Page 1

não pode ser vendido separadamente Domingo, 7 de outubro de 2018

PATRIMÔNIO CULTURAL DO AMAZONAS

O último herói da Amazônia SEU VOTO PODE MUDAR O PAÍS!

NA HORA DE VOTAR, PENSE NAS CRIANÇAS! ELEIÇÃO É A FESTA DA DEMOCRACIA!

VOTA AMAZONAS

VOTE EM CANDIDATOS HONESTOS!

Nº2 JUN/2017 Nº70 OUT/2018


Domingo, 7 de outubro de 2018

2

contato@curumimdaamazonia.com

fale com

(92) 98114-2776

curumim_am

curumim

curumim_am

Repórter Curumim

2AM é a nova marca gamer da Positivo

Amazônia O último herói da

A Positivo foi responsável por uma verdadeira revolução no mundo dos computadores pessoais no início dos anos 2000, depois apresentou a Quantum, uma marca de smartphones capaz de unir preços acessíveis com produtos de qualidade. Agora é a vez de conhecermos mais uma empreitada do grupo: a 2AM, a marca de computadores voltados para o universo gamer. As

máquinas chegam com parcerias sólidas com a Nvidia para os chips gráficos, a Intel para os processadores e a In Win para o design. O resultado é realmente surpreendente. A 2AM traz notebooks, desktops e acessórios com o que há de mais moderno e inovador no mercado de PCs, mas quer deixar a escolha mais fácil para o consumidor.

Cheetos lança edição de Halloween com salgadinhos em forma de esqueleto O Halloween está cada vez mais próximo e com isso, diversas marcas preparam lançamentos inspirados no Dia das Bruxas. Uma edição de Cheetos para o Halloween com embalagem que brilha no escuro. Os salgadinhos vem em formatos de ossinhos, que juntos formam um esqueleto e em uma embalagem inédita que brilha no escuro. Junto com o lançamento do produto, a marca apresenta ainda a campanha Brilhe com Cheetos, que reforça o tom divertido da marca e traz ativações com o lançamento de um grafite que brilha no escuro na Av. Presidente Vargas, no Rio de Janeiro.

Expediente Curumim é uma publicação da

Avenida Constantino Nery, edifício Empire Center, Chapada Manaus

Diretor Presidente Mário Adolfo Diretor de Criação Marcus Vinícius Diretor Executivo Mário Adolfo Filho

Desing e ilustração Carol Cavalcante Editoração eletrônica Michael Newman

contatos: 9984-8570


Domingo, 7 de outubro de 2018

3 Eleição também é coisa de criança, por que não? Nas eleições municipais de 2004, o suplemento infantil Curumim lançou uma eleição de brincadeirinha onde as crianças votaram no “Prefeito da floresta”. Na época, eram candidatos os personagens Jacaré Thinga, a tartaruga Sarah Patel, o Sapo Cururu e o papagaio Lourival. O Curumim, como líder da turma era o mediador, representando a Justiça Eleitoral da floresta”. A ideia era envolver as crianças no processo politico que a cidade de Manaus vivia e ensiná-las sobre a importância do voto para a cidadania. E também para elas entenderem o porque que seus pais, em todas as eleições, deixam suas casas e se dirigem às sessões eleitorais para cumprir o papel de cidadãos. Durante toda a campanha – que coincidiu com o período da eleição de verdade, julho, agosto e setembro –, o Curumim publicou uma cédula onde as crianças marcavam um X no candidato de sua preferência. E também quadrinhos onde

os candidatos apresentavam suas propostas. E venceu a Sarah Patel, sendo eleita com 300 votos, prefeita da floresta. Foi a primeira tartaruga eleita no Brasil!!! Foi uma deliciosa brincadeira, porque o jornalzinho possibilitou que seus pequenos leitores, desde a infância, já tivessem consciência da importância do voto. Afinal, é o voto que pode gerar um futuro melhor. Em 2016, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou uma campanha global para estimular que os jovens participem ativamente dos processos eleitorais. Bem, modéstia à parte, o Curumim já estava na frente. Bom domingo na festa da democracia, curuminzada!


4 4

Domingo, 7 de outubro de 2018

Capcom anuncia filme liveaction de Mega Man

Titãs é renovada para segunda temporada O produtor e roteirista Geoff Johns anunciou que Titãs (Titans) foi renovada para sua segunda temporada. O anúncio foi feito durante a première do episódio piloto, que aconteceu na Nova York Comic Con. O curioso é que a confirmação do ano dois aconteceu antes do lançamento oficial do primeiro episódio da série.

Dance Dance Revolution vai virar filme Dance Dance Revolution vai salvar o mundo, pelo menos de acordo com um novo projeto que vai levar o jogo para as telonas. O filme vai mostrar um mundo a beira da destruição no qual a única esperança é unir as pessoas através da linguagem universal da dança. Por enquanto, ainda não há nenhum anúncio sobre quem vai dirigir ou roteirizar a história.

The Mandalorian | Série de Star Wars ganha primeira imagem A série de Star Wars escrita e produzida por Jon Favreau ganhou sua primeira imagem e A foto mostra um Mandaloriano caminhando em meio a uma praça de uma cidadela. A série se passa depois da queda do Império e antes do início da Primeira Ordem, ou seja, entre O Retorno de Jedi e O Despertar da Força. The Mandalorian vai contar a história de mais um Mandaloriano, a raça de Boba Fett e Jango Fett. A série live-action de Favreau ainda não tem data para estrear, mas sites apontam que ela chegará em 2019 no serviço da empresa, o Disey Play.

A Capcom anunciou que o jogo Mega Man será adaptado para os cinemas em uma versão live-action. A produção será comandada por Henry Joost e Ariel Schulman, de Atividade Paranormal 3 e 4. A produtora da trilogia Planeta dos Macacos, a Chernin Entertainment, é a empresa que vai ficar responsável por produzir o filme, enquanto Masi Oka, de Death Note (o da Netflix), será a produtora executiva.

Visual de Lobo é revelado em nova foto Recentemente foi anunciado que Emmett J. Scanlan, conhecido pela minissérie The Fall, vai interpretar o Lobo na série Krypton, focada no avô de Superman. Agora, a SyFy revelou a primeira foto do ator caracterizado como o polêmico personagem. Emmett J. Scanlan interpreta o mais novo personagem da DC Comics a entrar para Kypton, o Lobo. Um mercenário cruel e um adversário fatal que matou todos de sua espécie e possui um nível intelectual de um gênio quando se trata sobre guerras. A segunda temporada de Krypton tem estreia prevista para 2019.


Domingo, 7 de outubro de 2018

SALV EO

5 CURI

NETA A PL

Tartaruga ganha cadeira de rodas feita de Lego Uma tartaruga selvagem que quebrou o casco ganhou uma “cadeira de rodas” feita de blocos de Lego enquanto se recupera no zoológico de Maryland, nos EUA. A tartaruga foi achada em julho, com várias fraturas no casco, e foi submetida a cirurgia. O veterinário Garrett Fraess disse que, como ninguém

fabrica cadeiras de rodas para tartarugas, ele mandou um esboço para um entusiasta de Lego, que conseguiu improvisar. A cadeira permite que, durante sua recuperação, a tartaruga consiga andar. Ela deve usar a cadeira por cerca de seis meses antes de ficar boa.

SIDADES

Fatos divertidos que você nem imaginava

CONFIRA CURIOSIDADES QUE VÃO TE SURPREENDER!

As eleições e o voto no Brasil – Parte 2 Café com leite

Durante a República Café-comleite, em que presidentes mineiros e paulistas se revezavam no poder, 4 candidatos não tiveram que concorrer com ninguém: Prudente de Moraes, Washington Luís, Afonso Pena e, por duas vezes, Rodrigues Alves.

Muiraquitã Muiraquitã é o nome dado pelos índios a pequenos amuletos trabalhados em forma de animal, geralmente representando sapos. São feitos de pedras de cor verde, ou de minerais como a nefrita. A lenda afirma que o muiraquitã era oferecido como presente pelas guerreiras Icamiabas (que significa “mulheres sem marido”) aos homens que visitavam anualmente a sua taba, na região do Rio Nhamundá. Uma vez por ano, durante a festa dedicada à lua, as Icamiabas recebiam os guerreiros Guacaris, com os quais se acasalavam como se fossem seus maridos. Até hoje, o Muiraquitã é considerado objeto sagrado, e acredita-se que traz felicidade, sorte e também cura a quase todas as doenças a quem o possui.

