Issuu on Google+


SUMÁRIO

06/novembro

04 células

11 juventude

Lider multiplicador | Silvanir Silva

Que dia horrível | Rodrigo Ferreira

05 liderança

12 adoração e artes

Ropa | Silvanir Silva

Recital Vivace | Karissa Laís

06 pastoral

13 ibb news

Heróis da fé | L. Roberto Silvado

Agenda | Dia a dia na igreja

08 infantil

14 ministério pastoral

Saber elogiar | Joyce Heindyk Garcia

Sede | Missões

09 família

15 livraria e videoteca

Grupo Farol | Edwarde e Helena Carlos

Destaques | Promoções

10 missões

16 programação

Campo missionário | Junta de Missões Mundiais

Cultos | Encontros

Expediente Revista semanal da Igreja Batista do Bacacheri, sob coordenação da Agência IBB. Coordenação de Comunicação Renato Mendonça; Projeto Gráfico e Diagramação Ana Letícia Pie; Capa Joel Zart Budal; Revisão Ortográfica Irenice Ferreira, Hedy Silvado e Priscila Ferreira; Imagens Banco de Imagens e Arquivo IBB; Contato: comunicacao@ibb.org.br

2

facebook.com/ibbcuritiba

Igreja Batista do Bacacheri R. Amazonas de Souza Azevedo, 134 Bacacheri - Curitiba - PR CEP: 82520-620 Telefone: (41) 3363-0327 E-mail: ibb@ibb.org.br

Horário de funcionamento: 8h às 22h

@ibb_curitiba

youtube.com/prrenatoibb

www.ibb.org.br


Vamos Orar domingo

06

Segunda 15h - Grupo MCA Casas | Neuzi (3363-0327 - Ramal 112)

20h - Homem ao Máximo 1ª segunda do mês nas casas | Fernando Machado (3363-0327 - Ramal 112)

Quarta segunda

07

terça

08

Novos convertidos Orem pelas pessoas que têm tomado suas decisões nos cultos para que possam fazer parte de uma célula e possam ter um discipulador com eles. Ministério de Comunicação Orar pelo Ministério de Comunicação da igreja, para que Deus possa levantar voluntários para apoiar o pastor Renato, líder dessa área.

15h - MCA (Mulheres) Sala de Oração | Hedy (3363-0327)

IBB ORANDO

Culto em Espanhol Orem pelo culto étnico em espanhol que ocorre todo primeiro domingo de cada mês. Estejam também orando pelos missionários Juan e Narriman que estarão vindo do Chile para nos ajudar no próximo ano.

Grupos de Oração

20h - Hispanos Capela | Eros (3363-0327 - Ramal 112)

20h - Cura e Libertação Salão das Nações | Silvana (3363-0327)

Sábado 14h - Adolescentes (Mad) Sala de Oração | Rodrigo (9675-4409)

quarta

09

quinta

10

sexta

11

sábado

12

Pastores (Sede e Missões) Pelos nossos pastores e seus ministérios e orar pelos líderes das Missões que estarão com os pastores na reunião do staff hoje, são eles: Bocaiuva do Sul (Ev. Joel); Esperança Viva (Pr. Bartolomeu); Igreja Internacional (Pr. Jason); Piraquara (Ev. Rodrigo); Fazenda Rio Grande (Ev. João Batista).

Linha da Vida Orar pelo ministério Linha da Vida, pedindo a Deus que continue a abençoar os voluntários, tanto os profissionais na área da saúde, e também os que se dispõem como motoristas. Juniores Hoje é o dia de dobrar os joelhos e orar pelo JUBBA, para que esse trabalhado continue a crescer nas mãos do dedicados “tios”, que estão na liderança. Missionários Hoje é um dia especial para a IBB, pois estaremos recebendo muitos missionários que estão vindo para uma série de campanhas evangelísticas em muitas igrejas. Oremos por eles e pela campanha.

19h - Juventude Orando Sala de Oração | Tatiane (3363-0327) Mais informações no telefone 3363-0327 (Ramal 112). *Se você faz parte de um grupo de oração da igreja e esse grupo não está nessa lista, entre em contato para colocarmos. Envie e-mail para alex@ibb.org.br ou 3363-0327 (Ramal 112).

“Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.” Efésios 6.18

3


CÉLULAS

Pela fé abençoamos a nossa família Nós podemos ser usados por Deus de muitas maneiras, mas para isso precisamos nos dispor a servir ao nosso próximo, e principalmente nos dispor como instrumentos nas mãos do Deus Altíssimo. Tem um texto da Palavra de Deus, sempre que leio refrigera a minha alma, porque contém uma promessa muito importante. Na Bíblia temos muitas promessas sobre muitas coisas, mas eu gostaria de chamar a sua atenção para uma em especial. Uma promessa que está no livro de Atos e foi dada a um carcereiro, num encontro que poderíamos nominá-lo de “um grande encontro com a salvação”. O carcereiro foi desafiado a crer em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, e pela fé ele creu. Junto com a promessa da sua salvação, ele também recebeu a promessa da salvação de todos de sua casa, se ele cresse. Ele creu e recebeu o cumprimento da promessa como podemos ver no texto: “Aí o carcereiro pediu que lhe trouxessem uma luz, entrou depressa na cela e se ajoelhou, tremendo, aos pés de Paulo e Silas. Depois levou os dois para fora e perguntou:– Senhores, o que devo fazer para ser salvo? Eles responderam: – Creia no Senhor Jesus e você será salvo – você e as pessoas da sua casa. Então eles anunciaram a palavra do Senhor ao carcereiro e a todas as pessoas da casa dele. Naquela mesma hora da noite, o carcereiro começou a cuidar deles, lavando os ferimentos da surra que haviam levado. Logo depois ele e todas as pessoas da sua casa foram batizados.” (Atos 16.29-33). Que grande privilégio podermos ver os nossos queridos familiares tomando essa decisão por Cristo Jesus, e sabermos que essa é uma promessa para todo aquele que crer no Senhor Jesus. Para isso precisamos deixar que Deus se faça presente em nossa vida. Dessa forma a sua manifestação de amor e o bom perfume de Cristo possam permear todos aqueles que nos rodeiam, ao ponto deles não resistirem à graça de Deus. Pela fé podemos abençoar nossa família com a salvação. Você já deu esse passo, aceitando essa promessa para sua vida e sua família?

Pr. Silvanir Silva Contato: celula@ibb.org.br.

4


orar

refletir

planejar

A oração é o meio pelo qual nós vemos o mover de Deus. Vamos estabelecer alvos de fé e por meio da oração veremos a ação de Deus em nós e por meio de nós. Vamos investir mais tempo em oração!

CÉLULAS

A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver. Foi pela fé que as pessoas do passado conseguiram a aprovação de Deus. (Hb. 11.1-2). Qual tem sido a ação prática da nossa célula, que tem demonstrado fé verdadeira?

agir

O planejamento é uma ótima opção para conseguirmos atingir objetivos. Um bom planejamento deve ocorrer juntamente com o exercício da fé, assim podemos ver o mais de Deus acontecer.

Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé se ela não vier acompanhada de ações? Será que essa fé pode salvá-lo? (Tg. 2.14). Nesse texto somos exortados ao exercício da fé verdadeira que é praticada através das obras.

Eu oro pelo meu líder MAURÍCIO E LENE DA ROCHA Líderes de Célula

JULIANO OLIVEIRA E SIMONE SILVA Líderes de Célula

Uma célula dinâmica e que acolhe seus membros com muita alegria.

A célula acredita na vitória quando deixamos Deus no controle de tudo.

*Se você é líder de alguma célula ou ministério envie sua foto, nome completo e função que exerce para janaine@ibb.org.br.

5


“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho.” – Hebreus 11.1,2

Para o escritor de Hebreus a fé é uma esperança absolutamente segura de que o que crê é verdade e o que espera há de acontecer. Não é uma esperança que olha para o futuro com anseio de que algo aconteça; é a esperança que enfrenta o futuro com absoluta certeza. Não é esperança que se refugia em um “talvez”, senão que se firma em profunda convicção! Um cristão do 1º século foi preso por causa da sua fé em Cristo. Quando foi levado diante do juiz ele disse que nada do que lhe fizessem poderia levá-lo a negar a sua fé em Cristo. - Eu creio que se eu for fiel, Deus será fiel comigo! Conta a história que o juiz disse: - VOCÊ PENSA MESMO que alguém como você participará da vida com Deus e da sua glória? Ao que ele disse: - EU NÃO PENSO, EU TENHO CERTEZA! Ter uma FÉ cristã BÍBLICA é ter certeza de que Deus é fiel independentemente das circunstâncias. Você tem certeza da fidelidade de Deus? Você tem certeza de que receberá a vida eterna? Você tem certeza de que foi perdoado por Deus? Que tipo de fé você tem? É uma fé em que tudo tem que dar certo para você? Uma fé que depende de tudo ter uma explicação lógica? Sua

fé é uma fé bíblica? Supersticiosa? Racional? É com uma fé bíblica e não racional ou supersticiosa que prosseguimos vivendo pela fé para a glória de Deus. Algumas características da FÉ BÍBLICA são: 1. A fé bíblica aceita perguntas, questionamentos. A fé racional só usa a razão, negando o mover sobrenatural de Deus até na Pala-


vra de Deus. A fé supersticiosa nega a razão e a necessidade de buscar respostas para as questões existenciais do ser humano. A FÉ BÍBLICA “vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus.” (Romanos 10.17); 2. A fé bíblica independe de sinais e maravilhas. A fé racional nega a possibilidade do sobrenatural de Deus invadir a história humana com curas e maravilhas. A fé supersticiosa depende dos sinais como o drogado depende da próxima dose. A FÉ BÍBLICA aceita o mover sobrenatural de Deus como manifestações da Sua graça e misericórdia, sem deixar de crer na afirmação de Jesus de que são “Felizes os que não viram e creram.” (João 20.29); 3. A fé bíblica reconhece a liderança espiritual. A fé racional na sua autossuficiência não reconhece a liderança espiritual, mas apenas o conhecimento intelectual do líder. A fé supersticiosa substitui Deus pela unção do líder “guru”. A FÉ BÍBLICA produz respeito e admiração pelo líder espiritual e dependência de Deus. “Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham. Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho deles...” (I Tessalonicenses 5.12,13); 4. A fé bíblica reconhece a fraqueza humana. A fé racional, influenciada pelo humanismo, coloca a

capacidade humana como referencial de poder. A fé supersticiosa busca manipular o poder de Deus a seu favor. A FÉ BÍBLICA reconhece as limitações da nossa humanidade, mas humildemente busca forças no Deus que tudo pode. “Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4.13). Com muita facilidade somos enganados pelo inimigo das nossas almas e por nós mesmos nos tornando cristãos com uma fé racional ou uma fé supersticiosa. Vale aqui o alerta do salmista: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.” (Salmo 139.23,24). Durante todo o mês de novembro estudaremos os HERÓIS DA FÉ no capítulo 11 do livro de Hebreus. Aproveite este mês para fortalecer a sua fé e examiná-la para que ela seja uma fé bíblica.

Seu pastor e amigo,

L. Roberto Silvado Coordenador Geral da IBB


adaptado por Joyce Heindyk Garcia

INFANTIL

Elogie do jeito certo

8

Recentemente, um grupo de crianças pequenas passou por um teste muito interessante. Psicólogos propuseram uma tarefa de média dificuldade, mas que as crianças executariam sem grandes problemas. Todas conseguiram terminar a tarefa. Em seguida, foram divididas em dois grupos. O grupo A foi elogiado quanto à inteligência: “Uau, como você é inteligente!”. O grupo B foi elogiado quanto ao esforço: “Menina, gostei de ver o quanto você se dedicou na tarefa!”. E outros elogios relacionados ao trabalho realizado e não à criança em si. Depois dessa fase, uma nova tarefa de dificuldade equivalente à primeira foi proposta aos dois grupos de crianças. Elas não eram obrigadas a cumprir a tarefa. As respostas das crianças surpreenderam. A grande maioria das crianças do grupo A simplesmente recusou a segunda tarefa, não queriam nem tentar. Por outro lado, quase todas as crianças do grupo B aceitaram tentar. A explicação é simples e nos ajuda a compreender como elogiar nossos filhos e nossos alunos. O ser humano foge de experiências que possam ser desagradáveis. As crianças “inteligentes” não querem o sentimento de frustração de não conseguir realizar uma tarefa, pois isso pode modificar a imagem que os adultos têm delas. “Se eu não conseguir, eles não vão mais dizer que sou inteligente”. As “esforçadas” não ficam com medo de tentar, pois mesmo que não consigam é o esforço que será elogiado. Isso não é tudo. Além dos conteúdos escolares, nossos filhos precisam aprender valores, princípios e ética. Precisam respeitar as diferenças, lutar contra o preconceito, adquirir hábitos saudáveis e construir amizades sólidas. É preciso que sejam incentivados constantemente a agir assim. Isso se faz com elogios e incentivos ao comportamento esperado. Nossos filhos precisam ouvir frases como: “Que bom que você o ajudou você tem um bom coração”, “Parabéns, meu filho, por ter dito a verdade apesar de estar com medo.” Elogios desse tipo estão fundamentados em ações reais e reforçam o comportamento da criança que tenderá a repeti-los. Por outro lado, elogiar superficialidades é uma tendência atual. “Que linda você é, amor”, “Acho você muito esperto, meu filho”. Elogios como esses não estão baseados em fatos, nem em comportamentos, nem em atitudes. São apenas impressões e interpretações dos adultos. Em breve, crianças como essas estarão fazendo chantagens emocionais, birras, manhas e “charminhos”. Quando adultos, não terão desenvolvido resistência à frustração e a fragilidade emocional estará presente. A Bíblia nos adverte sobre a importância da nossa boca, e que devemos usá-la para edificação “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem”. (Efésios 4.29). Então vamos procurar elogiar nossos filhos de maneira que os “edifiquem”!


por Edwarde e Helena Carlos

O Grupo de Apoio Farol trabalha visando dar suporte aos familiares de dependentes químicos de tabaco, álcool e entorpecentes. Seguimos a metodologia apresentada pela Federação de Amor Exigente (FEAE), que procura aplicar os 12 princípios éticos e familiares para orientar e resgatar a autoestima de pessoas que porventura venham a passar por esses problemas. Esses princípios são também preventivos. Você não precisa esperar que aconteça em sua família para tomar uma posição. Os 12 princípios são aplicáveis em outras situações que não a drogadição, tal como o resgate de princípios básicos de convivência com familiares e no dia a dia de cada um. Neste caso, trata-se de autodisciplina com colegas de trabalho, amizades, etc. Acaba se tornando um meio de se manter longe de qualquer meio que venha a prejudicar a si próprio e a outros que façam parte do seu círculo de relacionamento. O Grupo Farol se reúne desde setembro de 2007 e tem atualmente uma frequência média de 35 pessoas, entre adultos e crianças. Recentemente iniciamos reuniões com aqueles que estão procurando a libertação de vícios prejudiciais à sua convivência familiar. Ali são realizados estudos bíblicos, testemunhos, e constantemente estão sendo confrontadas com o seu problema. Temos a ajuda de vários irmãos que, mesmo sem terem passado pelo problema, estão dispostos a ajudar, orar e apresentar a Palavra a quem quer aprender a colocar a sua vida nos trilhos novamente. Temos alguns casos de pessoas que se apresentaram no grupo e que hoje estão frequentando os cultos dominicais e ainda outros que já se batizaram, confessando a Cristo como seu Salvador. Lembramos que o Amor Exigente não prega qualquer religião, mas aceita quem quer que seja para participar do programa. Alguns passam pelo grupo e, após serem tratados, continuam conosco para ajudar outros que estão procurando ajuda. O sigilo é um dos itens que procuramos preservar para que não venhamos a expor as pessoas que nos procuram para obter a ajuda nesta ��rea. Aqui vale o nosso lema: “O QUE VOCÊ VÊ AQUI, O QUE VOCÊ OUVE AQUI, QUEM VOCÊ VÊ AQUI, AQUI TUDO DEVE FICAR”. Se você quer se juntar ao Grupo, venha nos visitar em uma quinta-feira. As nossas reuniões acontecem das 20h às 22h, no Salão das Nações, na Igreja Batista do Bacacheri. Lembre-se que este grupo foi organizado para atender à comunidade. Se você sabe de alguém que precisa ajuda, indique o endereço para que essa pessoa venha se reunir conosco.

FAMÍLIA

Você conhece o Grupo Farol?

9


MISSÕES

por Junta de Missões Mundiais

Notícas do campo missionário ORIENTE MÉDIO por Pr. Nasser Há poucas semanas recebemos a notícia de que o Ministro da Educação proibiu o ensino de islamismo em todas as escolas públicas do Kurdistão. Antes, essa disciplina era obrigatória. O mais interessante é que este mesmo ministro estava tentando obrigar a CSM (Classical School of the Medes – uma escola particular dirigida a cristãos) a dar aulas de islamismo. Naquela ocasião, a diretoria da CSM resistira e conseguiu protelar para o próximo ano. Louvado seja o nosso Deus, pois ouve a oração de seu povo. Louve ao Senhor conosco e muito obrigado por suas orações! SUL DA ÁSIA por Missionário Dawei

10

Ele continua salvando. Grace, nossa companheira aqui na Ásia, nos deu boas notícias. Enquanto estivemos no Brasil, ela continuou fortalecendo os laços com os amigos muçulmanos. Visitou a vila deles, levou a Bíblia, escrita no idioma deles, e nosso Pai, de uma forma milagrosa, fez com que Grace caísse na graça do povo muçulmano. Ela compartilha a mensagem da cruz com muitas famílias, inclusive com líderes de mesquitas. Eles folhearam a Bíblia com muita curiosidade e sede. Grace orou por eles, falou do amor do verdadeiro Deus e impactou de forma poderosa a vida daquelas pessoas. Certa noite, uma senhora insistiu muito para que Grace fosse até sua casa. Lá ela começou a chorar de forma desesperada e contou para Grace seus dramas e segredos que até então ela jamais havia compartilhado com outra pessoa. Grace ouviu tudo com muita compaixão e depois convidou aquela senhora muçulmana para orar. Elas oraram juntas e, de repente, aquela senhora começou a andar de um lado para outro, cheia de euforia perguntando à Grace onde estavam seus problemas. “Grace, o que aconteceu? Onde foi parar aquela rocha que estava pesando no meu coração?”. Grace, de forma confiante, respondeu: “Jesus a levou embora”. Naquele mesmo dia a senhora confessou seus pecados e recebeu Jesus em seu coração. Quando se despediram, aquela senhora só tinha um lamento: “Ah, Grace, se você tivesse chegado mais cedo na minha vida e me apresentado o verdadeiro Deus eu não teria passado tanto tempo sofrendo”. “Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não tem pastor. E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos.” (Mateus 9.36-38) Nós terminamos esta carta implorando a você que não demore para aceitar os desafios de Deus em sua vida. Compartilhe sua fé, interceda pelos missionários, se envolva com a obra de evangelização. Temos certeza de que Deus usará tremendamente sua vida para transformar esse mundo.


por Rodrigo Ferreira

Que dia horrível! JUVENTUDE

Existem semanas na história da nossa vida, que a primeira coisa que pensamos é em como apagar essa semana das nossas lembranças, não é mesmo? Às vezes é uma briga com a pessoa que você mais ama. Quem sabe seja uma situação de morte, uma separação brusca que não tem mais volta; talvez você esteja enfrentando a separação dos seus pais, um câncer na família, brigas em casa, no colégio ou universidade, notas baixas e muito mais. São tantas coisas que fazem com que a nossa semana seja horrível. E o que fazer diante desta situação? O que fazer quando nos encontramos abatidos, tristes e sem esperança em nossas vidas? No livro de João, no capítulo 11, conta-se a história de Lázaro, um amigo que Jesus amava intensamente. Ele estava doente, mas veio a falecer trazendo muita dor e tristeza a família. Marta e Maria, suas irmãs, estavam desconsoladas. Jesus primeiramente fala com Marta, dizendo que Ele pode dar vida a todos e, também, consola Maria. Ele ficou tão emocionado e abatido com a situação, por amar tanto aquela família, que o versículo 35 diz: “Jesus chorou”. Jesus se emociona ao ver o sofrimento daqueles que Ele ama e vai até o tumulo de Lázaro, e então você já pode imaginar. Jesus faz o milagre e ressuscita Lázaro, após ele estar morto há quatro dias. E assim como Jesus amou tanto esta família, Ele também ama você. E Ele quer transformar essa sua semana horrível em dias de vitória, nos quais você possa ver a glória de Deus em sua vida. Jesus quer agir em sua vida. Ele quer mudar a história, quer e usar para impactar esta geração. Você crê que isso é possível? Foi esta pergunta que Ele fez a Marta. Paulo ainda nos lembra, em Efésios 3, que Deus é poderoso para realizar infinitamente mais além do que pedimos ou pensamos! Não sei como Deus vai mudar a sua semana. Não posso afirmar que haverá cura, restauração ou que simplesmente Ele aliviará a sua dor. Apenas creio em seu amor por mim e por você!

