1 minute read

CONSIDERAÇÕES (NÃO) FINAIS 4.

Next Article
3.1

3.1

Chegando ao fim desse caminho, é válido retomar nosso objetivo inicial: “apresentar e discutir alguns caminhos criativos que o fotógrafo pode escolher quando cria uma foto, com ênfase no uso da linguagem fotográfica”.

A partir do caso pesquisado de O Chão de Graciliano conhecemos um pouco da Crítica Genética e vimos como ela pode nos ajudar a identificar e analisar “documentos de processo” para entender melhor a Linguagem fotográfica do fotógrafo Tiago Santana, naquele trabalho. Ao mesmo tempo, nossa pesquisa serve como uma tentativa pioneira de aplicar um estudo geneticista na fotografia, e como estudo pioneiro não se apresenta como resultado fechado, único ou eterno. Pelo contrário: que venham os próximos estudos!

Advertisement

Por fim, neste ebook conhecemos alguns autores que abordam o tema da Linguagem fotográfica e indicamos caminhos para que fotógrafos amadores e profissionais possam aplicá-la de maneira mais eficiente, ou seja, os modos de usar lá do nosso título.

Com tudo isso, acreditamos ter alcançado nosso objetivo com este trabalho e esperamos que seja útil para outros fotógrafos, pensadores e pesquisadores da imagem fotográfica, a todos os amantes de fotografia, isso sim!

Marcelo Juchem

Produtor cultural, professor e pesquisador de fotografia 2023.

This article is from: