Page 1

ANO 24 - EDIÇÃO 104 - AGOSTO/SETEMBRO DE 2010 - MATO GROSSO - BRASIL - Email: jornalmundial@gmail.com

ENTREVISTA

Pr. Rubens

SIRO DE SOUZA

“A igreja de Mato Grosso se destaca por conservar os parâmetros bíblicos da santificação que preparam as pessoas para o arrebatamento”

Página 3

UNCADECRE

Ação Social Bairro 3 Barras

Página 6

Aniversário Pr. Sebastião R. de Souza & Ir. N ilda de Paula Souza

Página 5

25 Anos Osmar Cabral

I

O que você faria se fosse julgar o seu próprio filho?

Convocação de ministros à

56ª AGO

magine se você vivesse na Roma Como resolver esse impasse? Antiga, e fosse pai de Nero - um dos homens mais cruéis da HistóFoi exatamente isso que aconteceu ria. Ele assassinou a própria mãe e quando Adão quebrantou a ordenança mandou incendiar Roma, culpando divina no Éden. Em conseqüência de seu por este último delito os cristãos. pecado, caber-lhe-ia uma única sentença: a morte. Porém, o Justo Juiz não queria que o Imagine, agora, que Nero esti- homem se perdesse. Como, pois, aplicar a vesse no banco de réus. E, você, além justiça a quem se ama tão profundamente? de pai, tivesse de atuar como o seu juiz. Que terrível dilema! Na qualidaComo pai e juiz de Nero, você só tede de magistrado, teria de condená-lo; ria uma saída. Condená-lo. E, em seguida, como pai, seria impossível deixar de oferecer-se para cumprir a pena em lugar amá-lo. De que forma aplicar a justi- dele. Mas, e se Nero continuasse a praticar ça sem ferir o amor? Condenando a seus crimes? Seu sacrifício não teria valor! seu filho, você resolveria o problema da justiça. Mas não lhe teria dado neDeus agiu precisamente assim. Por nhuma prova de seu amor. justiça, condenou o pecador. Porém, ofereceu a Jesus Cristo, seu Único Filho, para morrer em lugar do homem. Jamais houve maior prova de amor do que esta. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3.16). Este é o Plano da Salvação que a Bíblia nos apresenta. Você é um pecador e, por isso, merece a morte. Todavia Jesus morreu em seu lugar. E, para livrar-se da condenação eterna, você precisa: 1) Reconhecer que é um pecador; 2) crer na morte expiatória de Jesus; 3) confessá-lo como o seu Único e suficiente Salvador. Esta é a sua grande oportunidade. A decisão é sua. O veredicto é de Deus.

Página 4

Procure uma igreja evangélica. Entregue sua vida a Jesus Cristo... e seja livre da condenação do pecado! Deus tem paz, alegria e um plano glorioso para você e sua família!

O presidente da Convenção de Ministros das Assembléias de Deus do Estado de Mato Grosso (Comademat), pastor Sebastião Rodrigues de Souza, convoca os ministros em situação regular perante a convenção para a 56ª Assembléia Geral Ordinária nos dias 10 a 12 de novembro de 2010, no Grande Templo – Cuiabá-MT. As reuniões plenárias ocorrerão das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. A partir do dia 1 de novembro têm início as reuniões da Mesa Diretora. Entre outros assuntos estão sagração de ministros, relatórios do semestre, estudos bíblicos, eleição da Mesa Diretora. Para tanto, pede-se o empenho e presença de todos.

Usemad

A União das Senhoras Esposas de Ministros das Assembléias de Deus em Mato Grosso (Usemad), por meio de sua presidente, irmã Nilda de Paula, convida as esposas de obreiros para o Encontro que acontecerá no período da 56ª AGO, no Grande Templo.

Folhetos CPAD Livraria Cantares de Salomão

Testemunho: Eu e a minha casa servindo ao Senhor! Pioneiros da AD do Jd. Paulista Cruzada Reviver - Setor Araés Adolescentes Cristo Rei - Manga

PG. 5 PG. 5 PG. 5 PG. 5

ESPAÇO RESERVADO PARA CARIMBO


Palavra do Pastor Presidente da COMADEMAT PR. SEBASTIÃO RODRIGUES DE SOUZA Conselho Consultivo PR. ANTÔNIO GREGÓRIO DE ALMEIDA PR. ENÉSIO BARRETO RONDON PR. FRANCISCO FERNANDO VIANA PR. INÁCIO LOYOLA Diretor PR. JUVANIR DE OLIVEIRA (www.pastorjuvanirdeoliveira.com.br) Editor Chefe JOSÉ SAN MARTIN CAMINÃ NETO DRT/MT 1.089 Chefe de Revisão JOÃO CÉSAR DE SIQUEIRA Departamento Comercial ANDERSON BRUNINI MOUMER (65) 9909-0194/ (65) 8409-6922 anderson@umasemente.com.br JUANDER DE OLIVEIRA Secretaria de Redação PR. GUTEMBERG BRITO JUNIOR EV. MANOEL JANUÁRIO PROENÇA Secretário do Jornal PR. RAIMUNDO XIMENES OTONIEL DE PAULA Artes e Diagramação ABILIO JACQUES BRUNINI MOUMER Participação Especial e Fotos

site: WWW.UMASEMENTE.COM.BR

uma publicação mensal da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Cuiabá e Estado de Mato Grosso. Redação, administração e publicidade, sito, Av. Hist. Rubens de Mendonça, nº 3500, Bosque da Saúde – Centro Político Administrativo (CPA), Cuiabá – Mato Grosso – Brasil,CEP: 78050-000.Centro de Evangelismo das Assembléias de Deus em Cuiabá e Estado de Mato Grosso – Grande Templo A correspondência para a publicação deve ser endereçada ao Departamento de Redação. A direção é responsável perante a lei por toda a matéria publicada. Perante a Igreja, os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não expressando necessariamente a opinião deste periódico. A direção se compromete em publicar apenas os artigos solicitados.

jornalmundial@gmail.com.

Valorizando o que é eterno Há maravilhosas promessas na Bíblia aos fiéis. Mais glorioso é ser lembrados pelo próprio Senhor de que Suas promessas se cumprirão fielmente. Ou seja, só depende da nossa fidelidade total a Ele. “Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas”, Lucas 1.37 na versão de Almeida Revista e Atualizada. Mas um fato para o qual devemos atentar seriamente é que as promessas de Deus miram principalmente a glória eterna e futura dos salvos.

que tenham vida e a tenham em abundância”. Não se trata meramente de vida longa neste mundo, mas da vida eterna prometida no mesmo dia da Queda no Éden. O salmos 23 diz que o salvo habitará na casa do Senhor por “longos dias” ou “para todo o sempre”.

materiais, ainda mais se isso não resulta em investimento no reino de Deus. A ordem divina é ajuntar tesouros no céu, pensar nas coisas que são de cima, prosseguir para o alvo olhando para Jesus, o Autor e Consumador da fé, Mt 6.20, Cl 3.2, Fp 3.14, Hb 12.2. Para tanto, temos de ver suas fiéis promessas num plano espiritual e eterno. “E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”, 1 Jo 2.18.

Atualmente, muitos têm lotado estádios, ginásios para ouvir as promessas bíblicas com ênfase nesta vida passageira. Músicas para entreter a mente falam de uma vitória tão-somente Em João 10.10, por para este mundo. Ora, foexemplo, o Senhor Jesus nos rasteiros, cidadãos celestiais garante a vitória sobre o ma- não podem se dedicar excluMaranata! Ora vem ligno e destaca: “eu vim para sivamente a acumular bens Senhor Jesus!

Pastor Sebastião Rodrigues de Souza Presidente da COMADEMAT e do Mensageiro da Última Hora

“Atualmente, muitos têm lotado estádios, ginásios para ouvir as promessas bíblicas com ênfase nesta vida passageira.”

Palavra do

Amor e justiça de Deus A Bíblia tem uma verdade incômoda a cristãos e não-cristãos: Ninguém terminará bem se quebrar as leis divinas. “Mas Deus não é amor? Como um Deus de amor pode condenar suas criaturas ao tormento eterno?”, são perguntas corriqueiras.

o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome”, João 1.12.

Amor não exclui a Justiça, que dá a cada um aquilo que seus atos merecem. Nesse sentido, Paulo vem no sentido inverso e alerta: “Porque o Analise o texto bíblico salário do pecado é a morte, de ouro em João 3.16. “Por- mas o dom gratuito de Deus que Deus amou o mundo de é a vida eterna, por Cristo Jetal maneira que deu o seu Fi- sus, nosso Senhor”, Romanos lho unigênito, para que todo 6.23. Logo, para não perecer aquele que nele crê não pere- temos de abraçar pela fé o dom ça, mas tenha a vida eterna”. gratuito, Jesus Cristo! A frase “não pereça” acende o sinal vermelho à nossa indifeA vida traz exemplos rença em “crer” e receber esse que nos ajudam a compreenamor. “Mas a todos quantos der a realidade espiritual no

porvir. Pensemos nos sinais de trânsito. Como as regras divinas, placas e semáforos existem para serem respeitados. Caso contrário, muitos podem se ferir até morrer. E mais: não se trata de algo imposto para nos entristecer. Os Preceitos divinos existem justamente para nos ajudar a ser felizes na estrada ao céu. Foram estabelecidos por um Deus de amor que, por amar, sabe o que é melhor para o ser humano. “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos”, 1 João 5.3.

José San Martin Caminã Neto Editor Chefe do Mensageiro da Última Hora

“ Os Preceitos divinos existem justamente para nos ajudar a ser felizes na estrada ao céu.”

• CREMOS • 1) Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29). 2) Na inspiração verbal da Bílbia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida eo caráter cristão (2 Tm 3.14-17). 3) Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vitoriosa aos céus (Is 7.14; Rm 8.34 e At 1.9). 4) Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de Deus, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode restaurá-lo a Deus (Rm 3.23 e At 3.19).

5) Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus (Jo 3.3-8). 6) No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma, recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At 10.43; Rm 10.13; 3.24-26 e Hb 7.25; 5.9). 7) No batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo (Mt 28.19; Rm 6.1-6 e Cl 2.12). 8) Na necessidade e na possibi-

lidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no Calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de Cristo (Hb 9.14 e 1Pd 1.15). 9) No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com a evidência inicial de falar em outras línguas, conforme a sua vontade (At 1.5; 2.4; 10.44-46; 19.1-7). 10) Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a Sua soberana vontade (1 Co 12.1-12). 11) Na Segunda Vinda pré-

milenial de Cristo, em duas fases distintas. Primeira - invisível ao mundo, para arrebatar a Sua Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação; segunda - visível e corporal, com Sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1Ts 4.16. 17; 1Co 15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5 e Jd 14). 12) Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo, para receber recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra (2Co 5.10). 13) No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis (Ap 20.11-15). 14) E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis, e de tristeza e tormento para os infiéis (Mt 25.46).


ENTREVISTA

Pr. Rubens Siro de Souza “A igreja de Mato Grosso se destaca por conservar os parâmetros bíblicos da santificação que preparam as pessoas para o arrebatamento”

Nome: Rubens Siro de Souza Vice-presidente da Assembléia de Deus em Cuiabá-MT, auxiliando o pastor presidente Sebastião Rodrigues de Souza, secretário-adjunto da Convenção dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus do Estado de Mato Grosso (COMADEMAT) e membro do Conselho de Educação e Cultura da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB). É pastor do Setor na Subsede em Várzea Grande. Profissão: Construtor

