Issuu on Google+


SUMÁRIO

07/outubro

04 roteiro de células

19 juventude

Roteiro | Alexandre Araújo

Paz | Ob. Ariane Chabaribery

05 liderança e crianças

20 compaixão e justiça

Roteiro | Alexandre Araújo

Aquetai-vos | Osmahir Pereira Rosa

06 abc vida

21 ibb news

Projeto Noite Aberta | Lilian Milani

Agenda | Dia a dia na igreja

07 igreja discipular

22 ministério pastoral

Classes | Ministério de Ed. Cristã

Campus | Missões

08 pastoral

23 livraria e videoteca

IBB | Pr. L. Roberto Silvado

Destaques | Promoções

10 especial ed. cristã

24 programação

Classes | Ministério de Ed. Cristã

Cultos | Encontros

Campus Igreja Batista do Bacacheri (41) 3363-0327 | ibb@ibb.org.br Rua Amazonas de Souza Azevedo, 134 Bacacheri - Curitiba - Paraná 82520-620

Campus IBB Quatro Barras (41) 3363-0327 | quatrobarras@ibb.org.br Temporariamente: Rua Amazonas de Souza Azevedo, 134 Bacacheri - Curitiba - Paraná 82520-620

Expediente REVISTA IBB | Ministério de Comunicação | Agência IBB comunicacao@ibb.org.br | (41) 3363-0327 Coordenação de Comunicação Pr. Renato Mendonça; Projeto Gráfico e Diagramação Ana Letícia Pie; Capa Fabio Vinicius; Revisão Ortográfica Irenice Ferreira, Hedy Silvado, Priscila Ferreira e Rejane Schütz; Imagens Banco de Imagens e Arquivo IBB; Impressão Cromos Graf; Tiragem 1400 exemplares.

2

facebook.com/ibbcuritiba

@ibb_curitiba

youtube.com/prrenatoibb

www.ibb.org.br


Vamos Orar domingo

07

Segunda 15h - Grupo MCA Casas | Neuzi Bettes (3363-0327)

Terça 14h30 - Grupo MCA Casas | Dulce Coelho (3363-0327)

segunda

08

Administração Nosso administrador, Francisco Gomes, sairá de férias hoje. Vamos orar para que Deus o abençoe nesse tempo de descanso. Ore também por aqueles que cuidarão dessa área da IBB nesse tempo.

15h - Grupo MCA Casas | Ieda Rosa (3363-0327)

IBB ORANDO

Santificação Vamos orar por santificação no meio do povo de Deus. Oremos para que este propósito possa encontrar espaço no coração de toda a igreja de Jesus.

Grupos de Oração

Quarta 20h - Sem Nome (Juventude) Capela | Rômulo Corrêa (3363-0327)

terça

09

Líderes de Células Ore pelos líderes de células em treinamento. Estes novos guerreiros do Senhor estão sendo preparados para nos ajudar no pastoreio do povo de Deus. Intercedamos por estes amados.

Quinta 15h - Grupo MCA Casas | Hedy Silvado (3363-0327)

15h - Grupo MCA Casas | Terezinha Ribeiro (3363-0327)

quarta

10

quinta

11

sexta

12

sábado

13

Multiplicação das Células Oremos pelas células que estão preparando a multiplicação. Este momento é decisivo na vida de uma célula e temos que orar para que a multiplicação aconteça no tempo certo trazendo crescimento e alegria para os irmãos.

20h - Espanhol Sala 9 | Eros (3363-0327) Mais informações no telefone 3363-0327 (Ramal 153). *Se você faz parte de um grupo de oração da igreja e esse grupo não está nessa lista, entre em contato para colocarmos. Envie e-mail para alex@ibb.org.br ou 3363-0327 (Ramal 153).

Roteiristas Vamos orar pelos nossos roteiristas de células. Que estes irmãos possam sempre ser dirigidos pelo Espírito Santo a escreverem os roteiros e abençoem a nossa igreja.

Crianças Hoje é dia de orar por todas as crianças do nosso país, em especial da nossa igreja. Orar pelas nossas crianças é assunto sério. Precisamos interceder com fervor pelos nossos pequeninos.

Pr. Marcos Paulo Oremos pelas férias do pastor Marcos Paulo e sua família. Como igreja precisamos orar por nossos pastores mesmo em tempo de descanso, pedindo a proteção e o cuidado do Senhor.

“Assim, meu Deus, que os teus olhos estejam abertos e teus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar.” II Crônicas 6.40 3


Atitudes ROTEIRO DE CÉLULAS

Quais delas influenciam gerações?

Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e disse-lhe: Eu sou o Deus todo poderoso; anda na minha presença e sê perfeito. Farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinarianmente. Prostrou-se Abrão em terra, e Deus lhe falou: Quanto a mim, será contigo a minha aliança; serás pai de numerosas nações. Abrão já não será mais o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constitui.” (Gênesis 17.1-5)

Existe uma frase que circula por ai que nos leva a refletir: “Muitos questionam sobre o mundo que deixaremos para os nossos filhos, mas já questionaram que filhos estamos deixando para o nosso mundo?”. É verdade, como temos agido e como tem sido nosso exemplo para que as gerações futuras sejam abençoadas? No texto que lemos, Abrão tomou uma atitude que influenciou não só a sua primeira geração, mas que nos influencia até hoje! Vamos ver o que podemos aprender com esse grande servo de Deus. APLICAÇÃO PESSOAL 1. O texto fala a idade que Abrão tinha quando Deus falou com ele. Que idade era? Você acha que já está velho demais tomar atitudes que influenciem suas gerações futuras? 2. O que é necessário, com base no texto lido, para que nossas atitudes sejam aprovadas por Deus e sirvam de exemplo? O que podemos apreender com Jesus com relação ao próximo? 3. Como você acha que serão as gerações futuras, se todos se comportassem como você tem se comportado até agora? Que impacto isso causaria na sua Igreja?

TEMPO DE COMPARTILHAR

(10 minutos)

Aproveite esse tempo para orar pelos seus sementes.

TEMPO DE ORAR

(25 minutos)

Nosso Deus é um Deus presente e sempre presente, não importa a situação pela qual você está passando. Apresente a ele seus pedidos de oração, clame com fé, agradeça de coração as bênçãos já recebidas. “Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o Senhor, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desemparará.” (Deuteronômio 31.6). Roteirista: Wellington Martins

4

Ministério de Células

Roteiro 66 |

07 a 13 de outubro | 2012


Como tem sido minhas atitudes, as decisões que tenho tomado? Tenho buscado a Deus e tenho tomado atitudes que deixarão marcas positivas para as gerações que vêm depois de mim?

planejar Avaliando sua vida, quais são os maus hábitos que necessitam ser excluídos de sua rotina diária, e quais são os bons hábitos que necessitam se praticados para que seu exemplo seja positivo.

orar Querido Deus, capacita-me a buscar a Ti cada dia mais, para que o Teu Santo Espírito possa dirigir por completo minha vida e para que minhas atitudes reflitam Tua glória e Tua vontade sobre minha vida.

ROTEIRO DE CÉLULAS CÉLULAS

refletir

agir Não deixe para amanhã, comece hoje a mudar seu comportamento e atitudes. Sua vida e sua influência precisam ser positivas para que a presença de Cristo seja vista em você!

anotações: _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ para as crianças e juniores Lição: Semana 8 - Na corda bamba Texto Bíblico: Provérbios 25 a 27.1-8 Principio Bíblico: Aprender a viver de forma equilibrada

5


por Lilian Milani

Projeto

ABC VIDA

Noite Aberta A ABC Vida, por meio da participação dos membros das células da IBB com a arrecadação de alimentos, tem apoiado famílias em situação de vulnerabilidade social. A partir desse mês, visando fortalecer o trabalho de assistência social já realizado, ABC Vida e a IBB consolidam o desafio de acolher, discipular, multiplicar e promover o interesse mútuo, que é a geração de uma nova realidade para as pessoas, a sociedade e os povos. Dessa junção surgiu o Projeto Noite Aberta. O QUE É O NOITE ABERTA? Noite Aberta é uma oportunidade de trazer a comunidade IBB para atuar de forma mais efetiva nos projetos sociais da ABC Vida. A partir de agora a ONG manterá um horário semanal durante a noite para acolher as células que poderão, dentro do contexto de sua reunião semanal, entender melhor o Ministério de Compaixão e Justiça e como agir de forma pró-ativa no enfrentamento da pobreza como igreja. COMO FUNCIONA O NOITE ABERTA? A ABC Vida recepcionará as células previamente inscritas para fazer sua reunião. Durante a célula, os membros receberão informações que auxiliarão na orientação de como agir frente as demandas sociais que chegam até as células por meio de seus membros. Todos os participantes receberão uma cartilha com informações sobre como acessar serviços públicos gratuitos. QUAL O PROPÓSITO DO NOITE ABERTA? Enquanto ferramenta do Ministério de Compaixão e Justiça, a ABC Vida tem como finalidade divulgar seus projetos sociais a toda comunidade e a IBB buscando a promoção de uma rede assistencial com pessoas aptas a socorrer emergências sociais. Nesta oportunidade, as células também terão acesso para saber como são utilizados os recursos vindos de suas doações. ONDE E QUANDO ACONTECERÁ O NOITE ABERTA? A partir do dia 10 de outubro, todas as quartas-feiras, às 19h30, nas dependências da ABC Vida. COMO PARTICIPAR DO NOITE ABERTA? O líder de célula deve ligar e agendar sua data de reunião na ABC Vida.

6

Venha participar conosco, torne-se um agente de transformação da realidade vivida por nossos assistidos e descubra a força do impacto do amor de Deus sobre seu próximo por meio da sua vida. Para inscrever sua célula, entre em contato pelo email marcelo@abcvida.org.br ou pelos telefones (41) 3024-6155 e (41) 3263-3573.


7


Igreja Batista do Bacacheri

Uma igreja discipular

“Até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo” – Efésios 4.13


Visão Discipular: Como conhecer a Deus e crescer em maturidade? É isso que você vai encontrar nos cursos ligados à Linha Verde da família na página 5, nos cursos em formato de pequenos grupos na página 10 e também nos cursos em formato de Classes de Estudos Bíblicos (CEBs) para cada faixa etária, apresentados nas páginas 12 a 14. A terceira dimensão é a dimensão missional, que implica amar como Jesus amou, ministrando às pessoas integralmente com nossos dons e talentos. É o desafio de aprender a ser e a formar discípulos multiplicadores. Nesse aspecto, você vai encontrar o C.F.I. (Centro de Formação Integral), na página 18, que tem o objetivo de capacitar, formar e enviar, não somente a Curitiba mas também aos confins da terra, uma multidão desses discípulos multiplicadores, para que assim possamos cumprir o “ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado”. Creio que, ao ler essa revista, você não só encontrará os meios de conhecer a Deus e de crescer em maturidade, como também descobrirá oportunidades de servir em alguns dos ministérios da IBB. Que o Espírito Santo lhe conduza nessa “Linha de Crescimento” para glória do nome de Jesus.

PASTORAL

Creio que, se você começou a ler essa pastoral/editorial, é porque em você existe a sede por responder a pergunta do título. O próprio título traz a resposta para essa indagação, quando usa a expressão “Visão Discipular”. Mas o que é ser discipular? O que é caminhar com uma visão discipular? A palavra discipular vem do último mandamento de Jesus, registrado em Mateus 28.19: “Portanto ide, fazei discípulos...” Na perspectiva do discipulado de Jesus, ser discipular implica três dimensões. A primeira é a dimensão relacional. Não tem como sermos discipular se antes não formos relacionais. Quando temos um encontro com o Senhor Jesus, somos acolhidos por Ele e percebemos o Seu cuidado e desejo de se relacionar conosco. Isso nos impulsiona a nos relacionar com outras pessoas e a crescermos juntamente com elas como “companheiros de fé”. Aos poucos, nos tornamos discípulos e discipuladores em uma caminhada relacional. Essa é a primeira conexão que é apresentada na página 10, na Linha Verde Essencial: a conexão da família de fé, que tem sua expressão maior nas células (pequenos grupos) da IBB. É a partir daí que começamos a falar dos primeiros contatos com as verdades da Bíblia Sagrada. A segunda dimensão da visão discipular é a dimensão da aprendizagem, que não acontece em mão única, pois, à medida que “ensinamos a guardar” as coisas que Jesus ensinou, somos também ensinados pelas vivências de pequenos grupos. Na visão discipular, todos podem ministrar uns aos outros a Palavra de Deus.

Seu pastor e companheiro no Caminho,

Pr. Marcos Paulo Ferreira Ministério de Educação Cristã

9


Linha Verde

LINHA VERDE

essencial Conheça aqui como você pode dar os primeiros passos na linha educacional da Igreja Batista do Bacacheri.

CÉLULA 1. CONEXÃO FAMÍLIA DE FÉ A Palavra de Deus nos ensina sobre a necessidade de termos “uns aos outros” para crescermos na fé, sermos abençoados e abençoarmos outras pessoas. Participe de uma célula e procure ter um companheiro de fé. Esse é um passo fundamental no seu crescimento. PAI E MÃE NA FÉ 2. ESTAÇÃO SEMENTES Para você que recentemente entregou sua vida ao Senhor Jesus e ainda não é batizado, um membro de sua célula, por meio do estudo do livro Sementes, irá caminhar contigo nos primeiros passos da fé cristã, como pai/mãe na fé. COMPANHEIRO DE FÉ 3. ESTAÇÃO RAÍZES Para você que está chegando de outra igreja evangélica ou que já é membro da IBB, é fundamental o estudo do livro Raízes. Converse com seu líder de célula e ele escolherá alguém para caminhar contigo como companheiro de fé, usando esse material. RETIRO DE AVIVAMENTO 4. ESTAÇÃO CELEBRANDO A VIDA Você que já passou pela estação Sementes (novos membros), está estudando ou já estudou o Raízes, precisa participar desse encontro de avivamento. O Celebrando a Vida é um retiro de dois dias que com certeza marcará sua vida. O ideal é você ir junto com seu pai/mãe na fé ou companheiro de fé. CLASSES DE ESTUDO BÍBLICO 5. ESTAÇÃO CONHECENDO MINHA IGREJA Participe dessa classe e conheça a história, os ministérios e o funcionamento de nossa igreja.

6. ESTAÇÃO FRUTIFICAR Em construção.

CLASSES DE ESTUDO BÍBLICO

CLASSES DE ESTUDO BÍBLICO 7. CONEXÕES DE CRESCIMENTO CONTÍNUO NA PALAVRA A partir daqui você encontrará diversos cursos que propiciarão uma jornada de crescimento contínuo na Palavra de Deus, possibilitando que se torne um discípulo multiplicador.

10

Nas próximas páginas você encontrará como você e sua família podem crescer e frutificar para Glória do Nome do Senhor Jesus!


Linha Verde

da família CÉLULAS FAMÍLIA

Para que possamos ter famílias fortes e edificadas na Palavra de Deus, temos a Linha Verde Família, estações específicas que lhe ajudarão a edificar sua casa sobre “A Rocha”.

INTEGRAÇÃO DE CASAIS 1. CONEXÃO MIC Mensalmente, Pequenos Grupos se reúnem para buscar edificação mútua no seu casamento por meio dos princípios da Palavra de Deus. Se você ainda não está em um grupo, converse com seu líder ou supervisor de célula. CASAIS GRÁVIDOS 2. ESTAÇÃO PREPARANDO O NINHO Para os casais que estão se preparando para engravidar ou já estão grávidos. Nessa estação, juntamente com outros casais, vocês serão preparados para receber esse presente de Deus. Contato: vieira@ibb.org.br. ANO QUE SEU FILHO FAZ 2 ANOS 3. ESTAÇÃO ARRUMANDO O NINHO Para os casais que já receberam o seu bebê e agora, juntamente com outros casais, seguirão os conselhos da Palavra de Deus para arrumar o ninho. Contato: vieira@ibb.org.br

4. ESTAÇÃO EDUCANDO A MANEIRA DE DEUS ANO QUE SEU FILHO FAZ 3 ANOS Por meio de um Pequeno Grupo de Estudos (PGE) vocês, juntamente com outros casais, poderão fazer o curso “Educando Filhos à Maneira de Deus”, da Universidade da Família. ANO QUE SEU FILHO FAZ 8 ANOS 5. ESTAÇÃO TALMIDIM Talmidim quer dizer discípulo, aprendiz. Nessa estação pais e filhos serão preparados para fase da pré-adolescência. As abordagens irão desde as mudanças no corpo, o desafio de estabelecer limites antes da adolescência, sexualidade, até finanças. Tudo baseado em um profundo senso de vida discipular na família e na sociedade.

6. ESTAÇÃO ÁGUIAS DO SENHOR ANO QUE SEU FILHO FAZ 12 ANOS Essa é uma Classe de Estudos Bíblicos (CEBs) voltada para o preparo dos pais e dos filhos para a fase da adolescência. O momento de começar as primeiras lições de como alçar vôos mais altos durante essa fase tão importante da vida. ANO QUE SEU FILHO FAZ 15 ANOS 7. ESTAÇÃO BARBARAKAH Uma classe de estudos bíblicos (CEBs) voltada para o preparo dos pais e dos filhos para a fase das responsabilidades da vida adulta. O momento de começar a assumir mais responsabilidades e tomar decisões importantes que definirão a vida adulta.

11


Coordenação: Rodrigo Pirotti

ADULTOS

Adultos

Classes de Estudos Bíblicos As CEBs Adultos (Classes de Estudos Bíblicos) são direcionadas para o estudo doutrinário na Palavra, com o aprofundamento em um tema ou livro da Bíblia específico. As classes abordam temas diversos a cada ciclo, as aulas são expositivas e participativas, proporcionando espaço para crescimento teológico dentro do tema abordado. TEOLOGIA DO EVANGELHO Professor: Eliseu Pereira

Nesse curso é apresentado o evangelho e Reino de Deus; A pessoa e a obra de Jesus; Os nomes/títulos messiânicos de Jesus; O significado da morte e ressurreição de Jesus. VIVENDO EM CÉLULA Professor: Wellington Martins Vivendo em Célula é uma maneira de você conhecer, de forma prática, a bênção que é participar de uma família de fé dentro do corpo de Cristo que é a Igreja. As células têm sido a estratégia que Deus nos deu para alcançarmos vidas e fazermos mais discípulos do Mestre. As células proporcionam comunhão e cuidado, por meio do pastoreio mútuo, e ainda crescimento espiritual através do estímulo ao estudo da Palavra e à oração.

12


Coordenação: Soliana Tunon Helena

Crianças

“Guardei no coração a Tua Palavra para não pecar contra Ti.” (Salmo 119.11). Buscando maior excelência na ministração na vida das crianças e dos pais, o MIBB, em 2012, focou o estudo bíblico no horário das 9h00 da manhã. Assim pais e filhos estarão estudando a Bíblia no mesmo horário, possibilitando que as crianças registrem memórias da Escola Bíblica, como a principal escola na vida de uma pessoa.

INFANTIL

Classes de Estudo Bíblicos

TEMA: AÇÃO E REAÇÃO FAIXA ETÁRIA

SALAS

PROFESSORES

0 a 18 meses

Berçário – Belém

Hugo e Rose / Évelyn

Até 2 anos e 8 meses

Maternal – Jerusalém

Adriana 9h / Andreia

3 anos

Sala 5 - Efraim

Luciane 9h / Lucilene e Susan

4 anos

Sala 7 - Jerusalém

Allan

5 anos

Sala 9 - Caná

Xênia

6 anos

Sala 3 - Cafarnaum

Marcia

7 anos

Sala 6 - Samaria

Rosilaine e Juliano

8 anos

Sala 8 - Hebrom

Frederico

O período de transição será das 10h30 até às 10h45, quando as crianças, a partir de 4 anos, participarão do rodízio das salas. TEMPO LÚDICO À LUZ DA PALAVRA FAIXA ETÁRIA

SALAS

PROFESSORES

0 a 18 meses

Berçário – Belém

Adriana/Hugo e Rose

Até 2 anos e 9 meses

Maternal – Jerusalém

Adriana/Andréa

3 anos

Efraim

Luciane/ Luciline

Rodízio (todas as idades)

Brinkids

Roberta/Elaine/ Julia/ Lucilene/ Luciane

Rodízio (todas as idades)

Jogos On Line

Patricia / Felipe

Rodízio (todas as idades)

Cinema

Júlia/Jaqueline

CORO INFANTIL: Joyce, Karissa e Valny – 10h30

13


PRÉ-ADOLESCENTES

Coordenação: Pr. João Calos e Kátia Spieker

Pré-adolescentes Classes de Estudos Bíblicos

O JUBBA (Ministério de Juniores Batistas do Bacacheri) tem trabalhado para proporcionar aos juniores, pré-adolescentes com idade entre 9-12 anos, um ambiente de ministração e vivência da Palavra de Deus, para terem uma vida de temor ao Senhor e de conhecimento da obra redentora em Cristo Jesus, equipando-os para vencerem as tentações, perseguições e assim serem verdadeiros discípulos de Jesus. O fato de pais e filhos virem juntos à Escola Bíblica mostrará ao junior o valor do estudo da Palavra de Deus e reforçará, dentro da família, o princípio de que “amamos tanto a Palavra que saímos todos juntos para a Escola Bíblica”, assim como o participar de uma célula. Desta forma teremos a construção de famílias saudáveis e que realizam os sonhos de Deus onde vivem. As ações que acontecem nas salas devem continuar no lar, por meio da interação entre pais e filhos com o culto doméstico, vida devocional e o dia a dia de seus integrantes. A proposta é trabalhar em conjunto: família e igreja, pois se cada um fizer a sua parte construiremos homens e mulheres segundo o coração de Deus que certamente irão impactar esta geração. O período de vivência e aprendizado para os juniores durante a semana é assim dividido: DOMINGO | 09h - 10h30 FAIXA ETÁRIA

ESCOLA BÍBLICA PROFESSORES

LOCAL

Nascidos em 2000 - Águias do Senhor Salão Social - Sala 15

Alexandre e Gabriela

Nascidos 2001

Salão Social - Sala 1

Nilce

Nascidos 2002

Salão Social - Sala 3

Julio Zanluca

Nascidos 2003

Salão Social - Sala 2

Guilherme Monteiro

CULTO COM JUNIORES

DOMINGO | 10h45 - 12h15 FAIXA ETÁRIA

FACILITADOR

LOCAL

9 a 12 anos

Equipe JUBBA

Capela

SEXTA-FEIRA | 20h - 21h30

CÉLULAS COM JUNIORES - AÇÃO E REAÇÃO

FAIXA ETÁRIA

FACILITADOR - MENINOS

FACILITADOR - MENINAS

8-9 anos

Pr. João e Marcelo

Kátia Tortato

10 anos

Osmar Moreira

Joelma do Vale e Viviane Teodoro

Salas do Salão

11 anos

Guilherme Marques

Melanie Rebmann e Elisa Marques

Social IBB

12 anos

Guilherme Monteiro

Gilvania Bevilacqua

21h30 - 22h – Tempo Lúdico com brincadeiras e jogos de salão

14

LOCAL


Coordenação: Pr. André Tavares e Dayse Fontoura

Juventude

O ministério de juventude procura proporcionar ao adolescente e ao jovem oportunidades de ensino em diversos horários e dias da semana através de Pequenos Grupos de Estudos (PGE). No domingo temos as Classes de Estudos Bíblicos como segue abaixo:

JUVENTUDE

Adolescentes e jovens

REDE MAD Professor: Rodrigo Ferreira Tem como objetivo trazer o adolescente ao primeiro amor. Para isso, neste próximo semestre vamos trabalhar uma pequena visão panorâmica dos evangelhos, estudando alguns milagres e ações de Jesus para que eles se familiarizem e se lembrem do poder de Cristo. Trabalharemos também todo o livro de Atos, tema a tema para mostrar ao adolescente a pratica do amor a Palavra de Deus. BARBARAKAH 15 Professores: Claudia Nasser e Claudia Flórido Tem como objetivo levar o adolescente a ter um ano diferenciado com uma classe especial para transição para vida adulta. Juntamente com está classe para o adolescente os pais dos que fazem 15 anos são ministrados com os mesmo assuntos trabalhados para seus filhos BARBARAKAH 16 Professor: Ariane Chabaribery A classe do Barbarakah 16 anos tem como objetivo levar os adolescentes para uma visão mais ampla da palavra, o papel da igreja nas ações sociais e história da igreja. UNIVERSITÁRIOS Professor: Thiago Chabaribery A classe Universitários tem como objetivo de fazer com que os adolescentes venham a crescer na área de Apologética e Evangelismo. Fazer com que eles venham a ver que mesmo com faculdade é possível ter uma vida de intimidade com Deus defendendo sua fé e testemunhando através do evangelismo. REDES JOB I E JOB II Professor: Marianna Beduschi Por meio de mentoria, os jovens serão divididos em grupos de 08 pessoas, conduzido que auxiliará o grupo no estudo do livro “ A busca do Caráter” de Charles Swindoll. O objetivo destes grupos é dar ao jovem uma base bíblica, bem como um exemplo e auxilio (na figura de uma mentor mais experiente), para a transformação do caráter. 15


PEQUENOS GRUPOS

Coordenação: Pr. Marcos Paulo Ferreira

Pequenos Grupos de Estudo

Os Pequenos Grupos de Estudos (PGEs) são direcionados para o crescimento pessoal e familiar. Os PGEs geralmente nascem a partir das células e neles se consolida a visão Discipular e Relacional de nossa igreja. É no PGE que acontece o pastoreio mútuo em um nível mais profundo, ou seja, no nível da exortação da Palavra, da comunhão pela prestação de contas e da oração. Por isso, o ideal é que um PGE seja separado por sexo (somente homens ou somente mulheres) e que cada grupo tenha no máximo 8 pessoas. Para criar um PGE, procure o líder ou supervisor de sua célula. O líder entrará em contato com educacaocrista@ibb.org.br para providenciarmos material e suporte necessários. FOCO 2012 – SABEDORIA E VITÓRIA NA VIDA FINANCEIRA O colegiado da igreja entendeu a necessidade de, nesse ano de 2012, focar o crescimento das famílias no assunto finanças. O objetivo do Projeto Finanças é apoiar as famílias ou indivíduos para que administrem com sabedoria os recursos recebidos de Deus e assim experimentem a bênção da multiplicação. A ferramenta que utilizamos é o curso CROWN. Para participar, adquira o Kit Crown na Livraria da IBB e inscreva-se com Priscila Heringer – 9105-5632 – pho@ onda.com.br ESSENCIAL IBB Sementes – Para você que é recém convertido e quer se preparar para o batismo. Para esse curso alcançar seus objetivo na experiência de paternidade espiritual com novos convertidos, o ideal é fazê-lo no máximo com mais 2 pessoas. Raízes – Para todos os membros da IBB. CRESCIMENTO PESSOAL Retorno à santidade - Uma experiência de avivamento por meio da busca da santidade. Como desenvolver uma vida poderosa de oração - Uma experiência de avivamento com foco na oração. Conhecendo Deus e fazendo sua vontade - Conheça onde está o mover de Deus e coloque-se nele. A mente de Cristo – Transformando a maneira de pensar e agir à mente de Cristo.

