__MAIN_TEXT__

Page 1

MAGAZINE Ano 23 • Edição 366

CAMINHÕES CUSTOMIZADOS ATENDIMENTO A NECESSIDADES ESPECÍFICAS DOS CLIENTES


EDITORIAL

Cada vez mais foco na demanda do cliente

Os sinais de retomada do crescimento econômico do Brasil continuam trazendo ânimo ao mercado. O segmento de caminhões é um espelho desse movimento. Mesmo que ainda modesto, haverá crescimento nas vendas este ano em comparação com o ano passado. E a expectativa é que 2018 seja ainda melhor. Todos os agentes desse segmento – fabricantes, concessionários, transportadores e prestadores de serviço – aguardam com grande expectativa que essa previsão se confirme. O que é bom para todos e para o País, afinal, caminhão rodando quer dizer que tem produção a ser transportada e que a roda da economia está girando. Independentemente de qualquer cenário, nossa Rede de Concessionários está preparada para atender a todas as necessidades dos clientes. Nós temos conhecimento amplo da realidade dos transportadores, afinal, já são mais de 60 anos de atendimento e assistência especializados. Estamos em todos os estados, com presença nas principais rotas de transporte e logística. E nossa Rede não deixa de investir em melhoria, como mostram a nova Ingá Veículos de Cambé, o novo posto de serviço da Rodobens em Novo Progresso no Pará e a certificação de Oficina de Alta Performance da Ribeirão Diesel, notícias nesta edição. Atender a cada demanda é também um desafio cada vez mais evidente na Mercedes-Benz. A customização de caminhões, nosso tema de capa, reforça esse compromisso e destaca excelentes resultados já alcançados. Isso é fruto da iniciativa As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve, que deu à marca muitos prêmios neste ano. Tive a honra de representar a Rede de Concessionários em duas dessas premiações, o “Best Truck” e o “Melhores do Ano 2018” do Jornal do Carro do Estadão, conforme destaca outra de nossas matérias. O foco no cliente é, portanto, parte fundamental da nossa missão, além de ser um importante diferencial da Rede e da marca no mercado brasileiro.

João Batista Saadi Presidente da Assobens

“Um cliente satisfeito é a melhor estratégia de negócios que existe” Michael LeBoeuf


ÍNDICE

5 0 09

Diretoria Executiva Assobens Presidente: João Batista L. P. Saadi 1º Vice-Presidente: Orozimar Valentim Fraga 2º Vice-Presidente: Rui Carlos Chitto 3º Vice-Presidente: Carlos Alberto da Fonseca Assobens Magazine Coordenação Assobens: Marco Antônio dos Santos e Marcia Morline Jornalista Responsável: Valmir Rodrigues MTB/SP 15.441 Edição, Redação e Projeto Gráfico: Top Design - Tânia Parreira Coordenador: Luiz Carlos Fabozzi Impressão e Acabamento: Stilgraf Tiragem: 6.000 exemplares ASSOBENS Av. Arnolfo Azevedo, 26 São Paulo - SP - Cep 01236-030 Fone: (11) 3673-3644 assobens@assobens.com.br www.assobens.org.br Novembro-Dezembro/2017

10 12 15 21 22 REDE

Cardiesel retoma parceria com a Empresa Gontijo

29

CAPA Mercedes-Benz customiza caminhões para os clientes

CAMINHÕES

SelecTrucks conta com terceira loja no País, em Curitiba

CAMINHÕES

Actros Série Especial homenageia os clássicos L-1111 e L-1113

ÔNIBUS

Novas tecnologias e serviços para a linha de ônibus

REDE

Ribeirão Diesel é certificada com Oficina de Alta Performance

REDE

Divena Diadema entrega 72 vans Sprinter para o serviço ATENDE

27

PEÇAS E SERVIÇOS

Marca é pioneira com seu Programa de Fidelidade e Recompensas

MARCO HISTÓRICO

Mercedes-Benz celebra a produção de 3.000.000 de motores no País


CAPA

O caminhão que o cliente pedir Mercedes-Benz customiza veículos para necessidades específicas

Caminhões customizados da Mercedes-Benz, atrações na Fenatran

Além de oferecer a mais completa linha de caminhões – dos leves aos extrapesados, para operações urbanas, rodoviárias e fora de estrada – a Mercedes-Benz também realiza customização de alguns modelos, a fim de atender a demandas específicas dos clientes. Para tanto, os modelos de linha recebem modificações e adequações de acordo com as características das atividades de transporte dos clientes, bem como dos locais onde esses veículos irão operar. Sob coordenação da área Custom Tailored Trucks (CTT), o trabalho de customização conta com o envolvimento de profissionais de Engenharia, Produção, Vendas, Marketing, Controlling e Peças & Serviços. Além disso, soma-se a participação dos próprios clientes e de outros parceiros, o que potencializa a geração de soluções desde o início do desenvolvimento.

Soluções ganharam destaque na Fenatran Na Fenatran deste ano, realizada em outubro na cidade de São Paulo, a Mercedes-Benz dedicou um espaço

especial, no estande e também no lado de fora do Pavilhão de Exposições, para apresentar vários caminhões customizados pelo CTT. Com isso, os visitantes puderam conhecer algumas das soluções criadas a partir de solicitações dos clientes. Entre os modelos expostos no evento estavam o Atego com Pacote Robustez, uma versão do Atego 1725 4x4 para exportação, um Atego 1719 Coletor de Lixo, um cavalo mecânico Axor 2544 com tração 8x2 para transporte de gases e líquidos e um Axor 1933 customizado para transporte de leite. Além de atender a necessidades individuais dos clientes, as soluções customizadas podem ser aplicadas a outras operações de transporte, ampliando o portfólio da Mercedes-Benz. Este é o caso da configuração do Pacote Robustez do Atego, criado a partir de uma solicitação da Via Lácteos para o transporte de leite, que também pode atender diversas outras atividades e regiões com o mesmo nível de eficiência, produtividade e rentabilidade, conquistando assim novos clientes.

5


CAPA

6

Pacote Robustez do Atego

Atego 1725 4x4 para exportação

Desenvolvido a partir de uma necessidade da Via Lácteos – que pediu um caminhão que colete o leite na fazenda, pegue a estrada e circule pelas vias urbanas – o Pacote Robustez do Atego revelou-se a solução ideal. Ele é indicado para operações em que o ângulo de entrada é fator importante para o transporte de cargas e prestação de serviços de apoio. Isso facilita a movimentação em canteiros de obra, mineração e fazendas ou em terrenos irregulares, permitindo a circulação sem grandes dificuldades. O parachoque frontal dividido em três partes é um importante destaque do Pacote Robustez. São duas ponteiras e uma parte central, produzidas em plástico de alta resistência. Isso facilita a manutenção e diminui os custos com trocas de peças. A nova posição da placa, mais à lateral, permite um prático acesso ao pino do cambão, quando essa operação de engate for necessária. A grade de proteção metálica dos faróis evita quebras constantes, bem típicas nas aplicações severas. A nova posição da luz de seta evita interferências que podem ocasionar eventuais quebras. O primeiro degrau metálico de acesso à cabina está posicionado acima da linha do parachoque, o que diminui quebras e interferências em pisos irregulares.

Outra solução gerada pelo CTT é o Atego 1725 4x4 para exportação, customizado para qualquer condição e terreno. Entre as adequações realizadas nesse caminhão de tração total incluem-se: tomada de força original da Mercedes-Benz na traseira do motor, escape vertical, pneus especiais 365/85 R 20 de uso militar e iluminação externa de emergência do tipo “giroflex”, conforme solicitado por clientes de diversos mercados. Serra Leoa e Emirados Árabes Unidos já importaram 40 unidades do Atego 1725 4x4 para diferentes aplicações. No continente africano, irão atuar na locomoção de mineiros, como também no transporte de água dentro das mineradoras, equipados com implementos tanques. No caso do país árabe, os modelos Atego serão utilizados pelo Ministério da Defesa para o transporte de tropas. Todos esses veículos passaram pelo CTT. Os modelos para os Emirados Árabes receberam escape vertical, pneus largos super single 365/85, para aumentar a eficiência nas operações fora de estrada, e pintura especial na cor areia para camuflagem. No caso dos veículos embarcados para Serra Leoa, objetivando o rápido início de sua operação na localidade, as unidades já foram exportadas com os implementos necessários para o transporte de pessoas, além de alguns modelos equipados com tanques. Esses caminhões também receberam pneus super single 365/85.


Atego 1719 coletor de lixo

915 E para carro-forte

O semipesado Atego 1719 para coleta de lixo permite o uso de compactadores de 15 metros cúbicos. Com novo eixo de 2 velocidades, mais robusto que a versão anterior, e entreeixos de 3.600 mm, essa versão do Atego 1719 vem equipada com o motor OM 924 de 4 cilindros com 185 cv de potência e 700 Nm de torque. O grande destaque do Atego para coleta de lixo é seu trem de força, o mais robusto do mercado. A embreagem de 395 mm oferece maior vida útil. Já a caixa de câmbio Mercedes-Benz G-60, com relação de primeira marcha de 9,2, e o eixo traseiro de alta capacidade de carga e de 2 velocidades, proporcionam ao veículo uma altíssima capacidade de subida. Além do desempenho e robustez, esse conjunto de trem de força garante baixa manutenção, maior disponibilidade do veículo e mais produtividade, com menor custo de manutenção e com baixo consumo de combustível, proporcionando mais economia. O Atego coletor de lixo já vem com alguns itens próprios da aplicação, como escape vertical, tomada de força no motor e suspensão com molas curtas, entre outros. Além disso, se caracteriza pelo chassi robusto sem emenda atrás da cabina, suspensão da cabina de quatro pontos para maior conforto e melhor isolamento de vibrações e absorção de impactos, freio a tambor com regulador automático de lonas e banco central na cabina para um segundo acompanhante.

A presença da Mercedes-Benz na frota da Prosegur é muito expressiva. Recentemente, esse cliente, empresa líder em segurança privada no Brasil, adquiriu 134 caminhões 915 E para renovação de sua frota de carrosfortes. O grande diferencial dessa venda é que o 915 E foi totalmente customizado pela Mercedes-Benz para atender às solicitações da Prosegur. O CTT procedeu 11 modificações no veículo original de fábrica. Entre as principais modificações incluem-se: mudança de entre-eixos de 4.500 mm para 3.150 mm; reposicionamento de componentes, especialmente tanque de ARLA e de combustível, além da adequação de chicotes elétricos, pneumáticos e de combustível; posicionamento da coluna de direção conforme a posição do cockpit desejada pelo cliente. O chassi foi totalmente customizado para as necessidades de um carro-forte, com blindagem 100% nível três, o que aumenta ainda mais segurança dos itens transportados e dos ocupantes. Essa expressiva venda para a Prosegur é resultado de um trabalho de parceria com o cliente, que indicou à Mercedes-Benz características e demandas específicas do transporte de valores, acompanhando todo o processo de adequação do 915 E para a aplicação como carro-forte. Além disso, o time do CTT também trabalhou sempre junto das implementadoras, a fim de assegurar que o caminhão chegasse à Prosegur com todas as modificações necessárias já realizadas dentro do nível de qualidade exigido pelo cliente.

7


PRODUÇÃO

Rumo à Indústria 4.0 Mercedes-Benz investe na modernização da fábrica de São Bernardo

A Mercedes-Benz do Brasil irá investir R$ 2,4 bilhões no País no período de cinco anos, entre 2018 e 2022. Este valor será destinado à continuidade da modernização das fábricas de caminhões e chassis de ônibus de São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG), seguindo o conceito de Indústria 4.0 e tornando as plantas brasileiras ainda mais competitivas e referência em todo o mundo. Nesse montante, está também a melhoria contínua dos veículos comerciais da marca e o desenvolvimento de novos produtos e de tecnologias em serviços e conectividade. “Este novo aporte tem como principal objetivo preparar a empresa para atender às demandas futuras dos clientes, garantindo rentabilidade aos seus negócios, seja por meio de produtos atualizados à realidade do transporte, de fábricas totalmente modernizadas e mais competitivas, como também através de novas tecnologias de serviços e de conectividade de última geração”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

8

Outros investimentos em andamento “Atualmente, está sendo aplicado um investimento de R$ 730 milhões até 2018 com foco na modernização das duas fábricas, sendo R$ 500 milhões em São Bernardo do Campo e R$ 230 na planta de Juiz de Fora (MG). Antes de concluir esse ciclo atual, a MercedesBenz se antecipa e já anuncia esse novo aporte, como forma de acompanhar as tendências do transporte e as solicitações dos clientes nos próximos anos”, completa Schiemer. Adicionalmente, mais R$ 70 milhões estão sendo investidos na construção do Campo de Provas de caminhões e ônibus na cidade de Iracemápolis (SP), que será inaugurado no 1º semestre de 2018 e será o maior e mais completo do Hemisfério Sul. “Com esses novos investimentos, a empresa se prepara para a esperada recuperação do mercado brasileiro que, apesar de ainda lenta e dos baixos volumes de vendas, tem forte potencial futuro para os negócios de veículos comerciais. Acreditamos também na evolução do mercado externo, que tem realizado renovação e ampliação de frota com produtos Mercedes-Benz fabricados no Brasil”, conclui Schiemer.

O novo investimento foi anunciado em coletiva de imprensa na Fenatran

Maquete da nova planta de São Bernardo do Campo


CAMINHÕES

SelecTrucks em Curitiba Nova loja de seminovos da Mercedes-Benz junto ao concessionário Savana

Reafirmando a confiança no crescimento de vendas no mercado de caminhões usados, a Mercedes-Benz expande sua atuação no segmento com a inauguração da terceira SelecTrucks no País, na cidade de Curitiba, Paraná. Com a pioneira loja de Mauá (Grande São Paulo), inaugurada em 2013 e, três anos depois, com a loja de Betim (Grande Belo Horizonte), a SelecTrucks se estabeleceu nos dois maiores mercados de usados do Brasil. Agora, inaugura sua nova loja na terceira praça. Curitiba é um polo de muita importância não só para o Paraná, como para toda a região e para a interligação do Sul com o Sudeste e Centro-Oeste. Por ali, circulam muitos caminhões pesados, especialmente os graneleiros que levam a soja e outros grãos para o Porto de Paranaguá. “A nova loja SelecTrucks está localizada na BR-101, no mesmo local que o Concessionário SAVANA, justamente numa das principais rotas de carretas graneleiras e de diversos outros tipos de cargas”, diz Ari de carvalho, diretor de Vendas & Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Por isso, este será um ponto de muitos negócios, o que reforça nossa atuação nesse segmento”. “O êxito de atuação da SelecTrucks e da parceria com os Concessionários nos motiva a projetar uma expansão ainda maior para outras regiões do Brasil, levando os negócios de seminovos para um maior número de clientes e estando mais perto de suas operações de transporte”, conclui Ari.

SelecTrucks aumenta as vendas de janeiro a setembro em cerca de 70% O ritmo de negócios da unidade de caminhões seminovos da Mercedes-Benz vem crescendo de forma importante. De janeiro a setembro deste ano, foram comercializados 620 caminhões, o que representa quase 70% mais veículos vendidos do que ao mesmo período de 2016. Em média, são 70 mil consultas por mês no site da SelecTrucks, que atualmente avalia mais de 100 caminhões por dia no Brasil inteiro. Os autônomos são a grande maioria dos compradores A empresa continua apostando no aumento de negócios com caminhões usados no Brasil, alternativa atrativa para os clientes na hora de adquirir um veículo zero km ou um seminovo para renovação de frota. Somente de janeiro a setembro deste ano, foram vendidos mais de 227 mil caminhões usados no País, o que significa 4% de crescimento em relação ao mesmo período de 2016.

A SelecTrucks envolve todas as marcas de caminhões, modelos e anos de fabricação

Ari: “Já vendemos cerca de 1.670 caminhões novos em negócios que envolveram a troca de usados”

9


CAMINHÕES

Homenagem a um campeão Actros Série Especial celebra um dos caminhões mais vendidos do Brasil A Mercedes-Benz resolveu juntar histórias de sucesso para homenagear os seus clientes e a Fenatran. Como resultado, a empresa lançou no evento o Actros Série Especial, uma edição limitada e exclusiva de 21 unidades do top de linha da marca que ganhou design retrô inspirado nos clássicos caminhões com cabinas semi-avançadas L-1111 e L-1113 das décadas de 1960 e 1970, os mais vendidos no Brasil em todos os tempos. “Somente os modelos L-1111 de 1964 e L-1113 de 1970, expoentes dessa linha clássica, tiveram juntos 240.000 unidades vendidas no País”, informa Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Esses caminhões, que se destacavam pela tradicional cabina semi-avançada arredondada, fazem parte da história do Brasil e dos meios de transporte de carga que impulsionaram o crescimento econômico do País. Os clientes e, especialmente, os motoristas eram apaixonados por esses caminhões. Por isso, o veículo no estilo retrô é uma homenagem aos clientes que iniciaram sua trajetória com esses modelos clássicos e alcançaram grande sucesso, caminho que é seguido agora pelo Actros”.

10

O Actros Série Especial com cabina Megaspace Segurança é único, exclusivo e está limitado a 21 unidades, sendo 15 cavalos mecânicos Actros 2651 6x4 e 6 unidades do Actros 2546 6x2. “Com essa série especial, fazemos uma homenagem aos clientes, os grandes responsáveis pelo desenvolvimento do Actros brasileiro”, ressalta Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Esse é o único extrapesado do mercado criado a partir das expectativas reais dos brasileiros”.

Design “retrô” do Actros Série Especial • Cabina com pintura externa em verde “retrô” • Chassi na cor vermelha clássica dos antigos caminhões da marca • Revestimento da cobertura do painel (cluster) em couro preto com costura verde • Tapete do painel em couro bege com borda verde • Tapete central do piso com borda de arremate em verde “retrô” • Revestimento interno das portas em couro bege

Esta série do Actros é exclusiva e limitada a 21 unidades


O clássico L-1111 com cabina semi-avançada arredondada

• Volante com aplicação de couro perfurado nas cores preto e bege • Manoplas de freio do caminhão e da carreta com aplicação de couro preto perfurado • Bancos de couro preto e partes centrais do assento e do encosto com tecido “retrô”, além de costura de acabamento na cor verde • Tecido da cama com aplicação de costura em forma de losango na cor verde “retrô” • Cortinas laterais e frontal em blackout no lado interno e na cor verde no lado externo • Fundo do painel de instrumentos na cor verde “retrô” • Faixas laterais exclusivas na cabina em bege • Faixas frontais na grade em bege • Adesivo alusivo à Serie Especial e 21ª Fenatran nas portas

Primeira unidade é da Fagundes A Fagundes Construção e Mineração, maior frotista de caminhões Actros no Brasil e um dos maiores do mundo, confirmou sua paixão pelo extrapesado top de linha da Mercedes-Benz. O cliente foi o primeiro a adquirir o Actros Série Especial, lançado na 21ª Fenatran. “Nós estamos muito satisfeitos com o Actros off-road nas nossas severas operações da mineração e da construção. Desde que chegou ao Brasil, em 2008, este caminhão sempre atendeu nossas demandas com relação a custos operacionais, durabilidade, disponibilidade e produtividade”, afirma José Fernando Fagundes, diretor comercial. “Tanto é que temos mais de 400 caminhões Actros 8x4 na frota, sendo que, recentemente, adquirimos 70 unidades para renovação. Por isso, assim que

Interior da cabina com detalhes retrô no design

vimos o Actros rodoviário retrô na Fenatran, imediatamente fizemos a opção de compra, o que demonstra nossa admiração por esse caminhão”. “Para nós é uma satisfação e uma alegria muito grande vender o primeiro Actros Série Especial para a Fagundes”, diz Philipp Schiemer. “Esse nosso parceiro de longa data reafirma, assim, a sua presença em momentos marcantes da nossa trajetória, afinal, o veículo comercial 2.000.0000 produzido pela Mercedes-Benz do Brasil foi justamente um Actros vendido à Fagundes em 2013”.

11


ÔNIBUS

Novas tecnologias e serviços Novidades otimizam os custos operacionais para os clientes

A Mercedes-Benz lançou recentemente novas tecnologias e novos serviços para sua linha de ônibus. Trata-se do EIS (sistema de desligamento automático do motor), do RKM (módulo de recuperação de energia elétrica) e dos Planos de Manutenção específicos para o segmento.

Desligamento automático do motor Toda a linha de chassis urbanos e rodoviários passa a ser equipada com o EIS (Engine Idle Shutdown). Se o ônibus está parado, porém com motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado, numa situação que perdure por um longo período – por exemplo, 4 minutos – sem que o motorista acelere o veículo ou acione o freio de serviço, o sistema entra em ação e automaticamente desliga o motor.

12

Esta é uma situação bastante comum em garagens, rodoviárias, terminais urbanos e pontos de parada. Nessas circunstâncias, o EIS entra em ação, proporcionando economia no consumo de combustível, além de reduzir as emissões de poluentes e de ruídos. Isso contribui para a conscientização do motorista quanto à necessidade de se desligar o motor se o veículo ficar parado por um tempo prolongado. A introdução dessa tecnologia atende a uma demanda crescente das empresas de transporte pela redução dos custos operacionais. A Mercedes-Benz está atenta às necessidades dos clientes, trazendo soluções eficientes e robustas. O sistema EIS, por exemplo, é utilizado com amplo sucesso em ônibus da marca na Europa.

