Issuu on Google+

Biblioteca/CRE da Escola Secundária de Amares

por Amares, os livros Jan/Fev 2009 Nº 7

(em jeito de) editorial Sensivelmente a meio do ano lectivo, este terceiro número do nosso boletim dá um destaque particular a algumas iniciativas desenvolvidas na nossa Biblioteca, particularmente, no âmbito do nosso plano de Leitura: a implementação do projecto aprovado no âmbito nacional, de que apresentamos algumas novidades na segunda página e o concurso nacional de leitura de que damos nota destacada na página seguinte. A equipa da Biblioteca/CRE

CONCURSO DE LENÇOS DOS NAMORADOS Com o objectivo de assinalar o Dia dos Namorados, promovemos, em articulação com o Grupo de Educação Visual, um concurso de lenços dos namorados pintados com palavras inspiradas nas poesias de amor de poetas portugueses e nos temas tradicionais. Destinado aos alunos do 7º Ano, os trabalhos foram depois expostos no átrio junto da Biblioteca e noutros espaços da Escola. Os vencedores foram os trabalhos da Tânia Matos (7ºD) e da Ângela Silva (7ºE), que aqui reproduzimos. Parabéns para as duas vencedoras.


Plano de Leitura da Escola

No seguimento da implementação do nosso Plano de Leitura, que foi recentemente aprovado e financiado, foi possível adquirir novas obras, tanto conjuntos para leitura orientada em sala de aula como obras para leitura autónoma. Destas aquisições temos vindo a dar conhecimento através de diversas formas, mas trazemos aqui alguns destaques.

de s o t n C onju re s a l p em x e 5 1 A Invenção de Hugo Cabret Brian Selznick, Gailivro Finalista do National Book Awards, recentíssimo vencedor da Caldecott Medal (o mais prestigiado prémio atribuído nos Estados Unidos à literatura infanto-juvenil) e número um da lista de bestsellers do New York Times, A Invenção de Hugo Cabret vem precedido de uma vastíssima lista de elogios. E não há dúvida: são inteiramente justos. Assinado por Brian Selznick, um ilustrador de livros infantis até há bem pouco tempo relativamente desconhecido, este tijolo de 544 páginas é das coisas mais inventivas surgidas nos últimos tempo no campo da literatura para os mais novos. Desde logo, pelo seu carácter híbrido, cruzando ilustração (a lápis), narrativa de aventuras e homenagem aos primórdios do cinema. Sendo que tudo isto não se soma, antes se mistura: a narrativa ora avança pela palavra, ora avança através do desenho (uma nunca é um mero sublinhar da outra), ora recorre a técnicas típicas do cinema (sobretudo nos constantes close-ups), fugindo a quaisquer redundâncias. A história, ainda para mais, é óptima, girando em redor de um miúdo órfão de 12 anos, que tenta por todos os meios dar vida a um misterioso autómato de corda, herdado do pai, na Paris dos anos 20/30. O livro cruza a pura ficção com eventos e personagens reais, o que dá uma consistência e uma graça acrescidas à narrativa. Leitura perfeita para adolescentes (e até adultos). João Miguel Tavares, in Time Out

Página 2


Nº 7

Plano de Leitura da Escola

Concurso Nacional de Leitura Nos passados dias 7 e 8 de Janeiro realizaram-se, na Biblioteca da Escola, as eliminatórias da 1ª fase de selecção do Concurso Nacional de Leitura, promovido pelo Plano Nacional de Leitura. As provas contaram com uma presença significativa de alunos - cerca de 60 - do 3º ciclo e do secundário. Foi um momento muito interessante que permitiu, ao longo de várias horas, ouvirmos os alunos a discorrerem com entusiasmo e alegria sobre os seus livros e autores favoritos, sobre os seus hábitos de leitura, os seus géneros de eleição, sobre a biblioteca. Entre os autores presentes nas escolhas dos nossos alunos estiveram Eça de Queirós, José Saramago, Gabriel Garcia Marquez, Luís Sepúlveda, José Rodrigues dos Santos, José Mauro de Vasconcelos, J. K. Rowling e Maria Teresa Maia Gonzalez. A escolha do júri não foi nada fácil e tiveram que ser ponderados diversos critérios, nomeadamente a diversidade de anos de escolaridade. Todos os participantes estão de parabéns, mesmo que não tenham sido, desta vez, os escolhidos.

Os vencedores foram os seguintes: 3º Ciclo

Márcia Gonçalves, 7º ano

Carina Ribeiro, 8º ano

Liana Rego, 9º ano Ensino Secundário

Estela Macedo, 10º ano

Mónica Ribeiro, 11º ano

Ana Rita Peixoto, 12º ano

Os vencedores vão representar a nossa Escola na Final do Distrito de Braga a realizar no dia 7 de Março, na Biblioteca Lúcio Craveiro, em Braga. Foi mais um interessante momento de partilha de leituras e de livros, onde ficou bem patente o gosto e empenhamento de um grupo significativo de alunos da nossa escola. A todos eles o nosso agradecimento.

Porque é preciso

Ler + Página Página 3 3


por Amares, os livros

Um livro, um filme O Principezinho Um livro ... … um filme

Biblioteca/CRE da Escola Secundária de Amares Escola Secundária de Amares Biblioteca/CRE Rua da Escola Secundária, 73 Besteiros 4720-143 Amares Tel: 253 909 330

Livro e filme disponíveis na Biblioteca/CRE

Correio electrónico: biblioesamares@gmail.com

O clássico de Antoine de Saint-Exupery, uma história de inocência e descoberta que já atravessou várias gerações, chega ao ecrã com os seus pés bem firmes no deserto do Sahara, os seus olhos virados para as estrelas e o seu espírito a voar encantado por belas canções que acompanham a mágica história do piloto perdido no deserto e do miúdo errante de um lugar muito distante. Juntos, os dois partilham momentos que divertem, encantam e tocam a todos bem fundo no coração. O filme é também uma boa opção para acompanhar o livro no âmbito do trabalho do Plano de Leitura.

http://delicious.com/biblioesamares CHARLES DARWIN 200 anos do nascimento 150 anos de A Origem das espécies Em articulação com o Grupo disciplinar de Biologia e Geologia, assinalámos no passado mês de Fevereiro os 200 anos do nascimento de Charles Darwim e os 150 da publicação da sua obra A origem das espécies. O cartaz que aqui reproduzimos assinalou a data, em que publicámos uma lista dos materiais disponíveis na BE/CRE sobre esta temática, foram apresentados os trabalhos dos alunos e divulgadas algumas novas aquisições do fundo documental, relacionadas, de alguma forma, com as temáticas do trabalho desta figura. As comemorações continuam no mês de Março com uma exposição.

Página 4

Solicitar o envio deste boletim para biblioesamares@gmail.com


por Amares os livros