Joerke e muitos outros cooperaQuantos membros tem a dores e obreiros anônimos que AD e como estão distribuídos no na eternidade receberão a recom- estado? pensa por sua dedicação à Causa do Mestre. Aproximadamente 400 mil em todo o estado, sendo 70 mil membros Quais foram as dificuldades em Cuiabá, três mil no Templo Sede, que os pioneiros enfrentaram? onde já está em construção um novo templo moderno para 7 mil pessoas. Os trabalhos iniciaram com apenas dois crentes, que foram baCom relação ao Grantizados pelo pr. Joaquim Honório de Templo, em Cuiabá, quais Tostes. As dificuldades, como sem- as dimensões e capacidade de pre, foram as perseguições por ou- acomodação? tras religiões locais e a dificuldade por falta de meios de acesso, pois É uma construção de 100m x quase não havia estradas. 100m redonda, para 25 mil pessoas Mas os milagres animaram o sentadas, 7.850 m² de área coberta, povo. 30.000 m² em construção nos seus vários pisos, grande cozinha inPergunta: Desde quando a Quantos templos a Assem- dustrial, três enormes refeitórios e Assembléia de Deus se estabeleceu bléia de Deus possui em Mato estacionamento para 1200 veículos. em Mato Grosso? Grosso? Além de Centro de Evangelismo, abriga Administração Geral da igreja. Pr. Rubens Siro de Souza: Sua Mais de 1000 Igrejas por ata de fundação consta do ano de 1944. todo o Estado, além de incontáComo se dá o crescimento veis pontos de pregação (ponto da Assembléia de Deus no estado? Quais foram os pioneiros na de culto). Esse trabalho pode ser região? visto tanto nas grandes cidades Todos os que aceitam a Cristo quanto nas vilas, aldeias e nas são instruídos na doutrina e a buscaJoaquim Honório Tostes, matas, onde as portas se abrirem rem o batismo com o Espírito Santo e Oscar Castelo, Eduardo Pablo ao Evangelho. os dons espirituais. Recebem apoio e

liberdade para crescerem na graça e no conhecimento e pregar a palavra de Deus. Há os que chegam integrar o Ministério ao receberem chamada divina para tal. Que projetos a igreja desenvolve nas diferentes áreas, como social e educativa, por exemplo? As ações se dão pelo envolvimento de todos num mesmo objetivo. Entre outras, a Sociedade Beneficente Evangélica atende aos carentes e várias áreas e em breve, com o “Hospital Evangélico Médicos de Cristo”. Na educação e cultura há a Rádio Educativa Nazareno FM, as escolas de 1º, 2º graus e, brevemente as Faculdades Integradas Cantares de Salomão (Feics). Na verdade, a igreja de Mato Grosso se destaca por conservar os parâmetros bíblicos da santificação que preparam as pessoas para o arrebatamento, num tempo que a carne se desenfreia cada vez mais em pecados, num mundo em que os homens não se lembram mais do Senhor. Mas Deus, em todos os tempos, sempre tem os fiéis que não se dobram ao pecado.

Irmã N ilda de Paula Uma Vida, Duas Alianças

A primeira aliança a grande responsabilidade Perpassa por sua vida desde a mais tenra idade Jamais a abandonou a mercê de toda necessidade Pois este Evangelho seria para sempre toda sua Verdade Em Minas Gerais na casa de seus pais Vivia uma vida simples, sem muita pretensão Sonho?... Quem sabe! Uns Suspiros e alguns ais Coração bateu mais forte, ao ver o jovem Sebastião

Desafios a vencer é o estigma da cruz Ninguém passa pela visa sem lutas... Até Jesus Volvendo os olhos para o ontem, Pensa que grande tesouro achado Estas duas alianças conquistadas no passado... Cenários de uma existência de entrega e fidelidade Exemplo a centenas de milhares que vivem esta Verdade

Surgia a segunda aliança no namoro e casamento Casamento fala em aliança de fidelidade um juramento Aliança é proteger a todo e qualquer momento Na alegria na tristeza, na bonança ou no sofrimento

Irmã Nilda de Paula quisera ter palavras para compor uma canção No entanto faltou, a rima, ou talvez a inspiração Dos olhos brotam as lágrimas, um frêmito invade o coração Quis dizer muito, não falei nada... Mas, ao Senhor faço uma oração

O tempo inexorável vai passando deixando suas marcas Como sinal na areia deixada pelas alparcas Mas na vida da irmã Nilda de Paula estas duas alianças Continua a brilhar... Como a quilha do navio fende as águas do mar Ela vai caminhando, lutando, vencendo, até ao porto chegar

Que estas duas alianças estejam não só no dedo anular Onde podemos e devemos envergar Mas, sempre em sua alma bondosa, no coração de mãe, Que todos querem abraçar Com vida, com saúde, com essa fidelidade que possamos e devemos imitar.

Evangelista Manoel Januario Proença, Família e Equipe da Livraria Cantares de Salomão.


Perfil Nome: Pr. Miguel Dias dos Santos, Conversão e carreira ministerial: Entregou-se a Cristo novembro de 1967. Batismo em águas em 12/01/1969. Batismo com Espírito Santo em 02/03/1975. Separado ao ministério de diaconato em 04/07/1984, ao presbitério em 06/07/1987, a evangelista em12/11/1992, e ao pastorado em 08/07/1996. Esposa: Sebastiana Ribeiro Dias. Aceitou Jesus em 22/03/1972, recebeu o batismo com Espírito Santo um mês depois. Batizada em águas em 22/10/1972. Filhos: Jeder e Webner (Esposa Kamilla Cristina Moraes Dias)

de Deus. Um personagem celestial apontou para Cuiabá, para uma terra muito fértil, que ninguém tinha semeado e disse que ele seria o primeiro. Obediente à visão celestial, chegou à capital em 13 de dezembro de 1979. Se estabeleceu no bairro Tijucal, onde foi designado pelo dirigente, saudoso pb. João Malta, de evangelizar um bairro novo, chamado “Osmar Cabral”.

A obra se expande

Sem ônibus nos fins de semana, o pr. Miguel e companheiros iam a pé evangelizar e celebrar os cultos. Alguns irmãos apoiaram o trabalho com seus automóveis.

São João Del Rey – 13/01/1994, na direção do pb. Calixto. Ele foi sucedido pelo ev. Olavo Ribeiro em 1998. O ev. Marcelino Gonçalo é o atual dirigente.

O primeiro salão de cultos situava-se na rua 11, e o primeiro terreno da igreja foi doado pelo ev. Nicolau Barroso Filho. A inauguração do primeiro templo se deu em 15 de março Em 1976, quando morava em de 1987, quando a igreja passou a ser Barra do Garças, o pastor Miguel congregação do Setor Coxipó, lideraDias recebeu uma visão da parte do pelo saudoso pr. Dorival Souto.

Jardim Liberdade – 16/10/1998, na direção do pb. Jadiro Pinheiro. O templo foi inaugurado em 22/11/2000. O atual dirigente é o ev. José Fernandes.

No dia 25 de agosto de 2010 completaram-se 25 anos desde que o pastor Miguel Dias dos Santos levou a palavra de Deus ao bairro Osmar Cabral, em Cuiabá-MT. Carentes de tudo, estabelecidos precariamente em barracos de lona, os primeiros moradores ouviram sobre o amor de Deus. Alguns viriam compor a grande igreja que Deus estava levantando no local. Em comemoração à data especial foi oferecido ao Senhor um culto de ação de graças pela vida do pastor Miguel Dias, sua família, obreiros e a igreja pelos 25 anos de ministério do líder cuja vida se confunde com a história da Assembléia de Deus na região. O pastor presidente Sebastião Rodrigues de Sousa, e vários obreiros da Grande Cuiabá prestigiaram o lindo evento.

Em breve o livro com a história do Setor Osmar Cabral

Novos bairros surgiram em volta o Osmar Cabral e a igreja estabeleceu novos locais de culto. Jardim Fortaleza - em 3/03/1992 , na direção do saudoso ev. Geraldo Ferreira. O atual líder é o ev. Izael Rosa Pereira.

Bairro Vila Nova - 2/09/2008, na direção do pb. Levi Mauro.


Amigos mais chegados que irmãos SubSede - VG

Testemunho: Eu e a minha casa servindo ao Senhor! Com Cristo no barco é possível gro também aceitou ao Senhor Jepassar décadas servindo ao Senhor, sus. Assim, toda a família foi salva. dando Glorias ao Senhor Jesus. Meu sogro, que já dorme no Senhor há três anos, foi um baluarte na faEu, Joaquim Alves Pereira, te- mília. Orava com perseverança três nho o prazer de fazer parte de uma vezes ao dia. família que há mais de 50 anos vem servindo ao Senhor com alegria. A Em julho de 2010, dia 11, tive minha esposa, ainda jovem adoles- o privilégio de estar no Grande Temcente com 14 anos, aceitou a Jesus plo, no encerramento da tão abençono ano de 1956, junto com um de ada Escola Bíblica e junto comigo a seus irmãos. No ano seguinte, a mãe minha sogra com 94 anos de idade, dela, irmã Regina, também aceitou dos quais 53 servindo e adorando a a Jesus. No mesmo ano, o meu so- Deus. Minha esposa, com 68 anos

de idade e 54 anos de crente, e eu com 65 anos de idade e exatamente 50 anos servindo ao Senhor. Aceitei a Jesus em Julho de 1960. Tenho o privilegio de cooperar na obra do Senhor como pastor. Fui o primeiro crente da minha família, depois veio a minha irmã Divina e meu cunhado Frederico, que são os pais do pastor Daniel Alves. Somos realmente uma família abençoada. Posso fazer minhas as palavras de Samuel: “Até aqui nos ajudou o Senhor!”. Pastor Joaquim Alves Pereira

Entre no site www.umasemente.com.br e veja os eventos da igreja e a Palavra de Deus para sua vida.

Pioneiros da AD do Jd. Paulista

Aniversário Pr. Sebastião R. de Souza & Irmã N ilda de Paula Souza Dia 21 de Agosto foi realizado o Culto de Ações de Graça pelo aniversário do Pr. Sebastião e sua esposa Irmã Nilda. Com a presença de sua família, obreiros e igreja, o pastor agradece à Deus pelas Bençãos.

Confraternização dos pioneiros da Assembléia de Deus, Setor Jardim Paulista, no dia 1 de agosto de 2010. Direção do Pr Sebastião Rodrigues de Souza.

Cruzada Reviver - Setor Araés

2ª Cruzada Reviver - realização Assembléia de Deus Araes, dia 31 de julho de 2010. Evento ocorreu no Centro Comunitário sob direção da equipe de Evangelismo.

Adolescentes Cristo Rei - Manga

17 Anos do Conjunto de Adolescentes Novo Reviver, na Assembléia de Deus - Setor Manga Grande Cristo Rei - Várzea GrandeMT, no dia 24 de julho de 2010


Evangelismo e Ação Social no Três Barras

A União de Novos Convertidos das Assembléias de Deus de Cuiabá e Região (Uncadecre) realizou no último dia 31 de julho a Primeira Cruzada com Ação Social no bairro Três Barras, em Cuiabá-MT. Foram 924 atendimentos entre médicos, cortes de cabelos, e jurídico. Ao todo, 510 famílias foram beneficiadas com sacolões e 105 pessoas aceitaram a Jesus como Salvador. Pregaram a poderosa palavra de Deus o evangelista Davi Gonzaga e o pastor Juvanir de Oliveira, que orou pelos enfermos e Jesus curou diversas pessoas que testificaram do milagre na hora da oração.

A equipe contou com mais de 300 voluntários, e uma equipe de profissionais composta por seis enfermeiras, quatro médicos clínicos geral, dois oftalmologistas, dez barbeiros e nove advogados. A Assembléia de Deus no Setor Três Barras é liderada pelo pastor José Aderaldo da Silva.

"Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada."

TIAGO 2.22

"A fé sem obras é morta."

TIAGO 2.26B

Social: fé e obras O mutirão social ocorreu das 9 às 15 horas no Centro Comunitário do bairro Três Barras, em conjunto com a Escola Municipal Firmo José Rodrigues. Atendimento médico e odontológico, exames de vista, diabetes, aferição de pressão, cabeleireiros masculino, orientação jurídica sobre aposentadoria, pensão e inventário, aconselhamento pastoral. A concentração evangelística teve início a partir das 18 horas com louvores a Deus, pregação da palavra de Deus e a oração da fé pelos enfermos com o pr. Juvanir de Oliveira e a equipe da UNCADECRE. No final foram distribuídos 510 sacolões.

Cuiadando do corpo e da alma com Jesus.


Voluntariado,

7

uma virtude inspirada em Cristo

“Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber” ATOS 20.35 Capacitados ou disponíveis, leigos ou profissionais – o ideal é que todos se engajem em alguma atividade que contribua com o próximo, ou seja, os menos favorecidos, carentes de tudo. Um país de analfabetos precisa de alguém simplesmente disposto a ensinar o bê-á-bá nas diversas comunidades. A multidão de jovens ociosos e sem qualificação, morrendo precocemente nas drogas, violência, doenças sexuais estão à espera de alguém que os ajude a encontrar um rumo, uma profissão. E, acima de tudo, uma sociedade sem Deus, sem a salvação, sem paz e alegria verdadeiros precisa ser contagiada com o sal da terra e luz do mundo que são os discípulos do Senhor Jesus. assistência social promovidas com base no amor a Deus e ao próximo Nos tempos da Igreja Pri- mostram o potencial que os cristãos mitiva, os diáconos (atendentes, possuem e os desafia a colocar sua serventes) foram especialmente disposição e suas habilidades a serdestacados para amparar as viúvas viço do Reino. Com isso, assumem (Atos 6.3). Ao longo da história, o seu papel histórico de resgate da missionários têm dedicado a vida dignidade humana. pela salvação de povos e nações. As mais diversas modalidades de O cristão que se engaja em

Seja pela corrupção e a busca desenfreada pelo dinheiro. Seja pela incapacidade de planejar o futuro.

Deus conta com os voluntários

ações de voluntariado, demonstra sua fé e salvação com obras (Tg 2.14ss) – pois o mundo está farto de meras palavras – mas sempre com olhos no celestial e eterno. Pois os governos nunca serão capazes de suprir tudo quanto o conceito de cidadania prevê às classes fragilizadas (lazer, saúde, educação, emprego, segurança, etc.).

Cristo mandou os 70 a pregar, curar, expulsar demônios em Seu nome sem cobrar nada. Depois os mandou orar. “A safra é tão grande, e os trabalhadores são tão poucos”, disse Ele aos seus discípulos. Portanto, orem Aquele que está encarregado da ceifa, e peçam a Ele que chamem mais trabalhadores para os seus campos de colheita”, Mateus 9:37,38. Isaías proferiu um brado semelhante que ecoa até hoje. “Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós?” A resposta desejável aos ouvidos divinos permanece como a do profeta. “Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim”, Isaías 6.8. José San Martín, editor

Sabe o que é misericórdia?

Salmos 103 retrata a salvação e cura das enfermidades. É muito lindo lermos e vermos que nosso Deus não nos trata segundo os nossos pecados e nem as nossas transgressões; que o seu perdão está acima de tudo. Ele não faz acepção de pessoas e não guarda os nossos erros para futuramente nos envergonhar.

aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar”. Nós só temos de entregar nossas vidas a Ele, confessar nossos pecados e confiarmos plenamente.

Na sua confissão, não fale sobre outras pessoas, como o fazem muitos: Esse Deus e tão maravilhoso geralmente, na confissão, os pais reclaque pega nossos pecados, nossos er- mam dos filhos, da sogra, da nora, do ros, nossas faltas e lança no mais pro- marido, culpa a mulher de infidelidade, fundo mar do esquecimento, como a mulher do mesmo modo o marido. está escrito em Miquéias 7.18,19. Que confissão é esta? Isto não é uma “Quem, oh Deus, é semelhante a ti, confissão, isto é uma condenação e que perdoas a iniquidade e te es- significa um novo pecado. Você deve queces da transgressão do restante falar exclusivamente dos seus próprios da tua herança? O Senhor não re- pecados, sem envolver outras pessoas, tém a sua ira para sempre, porque “nisso, todo mundo peca”, tais palavras tem prazer na misericórdia. Torna- são erradas; o que você tem com isso? rá a ter compaixão de nós; pisará Amigo leitor, na confissão devemos

falar dos nossos pecados, e não dos de outras pessoas. Na confissão, quem mais se justifica, menos será justificado por Deus e quem mais se culpa, mais será perdoado. Portanto, não nos devemos justificar na confissão e pelo contrário, mais nos culpar, para sermos dignos de receber perdão de Deus. Como diz no Salmos 103-8 “Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade”. Em Provérbios diz “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia”, Provérbios 28.13. Prof. Alexandre Pitante Filho é bacharel em Teologia, formado pelo STEMAT Seminário Teológico Evangélico de Mato Grosso


