pelo “Instituto Supe rior Pedagógico Enrique José Varona”, de Havana, Cuba. Bacharel e Licen ciado em Geografia pela “Universidade Federal de Juiz de Fora”. Foi Professor Universitário para cursos de Licencia tura e Pedagogia. Atua na “Rede Municipal de Ensino de João Monleva de” há 28 anos. Boa parte deste tempo dedicado à Gestão. Atualmente é Di retor na “Escola Munici
João Monlevade - Com a Casa cheia, a Câmara Municipal de João Mon levade homenageou, nes sa quarta-feira, 14, edu cadores e instituição de ensino que se destacaram no município. A “Meda lha Paulo Freire” foi con cedida em cumprimento à Resolução 654, de de zembro de 2014.
Sobre homenageadosos
O professor Fabrício Brandão, destacou a hon ra em receber a homena
-Rosiléia Espíndola de
- Escola Estadual Dr. Geraldo Parreiras, com pleta este ano cinquenta anos de fundação. A esco
Léia Espíndola atua como diretora na Aci mon. É a atual presiden te na Câmara da Mulher Empreendedora e mem bro da Federaminas.
- Yolanda Carla Lima Coelho, é formada em Geografia na atual Fun cesi, especialista em Ge ografia Humana, pela PUC/MG em Gestão am biental pela UNEC. Ini ciou como professora de geografia na Funcec ainda muito jovem e desde en tão não se afastou mais da atuação como educadora. Lecionou no Senai e no Kennedy por cerca de 04 meses, e no pré-vestibular Ômega. Yolanda foi dire tora do Centec por cerca de 22 anos e atualmente responde pela direção da faculdade Doctum em João Monlevade.
- Jamile Maria Cota iniciou sua carreira pro fissional em 1983 na Prefeitura de João Mon levade, onde atuou como professora da educação infantil no MOBRAL. Concluiu sua graduação em Supervisão Escolar e Magistério das Maté rias Pedagógicas do 2° Grau, entre os anos de 1996 a 1999. Ela é Pós -graduada em Processo Ensino Aprendizagem pela União das Faculda des Claretianas - Unida de Batatais, São Paulo. Atuou como Assessora Pedagógica da Educação Infantil pela Prefeitura de Rio Branco no Acre entre os anos de 99 e 2000. Jamile é Mestre em Educação Infantil pela Universidade de Matanzas – Cuba. Atuou como Professora das Matérias Pedagógicas do 2º Grau - Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil na UNIPAC - Itabira - São Domingos do Prata e São Gonçalo do Rio Abai xo, entre 2007 e 2009 e como Coordenadora da Educação Infantil pela Prefeitura de João Mon levade nos anos de 2009 a 2012. Na Educação Infantil, atuou também como Professora e atu almente está como Dire tora da Escola Municipal Efigênio Mota desde o ano de 2021.
Em discurso, os home nageados agradeceram por terem sido lembrados para a homenagem. A di retora da Escola Geraldo Parreiras, Jaqueline Be atriz Batista Reis, falou da satisfação da unidade receber a honraria, prin cipalmente neste ano em que a instituição comple ta 50 anos. “É uma con firmação de que estamos no caminho certo”.
Profissionais da educação e instituições de ensino são condecorados na Câmara
da Comissão que esco lheu os homenageados, falaram da satisfação em poder indicar os profis sionais e a escola para receberem a Medalha.
gem que leva o nome do educador Paulo Freire.
la está situada no Bairro Vila Tanque e conta atu almente com 833 alunos, divididos entre as turmas do ensino médio e cursos técnicos de administração,informática,logística e enfermagem. Entre os vários projetos realiza dos pela escola, está a FAMPAR, coordenada pelo mestre Wanderson e composta por alunos e ex -alunos em parceria com a Rede Doctum, UFOP e UEMG.
“Estou feliz e honrado pelo reconhecimento pro fissional”. Rosiléia Espin dola também agradeceu a homenagem e enfatizou a importância da educa ção como instrumento de transformação. A dire tora da Doctum, Yolan da Carla se disse muito emocionada em receber a homenagem. “Esta ho menagem não é só minha. É de todos aqueles que estiveram comigo nesta trajetória”. Por sua vez, Jamile Cota relatou sua trajetória na área educa cional e dedicou a todos os profissionais da escola Efigênio Mota, na qual ela está como diretora.
