__MAIN_TEXT__

Page 1

MAGAZINE Ano 24 • Edição 372

O VALOR DE FAZER O BEM Concessionários da Rede Mercedes-Benz promovem ações sociais para contribuir com a comunidade


EDITORIAL

É tempo de fazer o bem Durante a vida, conhecemos diferentes pessoas e passamos por milhares de experiências. Mas já notou o que fica registrado em nossa memória com mais carinho? São os momentos marcantes e as pessoas que nos impactaram de alguma forma. O afeto, o auxílio e a atenção que você oferece a amigos e à sua comunidade são o que de mais especial você pode deixar para os outros. É o seu legado. E é sobre isso que falamos nesta edição da Assobens. Responsabilidade social não se trata apenas de organizar projetos sociais ou de caridade. É promover desenvolvimento e melhores condições à população de sua região, à comunidade em que você está inserido. Podemos fazer nossa parcela individualmente, com a família e também dentro das empresas. Alguns concessionários de nossa Rede compartilham exemplos de como atuar nesse sentido. São campanhas que podem facilmente ser aplicadas por empresas de todo o país. Vamos aproveitar este período de fim de ano para refletir sobre nossas conquistas e nossos desejos para o ciclo que se inicia. Mas também para olhar mais para o próximo e analisar de que maneira podemos fazer a diferença na vida do outro.

O degrau de uma escada não serve simplesmente para que alguém permaneça em cima dele, destina-se a sustentar o pé de um homem pelo tempo suficiente para que ele coloque o outro um pouco mais alto Thomas Henry Huxley

Boas festas!

João Batista Saadi Presidente da Assobens


ÍNDICE

05 06 10

Diretoria Executiva ASSOBENS Presidente: João Batista L. P. Saadi 1 Vice-Presidente: Orozimar Valentim Fraga 2 Vice-Presidente: Rui Carlos Chitto 2 Vice-Presidente: Carlos Alberto da Fonseca ASSOBENS Magazine Coordenação ASSOBENS: Marco Antônio dos Santos Marcia Morline Jornalista Responsável: Carolina Rodrigues Nahas MTB 62682 Impressão e Acabamento: Printi Tiragem: 6.000 exemplares ASSOBENS Av. Arnolfo Azevedo, 26 São Paulo - SP - CEP 01236-030 Fone: (11) 3673-3644 assobens@assobens.com.br Novembro-Dezembro/2018

16 18 19 20 23 24 25 26 28

INTERCÂMBIO REDE

Comissão de Vans da Assobens participa de reunião de alinhamento na fábrica da Argentina Cases de sucesso de vendas e pós-venda dos concessionários DVA, Imperial e Mecasul

CAPA Solidariedade: concessionários compartilham ações sociais realizadas para a comunidade

CAMINHÕES Lançamento do novo chassi 915 E para transporte de valores

MERCADO

Venda expressiva de 228 caminhões para a Ambev

VANS Rodobens Van Center e fábrica realizam evento de teste do ESP Adaptativo 9i®

ÔNIBUS

Empresas da região Sul investem em chassis Mercedes-Benz

PEÇAS & SERVIÇOS AO CLIENTE

Promoção Mercedes Club sorteia dois caminhões 0 km

ESTRADAS

Novidades da Placa Mercosul e CNH Digital

SEMINOVOS SelecTrucks de Betim completa dois anos

EVENTOS REDE EM AÇÃO

Circuito Ceasa, Festa do Caminhoneiro de São Marcos e mais ações que rolaram pelo Brasil Novidades, vendas e encontros promovidos pela Rede de Concessionários


INTERCÂMBIO

Comissão de Vans da Assobens se reúne com diretoria da Mercedes-Benz Argentina Encontro teve o objetivo de alinhar necessidades de produção do Brasil Nos últimos dias 24 e 25 de outubro, membros da Comissão de Vans da Assobens realizaram uma viagem à fábrica da Mercedes-Benz na Argentina. Lá, o grupo se reuniu com a diretoria e conferiu de perto a estrutura da planta responsável pela fabricação dos veículos Sprinter comercializados no Brasil.

“Com iniciativas como essa, a Unidade de Negócios Vans Brasil pretende estreitar cada vez mais o relacionamento e os debates sobre estratégia da Mercedes-Benz com a Rede de Concessionários, a fim de aproveitarmos ao máximo as oportunidades do mercado”, comenta Jefferson Ferrarez. Fábrica pioneira A Mercedes-Benz da Argentina foi inaugurada em 1951, sendo a primeira fábrica a ser instalada pela marca fora da Alemanha. Ao longo de sua história de produção no país, é responsável pela produção de mais de meio milhão de veículos, incluindo caminhões, chassis de ônibus, as vans Sprinter e Vito.

Pela Comissão, estiveram presentes o coordenador Roberto Francisco (Rio Diesel), Ricardo Viana (Rodobens Veículos Comerciais) e Roberto Bauer (Blu Star). Eles foram acompanhados de João Batista Saadi, presidente da Assobens; Marco Antonio dos Santos, gerente da Assobens; Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz; e do convidado Ronaldo de Oliveira (Minasmáquinas). “O principal objetivo dessa viagem foi alinhar com a equipe da Argentina as necessidades de produção de Sprinter para o Brasil”, explica João Batista Saadi. Nos dois dias de programação, o grupo teve reuniões com Roland Zey, CEO da Mercedes-Benz Argentina e Head de Vans América Latina; Peter Gierse, Head de Logística de Vans da Mercedes-Benz Argentina; Carlos Garcia, Diretor de Vendas Marketing e Head de Pós-Venda América Latina; e Dario Tavera, Gerente de Serviços de Vans América Latina. O roteiro também contemplou visita ao depósito de peças, aos departamentos de Garantia e Logística e à linha de produção.

O Brasil é o maior comprador de veículos da linha Sprinter produzidos pela Mercedes-Benz Argentina na planta de Virrey del Pino. “Em média, enviamos para o Brasil cerca de 9.000 unidades por ano”, afirma Roland Zey. “Nos 20 anos da Sprinter, já comercializamos cerca de 130.000 unidades para o Brasil, o que mostra como os clientes brasileiros reconhecem e têm grande preferência pelas vans, furgões e chassis da nossa marca”.

5


REDE

Ângelo Madeiras compra Axor 3344 e gestora aprova caminhão diretamente do volante Empresa familiar teve diversos veículos da marca durante os anos e caçula da família também se apaixonou por dirigir a estrela A empresa Ângelo Madeiras, de Nova Trento, cidade localizada a 80 km de Florianópolis (SC), atua principalmente no processamento de eucalipto e pinos, e atende o mercado de sua região com a produção de tábuas, vigas, pranchas, caibros e sarrafos. Familiar, a empresa teve início em meados da década de 70, quando recebia o nome de Indústria de Madeira São Paulo. O fundador foi José Brogni, que passou o comando da empresa ao filho Ângelo e à nora, Eliete. Após anos de trabalho, o casal transferiu os negócios aos filhos José Cláudio e Ana Cláudia, que hoje lideram a madeireira. Com uma grande demanda diária, a Ângelo Madeiras conta com um suporte essencial: a dos caminhões Mercedes-Benz adquiridos no showroom do Grupo DVA. "A marca faz parte de nossa história desde o princípio. Tivemos diversos modelos, que sempre atenderam nossas demandas, como os icônicos MB 1517, 1621, 2213, 2418, 2726, além do Accelo 1316", relembra Ana Cláudia Brogni. A mais nova aquisição foi um Axor 3344, comprado no ano passado na DVA Veículos.

