Page 1

QUERES LER+ COMIGO?

As novidades literรกrias da tua biblioteca


CLÁSSICOS A Um Crime no Expresso Oriente de Agatha Christie Livro recomendado PNL—leitura autónoma 3º ciclo

Pouco depois das doze batidas da meia-noite, um nevão obriga o Expresso do Oriente a parar. Para aquela época do ano, o luxuoso comboio estava surpreendentemente cheio de passageiros. Só que pela manhã havia, vivo, um passageiro a menos. Um homem de negócios americano jazia no seu compartimento, apunhalado até à morte. Poirot aceita o caso, aparentemente fácil, que acaba por se revelar um dos mais surpreendentes de toda a sua carreira. É que existem pistas (muitas!), existem suspeitos (muitos!), sendo que todos eles estão circunscritos ao universo dos passageiros da carruagem. Para ajudar às investigações, o morto é reconhecido como sendo o autor de um dos crimes mais hediondos do século. Com a tensão a aumentar perigosamente, Poirot acaba por esclarecer o caso…de uma maneira a todos os títulos surpreendente!

A Madame Bovary de Gustave Flaubert Livro recomendado PNL—sugestão de leitura ens. Secundário

«Madame Bovary sou eu», disse uma vez Flaubert, a quem o êxito do seu romance publicado em 1856 acabou por irritar, de tal modo eclipsou os seus outros livros. Ema Bovary persegue a imagem do mundo que lhe é dada por uma certa literatura desligada da realidade. Arrastada pelas suas ilusões, a mulher do prosaico Carlos Bovary imagina-se uma grande amorosa. A realidade revela-se impiedosa. E, no entanto, Madame Bovary, na época judicialmente perseguido devido à sua «cor sensual» e à «beleza provocadora de Ema», está longe de ser essa lição de realismo que muitos nele quiseram ver.

A Frankenstein de Mary Shelley Livro recomendado PNL—sugestão de leitura ens. Secundário

Frankenstein conta a história do estudante de ciências Victor Frankenstein. Obcecado em descobrir a origem da vida e conseguindo animar matéria inerte, Frankenstein monta um ser humano a partir de partes do corpo roubadas; porém, ao trazê-lo à vida, recua horrorizado ante a fealdade da criatura. Atormentada pelo isolamento e pela solidão, a criatura outrora inocente vira-se para o mal e desencadeia uma campanha de vingança assassina contra o seu criador, Frankenstein.


LEITURAS Pensar em números de Daniel Tammet Livro recomendado PNL—leitura autónoma ens. Secundário

No mundo de Tammet os números são divertidos e a matemática ilumina as nossas vidas e mentalidades. Através de anedotas, exemplos do dia a dia e referências históricas e literárias, Tammet partilha connosco o seu conhecimento ímpar dos números, frações e equações que sustentam a nossa vida.

Breve História do Tempo de Stephen Hawking Livro recomendado PNL—Temas científicos (3º ciclo/Secundário) Com ilustrações criativas e texto lúcido e bem-humorado, Hawking desvenda desde os mistérios da física de partículas até a dinâmica que movimenta centenas de milhões de galáxias por todo o universo. A busca de respostas para algumas das maiores dúvidas da humanidade: Qual a origem do universo? Ele é infinito? E o tempo? Houve um começo e haverá um fim? Existem outras dimensões além das três espaciais? E o que vai acontecer ...

A Minha Breve História

de Stephen Hawking

Livro recomendado PNL—Temas científicos (3º ciclo/Secundário)

'Minha breve história' conta a trajetória de Hawking, desde a infância na Londres do pós-guerra até o reconhecimento científico internacional. Com fotos pessoais, raramente publicadas, este relato apresenta o leitor a um Hawking quase nunca vislumbrado nos livros anteriores - o estudante curioso que foi apelidado de Einstein; o brincalhão que já apostou com um colega sobre a existência de um buraco negro; e o jovem marido e pai lutando para alcançar prestígio no mundo da física e da cosmologia. Hawking discorre sobre os desafios que precisou enfrentar após o diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos. Ao contar sobre o desenvolvimento de sua carreira, ele explica que a ideia de uma morte prematura o incitou a se dedicar com mais afinco às descobertas intelectuais.


CIÊNCIA 90% do Caro Leitor Foi Feito nas Estrelas de Alexandre Aibéo Livro recomendado PNL—Temas científicos (3º ciclo/Secundário)

Uma viagem empolgante às estrelas! As estrelas sempre fascinaram a humanidade. Na Antiguidade e mesmo muito depois dela houve quem pensasse que tudo estava escrito nas estrelas, isto é, que os astros determinavam o destino dos seres humanos. O que nunca ninguém pensou nos tempos antigos foi que nós somos feitos da matéria das estrelas. Não, não é uma metáfora, é literal: a maioria dos muitos átomos que nos constituem proveio da explosão de estrelas pesadas, que assim espalharam o seu interior pelo vasto espaço. Hoje, a olho nu ou usando telescópios, quando contemplamos as estrelas estamos a olhar para as nossas remotas origens.

O Ano da Morte de Ricardo Reis de José Saramago Metas Literárias do Ensino Secundário

Um tempo múltiplo. Labiríntico. As histórias das sociedades humanas. Ricardo Reis chega a Lisboa em finais de dezembro de 1935. Fica até setembro de 1936. Uma personagem vinda de uma outra ficção, a da heteronímia de Fernando Pessoa. E um movimento inverso, logo a começar: «Aqui onde o mar se acaba e a terra principia»; o virar ao contrário o verso de Camões: «Onde a terra acaba e o mar começa.» Em Camões, o movimento é da terra para o mar; no livro de Saramago temos Ricardo Reis a regressar a Portugal por mar. É substituído o movimento épico da partida. Mais uma vez, a história na escrita de Saramago. E as relações entre a vida e a morte. Ricardo Reis chega a Lisboa em finais de dezembro e Fernando Pessoa morreu a 30 de novembro. Ricardo Reis visita-o ao cemitério. Um tempo complexo. O fascismo consolida-se em Portugal.

O Ano da Morte de Ricardo Reis, José Saramago de Carlos Reis Metas Literárias do Ensino Secundário

Os livros desta coleção propõem a análise de textos que constam do Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário. Enquanto auxiliares indispensáveis para o sucesso escolar, os títulos desta série destinam-se, antes de mais, ao aluno que deseje colher orientações de leitura inspiradas nos tópicos de conteúdo que se encontram no Programa, em particular os que se referem ao domínio da Educação Literária. Esta abordagem de O Ano da Morte de Ricardo Reis não só cumpre os objetivos referidos, como inclui diversas pistas para revisão e consolidação de conhecimentos.


A Feira dos Assombrados e Outras Estórias verdadeiras e inverosímeis de José Eduardo Agualusa Tudo começa com a descoberta de um misterioso cadáver no rio Quanza e a partir desta descoberta, o Dondo, lugar inteiramente apartado do mundo, vai mergulhar num estranho pesadelo. Uma alegoria sobre a situação política e social de Angola.

A mulher que prendeu a chuva de Teolinda Gersão A mulher que prendeu a chuva reúne 14 contos que partem da vida quotidiana mas se abrem, insensivelmente, a outros mundos oníricos, fantásticos, terríveis ou absurdos - que nem por isso deixam de nos pertencer e de ser o lugar onde habitamos. "Corria para a frente, na noite, no dorso de um cavalo enlouquecido, que me arrastava, para nenhum lugar. Não havia pontos de referência na paisagem, cavalgávamos na desfilada, depressa, cada vez mais depressa, e no entanto sem avançar no espaço. Não sabia onde estava e recordava-me só vagamente do meu nome. Mas não esquecera o teu. Nem o facto de que estavas morto." (do conto Cavalos nocturnos)

Biblioteca de Pedro Mexia Que livros compõem a biblioteca de Pedro Mexia? Através de uma selecção dos seus melhores textos sobre livros portugueses e estrangeiros, antigos e contemporâneos — de Aristóteles a Pessoa, de Dostoiévski a Houellebecq —, ficamos a conhecer a perspectiva única de um dos grandes intelectuais portugueses sobre nomes maiores da literatura, dos mais consagrados até aos imerecidamente obscuros.


Todos os contos de Clarice Lispector Metas Literárias do Ensino Secundário

Uma obra que reúne, numa longa noite à volta da fogueira, conversas agradáveis, um humor muito particular, histórias sombrias e momentos invulgares, complexos e verdadeiramente assombrosos, numa edição cujo design é já motivo suficiente para convidar o leitor a mergulhar no universo ficcional de Clarice Lispector.

Palavras em tempos de crise de Sepúlveda Um grito de revolta contra os tempos conturbados que vivemos. Nestas páginas, entrelaçam-se histórias pessoais, histórias dos trabalhadores e suas lutas, gritos de dor perante a exploração criminosa do meio ambiente, reflexões pungentes sobre a crise económica que atingiu a Europa e encenações de momentos partilhados com amigos, entre eles Pablo Neruda, José Saramago e Tonino Guerra. E emerge, acima de tudo, o Luis Sepúlveda homem. E, sobretudo, a certeza de ter vivido «uma vida de formidáveis paixões».


BANDA DESENHADA Como Falar Com Raparigas Em Festas de Neil Gaiman Enn tem 16 anos e não compreende as raparigas, ao passo que o seu amigo Vic parece já ter tudo na ponta da língua. Mas ambos apanham o choque da sua vida ao depararem com uma festa em que as raparigas são muito mais do que aquilo que aparentam ser…

O DIÁRIO DE ANNE FRANK de David Polonsky «12 de junho de 1942: Espero poder confiar-te tudo, como nunca pude confiar em ninguém, e espero que venhas a ser uma grande fonte de conforto e apoio.» No verão de 1942, com a ocupação nazi da Holanda, Anne Frank e a família são forçados a esconder-se. Durante dois longos anos, vivem com um grupo de outros judeus num pequeno anexo secreto em Amesterdão, temendo diariamente ser descobertos. Anne tinha treze anos quando entrou para o anexo e levou com ela um diário que manteve no decorrer de todo este período, anotando os seus pensamentos mais íntimos, os seus receios e esperanças, e dando conta do dia a dia da vida em reclusão.

A Pior Banda do Mundo

de José Carlos Fernandes Livro recomendado PNL—leitura autónoma 3º ciclo

Uma desastrada e inepta banda de músicos, de intenções vagamente jazzísticas e resultados puramente caóticos, ensaia regularmente na cave de uma alfaiataria. Os seus membros são Sebastian Zorn (saxofone tenor), Idálio Alzheimer (piano), Ignacio Kagel (contrabaixo) e Anatole Kopek (bateria). Apesar de ensaiarem há três décadas, nunca conseguiram actuar ao vivo. As aventuras destes músicos desprovidos de talento servem ao autor de pretexto para nos introduzir num mundo repleto de personagens entregues a ocupações improváveis e preocupações inverosímeis..


MANGÁ Naruto 3-in-1 de Masashi Kishimoto Banda desenhada em inglês The epic ninja adventure that became a global phenomenon!Naruto is a ninja-in-training whose wild antics amuse his teammates. But he's completely serious about one thing: becoming the world's greatest ninja! Naruto realizes he must eventually battle Sasuke one-on-one, but with Sasuke and his dark ... The Boy who Cried “ Pirate!” Volume 4,5 e 6 de Eiichiro Oda Banda desenhada em Inglês Usopp is the local liar who likes to stir up trouble by shouting "The pirates are coming!" But he never expected his harmless prank to become a reality! Captain Kuro of the Black Cat Pirates has been lying low, posing as a mild-mannered butler while waiting for the right time to strike it rich with his devious plan. With no one believing him, all hope seems lost for Usopp--until he has Luffy on his side!

Noite Estrelada

de JimmY Liao

Noite Estrelada é um livro dedicado a todas «as crianças que não se sentem em sintonia com o mundo», e conta a seguinte história: Uma jovem menina está angustiada com os problemas que deambulam no seio da sua família. A mãe está sempre ocupada com o trabalho e não a compreende; o pai está constantemente ao telemóvel e não conversa com ela; entre os pais o ambiente também é tenso. Estas são algumas das razões porque esta menina «forte por fora, mas na verdade (...) muito frágil por dentro» muitas vezes se retrai para um mundo de fantasia para evitar a dura realidade.

A Mãe Que Chovia de José Luís Peixoto Livro recomendado PNL—leitura autónoma 3º ciclo

Este conto fala-nos da história de uma criança que é filha da chuva, e sendo a sua mãe algo tão importante para todos seres da Terra, ele terá de aprender a partilhar o amor materno com o mundo.


CONTINUAÇÃO de COLEÇÕES A Ascensão dos N9ve de Pittacus Lore Neste terceiro volume da série juvenil iniciada com o título Sou o Número Quatro, a história é retomada a partir do ponto em que termina O Poder de Seis. Das nove crianças que conseguiram escapar à destruição do seu planeta de origem, Lorien, pelos cruéis Mogadorianos restam apenas seis. Estas crianças são os Garde, que se refugiaram na Terra em diversos continentes. À medida que crescem e desenvolvem poderes especiais, ou Legados, vão sendo preparados para um confronto final com os seus inimigos. Para conseguirem salvar o seu mundo e o nosso, têm de se reunir porque só juntos são suficientemente poderosos para enfrentar os seus inimigos. Mas entretanto, mais uma menina conseguiu escapar de Lorien…

A Coroa de Kiera Cass Este é o volume final da saga «A Seleção», que apaixonou milhares de leitores por todo o mundo! Em A Herdeira, o universo de A Seleção entrou numa nova era. Vinte anos se passaram desde que America Singer e o príncipe Maxon se apaixonaram, e a filha do casal é a primeira a passar pela sua própria seleção. Eadlyn não acreditava que encontraria um companheiro entre os trinta e cinco pretendentes do concurso, muito menos o amor verdadeiro. Mas às vezes o coração tem uma maneira estranha de surpreendernos... E agora Eadlyn precisa fazer uma escolha muito mais difícil e importante - do que esperava.

Gregor - A Segunda Profecia de Suzanne Collins Meses depois de ter caído pela conduta de ar, descobrindo os estranhos habitantes da Subterra, a vida de Gregor parece entrar na normalidade. Jurou nunca mais voltar àquele mundo aterrador vários quilómetros debaixo de Nova Iorque. No entanto, apesar de ser um rapaz com pouco mais de 11 anos, Gregor está destinado a grandes feitos. Uma nova profecia coloca-o no centro dos acontecimentos. Mais uma vez, os subterrestres precisam da sua ajuda. Cedo se apercebem de que só conseguirão arrastá-lo de volta à Subterra raptando Boots, a sua irmã mais nova. Gregor vê-se forçado a reencontrar Ares, o seu morcego, e Luxa, a princesa cheia de rebeldia. E assim partem juntos em busca de Bane, um gigantesco rato branco destinado a trazer o caos à Subterra.


Trash—Os rapazes do Lixo de Andy Mulligan Livro recomendado PNL—leitura autónoma 3º ciclo

Num país do terceiro mundo, num futuro não muito distante, três rapazes tentam sobreviver nas montanhas de lixo nos subúrbios de uma metrópole. Num dia de sorte e azar, Raphael encontra algo muito especial e misterioso. Tão misterioso que decide guardar, mesmo que a polícia da cidade ofereça uma bela recompensa pela sua devolução. Essa decisão traz terríveis consequências, e em breve os rapazes do lixo vão ter de usar toda a sua astúcia e coragem para escapar aos seus perseguidores. Trash - Os Rapazes do Lixo é um romance policial para leitores jovens, cuja leitura será interessante para os menos jovens, igualmente. Publicado em mais de quinze países, este é um livro sobre como a esperança e a determinação podem transcender até a pobreza mais indigna.

O Rapaz do Caixote de Madeira de Leon Leyson e outros Livro recomendado PNL—leitura autónoma 3º ciclo

Leon Leyson tinha apenas dez anos quando os nazis invadiram a Polónia em 1939 e a sua família foi forçada a viver no gueto de Cracóvia. Neste seu livro de memórias, Leon começa por nos descrever uma infância feliz, na sua aldeia natal e felizmente para a família, o seu caminho cruzar-se-ia com o de Oskar Schindler que os incluiu na célebre lista dos trabalhadores da sua fábrica. Na altura com apenas 13 anos, Leon era tão pequeno que tinha de subir para cima de um caixote de madeira para chegar aos comandos das máquinas.

O Sítio das Coisas Selvagens de Dave Eggers Livro recomendado PNL—leitura autónoma 3º ciclo

Max é um rapaz que está a crescer e a entrar num mundo que não consegue controlar. O pai foi-se embora; a mãe passa cada vez mais tempo com o namorado; e a irmã a chegar à adolescência. Ele, por seu turno, refugia-se no interior do seu fato de lobo e entrega-se aos acessos de braveza de que é frequentemente acometido. Um dia, fugindo de uma discussão em casa, encontra um barco e, navegando nele, descobre uma ilha habitada por criaturas selvagens e monstruosas, de que se tornará rei.


Mil Vezes Adeus de John Green Não era intenção de Aza, uma jovem de dezasseis anos, investigar o enigmático desaparecimento do bilionário Russell Pickett. Mas estão em jogo uma recompensa de cem mil dólares e a vontade da sua melhor amiga Daisy, que se sente fascinada pelo mistério. Juntas, irão transpor a distância (tão curta, e no entanto tão vasta) que as separa de Davis, o filho do desaparecido. Mas Aza debate-se também com as suas batalhas interiores. Por mais que tente ser uma boa filha, amiga, aluna, e quiçá detetive, tem de lidar diariamente com as suas penosas e asfixiantes «espirais de pensamentos». Como pode ser uma boa amiga se está constantemente a pôr entraves às aventuras que lhe surgem no caminho? Como pode ser uma boa filha se é incapaz de exprimir o que sente à mãe? Como pode ser uma boa namorada se, em vez de desfrutar de um beijo, só consegue pensar nos milhões de bactérias que as suas bocas partilham?

Liccle Bit de Alex Wheatle (texto inglês) What's worse than hiding a secret? Venetia King is the hottest girl at school. Too bad Lemar is the second shortest guy in his year. Everyone calls him Liccle Bit, and his two best friends, McKay and Jonah, never tire of telling him he has no chance with girls. Things aren't much better at home. His mum is permanently hassled, his sister a frustrated single mum and his dad moved out years ago. Liccle Bit wishes he could do something anything! - to make life better. A new phone would be a start..

A Rapariga Que Derrotou o Estado Islâmico de Farida Khlaaf Farida Khalaf tem uma histórica para contar. E a historia de uma rapariga cuja vida foi cortada ao meio. E a história de um antes e um depois. Em agosto de 2014, Farida tinha 17 anos, uma família numerosa e uma melhor amiga com quem partilhava segredos e sonhos de futuro. Na sua aldeia no Iraque reinava a paz. Mas isso era "antes". O "depois" impôs-se com a brutalidade de um pesadelo.


