Issuu on Google+

I NFORMATIVO

Agosto/2013 Edição 1

R EDE ASA

Ação Social Arquidiocesana – ASA Rua Esteves Junior, 447 – Centro – Fpolis/SC – Fone: (48) 3224-8776 – www.asafloripa.org.br

ASA forma 1º NUDEC de Florianópolis Evento contou com a participação de diversas autoridades

.

Aconteceu na noite do dia 25 de julho a formatura do 1º Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUDEC) de Florianópolis, localizado no Morro da Mariquinha. Ao todo foram 23 lideranças comunitárias que se formaram após o curso ministrado pela Defesa Civil municipal, Ação Social Arquidiocesana (ASA) com o apoio do Instituto HSBC de Solidariedade. O evento ocorreu no Teatro da UBRO e contou com a participação de várias autoridades, além dos familiares dos integrantes do núcleo formado. Foi uma noite de muita emoção. O NUDEC da comunidade foi batizado com o nome de Claudete Andrade Ferreira, vítima do deslizamento que assolou o Morro da Mariquinha, em dezembro de 2011. Para Fernando Anísio Batista, Coordenador da ASA, “a formação do 1ª NUDEC de Florianópolis é um sonho que está sendo realizado, sonho esse que busca ter comunidades mais seguras (como é o próprio nome do Projeto executado pela entidade), onde os moradores da comunidade estão capacitados para agir na prevenção e no auxílio dos órgãos competentes em situações de emergências sócio-ambientais”.

23 lideranças comunitárias compõe o NUDEC

ASA e Cáritas promovem formação sobre Participação e Controle Social

FAS: Entidades interessadas poderão enviar suas propostas até 23 de agosto

A ASA e a Cáritas de Santa Catarina buscam em suas atividades, oferecer encontros formativo para as lideranças das comunidades, Ações Sociais, pastorais sociais e demais atores sociais. Será realizada nos meses de agosto e setembro a Formação para Participação e Controle Social com o objetivo de aprofundar e ampliar o conhecimento sobre as Políticas Públicas buscando qualificar a representação da sociedade civil nos espaços de participação e controle social. A formação prevê a discussão de temas como: Estado e Governo, Democracia, Direitos e Cidadania; Movimentos Sociais, Sociedade Civil e Políticas Públicas; Controle Social e Conselhos Sociais. Serão oferecidas 30 vagas por região, sendo: Região Sul

Data 31/08

Hora 08:30 – 17:00 hs

Norte

28/09

08:30 – 17:00 hs

Local Salão Paroquial da Paróquia Sagrados Corações – São José Salão Paroquial da Paróquia São Luis Gonzaga - Brusque

.

As entidades que desenvolvem projetos sociais ou de geração de trabalho e renda na abrangência da Arquidiocese podem buscar apoio junto ao Fundo Arquidiocesano de Solidariedade (FAS). O Conselho do Fundo Arquidiocesano de Solidariedade esta recebendo projeto para a próxima Reunião de Análise de Projetos. Os projetos elaborados pelas entidades deverão ser entregue até o dia 23 de agosto, na sede da Ação Social Arquidiocesana – ASA.

Inscrições pelo fone (48) 3224-8776 ou e-mail asa@arquifln.org.br

Cáritas Regional de Santa Catarina retoma Projeto de Fortalecimento da Economia Solidária O Projeto Fortalecendo Experiências de Economia Solidária – FORTEES inicia sua segunda fase em Santa Catarina com a participação de 07 Dioceses que compõem a Rede Cáritas de Santa Catarina. O projeto visa o acompanhamento de Empreendimentos de Economia Solidária através de assessoramento, formação em viabilidade econômica e o incentivo a comercialização através de Feiras. A ASA faz parte desse grupo e na Arquidiocese de Florianópolis serão acompanhados 12 grupos, sendo alguns já assessorados na Fase I do Projeto iniciado em 2011.

Estamos na Internet! Visite nosso site:

www.asafloripa.org.br


Boletim asa agosto