Page 1

Publicações Supermercados, no gracias. Grandes cadenas de distribución: impactos y alternativas MONTAGUT, X.;VIVAS, E. (Orgs.) Barcelona: Icaria, 2007. No decorrer do século XX, os mecanismos de distribuição de alimentos no varejo foram profundamente alterados com o surgimento dos super e hipermercados, influenciando decisivamente os padrões de consumo alimentar de parcelas crescentes da humanidade. O livro desnuda os processos que levaram a essa concentração do comércio de alimentos e os seus impactos sobre a agricultura, o meio ambiente e os direitos de agricultores e consumidores. Apresenta também as formas de resistência a essa tendência com a revitalização dos canais curtos de comercialização de alimentos.

Os atores do desenvolvimento rural: perspectivas teóricas e práticas sociais Schneider, S. e Gazolla, M. (orgs.). Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011.

Mercados, redes e valores: o novo mundo da agricultura familiar

Procurando articular a interação entre a teoria e a pesquisa empírica, o livro trata da ação dos atores sociais que desenvolvem práticas produtivas e processos de interação social e econômica que, no geral, modificam e transformam a forma de trabalhar, produzir e de viver. Aborda as interfaces que os agricultores familiares estabelecem com outros atores presentes no meio rural e, sobretudo, analisa as formas de interação que constroem com os mercados, as instituições e a dinâmica social e econômica da sociedade como um todo.

WILKINSON, J. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

Del campo al plato: circuitos de producción y distribución de alimentos

Diante do conjunto de transformações que atingem o sistema agroalimentar, o autor analisa as opções estratégicas da agricultura familiar, abordando sua especificidade e resiliência, assim como a conquista de seu espaço tanto nas novas regras políticas quanto na nova dinâmica dos mercados. As reflexões são realizadas no contexto da desregulamentação e da globalização dos mercados agrícolas, da transnacionalização dos atores dominantes nas cadeias agroalimentares e das mudanças nos padrões de consumo alimentar.

Agriculturas • v. 8 - n. 3 • setembro de 2011

MONTAGUT, X.;VIVAS, E. Barcelona: Icaria, 2009. O livro apresenta a face oculta do sistema agroalimentar dominante ao revelar seus atores, seus impactos e as causas da crise alimentar global. Aponta também para as variadas alternativas que vêm sendo construídas a partir de organizações locais e movimentos sociais. Conta com testemunhos de ativistas, agricultores e pesquisadores, que relatam as consequências das políticas neoliberais, assim como suas lutas a favor da soberania alimentar, do comércio justo e do consumo crítico.

42

Agriculturas V8, N3 - Publicações  

Agriculturas V8, N3 - Publicações