Informativo Semanal da Bancada do PSB na Assembleia Legislativa - Edição 74 Jornalista Responsável: Fabiana Calçada - MTE 18693
Deputada protocola pedido de instalação da Frente sobre Câncer da Mulher
A
deputada Liziane Bayer protocolou na terça-feira (07), na Secretaria da Mesa Diretora, pedido para a instalação da Frente Parlamentar Sobre o Câncer na Mulher, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O objetivo é averiguar os motivos da demora, em alguns casos, no atendimento das pacientes, além de tratar de questões específicas do câncer de mama e do colo do útero. “A ideia é criarmos um espaço permanente de encaminhamento das questões que dizem respeito ao câncer de mama e de útero, as doenças mais agressivas e que maior número de mortes têm provocado nas mulheres gaúchas”. A demanda é oriunda de debate temático promovido pela Comissão da Saúde e Meio Ambiente, dia 25 de outubro, onde participaram representantes do Imama RS, Femama, Liga Feminina de Combate ao Câncer de Porto Alegre e de outros setores da Saúde. O documento tem assinatura de 19 deputados em apoio à iniciativa.
Foto: Elaine Martins
Interiorização para debater demandas da agroindústrias encerra em Estrela
C
om o objetivo de destravar os gargalos e estimular a sobrevivência e o desenvolvimento de agroindústrias de pequeno porte por meio de modificações nas variadas legislações em vigor no país, a Subcomissão das Agroindústrias Familiares da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa encerra suas reuniões pelo Interior do Estado na próxima semana. O debate ocorrerá no próximo dia 17, no Salão Comunitário da Comunidade Santa Rita, em Estrela. Relator da subcomissão, o deputado Elton Weber disse que neste momento já foram colhidos subsídios suficientes para alteração de diversos aspectos da lei como as exigências de infraestrutura e de controle de procedimentos no processamento dos produtos. Além das oito reuniões realizadas desde 28 de agosto um grupo técnico debate como avançar com as modificações na prática.
Catarina fala sobre o PL 178/2017 em reunião-almoço da ACIC de Camaquã
N
esta quinta-feira (09), o deputado Catarina Paladini foi palestrante da reunião-almoço promovida pela Associação da Comercial e Industrial de Camaquã. Ex- secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social do RS, Catarina falou sobre o mercado de trabalho para os jovens e sobre o Projeto de Lei 178/2017, que trata da contratação de trabalhadores a partir de consulta ao banco de dados das agências FGTAS/SINE. A proposta, de sua autoria, determina que as empresas concessionárias e permissionárias de serviço público, as empresas terceirizadas que prestam serviços a órgão da administração direta, indireta, fundações e autarquias, as empresas públicas e sociedades de economia mistas, assim como as empresas beneficiadas com incentivos fiscais ou por programas de fomento do Estado, deverão utilizar o banco de dados das agências para preencher seus novos quadros de trabalhadores.