11


Vivace

ADORAÇÃO E ARTES

apresenta seu recital anual por Karissa Laís

No dia 22 de outubro, na Igreja Batista do Bacacaheri (IBB) tivemos o recital anual da Academia Cristã de Artes Vivace. Foi uma manhã de sábado muito gostosa, na qual tivemos o privilégio de ver tantos talentos que Deus tem levantado em nosso meio. Foram 48 alunos que se apresentaram com diversos instrumentos e habilidades como piano, violino, violão, bateria, guitarra, flauta, canto, musicalização infantil, entre outros. Aproximadamente 90 pessoas vieram prestigiar o evento. Agradecemos primeiramente a Deus, que nos deu a oportunidade de estarmos a frente desse trabalho, e nos deu de força e sabedoria para darmos o melhor para Ele, que é merecedor de toda honra e toda glória. Agradecemos a IBB e a sua equipe de trabalho por todo apoio e suporte para que esse evento acontecesse. Para conhecer a Vivace e seus cursos entre em contato pelo e-mail vivace@ibb.org.br ou (41) 3069-2562.

Intercedendo por alguns dos nossos missionários MISSÕES ESTADUAIS Antônio Valdemar Kukul Filho Neusa Maia Kukul Filho: Gabriel Antônio Convenção Batista Paranaense (CBP) Curitiba e Região Metropolitana

12

MISSÕES NACIONAIS Raudson Silva Reis Silvana Goreti Bertaçoni Filho: Nikolas JOCUM Contagem - Minas Gerais

Atua na coordenação geral da Associação das Igrejas Batistas da Grande Curitiba.

Missionários da JOCUM, desenvolvem evangelismo criativo e treinamento no Ministério CEIFA.

Telefone: (41) 3362-7878 E-mail: antonio@batistasparana.org.br

Telefone: (31) 9167-1579 e (31) 9247-7476 E-mail: rau_sil@yahoo.com.br


restaurante ibb

Nos dias 22/11, 29/11 e 06/12 acontecerá o treinamento Vivendo em Células. Não deixe de participar!

culto em italiano Acontecerá no dia 20 de novembro. Este culto acontece todo 3º domingo do mês, na Capela.

IBB NEWS

Venha ter um período de comunhão no almoço e saborear uma deliciosa refeição. Cardápio: strogonoff de carne; costelinha de porco assada; frango a espanhola; canelone de ricota com espinafre; mini kibe frito; batata palha; farofa rica; arroz branco; arroz integral; arroz a grega; e feijão. Saladas e sobremesas diversas.

treinamento células

encontro de mulheres I Encontro de Mulheres do MCA, no Hotel Camboa em Paranaguá. Dias 19 e 20 de novembro. Preletora: Dra Tânia Carvalho. Tema: Buscando Intimidade com Deus. Investimento: R$ 235,00. Se você que já fez a sua inscrição procure a Seozy (3079-7326) para conferir número da identidade e nome completo. Se ainda não, inscreva-se.

recepção externa O Ministério de Recepção Externa precisa de voluntários para organizar e cuidar do estacionamento. A escala é para servir apenas um domingo por mês, manhã ou noite. Para participar preencha a aba da Revista IBB com nome, e-mail e telefone para contato e entregue no momento do ofertório ou ligue para (41) 9115-7110.

novo ciclo classes 9h - Em que cremos? 9h - Epistolas Joaninas 9h - ‘Seguimi - Un primo percorso biblico per cristiani nuovi e usati’ (Classe Italiano) 10h45 - As parábolas de Jesus 10h45 - Chamados para Enviar 17h - Voluntariado uma Oportunidade para Viver a Fé

vigilantes do peso Encontro todas as terças, 18h, nas dependências da ABC VIDA, prédio anexo à Capela. Venha conhecer o programa. Mais informações pelo telefone (41) 3263-3573.

coro infantil Ensaio do CORO MIBB, todos os domingos das 9h30 às 10h30 na sala Samaria (Sala 8 do piso térreo). Podem participar crianças de 5 a 12 anos que gostem de cantar.

assembleia quadrimestral Todos os membros da IBB estão convocado para a sua sessão regular que será realizada no próximo dia 16 de novembro, quarta-feira, às 20 horas, no Salão das Nações. Participe das decisões da sua igreja!

13


Ministério Pastoral sede e missões locais Pr. L. Roberto Silvado Coordenador Geral | Família

Pr. Bartolomeu C. Souza Esperança Viva, Vila Zumbi - Colombo

Pr. Márcio Tunala Células Adultos | Integração

Pr. Avelino Ferreira Idosos

Ev. Joel Lima da Silva PIB Bocaiúva do Sul

Pr. Renato Mendonça Comunicação

Pr. Guilherme Falcão Aconselhamento Pr. Francisco Cordeiro (China) Infantil | Juniores | Compaixão e Justiça Pr. André Tavares Juventude (Adolescentes e Jovens)

Pr. Jason John Butler (Interino) Igreja Internacional - Curitiba

Pr. Marcos Stier Calixto Missões | Oração

Ev. Rodrigo Otávio Geronasso Piraquara

Pr. Marcos Paulo Ferreira Educação Cristã

Ev. João Batista Fazenda Rio Grande

falando a

verdade DIARIAMENTE EM NOSSO SITE WWW.IBB.ORG.BR

Aniversariantes 06/11

José Ciupka

10/11

Mariana Cecília Silva e Campagnolo

06/11

Hebe Mary Nogueira Cruzes

10/11

Wanda Thomaz Ferreira

06/11

Sandra Helena M. de Oliveira

10/11

Bárbara Tebaldi Franco

06/11

Ivete Maria dos Reis

10/11

Alfredo Ribas de Lara

06/11

Fabielle Mario de Souza

10/11

Cássio Pereira de Oliveira

06/11

Alessandro Cidade Vieira

10/11

Marcelo Borges Ribeiro

06/11

Paulo Roberto Wescher

10/11

Hideraldo Aparecido Santini

07/11

Joel Ari Ferreira

10/11

Edir Felix dos Santos

07/11

Eliane Greyce de Oliveira Guerra

10/11

Teresinha de Sousa Zanluca

07/11

Fábio Alex de Oliveira

11/11

Augusto Cezar da Silva Gomes

07/11

Adriana Cristina Amorim e Silva

11/11

Amariles Dias Lustosa

07/11

Rayma de Melo Souza

11/11

Denise Elvira da Silva

07/11

Ana Simone Troczynski

11/11

Leonilda Marques Skora

08/11

Valdison Marques de Lima

11/11

Sofia Vieira Vianna

08/11

Genival Caetano Pereira

12/11

Geter Nogueira Baia

08/11

Damaris Dutra Storck

12/11

Celso Antônio Christofari

08/11

Letícia Jacobs Vieira

12/11

Roberto José Duarte Sobrinho

09/11

Lílian Fosca Barranqueiro

12/11

Priscilla Novak Guibet

09/11

Diva Maschio Guariza

12/11

Adriana Drabeski Oliveira Kariatsumari

09/11

Luciana Barbosa Siqueira Martins

12/11

Ana Valéria Vieira Branco Kreuzer

09/11

Rodrigo Anselmo Menghini

12/11

Priscila Rodrigues Aguiar Laranjeira

09/11

Jurimar Rubens Pereira

12/11

Maria Leticia Alberti de Oliveira

09/11

Maristela Vieira Roa Gouveia da Silva


AMOR E INOCÊNCIA Na sociedade inglesa de 1795, apenas o dinheiro fazia funcionar a sociedade classicista da época e amar era considerado tolice. O Sr. e a Sra. Austen querem o melhor para sua filha caçula e planejam casá-la com o rico sobrinho de uma nobre senhora da região, mas a jovem Jane, abençoada com um espírito independente, enxerga muito além de riquezas e posição social, além de orgulho e preconceito. Ela quer se casar por amor. E é neste momento que Jane conhece o irlandês Tom Lefroy, um estudante de direito em visita ao campo. Ele é bonito, inteligente e pobre. Seus caminhos se cruzam várias vezes. Eles duelam verbalmente na floresta, dançam no baile da assembléia, ela o derrota no jogo de cricket e ele lhe dá Tom Jones para ler.

Se sim, qual? _______________________________________

q Não Sim q

Telefones: ________________________________ Data: _____/_____/_____

q Criança Adolescente q Jovem

Frequenta alguma célula? Sim q Não q Quem convidou:____________________

Destaque

Autorizo encaminhar este pedido para os grupos de oração

Videoteca IBB

Nome: ________________________________________________

A Livraria da IBB abre de segunda a sexta-feira das 15h30 às 17h. Mais informações pelo e-mail livraria@ibb.org.br ou pelos telefones (41) 8703-0770 e (41) 3357-8197.

q

INFORMAÇÕES E ENCOMENDAS

q Adulto

A medicina tem avançado muito pouco com sua abordagem convencional do problema ao buscar, basicamente, um equilíbrio químico dos corpos dos pacientes. Uma luz, contudo, começa a brilhar no fim do túnil. Um pastor com muita experiência em aconselhamento e um psicólogo clínico de renome estão conseguindo grandes resultados com a visão de que o deprimido de- ve ser tratado integralmente - não apenas em seu corpo, mas também, em sua alma e espírito. Este livro é um depositário dessa nova perspectiva terapêutica. Ele pode mudar a sua vida ou a de alguém que você conhece e que precisa, no mínimo, de uma real esperança.

Gostaríamos de orar por você. Se tiver um motivo de oração, escreva-o aqui.

O RENASCER DA ESPERANÇA Cada vez mais ouvimos que depressão é o mal do presente século. O número de casos é crescente, alcançando cifras de uma epidemia mundial. De fato, quase todos conhecemos alguém que sofre de depressão. Mantida a tendência atual, essas previsões estarão terrivelmente certas. Mas, o que fazer diante de um quadro sombrio como este? Como nos comportar com pessoas vitimadas pela depressão? Como efetivamente ajudá-las?

q Idoso

Destaque

______________________________________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Livraria IBB


Data de Nascimento: ________________

q Desejo estudar a Bíblia q 1ª visita q Desejo me batizar q Desejo receber Jesus em minha vida q Desejo conhecer melhor esta igreja q Desejo ser membro da Igreja q Desejo participar de uma célula q Desejo participar do Curso Crown q Conclui o Plano de Leitura 2010 q Desejo participar de algum ministério - Qual? _______________________________________

Se sim, qual? __________________________________________ Data de hoje: _____/_____/_____

q Idoso q Adulto q Jovem q Adolescente q Criança Participa de alguma igreja? q Sim q Não Se sim, qual? ___________________________________ Quem convidou? _______________________________

Frequenta alguma célula? Sim q Não q

E-mail: _________________________________________________ Telefone: _______________________ Celular: __________________________

Bairro: ________________________________ Cidade/Estado: ________________________________________ CEP: _________________________

Endereço: ________________________________________________________________________________________________________________

Nome: ______________________________________________________________ Sexo: M q F q

Pedimos a gentileza de preencher, destacar e entregar no prato do ofertório

QUERIDO VISITANTE, MUITO OBRIGADO POR SUA PRESENÇA

Programação IBB Sexta 20h - Encontro Juventude (Adolescentes)

Conheça o espaço do visitante e receba um kit presente da IBB! 20h - Encontro JUBBA (Juniores)

Sábado 20h - Encontro Juventude (Jovens)

Domingo 9h e 10h45 - Escola Bíblica Dinâmica

9h e 10h45 - Culto Manhã

17h e 19h15 - Culto Noite

Para saber mais sobre a nossa programação acesse o site www.ibb.org.br

Dízimos e Ofertas

Deposite seus dízimos e ofertas nas contas da igreja e coloque o recibo de depósito no envelope durante o ofertório. Escolha a melhor opção:

Agência 1551 C.C 05753-99

Agência 3702 C.C 00096-3

Agência 3510-6 C.C 25034-1

Agência 3127 C.C 4774-0

Agência 0372 C.C 825-5 | OP. 003

Se o seu dízimo ou oferta for em cheque, favor cruzar ou colocar nominal para Igreja Batista do Bacacheri (CNPJ: 76.042.126-0001/90). Dúvidas ou informações pelo e-mail dizimoeoferta@ibb.org.br.


Revista IBB - 06/11/2011 - Edição 97