EDIÇÃO N.005


SETEMBRO DE 2023

EDIÇÃO N.005
SETEMBRO DE 2023
SETEMBRO DOURADO
Profissionais da Saúde recebem palestra sobre Diagnóstico
Precoce no Câncer Infantojuvenil
Agradecemos a todos os doadores que apoiam à causa do câncer infantojuvenil. Cada contribuição é transformada em esperança de vida para as crianças e adolescentes assistidos por nossa instituição. Veja o que conseguimos realizar de janeiro a agosto com sua ajuda.
Olá, caro leitor(a)! Chegamos a mais uma edição da Campanha Setembro Dourado. Esse é o mês de conscientização sobre o Câncer Infantojuvenil. Nele, várias atividades foram realizadas para reforçar a importância da detecção rápida de sinais e sintomas, bem como o diagnóstico precoce.
Alinhado com a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc), a Campanha, em nosso estado, contou com a parceria da Sociedade de Pediatria de Sergipe (Sosepe); do Ministério Público de Sergipe (MPSE) e das Secretarias Municipal e Estadual da Saúde (SMS) e (SES).
Falar sobre câncer infantojuvenil é, sobretudo, falar sobre tempo. O câncer, nesta faixa etária, além de ser confundido com os sintomas de doenças comuns, desenvolve-se rapidamente. Logo, quanto antes diagnosticado, as chances de cura do paciente são maiores.
Nossas ações seguem durante todo ano, conscientizando a população sobre a importância do cuidado com as crianças e adolescentes.
O AMOR CURA!
FundadorePresidentedaAvosos
Seguindo com a programação do Setembro Dourado, mês de conscientização sobre o Câncer Infantojuvenil, profissionais da Saúde dos município de Aracaju participaram de uma palestra sobre a importância do Diagnóstico
Precoce Os encontros foram realizados nos dias 21 e 28 de setembro , na sede da Avosos.
O encontro teve como tema – “Câncer Infantojuvenil: quando suspeitar e como encaminhar” e foi ministrado pelo Oncohematologista Pediatra, Dr. Richer Mota, no auditório da instituição. A Campanha teve apoio institucional da Sociedade de Pediatria de Sergipe (Sosepe); do Ministério Público de Sergipe (MPSE) e das Secretarias Municipal e Estadual da Saúde (SMS) e (SES).
Geralmente, quanto maior é o atraso do diagnóstico, mais avançada é a doença, menores são as chances de cura e maiores serão as sequelas decorrentes do tratamento mais agressivo.
De acordo com o presidente Wilson Melo, observando a realidade da Avosos, nos últimos anos, podemos verificar no Banco de Dados, entre os anos de 2012 e 2020, que das 477 crianças e adolescentes com o diagnóstico de câncer, cadastrado na instituição, neste período, 47,6% (227) vieram a óbito. Desses casos, 59,0% (134), a morte ocorreu entre o 1° e 12° mês do cadastro, ou seja, antes de ter a possibilidade de concluir adequadamente o tratamento, fato relevante para se pensar em diagnóstico tardio
INFORMAÇÕES SOBRE O CÂNCER INFANTOJUVENIL NA RÁDIOAPERIPÊFM
Uma parceria com a Fundação de Cultura Aperipê de Sergipe (Funcap) proporcionou aos sergipanos informações sobre o diagnóstico precoce do Câncer Infantojuvenil. O programa Setembro Dourado foi veiculado na Rádio Aperipê FM (106,1Mhz).
O intuito do programa foi disseminar informações sobre os cuidados com sinais e sintomas do câncer na infância e adolescência. A atração teve quatro edições, com a participação de médicos, profissionais, mães e ex-assistidos da instituição.
A Campanha “Ação Infância e Vida” – promovida pelo Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil em parceria com a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) está arrecadando fundos para serem distribuídos às associadas, mediante aprovação de projeto, cujo escopo é contribuir com a tranquilidade e o conforto do paciente internado e de seu acompanhante, suprindo as necessidades de ambos com zelo e acolhimento.
Para realizar uma doação, acesse o aplicativo do Banco do Brasil, escanei o QRCode e finalize a doação.
A campanha é um dos grandes destaques do Setembro Dourado, mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil Além das doações, a Ação Infância e Vida prevê ações de voluntariado e a divulgação dos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil para o diagnóstico precoce da doença.
Outras informações podem ser obtidas através do contato (79) 3212-4700.
A Oficina da Primavera, realizada através do setor de Pedagogia, com participação dos voluntários, ofertou às mães e assistidos, oportunidade de aprendizagem em variadas técnicas, com criações de peças artesanais.
Os encontros trouxeram a criação de flores, borboletas e patch aplique. A ação faz parte das atividades multidisciplinares para assistidos e acompanhantes da Casa Tia Ruth de Apoio
A 6ª Mostra de Orquídeas, realizada através dos Orquidófilos Associados de Sergipe (Oase), arrecadou doações de leite em pó. Eles foram revertidos para as ações realizadas na Casa Tia Ruth de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer.
O evento ocorreu nos dias 22, 23 e 24 de setembro, contou com a participação dos voluntários e reuniu interessados no tema a adquirirem as peças que estavam à venda. Os visitantes que levaram o leite para doação participaram do sorteio de orquídeas.
Profissionais do município de Cumbe participaram de uma capacitação do Projeto Diagnóstico Precoce. A ação faz parte da programação do Setembro Dourado, mês de conscientização sobre o Câncer Infantojuvenil. O encontro foi realizado no dia 27 de setembro.
O encontro teve como propósito apresentar os sinais e sintomas mais frequentes em crianças e adolescentes. Além disso, reforçar a relevância do diagnóstico precoce e o encaminhamento imediato!
De acordo com dados do Inca, o Câncer Infantojuvenil é a principal causa de óbitos por doença na faixa de 1 até 19 anos. O Diagnóstico Precoce é uma das principais formas de intervenção que pode influenciar positivamente o prognóstico do câncer na criança e no adolescente.
No aplicativo do seu banco, na área pix, acesse ler QRCode e faça sua doação!