"Ele superou minhas expectativas. Tem muita força e é perfeito para vencer os desafios de terrenos acidentados, participando desde o processo inicial, que é o transporte da matéria-prima do campo até a indústria, até o final, com a entrega dos produtos aos nossos clientes", conta a gestora.

Fascinada por caminhões desde a infância, Ana Cláudia lembra com nostalgia do passado, quando acompanhava os trajetos do pai, sempre no conforto de um Mercedes-Benz. "Minha paixão começou cedo, porém, minha experiência em dirigir veio somente aos 27 anos, com o incentivo de minha mãe e de meu irmão, que não mediram esforços para eu realizar o sonho de dominar este veículo pesado", conta a caçula da família. Hoje ela encara qualquer trajeto sempre bem acompanhada de um modelo Mercedes-Benz - que é certeiro até nas medidas. "Tudo ficou melhor quando tive em mãos o Axor 3344. Por eu ser baixinha, tive alguma dificuldade em me adaptar a outros caminhões, principalmente pela regulagem dos bancos. Já com esse modelo tenho total conforto no posicionamento certo, que me garante maior segurança em manobrar até nas estradas de terra", conclui a motorista orgulhosa, que continua desempenhando as duas funções na empresa: motorista e gestora. O responsável pela mais recente venda à Ângelo Madeiras foi o consultor de vendas Anderson Munzfeld. Ele conta que os anos de parceria com a marca e a qualidade do produto facilitam o momento de escolha do cliente. “Eles reconhecem a alta superioridade do produto Mercedes-Benz em relação aos concorrentes. Nosso veículo é muito forte – o Axor 3344 é robusto e oferece uma operação mais rentável, produtiva e confortável para o motorista”, destaca o vendedor.

6


REDE

Concessionário Posto Imperial recebe homologação de Oficina de Alta Performance (OAP) Com a novidade, concessão aumentou índices de agendamento, produtividade e faturamento O Posto Imperial, concessionário Mercedes-Benz com sede em Leopoldina (MG), acaba de receber a certificação como Oficina de Alta Performance (OAP). A OAP é um programa da fábrica criado com o objetivo de aplicar um padrão de processos de oficina na Rede de Concessionários. Ele atua na melhoria dos processos de atendimento, promovendo uma mudança comportamental na equipe e na padronização das atividades. A metodologia da OAP envolve atualizações em estrutura, equipe e processos, a fim de promover mais qualidade e agilidade nos serviços, desde o agendamento até a entrega. A iniciativa de aderir ao projeto veio da própria equipe do Posto Imperial, com suporte da diretoria. “Utilizamos o sistema de autoimplantação, com apoio e acompanhamento remoto da fábrica. O processo todo durou seis meses até a homologação”, conta Emerson de Almeida Freitas, gerente de serviços do concessionário.

O gerente conta que os principais pontos de melhora durante o processo foram controles de produtividade e eficiência, além da atenção ao CSI. "Com a OAP implementada na Imperial, conseguimos trazer ao cliente a satisfação e a garantia nos serviços de manutenção, além de aprimorar os nossos processos de oficina com mais previsibilidade e controle. Também passamos a poder contribuir com a fábrica ao registrar uma base de dados aprimorada para atender as exigências do mercado", explica Emerson Freitas. De acordo com o gerente, após a certificação, o concessionário identificou melhorias nos índices de agendamento, produtividade e faturamento. “Nossa produtividade passou de 46% em janeiro para 88% em outubro. Apesar de quase metade de nossos atendimentos serem de clientes passantes, conseguimos evoluir nosso agendamento de 5% no começo para 21% em setembro. Além disso, tivemos um aumento de 46% no ticket médio, comparando o início do ano com o fechamento de setembro”, detalha Emerson.

OAP na Rede de Concessionários Atualmente, 69 concessionários Mercedes-Benz já foram homologados como OAP e outros 24 estão em processo de certificação. A meta é que um total de 75 concessionários da Rede estejam homologados até o fim deste ano.

7


REDE

Mecasul vende quatro caminhões para Transportadora Roncen em 2018

>>>>>>>>>>>>>>>> Cliente do segmento cegonheiro têm história de 50 anos com a Mercedes-Benz

A Transportadora Roncen, de Caxias do Sul (RS), foi uma das pioneiras no segmento de transporte de veículos novos na região. A empresa foi fundada em 1973 por Nelson Roncen, que comanda a transportadora junto com a esposa Teresinha e os filhos Anderson e Maicon. Durante esses 45 anos, a Roncen investiu diversas vezes em veículos Mercedes-Benz. Na verdade, antes mesmo de fundar a própria empresa, o proprietário já havia iniciado no mundo das estradas com caminhões da marca. Este ano, a Roncen voltou a investir em caminhões Mercedes-Benz para o segmento cegonheiro. Foram quatro novas unidades: dois Axor 2041 entregues em janeiro e outros dois entregues no último mês de agosto. Atualmente a frota é composta em sua grande maioria por caminhões da marca Mercedes Benz.

8

>>>>>>>>>

1973


REDE “Eles são nossos clientes há mais de 40 anos. O proprietário iniciou a carreira com caminhões da marca, então criou uma afinidade”, conta Luciano Maciel, consultor de vendas da Mecasul, que atende a empresa. “Ele optou pelo 2041 pois é o modelo ideal, com entre-eixos curto, para receber a carreta do tamanho 22,4 m, além das outras vantagens de nossa linha Axor”, detalha o vendedor.

História de amor com a estrela Nelson Roncen começou a carreira com um Mercedes-Benz. Durante alguns anos ele trabalhou como motorista de transportadoras cegonheiras e enfrentava estradas muito complicadas na época, mas sempre com o apoio de um Mercedes-Benz. “Trabalhei como autônomo com o caminhão Mercedes 321. Em 1973, fundei a Transportadora Roncen Ltda., adquirindo um Mercedes-Benz modelo 1111, depois um 1113 e sempre continuei com a marca fazendo parte da minha frota”, lembra Nelson Roncen, fundador e diretor da empresa.

Apesar da dificuldade enfrentada nas estradas naquela época, Nelson foi persistente no trabalho. “Na época outras empresas não gostavam de fazer esse tipo de transporte, porque as estradas eram muito ruins. Mas evoluímos com muito trabalho, honestidade e sacrifício. Lutamos bastante”, diz. Os caminhões rodam de São Paulo ao Rio Grande do Sul e alguns também têm rota até a Bahia. “Caminhão cegonheiro precisa ser econômico, ter alta durabilidade de peças e baixo custo de manutenção. Notamos que os novos Axor estão bastante econômicos, o banco do motorista melhorou bastante e destacamos também a suspensão a ar. A princípio os novos modelos estão ótimos”, conta Anderson Roncen, gerente operacional da transportadora.

Ao longo dos anos, a empresa adquiriu diversos modelos MercedesBenz, como o 1313, 1513, 1519, 1618, LS 1938, 1938 S e, atualmente, a linha Axor. Depois de começar na vida de boleia com um MercedesBenz, Nelson não esquece o relacionamento com a marca. “A estrela brilhou para mim desde o início. Sempre gostei de Mercedes-Benz. Esses quatros novos caminhões que compramos agora estão com a média muito melhor. Essa paixão nunca vai sair de mim, nunca vamos deixar essa estrela parar de brilhar”, destaca o cliente.

Os veículos sempre passam por serviços no concessionário. “O pós-venda é na Mecasul, lá é nota 10. O atendimento é sempre bom, são atenciosos e resolvem os problemas rapidamente”, complementa Maicon Roncen, supervisor operacional da empresa.

>>>>>>>>>

2018

9


CAPA Há diversas maneiras de atuar nesse sentido: projetos sociais, de educação, esportes, meio ambiente e cultura. A seguir, vamos compartilhar os casos de alguns concessionários Mercedes-Benz que adotam essa postura. MECASUL – Nova Santa Rita (RS) O concessionário Mecasul de Nova Santa Rita (RS) realizou duas ações de destaque neste ano. Uma delas colaborou com a instituição APAPNE - Associação de Pais e Amigos dos Portadores de Necessidades Especiais. Durante os meses de agosto e setembro, os colaboradores do concessionário juntaram mais de 9.200 lacres e tampinhas de garrafas. Os itens foram doados à Associação em outubro, que consegue vender o material para arrecadação de fundos.

O VALOR DE FAZER O BEM Concessionários realizam ações sociais para contribuir com a comunidade Em época de fim de ano, é muito comum vermos notícias sobre campanhas de solidariedade, doações e ações sociais. Mas é importante lembrar que a responsabilidade social de empresas e pessoas é algo a ser praticado durante todo o ano.

A outra campanha auxiliou o MANSARI - Movimento Assistencial de Nova Santa Rita, instituição que ajuda pessoas e crianças carentes da cidade e região. “Todos colaboraram, trazendo roupas, alimentos, brinquedos, etc., que separamos ao lado do balcão de recepção”, conta Luciana Weschenfelder, responsável pelas iniciativas sociais na Mecasul.

Uma empresa que tem responsabilidade social compreende que seu papel na sociedade vai além da geração de negócios – ela se compromete a trazer desenvolvimento também para a comunidade a que pertence. Sabe aquela história de que “gentileza gera gentileza”? É isso que acontece quando empresas e pessoas em geral se dedicam a uma causa. Quando uma companhia incorpora a cultura social em sua equipe, ela passa a difundir esse comportamento ao seu redor.

10

Essa ação arrecadou 343 peças de agasalhos, 153 brinquedos e 43 quilos de alimento não perecível, que foram doados à entidade também no último mês de outubro.


CAPA Atualmente o concessionário está envolvido em mais uma campanha – o Natal Solidário, que recolherá mais doações até 14 de dezembro. “Essas ações demostram aos colaboradores e participantes que a Mecasul está conectada com a comunidade e que pequenos gestos amenizam o sofrimento de muitas pessoas. A equipe motivou-se desde o primeiro dia, era contagiante ver as pilhas de roupas, brinquedos e alimentos sendo coletados. Na comunidade, a Mecasul desponta como uma empresa que todos querem fazer parte, pois enxergam que zelamos pela honestidade e transparência em nossos negócios, responsabilidade ambiental e com o bem-estar do próximo”, comemora Marcos Roberto Nunes Flores, supervisor de peças da Mecasul de Nova Santa Rita e um dos participantes das campanhas. RODOBENS O Instituto Rodobens realizou uma ação especial este ano – o “Vista Esta Ideia”, que contou com a colaboração das concessionárias de veículos comerciais de Curitiba (PR), Jaboatão dos Guararapes (PE), Ji-Paraná (RO) e Salvador (BA), além de outras empresas do Grupo. A campanha teve como objetivo arrecadar peças de roupas, sapatos, cobertores e acessórios para doação a 10 instituições espalhadas pelo país e aquecer o inverno dos mais necessitados. Entre os meses de junho e julho, foram coletados mais de 1.300 itens e as entregas foram realizadas por profissionais voluntários.

Confira abaixo as entidades beneficiadas com a ação:

................................................................... Ÿ

Abrigo Cristo Redentor – Jaboatão dos Guararapes (PE)

Ÿ

Asilo Schmitt – Rio Preto (SP)

................................................................... ................................................................... Ÿ Ÿ

“Esta foi mais uma iniciativa do Instituto Rodobens em promover ações sociais que mobilizem nossos profissionais a contribuir com as comunidades em que estamos inseridos”, enfatiza Aline Panza, gerente de Marketing da Rodobens.

Fundação JiCred – Ji-Paraná (RO)

................................................................... Igreja Batista Internacional - Porto Velho (RO)

................................................................... Ÿ

LAEC – Lar Amor, Luz e Esperança da Criança –São Paulo (SP)

................................................................... Ÿ

Lar São Vicente de Paulo – Curitiba (PR)

................................................................... Ÿ

Lar São Vicente de Paulo – Rio Preto (SP)

................................................................... Ÿ

Mãezinha do Céu – Sorriso (MT)

................................................................... Ÿ

Projeto Semear – Salvador (BA)

................................................................... Ÿ

Santuário da Saúde e da Paz - Igreja Padre Eustáquio – Belo Horizonte (MG)

O Instituto Rodobens atua também com projetos de apoio educacional para colaboradores da empresa, de capacitação para pessoas com deficiência, entre outras ações sociais de suporte à comunidade.

11


CAPA MIRIAM – Rio de Janeiro (RJ)

CEARÁ DIESEL

O concessionário Miriam, do Rio de Janeiro, também assumiu o compromisso de contribuir para melhorar a comunidade ao redor. A empresa realiza campanhas diversas ao longo do ano. Desde 2014, foram mais de 2.200 itens doados.

Uma das instituições auxiliadas pela Ceará Diesel é a Lar Amigos de Jesus, de Fortaleza (CE), que atende entre 200 e 250 crianças por mês. A ONG funciona como uma casa de apoio para crianças do Norte e do Nordeste que passam por problemas graves de saúde (90% dos atendidos têm câncer).

A concessão aproveita datas comemorativas para organizar as campanhas e auxiliar públicos diversos.

Confira algumas das mais recentes ações de arrecadação:

................................................................... Ÿ

Carnaval: sapatos para a ala das crianças do GRES Boca de Siri;

................................................................... Ÿ

Páscoa: caixas de bombom para a Comunidade Roquete Pinto;

................................................................... Ÿ

Dia das Mães: doação de eletroportáteis, como ferro de passar, grill e etc. para a mesma comunidade;

................................................................... Ÿ

Dia das Crianças: brinquedos para as crianças da Comunidade Roquete Pinto;

................................................................... Ÿ

Natal: a concessão já está programando a doação de cestas básicas para distribuir para o mesmo público.

“Além das doações mencionadas acima, todo ano arrecadamos alimentos para entrega a alguma organização. No ano passado, nossos colaboradores doaram alimentos para a Creche Recanto Criança Feliz, que atende crianças carentes de até quatro anos da região”, conta Elisa Botelho, encarregada de marketing da Miriam.

Desde 2017, o concessionário passou a recolher notas fiscais e doá-las à entidade. Uma iniciativa do estado do Ceará paga à ONG 0,5% do valor dessas notas fiscais doadas (com valores de NF a partir de R$ 15,00). “Com essas doações de notas fiscais, juntamos dinheiro para comprar uma Sprinter 313. O veículo é utilizado para transportar as crianças aos hospitais e para atividades de lazer”, conta Sandra Barbosa, diretora administrativa do Lar Amigos de Jesus. Outra ação que movimentou a Ceará Diesel nos últimos dois anos foi um bingo solidário. Grande parte dos colaboradores participou e contribuiu para a arrecadação de alimentos e de produtos de limpeza para doação a um abrigo de crianças carentes na região.

“A Ceará Diesel compreende a importância de unir a equipe para dar mais suporte à nossa comunidade. Com pequenas ações, conseguimos promover uma enorme diferença na vida de quem precisa. Além disso, não há sensação melhor do que provocar sorrisos em outras pessoas”, comenta Kleber Magalhães, diretor comercial do concessionário.

12


CAPA

A Mercedes-Benz também dá o exemplo

A Mercedes-Benz também atua com ações de responsabilidade ambiental. A empresa apoia ou realiza diversos projetos nos segmentos social, educação & esportes, meio ambiente, artes & cultura. Confira um breve descritivo de alguns deles:

Mobile Kids. Criada em 2001, a iniciativa Mobile Kids tem como objetivo conscientizar e educar crianças entre 6 e 10 anos sobre o comportamento no trânsito. Em parceria com a Mercedes-Benz na Alemanha, o Colégio Humboldt adaptou todo o conteúdo da cartilha do Mobile Kids para a realidade das estradas brasileiras e distribuiu o material didático para escolas do ensino público. Estrelas do Amanhã. Idealizado dentro da Mercedes-Benz do Brasil, este projeto visa ao desenvolvimento pessoal e profissional de jovens aprendizes que ingressam na fábrica de São Bernardo do Campo (jovens entre 16 e 20 anos). Além de benefícios especiais para irem trabalhar, como ônibus fretados e almoço dentro da fábrica, a companhia oferece cursos que auxiliam no crescimento desses jovens profissionais em áreas administrativas, Recursos Humanos, Planejamento, Controle de Produção e outros. Os estudantes também contam com o apoio de psicólogos, palestras motivacionais, presença em eventos culturais e sobre carreira, estimulando ao máximo a sua relevância e competitividade no mercado de trabalho.

LOGO

TUCCA e Mc Dia Feliz. Esta parceria beneficia importantes iniciativas da TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) e permite aumentar significativamente os índices de cura de crianças e a d o l e s c e n t e s c o m c â n c e r, oferecendo diagnósticos precisos e tratamentos mais eficazes, menos tóxicos e com menor custo. Para apoiar a causa, a Mercedes-Benz faz a compra de tickets que podem ser trocados por sanduíches e distribui a todos os aprendizes da empresa e entidades parceiras. Projeto Guri. Esta é uma ação promovida pela entidade Amigos do Guri, instituição social de educação musical que disponibiliza cursos de canto, coral, aulas de instrumentos de cordas, sopro, teclados, percussão e iniciação musical para crianças e jovens em Iracemápolis (SP). Apoiado pela Mercedes-Benz desde 2014, o programa atende cerca de 36 mil crianças, adolescentes e jovens. SBA Girassol Pro. Este projeto, realizado pela Sociedade Beneficente Alemã e apoiado pela Mercedes-Benz, oferece cursos a jovens carentes da região do Grajaú, em São Paulo. Os cursos têm como objetivo qualificar e capacitar esses jovens para ingressar no mercado de trabalho. Em 13 anos de projeto, mais de 5.200 jovens e adultos entre 15 e 35 anos foram atendidos. Instituição Assistencial Meimei – IAMA. Mercedes-Benz contribui com a entidade através de doações do material reciclável descartado na operação de São Bernardo do Campo. A IAM oferece atendimento gratuito a crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social ou econômica em comunidades carentes dos municípios de São Bernardo do Campo e Diadema. Além do atendimento a crianças e adolescentes, na entidade funciona a oficina da “Vovó Hilária”, que é formada por voluntários aposentados que dedicam seu tempo na reforma de brinquedos que são destinados às crianças que frequentam a entidade.

13


CAMINHÕES

915 E: o chassi desenvolvido especialmente para carro forte Projeto do veículo foi customizado com colaboração das principais empresas de valores e fabricantes de carrocerias blindadas

Rápida implementação O 915 E sai de fábrica totalmente preparado para a implementação, devido às diversas modificações realizadas no chassi do 915, como:

Tanque de ARLA32 de 12 litros na lateral Disponibilidade de tanques de combustível (75 e 150 litros) e ARLA32 (12 litros sem suportes + bombona de 20 litros para transporte

Novo layout da tubulação de freio

Substituição de 2 cardans SPL 70 por 1 SPL 100

Podest recuado sem necessidade de reposiocionamento

Câmbio com alavanca e Yoke SPL 100 Desde o último mês de agosto, a Rede de Concessionários Mercedes-Benz passou a comercializar o novo chassi 915 E, desenvolvido para atender às necessidades de empresas de transporte de valores. O projeto foi elaborado em parceria com as principais empresas de transporte de valores e fabricantes de carrocerias blindadas do mercado, a fim de entregar a solução ideal para o segmento. O chassi especial 915 E já nasce com o RENAVAM de caminhão, requisito indispensável para realizar esse tipo de transporte.

16

Nova barra de direção com possibilidade de regulagem até 40º

Longarina exclusiva para entre-eixos de 3150mm

Facilidade de manutenção Outro destaque do 915 E está na facilidade e baixo custo de manutenção. Os componentes do chassi são baseados no caminhão Accelo 1016 e no chassi de ônibus LO 916, dessa forma, é fácil encontrar todas as peças de reposição na rede de concessionários da marca.


CAMINHÕES Preparação para ar-condicionado O sistema de ar-condicionado é bastante comum nesse tipo de transporte, para promover mais conforto e segurança aos profissionais. Por isso, o modelo 915 E já vem equipado com a preparação para montagem de ar-condicionado. Essa preparação contempla uma polia adicional para o acionamento do compressor do sistema, polia tensora, correia e suporte de fixação do compressor do sistema de ar-condicionado.

A melhor opção do mercado O veículo 915 E foi totalmente planejado e projetado para o segmento de transporte de valores e, por isso, possui diversos diferenciais de mercado que o enquadram como a melhor opção para o segmento. Confira mais algumas das vantagens desse chassi:

Com isso, além de mais praticidade e velocidade na implementação, o proprietário também ganha mais qualidade, menos risco de quebras do sistema e, assim, menor demanda por manutenção.

Motor Mercedes-Benz OM 924 LA Potente, econômico, durável e eficiente, o motor de 4,8 l de cilindrada é o mesmo que equipa os caminhões Mercedes-Benz de até 17 toneladas, comprovando sua resistência e ótimo desempenho.

Confira mais características técnicas do chassi 915 E Motor MB 924 LA, 4,8 litros, BlueTec5, PROCONVE P7 (Euro 5) Ÿ Melhora no sistema de arrefecimento (ventilador viscoso com +112 mm de diâmetro) Ÿ

Maior intervalo de troca de óleo do motor do mercado Utilizando óleo mineral, os intervalos de manutenção do modelo são de 45 mil km no serviço severo e de 60 mil km no serviço misto e rodoviário. Isso significa um ganho de até 125% em relação ao concorrente direto. Menor círculo de viragem do mercado Promove mais agilidade nas manobras e na circulação em grandes centros urbanos e locais apertados. Freio motor Top Brake como opcional Exclusividade Mercedes-Benz, proporciona maior potência de frenagem (136 cv @2.700 rpm), mais durabilidade do sistema de freios e dos pneus, além de menor consumo de combustível e trocas de marchas, reduzindo os custos operacionais.

Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ

Disponibilidade de tacógrafo digital Embreagem de 362 mm – maior durabilidade Caixa de direção reforçada ZF 8014 – menor esforço na condução do veículo Caixa de câmbio reforçada ZF S580 BO (alavanca direto no câmbio, menor esforço de engate e melhor ergonomia) Longarinas com material em aço especial LNE 50 – mais resistência Chassi reto, sem “corcova” no eixo traseiro, facilitando o encarroçamento Pneus radiais sem câmara 215/75 R 17,5 Disponibilidade de freio a tambor (série) Válvula reguladora e distribuidora de 4 vias com filtro secador de ar e separador de óleo Relação de eixo traseiro 3,90:1 e opcional 4,30:1 Eixo dianteiro de 3,2 toneladas – evitando sobrecarga Peso Bruto Total (PBT) de 9,4 toneladas - o maior do segmento

Eixo dianteiro de 3,2 toneladas Grande capacidade de carga, facilita a montagem da carroceria blindada sem sobrecarga no eixo dianteiro. PBT de 9,4 toneladas Maior capacidade de carga para blindagem e transporte, sem sobrecarga. Pronto para implementação Montagem da carroçaria “plug and play” torna o processo de implementação mais fácil e rápido. Equipe dedicada da Engenharia Mercedes-Benz para o processo de encarroçamento Montagem da carroçaria blindada dentro dos critérios técnicos aprovados pela fábrica, garantindo a qualidade e melhor desempenho do produto final.

17


MERCADO

Mercedes-Benz e Cervejaria Ambev anunciam parceria de 228 caminhões São 212 caminhões Atego e 16 Actros, além de Planos de Manutenção e negociação via SelecTrucks A Mercedes-Benz foi a marca de caminhões escolhida para renovação e ampliação da frota que presta serviços para a Cervejaria Ambev, maior companhia e empresa de bebidas do Brasil e uma das maiores do mundo. São 228 caminhões para o transporte de bebidas, que serão utilizados por suas transportadoras parceiras em todo o Brasil.

vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz. “Além de veículos já consagrados no transporte de bebidas pela eficiência e rentabilidade, como o Atego e o Actros, oferecemos Planos de Manutenção, negócios com veículos usados do cliente via SelecTrucks e taxas especiais do Banco Mercedes-Benz”.

A operação inclui 212 caminhões semipesados da linha Atego, entre os modelos 1719 4x2, 2426 6x2 e 3026 8x2, para distribuição de bebidas aos milhares de pontos de venda no país, operando tanto nas cidades quanto em curtas e médias distâncias. Além disso, são mais 16 extrapesados rodoviários Actros 2546 6x2, com cabina Leito Teto Alto, para transferência de produtos entre as cervejarias e os centros de distribuição da empresa.

O atendimento à Cervejaria Ambev e seus parceiros envolveu ainda um trabalho de customização para atendimento a algumas demandas específicas das transportadoras e seus colaboradores. Sob coordenação da área de Custom Tailored Trucks (CTT) – que conta com o envolvimento de profissionais de Engenharia, Produção, Vendas, Marketing, Controlling e Peças & Serviços – foram agregados aos caminhões Atego itens como limitador de velocidade a 80 km/h, alarme para uso do cinto de segurança nos bancos do motorista e do acompanhante e alongamento do chassi do Atego 3026.

O primeiro lote foi entregue às transportadoras em setembro, com programação mensal até dezembro. Assim, a Cervejaria Ambev e as transportadoras parceiras estarão preparadas para o aumento de vendas de bebidas que tradicionalmente ocorre no verão e nos períodos de festas. Além de cerveja, o portfólio da empresa conta com refrigerantes, águas, chás, isotônicos, energéticos e sucos. “Nessa expressiva parceria pesou muito a solução completa que entregamos ao cliente”, afirma Roberto Leoncini,

18

“Nós oferecemos mais ainda ao cliente nessa parceria”, informa Leoncini. “Cerca de 10% dos 228 caminhões receberão a ativação do Fleetboard, o nosso sistema de gerenciamento da frota com funções de rastreamento e bloqueio. Essa é mais uma solução eficaz da Mercedes-Benz que visa à redução de custos operacionais e, mais importante, maior segurança para o motorista e a carga”.


VANS

Mercedes-Benz e Van Center Rodobens reúnem 180 clientes de Curitiba para demonstrar o controle de estabilidade da Sprinter A partir de 2020, novos veículos comerciais leves de todas as marcas somente serão homologados pelo Contran com controle de estabilidade Nesse estande, foram divulgados destaques dos produtos e também de peças e serviços, como os planos de manutenção Mercedes-Benz Service Care e a Revisão com Preço Fixo. Uma van Sprinter 415 CDI 9+1 (9 assentos para passageiros + o banco do motorista) também estava exposta no local, juntamente com a recém-lançada van Sprinter Golden Edition.

O concessionário Van Center Rodobens e a Mercedes-Benz reuniram cerca de 180 clientes da região metropolitana de Curitiba (PR), de vários segmentos de transporte, para uma apresentação dinâmica da atuação do ESP Adaptativo 9i®, exclusividade da Sprinter no país. O encontro aconteceu em 27 de outubro, em um percurso especial montado no espaço de eventos Expotrade. A condução do veículo, especialmente preparado para esta ação de demonstração, ficou a cargo de engenheiros da fábrica, que também apresentaram as características desse programa de controle de estabilidade, seus benefícios e vantagens no dia a dia do transporte de passageiros e de carga. “Desde 2012, todas as versões de vans, furgões e chassis com cabina da linha Sprinter vêm equipadas, de série, com o programa eletrônico de estabilidade ESP Adaptativo 9i®”, diz Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz. “Só nós temos um ESP tão completo e sofisticado. Com isso, mais uma vez, nossa empresa inova e se antecipa muito à legislação, porque, a partir de 2020, novos veículos comerciais leves de todas as outras marcas somente serão homologados pelo Contran com controle de estabilidade. Ou seja, oito anos antes da legislação entrar em vigor, os veículos Sprinter já vêm com essa tecnologia de fábrica“, detalha.

"Ficamos muito honrados em poder fazer parte desse grande projeto e por termos sido escolhidos como o primeiro concessionário Van Center a realizar a ação em conjunto com a Mercedes-Benz. Além de termos a oportunidade de passar um dia inteiro trocando experiências com nossos clientes, ao final da ação fechamos 22 veículos e quase R$ 1 milhão em consórcio Mercedes-Benz, garantido a compra futura", conta Michel de Oliveira Costa, executivo do Van Center Rodobens de Curitiba. Essa ação itinerante de demonstração aos clientes terá continuidade, em parceria com Van Centers e concessionários especializados. “Vamos continuar indo a campo para levar a mais clientes de mercados potenciais o funcionamento do ESP Adaptativo 9i® e suas vantagens para a operação de transporte de cargas e de passageiros”, ressalta Jefferson Ferrarez. O ESP Adaptativo 9i® faz parte de um amplo pacote de itens de avançada tecnologia, o que realça o padrão exemplar de qualidade, segurança e conforto oferecido no mercado brasileiro pela Sprinter. São mais de 20 anos dessa linha de veículos comerciais leves no Brasil, sempre inovando, trazendo tecnologias e novas soluções para as demandas dos clientes, que se profissionalizam cada vez mais.

No evento, foi criada uma ambientação da linha Sprinter, com a apresentação do inédito chassi “Negócios sobre Rodas”, implementado como um estande para recepção e relacionamento com clientes, demonstrando assim a versatilidade de uso da Sprinter.

19


ÔNIBUS

Empresas da região Sul investem em 59 chassis Mercedes-Benz Foram comercializadas unidades para os segmentos rodoviário, urbano e de fretamento Grandes empresas de ônibus do Paraná e de Santa Catarina voltaram a investir em chassis Mercedes-Benz para renovação de suas frotas. Foram 58 unidades comercializadas para tradicionais clientes da marca, como Expresso Princesa dos Campos (rodoviário e fretamento, de Ponta Grossa - PR), Rimatur (fretamento, de Curitiba - PR), Gidion e Transtusa (ambas do transporte coletivo urbano, de Joinville - SC). “Tratam-se de clientes dos segmentos rodoviário, urbano e fretamento que voltaram para a marca”, diz Walter Barbosa,

diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz. diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz. “Nossa marca ajudou muitas viações urbanas e rodoviárias a construir histórias de sucesso no país, que é o caso dessas empresas do Sul. Por isso, estar presente de novo nas renovações de suas frotas nos deixa muito orgulhosos. Nossa expectativa é atender às atuais demandas desses clientes, com produtos cada vez mais avançados em tecnologia, qualidade, robustez, durabilidade e rentabilidade. Iniciamos assim uma nova fase de relacionamento, fortalecendo a presença da nossa marca no competitivo mercado da região Sul”.

Expresso Princesa dos Campos No início de outubro, com um desfile pelas principais vias de Ponta Grossa, o Expresso Princesa dos Campos apresentou à cidade parte de sua nova frota. A empresa adquiriu 30 ônibus rodoviários este ano: 15 chegaram no primeiro semestre e os outros 15 entraram em operação em outubro. “A Princesa dos Campos possui um planejamento estratégico que lhe permite manter os seus principais investimentos e programas, mesmo em momentos de instabilidade econômica. A aquisição de 30 novos veículos faz parte das principais ações da empresa no sentido de oferecer sempre um serviço de altíssima qualidade aos seus clientes”, ressalta o diretor-presidente, Florisvaldo Hudinik. Desses 30 ônibus, 24 são da marca Mercedes-Benz, 15 deles do modelo rodoviário O 500 RSD 6x2 Low Driver com 44 assentos, caixa automatizada de 8 marchas, suspensão pneumática eletrônica, controle de estabilidade, freios a disco e motor de 12 litros com 408 cv de potência.

20

“Essa é a primeira compra do modelo O 500 RSD realizada pela Princesa dos Campos”, diz Florisvaldo Hudinik. “Esses ônibus operam nas linhas de maior fluxo, interligan do Curitiba e Ponta Grossa com várias cidades do Paraná e de São Paulo”. Os outros nove chassis são do modelo OF 1724 L com suspensão pneumática, direcionados às linhas metropolitanas da Princesa dos Campos, no serviço Metrô Vip, que realiza trajetos de até 60 km. São veículos rodoviários que possuem poltronas individuais com cintos de segurança, ar-condicionado e tomadas USB para cada passageiro. A Expresso Princesa dos Campos tem atuação nos segmentos rodoviário, fretamento e de encomendas. Oferece aproximadamente 600 horários diários, distribuídos em mais de 100 linhas que ligam quase todo o estado do Paraná, alguns municípios de Santa Catarina e a Grande São Paulo. Atualmente, transporta entre 700 e 800 mil passageiros ao mês.


ÔNIBUS

Gidion Depois de 10 anos, a Gidion Transporte e Turismo, de Joinville, voltou a comprar chassis Mercedes-Benz, adquirindo 13 unidades do OF 1519 para renovação de frota, que opera no transporte coletivo urbano local. Aa previsão é que esses veículos iniciem operação neste mês de novembro.

A Transtusa adquiriu 10 chassis Mercedes-Benz OF 1519 e dois chassis OF 1721 L com suspensão pneumática para renovação de frota. “Nós conhecemos os produtos Mercedes-Benz e resolvemos experimentá-los novamente na nossa operação, podendo assim verificar os resultados e fazer as comparações”, destaca Vilmar Harger, diretor operacional. “Vamos avaliar especialmente consumo e custos operacionais. Tudo isso conta na hora de decidir por uma marca”. Vilmar Harger diz que esse lote de 12 chassis foi adquirido contando com financiamento do Banco Mercedes-Benz, na modalidade CDC. “O Banco sempre nos trouxe facilidade e agilidade e isso nos deixa muito satisfeitos”, ressalta o cliente.

A volta à marca Mercedes-Benz ocorreu já em julho passado, quando a empresa adquiriu três chassis OF 1721, um para a Gidion e dois para a Verdes Mares, viação do mesmo grupo que opera no transporte urbano e fretamento em São Francisco do Sul, no litoral catarinense. “Reconhecemos a qualidade, robustez e durabilidade dos chassis OF e esperamos, nessa volta da Mercedes-Benz à nossa frota, que eles também atendam nossa expectativa em relação a consumo, manutenção e custo operacional”, afirma Gilmar Léo Kalckmann, diretor geral da Gidion. “A soma desses fatores será determinante para ampliar a presença da marca nas futuras renovações da nossa frota”. Operando na Zona Sul de Joinville, a Gidion conta com uma frota de 272 veículos, sendo 165 ônibus urbanos e 107 ônibus e vans para fretamento. Transporta 1,2 milhão de passageiros/mês, percorrendo cerca de 850 mil km/mês em mais de 4.200 horários de ônibus distribuídos em mais de 120 itinerários. No fretamento, são cerca de 600 viagens por dia e 600.000 km rodados por mês.

