Page 1

de olho nos

Sustentabilidade

revista semanal | # 9 | abril | 2010


EDITORIAL Nessa semana a revista De Olho nos Blogs fala sobre sustentabilidade, uma palavra muito usada, mas pouco praticada. Leia e pratique!

http://smiletic.com

O que você faz por um mundo melhor? A escola da Carol tem um esquema meio diferente das escolas tradicionais, um misto de alguma linha pedagógica construtivista com valorização do indivíduo e dando importância para formar as crianças em mais coisas que as matérias do ensino tradicional. Inspirado no modelo americano de escolas a criançada tem o aprendizado em diferentes tipos de aula – matemática na quadra, português no teatro – e tem que elaborar um trabalho em grupo a ser apresentado na feira de ciências anual, aberta a familiares e visitantes. Anualmente é escolhido um tema único a ser trabalhado por todos os alunos, do maternal ao terceiro ano do ensino médio. Este tema será trabalhado no dia a dia, nas mais diferentes materiais, e também servirá de base para a elaboração dos trabalhos que cada classe apresentará na feira e na escolha das músicas e coreografias da festa de encerramento. Neste ano o tema escolhido foi “Por Um Mundo melhor”. A idéia é que os alunos trabalhem o conceito de ética, cidadania e responsabilidade, temas trabalhados nos anos anteriores, voltados para o ambiente em que vivem e para as pessoas com quem convivem. Os assuntos serão discutidos e reflexões serão incentivadas de maneira a que as crianças entendam a importância de que cada um preserve valores e condutas, estimulando o convício democrático e pensando no bem comum, respeitando diferenças e tendo solidariedade por seus semelhantes.

Leia mais.

divulgação

Trecho do blog de Simone Miletic


http://cyncardoso.net

Mobiliário eco-friendly para casas que pensam no futuro

Trechos do blog de Cynthia Cardoso

Não temos mais para onde fugir, e ignorar o problema é condenar cada vez mais o nosso planeta. Nossos recursos estão se findando, o aquecimento global já mostra suas consequências e o que nos resta é encontrar soluções criativas para que a coisa toda não piore – afinal voltar atrás, no ponto em que chegamos não é mais possível. Cada vez mais designers tem trabalhado em cima do conceito de sustentabilidade e criado peças de mobiliário bem interessantes. Assim como David Grass – o qual já citei aqui – o pessoal da marca americana Cardboard Design segue a linha do papelão e cria objetos que vão desde brinquedos à moveis como cadeiras, estantes, mesas e escrivaninhas

divulgação

Leia mais.

Design sustentável: design fazendo a sua parte Todos já estamos cansados de saber que nosso planeta esta mais do que poluído. Faz muito tempo que apenas exploramos seus recursos, dando em troca apenas lixo e poluição. O resultado disso esta perfeitamente documentado no filme de Al Gore, Uma Verdade Inconveniente, por exemplo. E todos já sentimos na pele as fortíssimas mudanças climáticas que apenas são consequências de nossos atos. Se fala muito em sustentabilidade nos últimos tempos – digamos que o assunto começou a ser discutido nos últimos 20 anos. Sustentabilidade como uma maneira de evitar que a situação de nosso meio ambiente piore ainda mais. Pois voltar atrás, a esse ponto, é impossível.

Leia mais.


http://www.verdedentro.com.br

Evite o horário de pico Não é só o trânsito das grandes cidades que fica caótico na hora do rush, a rede elétrica também fica sobrecarregada entre as 18h e 21h, horário em que lâmpadas, chuveiros, eletrodomésticos, além da iluminação pública, estão em funcionamento, todos ao mesmo tempo. E como a energia elétrica não pode ser armazenada depois que é produzida, se o consumo no horário de pico for muito elevado serão necessárias novas usinas só para atender a essa demanda. Por isso, faça sua parte: • Evite ligar muitos aparelhos e lâmpadas nesse horário. Use só o necessário, um de cada vez.

Leia mais.

Ame o planeta também Fora de moda ou não, casamento é sempre um momento especial na vida de duas pessoas que se amam. Mas, quando pensamos em festa de casamento, qual é a primeira imagem que nos vem à cabeça? Igreja abafada, festa exagerada, roupas extravagantes e, no final, pilhas de lixo descartável, flores murchas e comida jogada fora? Não precisa mais ser assim. A tendência dos “casamentos sustentáveis” já chegou ao Brasil. Dos convites à lua de mel, é possível ter um casamento glamouroso sem detonar o meio ambiente.

Leia mais.

divulgação

Trechos do blog de Gabriela Guenther


http://educaja.com.br/

Instituto Coca-Cola Brasil e Fundação SOS Mata Atlântica #sustentabilidade divulgação

Trecho do blog de Cybele Meyer

Estive nesta quinta-feira, dia 15 de abril, em Itu para participar de uma visita monitorada pela querida Maria Luiza Ribeiro, carinhosamente chamada de Malu, da Fundação SOS Mata Atlântica que em parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil desenvolvem o Projeto Água das Florestas Tropicais que tem como princípio mobilizar a sociedade quanto a restauração florestal e o consumo consciente da água do Ribeirão Piraí que abastece os municípios da minha região: Indaiatuba, Salto, Itu, Cabreúva, Itupeva e Jundiaí. A Bacia Hidrográfica Ribeirão Piraí é o resultado das águas do Ribeirão Guaxinduva (que nasce na Fazenda que leva

Leia mais. http://www.casacomdesign.com.br Trecho do blog de Alice Miller

Madeira plástica, essa desconhecida Já em uso em diversas situações, vejo que a madeira plástica ainda não “decolou” de vez no mercado de interiores. Talvez o motivo seja a baixa informação por parte dos profissionais que, pelo que percebo, ainda procuram repor a madeira pela madeira mesmo, seja retirada de manejo florestal ou reaproveitada de demolições e desmanches. Uma das empresas fornecedoras deste tipo de material aqui no Rio é a Ecowood, que já participou inclusive de alguns ambientes em Casas Cor, e é por isso que falo dela agora.

Leia mais.


http://www.aventurasgastronomicas.com.br Trecho do blog de Claudia Midore

Participe do Global Green Day da Starbucks De hoje a 30 de abril, quem levar a qualquer uma das 24 lojas da rede sua própria tumbler (copo térmico) Starbucks ganhará a bebida do dia. A rede tem como meta tornar 100% de seus copos reutilizáveis ou recicláveis até 2015.

http://blogdati.com Trecho do blog, de Tiffany Stica

A Vida sustentável em família Viver em sociedade e relacionar-se de igual para igual com pessoas já algo complicado de se fazer por si só, mas frequentemente nos deparamos com outros dilemas e circunstâncias difíceis como nos relacionar com o meio ambiente e tudo o que lhe diz respeito.    Movimente-se. Quando estamos falando de vida humana, de relações interpessoais e físico/saúde movimentar-se é uma excelente dica e pode fazer muito por você. Leia, acrescente algo. Quando falamos em educação e cultura, estimular a busca de informações e o ganho de cultura é dica certa.   Mas e quando falamos em sustentabilidade? O que dizer aos filhos, ao cônjuge ou ao colega do lado?   Não é necessário ir longe para se praticar ações sustentáveis, mas as pessoas nem se dão conta disso. E se você tem filhos, o mais imporante é lembrar que mesmo pequenos nossos filhos estão atentos às nossas atitudes e exemplos, repetindo-nos para o bem e para o mal… e isso vale para tudo na vida, aliás! Contextualize. No bairro em que você mora, na sua rua, no seu condomínio, através de pequenas iniciativas ecologicamente corretas ou apenas seguindo o bom senso, você pode fazer a diferença se apresentando como um cidadão responsável e contribuindo diretamente para o mundo que o cerca.

Leia mais.


http://drang.com.br Trecho do blog de Denise Rangel

Você pode diminuir o aquecimento Casa de ferreiro, espeto de pau. Não entendo como as pessoas não se incomodam com as alterações climáticas e seus efeitos sobre o nosso mundo. Fico espantada com a naturalidade com que os professores tiram cópias (xerox) e imprimem papel o dia todo na escola. E eu fico pedindo: “usa o verso da folha, pelo menos!”, mas não me ouvem. Até minha caneca de louça, que ficava guardada em meu armário, desapareceu. Passei a levar uma garrafinha de casa. Não vou desistir. Vou fazer uma campanha por xícaras e canecas individuais. São dezenas de copos descartáveis todos os dias, para água e cafezinho. Será que não sentem o calor infernal que já nos queima?

Leia mais. http://www.samshiraishi.com Trecho do blog de Sam Shiraishi

Sustentabilidade para nova geração é mais do que reciclar e separar lixo Hoje tem passeio que promove o pensamento sustentável infantil. Uma promoção da Rede Ecoblogs que convidou blogueiros e seus filhos para conhecer a Villa Ambiental, um espaço educacional de conscientização ambiental para crianças no Parque Villa-Lobos, num encontro que acontece hoje das 11h às 12h. Eu lembro dos cursos do Centro de Educação Ambiental no Villa, onde já estivemos com os meninos e fizemos os cursos oferecidos para crianças. Eram de muito bom nível e, felizmente, estão além do trivial em matéria de sustentabilidade, que fala apenas de reuso de objetos e cuidados com lixo. Acho importante porque esta geração (os nascidos no novo milênio) já têm uma consciência e

Leia mais.


http://www.elfinha.com Trecho do blog de Dafne Dias

Os Animais Salvam o Planeta Eu sou grande fã no Canal a cabo Animal Planet, assisto diversos programas que passam lá e uma das coisas que mais me incomoda é o tempo dos comerciais, que tem vezes que duram mais de 5 minutos! Poucas vezes eu mantenho a TV no canal durante o comercial, costumo zapear até achar alguma coisa interessante, porém volta e meia fico entediada assistindo os comerciais, e faz um tempo que está sendo veiculada uma campanha que eu ADOREI! A campanha intitulada “Os Animais Salvam o Planeta” traz vídeos engraçadinhos que mostram situações com animais, que se dão mal devido a certas atitudes erradas do homem. No site do Discovery Channel tem uma área reservada a essa campanha, porém lá não tem todos os vídeos que ja foram criados, vale ver o site americano que esta mais completo!

Leia mais.

de olho nos

Redação Diretora de Redação Luciana Costa lcosta@w3editora.com.br Editoras Executivas Erika Dias Costa erikadias@bites.com.br Sam Shiraishi sam@samshiraishi.com

Rua Purpurina, 131, Conjunto 21/31, São Paulo - SP (55 11) 3444.3616 lcosta@w3.inf.br

Conselho editorial fabio costa, marcelo coutinho, luciana costa, manoel fernandes, sergio cavalcanti

Publisher Manoel Fernandes manoelfernandes@bites.com.br

Editora de Arte Gabriela Guenther

Produtora Executiva

Zeni Bastos zenibastos@bites.com.br

Assistente de Redação Debora Silveira deborasilveira@bites.com.br

Jurídico

Marcos Alencar marcosalencar@bites.com.br

Foto de Capa SXC

Profile for Bites

Revista dos Blogs -- Sustentabilidade  

A edição 09 da revista dos Blogs com o tema sustentabiliadde

Revista dos Blogs -- Sustentabilidade  

A edição 09 da revista dos Blogs com o tema sustentabiliadde

Profile for bites
Advertisement