Page 1

O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização (Parte II) Acções futuras – Domínio D.3 Duas Coisas que a BE deve deixar de fazer 1. A BE deveria ser dotada de um orçamento próprio e deixar, de vez, a política de pedido de financiamento parcial, ao longo do ano. A BE deveria deixar de estar dependente das “boas vontades” da Direcção, neste domínio, se o Conselho Geral assim o definisse nas linhas orientadoras para a gestão orçamental da escola. 2. A BE deveria poder ser coerente com a motivação que faz para o uso da documentação para o que teria que deixar de ter assistentes operacionais que são destacadas para outras tarefas, não permitindo, por exemplo, o uso da BE em horário contínuo. Para que este facto deixe de ser o pesadelo dos professores bibliotecários, deveria a tutela assegurar a abertura dos quadros (uma vez que as carreiras técnicas já foram criadas mas em tempos tão longínquos que já ninguém se lembra…) o que dotaria a BE de assistentes operacionais com a formação adequada e em permanência no serviço.

Duas Coisas que BE deve continuar a fazer 1. Continuar a informatizar o catálogo e melhorar a indexação com recurso ao apoio dos professores das áreas específicas 2. Promover de forma mais intensa e diversificada a articulação curricular em duas vertentes principais: a. Difusão dos recursos de informação, recolha de sugestões e planificação de actividades em parceria b. Desenvolvimento das literacias de informação, tecnológica, digital em cooperação com os professores das diferentes áreas curriculares.

Duas Coisas a BE deve começar a fazer 1. Colocar o catálogo on line e reforçar a ligação com os utilizadores com a BE através da criação de blogs e da implementação da plataforma moodle para o que seria preciosa a articulação com o PTE 2. Contribuir para a criação da Rede de Bibliotecas do Seixal (prevista há algum tempo) que poderia ter um papel importante quer a nível da partilha (documentos, materiais de trabalho) e do trabalho cooperativo, quer a nível da criação de procedimentos comuns. Alice Santos

futuro  

actividades a desenvolver para a melhoria

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you