1 minute read

Para um mundo sem poluição

O ponto alto do evento foi a Conferência da Semana Verde da UE 2022, na qual foram debatidas questões relacionadas com os mais recentes desenvolvimentos políticos nos domínios da biodiversidade, da economia circular e da poluição zero.

Para que a UE seja bem-sucedida na realização da pretendida revolução de tecnologia limpa, deve garantir que a ambição Net-Zero seja sustentada por uma rede mais ampla de transição ecológica, restaurando a natureza como a principal aliada e pondo fim à poluição.

Advertisement

Virginijus Sinkevicius, comissário europeu para o Ambiente, aponta que a “Semana Verde 2023 defende a ambição persistente nas políticas ambientais, independentemente do clima económico e político, e a restauração de ecossistemas saudáveis como a base da sustentabilidade, empregos e oportunidades de negócios a longo prazo”.

Nesta sessão de abertura do evento, fez-se um balanço das propostas legislativas ambientais recentes e futuras e teve um lugar um animado debate sobre o potencial para aumentar a resiliência e criar empregos e oportunidades de negócios em toda a economia, tendo por base a seguinte questão: como seria a nossa realidade sem essas políticas?

Mas o grande foco desta edição foi a poluição zero e os modos como se podem apoiar a transição para uma economia limpa, neutra e circular. Como parte do movimento em direção a uma transição Net-Zero, podem desenvolver-se tecnologias e práticas inovadoras onde a prevenção da poluição se alia à redução dos gases com efeito de estufa de modo a beneficiar a saúde dos cidadãos. l

This article is from: