2 minute read

Canal, de Barbacena, é o campeão

14 anos depois, um time visitante volta a ganhar o Futsal de Verão

Advertisement

Aúltima vez que um time visitante, ou seja, de fora da cidade, ganhou o Futsal de Verão, foi há 14 anos, em 2009, quando o Americano, de São João del Rei, conquistou o tradicional campeonato do Ceclans. De lá para cá, ao todo, foram 10 competições, sendo que por três anos ela não aconteceu, em que só times da cidade conquistaram o Futsal. (veja o quadro ao lado).

E deu Canal, de Barbacena, no ano de 2023. A excelente equipe da cidade vizinha venceu o Buphallos, de Ressaquinha, que estava estreando na competição, na grande decisão que aconteceu no sábado (11). E foi de goleada que veio a conquista: 10x5. Essa foi a primeira vez na história, desde a realização do primeiro campeonato em 1995, que dois times de fora disputaram a decisão do Futsal de Verão.

O Canal fez uma ótima campanha. Com nomes como Lalado, Matheus Godoy, Roginho, Reinaldo e o goleiro Juninho, que foi atração da equipe que jogou a competição inteira como goleiro linha, o time barbacenense teve 4 vitórias e 3 derrotas na competição. Na semifinal, o jogo que ficará marcado para sempre na história do Ceclans: Canal x TDB, a equipe de Barbacena venceu por 6x5 com um gol no último milésimo. “Foi a maior emoção que vivi na minha vida jogando futsal”, diz Roginho que fez o gol no suar do gongo, com o cronômetro praticamen- te zerado. Já o Buphallos, para chegar à decisão, eliminou o Colorado nas semifinais nos pênaltis depois de empatarem em 3x3.

Ta A Prata

Na Taça Prata, um campeão também inédito no ginásio do Ceclans. O TDB, que já havia perdido uma decisão para a Cohab, conquistou o título em cima do Liverpool: 5x1. A equipe de Rafael, Piu e companhia não fez uma boa fase de grupos, mas cresceu na reta final chegando ao título, o primeiro na Prata. Já o adversário da final, o Liverpool, nunca havia chegado a uma decisão já que tinha sido eliminado em três oportunidades na semifinal. Apesar do título do TDB, a maior vencedora da Prata é a Cohab, com três títulos. (veja o quadro). O barrosoemdia está fazendo o levantamento oficial dos campeões na Prata e resta ainda levantar informações sobre os anos de 2000 e 2001 e 2004. Quem puder contribuir com essa informação entre em contato através do WhatsApp 9-9199-1575.

Artilharia

Com relação à artilharia da competição, na Taça Ouro, Vareta, com 17 gols, foi o artilheiro do campeonato. “Confesso que não é a minha praia, mas estou feliz”, diz Vareta, do Buphallos. O goleiro menos vazado ficou com o Canal. Juninho levou o prêmio. Na Prata, os artilheiros foram Luiz Fernando, do Divino, e, Renan, do Malocas. O goleiro menos vazado foi o do Liverpool.

Bola De Ouro E Bola De Prata

Criado em 2010 pelo barrosoemdia, o prêmio de melhor jogador foi atualizado pela reportagem. Na Ouro, o atleta Roginho, do time de Barbacena, foi quem ficou com o título. No quadro ao lado é possível ver todos os vencedores da Bola de Ouro. Destaque para Reinaldo, que este ano estava no time do Canal. O Atleta já venceu o prêmio por duas ocasiões, aliás, é o único a faturar duas vezes a Bola de Ouro. A equipe com o maior número de vencedores é o TDB com cinco conquistas. Já na Bola de Prata, Piu, do TDB foi o vencedor. Cohab, com Aislan e Mandrú, e, Geração, com Túlio e Pepeu, foram as equipes que mais faturaram o Prêmio Bola de Prata.

This article is from: