__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1


10


A primeira coisa que fazem quando chegam ao parque é sentarem-se num banco de jardim para lancharem. Está vento e, por isso, o Pedro tira logo a sua guitarra da mochila, para tocar ao ritmo do vento, e a Paty distrai-se com as folhas a dançarem com a música. Mas, de repente… começam a sentir algumas cócegas nos pés e, muito rápido, viram a sua cabeça para ver quem está nos seus pés. É uma vassoura! Mas, tem de estar alguém a segurar a vassoura! Olham para cima e veem uma senhora com um fato engraçado e um grande balde de lixo! A Paty não perde tempo e pergunta: - Olá, senhora! Eu sou a Paty! Eu e o meu vizinho Pedro estamos a descobrir o mistério das profissões! Isso que você está a fazer é uma profissão? - Eu sou a Senhora Vassourinha, ando sempre com a pá minha, do lixo sou rainha e da andorinha sou vizinha! Olá, Paty e Pedro! Eu sou varredora de ruas, apanho os lixos e as folhas das ruas, para deixar tudo limpo!

11


30


- Olá, Senhor Peças, precisamos de arranjar o pneu da bicicleta! – diz o Pedro. O Senhor Peças não demora nada a ir buscar todas as ferramentas e a Paty está a observá-lo, com os olhos muito abertos! Está muito admirada com a oficina, tudo parece um jogo! - Qual é a sua profissão? – pergunta ela. - Sou mecânico, construo e arranjo carros e motas, mas também consigo ajudar-vos com a bicicleta! - Ahhh… E o senhor não se baralha? São tantas ferramentas, deve ser uma batalha! Como sabe quais usar para não se enganar? – pergunta o Pedro a cantarolar, com a ajuda da sua guitarra. - Eu sempre gostei de peças, quando era pequeno, fazia muitos puzzles. Quando cresci, decidi fazer um curso de Engenharia Mecânica, foi lá que aprendi como funciona o interior dos carros e das motas! Olha, a tua bicicleta já está pronta!

31


- Senhora, o que faz aqui na oficina? Veio arranjar o seu robot? – pergunta, curioso, o Pedro. - Olá, eu sou a Senhora Pergunta-Resposta, estou sempre à conversa e sempre bem-disposta, vai uma aposta? Com as pessoas estou sempre a aprender, o que têm para me dizer? - Que giro! – diz o Pedro, enquanto acompanha na guitarra a Senhora Pergunta-Resposta. - Este robot é uma máquina de filmar. Eu estou a fazer uma notícia para passar na televisão, sobre as diferentes profissões deste bairro, para explicar às meninas e aos meninos um pouco mais sobre as profissões que existem!

34


35


40


- Para vos agradecer a ajuda que me deram, vou apresentar-vos o meu amigo cozinheiro! Aí vem ele! – diz a Senhora Pergunta-Resposta. - Olá, eu sou o Senhor Saboroso, tudo o que eu faço é bem gostoso! Sou cozinheiro e, com as panelas, pareço um marinheiro! Querem vir navegar na minha cozinha? Preciso sempre de uma mãozinha! O Pedro e a Paty saltam de imediato das cadeiras, em direção à cozinha cheia de alimentos, tachos e panelas. - Estou com uns pensamentos… Como é que se juntam os alimentos? – pergunta o Pedro.

41


Ao regressar a casa, o Pedro segue pensativo. Hoje, foi um grande dia, conheceram uma varredora de rua, um costureiro, uma bancária, um mecânico, uma jornalista e um cozinheiro! Mas parece que falta algo… - Paty, já sabemos muito mais sobre profissões, mas eu ainda não sei o que quero ser quando for grande! Tu já sabes? - Não, Pedro, eu também não sei! O Mistério das Profissões ainda não está resolvido e essa é a melhoooooor notícia de sempre, sabes porquê? Assim vamos poder continuar a ser detetives nesta aventura, agora com a ajuda das nossas amigas e dos nossos amigos da escola!

44


45


Nas férias escolares, “O que queres ser quando fores grande?” é a pergunta que atormenta a Paty e a leva a bater à porta do seu amigo Pedro para, juntos, enquanto passeiam pelas ruas da sua cidade, descobrirem um mistério muito particular: o que fazem todo o dia as pessoas adultas e o que significa ter uma profissão. De bicicleta, com a guitarra a tiracolo e com uma pequena ajudinha da mãe, o Pedro e a Paty conhecem seis importantes profissões e ficam a perceber porque é que cada trabalhador e cada trabalhadora são importantes para que tudo funcione bem. E tu? O que queres ser quando fores grande? Ainda não sabes? O Pedro e a Paty ajudam-te a desvendar esse mistério…o mistério das profissões!

Profile for betweien

Pedro e Paty, O Mistério das Profissões  

Pedro e Paty, O Mistério das Profissões  

Profile for betweien
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded