Page 1


Olá, o meu nome é Mariana e tenho 7 anos. Decidi escrever uma história muito especial que me aconteceu, mas decidi escrever para crianças, iguais a mim, porque acho que apenas vocês irão acreditar na minha história que, para além de fantástica, tem muita magia à mistura. Há mais ou menos 2 anos, a minha avó deu-me um peluche que se tornou o meu boneco favorito, dei-lhe o nome de Paco. É um peluche muito redondinho em forma de Planeta Terra, mas um planeta com braços, pernas, olhos, nariz e um sorriso gigante que eu adoro. Dia e noite, o Paco é a minha melhor companhia. Entra em todas as minhas brincadeiras. Às vezes, somos dois piratas destemidos, outras vezes, astronautas a caminho da lua e até já fomos mergulhadores à procura de um polvo gigante! Durante a noite, o Paco ajuda-me a dormir e a afugentar bruxas e dragões que, às vezes, aparecem nos meus sonhos.

4


5


10


O Paco, com o sorriso quase a desaparecer, disse-me: - Acho que estou doente, Mariana. Eu gosto muito de viver contigo e com a tua família, mas acho que não me têm protegido da mesma maneira que os teus pais te protegem para que não fiques doente. Não podia ser, afinal a culpa era minha? O que tinha eu feito?! Gostava tanto do Paco, não podia ser eu a culpada daquela mudança. - Como sabes, - continuou o Paco - eu sou um planeta e o Planeta Terra também precisa de ser protegido para não ficar doente. Todos o adoram, vivem nele e utilizam tudo o que nele existe. Mas, cada vez mais, as pessoas esquecem-se de como usar aquilo que o Planeta lhes dá e isso está a deixar-me doente e infeliz.

11


14


- Tive uma ideia! O que achas de começares a poupar água cá por casa? A água vem dos oceanos e dos rios que fazem parte do Planeta Terra, se a pouparmos vamos ajudá-los a manterem o seu nível e evitar que os animais marinhos percam a sua casa. Aquilo parecia-me um assunto muito sério, mas não me parecia ser difícil tentar e, se resultasse, seria ótimo. – Explica-me como posso poupar a água e eu farei direitinho como disseres. Quero muito ajudar-te! O Paco deu um salto e ficou de pé à minha frente! Parecia mais entusiasmado e animado com a ideia. Começou a andar de um lado para o outro com as mãos atrás das costas e explicou:

15


Ui! Foi tanta informação que voltei a precisar do meu bloco. - Acho que percebi tudo, Paco. Desta vez, a minha missão será ser uma “Polícia do papel”. Prometo esforçar-me muito na minha tarefa e ajudar-te a melhorar. “Trimmmmm….” Naquela manhã, decidi contar à minha avó, tinha sido ela a dar-me o peluche Paco, de certeza que ela acreditaria em mim. Contei-lhe a história todinha, e ela, no final, apenas sorriu, incentivou-me e aceitou ajudar-me na minha missão de “Polícia do papel”. As duas recolhemos todo o papel e cartão velho que existia pela casa e fomos colocá-los no ecoponto azul. Quando regressávamos, passámos pela papelaria e a minha avó comprou uma resma de papel reciclado.

28


29


- Paco, prometo esforçar-me nesta missão! Parece-me a mais difícil de todas, mas vou conseguir. Nem imaginas o quanto estou ansiosa por voltar a ver-te bem. Tens sido um grande amigo, o melhor planeta que alguma vez poderia ter, mereces que, agora, seja eu a a ajudar-te. Desta vez, nem dei tempo ao despertador para tocar. Estava tão ansiosa por cumprir esta missão que acordei sozinha. Já estava pronta quando os meus pais acordaram e, durante o pequeno-almoço, passei-lhes todas as regras de poupança de energia que deveríamos seguir, a partir daquele dia.

36


37


Olá, eu sou a Mariana e tenho 7 anos. Trago-vos uma história muito entusiasmante e especial que me aconteceu juntamente com o Paco, o meu melhor amigo. O Paco é um peluche muito redondinho, em forma de Planeta Terra, que entra em todas as minhas brincadeiras. Há uns dias, comecei a ficar bastante preocupada, pois reparei que as cores vivas do meu amigo estavam a desaparecer e os seus olhos tinham deixado de brilhar. Foi durante uma destas noites que algo inesperado aconteceu. O Paco ganhou vida e trouxe-me uma mensagem e uma missão muito importantes. Afinal, ele estava doente e a culpa era toda minha. Agora tenho de resolver esta situação, acham que vou ser capaz?

Profile for betweien

Poupar é Ganhar  

Poupar é Ganhar  

Profile for betweien
Advertisement