Issuu on Google+

Publicações Territórios do Futuro: Educação, Meio Ambiente e Ação Coletiva LEROY, J.P. Rio de Janeiro: Editora Lamparina, 2011. Um dos mais atuantes e influentes militantes da causa socioambiental no Brasil reúne, nessa coletânea, textos produzidos no decorrer de 33 anos de atuação junto à ONG Fase. Tendo como eixo central de seu pensamento a afirmação de que a questão ambiental não pode ser abordada de forma dissociada da questão social (e vice-versa), Jean Pierre explora temas variados relacionados às lutas populares no Brasil.

Terra: reforma agrária e direitos territoriais Rio de Janeiro: FASE 2005/06 (Revista Proposta, n.107/8) As problemáticas da luta pela terra e das disputas territoriais no Brasil são abordadas no conjunto de artigos a partir de variadas perspectivas e realidades regionais. Por ocasião da publicação desta edição da Revista Proposta, o tema da reforma agrária vinha merecendo destaque na agenda de interlocução entre os movimentos sociais e o governo. O tema é aqui explorado a partir da preocupação central de realização de uma reforma agrária sustentável que, ao mesmo tempo viabilize social e economicamente os assentados, como assegure os direitos das populações tradicionais sobre os territórios que ocupam ancestralmente.

Terras de Faxinais ALMEIDA, A. W.; MARTINS, R. (Orgs.). Manaus: Edições da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, 2009. Como os povos dos faxinais e suas formas específicas de apropriação e uso dos recursos naturais, baseados no trabalho familiar e no uso comum da terra, emergiram como expressão política organizativa para assegurar a defesa de seus direitos territoriais? Essa coletânea de trabalhos de pesquisadores de diferentes disciplinas acadêmicas (direito, sociologia, agronomia e antropologia) procura responder essa questão.

Terra e Modernidade: a reinvenção do campo brasileiro SAUER, S. São Paulo: Expressão Popular, 2010. O tema do acesso a terra é abordado nessa coletânea que procura articular a atualidade das disputas territoriais no Brasil com as teorias sociais contemporâneas. O autor analisa a importância social, econômica e política da agricultura familiar camponesa e a necessária promoção de uma reforma na estrutura fundiária brasileira.

45 Agriculturas • v. 8 - n. 4 • dezembro de 2011


Agriculturas V8, N4 - Publicações