Só votava rico

COISAS DA TERRA

COISAS DA TERRA

No Brasil imperial, o voto era restrito aos cidadãos com alto poder aquisitivo. Por isso, o voto ficou conhecido como “voto censitário”.

Mulher não votava

Até 1932, as mulheres brasileiras não tinham direito a voto. A conquista veio na Era Vargas, mas só foi exercida em 1945, quando o país voltou a ter eleições diretas.

Operário no poder

Lula não foi o primeiro operário a concorrer à Presidência do país. Em 1930, Minervino de Oliveira, empregado de uma fábrica de tecidos, disputou o cargo pelo Bloco Operário Camponês, uma ala do

Partido Comunista.

Brizola

O ex-governador gaúcho Leonel Brizola voltou ao Brasil em 6 de setembro de 1979, depois de 5.594 dias de exílio, o mais longo sofrido por um político brasileiro.

Impeachment

Na história política do Brasil, dois presidentes sofreram impeachment: Fernando Collor e Dilma Rousseff.

Briga de irmão

Pedro Collor fez as primeiras denúncias que acabaram resultando no impeachment de seu irmão, o presidente Fernando Collor, em 1992..

Minas na cabeça

Minas Gerais foi o estado que mais elegeu presidentes: foram 8, sem contar o topetudo Itamar Franco, que nasceu em um navio no litoral da Bahia. É também o campeão na eleição de vices: 9 mineiros ocuparam o cargo.


Domingo, 7 de outubro de 2018

6

A importância do voto As eleições 2018 acontecem hoje, 7 de outubro. É um dia muito importante para os brasileiros que, através do voto livre e soberano vai às urnas para escolher seu próximo presidente, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Sabemos que a nossa escolha não é fácil, mas como podemos aproveitar o momento e explicar sobre eleições para as nossas crianças? Elas estão observando a movimentação nas ruas, na TV, nas mídias sociais e na imprensa. É claro que, num passado não muito distante, essa tarefa já foi mais difícil, com a dificuldades de comunicação. Hoje, com a televisão e a internet, além da facilidade de

acesso aos rádios e livros, ficou mais fácil para os baixinhos entenderem esse processo. As crianças são muito curiosas e vendo toda a movimentação em função das eleições, a curiosidade delas só aumenta. Esse é o momento de falar de forma mais simples possível sobre esse momento importante que afeta a vida de todas as pessoas do país. Vamos lá. Política, amiguinhos, é uma palavra que pode ter muitos significados diferentes. O principal conceito é ligado ao ato de governar e de tomar decisões. A política é ligada ao governo, às suas decisões e ao conceito de Estado. Por isso é preciso escolher alguém que terá poder para tomar as melhores decisões para o nosso país. Então, temos que estar atentos aos candidatos para tentar fazer a melhor escolha. É para isso que existem as eleições, para que o povo escolher seus governantes. São eles que vão comandar o seu destino e o destino do nosso pais , dos nossos estados e de nossas cidades.

Como surgiu a palavra política?

A palavra política tem origem no termo grego politiké, que é a união de outras duas palavras gregas: polis e tikós. Polis significa cidade e tikós é um termo que significa o bem comum dos cidadãos. Assim, politiké era um termo grego que significava governo da cidade para o bem comum de todos os cidadãos. O surgimento da política aconteceu na Grécia Antiga, depois da formação das cidades gregas, que eram chamadas de cidade-Estado. Foi a partir da necessidade de criar um sistema de organização do funcionamento das cidadesestado. Foi a partir desse momento que, em Atenas, surgiu a forma de governo que foi chamada de democracia ateniense. Esse é o primeiro registro histórico da política e da democracia. Foi um político grego chamado Clístenes que iniciou a organização da democracia ateniense.