Transtusa Os chassis Mercedes-Benz também voltaram a conquistar a aprovação de outra tradicional empresa de Joinville, a Transtusa, empresa responsável pela operação de aproximadamente 160 linhas urbanas, atendendo, além da Zona Norte, o Sistema Integrado de Transporte Coletivo de Joinville. Com uma frota de mais de 290 ônibus, também atua com fretamento, transporte intermunicipal e o Transporte Eficiente, serviço voltado para pessoas com deficiência física.

Rimatur Os chassis Mercedes-Benz OF 1721 rodoviários também foram escolhidos para renovação de frota da Rimatur Transportes, de Curitiba, considerada a maior empresa de fretamento da região Sul e uma das maiores do Brasil. Foram adquiridas 10 unidades, sendo 80% com financiamento do Banco Mercedes-Benz via Finame. “Experimentamos dois chassis OF 1724 na nossa operação, comparando com um modelo similar concorrente, e eles atenderam nossa expectativa em termos de consumo”, explica Emerson Imbronizio, diretor comercial da Rimatur. “Acabamos escolhendo o OF 1721 nessa renovação de frota porque também aprovamos sua resistência e pelas vantagens do pós-venda da Mercedes-Benz, especialmente o custo de peças”. A Rimatur atende todos os municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Em sua frota de aproximadamente 450 veículos, conta com 40 micro-ônibus LO 916 Mercedes-Benz e com 150 vans Sprinter, oferecendo aos seus clientes diversas configurações de modelos e quantidade de assentos.

21


PEÇAS & SERVIÇOS

Promoção do Mercedes Club sorteia um Atego e um Accelo zero km Cadastrados concorrem ao interagir com a plataforma e ao comprar peças e serviços na Rede de Concessionários participante Neste ano, a Mercedes-Benz lançou o Mercedes Club, o primeiro programa de fidelidade e recompensas para clientes de caminhões e ônibus do Brasil. Os cadastrados ganham 01 ponto a cada R$ 1,00 gasto com peças e serviços na Rede de Concessionários Mercedes-Benz. Também acumulam estrelas ao interagir com a marca, o que se reflete em descontos em parcerias com lojas online. O programa é aberto para proprietários, autônomos, frotistas, motoristas, gestores de frota e de manutenção. Os pontos acumulados têm validade de cinco anos e podem ser usados para descontos ou até mesmo isenção de pagamento em outras compras de peças e serviços na Rede.

Promoção Em julho, o Mercedes Club lançou uma promoção imperdível, que premia proprietários dos veículos e também os motoristas. São dois caminhões zero km sorteados entre os participantes do clube: um Atego e um Accelo. Confira a seguir qual a mecânica de participação para concorrer a cada um dos sorteios:

Atego zero km Frotistas e motoristas autônomos podem participar do sorteio do Atego zero km acumulando pontos no Mercedes Club. Esses pontos são contabilizados com a compra de peças e kits genuínos, peças remanufaturadas Renov, óleo genuíno, Alliance Truck Parts, Planos de Manutenção, Fleetboard e serviços de mão de obra na Rede de Concessionários Mercedes-Benz. Serão considerados os pontos acumulados a partir do aceite da promoção até 22 de janeiro de 2019. O sorteio acontecerá no dia 6 de fevereiro de 2019 pela Loteria Federal.

Accelo zero km – já implementado e carregado de prêmios O ganhador do Accelo não levará somente um caminhão. Ele já virá implementado e carregado de prêmios especiais. Podem concorrer motoristas de frota e autônomos, a partir do acúmulo de estrelas no programa. Essas estrelas são conquistadas de diversas formas: preenchendo todo o cadastro no clube, indicando novos participantes, respondendo enquetes, etc. Serão válidas as estrelas acumuladas a partir do aceite da promoção até 22 de março de 2019. O sorteio acontecerá no dia 27 de março de 2019 pela Loteria Federal.

Cadastro no Mercedes Club É muito simples se cadastrar no Mercedes Club. Basta acessar www.mercedesclub.com.br e preencher o formulário. O cadastro é totalmente gratuito!

23


ESTRADAS

Rio de Janeiro é primeiro estado a disponibilizar placas no padrão Mercosul O estado do Rio de Janeiro foi o primeiro a disponibilizar as novas placas de veículos no padrão Mercosul. O modelo possui QRCode, que registra dados como identificação do fornecedor, ano e modelo do carro, além de permitir que o veículo seja rastreado. A placa continua com o mesmo tamanho da versão anterior, mas possui imagens da bandeira do país, do estado e o brasão da cidade de emplacamento. A atualização foi planejada pois a combinação alfanumérica das placas anteriores estava perto de se esgotar. A Argentina e o Uruguai já utilizam esse modelo. De acordo com o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), até 1 de dezembro todos os estados brasileiros devem estar adequados ao novo padrão Mercosul de placa.

Não é obrigatório atualizar a placa de seu carro. No Rio de Janeiro, único estado a disponibilizar o modelo por enquanto, a nova placa já foi utilizada em veículos emplacados desde 11 de setembro e em casos de troca de transferências de propriedade, de jurisdição e de município, alteração de categoria e troca de placas danificadas. O motorista também pode solicitar a troca por conta própria, sem se enquadrar nesses casos. Código (QR-Code)

Distintivo do Brasil

Hot Stamp personalisado

Ondas Sinusoidais

Marca D’água

Bandeira do estado

Bandeira do País

Brasão do Município

Motoristas já podem usar CNH e CRLV digitais Este ano, o Detran passou a oferecer a versão digital da CNH por meio do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, disponível em smartphones Android e iOS. Para solicitar a sua, é necessário ter o atual modelo da carteira de habilitação, emitido desde maio de 2017, que contém um QR Code na parte interna. Além da CNH Digital, recentemente alguns estados passaram a disponibilizar também a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), que pode ser baixado no mesmo aplicativo da carteira de habilitação. Para realizar o download, é preciso estar em dia com o licenciamento. Dessa maneira, os dois documentos na versão digital passam a ser válidos para apresentação a agentes de trânsito.

24


SEMINOVOS

SelecTrucks de Betim (MG) completa dois anos com mais de 630 veículos vendidos

Rede de lojas de compra e venda de veículos usados possui cinco unidades no país e contribui para negociações de veículos 0 km pela Rede O negócio de compra e venda de veículos usados têm ganhado força no Brasil. De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), houve um aumento de 3,5% na compra de caminhões usados comparando o período de janeiro a setembro de 2018 com o mesmo intervalo em 2017. Além disso, a Mercedes-Benz é a marca com maior market share nesse tipo de negociação. Reflexo disso pode ser observado na rede de lojas SelecTrucks. A unidade de Betim (MG) completou dois anos de atividade no último dia 15 de agosto e acumula números de destaque. Confira os principais índices após esses dois anos de atuação: 631 unidades vendidas + de 2.100 caminhões vistoriados

2.500 clientes passantes 410 caminhões 0 km vendidos após negociação com usados

Além de negociar a compra e venda de veículos multimarcas diretamente com clientes, a unidade de Betim também atende os 57 concessionários dos regionais Rio de Janeiro e Recife. Toda a Rede conta com o suporte das equipes das unidades SelecTrucks em negociações de veículos 0 km que envolvem caminhões seminovos.

SelecTrucks pelo Brasil Além de Betim, a rede SelecTrucks possui mais quatro lojas: Mauá - SP (inaugurada em 2013); Campinas - SP (2017), no concessionário Sambaíba; Limeira - SP (2017), no concessionário Pirasa; São José dos Pinhais - PR (2018), no concessionário Savana. Considerando todas as casas, desde 2013 já foram comercializados aproximadamente 3.700 veículos e são avaliados em média 20 veículos por dia. Um dos concessionários que mais contou com o suporte da SelecTrucks este ano foi a Savana. Foram aproximadamente 200 caminhões negociados somente em 2018. “Nossa parceria com a SelecTrucks tem contribuído na alavancagem das vendas de veículos novos tanto no mercado de varejo quanto no atacado. Uma das grandes vantagens é que não há limitação da quantidade a ser negociada, basta atender o prazo máximo de 10 anos de uso, independentemente da marca ou modelo. A equipe de São José dos Pinhais que nos apoia nas negociações é ágil nas avaliações e muito experiente. Eles nos asseguram competitividade em relação aos demais concorrentes, apresentando aos nossos clientes uma proposta justa, principalmente aos veículos da marca Mercedes-Benz”, destaca Marcelo Lemes, gerente de Veículos Novos da Savana de São Jose dos Pinhais (PR).

25


EVENTOS

PIRASA de Piracicaba recebe 140 clientes

“Jantar Show” na VEÍSA CENTER BUS Em 27 de setembro, a Veísa recebeu 120 pessoas para um jantar com show exclusivo para clientes Center Bus. Na ocasião, foi entregue o novo ônibus do Grupo Musical Tchê Chaleira, que contemplou os convidados com um show acústico, lançando seu novo CD. O modelo é adquirido pelo grupo foi o O 500 RSDD 8x2.

No último dia 26 de outubro, o concessionário Pirasa de Piracicaba (SP) organizou um evento para aproximadamente 140 clientes de diversos segmentos. O objetivo do encontro foi reforçar o relacionamento e também apresentar a história do Grupo Pirasa (que já completou mais de 50 anos), abordar novidades do mercado, opções de crédito e tecnologias da Mercedes-Benz, como a nova fábrica 4.0. “Foi muito bom! Além de estreitar o relacionamento com os clientes, surgiram algumas negociações. Vendemos dois Actros 2651 6x4 para Transportadora Rampazzo, de Torrinha (SP), e também comercializamos 50 pneus da marca Michellin”, conta Renato Augusto, gerente de vendas do concessionário.

26


EVENTOS

PILOTO DE FOGÃO em Campo Largo (PR) A cidade de Campo Largo (PR) recebeu a carreta do projeto Piloto de Fogão de 30 de outubro a 1 de novembro. A iniciativa da Mercedes-Benz percorreu o país dando dicas sobre saúde e alimentação para quem trabalha na estrada. Em um Actros 2546 configurado como carreta estande, os participantes do evento aprenderam como preparar arroz com lentilha e calabresa. Também aproveitaram para fazer um test drive com os modelos Actros 2651 e Atego 3030. O concessionário Savana de Curitiba acompanhou o evento e atendeu os clientes.

MECASUL organiza jantar com clientes de Vacaria (RS) A Mecasul organizou um jantar para clientes da região de Vacaria (RS) no dia 25 de outubro. Cerca de 40 pessoas participaram, entre clientes de 20 empresas convidadas, diretoria do concessionário,

representantes do Escritório Regional de Porto Alegre e da fábrica, como o vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz, Roberto Leoncini.

27


REDE EM AÇÃO

VEÍSA exibe caminhões da Copa Truck Em setembro, o concessionário Veísa de Santa Maria (RS) recebeu na oficina dois gigantes da equipe Mercedes-Benz na Copa Truck: o caminhão nº 6 do piloto Welllington Cirino e caminhão nº 77 do piloto André Marques. Após retornarem da etapa de Buenos Aires, eles pararam no concessionário para manutenção. Por 10 dias, a equipe de apoio trabalhou na manutenção dos veículos, preparando-os para a etapa que aconteceu em Rivera, Uruguai, no dia 7 de outubro. Durante esse período, a Veísa sorteou ingressos para os clientes que vieram conhecer os caminhões. A concessão também patrocinou o caminhão 77, inserindo sua logomarca na parte superior do veículo. Diversos clientes e curiosos pararam para fotografar e conferir de perto.

Concessionários e clientes participam de treinamento ECO-Driver

Em outubro, um grupo de 10 alunos participou do treinamento “Técnicas de Operação Avançada – ECO-Driver”, incluindo instrutores de operação, entregador técnico, monitor e motoristas de concessionários e clientes. As empresas participantes foram Arapiraca Diesel, Cardiesel, Savana,

28

Rodobens Caminhões Bahia, Guepardo Importação e Exportação e Prosegur Brasil. O treinamento aborda a tecnologia embarcada nos produtos, com noções de física, rentabilidade e redução de emissão de poluentes, além da filosofia de direção Mercedes-Benz. O grupo ainda realizou uma volta livre e uma volta monitorada para comprovar os resultados obtidos com melhora de consumo.


REDE EM AÇÃO

BLU STAR recebe visita da diretoria da Mercedes-Benz No dia 17 de outubro, o concessionário Blu Star, de Indaial (SC), recebeu a visita de Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, e de Roberto Leoncini, vicepresidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus. A reunião com a equipe também contou com a presença de representantes do Escritório Regional de Porto Alegre e do Banco Mercedes-Benz. d

MARDISA de Brasília ////////////////////////////////////////////////// (DF) conscientiza sobre a campanha Outubro Rosa Seguindo a campanha Outubro Rosa, a Mardisa de Brasília (DF) se uniu na luta contra o câncer de mama e promoveu a palestra "Prevenção ao câncer de mama e saúde da mulher" para as colaboradoras da concessão. Além disso, distribuiu folhetos informativos para os clientes durante todo o mês..

Rede em ação

Agora a revista da Assobens dedica um espaço para as realizações da Rede de Concessionários Mercedes-Benz - o Rede em Ação. São entregas técnicas, vendas, treinamentos, encontros com clientes, entre outros. Para participar e enviar sua história, encaminhe um e-mail para assobensmagazine@assobens.com.br.

29


Profile for ASSOBENS

Assobens Magazine 372  

Assobens Magazine 372  

Advertisement