Issuu on Google+


SUMÁRIO

14/outubro

04 pastoral

16 um excelente administrador

Dia das crianças | Pr. Francisco Cordeiro (China)

Devocional | Pr. Márcio Tunala

06 a bênção da multiplicação

18 um Deus que muda a realidade

Devocional | Pr. Marcos Paulo

Devocional | Pr. Renato Mendonça

08 santidade: aceite o desafio

20 roteiro de célula

Devocional | Pr. Márcio Tunala

Células | Wellington Martins

10 em busca da fidelidade

21 ibb news

Devocional | Pr. Renato Mendonça

Agenda | Dia a dia na igreja

12 canal da bênção de Deus

14 ministério pastoral

Devocional | Pr. L. Roberto Silvado

Campus | Missões

14 visão, fé, ação e milagres

15 livraria

Devocional | Pr. Marcos Calixto

Destaques | Promoções

Campus Igreja Batista do Bacacheri (41) 3363-0327 | ibb@ibb.org.br Rua Amazonas de Souza Azevedo, 134 Bacacheri - Curitiba - Paraná 82520-620

Campus IBB Quatro Barras (41) 3363-0327 | quatrobarras@ibb.org.br Temporariamente: Rua Amazonas de Souza Azevedo, 134 Bacacheri - Curitiba - Paraná 82520-620

Expediente REVISTA IBB | Ministério de Comunicação | Agência IBB comunicacao@ibb.org.br | (41) 3363-0327 Coordenação de Comunicação Pr. Renato Mendonça; Projeto Gráfico e Diagramação Ana Letícia Pie; Capa Fabio Vinicius; Revisão Ortográfica Irenice Ferreira, Hedy Silvado, Priscila Ferreira e Rejane Schütz; Imagens Banco de Imagens e Arquivo IBB; Impressão Cromos Graf; Tiragem 1.200 exemplares.

2

facebook.com/ibbcuritiba

@ibb_curitiba

youtube.com/prrenatoibb

www.ibb.org.br


Vamos Orar domingo

14

Segunda 15h - Grupo MCA Casas | Neuzi Bettes (3363-0327)

Terça 14h30 - Grupo MCA Casas | Dulce Coelho (3363-0327)

segunda

15

Juventude Interceda pelos adolescentes e jovens da nossa igreja, para que eles sejam luz em suas escolas, faculdades e trabalho. Para que o Senhor cuide do futuro de cada um deles.

15h - Grupo MCA Casas | Ieda Rosa (3363-0327)

IBB ORANDO

Crianças Hoje estamos comemorando mais um dia das crianças em nossa igreja. Aproveite a oportunidade para orar pela vida e pelo crescimento de cada criança que participa do MIBB.

Grupos de Oração

Quarta 20h - Sem Nome (Juventude) Capela | Rômulo Corrêa (3363-0327)

terça

16

Pais e Mães Vamos orar por cada pai e mãe da IBB, para que o Senhor os oriente e dê discernimento na criação de seus filhos, para que esses sejam criados nos caminhos do Senhor.

Quinta 15h - Grupo MCA Casas | Hedy Silvado (3363-0327)

15h - Grupo MCA Casas | Terezinha Ribeiro (3363-0327) quarta

17

Pastores Hoje lembre de cada um dos pastores da nossa igreja e ore para que o Senhor abençoe suas famílias, sua saúde e seus ministérios.

20h - Espanhol Sala 9 | Eros (3363-0327) Mais informações no telefone 3363-0327 (Ramal 153). *Se você faz parte de um grupo de oração da igreja e esse grupo não está nessa lista, entre em contato para colocarmos. Envie e-mail para alex@ibb.org.br ou 3363-0327 (Ramal 153).

quinta

18

sexta

19

sábado

20

Pr. Francisco Cordeiro (China) Hoje comemoramos 14 anos de ministério do Pr. China em nosso meio. Somos gratos pela vida do seu servo que vem nos abençoando por todo esse tempo. Ore pelo pastor e coloque sua vida nas mãos do Senhor.

Recital Vivace Muitas crianças, adolescentes e adultos estão envolvidos com a música no Recital da Vivace. Ore para que o Senhor faça deste evento um tempo especial e que por meio da música seu nome seja proclamado.

Enfermos Vamos orar por aqueles amigos e familiares que estão enfermos, para que o Senhor cuide de cada um deles de uma maneira especial, trazendo cura, conforto e paz. Os coloque nas mãos de Deus, para que a vontade Dele seja feita.

“Assim, meu Deus, que os teus olhos estejam abertos e teus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar.” II Crônicas 6.40 3


4


“Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.” Lucas 2.40

Durante essa semana, o comércio foi aquecido com a venda de brinquedos, eletrônicos e outros artigos ligados à criança, pois, no dia das crianças, costumamos presentear nossos filhos para que eles sintam-se lembrados e amados nesta data tão especial. Hoje, a família cristã caminha de acordo com a movimentação do mundo em suas datas festivas, independentemente se as finanças estão equilibradas ou não. E a razão que atribuímos para esse nosso comportamento é porque não podemos criar nossos filhos em uma redoma, excluindo-os de tudo o que circula ao seu redor. Eu concordo com essa argumentação. Porém, questiono sobre a maneira equilibrada de tratar essa e tantas outras questões que envolvem a educação e a formação das nossas crianças. Entendo que o caminho é uma educação participativa, em que diariamente interagimos com nossos filhos, buscando manter o seu tanque emocional cheio e sermos pais presentes. Se buscarmos uma proximidade diária com nossos filhos, seremos pais que tentam superar suas lutas, prover o sustento e a manutenção da família, estabelecer uma rotina semanal de culto no lar seja com toda a família reunida (ideal) ou com apenas um dos pais, manter ou criar o hábito de orar antes das refeições, além de tornar uma verdade em nossa casa a orientação bíblica do livro de Deuteronômio 6.7 que diz “ e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem”. Sendo pais presentes que buscam praticar a Palavra, certamente o impacto das datas especiais que ganharam força comercial será menor em nossa casa, pois o maior presente que

nossos filhos podem ter é a nossa presença física participando ativamente da sua vida. Assim como Jesus usou a Palavra para vencer as tentações, nós repetiremos os passos do nosso Mestre para ensinar a maneira de vivermos no mundo, sem sermos levados pelos valores do mundo. Temos na sociedade atual o desafio de estabelecermos um relacionamento diário e saudável com nossos filhos, que possibilite a transmissão das marcas que trazemos de Cristo aos nossos pequenos. Tudo ao nosso redor pode mudar, mas nossa criação à imagem e semelhança de Cristo jamais mudará. Penso que, se investirmos tempo de qualidade incutindo em nossos pequeninos os princípios recebidos da Palavra, influenciaremos os nossos filhos a agirem diferente da maneira como agem as pessoas sem Cristo. Pais, aproveitem a data de hoje, o dia das crianças, e faça dela o marco de um novo começo na maneira de se relacionar com seus filhos. Passe a investir tempo no culto no lar, vida devocional, vida de oração, tempo de brincar, papear e certamente eles crescerão à estatura de Cristo e darão continuidade à presença de Cristo na família. Para sermos pais segundo o coração de Deus, precisamos participar da vida dos nossos filhos todos os dias, para que eles sejam filhos segundo o coração de Deus.

Pr. Francisco Cordeiro (China) Ministério Infantil 5


ENTREGA

DIA 1

A BÊNÇÃO DA MULTIPLICAÇÃO “O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta”. (Provérbios 22.7)

Quando eu e minha esposa, no início do casamento, decidimos que daríamos prioridade ao Reino de Deus, separando mensalmente o dízimo de tudo que recebíamos, demos o nosso primeiro grito de liberdade, pois entendemos que se tínhamos que dever algo a alguém seria a Deus, somente a Ele. Diante da realidade em que nos encontrávamos, com a empresa falida e a necessidade de começar tudo do zero, nossa primeira decisão foi a de quebrarmos todos os cartões de créditos, baixar a quase zero nosso limite no banco e de não pegarmos mais talões de cheque. Começamos a pagar todas as nossas contas a parentes e instituições financeiras, pois tínhamos decidido que não seríamos mais escravos de ninguém e que dependeríamos dia após dia da multiplicação do dinheiro que chegasse às nossas mãos. Foram tempos de aprendizado sem o uso do recurso e dos benefícios do cartão de crédito e de familiares. O aprendizado foi tremendo, pois muitas vezes queríamos comprar algo ou sair, mas não tínhamos dinheiro e nem crédito. Foi nessa época que mais participamos de festivais de teatro procurando diversas peças de graça ou a R$ 5,00, que conhecemos cinemas “cult”, cujos ingressos têm preços baixíssimos. Nessa época que assistimos espetáculos gratuitos da orquestra sinfônica, que caminhamos todos os finais de semana no parque, que comemos cachorro quente na esquina de casa, e que mais chamamos amigos para nos visitarem, já que não tínhamos dinheiro para comermos em restaurantes. Nesse período, Deus nos deu criatividade para nos divertirmos e termos um abençoado tempo como casal. Foi na dificuldade financeira que percebemos que para ter uma vida abençoada não é necessário ter o bolso cheio de dinheiro.

REFLETIR Como vocês têm gastado aquilo que Deus tem lhes dado? Têm sido escravos do cartão de crédito ou do talão de cheques? Lembre-se da multiplicação dos pães e dos peixes. Deus multiplicou aquilo que já estava nas mãos das pessoas.

PLANEJAR Como você tem administrado seus recursos, pense em como você pode poupar dinheiro evitando o uso desnecessário.

6

ORAR Orem nesse momento e clamem ao Senhor para que Ele coloque em seu coração autocontrole e sabedoria para investir os recursos que ele tem lhe dado.

AGIR Procure uma pessoa experiente na área financeira e temente a Deus e deixe ela avaliar seu orçamento. Um especialista pode facilmente apontar onde o dinheiro esta sendo desperdiçado.


CONVERSANDO COM AS CRIANÇAS Conte a história da multiplicação dos pães e peixes para as crianças através de sua Bíblia no livro de Mateus 14:13-21 ou Marcos 6:30-44. Em seguida conversem com eles que Jesus só pôde operar este milagre porque aquele menino deu a Jesus tudo aquilo que tinha e Jesus o usou para abençoar e saciar a fome de todas aquelas pessoas. Tal como aquele menino, devemos entregar a Jesus o que temos e o que somos para que Ele possa usar para a Sua glória e para abençoar outros, quer sejam coisas materiais, como alimentos, roupa ou brinquedos para ajudar aqueles que nada têm, ou as nossas orações em favor daqueles que ainda não conhecem Jesus como seu melhor amigo.

2 1

3

6

5 8 4

7

1

Quem realizou o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes?

2

Qual o nome do discípulo que encontrou o menino no meio daquela multidão?

3

Quem deu o seu lanche a Jesus para que Ele pudesse operar um milagre?

4

Quantos pães tinha o menino para o seu lanche?

5

Quantos peixes o menino tinha para o seu lanche?

6

Qual o alimento que o menino tinha em quantidade de dois?

7

Qual o alimento que o menino tinha em quantidade de cinco?

8

Quantos cestos cheiros de pães e peixes sobraram?

Devocional: Pr. Marcos Paulo Ferreira Infantil: Marinês Mendonça

7


ENTREGA

DIA 2

SANTIDADE: ACEITE O DESAFIO Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”. (1 Pedro 1.15-16) Qual é o seu conceito de santidade? Quando mencionamos a palavra santidade, muitas vezes o que nos vêm a mente, é algo muito difícil, que não conseguiremos nunca e achamos que só aqueles mais certinhos – quietinhos, calados ou que se vestem de modo santo - é que conseguem viver assim. Realmente, esta é a ideia que muitas pessoas têm de santidade, algo visto, contemplado exteriormente; porém a santidade começa no coração. Esta realidade vivida por muitos se assemelha a uma exortação que Jesus fez aos escribas e fariseus, pois se preocupam mais com o exterior (leis, regras) do que com o interior (coração) Jesus mostra para aqueles homens que a pureza do homem começa no coração. Quando Samuel foi ungir Davi como rei ele viu entre os irmãos de Davi algumas possibilidades, Davi era o menos provável porém: “O Senhor, contudo, disse a Samuel: ‘Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração’”. I Samuel 16:7. Santificação é uma obra progressiva da parte de Deus que nos torna cada vez mais livres do pecado e semelhantes a Cristo em nossa vida presente. Por exemplo: quando uma pessoa que falava mentira se arrepende, nessa área ela cresceu, consequentemente está sendo mais semelhante a Cristo. Uma vez que nascemos de novo não podemos continuar pecando como um hábito ou como um padrão de vida, I João 3:9 diz: “ Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus”. A santificação deve ser o alvo de todo cristão. Em I Pedro 1:16 encontramos um grande desafio: “pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”. A santidade é um processo na vida do cristão. Paulo diz, que por toda a nossa vida cristã, estaremos sendo aperfeiçoados. Li uma frase muito interessante que expressa uma grande verdade: “Santidade não é deixar de fazer, mas fazer conforme a palavra de Deus”. Você aceita o desafio?

REFLETIR De que maneiras você tem buscado obter uma vida de santidade? Como a Bíblia tem sido utilizada no seu dia a dia para nortear suas escolhas e condutas com base em uma vida de santidade?

PLANEJAR Escrevaemsuaagendaalgumasaçõespráticasqueproduzirá enchimento do Espirito. Algo como leitura da palavra pré-definida quem sabe escolher o livro ou os livros da Bíblia que lerá nestasemana.Planejemaistempodeoração,definaohorário eotempoquegastaránapresençadeDeusnestasemana.

8

ORAR Quando conhecemos a Bíblia sabemos exatamente como devemos viver, a vida proposta pela palavra é incomparável a qualquer modelo existente. Creio que é tempo de orar e buscar em Deus uma vida santa que Lhe agrade. Ore fervorosamente por sua vida.

AGIR Abandone hábitos que o afastem da leitura da palavra e da vida de santidade, gaste mais tempo orando e lendo a Bíblia. Compartilhe com alguém sobre o que a palavra falou ao seu coração durante seu tempo devocional. Isso fará muita diferença durante esta semana.


CONVERSANDO COM AS CRIANÇAS “O Senhor, contudo, disse a Samuel: ‘Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração’”. (I Samuel 16:7). Deus tem um grande plano para realizar nesses dias. Um plano que irá salvar muitas pessoas. Para que esse plano se realize com sucesso Deus irá precisar de adultos e crianças consagradas (separadas) a Ele. Deus precisa de crianças que vivam em santidade. Ou seja, que vivam separadas do pecado. Isso é viver em consagração. É viver para Deus. E o Senhor pode fazer grandes coisas através de sua vida. Samuel foi um dos maiores profetas de Deus. Quando o Senhor queria falar com o povo, Ele falava com Samuel, e Samuel passava a mensagem para toda a nação. Samuel conhecia o Senhor, e vivia para agradar somente a Ele. Deus está a procura de crianças que queiram viver como Samuel Viveu.

NUMERE A SEGUNDA COLUNA DE ACORDO COM A PRIMEIRA (1) Deus precisa de adultos (2) Deus precisa de crianças (3) Samuel foi um dos (4) Samuel conhecia o Senhor (5) Samuel ministrava perante o Senhor (6) Deus está a procura de crianças ( ) e vivia para agradar somente a Ele ( ) maiores profetas de Deus. ( ) e crianças consagradas a Ele. ( ) que queiram viver para Ele. ( ) que vivam em santidade ( ) sendo ainda um menino

Devocional: Pr. Márcio Tunala Infantil: Marinês Mendonça

9


ENTREGA

DIA 3

EM BUSCA DA FIDELIDADE “Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece.” (Jeremias 33.3)

Conheci um irmão que vivia em Curitiba há quase 10 anos. Eles pagavam aluguel ganhavam razoavelmente bem e nunca se preocuparam em ter a casa própria. Tinham algumas dívidas controladas, mais ainda não haviam descoberto a benção de serem dizimistas fiéis e regulares. Eu os desafie a ter uma experiência com Deus. Eles aceitaram o desafio e começaram a buscar na presença de Deus o que o Senhor queria da vida deles nessa área. Um tempo depois os encontrei e eles começaram a falar do que Deus havia feito na vida financeira da família. Eles contaram que se inscreveram no curso CROWN (finanças à maneira de Deus) e foram impactados pelo Senhor na questão de administrar tudo que recebiam de Deus. Eles contavam com lágrimas nos olhos sobre o apartamento que haviam comprado e que estavam agora investindo em uma chácara. E diziam que ter participado daquele curso havia sido uma das melhores coisas que acontecera na vida da família. Até então eles não eram dizimistas fiéis, às vezes eles entregavam vinte ou trinta reais e achavam que o eram. Foi nesse tempo que eles descobriram que deveriam entregar ao Senhor a décima parte do que Deus lhes estava entregando e o esposo dizia: “hoje eu sei que o Senhor não está preocupado com o quanto dou, mas, com a fidelidade do meu coração e o desejo que tenho de confiar no Deus que tem dado o meu sustento”. Como você tem escrito sua história na área de finanças? O que o Senhor deseja é que você confie plenamente Nele e aprenda a experimentar uma alegria e uma felicidade nessa área que somente Jesus pode dar. Deus é quem lhe dá tudo que você tem recebido mensalmente, hoje ele está usando a empresa onde você está, amanhã pode ser outra, mas lembre-se: o sustento vem do Senhor. Seja fiel, confie em Deus, peça e receberá a resposta que tanto busca em, seu coração.

REFLETIR Como vocês têm lidado com a questão financeira dentro de sua casa? Vocês conversam com seus filhos sobre esse tema? Mesmo quando estão passando por dificuldades?

PLANEJAR Falem sobre como vocês podem experimentar as bênçãos do Senhor e como vocês podem buscar plena alegria e felicidade na questão financeira de sua família.

10

ORAR Peça ao Senhor Jesus que lhes dê tranquilidade e alegria no coração ao tratar da questão financeira. Peça a Deus discernimento e um coração que busque a vontade Dele nessa área.

AGIR Entregue o dízimo da família, sempre antes de o fazer, falem sobre como estão se sentindo, orem uns pelos outros e consagrem esse tempo como uma passo de fé e fidelidade.


CONVERSANDO COM AS CRIANÇAS A quem você é fiel? Você sabe o que é ser fiel? Fidelidade é lealdade, é firmeza no seu comportamento, na sua linguagem. Então, fiel é aquele que é leal a alguém, que é firme no seu compromisso. E é isso que Deus quer de nós nesses dias: que nós sejamos fiéis a Ele em todas as áreas da nossa vida. Como conseguiremos ser fiéis? Sozinhos não conseguiremos, mas se estivermos em aliança com o Senhor, o Seu Espírito Santo nos ajudará neste desafio. Nosso Deus é um Deus de aliança. Aliança é um compromisso que fazemos com alguém. Seremos fiéis a Deus e Ele cuidará de nós com todo carinho e zelo. Deus tem uma aliança conosco e Ele jamais deixará de ser fiel cumprindo todas as Suas promessas. E Ele espera que nós também sejamos fiéis a Ele em tudo, mantendo-nos puros e separados para Ele.

Devocional: Pr. Renato Mendonça Infantil: Marinês Mendonça

11


ENTREGA

DIA 4

CANAL DA BÊNÇÃO DE DEUS “... o abençoarei... e você será uma bênção.” (Gênesis 12.2)

É muito bom saber que o Senhor Jesus cuida não somente de nós, mas daqueles que amamos. Quando olhamos para Deus no controle das nossas vidas percebemos que existe uma dimensão da mordomia cristã pouco exercida e pouco compreendida em nossos dias: Nem todo bem material ou recurso financeiro que Deus entrega para você é para você ou para a sua família. Minha esposa e eu começamos a compreender esse princípio quando morávamos nos EUA e recebemos uma oferta grande em um mês que não tínhamos necessidade financeira. Claro que sempre temos projetos e sonhos familiares, mas naquele dia após o almoço dobramos os joelhos e perguntamos a Deus para que havíamos recebido aquele dinheiro. Para a nossa surpresa naquela tarde uma amiga brasileira veio nos visitar chorando, pois ela havia ido ao médico e recebera uma notícia muito ruim. Ela sofria de um tipo de reumatismo deformante. O médico receitara uma injeção muito cara. Cada ampola tinha um preço absurdo e eles não tinham condições de pagar. Ao ouvir aquela história o Espírito Santo confirmou no coração de minha esposa que era para ela que nós tínhamos recebido a oferta. Ela me ligou, contou a situação e naquela mesma tarde o cheque foi repassado integralmente para abençoar aquela irmã. O valor que recebêramos era exatamente o valor para as 10 injeções que ela precisava tomar, nem mais nem menos. Ela não conhecia quem deu a oferta, mas nós conhecíamos a ela e ao doador – FOMOS APENAS UM CANAL DE BÊNÇÃO DO SENHOR! Que privilégio! “... o abençoarei... e você será uma bênção.” (Gênesis 12.2). Nem todo o recurso financeiro que chega às minhas mãos é para meu uso. Como Deus espera que use este aumento? Esta chácara ou esta casa de praia? O aumento recebido é para subir o meu padrão de vida ou para abençoar mais o Reino de Deus?

REFLETIR Você já esteve em uma situação parecida com a da história contada? Compartilhe alguma situação em que você foi usado por Deus para abençoar outra pessoa.

PLANEJAR Converse sobre como Sua família pode abençoar uma pessoa conhecida que talvez esteja passando por uma situação de desemprego ou algum tipo de limitação.

12

ORAR Orem juntos e clamem a Deus que lhes dê um coração sensível à necessidade de quem está perto de nós. Coloquem-se a disposição do Senhor Jesus para se tornar um canal de benção.

AGIR Faça ainda essa semana uma visita a alguma pessoa ou grupo que o Senhor tem lhes direcionado, conte como Deus falou com vocês e sejam um canal de benção nas mãos do Senhor.


CONVERSANDO COM AS CRIANÇAS Leia Genesis 12. 1-9 e conversem com seus filhos sobre o chamado de Abraão e que ele obedeceu a Deus e abençoou muitas vidas. Em seguida faça a seguinte brincadeira: A primeira pessoa diz: “Deus chamou Abraão para deixar sua terra e mudar-se, e Abraão empacotou ______________”, dizer o nome de algo com a letra “A” – exemplo: “Arco”. A pessoa seguinte repete a sentença, o item e então acrescenta algo com a letra “B” “Bastão”. Continuem até que consigam falar coisas e completado o alfabeto.

Devocional: Pr. L. Roberto Silvado Infantil: Marinês Mendonça

13


ENTREGA

DIA 5

VISÃO, FÉ, AÇÃO E MILAGRE “Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.” (Gênesis 12.1)

Deus tem nos desafiado a sermos canal na propagação do amor de Deus através da obra missionária. Diversos homens e mulheres de Deus ouviram um chamado em seu coração em tem se colocado a disposição de Deus para levar o evangelho de Jesus que pode transformar totalmente a vida de uma pessoa. Quando Deus convoca seus filhos para obra missionária, decisões ficam patentes – deixar família, amigos, conforto e ir ser um instrumento do Senhor na vida de pessoas. Uma verdadeira dinâmica de fé passa a acontecer. O missionário obedece ao desafio e caminha em busca dos milagres que Deus realizará por meio de sua vida. Visão, fé, ação e o milagre, acompanham o missionário. Deus mostra o que precisa fazer (visão), o missionário crê na chamada (fé) e ele sai (ação-obediência). O milagre ocorre com a ação de Deus transformando vidas e implantando o trabalho e expandindo o reino de Deus. Essa dinâmica que interage na vida do missionário é bem sucedida com a participação da igreja (você) que ora e sustenta. Ore pela vida do missionário, clame por sua família e peça para que Deus lhe dê sabedoria e estratégias para sensibilizar as pessoas para que possam entender o amor pleno de Deus. Deus convoca você e sua célula para participar desse projeto em que cada um de nós estará de uma forma ou de outra fazendo parte desse plano de Deus A verdade é que toda a igreja faz parte dessa bênção de missões que transforma vidas. Você já teve a oportunidade de participar ativamente da obra missionária

REFLETIR Qual tem sido na prática o envolvimento em missões de sua família? Compartilhe uns com os outros uma experiência que tiveram na obra missionária.

PLANEJAR Conversem sobre o que cada um pensa sobre a obra missionária. Avaliem quantos nomes de missionários cada um conhece, ora ou sustenta.

14

ORAR Peça a Deus, leve você e sua família a entender melhor sobre a obra missionária. Ore para que cada membro de sua família tenha amor pelas pessoas que não conhecem a Jesus.

AGIR Busque conhecer os missionários apoiados pela igreja, escolha um especifico para ser o missionário de sua família. E envie ainda esta semana uma carta ou um e-mail compartilhando o que Deus tem falado com vocês.


CONVERSANDO COM AS CRIANÇAS “Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei” (Gênesis 12.1). Conversem novamente sobre a história de Abraão e façam a seguinte atividade: “Viagem Cega: Vendar os olhos das crianças e pedir para que elas sigam a voz do líder , dizer palavras ou frases como “tenham fé” , “obedeçam” e outras palavras que vão dando direção às crianças onde o líder está. O líder deverá conduzir às crianças até uma determinada área e parar. Daí as crianças podem tirar as vendas dos olhos e o líder conversará com as crianças, de como é difícil seguir alguém com os olhos vendados, falar sobre as dificuldades, medo, insegurança, mas elas confiaram, em todo momento, em seguir a voz do líder. Explicar que assim foi com Abraão - obedeceu a Deus e foi para um lugar que não conhecia.

Devocional: Pr. Marcos Calixto Infantil: Marinês Mendonça

15


UM EXCELENTE ADMINISTRADOR

ENTREGA

DIA 6

“ Na parábola dos talentos vemos que o Senhor entregou os talentos para os servos administrarem... Mais tarde o Senhor volta para pedir contas de tudo!” (Mateus 25.14-30) Quando eu era criança se tinha uma coisa que gostava de fazer era ir ao supermercado com meu pai, ele pegava os produtos de nossa necessidade e depois dizia: “o que é que você quer comprar”? Essa era minha hora, eu ficava olhando os doces, chocolates e confesso que não estava preocupado com o preço. Mas em outras situações quando ele me dava um dinheiro na mão e dizia pode comprar o que você quiser, com esse dinheiro, é claro. Eu olhava os doces caros, fazia conta para tentar levar mais de um chocolate. Minha postura era diferente, eu queria levar dois e de preferência que sobrasse um pouco do dinheiro, mas minha falta de limites não permitia guardar uma parte, eu gastava tudo. Cresci e minha relação com o dinheiro é bem diferente, pois sou eu que ganho e não mais o meu pai. Preciso confessar que em algumas vezes, mesmo adulto, ao administrar os meus recursos concedidos pelo Senhor, fui infame muitas vezes, não dei valor, não fiz a conta adequadamente, não orei e busquei a orientação de Deus para saber se fazia ou não aquele negócio e é claro a coisa complicou. Jamais posso perder de vista os princípios bíblicos de como utilizar meus recursos. Não devo nunca esquecer que Deus tem me sustentado e disponibilizado recursos para meu sustento e o sustento da minha família, e que tenho que ser um administrador fiel e responsável. A Bíblia diz que prestaremos contas de nossa vida, temos que viver com responsabilidade. Tudo que temos pertence a Deus, que conhece cada uma das nossas necessidades e as considera. Você tem sido um bom mordomo de tudo que o Senhor tem lhe confiado? Deus quer continuar a abençoá-lo com toda sorte de bênção, mas deseja também que você seja irrepreensível no tocante a administração dos seus bens e talentos. Tome muito cuidado para não murmurar ou desafazer do que é seu, preste muita atenção quando for comprar ou vender qualquer coisa pois esta é uma forma de honrar a Deus por tudo que recebeu. Administre tudo que é seu com temor diante do Deus que é de fato o dono de todas as coisas.

REFLETIR Quais são os bens e talentos que o Senhor tem lhe concedido? Você está tranquilo quanto a ter que prestar contas de tudo que recebeu do Senhor?

PLANEJAR Considere orar em cada negócio que fizer, consultar a Deus em cada investimento.

16

ORAR Peça a Deus que lhe permita honrá-lo com seus recursos. Clame para que sua família não passe os anos gastando os recursos sem responsabilidade.

AGIR Faça uma lista de tudo que é seu, reúna sua família e relembre como foi que Deus permitiu a você conquistar cada item da lista. Não se esqueça de acrescentar nesta lista coisas de pequeno valor monetário, mas que representam muito no seu coração.


CONVERSANDO COM AS CRIANÇAS Esta é uma parábola que Jesus contou, abra a Bíblia em Mateus 25.14-30 e leia para as crianças ou se souberem ler peçam que cada um leia um versículo. Com essa parábola, Jesus quis ensinar que cada um de seus filhos, que o receberam nos seus corações, tem pelo menos um dom, ou seja, uma capacidade para fazer algo para servir a Deus. Cada um de nós é diferente e, por isso mesmo, Deus nos deu diferentes dons. Você tem um dom que é só seu e que pode frutificar e abençoar a obra de Deus. Todos nós podemos e devemos fazer sempre o melhor para Deus. Ele nos deu ferramentas para construir em seu reino. Mostre uma caixa de ferramentas e suas diferentes utilidades, martelo, chave de fenda... Deus espera que usemos aquelas ferramentas que Ele nos deu. Se usarmos essas ferramentas Deus nos dará ainda mais. Devemos sempre estar dispostos a servir a Deus com o talento que Ele nos deu. • Que talentos Deus lhe deu? ( se a criança não souber responder pergunte se ela gosta de cantar, pintar, falar, estudar, etc e mostre para ela como esse talento pode ser importante para edificar o reino de Deus) • Você usa o seu talento para servir ao Senhor? • Que coisas impedem a gente de usar os dons e talentos que Deus nos deu? (Preguiça, inferioridade, ficar se comparando, timidez, vergonha, etc) • O que podemos fazer para servir ao Senhor, ainda sendo crianças?

Devocional: Pr. Márcio Tunala Infantil: Marinês Mendonça

17


UM DEUS QUE MUDA A REALIDADE

ENTREGA

DIA 7

“Tragam o dízimo todo ao depósito do templo… e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.” (Malaquias 3.10) Conversando com um grande amigo sobre a vida financeira ele se abriu sobre a grande dificuldade que ele e sua família estavam enfrentando na questão financeira. Ele com o coração muito machucado e ardendo por uma mudança nessa área, disse, ”não aguento mais...” Ele falava ainda do desejo de ser dizimista fiel e regular mas a atual situação não lhe permitia. Ele compartilhou que tanto ele como sua esposa vieram de um lar muito desestruturado financeiramente e também passaram por muitas privações o que fez com que eles se tornassem um tanto quanto gastadores. Estavam com cartões de crédito com limites estourados, financiamentos consignados e outras dívidas. Passei uma planilha para que eles colocassem todas as dívidas e receitas e que colocassem diante de Deus suas limitações e assumissem o compromisso de orar diariamente pela saúde financeira da família e ainda mais, orassem antes de cada compra para que Deus lhes mostrasse a verdadeira necessidade de fazê-la. Para eles a entrega do dizimo era opcional, se sobrasse alguma coisa, eles entregariam. Deus fez algo grandioso na vida deles. Eles começaram a experimentar a dimensão de colocar Deus em todas as áreas de suas vidas, coisa que não acontecia antes. Hoje eles têm a liberdade de entregar seu dizimo como primícia (primeira atitude), ainda estão no meio da batalha e dia a dia eles percebem o agir de Deus em cada compra, em cada pagamento e orando sempre juntos para que o Senhor lhes dê sabedoria para melhor investir o que Deus tem lhes dado. Qual sua realidade financeira hoje? Talvez você esteja lutando a um bom tempo consigo mesmo e até mesmo com sua família na área financeira, coloque-se na presença de Deus e experimente os milagres que o Senhor irá fazer na vida de cada um de vocês. Seja fiel.

REFLETIR Qual a história financeira de sua família? Como você foi ensinado sobre administrar bem o que Deus tem lhe entregado? Compartilhe com sua família.

PLANEJAR Como vocês podem experimentar a dimensão plena do sustento de Deus na vida de vocês? O que pode ser feito para que vocês confiem em Deus ao ponto de que as entregas dos dízimos se tornem “primícias” (Primeira atitude).

18

ORAR Peça Deus discernimento e sabedoria para que a visão de Deus nessa área possa tomar conta do seu coração e da vida de seus filhos.

AGIR Coloquem o Senhor à prova na entrega dos seus dízimos, como diz o texto de Malaquias, O Senhor derramará bênçãos sem medidas em sua família. Conversem sobre isso e ainda hoje dê um passo de fé.


CONVERSANDO COM AS CRIANÇAS “Tragam o dízimo todo ao depósito do templo… e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.” (Malaquias 3.10). Conversem com seus filhos sobre o dizimo e como vocês tem feito para entregar na igreja, e explique que devemos ter alegria no coração em devolver aquilo que Deus tem nos dado para administrar e como diz o texto de Malaquias, O Senhor derramará bênçãos sem medidas em sua família. Conversem sobre isso e ainda hoje dê um passo de fé.

Devocional: Pr. Renato Mendonça Infantil: Marinês Mendonça

19


ROTEIRO DE CÉLULA

FRUTOS DE UMA VIDA DE FÉ Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. (Hebreus 12.1-2) Quando encontramos pessoas que estão passando por necessidades, das mais diversas, com muita facilidade tentamos encorajá-las dizendo: “Fique tranquilo, Deus está no controle!”. A grande questão é quando nós mesmos passamos por necessidades, será que conseguimos viver na prática e com a mesma facilidade com que falamos essa mesma frase? Viver 100% na dependência de Deus é um ato de fé que gera frutos que servem de testemunho para muitos. Vamos juntos refletir um pouco de como nossa fé tem frutificado. APLICAÇÃO PESSOAL 1. Compartilhe sua opinião de como devem ser as atitudes de alguém que vive 100% na dependência de Deus? 2. Alegria e satisfação são dois exemplos de frutos que podem ser produzidos por alguém que vive totalmente na dependência de Deus. Quais outros frutos pode produzir a pessoa que vive na dependência de Deus? 3. Nossa vida cristã precisa causar impacto na vida das pessoas com quem nos relacionamos. Como esses frutos, que vocês citaram na questão anterior, podem impactar de maneira positiva a outras pessoas? 4. Às vezes, construímos barreiras que nos impedem de experimentar viver 100% dependentes de Deus. Quais são essas barreiras e quais delas você ainda precisa derrubar? TEMPO DE COMPARTILHAR

(10 minutos)

Viver 100% na dependência de Deus também produz liberalidade em ofertar para a obra missionária. Sua célula já está engajada no apoio aos nossos missionários? Lembre-se não importa o valor, mas sim o coração! TEMPO DE ORAR

(10 minutos)

“Assim diz o Senhor que fez a terra, o Senhor que a formou e a firmou; seu nome é Senhor: Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece”. (Jeremias 33.2-3). PARA AS CRIANÇAS E JUNIORES Lição: Lição 9 – Ouvidos Antenados Texto Bíblico: Provérbios 3 e 4 Principio Bíblico: Aprender a viver respeitando os conselhos dos pais Roteirista: Wellington Martins

20

Ministério de Células

Roteiro 67 |

14 a 20 de outubro | 2012


restaurante ibb

noite rosa A próxima será no dia 24 de outubro, quarta-feira, às 20h, com a palestrante Gina Alberti. Vamos comemorar os aniversários de setembro e outubro, convide suas amigas e venha comemorar conosco!

O Recital da Academia Cristã de Artes Vivace acontecerá nos dias 19/10 (sexta-feira), às 19h30, na Capela da IBB. E também no dia 20/10 (sábado), às 09h30, no Salão de Cultos. Ingressos na Secretaria da Academia Vivace. Mais informações pelo telefone (41) 30692562 ou pelo e-mail vivace@ibb.org.br.

IBB NEWS

Tenha um período de comunhão e saboreie uma deliciosa refeição. Cardápio: alcatra grelhada; pernil assado; estrogonofe de frango; talharim ao molho funghi; pastel frito; batata doce caramelada; batata palha; arroz mexicano; feijão rico; e arroz branco. Saladas e sobremesas diversas.

recital vivace

grupo de ballet Soul Seekers Classic, grupo de ballet está com vagas abertas. Entre em contato e participe conosco: marrtinha@yahoo.com.br ou (41) 9247-7187.

