Esta publicação resulta de uma parceria entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo por meio da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) e do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), a ACAM Portinari e o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP). Reúne artigos sobre os temas motivados pelos III Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus e IV Seminário Museu, Identidades e Patrimônio Cultural realizados no Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, em Tupã, SP.
A organização
MUSEUS E INDÍGENAS
Os autores desta publicação são profissionais e pesquisadores de destaque da academia e da área museológica, e seus artigos registram reflexões relevantes.
V Seminário Museus, Identidades e Patrimônio Cultural
Governo do Estado de São Paulo Secretaria da Cultura ACAM Portinari
COLEÇÃO MUSEU ABERTO
O conjunto de artigos preparados para este livro tem como objetivo ampliar a discussão sobre a revisão pela qual os museus etnográficos vêm passando, no intuito de colaborar para a construção de novos e renovados sentidos para as coleções etnográficas, alinhados com os movimentos indígenas. O livro reúne autores do estado de São Paulo e pesquisadores e indígenas de outros estados brasileiros e da Argentina. A proposta reúne uma pluralidade de visões e interesses, para que os museus etnográficos possam readequar sua pauta de ação.
IV Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus
Universidade de São Paulo Museu de Arqueologia e Etnologia
COLEÇÃO MUSEU ABERTO
DIREITOS INDÍGENAS NO MUSEU Novos procedimentos para uma nova política: a gestão de acervos em discussão
A Coleção Museu Aberto tem como objetivo divulgar estudos, experiências e reflexões elaborados na prática museológica e no campo acadêmico-científico. As publicações trabalham em torno dos três grandes eixos de ação museológica – preservação, comunicação e pesquisa. Com esse foco, a Coleção assume uma postura pluralista e interdisciplinar, aberta a diversas categorias de publicação: artigos, notas de pesquisa, informes sobre fontes e acervos, pesquisas acadêmicas, dissertações e teses, além de relatos de experiências, dossiês e entrevistas. A Coleção Museu Aberto tem a assinatura de um Comitê Editorial composto por representantes da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) e do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), além de Museus do Estado. Os textos publicados não expressam necessariamente as posições da Coleção nem dos integrantes do Comitê Editorial. Os autores são responsáveis por suas opiniões. Coleção Museu Aberto