79ª edição do Informativo Semanal da Bancada

Page 1

Informativo Semanal da Bancada do PSB na Assembleia Legislativa - Edição 79 Jornalista Responsável: Fabiana Calçada - MTE 18693

Foto: Elaine Martins

Deputados aprovam adesão do RS ao Regime de Recuperação Fiscal da União

Foto: Guerreiro

E

m sessão retomada às 18h da tarde de quarta-feira (7) e encerrada às 4h30 da manhã desta quinta-feira (8), o plenário da Assembleia Legislativa aprovou, com 30 votos favoráveis e 18 contrários, o projeto que autoriza o Estado a aderir ao Regime de Recuperação Fiscal da União (PLC 249 2017). Nenhuma das 21 emendas apresentadas à matéria foram deliberadas, já que foi aprovado requerimento de preferência do Foto: Elaine Martins líder do governo, deputado Gabriel Souza (PMDB), para votação apenas do texto do projeto. A bancada socialista votou a favor do projeto para ajudar o Estado a sair da crise financeira, entretanto, os deputados reiteram que são contrários a mudança na Constituição Estadual para que a CEEE, CRM e Sulgás possam ser federalizadas ou privatizadas sem a necessidade de plebiscito (PEC 266 2017, PEC 267 2017 e PEC 268 2017). Também não irão aprovar quaisquer discussões que envolvam prorrogação de prazo do ICMS. A adesão ao RRF prevê a suspensão do pagamento das parcelas da dívida do Estado com a União pelo prazo de até 36 meses, prorrogável pelo mesmo período. De acordo com a projeção da Secretaria da Fazenda, a renegociação representa alívio financeiro de R$ 11,3 bilhões até 2020, além de permitir ao Estado a contratação de novos empréstimos, dentro e fora do Brasil.

Idas e vindas O PLC 249/2017 foi protocolado na Casa, em regime de urgência, no dia 21 de novembro de 2017. Sua deliberação começou na sessão extraordinária na manhã do dia 22 de dezembro de 2017. No entanto, o projeto não foi votado, pois as manifestações na tribuna consumiram a totalidade do tempo previsto para uma sessão extraordinária, que é de quatro horas sem possibilidade de prorrogação. Durante os três dias de sessões da convocação extraordinária do governador José Ivo Sartori, de 29 a 31 de janeiro, não houve prosseguimento da discussão do projeto, já que todo o tempo das sessões extraordinárias foi utilizado com manifestações na tribuna. No entanto, outras dez emendas de plenário foram acrescentadas à matéria, totalizando 21 emendas apresentadas. Com o início do ano legislativo, a expectativa era de que o projeto fosse votado na primeira sessão ordinária na terçafeira (6), já que trancava a pauta do plenário. Isso não ocorreu porque, na segunda-feira (5), a oposição conseguiu que uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça, impedindo que a matéria fosse deliberada. A Assembleia Legislativa, por deliberação da Mesa Diretora, ingressou no TJ e derrubou a liminar, permitindo a retomada da votação.

Liziane Bayer assume liderança da Bancada do PSB na Assembleia Legislativa

A

deputada estadual Liziane Bayer será a líder da bancada do PSB na Assembleia Legislativa no último ano da 54ª Legislatura. Liziane assume no lugar do deputado Catarina Paladini que será vice-líder da bancada e do partido. O deputado Elton Weber permanece na liderança partidária. Em seu primeiro discurso como líder, a deputada defendeu a retomada das votações das matérias. Representando a bancada do PSB, ela lamentou a estagnação do Legislativo, provocada por um grupo da oposição que, por liminar atendida pelo Tribunal da Justiça, retirou o Regime de Recuperação Fiscal da pauta de votação de terça-feira (06). “Estou aqui para dizer que nós do PSB estamos prontos para debater e votar. Somos do grupo que quer discutir e apreciar as informações. Queremos decisão pela vontade da maioria. Queremos que o Rio Grande avance”, disse . leia mais

Foto: Elaine Martins


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.