16

CRESCIMENTO FAMILIAR Homem ao máximo – Identidade, responsabilidade e sucesso na vida pessoal e na família. Mulher única – Feminilidade, liberdade e integridade para mulher contemporânea. Educação de filhos à maneira de Deus – A fascinante jornada da educação à luz da Palavra. Alcançando o coração de seu adolescente – Preparando-se para os melhores anos na vida de pais e filhos. Finanças à luz da Bíblia – A obediência aos princípios bíblicos como verdadeiro caminho de sucesso pessoal, familiar e financeiro.


por Helena Carlos

cristã em ação

MULHERES

Mulher

Mulher Cristã em Ação (MCA) é uma organização missionária voltada para as mulheres, membros ou não de uma igreja, sem discriminação de idade ou estado civil. Por força da estrutura, a MCA tem o papel de organização-mãe das demais organizações da União Feminina Missionária Batista (UFMB) da igreja local. A proposta educacional da MCA viabiliza oportunidades para que a mulher cristã: - Amadureça espir itual, emocional e socialmente; - Tenha sua visão missionária ampliada, envolvendo-se em estudos, orações, ofertas e oportunidades de ação em prol da obra missionária; - Seja relevante e testemunhe de Cristo na sociedade; - Integre-se nos ministérios e atividades da igreja, da MCA e da denominação, aplicando os próprios dons, para uma ação efetiva no reino; - Comprometa-se com a sua própria educação cristã e missionária, bem como com a educação cristã e missionária das crianças, dos pré-adolescentes, adolescentes e jovens; e - Capacite-se para fortalecer a vida espiritual do seu lar, exercendo com sabedoria e influência a função de esposa e contribuindo para a formação do caráter cristão de seus filhos.

(extraído de “Proposta Educacional da UFMBB”)

17


Coordenação: Marina Cassapian e Elaine Oliveira

C.F.I. LIDERA

C.F.I. Lidera

Centro de Formação Integral O Centro de Formação Integral Lidera tem por proposta a formação de discípulos multiplicadores, preparando-os para desenvolverem uma caminhada cristã de fé e prática, crescendo e amadurecendo, de forma inteira, nas áreas dos três pilares sustentadores da missão da Igreja Batista do Bacacheri (IBB): ser relacional, ser discipular e ser missional. A metodologia adotada é andragógica e vivencial, oferecendo aos participantes a oportunidade de desenvolverem e aplicarem os conhecimentos adquiridos em sua vida pessoal para formar novos discípulos, descobrindo e desenvolvendo seus dons, talentos e ministérios. Dividido em quatro dimensões: básica, princípios e identidade cristã, teologia aplicada e liderança ministerial, está construído o currículo do CFI Lidera, distribuído em 16 módulos bimestrais de uma formação Base em dois anos e oito módulos bimestrais de Aprofundamento para o terceiro ano. PARTICIPE DAS TURMAS ABERTAS NESSE 4O BIMESTRE - O TRINÔMIO DA ORAÇÃO EFICAZ – Prof. Pr. Samuel Mitt – Domingo 17h ou 5ª feira 19h30 - EVANGELISMO COMO ESTILO DE VIDA – Prof. Coordenador: Pr. L. Roberto Silvado/ Prof. Discípulo: Alexandre Araújo – Domingo 9h ou 3ª feira 19h30

Mais informações e inscrições: www.ibb.org.br e cfi@ibb.org.br.

18


por Obreira Ariane Chabaribery

JUVENTUDE

A paz que excede todo entendimento “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” – Filipenses 4.6,7 É muito confortante saber que Deus está cuidando dos nossos sonhos e desejos. No nosso tempo de juventude é natural estarmos ansiosos, pois é um dos períodos mais decisivos de nossas vidas. Você já ficou preocupado e ansioso alguma vez? Estava lendo algumas reportagens sobre ansiedade e me chamou a atenção o motivo pelo qual alguns jovens e adolescentes nos dias atuais estão “esquentando a cabeça”. Foram descritas coisas como: espinhas no rosto, a briga com o espelho, a pressão da família em relação ao vestibular, o namoro, o trabalho, o querer ter e não poder, e entre outras coisas. Sem dúvida, a ansiedade tem sido um resultado em nossas vidas se olharmos para os problemas em vez de olharmos para Deus. Os crentes de Filipos não estavam vivendo num paraíso existencial. Eles viviam num mundo cercado de perigos, estavam enfrentando perseguições, corriam risco de perder seus bens e até a liberdade. Paulo estava na prisão quando escreveu para eles. Tenho acompanhado alguns adolescentes que não estão sabendo descansar no Senhor. Ao mesmo tempo em que entregam na mão de Deus, estão tentado resolver e antecipar algo em suas vidas. O texto de Filipenses nos dá o escape com relação à ansiedade, ele nos ensina a falar a Deus o que nos aflige. A Bíblia ensina a entregar tudo a Deus, pois no tempo certo, Ele mesmo irá resolver o que nos deixa tão ansiosos e preocupados. Paulo não escreveu esses princípios apenas como algo teórico. Ele experimentou tudo isso que nos ensinou. Ele estava no portão da morte. Estava caminhando para a guilhotina romana. Mas mesmo assim, ele estava livre de ansiedade. Sua mente e seu coração estavam guardados pela paz de Deus. Deus não mudou e Ele pode fazer o mesmo por nós.

19


COMPAIXÃO E JUSTIÇA

por Osmahir Pereira Rosa

20

Aquetai-vos, pois sabem que sou Deus Ao lembrar-me do evangelho em que Jesus, ao entrar em um barco com seus discípulos, rapidamente deita na proa e adormece, fico a pensar: como alguém entra em um barco, deita e imediatamente adormece? Certamente, Jesus trazia em seu corpo os resultados de uma caminhada, não aquela de minutos ou de poucas horas, mas um caminhar que passou por aldeias, montanhas e vales. Uma caminhada que era parte de sua vida pública, a ponto de levá-Lo à exaustão, justificando um adormecer de reposição. Esse adormecer me faz lembrar de quantas vezes nós do Grupo Farol, que ajudamos familiares de dependentes químicos a repousarem e a se recomporem de suas fadigas de sofrimento, temos a impressão de que Jesus está adormecido. Clamamos pela ajuda de Cristo, para que Ele acorde e nos salve de nossa angústia, para que realize o milagre de resgate de nosso filho, cônjuge, parente ou amigo especial, mas a impressão que temos é que Ele permanece inerte, adormecido. O que fazer? Desistir? Claro que não. O clamor dos discípulos acordou Jesus e Ele disse: homens de pouca fé, por acaso imaginaste que eu deixaria sequer um de vocês morrer? Tens alguma dúvida de que me importo com vocês, afinal, se alimento todos os menores no meu reino, que dirá de vós que sois tão importantes para mim? A nossa pouca credulidade nos leva a não clamar e ao desespero de nos sentir abandonados, mas a verdade é que Ele, embora pareça estar dormindo, na verdade não está. Tudo está sob Seu controle. A nós cabe clamar, orar e acreditar que, no tempo certo, Ele dirá ao vento e ao mar: aquietem-se! E eles imediatamente se aquietarão e o sussurrar de uma brisa será ouvida e os nossos queridos, como diz a Dona Heleninha, uma das coordenadoras do Grupo Farol, transformar-se-ão em milagres, pois tudo acontece pela ação do Espírito Santo Deus.


restaurante ibb

noite rosa A próxima será no dia 24 de outubro, quarta-feira, às 20h, com a palestrante Gina Alberti. Vamos comemorar os aniversários de setembro e outubro, convide suas amigas e venha comemorar conosco!

Em outubro, o Grupo Farol (Amor Exigente) que atende famílias de dependentes químicos, estudará o 10º princípio, que é a essência da família repousa na cooperação não só na convivência. Cooperação é a união de pessoas em volta de um trabalho para o bem de todos. Os encontros acontecem toda a quinta-feira, às 20h, na IBB.

IBB NEWS

Tenha um período de comunhão e saboreie uma deliciosa refeição. Cardápio: cupim na mostarda; supreme de frango à quatro queijos; virado paulista; tutu de feijão; batata a milanesa; vagem na manteiga; conchiglione de abobora; arroz mexicano; arroz branco; e feijão. Saladas e sobremesas diversas.

grupo farol

apresentação de bebês A próxima apresentação de bebês será no dia 14 de outubro, no culto da manhã. Mais informações (41) 3363-0327 ou emilyn@ibb.org.br.

21


Ministério Pastoral PASTOR EMÉRITO Pr. Avelino Ferreira PASTORES NA IBB Pr. L. Roberto Silvado Coordenador Geral | Missões Pr. Márcio Tunala Supervisão de Pastores Redes de Células | Adultos | Integração Pr. André Tavares Rede de Células Juventude (Adolescentes e Jovens) Pr. Francisco Cordeiro (China) Rede de Células | Infantil e Juniores Compaixão e Justiça Pr. Guilherme Falcão Aconselhamento Pr. Marcos Paulo Ferreira Rede de Células | Educação Cristã Pr. Renato Mendonça Rede de Células | Comunicação