Dicionário Sentimental de Futebol

de Rui Miguel Tovar

É o livro ideal para quem gosta de futebol e não aprecia o futebolês. Ao contrário da generalidade das publicações desta área, trata-se de um livro para todos os clubes - apenas para o amante de futebol desejoso de fixar e de recordar aquilo que há de maravilhoso no seu desporto favorito. De A a Z, momentos, figuras, desgraças, glórias, recordações de um mundo que o futebolês não pode estragar. Sempre numa linguagem elevada, nobre, sem ceder à facilidade. Um dicionário sobre chuteiras (saudades das chuteiras pretas com listas brancas), equipamentos sem floreados, os golos a pedalar de Hugo Sánchez, os grandes penteados (Valderrama, Higuita), o tempo em que os futebolistas usavam bigode, os calções brancos de Nené, os grandes jogadores inesquecíveis, o autogolo mais rápido de sempre (Venâncio, aos 25 segundos) - tudo o que sempre quis saber sobre futebol, as suas curiosidades, as estrelas inolvidáveis e os momentos especiais. Tudo o que faz do futebol uma arte.

Remédios literários de Ella Berthoud e Susan Elderkin De A a Z, desde «Abandono» até «Zangar-se com o melhor amigo» - centenas de livros para a cura de todos os seus males. O seu amor não é correspondido? Sofre de depressão? Está com uma crise identidade? Constipada? Tem falhas de memória? Acha que sofre de reumatismo? É hipertenso? Tem falta de sono? Corre risco de ter diabetes? Para este livro, o remédio está na leitura dos grandes romances que imortalizaram autores

O Livro

de Zoran Zivkovié

Algo de terrível está a acontecer na Livraria Papyrus! O senhor Todorovic, um dos mais fiéis clientes, morreu inesperadamente, enquanto, sentado numa das poltronas da livraria, folheava tranquilamente um livro. Causa da morte: desconhecida. Vera Gavrilovic, uma das proprietárias, está preocupada. Até porque este é apenas o início: a esta primeira morte sucede outra, e depois outra, e outra ainda. Todas elas sem motivo aparente. Este estranho caso parece talhado à medida do bibliófilo Inspector Dejan Lukic. Dejan, com a ajuda de Vera, dará início a uma desconcertante investigação, que se adensará cada vez mais, ao ponto de envolver a polícia secreta. Isto até se depararem com o último livro...


Projeto aLer+ 2027 O QUE É? O projeto aLeR+, iniciado em 2008, foi uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), destinada a apoiar as escolas que pretendem desenvolver um ambiente integral de leitura, centrado na melhoria da compreensão leitora e no prazer de ler. Pretendia-se dinamizar a criação de redes alargadas de leitores e hábitos diversificados de leitura, tendo por referência a experiência e orientações da instituição britânica de promoção da leitura, National Literacy Trust.

Vivemos atualmente uma mudança nas atitudes leitoras, consubstanciadas em novos modos de ler e novas práticas sociais e culturais de literacia, implicando o leitor em variados processos colaborativos de leitura e escrita, impressa e digital. Neste novo contexto, o papel da escola no desenvolvimento do gosto e da competência leitora é, mais do que nunca, fundamental, tornando-se imperativo que a leitura impregne a cultura escolar e envolva a comunidade.

A continuidade deste Projeto aLer+ pretende aprofundar estratégias iniciadas em 2014, , através de ações centradas na sala de aula, na família e na comunidade. Com vista à melhoria da compreensão leitora e ao fomento do prazer de ler, apostamos nestes 3 eixos para desenvolver, ao longo destes dois anos, uma verdadeira cultura de leitura. Trata-se de uma proposta transversal, do

OBJETIVOS: Aprofundar uma cultura de leitura na comunidade escolar (alunos, docentes e não-docentes); -Promover a leitura autónoma e por prazer; - Incentivar a leitura e a escrita em distintos contextos, formatos e suportes; - Estimular a transversalidade da leitura, numa perspetiva curricular integrada, vertical e horizontal; - Envolver as famílias e a comunidade na promoção e incentivo da leitura e da escrita; - Mobilizar parcerias, nacionais e/ou internacionais, com entidades diversificadas.

ensino pré-escolar ao secundário, que se estende a toda a comunidade, através do trabalho realizado pela Rede de Bibliotecas de Condeixa. A dimensão da leitura assenta nesta progressiva condição de pluralidade: da experiência do sujeito (eu), à partilha com o próximo (tu/nós), até ao alcance de atos coletivos de vivência comunitária. Acreditamos que a proatividade de todos e a paixão pela leitura que nos move vão, certamente, produzir um efeito de “contágio”, para lermos+ e para lermos melhor (todos e cada um).


