5 minute read

esportes

Porto Alegre, Ano 5 – Edição Novembro e Dezembro de 2019

Advertisement

Dobradinha do BNGC no Aberto de Golfe 2019

Gabriel Velasco e Manoela Barcellos vencem o evento.

Gabriel Velasco e Manoela Barcellos vencem o evento.

[ Foto Natália Pegorer e Iago Ministério/Especial ]

Gabriel Velasco e Manoela Barcellos, ambos integrantes da equipe de golfe de alta performance do Belém Novo Golf Club, foram os campeões da 25ª edição do Aberto do BNGC. Alegria enorme vencer em casa, com total apoio e torcida da família e dos amigos. Gabriel, que chegou dos Estados Unidos, onde mora e estuda, duas semanas antes do início da competição, estava muito contente com a conquista:

É sempre bom chegar em casa, ser bem recebido e ter a honra de ganhar no meu campo, com apoio de todos, especialmente de meus pais.

O Aberto de Golfe do Belém Novo Golf Club, que também valeu com a 21ª edição do Aberto da Cidade de Porto Alegre, foi disputado de 29 de novembro a 1º de dezembro. “Foi um sucesso”, resumiu o presidente do Clube, Luís Carlos Baumgarten, que, durante a cerimônia de entrega de prêmios, fez questão de agradecer a todos que se envolveram com a organização e a realização do evento.

“Reunimos os melhores golfistas do Estado, o que tornou o Aberto ainda mais sensacional”, disse. O campeonato teve a presença de 109 golfistas, divididos em diferentes categorias.

Gabriel Velasco mudou-se para os Estados Unidos em meados de 2018 para aprimorar o seu golfe e também para estudar. Estudante de Arquitetura, o jovem defende as cores da Universidade da Georgia nas competições de golfe. “Às vezes, bate a saudade de casa. Mas é muito bom ter a oportunidade de estudar e jogar lá”, assegurou. Os planos para 2020 são o de seguir estudando e jogando golfe, sempre com o apoio incondicional dos pais, Maria Cláudia e Luiz Fernando, e da irmã, Helena.

O Aberto somou pontos para os rankings estadual, nacional e mundial. Teve o patrocínio da Attivo Investimentos, da Weiku Tecnologia em Esquadrias, da Sancor Seguros, da Regência Seguros, da Piccoli Automóveis e de Vera Bernardes.

Depois da conquista do bi, mudanças

Manoela Barcellos conquistou o bicampeonato do Aberto de Golfe do Belém Novo Golf Club com tranquilidade, embora não estivesse lá muito satisfeita com seu desempenho em campo, especialmente no terceiro e último dia de competição. “Ventou muito mais do que o normal, prejudicando as condições do jogo”, resumiu. Mas levantar a taça pela segunda vez seguida é o que importa, ainda mais que, na temporada 2020, a jovem vai defender as cores da Quinta da Baroneza Golfe Clube, em Bragança Paulista, São Paulo, campo onde seu pai, Nico Chaves Barcellos, atualmente, trabalha. Quando venceu o Aberto em 2018, Manu estava vinculada ao Campo Olímpico do Rio de Janeiro. Durante a temporada de 2019, a jovem atleta optou por morar com os avós no Belém Novo Golf Club. “Passei a treinar mais, porque morar no campo é muito vantajoso”, disse. Agora, voltará a residir com os pais, e o propósito é seguir treinando com foco e determinação. 2020 marcará a despedida de Manu da categoria juvenil. Os objetivos são ousados: busca conquistar uma vaga no Sul-Americano da categoria e uma na Copa Los Andes. “O importante é me sair bem nos torneios para conseguir a classificação”, disse a bicampeã.

Andrey vence o Junior Orange Bowl

Andrey conquistou seu principal título até o momento

Andrey conquistou seu principal título até o momento

[ Foto Divulgação Evento ]

Andrey Xavier Borges, integrante da equipe de golfe de alta performance do Belém Novo Golf Club, conquistou seu mais importante título na carreira, até o momento, ao vencer a 56ª edição do Junior Orange Bowl International de Golfe, encerrado no dia 6 de janeiro, no tradicional Biltmore Golf Club, em Miami, Estados Unidos. O jovem golfista somou 280 tacadas (70, 70, 69, 71), quatro abaixo do par. Ficou à frente do espanhol Jose Luis Ballester, o vice-campeão, por um golpe. “É o sonho de todo o golfista vencer este torneio”, assegurou Andrey.

O último brasileiro a levantar o troféu do Junior Orange Bowl foi Erik Andersson, atual coach da Confederação Brasileira de Golfe. Na galeria de campeões do torneio, destacam-se nomes importantes, como o de Tiger Woods (em 1991), Cristie Kerr (em 1994) e Ariya Jutanugarn (em 2010).

Entre as mulheres, a vencedora da edição 2020 foi a japonesa Mizuki Hashimoto.

Em novembro de 2019, Andrey comprovou estar em excelente forma ao vencer a Copa Tailhade, em Buenos Aires, Argentina. O atleta liderou a competição de ponta a ponta e garantiu a vitória com três tacadas de vantagem sobre o argentino Marzilio Vicente, totalizando 273 tacadas.

Me senti orgulhoso de representar bem o país

Foram muitos os abraços e os parabéns que Andrey Xavier recebeu na noite de 10 de janeiro, quando um churrasco na Golf House marcou a celebração da conquista do Orange Bowl. Confira trechos da entrevista com o campeão, que, aos 18 anos, despediu-se da categoria junior:

A EXPECTATIVA DE DISPUTAR O TORNEIO

Eu almejava muito conquistar este título. Foi pressão até o final da competição. Cheguei a ficar um pouco nervoso, mas conseguir manter a calma e vencer.

SOBRE TÃO IMPORTANTE CONQUISTA

Quando ganhei, passou um filme de tudo que enfrentei, desde quando comecei, de quando vim para cá (o BNGC). Me senti muito orgulhoso de representar bem o país. Eu ainda não consigo explicar o significado desta conquista. É o torneio que todo o junior deseja vencer.

O PRÓXIMO SONHO

Meu sonho é ganhar o LAAC (Campeonato Amador Latino-Americano), que é o passaporte para me tornar profissional e disputar o PGA Tour.

Andrey viajou para o México onde disputa o LAAC de 16 a 19 de janeiro.

Andrey confraternizou com diretoria e amigos na Golf House

Andrey confraternizou com diretoria e amigos na Golf House

[ Foto Divulgação BNGC ]

Quadro de campeões:

● Scratch masculino: Gabriel Velasco

● Scratch feminino: Manoela Barcellos

● Cavalheiros até 8.5: Wesley Gabriel Bairros

● Cavalheiros 8.6 a 14.0: Luis Carlos Baumgarten

● Cavalheiros 14.1 a 22.1: Fernando Matzenbacher

● Cavalheiros 22.1 a 32.9: Arthur Lino

● Pré-Sênior Scratch: Octavio Villar

● Pré-Sênior até 8.5: Claudio Balsemão

● Pré-Sênior 8.6 a 14.0: Alexandre do Vale Petry

● Pré-Sênior 14.1 a 32.9: Ricardo Ilha Moreira

● Sênior Scratch: Jair Benke

● Sênior até 8.5: Ruy Reinert Jr.

● Sênior 8.6 a 14.0: Silvio Cecin

● Sênior 14.1 a 32.9: Takehiko Kojima

● Super Sênior Gross: Mario Terra Lima

● Super Sênior Net: Wilmar Charão

● Damas até 16.5: Gabriela Dietrichkeit

● Damas 16.6 a 31.7: Marice Fronchetti