Page 1

FILME A VER

Livros a Ler Maria Judite de Carvalho, Tanta Gente, Mariana, Lisboa, Ulisseia.

Baz Luhrmann assina esta adaptação moderna, frenética e altamente estilizada da obra original de William Shakespeare, onde o realizador tem a audácia de conservar o texto original. Leonardo DiCaprio e Claire Danes interpretam os papéis de Romeu e Julieta, os jovens de classes diferentes que vivem a história de amor mais trágica do mundo, no cenário futurista e urbano de Verona Beach. Como é que duas famílias rivais podem mudar o destino do verdadeiro amor? Numa grande cidade industrial, reinam duas famílias ricas, poderosas e rivais. Indiferentes ao ódio qua separa os seus dois clãs, Romeu e Julieta, apaixonam-se perdidamente. Casam-se secretamente mas a sua união estava destinada à tragédia…

Um filme Inesquecível!

Grande Filme! Grande Livro! Na B.E.

Volume de estreia da Maria Judite de Carvalho, em 1959, que reúne sete contos, entre eles o conto homónimo que dá nome ao livro Tanta Gente, Mariana. Ao longo das suas páginas, a autora aborda o tema da solidão humana, no seu contraste com a mediocridade e com a indiferença da sociedade. “Todos estamos sozinhos, Mariana. Sozinhos e muita gente à nossa volta. Tanta gente, Mariana! E ninguém vai fazer nada por nós. Ninguém pode. Ninguém queria, se pudesse.”

Paul Stewart, Chris Riddell, Caçadores de Tempestades, Col. Crónicas do Abismo, Porto Porto Editora, 2007. A bordo do Caçador de Tempestades, Twig, um jovem tripulante que o destino lançou para o aliciante mundo dos piratas celestes, aguarda com expectativa a sua próxima aventura: a busca de stormphrax, uma substância valiosa criada no coração da Grande Tempestade, no preciso instante em que liberta a sua energia. E apenas um navio como o Caçador de Tempestades poderá arriscar-se a penetrar a Grande Tempestade… O segundo título de Crónicas do Abismo, uma colecção de aventuras, com personagens inesquecíveis e ilustrações espantosas.

Shannon Hale, Academia de Princesas, Col. Fixões, Lisboa, Gradiva Publicações, 2008. No alto da encosta do rochoso Monte Eskel, a família de Miri ganha o seu sustento a extrair pedra da própria montanha. Mas a vida de Miri mudará com a chegada da notícia de que a futura princesa será escolhida na pequena aldeia onde ela vive. Todas as raparigas elegíveis têm de frequentar uma academia improvisada, por forma a prepararem-se para a vida no palácio. Este livro valeu a Shannon Hale o Prémio Newbery Honor, que distingue os melhores livros em língua inglesa dirigidos ao público juvenil.

Jonathan Swift, As Viagesn de Gulliver, Col. Geração Público, 2004. As Viagens de Gulliver é um clássico da literatura juvenil que, por estes dias, tem mais uma versão cinematográfica. Neste livro, os jovens leitores poderão desfrutar não só de grandes doses de fantasia como de uma fábula mordaz sobre a humanidade. O narrador relata-nos as aventuras do inquieto Lemuel Gulliver, um cirurgião ávido de conhecimento que embarca num navio em busca de novas culturas. Ao longo da sua viagem, Gulliver encontra povos muito peculiares, desde os pequenos habitantes de Liliput aos vorazes gigantes.

Alan Lightman, Os Sonhos de Einstein, Col. Pequenos Prazeres, Lisboa, Edições Asa, 1995. No relógio de parede passam dez minutos das seis horas; minuto a minuto, novos objectos ganham forma. Na luz fraca da manhã, um jovem está sentado com a cabeça apoiada sobre a secretária. Nos últimos meses tem sonhado muito com o tempo e esses sonhos têm dominado todo o seu trabalho. Chama-se Albert Eisntein: quando sonha, imagina outros mundos onde o tempo ora é circular, ora anda para trás, ora é lento, ora toma a forma de um rouxinol…

Álvaro Mutis, A Última Escala de Tramp Steamer, Col.Letras dos Mundo, Lisboa, Edições Asa. Neste livro, acompanhamos as aventuras e desventuras de Alción, um velho cargueiro em fim de vida ,que procura cargas para transportar, em sítios tão diferentes como Helsínquia ou Lisboa. Ainda que não seja de carne e osso, esta é uma personagem comovente. Conta ainda à história de amor entre o seu capitão basco e a libanesa Warda. É uma metáfora da vida, e dos amores efémeros e impossíveis.


A B.E propõe

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2011

CONCURSO OS LIVROS VÃO AO CINEMA Sabias que muitos filmes antes de serem filmes eram livros? LÊ O LIVRO… VÊ O FILME… E OPINA… ESCREVE uma crítica na qual COMPARES o livro e o filme e ENTREGA o teu texto na biblioteca. O melhor terá lugar de destaque no Breves online e no Fio Condutor.

Participa! Há Prémios: 1ºprémio - um livro + o filme do livro 2ºprémio - um livro 3ºprémio - um filme O vencedor será conhecido na semana da leitura que decorrerá entre 21 e 25 de Março de 2011.

Consulta o regulamento na Biblioteca!

Após uma renhida disputa, os alunos da ESCM que participarão na 2ªfase do Concurso Nacional de Leitura são: Básico: .Diana Taborda - 9ºA .Margarida Barbosa - 8ºA .Paula Ribeiro - 8ºA

http://becamposmelo.blogspot.com/

Secundário: . Julie Pais - 11ºA .Telma Vicente - 11ºC .Vera Gomes - 11C1

CONCURSO «O Cartaz na minha escola» No âmbito da 5ªedição da Semana da Leitura (de 21 a 25 de Março), que este ano se centra na relação LEITURA— ENERGIA—FLORESTA, visando a comemoração do Ano Internacional das Florestas 2011, promovido pela UNESCO, o Plano Nacional de Leitura propõe a elaboração de um cartaz sobre a Semana da Leitura subordinada a esta temática. INFORMA-TE NA B.E. Dá ASAS à tua IMAGINAÇÃO! A EQUIPA DA BIBLIOTECA .ProfªIsabel Lino (Coordenadora) .Profª Leonor Lobo .Profª Ana Paula Fernandes .Profª Maria de Fátima Cardoso Assistentes Operacionais .Magda Almeida .Anabela Inácio

Elaboração deste folheto: Profª Maria Cardoso

“[…]um bom leitor é alguém que vai acumulando lucidez de cem em cem gramas e que acaba por ficar com os seus 70 kilos de lucidez.” (Gonçalo M. Tavares)

JANEIRO / FEVEREIRO 2011

Desdobrável da BE  

Actividades e leituras