21


Ministério Pastoral PASTOR EMÉRITO Pr. Avelino Ferreira PASTORES NA IBB Pr. L. Roberto Silvado Coordenador Geral | Missões Pr. Márcio Tunala Supervisão de Pastores Redes de Células | Adultos | Integração Pr. André Tavares Rede de Células Juventude (Adolescentes e Jovens) Pr. Francisco Cordeiro (China) Rede de Células | Infantil e Juniores Compaixão e Justiça Pr. Guilherme Falcão Aconselhamento Pr. Marcos Paulo Ferreira Rede de Células | Educação Cristã Pr. Renato Mendonça Rede de Células | Comunicação

MISSÕES LOCAIS NA IBB

Min. Samuel Vieira Barros Adoração e Artes

Pr. Bartolomeu C. Souza Supervisão de Células Missão Esperança Viva - Colombo

Pr. Silvanir Alves da Silva Rede de Células | Família

Sem. Joel Lima da Silva Supervisão de Células Missão PIB Bocaiúva do Sul

MINISTÉRIO AUXILIAR NA IBB Min. Sabrina Cardoso Artes

Ev. Rodrigo Otávio Geronasso Supervisão de Células Missão de Piraquara

OBREIROS NA IBB Ariane Chabaribery Coordenadora de Células da Juventude

Ev. João Batista Supervisão de Células Fazenda Rio Grande

Marianna Beduschi Coordenadora de Células da Juventude

CULTOS ÉTNICOS NA IBB

Rodrigo Dias de Souza Ministério de Células de Adultos

Pr. Jason John Butler (Interino) Igreja Internacional - Culto em Inglês

Rodrigo Ferreira Coordenador de Células da Juventude

Pr. Ederaldo Xavier Pontes Igreja Internacional - Culto em Italiano

Thiago Chabaribery Coordenador de Células da Juventude

Pr. Juan Carlos Nuñes Romero Igreja Internacional - Culto em Espanhol

Aniversariantes 14/10

Adriana Fabro Gomes

19/10

Josefa Belarmino da Costa

15/10

Mariana Heneman Bruno

19/10

Haroldo Magalhães Fortes

15/10

Paulo Celebrone

19/10

Guilherme Proença Julião

15/10

Brayan Alexsander Gobbato

19/10

Marcello Kera

15/10

Lucas Alberto Mendes

19/10

Talitha Nogueira Freire Lula

15/10

Saara Alves Ribas

19/10

Jessé Nunes Marques

15/10

Larissa Prado Tenório

20/10

Gabriel Murilo Cordeiro

16/10

Heloísa Caruso

20/10

Gerson Leal Macedo

16/10

Shaban Mirco Burgoa La Forcada

20/10

Janir Nunes Marques

16/10

Marcelo Marinho Rosa

20/10

Taciana Norah de M. Prevedello

16/10

Ângelo Marcelo Vasco

20/10

Manuel Ferreira Rodrigues

16/10

Júlio Cesar Zanluca

20/10

Juliana Rodrigues

17/10

Lucas Prado de Oliveira

20/10

André Santini

17/10

Ana Tereza May Pereira

20/10

Adão Silva Santos

17/10

Vitória dos Santos Romão Silva

18/10

Gilney Nunes Barboza

18/10

Jeovanne César de Souza Costa

18/10

Mariana Costa Zattoni e Silva

APOIO:

Aniversariantes das nossas Missões 14/10

Laudicéia Alves Viana de Lima (Missão em Bocaiúva)

IGREJA FILIADA:

CONVENÇÃO BATISTA PARANAENSE www.batistas.com

www.batistasparana.org.br


Livraria IBB DVD MUSICALIZANDO COM LECO E GUGA VOLUME 3 Belas canções, que proporcionam muita alegria, diversão e conhecimento musical para a criançada de 0 a 8 anos. Composições e arranjos bem elaborados, executados por instrumentistas que, com dedicação, deram um toque especial às músicas. Tudo feito como muito amor. Com princípios e valores que permanecerão para sempre no coração e na mente da criança. PREÇO: R$ 30,00

INFORMAÇÕES E ENCOMENDAS A Livraria da IBB abre aos domingos antes e após os cultos. Mais informações pelo e-mail livraria@ibb.org.br ou pelos telefones (41) 8703-0770 e (41) 3363-0327.

Videoteca IBB DECISÃO DE UMA VIDA Com uma carreira em plena ascensão, Sarah Collins (Rebecca St. James) depara-se com uma escolha não apenas moral, mas também potencialmente mor tal para a sua carreira: uma gravidez não planejada. Dividida entre manter a vida que se desenvolve dentro dela e interromper a gestação por meio de um abor to, Sarah encontra uma estranha, a qual prevê que ela terá três visões que desafiarão seu coração. Com as pressões financeiras aumentando e a carreira dos seus sonhos em jogo, qual será a decisão de Sarah?


Programação IBB Quinta 20h - Culto de Cura e Libertação Sexta 20h - Encontro Juventude (Adolescentes) 20h - Encontro JUBBA (Juniores) Sábado 20h - Encontro Juventude (Jovens) Domingo 9h e 10h45 - Escola Bíblica Dinâmica 10h45 - Culto Manhã 17h e 19h15 - Culto Noite 17h e 19h15 - Culto (Campus Quatro Barras) (Temporariamente na IBB) Para saber mais sobre a nossa programação acesse o site www.ibb.org.br

Dízimos e Ofertas Deposite seus dízimos e ofertas nas contas da igreja e coloque o recibo de depósito no envelope durante o ofertório. Escolha a melhor opção: Agência 1551 C.C 05753-99 Agência 3702 C.C 00096-3 Agência 3510-6 C.C 25034-1 Agência 3127 C.C 4774-0 Agência 0372 C.C 825-5 | OP. 003 Se o seu dízimo ou oferta for em cheque, favor cruzar ou colocar nominal para Igreja Batista do Bacacheri (CNPJ: 76.042.126-0001/90). Dúvidas ou informações pelo e-mail dizimoeoferta@ibb.org.br.


Revista IBB - 14/10/2012 - Edição 146