Page 1

GUIA DO UTILIZADOR BIBLIOTECA ESCOLAR

A Biblioteca da Escola Miguel Torga fornece serviços de apoio à aprendizagem e recursos de informação a toda a comunidade educativa, para o desenvolvimento de uma cidadania consciente e interventiva.

Atividades de animação da BE e promoção das literacias Workshops; exposições; Feira do Livro; concursos; Plano Nacional de Leitura; Plano de Cinema; Os Jograis da ESMT; Feira do Livro; comemoração de efemérides; projeto “Parceiros de Leitura”; projeto “Mais por Mais”; jogos; Escola Virtual; blogue “Os aprendizes do séc. XXI”, e muito mais. Correio eletrónico: bibesmt@gmail.com Blogue: http://bibliotecaesmt.blogspot.pt/

Equipa da biblioteca: Professora Isabel Diogo Professora Mª José Romão (coordenadora da BE)

1


Utilizadores    

Alunos Professores Funcionários Encarregados de Educação  Outros

Direitos dos Utilizadores  ler livros, jornais e revistas;  consultar diverso material impresso, áudio e audiovisual;  pesquisar informação na Internet;  realizar trabalhos variados;  participar em atividades da BE;  ver filmes e documentários;  ouvir música;  expor a opinião no blogue da BE sobre o que se lê, ouve e vê;  requisitar materiais para a sala de aula e leitura domiciliária;  pedir ajuda aos professores da Equipa e à Assistente Operacional da BE;  apresentar críticas e sugestões construtivas

Deveres dos Utilizadores  Manter o ambiente calmo, silencioso, limpo e arrumado.  Colocar na estante móvel, destinada para o efeito, o material utilizado.  Deixar arrumado, quando sair, o lugar que ocupou.  Manter o telemóvel em silêncio, durante a permanência na BE.  Não deve comer nem beber na BE.  O utilizador é responsável por eventuais danos causados no mobiliário, documentos e equipamentos.

Acesso dos Utilizadores  Permanência na biblioteca mediante registo no balcão de atendimento.

2


Organização do espaço A BE encontra-se organizada em cinco zonas funcionais: Zona de atendimento: receção e atendimento geral; inscrições; gestão e empréstimo domiciliário e para a sala de aula; gestão dos recursos informáticos e audiovisuais; entrega de críticas e sugestões de melhoria dos serviços disponibilizados.

Zona de consulta da documentação em qualquer suporte: espaço onde se pode pesquisar e consultar material impresso, realizar trabalhos individuais e em pares, estudar e fazer a leitura presencial.

Zona de leitura informal: espaço onde existe ainda uma televisão e um leitor de DVD para o visionamento de filmes e documentários.

Zona de consulta e produção multimédia/ Zona de trabalhos de grupo: espaço com quinze computadores com ligação à Internet para pesquisa e tratamento de informação diversificada.

Área da gestão e do tratamento documental Impressões:  O computador destinado às impressões (posto 1) encontra-se na proximidade da zona de atendimento.  O documento para imprimir deve encontrar-se na pen ou no correio eletrónico do aluno. As impressões são feitas até 5/10 minutos antes do fecho da papelaria onde são pagas. Empréstimo domiciliário  Prazo de requisição: 10 dias úteis.  Possibilidade de renovação por um período idêntico, caso não haja um pedido pendente de reserva.  Não é autorizado o empréstimo domiciliário de: dicionários, enciclopédias, atlas e outras obras de referência, periódicos, material áudio e audiovisual, obras de elevada procura, raras e/ou em mau estado de conservação.  A não devolução dentro do prazo prevista impede a realização de nova requisição, enquanto não for regularizada a situação.

3


Consulta de documentação impressa. Pesquisa. As obras encontram-se classificadas e ordenadas por assunto, segundo a Classificação Decimal Universal (CDU). Consulta a sinalética nas estantes e prateleiras da biblioteca.

Para facilitar a pesquisa de uma obra, podes consultar o catálogo online da BE.

Aponta a cota da obra que pretendes requisitar.

Procura a obra com essa cota, nas estantes e prateleiras sinalizadas.

4

Guia do utilizador da BE  

Atividades de animação e promoção das literacias; Direitos e deveres dos utilizadores; Organização do espaço; Empréstimo domiciliário; Consu...

Guia do utilizador da BE  

Atividades de animação e promoção das literacias; Direitos e deveres dos utilizadores; Organização do espaço; Empréstimo domiciliário; Consu...

Advertisement