Os superarticulados O 500 poderão ser equipados com o RKM


Recuperação de energia elétrica Recurso também utilizado nos ônibus Mercedes-Benz na Europa, o sistema de recuperação de energia elétrica RKM chega ao Brasil a partir de 2018, inicialmente para os chassis de ônibus articulados e superarticulados da linha O 500, bem como para os modelos O 500 U e M. O gerenciamento inteligente do RKM aproveita a reserva de capacidade de energia elétrica produzida pelos alternadores do veículo, principalmente nos momentos de desaceleração, e a armazena em potentes super capacitores, que atuam de modo autônomo. A energia elétrica armazenada é utilizada como fonte adicional durante os momentos de aceleração do ônibus. Com os super capacitores carregados, o RKM disponibiliza uma carga de energia elétrica que normalmente é fornecida pelos alternadores, que são acionados pelo motor do veículo. Ao liberar os alternadores dessa função, o sistema propicia uma economia no consumo de combustível. Nos testes realizados pela Engenharia de Desenvolvimento da empresa foram registradas economias médias de cerca de 2%. Os super capacitores são extremamente eficientes e funcionam com baixa tensão de 24 V. Uma grande vantagem na utilização dessa tecnologia é a rápida recarga desses super capacitores. Com isso, a energia elétrica armazenada pode ser aproveitada imediatamente por qualquer componente que consuma energia, de acordo com a operação do veículo. Entre as características mais importantes desta tecnologia inovadora também se destaca um benefício para

as baterias e os alternadores do veículo, com o prolongamento da vida útil desses componentes. E além da redução do consumo de combustível, o RKM assegura diminuição nas emissões de CO2 na atmosfera.

Planos de Manutenção para ônibus A modalidade “Basic Bus” oferece cobertura das manutenções preventivas, de acordo com o Plano de Revisões dos veículos Mercedes-Benz. Inclui óleos, fluídos e mão de obra para veículos zero km e usados, com opções de contrato de 1 a 5 anos. O plano “Select Bus” abrange a cobertura das manutenções preventivas, serviços corretivos do trem de força e socorro mecânico 24 horas via 0800 para os modelos que estão nesse programa. Também inclui peças, óleos, fluídos e mão de obra para veículos zero km, com opções de contrato de 3 a 5 anos. O plano “Complete Bus” cobre as manutenções preventivas, serviços corretivos do trem de força e troca de itens de desgaste conforme durabilidade das peças e socorro mecânico 24 horas via 0800 para os veículos deste programa. É dirigido a veículos zero km em contratos de 3 a 5 anos. Além de toda cobertura nacional da Rede de Concessionários, é possível incluir, sob condições específicas, o conceito de “Serviço Dedicado” em conjunto com a venda dos Planos de Manutenção. Neste caso, os clientes podem realizar as manutenções necessárias dentro de suas instalações. Este grande diferencial da marca aumenta ainda mais a conveniência e a disponibilidade dos ônibus da frota, além de prevenir eventuais custos e tempos adicionais.

O desligamento automático do motor está disponível para toda linha

Os planos de manutenção têm cobertura nacional da Rede de Concessionários

13


REDE

Ingá Veículos agora em Cambé Novas instalações para melhor atendimento a clientes de Londrina e região A INGÁ VEÍCULOS está de casa nova em Londrina, no Norte do Paraná. O Concessionário deixou sua antiga sede, dentro da cidade, e inaugurou novas e amplas instalações na Rod. PR 445, km 87, em Cambé, na Região Metropolitana. A localização em rodovia segue a tendência da Rede Mercedes-Benz de estar mais próxima da operação das empresas de transporte. Isso facilita o acesso ao Concessionário, agilizando o atendimento aos clientes da região e aos transportadores e motoristas de caminhões extrapesados que passam por ali, como os graneleiros que escoam a produção de grãos do Centro-Oeste para o Porto de Paranaguá. “Realizamos esse importante investimento porque acreditamos num tripé formado por um grupo consolidado, que é o caso da Ingá; marca excelente, como a Mercedes-Benz; e região muito forte, como a do Norte paranaense”, diz Alfredo Schöll, presidente do Grupo INGÁ VEÍCULOS. “Com as novas instalações, estamos fazendo muito bem a nossa parte. Investimos numa estrutura voltada a um atendimento cada vez melhor e mais ágil aos clientes”. A foto ao lado registra a presença de executivos no evento de inauguração. A partir da esq., Alfredo Schöll, presidente do Grupo Ingá Veículos; Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil; Martin Daum, membro do Board do Grupo Daimler AG e chefe mundial das divisões Daimler Trucks e Daimler Buses; Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina; Stefan Buchner, chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks; Alberto Giaretta, diretor comercial da Ingá Veículos; e Christian Schüler, presidente e CEO do Banco Mercedes-Benz do Brasil.

Foco no longo prazo “Nesse novo investimento não pensamos apenas no momento atual, mas especialmente no longo pra-

14

zo”, afirma o diretor comercial Alberto Giaretta. “Isso tem tudo a ver com nossa estratégia comercial. Estamos aptos a atender às demandas de agora dos nossos clientes, que devem crescer com a retomada econômica do País, mas já contamos com uma estrutura preparada para muitos anos, independente de oscilações da economia. Nosso foco é estar ao lado do cliente em todos os momentos e circunstâncias”. As novas instalações contam com cerca de 9.100 m² de área construída, numa área total de 96.800 m². A estrutura inclui 26 vagas na oficina mecânica, sendo 23 vagas passantes. Com isso, o cliente pode ingressar nas amplas vagas da recepção de serviço ou da oficina com seu caminhão, ônibus, comercial leve e até com uma carreta atrelada ao cavalo mecânico, como bitrem e treminhão. O Concessionário dispõe também de cabina de pintura de última geração, 9 vagas para funilaria e box para lavagem de veículos com água de reúso. Disponibiliza ainda cerca de 150 vagas de estacionamento para clientes e para atendimento de pós-venda, além de um pátio para mais de 100 caminhões com carretas. Oferece ainda uma área de descanso, lazer e apoio para os motoristas, com computador, acesso à internet, refeitório e TV. E como novidade aos clientes, passa a oferecer serviços de recapagem de pneus.

Executivos da Daimler, Mercedes-Benz do Brasil e Banco Mercedes-Benz na inauguração


REDE

Oficina da Ribeirão Diesel é de alta performance

Foto: Renato Lopes

No último dia 24 de novembro, a RIBEIRÃO DIESEL, Concessionário com atuação em Ribeirão Preto e Franca, SP, recebeu o título de Oficina de Alta Performance. Após um processo de implantação de melhorias, a certificação foi homologada pela Mercedes-Benz. Durante o processo de auditoria, alguns procedimentos foram levados em consideração, como agendamento e atendimento ao cliente, recepção, programa de treinamentos com consultores internos e externos, programas de distribuição de serviços e prazo de entrega, essenciais para a certificação.

A coordenadora da qualidade e do projeto OAP do Concessionário, Roberta Domeneghi, explica que o processo de alta performance foi realizado por meio de auto implantação, com um coordenador eleito pelos gestores e capacitado em treinamento na fábrica da Mercedes Benz em Campinas, SP. “Este profissional foi o responsável em implantar e aperfeiçoar os serviços com a equipe da oficina”, explica Roberta. “Além dos clientes contarem com a garantia na qualidade dos serviços prestados em uma oficina de alta performance, nossos colaboradores ficaram bastante satisfeitos com o reconhecimento”.

Satisfação com o reconhecimento da Mercedes-Benz

70 anos do Grupo Stéfani Com a força e a solidez de 11 empresas, o Grupo Stéfani Ribeirão Diesel, com forte atuação no Estado de São Paulo, comemora 70 anos em 2017. Para tanto, promoveu diversas ações e atividades internas, além de uma campanha publicitária regional na TV, rádio, outdoor, revista e mídia digital, com um ano de duração. O conceito central é a tradição e expertise operacional com base no tema “Os primeiros 70 anos de muitos outros”. “Com essa campanha, nossa ideia é mostrar a força e a resistência de um grupo que vem atuando em vários setores por quase um centenário, o que evidencia que continua estável e sempre inovando, com muitas novidades que ainda virão”, explica Ricardo Teixeira De Stéfani, diretor comercial.

A solidez do Grupo é destacada nos números: sua receita bruta de vendas deverá crescer aproximadamente 31% em 2017, comparando com 2016. Além disso, conta com o engajamento de uma equipe de cerca de 900 colaboradores, alguns com mais de 50 anos de atuação. O Grupo Stéfani Ribeirão Diesel foi fundado em 1947 e é hoje reconhecido por representar marcas automobilísticas de renome, além da forte atuação no mercado de pneus, corretora de seguros e filtros de água, este último exportado para mais de 45 países. Entre as 11 empresas incluem-se a RIBEIRÃO DIESEL (Ribeirão Preto e Franca) e a STÉFANI (Jaboticabal), Concessionários de veículos comerciais Mercedes-Benz, além da Stecar, revenda de automóveis da marca.

Comemoração mais do que merecida

15


ESSE É O NOME COM O QUAL A MERCEDES-BENZ BATIZOU UM DOS SEUS ÔNIBUS.

J E F F E R S O N A L V E S D A

A marca que todo mundo confia.

S I L V A


Pela vida. Escolha o trânsito seguro. D E S C U B R A

O

M O T I V O :

WW W.E U U S OEUCUIDO.COM .BR


NOTAS

Alarico Assumpção Júnior é reeleito na Fenabrave Em Assembleia Geral no dia 23 de novembro, os presidentes das associações de marcas filiadas à Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores reelegeram Alarico Assumpção Júnior para presidente da entidade no triênio 2018-2020, cargo que ocupou no período 2015-2017. O presidente reeleito agradeceu a renovação da confiança. “Reforço o meu comprometimento do último mandato, traçando, para a Fenabrave, pilares que têm por objetivo fortalecer e preparar o nosso setor para as mudanças

do mercado e, assim, continuar contribuindo para o crescimento econômico do País”, disse Alarico. Fazem parte da nova Diretoria Executiva da Fenabrave o 1º vice-presidente, Luiz Romero C. Farias, e o 2º vice-presidente, João Batista Simão, além dos vice-presidentes executivos Carlos Fernandes da Silva Porto, Luiz Carlos Bianchini, Marcelo Cyrino da Silva, Marcelo Nogueira Ferreira, Ricardo de Oliveira Lima e Sergio Dante Zonta. E como VP “Ad Hoc”: Glaucio José Geara, José Maurício Andreta Jr., Luciano Piana, Luiz Antonio Sebben, Samir Dahas Bittar e Waleska Cardoso.

Alarico (7º a partir da esq.) e a nova diretoria para o triênio 2018-2020

A tradição do presépio em Uberlândia

Desde 2003, a acionista Francisca Lessa vai a uma empresa do Grupo VDL montar o presépio itinerante de Natal, envolvendo os funcionários e despertando em todos um espírito de solidariedade, fraternidade e reflexão. Este ano, a UBERLÂNDIA CAMINHÕES E ÔNIBUS foi o Concessionário escolhido para receber este simbolismo de união do Grupo VDL. Várias pessoas colaboraram e, com um verdadeiro trabalho de equipe, o presépio ficou pronto para encantar os clientes e visitantes.

18

Na entrega do presépio, Francisca falou sobre as exigências do dia a dia e de como as rotinas envolvem as pessoas, a ponto delas reprimirem os sentimentos e atitudes importantes para uma boa convivência. Por fim, deixou uma mensagem sobre a doação de Cristo para o bem da humanidade, o que emocionou a todos. Sobrinha de Francisca, a artista plástica Katia mostrou criatividade admirável na montagem de tão especial presépio, que cresce em tamanho e em beleza com o passar dos anos.

A equipe de Uberlândia e as pequenas admiradoras do presépio


TECNOLOGIA

Daimler avança com veículos elétricos

Caminhões, ônibus e vans movidos a bateria ganham as ruas O Grupo Daimler avança com êxito no desenvolvimento e produção de caminhões, ônibus e vans movidos a energia elétrica. Esta solução alternativa ao diesel de petróleo ganha destaque em ônibus Mercedes-Benz da linha Citaro e na linha Vito na Europa, bem como nos caminhões leves FUSO eCanter nos EUA, Europa e Japão. O compromisso da Daimler com a viabilização técnica e comercial de veículos movidos a energia elétrica por bateria dá continuidade à forte liderança do Grupo no atendimento às demandas dos clientes, bem como aos desafios da mobilidade urbana e da sustentabilidade ambiental.

Ônibus de zero emissões A contagem regressiva para ônibus de zero emissões começou: em breve, a Mercedes-Benz iniciará a produção em série de um ônibus urbano com sistema de propulsão totalmente elétrico baseado no Citaro. Atualmente, os engenheiros estão realizando testes detalhados sob as mais severas condições.

O primeiro caminhão elétrico produzido em série Primeiro caminhão leve totalmente elétrico produzido em série no mundo, o FUSO eCanter começou a ser entregue neste ano aos clientes, nos EUA, Europa e Japão. Esta é a 3ª geração do veículo, que fez sua estreia no IAA de 2016.

Ônibus urbano Citaro, caminhão leve Canter e Vito – solução para as cidades

O eCanter elétrico com condução livre de emissões é uma alternativa economicamente atrativa ao motor diesel. Devido à eficiência rapidamente aprimorada da bateria, combinada com custos significativamente mais baixos, o veículo chega ao mercado a um preço competitivo.

Vito elétrico é lançado na Europa A Mercedes-Benz Vans planeja oferecer ao mercado todas as suas linhas de veículos comerciais leves com propulsão elétrica. O ponto de partida é o início das vendas do “eVito”, da categoria de vans médias, que já está disponível para encomenda na Europa. A Mercedes-Benz Vans apresentou sua estratégia de utilização de propulsão elétrica no Seminário “eDrive@ VANs” em Berlim, na Alemanha. O foco não está centrado somente no veículo elétrico, mas também na ampla solução tecnológica customizada para as necessidades comerciais do cliente, que se baseia em cinco pilares: solução completa, conhecimento do setor, rentabilidade, trabalho em parceria e transferência de tecnologia.

19


REDE

Rodobens em Novo Progresso A RODOBENS VEÍCULOS COMERCIAIS inaugurou um novo posto de serviço em Novo Progresso, no Pará, município cortado pela rodovia Cuiabá-Santarém, que deve beneficiar principalmente os caminhoneiros que passam pela região. No local, a empresa presta serviços mecânicos, revisões preventivas e corretivas, além da comercialização de peças e assistência 24 horas para caminhões Mercedes-Benz. Localizado na avenida Orival Prazeres, 1.009, o posto possui área de 2.700 m², com oficina para atendimento de caminhões leves a extrapesados, equipada

com ferramental moderno e estoque amplo de peças genuínas. “Estamos sempre atentos às oportunidades em diversos estados e o Pará tem se destacado como um dos mais promissores em termos de crescimento econômico e concentração de clientes. Com este novo posto de serviço, vamos atender desde o caminhoneiro autônomo até os grandes frotistas”, afirma Elvio Lupo, diretor da área de Varejo Automotivo da Rodobens. A empresa possui outros quatro concessionários no Pará: em Marabá, Ananindeua, Santarém e Parauapebas.

A oficina atende de caminhões leves a extrapesados

20 anos da Sprinter na Mallon

Pig Truck em Mafra e time reunido em União da Vitória

No dia 8 de novembro em Mafra (SC) e no dia 9 em União da Vitória (PR), o Concessionário VEÍCULOS MALLON realizou eventos com clientes para celebrar os 20 anos da Sprinter no Brasil. Eles foram organizados por Mayara Medeiros, da área de Marketing, com apoio das equipes de vendas. Em Mafra, a atração foi a presença do Pig Truck, que serviu deliciosos sanduíches aos convidados. “Esse food truck representou as diversas aplicações da Sprinter, tema do nosso bate papo com os clientes, quando fala-

20

mos também das mudanças e inovações dessa linha de veículos”, diz o gerente de vendas Clemente Castilhos. “Estamos mega satisfeitos com a Sprinter. Parece um carro para dirigir, é confortável em todos os aspectos. A nossa escolha foi no melhor”, destacou Gilberto Dea, proprietário do Pig Truck, em sua fala aos participantes. Em União da Vitória, o evento teve coquetel e entrega de duas Sprinter para a Prefeitura de Palmas e uma para a Bitur Turismo de Bituruna.


REDE

72 vans Sprinter para o ATENDE Divena Diadema entrega veículos para transporte especializado da SPTrans

A van de passageiros Sprinter amplia sua presença no programa ATENDE, da Prefeitura de São Paulo. Um lote de 72 unidades foi entregue pela DIVENA DIADEMA a empresas operadoras desse serviço de transporte porta a porta, que é coordenado pela SPTrans e oferecido gratuitamente pelo município a pessoas com necessidades especiais e dificuldade de locomoção. No final do mês de outubro, esse lote de vans Sprinter – que recebeu implementação especial de acordo com as características do ATENDE, com espaço para cadeiras de rodas e ar condicionado – foi entregue às empresas de transporte coletivo urbano TransWolff (29 unidades), Norte Buss (11) Allibus (7), A2 Transportes (6), MoveBuss (6), Pêssego Transportes (5), Auto Viação Transcap (4) e Spencer Transportes (4). “Esse foi um trabalho executado em parceria”, diz Élcio Machado Rodrigues, gerente comercial da DIVENA DIADEMA. “O veículo final é resultado da cooperação do nosso Concessionário com equipes da Mercedes-Benz, da implementadora, da SPTrans e da TransWolff, que representou as empresas prestadoras desse serviço”.

Padrão Sprinter está assegurado “O atendimento a pessoas com dificuldades de locomoção requer espaço adequado e cômodo no interior da van, tanto para elas, quanto para seus acompanhantes”, afirma Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil. “A partir dessa parceria, oferecemos um veículo que assegura essas condições e que vai além, garantindo também o elevado padrão de conforto e segurança da Sprinter que é reconhecido no mercado”. A Sprinter versão van de passageiros também se destaca no transporte especial porta a porta do ATENDE por sua agilidade no trânsito. “A facilidade de dirigibilidade e a excelente capacidade de arranque, retomada e subida, além das dimensões da porta, agilizam o embarque e desembarque de passageiros, otimizam o trabalho do motorista, que opera com tranquilidade mesmo no interior dos bairros”, diz Jefferson. “Isso contribui para a mobilidade urbana e para a eficiência da prestação de serviço especializado de transporte à população”. A solução completa oferecida às empresas de transporte do ATENDE envolveu os veículos, a operação de financiamento e o atendimento pós-venda.

As unidades já implementadas para as demandas do ATENDE

21


PEÇAS E SERVIÇOS

Programa de fidelidade e recompensas Mercedes-Benz é pioneira no segmento de veículos comerciais Mais uma vez de forma pioneira, a Mercedes-Benz é a primeira fabricante de veículos comerciais do País a lançar um programa de fidelidade e recompensas para clientes. Essa iniciativa é uma continuidade da campanha Mercedeiros de Verdade, que em pouco mais de três meses do lançamento do seu App, em agosto, já acumulava mais de 18.000 downloads. Após a fase da campanha – que irá até 31 de janeiro de 2018 e que envolve brindes instantâneos e cupons virtuais para sorteios dos caminhões Accelo e Actros e de dois veículos Vito –, os clientes da Mercedes-Benz do Brasil passam a contar com um programa de fidelidade e recompensas definitivo, de fábrica, inédito no segmento e de abrangência nacional, trazendo vantagens e recompensas para os participantes – seja para proprietários dos veículos, motoristas e os demais públicos que estão próximos da marca no dia a dia. O programa de fidelidade e recompensas da marca baseia-se num conceito já amplamente consolidado no mercado, como, por exemplo, nas milhagens de companhias aéreas e cartões de crédito. Assim, a cada R$ 1,00 gasto com peças e serviços, o frotista ou o autônomo ganhará 1 ponto. O acúmulo de pontos se torna uma grande vantagem para o cliente, que pode utilizar sua pontuação para obter descontos ou até mesmo isenção de pagamento em outras compras de peças e serviços nos Concessionários Mercedes-Benz no Brasil. “Um grande diferencial do programa de fidelidade e recompensas da marca é que os pontos conquistados têm validade de 5 anos, o maior do mercado”, destaca Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso dá ao cliente maior prazo e mais opção de escolha para utilizar a pontuação acumulada”.

Vantagens específicas para motoristas Além da pontuação que se acumula conforme as com-

22

Compra de peças e serviços nos Concessionários resulta em pontos aos clientes

pras de peças e serviços, o programa prevê também uma outra forma de recompensa, que são as chamadas “estrelas”, que premiam o relacionamento e a preferência pela marca. O motorista que leva o caminhão para realizar o serviço no concessionário, por exemplo, ganhará estrelas. Quanto mais estrelas ele acumular, mais vantagens poderá obter junto à Mercedes-Benz e também em parceiros estratégicos, obtendo descontos para produtos e serviços voltados para o seu negócio e também para a sua família, como celular, pneus, pedágio, combustível, frete, seguros, roupas, participação em eventos exclusivos promovidos pela Mercedes-Benz, entre outras vantagens. A cada interação com o App, os motoristas, além dos proprietários e dos gestores de frota e manutenção, ganham estrelas. Essa é uma forma de ampliar ainda mais os benefícios de quem escolhe um Mercedes-Benz. Isso será realizado por meio da plataforma do programa e ocorrerá sempre que os motoristas ou gestores participa-


rem de campanhas promocionais, eventos, pesquisas, enquetes, indicação de novos membros e compartilhamento de conteúdo nas redes sociais. Além disso, o participante poderá acumular estrelas sempre que realizar a manutenção em um Concessionário Mercedes-Benz no prazo previsto no manual do proprietário.