MISSÕES LOCAIS NA IBB

Min. Samuel Vieira Barros Adoração e Artes

Pr. Bartolomeu C. Souza Supervisão de Células Missão Esperança Viva - Colombo

Pr. Silvanir Alves da Silva Rede de Células | Família

Sem. Joel Lima da Silva Supervisão de Células Missão PIB Bocaiúva do Sul

MINISTÉRIO AUXILIAR NA IBB Min. Sabrina Cardoso Artes

Ev. Rodrigo Otávio Geronasso Supervisão de Células Missão de Piraquara

OBREIROS NA IBB Ariane Chabaribery Coordenadora de Células da Juventude

Ev. João Batista Supervisão de Células Fazenda Rio Grande

Marianna Beduschi Coordenadora de Células da Juventude

CULTOS ÉTNICOS NA IBB

Rodrigo Dias de Souza Ministério de Células de Adultos

Pr. Jason John Butler (Interino) Igreja Internacional - Culto em Inglês

Rodrigo Ferreira Coordenador de Células da Juventude

Pr. Ederaldo Xavier Pontes Igreja Internacional - Culto em Italiano

Thiago Chabaribery Coordenador de Células da Juventude

Pr. Juan Carlos Nuñes Romero Igreja Internacional - Culto em Espanhol

Aniversariantes 07/10

Clodimar Lourenço Branco

10/10

Gabriel Kalil

07/10

Damaris Lima Dias

10/10

Miguel Augusto Motta

07/10

Oton Rafael Kael

10/10

Mara Lourdes P. Guimarães da Silva

07/10

Pedro Branco Kreuzer

10/10

Wenceslau Svoboda

07/10

Tânia Regina Sant’Anna Pinto

11/10

Annie Libert Bastos

07/10

Wilson Pereira dos Santos

11/10

Carlos Vinicio Coelho Guimarães

08/10

Nelson Cabral

11/10

Paulo César Trevisan

08/10

Carlos César Ferreira Franco

11/10

Raphael Suss Marques

08/10

Eder Saturno de Lemos

12/10

Ivaldo Ferreira de Araújo Junior

08/10

Ana Clara Klein

12/10

Nei Celso Fatuch

08/10

Alexandre Carlos Pereira Salviano

12/10

Pollyana Franquito da Silva Franco

08/10

Claudio Cezar dos Santos

12/10

Mauro Roberto Hanke

08/10

Rafael Saavedra Scacchetti

12/10

Iara Regina Merege de Mello

09/10

Mariana Borges Brandão

12/10

Renata Guimarães Vieira

09/10

Roselmira Ribeiro Damaceno

13/10

Gina Cavalcante Borralho

09/10

Rosane Evangelista R. França

13/10

Mirian Maria dos Santos Barriento

09/10

Francisco Sales Gomes Neto

13/10

Eros Hilbert Pugsley

09/10

Régia Neide Pinheiro Marco

13/10

Rita de Cássia Tudini

09/10

Andréa Gnone de Oliveira

09/10

Simone Cristina de França da Silva

09/10

Lúcia Helena Pinto Vesco

10/10

Sandro Alves da Cova

10/10

Jean Michel Fernandes de Souza

10/10

Gillyard Morvam Ferraz

APOIO:

Aniversariantes das nossas Missões 12/10

Jussara da Aparecida dos Santos (Missão em Piraquara)

IGREJA FILIADA:

CONVENÇÃO BATISTA PARANAENSE www.batistas.com

www.batistasparana.org.br


Livraria IBB SÉRIE ERA UMA VEZ NA BÍBLIA Quando a narrativa começa com o tradicional “era uma vez”, uma mágica acontece. O pastor, professor e escritor Israel Azevedo sabe bem disso. Principalmente durante a infância de sua filha. Foi dessa conexão e vivência que ele criou as primeiras narrativas dessa série. Seis volumes que retratam os mais conhecidos eventos do livro de Gênesis. Todos os livros foram ilustrados pela Ingrid Osternack, membro da IBB. PREÇO: R$ 9,90 (cada livro)

INFORMAÇÕES E ENCOMENDAS A Livraria da IBB abre aos sábados das 8h às 12h e no domingo antes e após os cultos. Mais informações pelo e-mail livraria@ibb.org.br ou pelos telefones (41) 8703-0770 e (41) 3363-0327.

Videoteca IBB DECISÃO DE UMA VIDA Com uma carreira em plena ascensão, Sarah Collins (Rebecca St. James) depara-se com uma escolha não apenas moral, mas também potencialmente mor tal para a sua carreira: uma gravidez não planejada. Dividida entre manter a vida que se desenvolve dentro dela e interromper a gestação por meio de um abor to, Sarah encontra uma estranha, a qual prevê que ela terá três visões que desafiarão seu coração. Com as pressões financeiras aumentando e a carreira dos seus sonhos em jogo, qual será a decisão de Sarah?


Programação IBB Quinta 20h - Culto de Cura e Libertação Sexta 20h - Encontro Juventude (Adolescentes) 20h - Encontro JUBBA (Juniores) Sábado 20h - Encontro Juventude (Jovens) Domingo 9h e 10h45 - Escola Bíblica Dinâmica 10h45 - Culto Manhã 17h e 19h15 - Culto Noite 17h e 19h15 - Culto (Campus Quatro Barras) (Temporariamente na IBB) Para saber mais sobre a nossa programação acesse o site www.ibb.org.br

Dízimos e Ofertas Deposite seus dízimos e ofertas nas contas da igreja e coloque o recibo de depósito no envelope durante o ofertório. Escolha a melhor opção: Agência 1551 C.C 05753-99 Agência 3702 C.C 00096-3 Agência 3510-6 C.C 25034-1 Agência 3127 C.C 4774-0 Agência 0372 C.C 825-5 | OP. 003 Se o seu dízimo ou oferta for em cheque, favor cruzar ou colocar nominal para Igreja Batista do Bacacheri (CNPJ: 76.042.126-0001/90). Dúvidas ou informações pelo e-mail dizimoeoferta@ibb.org.br.


Revista IBB - 07/10/2012 - Edição 145