Dia do Pobre - ASA Floripa

Page 1

IV DIA MUNDIAL DOS POBRES “Estende tua mão ao pobre” (Sir, 7:32)


“Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt 5, 7) A Igreja mundial se prepara para celebrar o IV Dia Mundial dos Pobres, que acontecerá no dia 15 de novembro de 2020, em Roma, e em todas as partes do mundo. “Os mais pequeninos, frágeis e pobres devem enternecer-nos: eles têm o “direito” de arrebatar a nossa alma, o nosso coração. Sim, eles são nossos irmãos e, como tais, devemos amá-los e tratá-los”. Papa Francisco, 2020. O Dia Mundial dos Pobres é celebrado em muitas paroquias e comunidades. É um dia de encontro com Cristo que está presente no irmão. Este encontro além de aproximar, também fortalece vínculos e reafirma a centralidade dos pobres na Igreja. Este ano marcado pelas incertezas, pelo aumento da desigualdade econômica, ambiental e social que tem como pano de fundo o COVID 19, tem afetado comunidades, famílias, indivíduos e a própria natureza da vida. A imagem e o coração de Cristo nos inspiram a prosseguir e a palavra solidariedade nos guia a este mundo mais humano, inclusivo e amoroso. O Papa Francisco convoca a igreja a olhar, refletir, agir, rezar e estar com os pobres.


OLHAR

Um olhar presente e empático as pessoas empobrecidas. Todo homem e mulher foram criados a imagem e semelhança de Deus. (Os pobres são a presença de Deus na terra).

REFLETIR

Uma reflexão de empoderamento, perspectiva de futuro emancipador. É preciso alimentar – é bom que todas as pessoas estejam alimentadas e tenham acesso ao alimento, mas não basta dar o pão (hoje), é preciso criar meios que a pessoa possa acessá-lo quando sentir fome. Como fazer? Como podemos, além do pão, dar dignidade à vida?

AGIR

Agir de forma construtiva, coletiva, em rede, ter parceiros nas mais diversas instituições locais e participar de espaços que discutam as mazelas sociais. Realizar campanhas locais para arrecadação de alimentos e destinar aos mais pobres.

REZAR

Precisamos nos unir em oração para que a pobreza os vazios existenciais sejam preenchidos e a solidariedade floresça “as dores de quem enfrenta a miséria também são nossas” Dom Walmor.

ESTAR COM OS POBRES:

Imprimi a justa direção a sua vida pessoal e existencial “estende tua mão ao pobre”.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.