2 minute read

instituto bancorbrás

INSTITUTO BANCORBRÁS APRESENTA NOVA ESTRUTURA DE ATUAÇÃO

REFORÇANDO SEUS COMPROMISSOS SOCIAIS, A ORGANIZAÇÃO SE ALINHA AO PACTO GLOBAL DA ONU

OINSTITUTO BANCORBRÁS SURGIU EM 2008, COM O OBJETIVO DE APOIAR INICIATIVAS EMPREENDEDORAS NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO, meio ambiente, cidadania e esporte, visando atender, concomitantemente, a várias necessidades da comunidade selecionada.

Graças a essa atuação abrangente, grande destaque foi obtido no ecossistema social do Distrito Federal. E, mantendo esse espírito de transformação de mais de uma década, o instituto anunciou seu compromisso com a agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que preveem ações para o alcance do desenvolvimento sustentável do mundo até 2030.

Os projetos desenvolvidos no âmbito da Bancorbrás, portanto, passam a evidenciar a sua contribuição para o alcance dos ODS, em especial o 4 e o 17, Educação de Qualidade e Parcerias e Meios de Implementação, respectivamente.

Essa mudança na estrutura da organização foi se concretizando gradativamente a cada ano, por meio de alterações significativas, para se chegar no atual reposicionamento. Em 2021, foram realizados processos de escuta dos stakeholders, empregando-se metodologias como a 5W2H, análise SWOT, Teoria da Mudança e Dragon Dreaming. O resultado desse processo embasou a nova estratégia implementada, que deixa de focar áreas de atuação e passa a priorizar o protagonismo social nos seguintes eixos estratégicos: Educar para a Vida, Assessoramento e Eu Abraço Essa Causa.

O primeiro engloba os projetos “Notas & Canções”, “Adote um Estudante” e “Identidade Cidadã”. O segundo representa o “Bancorbrás Social”, o “Capacita Bancorbrás” e o “Programa de Aceleração de Impacto Social (PAIS)”. O terceiro corresponde a “Eu Faço a Diferença”, “Campanhas” e “Doações”.

Busca promover a educação, transformar a realidade de milhares de brasileiros e fortalecer os movimentos sociais. Além disso, implementa ações coletivas para o desenvolvimento de uma consciência solidária.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

O diagnóstico institucional e o novo alinhamento partiram da necessidade de se elucidar ainda mais o impacto real das iniciativas realizadas. Desde 2018, com o início das atividades da Rede de Investidores Sociais (RIS) do Distrito Federal e o lançamento do Programa de Aceleração de Impacto Social (PAIS) – e em parceria com outros investidores da RIS –, o instituto se viu fortalecido.

Graças a essa reestruturação, passou-se a investir mais em iniciativas de consolidação do terceiro setor. Os resultados mostraram que, para tornar um indivíduo ou organização mais robusto e sustentável, é necessário oferecer capacitação e subsídios para que se torne protagonista de suas transformações. Em 4 anos, o PAIS já beneficiou, indiretamente, 99 instituições e 93.204 pessoas. Com as técnicas aprendidas no programa, as organizações conseguiram captar R$ 3.716.069,94 para investir em seus projetos sociais.

BANCORBRÁS SOCIAL

Uma iniciativa que representa muito bem essa “mudança de chave” do instituto é o Projeto “Bancorbrás Social”. Até 2018, o repasse de recursos financeiros era realizado para reformas estruturais ou assuntos emergenciais. A partir do ano seguinte, porém, passou a ser feito no formato de capacitação e aceleração de organizações sociais.

Em três edições do projeto, o Bancorbrás Social já fez a diferença para 41 instituições, dos estados de São Paulo, Ceará, Paraíba e Goiás, beneficiando 7.523 pessoas. Juntas, elas conseguiram captar R$ 1.212.795,00, que foram convertidos em receita para a manutenção dos seus projetos.