arte Cerâmica

Nascida na cidade de São Paulo em 1961 formou-se em Jornalismo pela UFES ,Vitória ES.
Desde a infância esteve em contato com cerâmica artística e industrial, visto que seus pais são ceramistas desde que nasceu.
Criadora de um desenho original e inconfundível, aliando cores alegres tropicais, as suas cerâmicas são únicas
Suas peças e painéis estão em várias cidades de países da Europa, Estados Unidos, Canadá e no Brasil em quase todos os estados.
Pintou um painel de 70m2, tombado pelo patrimônio histórico e que está situado no atual palácio do governo de estado do ES.
De 1986 a 2008 foi responsável pela elaboração artística da Lis Cerâmica em Araruama- RJ De 2009 a 2014 trabalhou no Estudio Vineli em Florianópolis-SC.
Com atelier em Cascais, Portugal, de 2014 a 2021 trabalhou no restauro de azulejos clássicos nas principais fachadas da cidade de Lisboa.
De volta a Vitoria ES, desde então trabalha em família no atelier Gres-arte em ceramica
Vitor M. Alves Francisco , luso-brasileiro, artista ceramista. Foi o responsável pela primeira fábrica de pisos esmaltados no Brasil (São Paulo 1957 - Cerâmica Bienal) , e depois em Portugal, também foi pioneiro em 1967 .
Criador de um forno de passagem rápida, foi inspiração para técnicos da hoje gigante fabricante de equipamentos industrias para cerâmica, italianos, que estudaram sua invenção.
Com uma produção diversificada (desde louça azulejaria, sanitários entre outras) Vitor Francisco trabalhou em 3 continentes. Fundou diversas empresas sempre com visão artística, em Massachussets, EUA, Mem Martins, Sintra e Cascais em Portugal e em São Paulo, Rio de Janeiro , Santa Catarina e Espírito Santo, no Brasil.
Sua história profissional, com capacidades técnicas desenvolvidas por estudos autodidáticos e empíricos são tão significativas quanto a sua inquietação artística e abordagem sensível que encanta com suas composições geométricas . Aos 86 anos trabalha diariamente com arte e ceramica.
Em frente ao Castelo de São Jorge em Lisboa, Fizemos as réplicas em cerâmica dos variados desenhos de azulejos para restauro deste importante espaço público coordenado pela Câmara Municipal de Lisboa
Painel da fachada da Escelsa (Palácio da Fonte Grande)
Centro de Vitória-ES.
Realizado em 1989 e tombado pelo Patrimônio Histórico
Projeto de azulejaria 3D desenvolvido especialmente para o cliente