
2 minute read
Monlevade pode ter escolinha de futsal e futebol
João Monlevade - O anteprojeto nº 02/2023, de autoria do vereador Bruno Cabeção, que autoriza a Prefeitura a criar o Programa Escolinha Municipal de Futsal e Futebol, foi aprovado durante a Reunião Ordinária desta quinta-feira (15). A Escolinha Municipal terá por objetivo utilizar o esporte como ferramenta de transformação e inclusão social, além de promover a interação competitiva e cooperativa. O vereador Bruno Cabeção ressalta que a atividade esportiva é essencial para a construção da cidadania e é uma ótima ferramenta para desenvolver as questões sociais e psico-fisico-social infanto juvenil.
Bruno Cabeção explica que o Programa Escolinha Municipal de Futsal e Futebol pode ser custeada através da captação de recursos públicos da Lei de Incentivo do Esporte, caso o projeto seja desenvolvido para atender os requisitos do programa federal. “Desta forma, a Prefeitura pode ter um programa autossustentável, fazendo a diferença na vida de várias crianças e adolescentes e ainda favorecendo os cofres públicos, com a captação de milhões de reais que, muitas vezes, ficam à espera de projetos como esse”, finaliza.
Advertisement
O projeto prevê o atendimento, de forma completamente gratuita, de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, que estejam matriculados e frequentando alguma rede de ensino de João Monlevade. O vereador ainda frisa que o projeto tem a intenção de trabalhar a inclusão social de qualquer criança e adolescente, “por isso, inclusive, está descrito na estrutura um educador físico com especialidade em PCD com o objetivo de fomentar a prática esportiva para portadores de alguma deficiência”. O anteprojeto será enviado ao Prefeito para ser analisado e, se aprovado, a Prefeitura cria um Projeto de Lei. Este Projeto retorna para ser votado na Câmara Municipal e, após este processo, se aprovado, ser sancionado pelo Prefeito.
Basquete Masculino Monlevadense é vice-campeão da Taça Valadares
Enxadristas são-gonçalenses são destaques em competições
João Monlevade - A seleção monlevadense de basquete masculino foi destaque durante a etapa final da Taça Valadares, no último domingo (12). A final do campeonato de Handebol e de Basquete ocorreu no último fim de semana, na Praça de Esportes do mu - nicípio. A competição contou com times de alto nível e jogos bem disputados. A equipe de basquete masculino de João Monlevade ficou em segundo lugar e no feminino da modalidade em quarto. A seleção de basquete masculino é coordenada pelo técnico Bruno Caldeira. Para ele, levantar a taça foi uma grande surpresa. “Somos conhecidos como família no basquete. Nosso treino é chamado de bate-bola. E levantar a taça para João Monlevade foi surpresa para todo mundo”, destacou.
Neste final de semana será a vez do vôlei masculino de João Monlevade, que disputará a final da Taça Valadares. As seleções contam com o apoio da Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
Catas Altas - Nos dias 9, 10, 11 e 12 de março aconteceu o IV Caraça Chess, em Catas Altas e reuniu mais de 80 competidores. E, mais uma vez, enxadristas de São Gonçalo do Rio Abaixo se destacaram. A disputa é considerada a competição mais difícil de Minas Gerais e a etapa desse ano reuniu o melhor do xadrez do Brasil e internacional.
Na competição principal, o Torneio Aberto do Caraça Chess tivemos o atleta são-goncalense, Rafael Santos como campeão na categoria rating até 1600.

Na Etapa Escolar, categoria sub-15, a estudante são-gonçalense Marcely Aparecida ficou em terceiro lugar na competição Blitz 10 minutos e na categoria amador tivemos o atleta, Arlen Rubens alcançando o sexto lugar.
Em outra competição o Torneio Satélite para o Campeonato Mineiro de Xadrez 2023 na cidade de Pará de Minas, no último dia 4, o atleta são-gonçalense Daniel Ferreira Soares conquistou o 5º lugar na competição.
Assim, com tantos bons resultados, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude continua oferecendo total apoio aos atletas da cidade dando continuidade a diversos projetos esportivos.