BOM DIA
A festa na comunidade encerrou o calendário de festas do congado no município. O encon tro contou com a participação de 11 grupos de Congo vindo de diversas cidades da região.
Em Catas Altas, a Feira com Artes acontece no sábado, 17/09
de idealização e execu ção dos eventos é prota gonizado por jovens par ticipantes do projeto.
Ao longo dos últimos três meses, o projeto Rede de Patrimônio Criativo e Colaborativo ofertou uma formação gratuita em educação patrimonial e educomunicação para jovens das duas cidades.
Catas Altas / Barão de Cocais - No próximo fi nal de semana, duas atra ções especiais e gratuitas integram a agenda dos municípios de Barão de Cocais e Catas Altas, na Serra do Caraça. Trata -se dos eventos de culmi nância do projeto Rede de Patrimônio Criativo e Colaborativo, da AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs, que pretendem celebrar referências e pa trimônios culturais locais por meio de dutores.eapresentaçõesexposições,artísticasfeirasdepequenosproTodooprocesso
O projeto é uma realiza ção da AIC – Agência de iniciativas Cidadãs, por meio da Lei Federal de In centivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, através de sua chamada aberta anual.
A programação da festa, além de reunir diver sas guardas de Congo, Moçambique e Marun jada contou com novena, apresentações artís ticas, hasteamento da bandeira, leilão, entre outras atividades.
Em Catas Altas, a Feira com Artes acontece no sábado, 17/09, a partir das 15h, na Câmara Mu nicipal e na Praça Mon senhor Mendes, e conta com um café aberto ao público com quitandei ras, produtores locais e familiares dos partici pantes. Além disso, se rão exibidos podcasts, fotos e video documentário produzi dos durante as oficinas do projeto. A conclusão do evento fica por conta de apresentação musical de artistas locais.
Já em Barão de Cocais, a programação do evento Diversa combina mostra dos produtos comunica cionais elaborados du rante as oficinas do pro jeto, feira de pequenos produtores e outras atra ções artísticas. O ponto de encontro é a Pista de Skate da cidade (R. José
o horizonte que norteia o trabalho da AIC – Agên cia de Iniciativas Cidadãs, organização sem fins lu crativos que soma quase 30 anos de atuação em variados projetos e pro gramas sociais voltados para a construção da ci dadania, junto a uma rede de mais de 500 entidades parceiras. Seu trabalho já obteve o reconhecimento de mais de 30 prêmios na cionais e internacionais, concedidos por organiza ções como ONU Cidades, Unicef e Unesco.
rio piracicaba
Gomes Gonçalves, 2 –34), a partir das 14h, no domingo, 18/09.
sexta-feira, 16 de setembro de 2022
Audiovisual, artes grá ficas, fotografia, rádio e produção de conteúdo fo ram linguagens aborda das no percurso formati vo, que também passeou por temas como cultura,
Sobre a AIC
Encontro contou com participação de 11 grupos de Congo
Promover o desenvolvi mento humano pleno de sujeitos e comunidades é
Festa do Congado no Distrito de Conceição de Piracicaba
Rio Piracicaba - A Secretaria de Educação através da Divisão de Cultura realizou no ulti mo domingo (11/09) a tradicional festa do Con gado no Distrito de Conceição de Piracicaba.
4.cultura
Barão e Catas Altas recebem eventos que celebram referências culturais locais
jovens aliaram aprendizagem em tecnologias da informação a discussão sobre patrimônios
identidade cultural e pa trimônio imaterial e ago ra culmina na produção dos eventos.
to da Secretaria Municipal de Planejamento e Desen volvimento Econômico, 20 empresas já protoco laram documentação no setor com intuito de ins talarem unidade na sede do Distrito. São empreen dimentos na área da cons trução civil, fornecedor de matérias primas minerais, produtos químicos e pe troquímicos, fabricante de contêiner, reciclagem de pneus, móveis planejados, caldeiraria e usinagem, es truturas metálicas e ainda energia sustentável. Todos os pedidos de uso de área estão sendo analisados.
João Monlevade - A Prefeitura de João Mon levade começa a colher resultados expressivos do trabalho de excelên cia na gestão da Saúde e dos investimentos reali zados no setor. Um dos frutos das mudanças im plementadas pelo atual governo é o número de atendimentos médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que che garam a 29.766 de janei ro a julho deste ano.
dicos plantonistas, gine cologistas e pediatras, sendo que os dois últi mos se destacam porque são serviços inéditos em todas as UBS do muni cípio, implementados em 2021, ano em que a gestão atual assumiu. Só nos primeiros sete meses deste ano foram realiza das 2.692 consultas com ginecologista e 3.481 com pediatra nas UBS. Já os médicos ESF reali zaram 18.494 consultas, 634 visitas domiciliares, 429 pré-natais e 611 pue ricultura, que consiste no acompanhamento perió dico visando a promoção
A coordenadora da ESF, enfermeira Lilian Silva de Sá Borges, explicou que o governo está estruturan do a Atenção Básica para que cada cidadão monle vadense tenha acesso aos atendimentos em saúde nas UBSs. “Hoje, todas as UBS possuem aten dimento clínico, gineco lógico e pediátrico. Au mentamos o número de plantões de ginecologia e redistribuímos os pedia tras para atender em todas as unidades”, denata(APS),çãoCoordenadorasalientou.daAtenPrimáriaàSaúdeaenfermeiraReCarolineBráulioMoura,destacouo
sexta-feira, 16 de setembro de 2022
fortalecimento do setor.
A secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, afirmou que os resul tados são fruto de uma administração que veio para cuidar das pessoas. “Estamos trabalhando e trabalhando muito. Os resultados já estão sur gindo e a população é a principal beneficiada”, concluiu.
A aposta da adminis tração municipal no Distrito Industrial tem rendido bons frutos. Conforme levantamen
O Distrito Industrial de João Monlevade fica em uma área de 41.000 m², na localidade conheci da como Sítio Largo, no cruzamento entre as BRs 381 e 262, próximo à MG 123. No local es tão ativos os empreendi mentos: Fusão Ligas Co mércio e Indústria Ltda, Móveis Angelia, Enge plan Indústria e Comér cio de Caldeiraria Ltda e Calhas Bregues.
João MonlevadeAtenta às necessidades do setor empresarial, com foco na geração de novos empregos na cidade, a Prefeitura de João Monlevade tem investido na expansão do Distrito Industrial, adotando uma política eficiente de incentivos e ações com foco na diversificação econô mica e envolvimento de todas as esferas da comunidade. No iní cio do ano, as obras de infraestrutura no local foram iniciadas com destaque para drena gem e asfaltamento. Um investimento no aporte de R$ 1 milhão provenientes de recur sos próprios.
“O fato de termos em presas interessadas em se instalarem no Distrito In dustrial nos deixa muito felizes e cientes de que es tamos no caminho certo. Nosso empenho em rela ção ao local é constante e não vamos medir esforços em torná-lo cada vez mais
BOM DIA
e proteção da saúde das crianças e adolescentes.
Os dados levam em consideração os atendi mentos dos médicos da Estratégia em Saúde da Família (ESF), dos mé
Hoje, todas as UBS possuem ginecológico e pediátrico
atrativo para os empresá rios e empreendedores. O desenvolvimento de nos sa cidade está diretamente ligado ao sucesso dos em preendimentos do Distri to e vamos continuar tra balhando para melhorá-lo a cada dia”, destacou o vice-prefeito e secretário da pasta, Fabrício Lopes (Avante).
O Distrito Industrial
Mais de 29 mil atendimentos médicos foram realizados nas UBSs de João Monlevade saúde
Só as consultas de mé dicos plantonistas atin giram um total de 4.058 nesse período.
Investimentos no Distrito Industrial atraem mais empresas
5.cidade
“A Atenção Primária é o centro ordenador da Saúde. Se a APS está forte, os outros níveis se fortalecem. Temos muito a avançar, mas essa é a base estrutural para isso e os planos seguirão no sentido de aumentar as equipes de ESF, fortale cendo a Atenção Primária e trazendo melhorias para população”, destacou.