10 motivos para

LER+ todos os dias

1. Estímulo mental - O cérebro necessita de treino para se manter forte e saudável e a leitura é uma ótima maneira de estimular a mente e mantê-la ativa. Além disso, estudos mostram que os estímulos mentais desaceleram o progresso de doenças como a Demência e o Alzheimer.

2. Redução do Stress - Quando vivemos uma nova história diferente da nossa, os níveis de stress que vivemos no nosso dia-a-dia são diminuídos radicalmente. Uma história bem escrita transporta-nos para uma nova realidade, o que nos pode distrair dos problemas do momento.

3. Aumento do conhecimento - Tudo o que lemos é enviado para o cérebro com uma etiqueta de “novas informações”. Mesmo que elas não pareçam tão essenciais agora, nalgum momento elas podem ajudarnos, como numa entrevista de emprego ou mesmo durante um debate na sala de aula.

4. Expansão de vocabulário - A leitura dá-nos a conhecer novas palavras que inevitavelmente serão incluídas no nosso vocabulário. Conhecer um número grande de palavras é importante porque permite melhorarmos os nossos discursos, aumentando a nossa autoconfiança.

5. Desenvolvimento da memória - Quando lemos um livro (especialmente dos grandes) precisamos de nos lembrar de todos os personagens, dos seus pontos de vista, do contexto em que cada um está inserido e todos os desvios que a história sofreu. Guardar essa quantidade de informações faz com que estejamos mais aptos para nos lembrarmos de eventos cotidianos.

6. Habilidade de pensamento crítico - Já leste algum livro que prometia um mistério confuso e acabaste por desvendá-lo antes mesmo do meio da história? Isso mostra agilidade e habilidades de pensamento crítico. Esse tipo de talento também é desenvolvido por meio da leitura. Portanto, quanto mais lemos, mais aumentamos a nossa habilidade de estabelecer conexões.

7. Aumento de concentração - O mundo agitado de hoje faz com que a nossa atenção seja dividida em várias partes, de modo que mantermo-nos concentrados em apenas uma tarefa torna-se um desafio. Contudo, livros com histórias envolventes são capazes de nos fazer desligar do mundo ao redor, fazendo com que a nossa atenção esteja inteiramente voltada para o que acontece na história. Esse tipo de exercício ajuda-nos a termos concentração noutras ocasiões.

8. Habilidades de escrita - Esse tipo de habilidade anda lado a lado com a expansão do vocabulário. Assim como a leitura permite uma maior articulação na fala, também nos ajuda a colocar com mais clareza os nossos pensamentos no papel. Isso permite-nos produzir textos com mais qualidade, não apenas de vocabulário, como também correção gramatical e ideias mais ricas e criativas.

9. Tranquilidade - O facto de nos envolvermos numa história e nos esquecermos do stress quotidiano faz do livro uma ótima ferramenta para alcançar a paz interior. Nos momentos de stress, isso acalma e ajudanos a melhorar nosso humor.

10. Entretenimento a baixo custo - Muitas pessoas acreditam que o conceito de diversão está diretamente ligado aos altos custos de uma viagem ou mesmo de uma festa. Contudo, se encontrarmos um livro que nos chame a atenção, poderemos viajar sem sair de casa.

Folheto novidades aLer+ 2017  

Novas aquisições do projeto aLer+ da biblioteca escolar da Escola Secundária Fernando Namora do Agrupamento de escolas de Condeixa

Folheto novidades aLer+ 2017  

Novas aquisições do projeto aLer+ da biblioteca escolar da Escola Secundária Fernando Namora do Agrupamento de escolas de Condeixa

Advertisement