
1 minute read
1961 - Guarulhos - Ginásio Municipal
1961 – GUARULHOS
GINÁSIO MUNICIPAL
Advertisement
Avenida Arminda de Lima, 57 Arquiteto – João Batista Vilanova Artigas Uso original – ginásio municipal Uso atual – Escola Estadual Conselheiro Crispiniano Tombamento – Condephaat, 2014 Foto – Mônica Zarattini, 2017
“Esta escola possui um tesouro: colunas modernistas circundando um lindo jardim com lago, largos corredores, um belo mural e um pátio, iluminado através de frestas no teto. Dediquei atenção a estes elementos para a composição das fotografias. Fiquei absorta numa atmosfera bela e tranquila e imaginei o quanto poderia ser bom estudar numa escola assim.”
Mônica Zarattini
Novos tempos, novas escolas. Nada da suntuosidade e luxo dos edifícios escolares da Primeira República frequentados pelos filhos da elite cafeeira. As escolas modernas, construídas após a inauguração de Brasília e da consagração da arquitetura moderna brasileira, caracterizam-se pela preocupação com a socialização, com a ampliação dos espaços de convivência e comunicação. Em 1960, Guarulhos tinha pouco mais de cem mil habitantes e nenhum edifício para seu único ginásio municipal, que funcionava nas dependências de um grupo escolar. Este foi o principal motivo da cidade ter sido escolhida no período que o Instituto de Previdência do Estado de São Paulo financiou a construção de edifícios públicos em quase todas as cidades do estado. O projeto encomendado a Vilanova Artigas (1915 – 1985), um dos mais consagrados arquitetos modernistas do Brasil, foi uma de suas primeiras obras em arquitetura escolar – dois anos antes havia sido inaugurado o Ginásio Municipal de Itanhaém, outro projeto de sua autoria na área. Ambos são considerados edifícios precursores nas técnicas e conceitos da arquitetura escolar do período, tendo servido de modelo para os outros edifícios erguidos no âmbito desta política. Segundo a resolução de tombamento publicada no Diário Oficial, em 2014, o “espaço central unificador, a fluidez entre interior e exterior, a implantação tirando partido das condições do terreno, a iluminação zenital, o jogo cromático e o uso de painéis murais artísticos” - que no caso deste edifício é um painel do artista Mário Gruber - são aspectos existentes no edifício recorrentes na obra de Artigas. A Escola Estadual Conselheiro Crispiniano é vestígio que fala de Vilanova Artigas, da arquitetura moderna e do sistema educacional brasileiro e leva a uma imensa rede de histórias de vida formada pelas trajetórias de alunos, professores e funcionários.