ANTES: antes da pandemia as comunidades já realizavam esse milagre, sempre foram os benfeitores dos pobres, os vicentinos apenas simples ajudantes.
BOM DIA 38515067 99843684138515067 / 998436841
“DAI-LHES VÓS MESMOS DE COMER, E O MILAGRE VAI ACONTECER”. Monlevadenses, estamos voltando às campanhas de quilo.
6.região
DURANTE: durante a pandemia, as comunidades, paroquias, entidades, empresas continu aram a realizar esse milagre em parceria com a ssvp a maioria dos vicentinos (as) tiveram que se recolherem devido à idade. perdemos tantos companheiros e companheiras de cami nhada. mas, depois da tempestade vem a bonanza.
DEPOIS: vacinados e com certos cuidados, os vicentinos (as), estão de volta para ajudar, para que esse milagre continue a acontecer. mas, são vocês, comunidades, paroquias, en tidades, empresas, que fazem esse milagre acontecer. os vicentinos(as) são apenas aju dantes, que voltarão a bater de porta em porta nas comunidades pedindo a campanHa do Quilo, para aquelas famílias mais necessitadas de alimento. Qualquer doação será sempre bem vinda. CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO DE TODOS. VOCÊS SEMPRE FORAM OS BENFEITORES DOS POBRES.
Os Pontos de Apoio criados pela administração de São Gonça lo do rio Abaixo têm atuado diretamente nas regiões de Var gem Alegre e Ponte Coronel para melhor atender a população. São ações como limpeza e capina de margens de córregos, pin tura de meios-fios, manutenção em caixas d’água, manobra de registro, desentupimento de rede e até mesmo intermediação de ligação de padrões de energia elétrica.
São Gonçalo volta a contar com a Apic
Há pouco mais de um ano, o Ponto de Apoio de Vargem Alegre atendeu mais de 270 solicitações de máquina para desaterro e limpeza de terreno, além de atendimentos referentes à água como quebra de cano, entupimento de rede. O Ponto atende solicitações das localidades de Cedro, Bom Sucesso, Martins, Pedras, Bamba e timirim.
aulas práticas integradas de campo propiciam o contato de peQuenos e médios proprietários rurais com a comunidade universitária
instituição, participam de aulas de campo em pro priedades rurais do mu nicípio. As atividades se encerram hoje. A atividade é uma par ceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, e a uni versidade, que propicia aos pequenos e médios proprietários rurais terem contato com a comunida de universitária, onde há a possibilidade de difun dir e implantar novas téc nicas que significam me lhorias nas propriedades. Os alunos participam de
Já o Ponto de Apoio de Ponte Coronel atende 15 comunidades como Pacas, Carrapato, Borges, Pena e São José. Os atendi mentos também chegam a 300 e variam entre manutenção de vias, manutenção em rede de água, desaterro etc.
Comunidades
BANHADOS EM CRISTO, SOMOS UMA NOVA CRIATURA, AS COISAS ANTIGAS JÁ SE PASSARAM SOMOS NASCIDOS DE NOVO. ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. – SSVP - JOÃO MONLEVADE.
São Gonçalo do Rio Abaixo - São Gonçalo do Rio Abaixo voltou a contar com as Aulas Práticas Integradas de Campo (Apic), com a participação de alunos do oitavo período da Escola de Veterinária da Univer sidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde a segunda-feira, 36 es tudantes de Medicina Veterinária, juntamente com cinco professores da
ANTES, DURANTE E DEPOIS DA PANDEMIA:
Alunos de Medicina Veterinária participam de aula de campo
Pontos de Apoio atuam no atendimento direto às necessidades da população
CONSELHO CENTRAL SÃO BENTO DE JOÃO MONLEVADE
sexta-feira, 16 de setembro de 2022
aulas e passam instruções aos produtores em cin co áreas: Qualidade do Leite; Nutrição Animal, Extensão Rural, Clínica e Cirurgia. A partir de discussões com todas as pessoas envolvidas, os estudantes buscam so luções para os possíveis problemas, levando no vas alternativas técnicas, econômicas e sociais e gerando novas ideias para a pesquisa. Com isso os produtores podem melhorar o desempenho econômico, produtivo e social do município.