Pb. Rolf Joaquim Dietz Bresslauerstr, 3, PLZ 45768 Marl – Alemanha E-mail: rolfdietz@pop.com.br

A Obra missionária no Japão foi marcada neste mês de julho, por diversas realizações, como o Aniversario da irmã Fátima, em Ogaki (Pr. José Gomes de Abreu), Segunda Cruzada de Evangelização em Nagahama (Pr. Ícaro Lopes), Comemoração de 15 anos de Missão em Shizuoka (Pr. Wilson Leal).

que tem chamado a atenção de muitas pessoas para fazer parte da Igreja é o carinho que os pastores demonstram aos visitantes. Especialmente agora, com templos reformados, com um conforto oferecido para as pessoas se acomodarem, com uma Em todas as congregações arquitetura bastante moderna e o onde a Comademat tem missioná- ensino da palavra de Deus. rios a obra de Deus tem apresentado um crescimento muito grande. Um Continuem orando por esta Os trabalhos contaram com a número significativo de pessoas obra, para que o maior número de participação do pr. Juvanir de Oli- procuram as igrejas para servirem pessoas possam ser alcançados pelo veira (Cuiabá-MT), que represen- ao Senhor Jesus. Um dos motivos amor de Deus.

Ogaki

Pr. José Gomes de Abreu

tou a Convenção de Ministros das Assembléias de Deus do Estado de Mato Groso (Comademat). Os cultos foram marcados com salvação de almas, curas, batismo com Espírito Santo e renovo espiritual.

Nagahama

Pr. Ícaro Lopes

Shizouka

Pr. Wilson Leal

Pr. Manoel Firmino Calle Arenal, nº 10 – Santa Cruz de La Sierra Província Florida – Mairana - Bolívia E-mail: botelhomoraes@hotmail.com Miss. Ivan Gho e Sumaya Mechaileh Santiago - Chile E-mail: ivan_gho@hotmail.com

Pr. José Geraldo Lopes 159 Johnson ave Newark, NJ 07108, Estados Unidos E-mail: prjglopes@aol.com

Pr. Valdenor Assis de Oliveira San Francisco - Califórnia - US E-mail: valdenoroliveira@hotmail.com Adão Soares de Souza CL Luiz Santangel 10, Piso 2 Porta 3 ESC-B CEP 46005- Cx. Post 49006 Valencia - Espanha E-mail: pr-valmir@hotmail.com Valmir Luna da Costa CL Luiz Santangel 10, Piso 2 Porta 3 ESC-B CEP 46005- Cx. Post 49006 Valencia - Espanha E-mail: pr-valmir@hotmail.com Pr. Eduardo Araújo Souto EPNARHOU Makariou 54 – Ellenico -16777 Atenas - Grecia E-mail: prmarcosfabiano@aol.com Pr. Valmir Farinelli e Pr. Luis C. Farinelli Vila Scala Greca 284-C Siracusa – Itália E-mail: valmirfa@libero.it E-mail: lcfarinelli@hotmail.com Pr. Ademir de Souza (Dimas) E-mail: ieadb@hotmail.com Pr. José Gomes de Abreu Gifu-Ken, Ogaki-Shi | Nagamatsu-Cho 847-63 | Nagamatsu - Danci - A-306 50309-97 – Japão E-mail: prjosegomes@hotmail.com Pr. Wilson Leal Kanagawa Ken-Zama Shi Hibarigaoka 3-52-36 | T-252-0003 | Japan Pr. Ícaro Lopes Shiga-Ken - Nagahama - Shi Kobori - Cho - 16 | Precede Park 3-2 Zip Cod. 526-0845 | Japan

Pr. George Nassib Ghattas Beirute - Líbano

Ev. Oiris Mendes Viana Ilha de Bali - Timor Leste Pb. Vanderlei Florêncio da Silva Apartado Postal 256, Código Postal 2101 Maracay- Estado Araguai - Venezuela

Missões se faz com os pés dos que vão, com os joelhos dos que oram e com as mãos dos que doam.

Mensageiro da Última Hora  

O Mensageiro da Última Hora é o orgão oficial de informações da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Cuiabá e Região.