Domingo, 7 de outubro de 2018

7

o A política e Aristóteles

Aristóteles foi um filósofo grego que deu uma grande contribuição para o entendimento e estudo da política. Ele estudou na Academia de Platão em Atenas e se tornou um dos filósofos mais conhecidos e estudados do mundo. Para Aristóteles a função da política é atingir os objetivos que sejam bons para os interesses dos cidadãos e do Estado. Para ele o centro do estudo sobre política é a coletividade e o interesse de todos. Também foi Aristóteles que criou a classificação das formas de governo em: República, Monarquia e Aristocracia. O regime de governo do nosso Brasil é o presidencialismo., onde o presidente eleito democraticamente nas urnas é o chefe do

Poder Executivo Federal. O presidente desempenha duas funções: é o chefe de governo e o chefe de Estado. Nesse sistema de governo o presidente tem a função de representar o país (função de chefe de Estado), além de ser o responsável por grande parte das decisões ligadas à administração do Estado (função de chefe de governo).

ELEIÇÕES DA FLORESTA


Domingo, 7 de outubro de 2018

8

Maria Clara Anselm 10 anos, mostra ao o Maciel, de mamãe Gisele que, papai Luiz e à bom mesmo é um no domingo, tchibum no rio.

Moraes Nicolas Gabriel defazer um Cardoso ainda vai alegria mês e já é a grandenior e da Jú do papai Ednaldo Moraes ne an ci mamãe Lu


Domingo, 7 de outubro de 2018

9 Qual o presidente mais votado na história da humanidade? O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já entrou para a História como o homem mais votado para o cargo de presidente de uma nação em todo o mundo. Após disputar cinco eleições presidenciais, Lula acumula mais de 136 milhões de votos, apenas em disputas de primeiro turno. O segundo a figurar no ranking é o ex-presidente norte-americano Barack Obama, seguido pelo russo Vladimir Putin. Além de Obama, que perde apenas para Lula, o quarto mais votado foi Franklin Roosevelt, e o sexto Bill Clinton. O quinto lugar ficou com Megawati Sukarnoputri, que presidiu a Indonésia de 2001 a 2004.

Krypto

gibiteca

Marcos Encarnação Júnior, com dois Marcos Encarnação e, com o olhar, diz:meses, olha pro papai apaga essa luz papa i

Krypto, o Supercão (ou Superdog em inglês) é um personagem de histórias em quadrinhos pela DC Comics. Cuja primeira aparição se deu numa edição do Superboy Adventure Comics #210, em março de 1955. Krypto foi originalmente o cão da família de Kal-El em Krypton. Jor-El, pai de Kal-El, resolveu enviar Krypto num protótipo duma espaçonave antes de Kal, como um teste. Devido a um desvio na rota, a espaçonave só chegou a Terra quando Clark Kent era um adolescente, Superboy. Na Terra, não estando mais sob um sol vermelho, desenvolve uma série de poderes parecidos aos de Superman. Apesar de não falar (versão dos quadrinhos), Krypto tem inteligência similar a dum humano (nos quadrinhos, havia balões de pensamentos para mostrar que Krypto pensava). Por ser um cão Krypto é bastante subestimado por vilões que o consideram um “cachorro estúpido”, o que lhe dá vantagens em missões em que tem de ajudar seu dono, Clark. Como o Superman, mantém as fraquezas a kryptonita, sol vermelho e magia.


Domingo, 7 de outubro de 2018

10

PASSATEMPOS

conjunto

relacione

encontre

descubra


VAMOS COLORIR

Domingo, 7 de outubro de 2018

11


APRESENTA

Domingo, 7 de outubro de 2018 O último herói da Amazônia

se eleita, eu mesma vou caçar os corruptos!

meu povo, acredite em mim!

arrancarei os pilantras do poder!

O ÚLTIMO HÉROI DA AMAZONIA

comigo vai ser assim:

pilantra vai em cana!

e entregarei o POder para o povo!

Candidata! E a distribuição de cargos públicos para parentes?

Também vai acabar com o nepotismo?

Só de irmãos eu tenho mais quinhentos!!

num dá mano...

FIM.

curumim eleicoes  

Jornal infantil curumim amazonas em tempo

curumim eleicoes  

Jornal infantil curumim amazonas em tempo

Advertisement