idade
e 30 de experiência tea tral, incursões em TV e cinema, premiações no currículo e apresenta ções mundo afora, Nor tier destaca a emoção de poder trazer um pouco de seu conhecimento ao público local. “É diver
BOM DIA
Ela explica que o Creas oferece apoio, orienta ção e acompanhamen
Gonzales, um dos direto res mais importantes da Venezuela e um dos par ceiros de Nortier em “La Caja de Fosforos”, com panhia teatral e espaço para espetáculos próprios e de terceiros.
O Creas está localizado na rua Kennedy, nº 110, bairro Nossa Senhora da Conceição. O tele fone de contato é 38592579 ou pelo WhatsApp 99449-0049.
A coordenadora do Cre as, Tatiana Meireles, rea lizou o treinamento com as assistentes sociais e psicólogas do Centro de Referência. Ela explica que a aplicação do Frida é muito importante para a avaliação do risco que a mulher se encontra. “Ele permite avaliar se o risco à saúde corporal ou femi
nicídio é baixo, médio ou elevado. Por meio dessa classificação é possível realizar encaminhamen tos adequados e prevenir outras violências mais graves, que podem acar retar no feminicídio”, ga rante a coordenadora.
tatiana realizou o treinamento com as assistentes sociais e psicólogas do Centro de referência
sexta-feira, 16 de setembro de 2022
Consolidação
7.cidade
saram todo o ano anterior, chegando a 50 casos. Tatiana explica que as mu lheres vítimas de violência doméstica devem procurar a Delegacia Especializada de Crimes Contra a Mu lher para realizarem o bo letim de ocorrência (BO) e formalizarem o pedido das medidas protetivas.Os casos de violência podem ser denunciados por qual quer pessoa para o número 180 (Centro de Atendi mento à Mulher) ou 190 (Polícia Militar). A ligação é gratuita e o anonimato é garantido.
nistrando oficinas. Em 1996, mudou-se para a Venezuela, onde, além da atuação teatral, é di retor da mostra de audio visual “Ver para Crer”. Como autor, assinou, entre outras, a peça “A Insólita Cozinha de Leonardo Da Vinci”, em que transpôs para o teatro os escritos gastronômicos do gran de artista renascentista. O trabalho, selecionado em edital da Caixa Econômi ca Federal, circulou o Bra sil e ganhou as páginas de jornais como “O Globo” e “Folha de São Paulo”.
to para a superação das situações de violência por meio da promoção de direitos, da preserva ção e do fortalecimento das relações familiares e sociais por meio do acompanhamento psi cossocial individual e em grupo e Asociojurídicas.orientaçõespsicólogaLeilaneCaro
“É um espaço super inte ressane, porque é de teatro de arte, e com ele a gente viaja para várias partes do mundo”, conta Ricardo a respeito de “La Caja de Fosforos”. Inglaterra, Es panha, Chile e Argentina estão entre os itinerários por onde já transitou o trabalho do grupo.
tinentes a cada situação, além de proporcionar uma proteção mais urgente quando for o caso”, expli ca. A assistente social Gi sele da Fonseca também participou do treinamen to. “A capacitação foi de grande importância para a prática profissional e irá contribuir muito para a avaliação dos riscos das mulheres vítimas de vio lência”, destaca.
Casos
o formulário é uma ferramenta Que possibilita a prevenção à violência contra a mulHer e ao feminicídio.
Ator monlevadense de renome internacional ministra oficina na Prefeitura
tido e ao mesmo tempo emocionante, depois de tanto tempo, poder vol tar a Monlevade e dar um pouquinho do que Monlevade me deu”.
r icardo Nortier é reconhecido internacionalmente
Onde fica
Ricardo Nortier, que começou em teatro em João Monlevade com o grupo “Roda Viva”, dei xou a cidade em 1991 e graduou-se em arte te atral no Centro de For mação Artística (Cefar) do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Na capital mineira, criou o grupo “Circuito de Ar tes Cênicas” e acumulou alguns prêmios como diretor e cenógrafo. De pois, morou no Rio de Janeiro, atuando e mi
João Monlevade - Da Venezuela para João Monlevade: este é o ca minho inverso do artista monlevadense Ricardo Nortier este mês. Ele vive no país vizinho des de 1996 e chega à cidade para ministrar uma ofici na gratuita de preparação de atores e diretores de teatro no período de 17 a 21 de setembro, no au ditório da Prefeitura. O trabalho foi credenciado no Edital da Fundação Casa de Cultura lançado em Comagosto.52anos de
Equipe do Creas recebe capacitação sobre o Frida
line de Freitas participou do treinamento e disse que foi extremamente impor tante para a sua atuação profissional no Creas no que se refere ao atendi mento e acompanhamento das mulheres vítimas de violência. “O Formulário pode embasar o Sistema de Justiça a aplicar as me didas protetivas mais per
De acordo com a coorde nadora do Creas, em 2021 foram encaminhados ao Centro, por órgãos que compõem a rede interse torial 2022,tepio.tra42Ministério(Saúde,Educação,Público,etc),casosdeviolênciaconamulhernomunicíNoentanto,somendejaneiroaagostodeosdadosultrapas
Na oficina, Nortier estará acompanhado pelo vene zuelano Orlando Arocha
João Monlevade - Na úl tima quarta-feira (14), a equipe do Centro de Re ferência Especializado de Assistência Social (Cre as) recebeu capacitação sobre a aplicação do For mulário Nacional de Ris co (Frida). O instrumento foi criado no âmbito do programa Diálogos Se toriais: União Europeia -Brasil, para prevenir e enfrentar crimes pratica dos no contexto de vio lência doméstica e fami liar contra a mulher.
BOM DIA
Esse foi apenas o primeiro de muitos que virão. E quem desejar conhecer mais sobre a Acimon e a Acimon Mulher, entre em contato pelo telefone (Whatspp) 3851-6056.
16 DE SETEMBRO MÁRCIO SUZUKI UPSTREET
A abertura contou com a música boa de Leid Go doy e Willian Salgado. Outras atrações marcaram a noite de elegância: a Banda Segunda Opção com todo seu glamour e a belíssima apresentação da dançarina Bruna Giardini, que encantou a todos com sua dança do ventre.
8
SExTA sociais.-FEIRA
A noite de suspense atraiu cerca de 200 convida dos para o salão nobre do Ideal Clube, que estava belíssimo em decoração e iluminação.
Para recepcionar os convidados a presença vip do mo delo, ator e digital influencer e Mister Rodeio Brasil, Bruno Canaan e a modelo Lara, da escola L’Office. Nas redes sociais, o feedback das pessoas que participaram do evento foi muito positivo, todos elogiando a organização, o luxo e a qualidade do evento. Foi uma festa que movimentou a cidade e agitou o comércio local que apresentou muita ino vação, onde era comum ver máscras expostas nas vitrines, sinalizando total apoio ao evento.
O que dizer desse evento todo especial idealizado pela Acimon Mulher? O sonho de reunir empresá rias e empresários em uma noite mágica, cheia de suspense e elegância nasceu no ano de 2019 jun to ao compromisso de fazer da Acimon Mulher a câmara da mulher empreendedora uma referência para as empresárias da cidade. Evento adiado pela pandemia, foi realizado no último fim de semana com muita gente bonita, animação, o belo e sabo roso buffet da Elizete BArENZE Vidal e máscaras de todos os tipos, deram brilho ao 1º Baile de Más caras da Acimon Mulher.
No último Guilhermesábado,Augustus e Letícia
2022IBaile de Máscaras da Acimon Mulher
Fernandes se renderam ao “sim” na Igreja Matriz de São Domingos do Prata. Já a recepção oferecida aos familiares e amigos aconteceu no salão nobre do Social Clube. No detalhe os noivos recebem o carinho da carismática Fabiana Lima, que brindou os convidados com uma festa linda e animada. O cerimonial fico a cargo de Janaína Alves