



O primeiro saco de cartas do ano tinha acabado de chegar à Prendalândia. Estava prestes a começar a grande azáfama de abrir cartas, ler pedidos e transformar desejos em realidade, de que o Pai Natal Verde tanto gosta. Um verdadeiro momento mágico que ele aguardava ansiosamente todos os anos.
Sentado no seu grande cadeirão, mesmo em frente à lareira, com o chá quente e as suas bolachas favoritas em cima da mesinha de apoio, estava pronto para começar a leitura. Antigamente, o Pai Natal Verde fazia estas leituras enquanto se deliciava com um chocolate quente, hoje em dia, considera que isso era um exagero e tem de pensar na sua saúde! Mas adiante, o que importa agora são as cartas.


O Pai Natal Verde continuou a ler as suas cartas, mais e mais cartas, cartas e cartas sem parar, cartas, cartas e cartas… ufa, tantas cartas!! E, sem se aperceber, a caixa de pedidos para um futuro melhor foi enchendo, enchendo, até que… – Ups, parece que nesta caixa já não cabe nem mais uma carta. Parece que este ano as crianças de todo o mundo estão mais preocupadas com o planeta. Mas não me surpreende, estas crianças estão cada vez mais ecológicas! Ora querem menos desperdÃcio, ora querem menos consumismo, ora querem mais sustentabilidade. Parece que já não chega apenas reciclar, o planeta precisa de muito, muito mais!


– Sejam muito bem-vindos à Prendalândia. Este é um lugar muito especial, a que poucos têm acesso. Vocês foram os felizes contemplados para aqui chegar e fazer parte da minha equipa de duendes. – O Pai Natal Verde veio receber os seus convidados.

– Equipa de Duendes da Sustentabilidade… parece-me um bom nome – dizia o João, meio pensativo.
– Então isso quer dizer que aceitam o desafio? Preciso que arranjem novas ideias para tornar o planeta e o Natal mais sustentável e assim conseguir concretizar o desejo de um futuro melhor. – O Pai Natal Verde estava ansioso por ver aquela nova equipa em ação.

– Desafio aceite! Equipa, vamos reunir! Temos muito trabalho para fazer! – A Beatriz começou a organizar a missão.
A equipa de sustentabilidade reuniu-se à volta de uma mesa redonda, na fábrica da Prendalândia. Enquanto o Pai
Natal Verde observava de longe, orgulhoso.
E assim começaram a trabalhar em equipa.

O Pai Natal Verde tem um desafio para ti!
Segue os passos e cria o teu próprio Pai Natal, feito apenas com uma folha de papel, de cor branca e quadrada.
Depois, decora-o com criatividade. Podes usar restos de revistas, fitas ou pequenos recortes que já tenhas em casa.
Vamos dar uma nova vida aos materiais e espalhar o espÃrito do Natal sustentável!