Parceria com o TruckPad “O acúmulo de estrelas poderá ser recompensado de forma muito vantajosa para o autônomo numa parceria que estabelecemos com o TruckPad, o aplicativo que liga o motorista à carga”, diz Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. “Conforme o volume de estrelas que venha a conquistar, ele será classificado como TruckPad Black, tendo prioridade nos fretes disponíveis, porque isso significa que fez as manutenções e revisões no Concessionário e utilizou peças e serviços da marca. Ou seja, quanto mais estrelas acumuladas, mais o participante tem benefícios que resultarão em maior poder de uso das recompensas. Inicialmente, a pontuação do programa de fidelidade e recompensas é válida para a compra de Peças Genuínas Mercedes-Benz de caminhões, ônibus e veículos comerciais leves (Sprinter e Vito), peças multimarcas Alliance Truck Parts, peças remanufaturadas Renov, lubrificantes genuínos, serviços de mão de obra realizados pelo Concessionário Mercedes-Benz e os serviços MercedesServiceCard, Fleetboard e Planos de Manutenção Mercedes-Benz.

Accelo é sorteado pelo “Mercedeiros de Verdade” A Mercedes-Benz anunciou que a Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL), cliente do Norte do Paraná, foi a ganhadora do primeiro caminhão sorteado no App “Mercedeiros de Verdade”. O veículo, um Accelo 1016, foi entregue simbolicamente no último dia 20 de outubro, num encontro realizado no estande da marca na Fenatran. Gildalmo de Mendonça, diretor geral da TCGL, e Paulo Barbosa da Silva, colaborador da operadora de transporte, receberam a chave do Accelo diretamente de Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, juntamente com executivos da empresa e da INGÁ VEÍCULOS. “É uma satisfação entregar o primeiro caminhão sorteado nessa campanha, que busca mais interação da Mercedes-Benz com nossos clientes, tanto frotistas, quanto motoristas”, afirma Philipp Schiemer. “Desejo sucesso à TCGL e uma total conectividade com a nossa marca”.

Entrega simbólica da chave do caminhão na Fenatran

23


NOTAS

Banco realiza primeiro contrato via Refrota O Ministério da Cidades aprovou a primeira operação do Banco Mercedes-Benz pelo Refrota, programa do Governo Federal que conta com recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e que tem como meta modernizar até 10% da frota de ônibus urbanos e metropolitanos do País. Primeira instituição financeira privada autorizada a operar nessa modalidade de crédito, o Banco fechou seu primeiro contrato com a Viação Piracicabana, de Brasília, DF. O negócio envolve R$ 8,3 milhões para financiar a compra de 25 veículos. Líder no segmento de financiamento de ônibus, o Banco Mercedes-Benz passou a oferecer, em agosto,

este produto que tem condições bastante atrativas. “A Mercedes-Benz é a marca líder de vendas no segmento de ônibus urbanos e nós somos o maior financiador de veículos da marca. Por isso, a inclusão do Refrota em nosso portfólio é fundamental para garantir as melhores opções de negócios para nossos clientes”, afirma o diretor comercial, Diego Marin. Além do Refrota, os clientes do Banco MercedesBenz também têm à disposição outras opções de financiamento, como Finame, CDC e Leasing, além dos produtos de seguros.

Refrota visa modernizar até 10% da frota de ônibus urbanos

Sprinter e Vito, a melhor compra Veículos se destacam pela qualidade, durabilidade, custo/benefício e baixo custo operacional

No ano em que completa 20 anos de mercado brasileiro, a Linha Sprinter tem mais um motivo para comemorar. Junto com o Vito, as vans da Mercedes-Benz garantiram as primeiras colocações no “Guia de Melhor Compra 2017”, organizado pela revista Quatro Rodas. Os veículos são avaliados pela desvalorização (AutoInforme), peças (Suiv), seguro (Bidu Corretora), e repa-

26

rabilidade (Cesvi), além do custo de revisões e avaliação da rede de assistência de cada marca. A Sprinter Van 415 conquistou o 1° lugar nas categorias 10 e 20 lugares, e garantiu o 2º lugar na categoria furgão com a Sprinter Street 313. O mais recente comercial leve da Mercedes-Benz, Vito Tourer 7+1, ficou em 2º lugar na categoria de até 10 passageiros.


ÔNIBUS

Cardiesel retoma parceria com a Gontijo No último dia 24 de outubro, a CARDIESEL, juntamente com executivos da Mercedes-Benz do Brasil, teve a honra de receber em seu Concessionário de Belo Horizonte, MG, a diretoria da Empresa Gontijo para a entrega do seu mais novo ônibus. O chassi O 500 RSD 6x2 foi configurado e encarroçado de acordo com o padrão do cliente. Abílio Gontijo, fundador da empresa, fez questão de estar presente para conferir pessoalmente todos

os detalhes do veículo. “Esta é uma atitude de quem mantém o comprometimento com o seu negócio e com seus clientes”, afirma Castelo Fraga, diretor comercial do Grupo VDL. “Foi um grande passo para retomada dessa parceria que promete muitos frutos. Agradecemos a Gontijo por confiar no nosso trabalho e permitir, novamente, que façamos parte dessa história de sucesso”.

O 500 para a CBB Num encontro realizado no final de outubro, no Espaço Mercedes, em sua fábrica de São Bernardo do Campo, SP, a Mercedes-Benz do Brasil entregou à CBB – Confederação Brasileira de Basketball, o novo ônibus oficial para uso pelos atletas e comissões técnicas das diversas categorias da modalidade. O modelo rodoviário O 500 RS, com customização especial na carroçaria, foi cedido em regime de comodato à entidade esportiva para uso até 31 de dezembro de 2019. O veículo foi entregue a Guy Peixoto, presi-

Abílio Gontijo fez questão de conhecer o O 500 RSD

O ônibus cedido pela Mercedes-Benz transporta atletas e comissões técnicas

dente da CBB, que estava acompanhado por atletas e diretores. “Com nosso ônibus rodoviário, os atletas da seleção brasileira de basquete terão alto padrão de qualidade, tecnologia, conforto e segurança durante os campeonatos na temporada”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Além disso, os veículos da marca se destacam por seus motores econômicos e pelo reduzido custo operacional”.

27


PRÊMIOS

A marca de caminhão mais desejada e lembrada Mercedes-Benz foi destaque em mais de 15 prêmios em 2017 Com base numa escolha de 1.500 motoristas de todo o Brasil, com votação pelo aplicativo TruckPad, o caminhão Mercedes-Benz é o mais desejado pelos profissionais do volante. Além disso, é a marca mais lembrada. Isso resultou na conquista de quatro troféus do prêmio “Melhores do Ano 2018” do Jornal do Carro do Estadão, que também apontou a Mercedes-Benz como a marca de caminhão que oferece menor preço de peças e serviços e a rede de concessionários que garante melhor qualidade, custo e rapidez no serviço prestado. “Além da aprovação dos motoristas, também ganhamos o reconhecimento dos jornalistas especializados nessa premiação do Jornal do Carro, que escolheram o Assistente Ativo de Frenagem (ABA) do nosso extrapesado Actros como o melhor dispositivo de segurança”, afirma Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “A conquista de cinco troféus, no total, nos deixa muito orgulhosos, mas saber que nossos produtos dão vantagens aos motoristas e também aos transportadores nos motiva ainda mais a continuar indo para as estradas e seguir ouvindo o que eles têm a nos dizer”.

Melhor montadora e outros troféus A Mercedes-Benz do Brasil também ganhou importante reconhecimento como montadora de veículos comerciais no Prêmio AutoData 2017. O prêmio aponta a preferência dos milhares de leitores da revista AutoData,

28

da Agência AutoData e dos participantes do Congresso AutoData Perspectivas. Este ano, foram mais de 7 mil votos registrados pela Agência. Já a Editora TranspoData anunciou os vencedores do prêmio Top Of Mind do Transporte 2017. A iniciativa reconheceu as empresas mais faladas e lembradas pelos empresários de transporte e pelos frotistas, que foram consultados durante a Fenatran 2017. Foram mais de 2 mil entrevistados, que responderam perguntas para as 16 categorias. A Mercedes-Benz foi Top Of Mind do Transporte 2017 em 5 categorias: caminhão leve (Accelo), caminhão médio (Atego), vans (Sprinter), rede de concessionários e melhor estande da Fenatran. Com essas conquistas, a Mercedes-Benz foi destaque em mais de 15 prêmios ao longo de 2017, com dezenas de troféus para a marca, seus produtos, a empresa e sua rede de concessionários. Entre eles, o “Folha Top of Mind 2017” como a marca de caminhão mais lembrada do Brasil e 13 troféus no “Best Truck 2018” do Grupo GG Mídia, que reúne as revistas O Carreteiro e Transporte Mundial e o programa de TV Pé na Estrada.

João Batista Saadi, presidente da Assobens (2º a partir da esq.) recebeu o prêmio do Jornal do Carro pela melhor rede de concessionários

13 troféus no Best Trucks, anunciado na Fenatran


MARCO HISTÓRICO

3.000.000 de motores brasileiros

A comemoração na própria linha de montagem na fábrica do ABC paulista

Mercedes-Benz celebra notável conquista de sua fábrica de São Bernardo No último mês de outubro, a Mercedes-Benz do Brasil alcançou o marco histórico de produção de 3 milhões de motores para caminhões e ônibus. Este número refere-se ao volume acumulado desde 1956, quando foi pioneira na fabricação do primeiro propulsor a diesel nacional. O motor que simboliza essa conquista é o pesado OM 457 LA, montado na planta de São Bernardo do Campo, SP, mesmo local onde foi produzida a primeira unidade, que equipava o clássico caminhão L-312, o “Torpedo”. “Nenhum outro fabricante de veículos comerciais chegou a esse volume de produção no País”, diz Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. De acordo com o executivo, também no que se refere ao desenvolvimento e produção de motores, a empresa tem papel relevante na consolidação do produto nacional e das indústrias do setor. “De forma pioneira, nossa marca introduziu o conceito diesel no Brasil, há 61 anos, quando inaugurou sua fábrica de caminhões e ônibus. Desde então, não parou de aprimorar seus produtos e de inovar, como fez quando lançou o primeiro motor eletrônico de veículos comerciais e introduziu a tecnologia BlueTec 5”, ressalta Philipp Schiemer. “Assim, sempre estivemos ao lado de quem transporta cargas e passageiros, ajudando as empresas a crescer e o País a se desenvolver”.

Os motores da marca são cada vez mais reconhecidos no mercado pela avançada tecnologia, robustez, durabilidade e compatibilidade ambiental. Isso é fruto do rigoroso processo de excelência e qualidade nas linhas de produção e da competência e determinação da equipe em entregar um produto que atende às expectativas dos clientes.

Motores chegam a cerca de 60 países Os motores da marca equipam caminhões de todos os segmentos, desde os leves e médios, passando pelos semipesados até os extrapesados. Também abrangem toda a linha de chassis de ônibus urbanos e rodoviários. Esses motores atendem o mercado brasileiro e equipam também veículos que são exportados para cerca de 60 países. A empresa também fornece motores a diesel a outras unidades do Grupo Daimler. A partir de agosto deste ano, passou a exportar o OM 460 Euro 3 para a planta alemã da Daimler em Wörth, na Alemanha, para utilização no caminhão rodoviário Actros e nos fora de estrada Arocs e Zetros. Esses veículos são exportados para mercados da África e Oriente Médio. Em 2013, a empresa passou a enviar motores médios OM 900 para a Daimler Buses de Monterrey, no México. Em 2001, efetuou as primeiras exportações de propulsores brasileiros, os pesados OM 400 para a Detroit Diesel, nos EUA.

29


ESTRADA Além dos cinemas, o documentário será exibido na GloboNews

Actros é estrela de cinema Documentário “Para Além da Curva da Estrada” retrata a vida dos motoristas

Ouvir as estradas e os motoristas já faz parte da rotina da Mercedes-Benz do Brasil e para fortalecer ainda mais esse posicionamento, a empresa patrocinou o documentário “Para Além da Curva da Estrada”. Com roteiro e direção de Guilherme Azevedo, o filme é uma produção da Avexi Filmes, com coprodução da Globo Filmes e GloboNews, e já foi premiado no Barcelona Film Festival, como melhor documentário do ano. A bordo de um caminhão Actros 2646, o personagem principal, o caminhoneiro Jorge Lisboa, percorreu o Brasil ouvindo histórias de motoristas apaixonados pela profissão e, principalmente, pelas estradas. O filme mostra com riqueza o universo das estradas brasileiras, sob o ponto de vista dos caminhoneiros. A paixão pelas estradas, a realidade dura e as histórias vividas nos milhares de quilômetros percorridos por esses profissionais são o enredo desse filme. Relatos emocionantes que mostram a diversidade plural de um país continental. Um filme atual, que retrata a realidade social e cultural dos dias de hoje do nosso Brasil.

30

“Este documentário retrata uma história ainda não muito conhecida pelo grande público. Foi muito gratificante apoiar esse projeto, que comprova a paixão dos motoristas, apesar das dificuldades enfrentadas ao longo do caminho”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

25 mil km percorridos “São 25 mil quilômetros resumidos em 75 minutos de filme, sempre a bordo do caminhão Actros e diversos depoimentos e situações que fazem parte do dia a dia da vida dos motoristas. Há mais de 60 anos, a marca está presente nas estradas do Brasil, por isso a importância de fazer parte de um projeto como esse”, completa Leoncini. Além da premiação espanhola, o filme concorre em outros cinco festivais na Europa, África e Estados Unidos. No primeiro trimestre de 2018, o documentário será exibido no canal GloboNews.


Profile for ASSOBENS

Assobens Magazine 366  

Assobens Magazine 366  

Advertisement