Informativo Semanal da Bancada do PSB na Assembleia Legislativa - Edição 65 Jornalista Responsável: Fabiana Calçada
Burocracia em agroindústrias e regularização fundiária preocupam agricultura familiar
A
legislação e a burocracia que inviabilizam a operação de agroindústrias familiares no Estado lideraram as preocupações expostas por dirigentes do movimento sindical durante o roteiro realizado pelos deputados estadual Elton Weber e federal Heitor Schuch entre os dias 17 e 21 deste mês. As reuniões em dez regionais contaram com a participação de representantes de 150 Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STRs) ligados à Fetag-RS. “Precisamos realizar uma ação conjunta com entidades como Fetag e Famurs para discutir a simplificação da burocracia e, assim, evitar que muitas agroindústrias caiam na informalidade”, antecipou Weber. O roteiro evidenciou também a urgência na regularização fundiária da agricultura familiar, na modificação da regionalização dos partos determinada pelo governo estadual e na normalização do repasse de recursos para os institutos federais de educação, que enfrentam dificuldades em continuar funcionando no Estado. “Nossos encontros foram muito importantes para nortear o trabalho neste segundo semestre na Assembleia Legislativa”, avaliou Weber. Foram visitadas as regionais Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, Centro Serra, Santa Maria e Quarta Colônia, Vale do Taquari e Serra do Alto Taquari, Alto Jacuí e Passo Fundo, além de Serra e Vale do Caí.
Deputado Catarina Paladini confirma Passe Livre Estudantil no 2° Semestre
O
deputado Catarina Paladini encontrou-se com Pedro Bisch Neto, diretor superintendente da Metroplan, que garantiu que as universidades estão aptas a fazerem o cadastro dos estudantes para que tenham acesso ao programa passe livre estudantil, que garante transporte para as faculdades e universidades nas cidades de Pelotas, Rio Grande, Arroio do Padre e Capão do Leão, como também nos demais aglomerados urbanos do Estado. O Passe Livre Estudantil havia sido interrompido nessas localidade devido a problemas gerados com a justiça por denúncias contra ex-dirigentes da União Estadual dos Estudantes (UEE ). A partir daí houve daí houve dificuldades no cadastramento dos estudantes universitários para conceder acesso às carteiras de passe livre e meia passagem intermunicipal. “É o momento das universidades firmarem acordo junto a Metroplam para que o estudantes façam seus cadastros e tenham transporte gratuito no segundo semestre. Esta medida vale para todo o Estado, embora neste momento beneficie a zona Sul onde havia interrupção na continuidade do Programa”.
Deputada Liziane Bayer integra a diretoria da Secretaria de Mulher da UNALE
A
deputada Liziane Bayer integra a diretoria da Secretaria de Mulher da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), ocupando a vice-presidência para assuntos políticos para 2017/2018.
A Secretaria de Mulher é o órgão de congregação das legisladoras estaduais e tem a função de debater assuntos de interesse da mulher, da família, além de outros relacionados à pasta. Tem como objetivo, fortalecer o trabalho desenvolvido pelas parlamentares e defender os direitos e as melhorias da qualidade de vida das mulheres. De acordo com a deputada, que é vice-presidente da Assembleia Legislativa, a Secretaria procura ainda, desenvolver ações afirmativas no combate à violência contra a mulher e dar apoio a políticas públicas que garantam mais oportunidades, igualdade, inclusão, direitos e participação feminina nos espaços de poder.
Foto: Elaine Martins